Desfaçatez ilimitada da Folha parece a do governo Temer: Em poucas horas,muda versão contra Lula e família; veja mensagens

Tempo de leitura: 6 min

Lula FA_Lula-reuniao-ampliada-CNM-CUT-Sao-Bernardo-Campo-SP_001240117-850x486

por Conceição Lemes

Em se tratando de forjar denúncias  para forçar manchetes contra o ex-presidente Lula e sua família, a Folha de S. Paulo não tem limites.

Neste domingo (19/02), após pesquisa mostrar que ele lidera as intenções de voto para presidente em 2018, a Folha  baixa mais o nível da apelação. Parece o governo Michel Temer tamanha a desfaçatez.

Um vazador teria informado à Folha que um delator da Lava Jato teria revelado em delação premiada que a Odebrecht teria pago um orientador  de carreira para o filho mais novo do ex-presidente Lula.

O verbo no condicional é nosso, pois a Folha é peremptória na acusação. Veja abaixo (os grifos em negrito são nossos):

Um dos favores feitos pela Odebrecht para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi pagar um orientador de carreira para ajudar seu filho Luís Cláudio a colocar de pé a empresa Touchdown Promoções e Eventos Esportivos, que organizava um campeonato de futebol americano.

A informação consta da delação premiada da empresa, que ainda está sob sigilo:

Segundo a Folha apurou, foi o próprio Lula quem pediu para que a empresa bancasse o “coaching”, cujo objetivo era ensinar a Luís Cláudio, 31, técnicas de gestão.

Procurado, o Instituto Lula disse que não comentaria.

Caçula de Lula e Marisa, ele promoveu entre 2012 e 2015 o Torneio Touchdown, que reunia cerca de 20 equipes de futebol americano.

Vamos por partes:

A Folha não diz  quem deu a informação, quanto foi pago nem o nome de quem teria dado o suposto curso ao filho do ex-presidente.

A Folha também não informa quando isso aconteceu.

A informação sobre a data é relevante, sim, ao contrário do que alguns possam imaginar.

Lula deixou a presidência em 31 de dezembro de 2010. Já, segundo a Folha, o filho do ex-presidente promoveu campeonatos de futebol americano entre 2012-2015.

Assim, se fosse verdade, o suposto curso teria sido pago quando Lula não era mais presidente.

A Folha diz na 12ª linha da matéria: “Procurado, o Instituto Lula disse que não comentaria”.

A Folha sabe que não é bem assim. Falta com a verdade inclusive sobre a resposta do Instituto.

Tanto que ao final da matéria, na 50ª linha, publica parte da resposta do Instituto Lula. É apenas para constar.

A Folha não comenta também que jornalista José Chrispiniano, assessor de imprensa do Instituto Lula, lhe fez algumas perguntas-chave para que pudesse responder à demanda e o jornal não respondeu. Assim, como sonegou essas informações aos seus leitores neste domingo.

Não bastasse tudo isso, a Folha não conta aos seus leitores que ela e o seu vazador foram mudando as versões sobre o suposto acontecido ao longo da última sexta-feira (17/02), como demonstra troca de mensagem (na íntegra, abaixo) entre a repórter e o assessor do Instituto Lula.

Denúncia ridícula, desonesta, que não fica em pé.

Feita, obviamente, para diminuir o impacto positivo da pesquisa que deu Lula liderando em 2018, o que a Folha conseguiu com esta nova denúncia foi cravar mais um prego no seu caixão.

peloemovo-720x340

Nota do Instituto Lula

Como a Folha e vazadores mudam versão de história sem provas em poucas horas para gerar manchetes contra Lula e sua família

Não há o que comentar diante de informações genéricas de origem ilegal, de apurações sem documentos que mudam em poucas horas

Da Assessoria de Imprensa do ex-presidente Lula, via e-mail, em 19/02/2017 

O jornal Folha de S. Paulo publica hoje matéria baseada em suposto vazamento de delação premiada contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A matéria vem com grande destaque na edição do primeiro domingo após pesquisa eleitoral indicar que, apesar da perseguição movida contra Lula por setores da imprensa e alguns agentes públicos, ele venceria as eleições para presidente da República tanto no primeiro quanto no segundo turno.

No contato feito com a assessoria de imprensa do ex-presidente (leia abaixo a troca de e-mails entre a Folha e a assessoria), a Folha de S.Paulo mudou em poucas horas a versão da sua apuração.

Primeiro haveria um “interlocutor de Lula” que teria feito o pedido citado na suposta delação a que a Folha teve acesso. A reportagem informou que o nome desse interlocutor não seria revelado. Depois, o tal interlocutor sumiu em uma informação de última hora que teria chegado na noite de sexta-feira (quando os jornais fecham a maior parte da sua edição de domingo).

Fica a impressão de alteração da história, pelo jornal ou por sua fonte, após terem sido questionados sobre a falta de informações básicas. A Folha de S.Paulo também não soube prover nenhum documento ou mesmo informações simples sobre a história que sustenta sua matéria: em que ano ela teria acontecido?

Lula deixou a Presidência da República em 31 de dezembro de 2010 e não ocupa nenhum cargo público desde então. Diante de informações genéricas, sem documentos, de origem ilegal, que mudam em poucas horas, não há o que comentar ou dar crédito a suposições.

Por lei, delações não são provas, quanto mais vazamentos de supostas delações, sem documentos, contexto, provas do ocorrido ou sequer o ano em que teria acontecido o fato. Servem apenas para gerar manchetes sensacionalistas contra Lula e sua família.

A Folha de S. Paulo costuma publicar esses ataques contra Lula aos domingos, atribuindo como “presentes”  ao ex-presidente um estádio que é do Corinthians, ou uma piscina que é do Palácio do Planalto.

Supostas acusações de delatores divulgadas com estardalhaço na imprensa não têm se confirmado em depoimentos em audiências, onde mais de 11 delatores chamados como testemunhas de acusação pela Lava Jato foram incapazes de apontar qualquer ato ilegal ou vantagem indevida recebida pelo ex-presidente Lula. A

imprensa, que faz estardalhaço de versões sem contexto e distorcidas de supostas delações, não dá destaque algum quando delatores como Paulo Roberto da Costa, Nestor Cerveró ou Pedro Barusco dizem, perante o juízo e com compromisso de dizer a verdade, jamais terem ouvido falar do envolvimento de Lula em ilegalidades ou recebimento de qualquer vantagem indevida (veja vídeo em https://www.facebook.com/Lula/videos/1219752334760431/).

Abaixo, a troca de mensagens entre a assessoria e a reportagem da Folha que mostra as informações faltando na matéria e a mudança de versão na história ao longo do dia.

Em 17 de fevereiro de 2017 13:20, Bela Megale escreveu:

Ola, tudo bem?Tivemos a informação de que o Alexandrino Alencar, delator da Odebrecht, disse em acordo com a Lava jato que a empresa pagou um orientador de carreira, uma espécie de coach, para ajudar Luis Claudio Lula da Silva na sua carreira no marketing esportivo e na implementação do campeonato Touchdown.Também temos a informação de que o pedido foi feito por um interlocutor do ex-presidente Lula.Gostaria de saber se o fato aconteceu e se Luis Claudio, Lula ou a defesa deles gostaria de comentar o assunto.Poderia nos dar uma resposta até as 19h?Obrigada.
Bela

Em 17 de fev de 2017, às 14:04, Ass. de Imprensa – Instituto Lula escreveu:

Caros,Imagino que seja para a manchete de domingo. Sempre é bom receber esses contatos na sexta, é bom saber que mantemos alguma relevância.Esse interlocutor tem nome?Atenciosamente,

Em 17 de fevereiro de 2017 14:12, Bela Megale escreveu:

Ola,Não vamos abordar o nome do interlocutor na matéria.

Em 17 de fev de 2017, às 14:24, Ass. de Imprensa – escreveu:

Vocês não sabem o nome do interlocutor, ou sabem e não vão dar?  Sabem dizer o ano do ocorrido, ou isso também não será abordado na matéria?abraço,José

Em 17 de fevereiro de 2017 14:34, Bela Megale escreveu:

Chrispiniano, não iremos citar o nome e o ano. Pode passar o contato da assessoria do luis Claudio?

17 de fevereiro de 2017 15:17

De:  Ass. de Imprensa – Instituto Lula
Enviado: sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017 15:17
Para: Bela Megale
Cc: Walter Henrique Nunes
Assunto: Re: Questão matéria luis Claudio

Caros

segue a resposta da assessoria do ex-presidente:

A pergunta, e pelo que você me diz também a matéria, baseiam-se em suposta delação para obtenção de benefícios judicias que deveria estar sob sigilo, sem apresentar transcrição, documento, contexto, época do ocorrido ou qualquer informação básica que permita até compreender o que está sendo perguntado. Não vamos comentar supostas informações incompletas baseadas em supostos documentos fora de contexto que estariam sob sigilo judicial.

Em 17/02/2017, às 20:23, Bela Megale  escreveu:

Chrispiniano,

Desculpe, mas tivemos a correção de uma informação há poucos instantes. O pedido da contratação do orientador profissional teria partido do próprio ex-presidente Lula.

Esse dado constará na matéria. Se quiser enviar alguma resposta sobre o fato, pode encaminhar até sábado, amanhã às 11h, ou hoje até qualquer hora.

Obrigada

Bela Megale
Folha de S. Paulo

Em 17 de fev de 2017, às 20:28, Ass. de Imprensa – escreveu:

Mantenho a nota, ainda mais porque a história vai assim mudando conforme avança o dia.

Você tem documento sobre o assunto, que comprove essa líquida apuração?

Atenciosamente,

Jose

Em 17/02/2017, às 21:29, Bela Megale escreveu:

Olá, não abrimos os documentos que tivemos acesso. Obrigada

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

EDSON PLAZZA

Pedi cancelamento da assinatura desse tabloide já faz bom tempo, no entanto passaram a me oferecer o recebimento de graça. Imagino quantos casos desse. O que não se faz para manter o numero de tiragem
maquiado em determinado patamar minimo eh eh

Nelson

Faz muito tempo que a Folha foi parar no fundo do poço em termos de qualidade jornalística. E, ao invés de procurar de lá sair, está a cavocar para se afundar ainda mais.

Lucros, lucros, lucros. Esta é a prioridade primeira… e única. A ética jornalística e o compromisso com a verdade foram abolidos em definitivo do jornal dos Frias.

A bem da verdade, o restante da mídia hegemônica seguiu pelo mesmo caminho da Folha e adotou o lema: quanto mais mentiras melhor.

Parece impossível, mas, a cada dia a grande mídia consegue apodrecer um pouco mais.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

MORAL DA HISTÓRIA,NOVAMENTE NÃO PODEM PROVAR,NÃO SABEM QUANDO FOI,NÃO SABEM QUANTO FOI E NÃO SABEM QUEM FORAM,SÓ OUVIRAM FALAR,PELA AMOR DE DEUS,SÓ UMA PROVINHA CONTRA O LULA,SENÃO ELE GANHA EM 2018.SÓ PRA ENCERRAR,LULA 82%,FECHA A CONTA E PASSA A REGRA.

BENEDITO EDISON MENDES SILVA

Estão fazendo seus leitores trouxinhas inuteis usados ainda mais de otários e descerebrados!

Luiz Carlos P. Oliveira

Mais uma patifaria da Folha. A cada pesquisa eleitoral eles inventam um novo factóide para desviar a atenção. Enquanto isso a quadrilha assalta o país e acaba com a lava a jato. Jornaleco de fundo de quintal é isso.

Irene Rir

“É a 1ª vez que vejo um governo destruir o que está dando certo”, diz presidente do Banco Mundial
Postado em 19 de fevereiro de 2017 às 6:06 pm

Do 247:

O presidente do Banco Mundial (Bird), Jim Yong Kim, criticou o governo de Michel Temer no programa ‘Noite Total’, da rádio Globo & CBN. Ele ressaltou que nunca viu um governo desmontar políticas populares em benefício do povo.

“É a primeira vez que vejo um governo destruir o que está dando certo. Nós do Banco Mundial, o G8 e a ONU recomendamos os Programas sociais brasileiros para dezenas de países, tendo em vista os milhões de pobres brasileiros que saíram da extrema pobreza nos governos anteriores a esse”, lamentou Jim Yong Kim.

Pafúncio Brasileiro

A Bela, fez um Feio jornalismo.

Cláudio

:
: * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il (e de los hermanos) e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) d@s canalhas direitistas…

E será que a esquerda, mais especificamente o nosso (ainda!!!!) querido Partido dos Trabalhadores, não tem advogados minimamente qualificados para enquadrar na Justiça (que, também, minimamente, tem que funcionar, apesar dos pesares) essa (não há outro termo) criminosa, porque, no mínimo, mal intencionada (com a coisa pública), Falha de Sum Palo ?…

Mas o que quero mesmo é comemorar a vitória progressista no Equador :

cynara menezes ‏@cynaramenezes 5 h Há 5 horas

lenin boltaire (voltaire) moreno, que nome. rafael correa faz seu sucessor no equador
3 respostas 13 retweets 55 curtiram
cynara menezes ‏@cynaramenezes 5 h Há 5 horas

o novo presidente do equador será @Lenin, não é o máximo? esquerda, claro

Exatamente há 100 anos da Revolução Russa, Lenin (Moreno) é eleito o novo presidente do Equador … !!!!

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO no PSDBosta) !!!!

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

FrancoAtirador

.
.
Pós-Verdade Muito Bem Remunerado

Alguns Telefonemas dos Palácios de São Paulo e Brasília
Mais Uns Milhares de Dólares em Contas Secretas na Suíça
E o Grupo Folha Faz Qualquer Notícia Falsa Parecer Fato.
.

Messias Franca de Macedo

Folha mostra retrato do cartel mafioso midiático que atua contra Lula e a favor do golpe
Osvaldo Bertolino – O outro lado da notícia
19/02/2017
https://www.youtube.com/watch?v=S8hBefgqH9k

Messias Franca de Macedo

“LENDO” A FOLHA DOS FRIAS DA *PUTA!

“O terreno doado ao Instituto Lula não foi adquirido pelo Instituto Lula!
O ‘novo’ Instituto Lula nunca foi construído, muito menos no terreno doado ao Instituto Lula que não foi adquirido pelo Instituto Lula!”
Para completar a patifaria criminosa, o que a mesma matéria [podre!] do jornaleco esconde dos incautos leitores:
o Instituto Lula continua funcionando no mesmo prédio modesto desde a sua fundação.

*Perdão!
Às dignas, limpas e honradas meretrizes, incapazes que são de parir seres tão abjetos &$ asquerosos!

RESCALDO:
As páginas IMUNDAS do jornal dos Frias da puta &$ seus/suas ‘penas amestradas’ servirão para enrolar o peixe fresco de ‘amanhã’!…

NOTA FÚNEBRE EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
lá isto é jornalismo, sô?

Passa a régua!

Messias Franca de Macedo

Em paralelo ao assassinato cruel do ministro Teori Zavascki e de mais quatro vítimas da máfia nazigolpista &$ [mega]corrupta que tomou de assalto o Brasil, somada à pachorra deliberada do “supremo” [Edson] ‘sFACHINhador’, a máfia nazigolpista ganha tempo para seguir se (re)articulando…
E que interessante: logo numa edição de um ‘domingão’, a Folha do Gaspari (sic) traz a ‘manchetona’ acusando o eterno e absolutamente honrado presidente Lula. No corpo da matéria, “infâmias requentadas” do tipo “o Itaquerão foi um presidente da Odebrecht a Lula”…

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

(…)
A informação referente à contratação do orientador de carreiras para Luís Cláudio foi decisiva para que Alexandrino Alencar conseguisse fechar seu acordo com os procuradores da Lava Jato.
Na primeira entrevista que teve com representantes da PGR (Procuradoria Geral da República) e da Força-tarefa de Curitiba, a sua colaboração havia sido recusada.
A avaliação dos investigadores no primeiro encontro era de que Alexandrino estava poupando o petista e escondendo informações para protegê-lo.
Pressionado, ele trouxe novos relatos. [pressionado! Adendo do matuto!]
O depoimento do ex-executivo foi realizado em novembro em Campinas (SP) e durou mais de dez horas. [Nada que lembre uma sessão de tortura no DOPS! De novo, adendo do matuto!]
(…)

em
‘Odebrecht bancou treinamento empresarial para filho caçula de Lula’

Domingo (sic) 19/02/2107
NOTA:
durante a semana a quadrilha mafiosa do libanês nazigolpista MT continuará vendendo a pipoca do espetáculo!
A pipoca, leia-se, o Brasil!
E a preço de banana subfaturada!

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/1860035-odebrecht-bancou-treinamento-empresarial-para-filho-cacula-de-lula.shtml

Messias Franca de Macedo

A redação da ‘Folha dos Frias da puta’ é uma usina de monstrinhos(as)!
Mais uma prova cabal

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

(…)
Entre as funções que Luís Cláudio [filho caçula do presidente Lula] exercia estava colocar nos gramados que balizam os exercícios dos jogadores. Foi ajudante do técnico Wandeley Luxemburgo.
(…)

em
‘Odebrecht bancou treinamento empresarial para filho caçula de Lula’

Por
Wálter Nunes
Fábio Zanini
Bela Megale

19/02/2017, 02h00 [deste ‘domingão’]

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/1860035-odebrecht-bancou-treinamento-empresarial-para-filho-cacula-de-lula.shtml

FALA, MATUTO!

Os impropérios covardes perpetrados pelos três pilantras que escreveram a matéria [pseudo]jornalística podem ser comparados com a seguinte acusação torpe:
‘a função principal daquele cirurgião é a de cortar o fio da sutura!’
Ou seja, na ‘reporcagem’, ainda que fosse a função a ser destacada no bojo das atribuições, “colocar nos gramados cones que balizam os exercícios dos jogadores” deve ser considerado um labor digno. Muito mais digno, inclusive, do que na calada da madrugada [02h00 deste ‘domingão’] publicar abjetos assaques preconceituosos contra os inimigos ideológicos.
Portanto, seus “repórteres dos Frias da puta da Folha”, vocês não passam de reles sabujos dos patrões barões do PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista)!
Vocês se submetem à função precípua de exercer o canalha e infame jornalismo de guerra!
Ou seja, a principal função de funções é o de assassinato [seletivo, por óbvio] de reputações!
Essa, sim, atitude laboral reprovável e tragicamente desonrosa!

Messias Franca de Macedo – um simples matuto proletário do Sertão/Agreste baiano

Elder

Tem juiz ganhando 200 mil no trf$4, 300 mil e os jornaloes nao dizem nada, ai vem falar de um suposto curso de coach de 5 mil reais ou menos. Nossa, qta grana !
Pq o juiz da lava jato ganha 70 ou 80 mil se o teto é 39 mil reais, salario de ministro do supremo.
Qdo foi essa consultoria, nao tem data, nao tem nome do coach, nao tem nome do delator, nao tem provas materiais nenhuma, apenas a suposta palavra de um delator que tá mais fu.dido do que … louco pra sair da cadeia e que diz qualquer mentira sem poder comprovar simplesmente pq nao tem prova nenhuma.
Volta jornal noticias populares, vcs eram muito mais uteis que os jornaloes, eram sensacionalistas e mostravam o presunto, ou seja, a prova do crime, o sangue, o morto etc.
É o desespero de quem sabe que os intocaveis do PSDB (Aecio, Serra e Alckimin) ja foram pro ralo, foram triturados pela sanha de presidencia do Aecio. Se fu.deu e de quebra ferrou Alckmin e Serra.

Deixe seu comentário

Leia também