Caso Dunga: “Qualquer diagnóstico psiquiátrico à distância é perigoso” | Viomundo - O que você não vê na mídia
Viomundo – O que você não vê na mídia
 
Denúncias
25 de junho de 2010 às 1:15

Caso Dunga: “Qualquer diagnóstico psiquiátrico à distância é perigoso”

por Conceição Lemes

Paranoico, mania de perseguição, desequilibrado, neurótico

São alguns dos “diagnósticos” que alguns “especialistas”, especialmente psicanalistas, têm feito sobre o comportamento de Dunga, desde que o treinador da seleção brasileira de futebol acabou com anos e anos de privilégios da TV Globo na cobertura desses eventos e passou a tratar isonomicamente toda a mídia. Ponto para o Dunga. Zero, para o oportunismo e o simplismo grosseiro de  tais “especialistas”.

“Para nós, a Copa do Mundo é um evento de curtição, interação social, e a nossa expectativa é de que o técnico participe desta festa”, analisa a médica psiquiatra Laura Helena Andrade, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e professora colaboradora da Faculdade de Medicina da USP. “Só que o Dunga está numa’ guerra’, sob forte pressão. Junto com o seu ‘exército’, está pensando em tática. Se abrir o jogo ou se der muita trela para a imprensa, está abrindo a guarda para o inimigo. Além disso, ficar paparicando este ou aquele veículo tira o foco do trabalho do treinador, que é o de comandar a equipe, e dos próprios jogadores. Dispersa. Atrapalha.”

“Numa situação de ‘guerra’, ninguém fica tranqüilo”, avança a doutora Laura. “É inadequado. Se bobear, o inimigo vem e te ‘corta’ a garganta. O que Dunga está fazendo é ficar alerta, defendendo a equipe e a estratégia dele.”

O Dunga realmente não é simpático. E daí? Ele é um técnico, não é um apresentador de TV nem um garoto-propaganda. O papel dele não é fazer o social, mas ganhar o jogo dentro do campo.

“Além disso, qualquer diagnóstico psiquiátrico à distância é perigoso, pois depende do contexto”, prossegue a doutora Laura. “A irritação do Dunga à crítica desvairada  da mídia por ele não estar fazendo o jogo dela não é inadequada. Inadequados são o desrepeito à vontade do treinador e a exigência de privilégios por parte da imprensa. A irritação dele é absolutamente compreensível, é a reação normal de qualquer humano. É sinal de saúde mental.”

“Consequentemente, parte da mídia e certos profissionais de saúde estão interferindo, sim, na saúde psíquica tanto do  Dunga como de toda a equipe, pois tudo o que se passa aqui fora, chega lá dentro para eles”, adverte a doutora Laura. “Lamentavelmente jogam contra a seleção brasileira, fazendo o papel do inimigo.”

O clínico geral Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas de São Paulo e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP.

“Se o Dunga fosse paciente desses profissionais, eles estariam infringindo o Código de Ética Médica, que veda a divulgação de qualquer diagnóstico”, afirma Lichtenstein. “Como o técnico não é paciente deles, estão cometendo injúria e difamação.”

 

Gostou? Compartilhe.

 

This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.



leia também

João-PR: A violência da PM em Curitiba

Batendo em foliões

Na esquina da Ipiranga com a São João

Denúncia poética

“Dilma, eu não me engano, privatizar é coisa de tucano”

O filé foi entregue; você fica com o osso

Pinheirinho: Alckmin só se “preocupou” com o social após despejo de moradores

Convênio para bolsa-aluguel assinado em 26 de janeiro, mas operação policial começou quatro meses antes

Emiliano José: “O espírito maligno da PM da Bahia se volta contra o povo”

Espírito autoritário vem desde a ditadura militar

Morador do Pinheirinho espancado por PMs está em coma na UTI

Hospital se recusa a entregar boletim que comprovaria agressões sofridas por Ivo Teles dos Santos, 69 anos

Suplicy: Ex-moradores do Pinheirinho denunciam violência sexual praticada por PMs

Duas mulheres obrigadas a fazer sexo oral, rapaz empalado; comando da PM nega

Rodrigo Vianna: Folha e Veja na TV Cultura. Sem concorrência pública

Parceria agora é oficial

Brasil de Fato: PF age com violência para despejar 40 famílias Tupinambá

No sul da Bahia; PF nega

Defensoria Pública desmonta a história oficial do Pinheirinho

Depoimento histórico de Jairo Salvador

23 ex-moradores farão exame de corpo de delito; há mais feridos

Por balas de borracha, estilhaços de bomba, até agressões físicas, denuncia Renato Simões, do Condepe

Eduardo Guimarães: JN culpa moradores por tragédia do Pinheirinho

Mandando a verdade às favas

A “venda” dos crachás da UFPR para o Santander

“Privatizando alunos, funcionários e professores

Santander tem só 15% dos ativos, mas 30% do lucro no Brasil

Brasileiro é tão bonzinho

O protesto dos movimentos sociais em São José

Nesta quinta, 9 da manhã

David, ex-morador do Pinheirinho: “Eu consigo identificar o guarda civil que atirou em mim”

Depoimento gravado por Renato Simões. Ouça-o

Adriano Diogo: “Depois de balear David pelas costas, a GCM atirou nele, de novo”

Guarda Civil de São José dos Campos deu dois tiros de verdade em David Furtado, ex-morador do Pinheirinho

Lino Bocchini: Veja faz lambança no jornalismo básico

Três erros graves numa só acusação

Fátima Oliveira: Duvanier Paiva Ferreira morreu à míngua

Por que o racismo mata

Paulo Maldos: “Você volta e manda sua presidenta falar comigo”

Em audiência pública na Câmara de São José dos Campos

Rosane Bertotti: O protesto no Pinheirinho

Quinta feira, 9 da manhã

Nascituro: Ninguém assume a sua paternidade nem maternidade na MP 557

Ministro Padilha atropela acordo com o Conselho Nacional de Saúde

Onde “triunfaram” a PM, a Justiça e o PSDB

Voltando ao lugar do crime

Agrotóxico faz EUA rejeitarem suco brasileiro

E nós, como ficamos?

Pressionado, ministro da Saúde muda MP do cadastro de gestantes

Governo reedita a MP 557 sem o “nascituro”



Vi o mundo Reprodução de conteúdo autorizada com menção da fonte. As opiniões expressas no site são de responsabilidade dos autores.