Deputada cobra explicações sobre financiamento a blogueiro antipetista

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-04-18 às 20.58.58

Fernando Gouveia

Deputada cobra explicações do governo Alckmin sobre pagamento à blogueiro anti petista com dinheiro público

da assessoria da deputada

A deputada estadual Beth Sahão protocolou, nesta quarta-feira (22), requerimento de informações na Assembleia Legislativa, cobrando explicações do Governo do Estado a respeito dos pagamentos feitos ao advogado e blogueiro Fernando Renato Garcia Gouveia, responsável pelo site Implicante.

Com quase 500 mil seguidores no Facebook, a página é conhecida por divulgar material antipetista na rede. Além de ataques contra o PT, o blog é especializado em espalhar conteúdos difamatórios referentes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidenta Dilma Rousseff.

No requerimento, endereçado ao secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, a parlamentar pede informações sobre os contratos firmados entre a Subsecretaria de Comunicação (chefiada pelo ex-repórter da Veja Márcio Aith) e as empresas Agência Mood de Comunicação Integrada Ltda., Lua Propaganda S.A. e Propeg Comunicação S.A. Esta última foi responsável por subcontratar a Appendix Consultoria Ltda, que por sua vez tem como sócio-fundador o blogueiro Fernando Gouveia, editor do site Implicante.

De acordo com matéria veiculada pelo jornal Folha de S. Paulo, no último dia 18 de abril, o blogueiro (que utiliza a alcunha de “Gravataí Merengue”) recebeu do Governo do Estado pagamentos mensais equivalentes a R$ 70 mil, entre outubro de 2014 (mês em que foram disputados o primeiro e o segundo turno da eleição presidencial) e março deste ano.

Beth questiona os critérios para escolha da Apeendix e das demais empresas subcontratadas pelas agências de publicidades. A parlamentar também pede explicações acerca dos serviços que essas empresas estariam prestando ao governo.

No caso específico da Apeendix, a deputada solicita o envio de cópias de documentos relativos aos serviços prestados pela empresa, com informações sobre os valores pagos pelo governo e as datas em que os pagamentos foram feitos.

No mesmo requerimento, Beth também cobra explicações sobre os serviços prestados pela Doria Editora Ltda à administração estadual.

De acordo com matéria publicada no site Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário, com base em relatórios da própria Subsecretaria de Comunicação, a empresa, de propriedade do apresentador João Dória Jr, teria recebido quase R$ 600 mil do governo paulista, durante sete meses do ano passado. No requerimento ela indaga se os valores divulgados estão corretos e cobra o envio de documentos relativos aos eventuais pagamentos.

Na justificativa do requerimento, Beth afirma: “Necessário que as recentes denúncias veiculadas pela imprensa, de pagamentos a blogueiro e jornalista para fazer ataques a adversários políticos do governador, sejam esclarecidas, demonstrando-se se houve ou não má aplicação dos recursos públicos.”

A Constituição Federal veta o uso de recursos de propaganda oficial para a promoção pessoal de governantes ou mesmo para a divulgação de ataques políticos contra adversários. O Artigo 37 preconiza que a “(…) administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.”

Leia também:

Assessor de Alckmin assinou ordem de serviço para empresa da qual sua esposa se tornou sócia


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Pascoal do Vale

Nossa, seria o máximo se essa moda pegasse! Que se revele os financiadores de todos os jornalistas da blogosfera. E que saiam do ar se forem financiados por qualquer instância governamental. Com certeza 99% dos blogs que fazem loas ao PT sairiam do ar, né Nassif pai e filha, né PHA? para ficar em apenas alguns!

Khosastral Khel

Nunca ouvi falar da deputada estadual Beth Sahão, mas já gostei dela.
CHEGA DE CONVERSA FIADA (desculpe PHA), mas precisamos urgentemente de atitudes como essa.
Onde estão os vereadores, deputados estaduais, federais e senadores do PT?
Nunca tivemos ministros tão inexpressivos como os atuais.
O PT morreu mesmo? Cadê os legítimos representantes?
Que fase…
Parabéns deputada estadual Beth Sahão, é para isso que pagamos seu salário!
Trabalhe e, por favor, chame seus correligionários para trabalhar também, ou você ficará sozinha nessa…

Messias Franca de Macedo

E aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=1xs-DoqwZZs

Messias Franca de Macedo

Alguém pode explicar por que a Folha não citou Serra no caso Cristina — Implicante?

Por Paulo Nogueira

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/alguem-pode-explicar-por-que-a-folha-nao-citou-serra-no-caso-cristina-implicante-por-paulo-nogueira/

LÁ VEM O MATUTO TIRADO A INVESTIGADOR NAS HORAS VAGAS!

FHC ajuda a explicar!

E a ‘superpotência’ do [José] (S)erra, ‘O Inimputável’!

https://www.youtube.com/watch?v=Ots3ceXF_QE

Deixe seu comentário

Leia também