Carta Maior: Política do governo Dilma asfixia publicação de esquerda

Tempo de leitura: < 1 min

da Carta Maior

‘Asfixia financeira destrói ‘Caros Amigos’: revista fundada em 1997 por intelectuais e jornalistas, detentora de sete distinções do prêmio ‘Vladimir Herzog’ de Direitos Humanos, entra em crise: redação faz greve e é demitida**na origem do problema, a asfixia financeira, decorrente das decisões do governo federal de suprimir publicidade de utilidade pública nos veículos da mídia alternativa** criada pelo renomado jornalista Sergio de Souza, ‘Caros Amigos’ tornou-se uma referência pela qualidade de suas grandes reportagens e entrevistas** a revista resistiu ao ciclo tucano dos anos 90, mas não suportou os ‘critérios técnicos’ da Secom no governo Dilma, cuja prioridade é concentrar recursos nos veículos conservadores.

Leia também:

A crise na revista: falam os jornalistas e o diretor


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lenine

O governo da presidenta Dilma é refém da mídia da direita golpista, que a cada dia cria novos factoides infames contra seu governo popular.
Quanta falta faz um Lula na presidência. Volta Lula, fora Dilma!

Francisco

Eu lia a Caros Amigos quando eu a achava nas bancas. Ai ela deixou de vir, ou vinha irregularmente. Deixei de comprar, desacostumei de comprar.

A falta de dinheiro precede a falta de leitores.

Qualquer planilha (da Veja, ou da Época) demonstra por A+B que o forte da receita de uma revista é a publicidade.

Esse aliás é um dos motivos de não existirem revistas de esquerda populares. Quando o empresário anuncia, ele quer duas coisas: que a revista tenha leitores (para seu anuncio chegar a mais pessoas) e (vagamente) que ela não pregue o fim da propriedade privada. Ponto final.

Quando o Estado (democrático) anuncia, o Estado quer duas coisas: que a revista tenha leitores e que tudo na revista esteja dentro da Lei (racismo, pornografia barata, apologia a crimes, bater cabeça com a Igreja, nem pensar!).

E o dominio ideologico? O Estado não quer ter? Quer, claro. Mas quando o Estado é governado pela direita, censura aos contrários não é noticia, quando é de esquerda, censura aos contrários e aos a favor é noticia.

Onde? Na imprensa “livre”, a dos empresários.

Por essa razão vi com muito ceticismo que o governo petista não estimulou cooperativas em massa, logo no inicio do governo. Vi com tristeza que sindicatos ainda não podem fazer contribuições de campanha. Há credito para todo tipo de empresa privada biliardária e nada visando a esquemas produtivos alternativos.

O PT é muito ruim. Às vezes me dá a impressão de ser um trabalhador proativo, mas um patrão sem vocação. Carregar pedra é com o PT, já arquitetar o futuro…

O PSDB bancaria a Caros Amigos (via financiamento de estatais) na boa. Jamais seria noticia na imprensa “livre” que ela bancasse e menos noticia ainda no dia que o PSDB cancelasse a publicidade por “divergência ideológica”…

Emmanoel Monteiro da Silva

Será que a presidenta sabe que essa mulher que esta´na Secom seviu a Globo durante muito tempo,é o fim.

Leonardo

Esta é boa, aí vem a democracia “socialista” pró 2014, a esquerda brasileira administrando o neoliberalismo! Quem diria!

Maringoni: “Governo federal tem preferência pelos monopólios” « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Carta Maior: Política do governo Dilma asfixia publicação de esquerda […]

Eugênia Loureiro

Gostaria de saber se a falência da revista é culpa da política do governo. A maioria dos sites ditos de esquerda, boa parte das matérias, senão a maioria é contra o governo. Até aí tudo estaria bem se a maioria da crítica fosse para avançar. Não é. É só para mostrar que não é chapa branca, Aí desce o cacete, de uma forma na minha opinião indiscriminada. De fato nos sites ditos de esquerda prevalece a pauleira no governo. Ah, mas a verba federal é bem vinda, né? E quando a coisa não dá certo a culpa é do governo, né? O governo financia anúncios na imprensa tradicional porque esta, gostemos ou não, tem leitores. E o governo não vai deixar os articulistas de direita falando sozinhos, então tasca anúncio. Parece que os sites da esquerda querem fazer o mesmo. Mas sem a mesma quantidade de leitores. O que os sites e revistas de esquerda precisam fazer é descer do muro. Não precisa ser chapa branca. Mas que tal uma boa maioria de matérias que defendam e informem, quer, dizer digam a verdade sobre o que está acontecendo no país, coisa que a imprensa tradicional não faz?

    Marcelo de Matos

    Concordo com o que você disse, com uma ressalva: a Caros Amigos não é do tipo que senta o pau no governo. A linha editorial deles é diferente da dos blogs que você citou. Esse pessoal tem potencial para fazer muito sucesso, mas, parece que falha na parte comercial. Tem alguns blogs por aí que também não deslancham: são muito “pesados” (colocam muita matéria de uma vez só e o conteúdo acaba demorando para abrir). A Caros Amigos não é blog: poderia tornar-se blog e, sabendo como administrar, teria muitos leitores.

    Vinícius

    Eugênia, o dinheiro não é do Governo, é do Estado. O Governo muda a cada quatro ou oito anos, representa grupos e idéias específicos, e é formado por indivíduos, o Estado é patrimônio coletivo de todos brasileiros.

    Um governo anterior ao presente, buscando avançar a democracia no Brasil a partir dos recursos do Estado, adotou critérios de publicidade de beneficiavam a mídia alternativa. Pois o oligopólio midiático é uma ameaça à plenitude da democracia, não há dúvidas.

    Já o Governo presente trocou uma política democrática por uma política em prol do oligopólio.

    Discordo que os sites de esquerda critiquem o governo à toa. Está mais para o contrário. Faz o mesmo que os sites de direita fazem com o PSDB: criticam “desvios ideológicos” mas apoiam a política de modo geral.

    Ainda que criticassem o governo, no entanto, nenhum jornalista, seja de esquerda, de direita ou de centro, deve nada ao Governo em razão de ter recebido recursos do Estado. Se os recursos saíssem do bolso do PT ou da base aliada eu concordaria contigo.

Alexandre Lins

Pergunta: serah que o Governo Dilma (nao falo da pessoa) eh mesmo progressista? Serah que nao vale a pena dar uma chance para Eduardo Campos (ser vice ou candidato a presidente)? Por que tanta perseguicao ao neto de Arraes? Serah que o PT nao estah com o rabo-preso com esses “honestos e historicos” pemedebistas? Por que o CONVERSA AFIADA (PHA)sempre me censura quando defendo (se eh que necessario) a candidatura de Eduardo Campos (no minimo a vice)?

A Lesma Lerda

vamos fazer uma pequena lista de jornalistas brasileiros realmente brilhantes??? Carlos Lacerda, Nelson Rodrigues, Paulo Francis..todos a direita de Ghengis Khan..quem sabe o problema da esquerda nao seja justamente esse???

    Adriano

    Wladimir Herzog, Millor Fernandes, Ziraldo, Mino Carta…a memória não pode ser tão seletiva assim…vamos com calma…

    Péricles

    Conheço o Millôr desde quando ele era Emanuel Vão Gogo na revista O Cruzeiro. Ele foi contra a ditadura. Foi um grande intelectual e tradutor de primeira. Inteligentíssimo. Sempre gostei de seus textos. Agora de esquerda, nem Millôr, nem Ziraldo, nem Jaguar, pra falar de alguns da Turma do Pasquim, semanário do qual eu li praticamente todas as edições da safra inicial. Eram críticos, irreverentes e anti-ditadura militar. Mas esquerda? Tenho cá minhas dúvidas.

    Rodrigo

    Não é possível…se tem uma coisa que a direita não tem são colunistas inteligentes. Veja a grande mídia, veja a piada que é a pretensa intelectualidade de Reinaldo Azevedo. Analise a parte opinativa (e há uma parte não opinativa?) dos colunistas do braço editorial do Tea Party no Brasil (editada pela Abril) e VEJA que todos dizem a mesma coisa…por outro lado, a crise da Caros Amigos não pode ser analisada apenas pelo aspecto estratégico do ponto de vista financeiro. É inegável que a morte do editor causou um grande dano à publicação, que caiu irremediavelmente de nível. Comprei desde o primeiro número, assino desde que existe assinatura, e tenho a coleção toda até 2008…depois disso são raros os números que merecem ser revisitados. Mas ainda assim é melhor do que o pensamento único de Estadão, Folha, VEJA, Istoé, Exame et caterva

Fernanda Cairós

Quando uma revista do governo (pró-governo) é obrigada a fechar por falta de dinheiro para pagar funcionários, a crise chegou para ficar.

Julio Faioro

De asfixia em asfixia, a continuar assim, a imprensa daqui seguirá como a que está na Venezuela: toda “popular”.

Joe

Quer expor uma coisa aqui, leitor não sustenta revista. Nem assinante nem comprador de banca, isso não existe. A receita de venda do produto revista propriamente dita é muito baixo. Uma revista custa 10,00, vai 3,50 para distribuidora (Abril), 3,50 para jornaleiro, correio etc., e o resto vai para editora. As revistas tem um tempo para ficar na banca.
Quem sustenta uma revista é a publicidade, o leitor é ou virou, um mero coadjuvante na jogada.

Sagarana

E se eu ler a tal revista duas vezes, ajuda?

zepovinho

veja bem,azenha.estou fazendo um trabalho de gerencia de projetos em uma empresa publica do governo federal.

acontece o seguinte:quando tento acessar sites como o seu,o do nassif e outros blogueiros a intranet da empresa proibe afirmando wue o site e politico ou pagina pessoal.isso com um aviso de que um decreto proibe o acesso.
como resultado,saibam voces que o clipping de noticias dessas empresas para os funcionrios e todo ele feito com noticias do PIG.nao causa surpresa’entao,vermos tantos funcionarios com a cabeca cheis do besteirol piguiano.
quem ordenou essedecreto?isso e reserva de mercado e aparelhamento do Estado pra incentivar o consumo do lixo jotnalistico do pig pelos funcionrios publicos.

sinceramente…..a politica de comunicacao do governo dilms e essa claudia chagas sao um desastre ferroviario!!!imaginem os jovens oficiais das forcas armadas sendo doutrinadosa diuturnamente por esse arazoado de imbecilidades que e o clipping de noticias que rola nas reparticoes!
ACORDA DILMA!

A Lesma Lerda

conservador não é xingamento não pessoal…depende do que vc quer conservar.

Luiz Clete

O PT sempre foi MUITO MAL de comunicação, HORRIVEL mesmo! A Dilma prefere falar a veja, que é lida quase que em sua totalidade por pessoas que a chama de “porca e desqualificada” a distribuir melhor as verbas publicitarias do governo. Mas que a Caros Amigos estava pobre em seus textos, isso estava.

LEANDRO

E voces queriam que o governo fizesse publicidade em revista sem leitor???

DARCIO

amigos… vários comentários infelizes, a caros amigos como várias outras revistas,tem leitor sim e para produzir conteúdo de qualidade, precisa ter bons jornalistas e pagar o justo a eles,que tem o direito de escrever o que tem como verdade factual, que conhecemos como informação e não formação de opinião como os mesmos que sempre recebem as verbas publicitárias e elegem os governantes deste pobre e nada democrático país,uma imprensa livre e respeitada, seja pequena ou grande empresa de comunicação deve concorrer com as grandes com as mesmas forças , não querem muito querem o justo uma fatia pequena para continuar informando o povo, e não formando a opinião do mesmo povo cada dia mais iludido por governos populistas e nada democráticos.

marta

Realmente Caros amigos é especial, diferenciada não só pelo fato de ser de esquerda, mas pela sua estrutura. Assinei por uns tempos a mesma. Tive que optar, porque assino também Jornal de Fato e então decidi ficar só com o último, não porque fosse melhor que a Caros Amigos, mas porque precisava ler algum jornal que não fosse conservador. Revistas, achei melhor comprar eventualmente, nas bancas, mas essas pouco vendem as de esquerda o mais que vejo é Carta Capital e assim mesmo meio escondida.
Penso que as demais revistas: Veja, Época, etc,,também tem problemas financeiros,só que conseguiram vender milhares de assinaturas para o governo de São Paulo,atitude tendenciosa desse governo, é claro.

Rodrigo Leme

A revista não tem leitor e a culpa é do…governo!!!!!

É progressismo demais pro meu pobre coração.

    Gerson Carneiro

    Tem sim. O Willian disse que leu. E até comprou.

Hélio Jorge Cordeiro

Acho que se as verbas publicitárias do gov. não são distribuídas para todas as mídias, existe protecionismo e ai o governo está errado.

Bernardino

Eu ja falei aqui e estou cansado de repetir as nosssas esquerdas sao as mais covardes da america latina a começaar pela D DILMA guerrilheira de araque e sem convicçao aos vinte anos,arrependida e COVARDE aos sessenta
se a SECOM nao anuncia em midias alternativas por quê motivo os blogueiros defendem esse GOvern9 CRETINO e capaz da IMPRENSA Bandida.A D DILMA nao vera mais meu voto ate pq covardes nao fazem parte da minha lista,alias depois das homenagens ao CHAVEZ vê-se que grande lide ele continua sendoQual o segredo ele tinha lado,demarcou terreno e combateu ferozmente o inimigo,nao foi brindar aniversario de jornal,nem fazer omeletes em programeco VAGABUNDO
DAqui pra frente deve ser Cacete implacavel neste governicho pseudo esquerdista e frouxo filhote da Cultura portuguesa covarde,corrupta e antipatriota

J Souza

Enquanto o governo de “direita” do México luta para diminuir o poder do Carlos Slim e da Televisa, o governo de “esquerda” do Brasil trabalha para aumentar o poder das teles…

http://latino.foxnews.com/latino/news/2013/03/12/mexican-government-moves-to-regulate-carlos-slim-media-empire/

http://www.reuters.com/article/2013/03/11/us-mexico-telecoms-idUSBRE92A06J20130311

E. S. Fernandes

Aos cardecistas tenho uma pergunta: será que Hugo Chavez pode reencarnar brasileiro?

Fabio Passos

Caros Amigos e uma revista excelente. Sou assinante.
Revoltante saber que o governo sustenta os racistas vagabundos da veja, que idiotiza brasileiros, enquanto assiste passivamente uma otima publicacao com dificuldades para sobreviver.

    A Lesma Lerda

    “veja, que idiotiza brasileiros”….nao se desespere Fabio, é que em nosso sistema politico idiota é artigo de primeira necessidade..a esquerda tb precisa deles e muito…se a veja os produz com a abundancia que vc diz, ela ta no caminho certo…

Sérgio José de Andrade

Errata: A ótima notícia é divulgar a situação precária da Revista por causa da ação do governo. A péssima notícia é perdermo a circulação da ótima revista Caros Amigos.

Sérgio José de Andrade

Uma ótima notícia…todos os blogs progressistas deveriam denunciar esta situação da Caros Amigos.
Dilma…acorda…Lei do Médios já.

Wildner Arcanjo

Interessante é que o Governo Federal aumenta a verba justamente naquelas “publicações” que mais estão perdendo leitores. Isto por sí já é motivo para investigação e apuração de fatos… Mas (MAS!) como isto é Brazil… Republiqueta de “Binanas”…

Willian

Para atrair publicidade, a revista tem que ter leitores. Quem é o público alvo da Caros Amigos? O pessoal meio intelectual meio de esquerda, correto? Nas vezes que comprei a revista me perguntei por que alguém de esquerda compraria a revista. Seus textos são meras confirmações de tudo aquilo que quem é de esquerda acredita.

Tá lá no site da revista: uma jornalista foi a Cuba e entrevistou um cubano que defende Cuba contra o bloqueio do EUA. Por que alguém de esquerda, que sempre defendeu Cuba contra o bloqueio americano, se interessaria em ler pela enésima vez uma defesa apaixonada da revolução cubana por um militante cubano? Um texto como este faria sentido nos anos 60. Quem é a favor de Cuba não precisa de ler isto, precisa de matérias mais instigantes, ainda mais em tempos de internet em que temos acesso a tanta informação.

Caros Amigos cai (se cair) porque acredita que ainda fala para militantes presos aos anos 60. A revista precisa se renovar e descobrir para quem fala e o que o leitor de esquerda quer e precisa ler.

    Bertold

    Carinha, não é que é primeira vez sou obrigado a concordar contigo. Já cheguei a seguir a revista e não tenho mais … para lê-la. Tem gente lá que já cansou na academia, nas redações e no PT. Quero debate sério e profundo sobre paradigmas pois para mim ver gente se autoafirmar “de esquerda” para seguir esquerdóide e na primeira oportunidade mudar de lado, não dá mais para aguentar. Chega de mais do mesmo! Ah, ah… e o governo é a “geni” dessa história.

    Gerson Carneiro

    Por que alguém que não é de esquerda, que nunca defendeu Cuba contra o bloqueio americano, se interessou em ler uma defesa apaixonada da revolução cubana por um militante cubano?

    Parece que a revista Caros Amigos ampliou seu público alvo. O Willian confessou-se leitor. E revelou que até já comprou a revista.

    Quantos Willians a revista Caros Amigos consegue atrair instigados tão somente por curiosidade?

    Então, não só “o pessoal meio intelectual meio de esquerda” compõe o público alvo da revista Caros Amigos.

    Paulo

    Você não notou ainda? Willian é intelectual por inteiro!

    Gerson Carneiro

    Ah, sim Paulo. Muitho obrigadjhio!

    “Jesus é o jardineiro. E as arvéres somos nozes”.

    renato

    Muito bom conselho para a Revista que tem por obrigação
    renovar-se no pensamento de esquerda. Trazendo fatos novos
    e renovando o espirito socialista contra a direita retardada.
    Não pode dar -se ao luxo de achar que os homens estão mortos.
    Tem que dar sempre um golpe de misericórdia, quando passar ao
    lado.Tem obrigação como elemento de informação, a atualização
    a esquerda não é e nunca será o lado de uma história só.
    Parabèns Willian, pela colaboração e espirito de lealdade para
    com o povo Brasileiro, será lembrado, quando passarmos ao lado.

Gerson Carneiro

Neste mundo é mais rico o que mais rapa,
Quem dinheiro tiver, pode ser Papa.

As Cousas do mundo, Gregório de Matos Guerra.

Luiz

Porraaaaaaa Dilma !!!!!!!

Abelardo

É muito bom ver que as mídias alternativas mais acessadas no país, frequentemente mostram como o segmento da comunicação deve tratar e manter a imparcialidade em suas produções midiáticas. Não há crime em ter simpatia se mantendo imparcial, mas é crime ser parcial tendo ou não simpatia. Então, imaginem quando usam concessões públicas para cinicamente descumprirem normas estabelecidas e afrontarem abusivamente as leis, como muitas concessionárias o fazem, sobre as vistas de todos. Devemos elogiar e defender todas as iniciativas, programas e projetos que contribuam para desenvolvimento econômico, social e moral da população e do país, do mesmo modo que devemos criticar todos os que se oponham a esses preceitos.

jaime

Não apenas os comentaristas daqui mostram sua desilusão com o governo Dilma. Sugiro http://www1.folha.uol.com.br/poder/1244849-dilma-e-renan-calheiros-sao-alvo-de-protestos-em-visita-a-alagoas.shtml. Protestos do tipo: “Dilma, traidora. De oprimida a opressora”, “Dilma, seja bem vinda à terra do coronel”, “Honestamente, nunca se mentiu tanto”.

Emília

Sacanagem dos puxa-sacos da Globo, principalmente dona Helena Chagas.

Hans Bintje

As revistas estão condenadas ( fonte: http://diariodocentrodomundo.com.br/a-time-inc-virou-uma-convidada-que-ficou-tempo-demais-na-festa/ )

“Na semana passada, o Diário publicou um texto do colunista de assuntos digitais do New York Times, David Carr, sobre as negociações em torno da maior editora de revistas dos Estados Unidos. Decidimos republicá-lo agora por causa da decisão oficial da Time Warner de se desfazer de suas revistas, para preservar a área saudável do grupo, o entretenimento. O dramático fim de vida da Time é provavelmente o símbolo maior, até aqui, da espantosa diminuição da importância das revistas como mídia, diante do avanço da internet.”

Pergunta de Rildo Costa:

– As revistas brasileiras estão (ou vão) entrar em crise também? Como a Veja e Época vão encarar os desafios digitais?

Resposta de Paulo Nogueira:

– Já estão, Rildo. Vão minguar progressivamente.

lulipe

Quem em sã consciência vai investir em publicidade em revistas que possuem, sei lá, 20, 30 leitores e olhe lá???Não sejamos ingênuos…..

    Felipe

    Antes 30 leitores conscientes, politizados do que a horda coxinha nos veículos conservadores.

    Tiro no pé do Gov dito de Esquerda e Progressista… até qdo teremos que conviver com o Governo com medo dos conservadores? Ou será que gostou de sua companhia e pressões?

    Abel

    Alguém quer ser enganado…

Álvares de Souza

Às vezes eu sou tomando de uma descrença enorme no futuro do Brasil e me dou conta de que esta descrença é fruto de uma desesperança cada vez maior nos governos do PT, que eu ajudei a eleger. À todo instante fatos inconcebíveis vão acontecendo, e o governo absolutamete alheio à tudo. Imaginar que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal passa a ser presidida por um deputado evangélico homofóbico, racista, e que essa Comissão tem entre seus membros mais 8 deputados evangélicos, tendo maioria, portanto, na decisão sobre os temas mais caros aos direitos do Cidadão, num claro retrocesso aos avanços que o resto do mundo exibe a todo instante, nos abate profundamente.
A revista Caros Amigos, de qualidade primorosa, é uma das pouquíssimas que bate de frente contra as forças do atraso que imperam, cada vez mais desenvoltas, no Brasil contemporâneo, as mesmas que investem furiosamente, diuturnamente, contra o governo Dilma e os seus aliados.Pior, triste pensar que essas forças são as que merecem gigantescos aportes financeiros por parte desse Governo, incapaz de uma ação mais destemida contra os que estão determinados à destruí-lo a qualquer custo.

    Rodrigo

    É triste dizer isso. Mas vamos lá: quem se diz de esquerda precisa parar de muxoxos e se dar conta que o governo Lula já não era de esquerda, e o governo Dilma muito menos! Não adianta falar mal, dizer que está decepcionado com algumas iniciativas do governo, com algumas omissões. É um governo a favor do capital, sempre foi, e é surpreendente que as pessoas não percebam. Como dizia BNegão a respeito do governo FHC: “acariciam o lobo achando que é o seu animal de estimação”. É preciso fortalecer a oposição de esquerda nesse país, não adianta tapar o sol com a peneira e dizer: “ah, mas as greves da década de 70, mas a Globo contra o Lula em 1989… porque isso já passou, já não é mais, e antes mesmo da primeira eleição de Lula já era possível antever que o PT foi amenizando o discurso e só ganhou eleição quando o capital achou que eram inofensivos, como efetivamente se provaram ao longo dos anos: continuaram a privilegiar o setor financeiro, a ceder às indústrias mediante a diminuição de impostos em a exigência de contrapartida. As iniciativas cantadas e decantadas além da conta, como o Bolsa Família, caberiam em qualquer governo de direita, são recomendações do Banco Mundial. Pra finalizar e evidenciar a disparidade entre a prática e o discurso: o PT, fora do governo, o que diria sobre esse governo?

Urbano

Enquanto isso o Governo Central e dos Estados da Federação estão locupletando e muito os vermes do pig. Duas saídas então, ou masoquismo em sua plena essência ou conivência pura e simples, pois uma coisa é barrar o bandido em sua ação primeira para o cometimento do crime, outra é lhe impedir de ir e vir. Esse negócio de que o usuário é que tem de fazer a censura fica mais pra cantiga de ninar boi.

João R. Brandãp

Ocorre, que, historicamente, a esquerda sente muito mais as críticas que partem de dentro do que as calúnias dos inimigos do povo que vem de fora. Isso ela não perdoa.

No caso do PT, os petistas que não rezam pela cartilha do companheiro maior passam a pão e água. Ficam sem cargos na máquina administrativa. Se for um candidato a vereador, deputado,para sua campanha são repassados recursos minguados.

Quem leu a entrevista de Tales AB’Saber, em Caros Amigos,fev 2013, entenderá porque o governo petista deixou a revista á mingua quanto á publicidade.

Diz Tales que o povo pobre quando vê a imagem de Lula com a camisa do Corinthians,fazer churrasquinho, falar de fubebol, ele olha [o povo] diz “é nóis”. “É nóis” na imagem. Porque na política é o capital.

Traduzindo: as bondades, os recursos dado ao grande capital é muito, muito maior, do que a miséria do Bolsa Família [R$ 70,00] dado aos miseráveis.

Citei essa entrevista. Existe muitas outras , reportagens exaustivas, corajosas, em números anteriores das revista, que devem ter incomodado muito os bajuladores, os incompetentes que infestam a Secretaria de Comunicações.

Joe

Será que é hora de falar sério sobre o mercado editorial no Br??
Existe o monopólio na distribuição (Abril/Treelog)que fica com +-35% do valor de capa e paga em 90 dias o que vender, em média 20%. Se o Ibope é o que é, imagine o IVC(Instituto Verificador de Circulação)??. Ser editor no Brasil é fácil, o mercado é dominado por poucos, mais alguns “laranjas” que estão nas bancas só para fazer volume e dar “ar” de concorrência.
É dificil convercer o empresário brasileiro a investir em propaganda, ele sabe que será roubado. É isso que faz a maioria das agências, roubo.
Junte a tudo isso o profissionalismo do empresário brasileiro e tá ai, revista de esquerda , que não respeita o piso do sindicato e não aceita greve….

Marat

Aquela viradinha, subserviente, de Dilma, ao ouvir: “Presidente, aqui é da Globo, dê uma paavrinha…” foi muito reveladora!

Carlos Ribeiro

Revoltante!

A Lesma Lerda

Cá entre nós que ninguem nos ouça, mas a dita imprensa de esquerda é muitooooooooooooo ruim…pravdas e granmas de milésima categoria..e nao seria dificil ser um pouquinho melhor ja que a midia da direita é o que todos sabemos…a cabeça da esquerda é uma especie de esquife mental hermeticamente fechado, sem ventilação de especie alguma…vc tem pessoas isoladas na esquerda que são brilhantes por si mesmas..mas as instituições da esquerda são a maior desgraça sobre a terra..por isso seus governos são o que são….enfim (podem começar com os xingamentos, não passem vontade, mas a Yoani Sanchez pode muito bem ser funcionaria da CIA mas faz jus a seu salario pq escreve muitissimo bem).

MariaC

Já é um tipo de revista que não é exposta nas bancas. Nem podemos ser lembrados de comprar. Um comportamento mafioso das bancas também.

MariaC

Existem sim algumas vergonhas aos militantes no PT. Fica indefensável.

Mateus

O que eu não entendo é porque a revista não deu o grito antes. Porque teve que primeiro demitir para depois divulgar a crise finânceira. Pode até ter divulgado. Mas com certesa são poucas pessoas que sabiam. Agora, mesmo que ela consiga se reestruturar, financeiramente, vai ser dificil reunir novamente essas pessoas demitidas. E quem garante que os outros que entrarem vão ajudar a manter o padrão de qualidade?

João Vargas

A revista é de esquerda. E o governo Dilma é o que?

    Mardones

    Centro.

lulipe

Engraçado, e eu que pensei que eles defendessem o direito à greve para todos!!!

Julio Silveira

A Gloebbels agradece, menos um. Na concorrência e para refutar as “verdades jornalisticas”.

Moacir Moreira

Não estou entendendo mais nada.

Nem o FHC conseguiu essa façanha.

    Mardones

    k k k k k k k.

    Há várias coisas que o PT ‘conseguiu’ e o PSDB não: a reforma da previdência foi uma delas.

    A outra foi ajudar o Daniel Dantas na BrOi. Esta é inesquecível pelo grau de criminalidade envolvido.

    Julio Silveira

    Tai uma verdade irresistivel.

    lulipe

    E já estão privatizando mais do que o PSDB, só que usam o eufemismo da “concessão”, para enganar alguns alienados….

    Julio Silveira

    A segunda verdade, essa derrota que os torcedores, disfarçados de cidadãos, querem esconder a todo custo transformando-a em vitória moral.

Carlos Lima

Venho afirmando em diversos pensamentos o qual vislumbro acontecimento e que lógicamente acontecem, vislubrei que Dilma seria perseguida pela mídia que ela estava bajulando na hora de sempre, vislumbrei a traição do Eduardo Campos, vislumbrei que tinha golpe em curso e ai está, vislumbrei que nós da esquerda estamos sendo tratados como LIXO IDEOLÓGICO e que Dilma pode até disputar a eleição pelo PT, más se ganhar volta para o PDT e vou dizer porque, seu Ex. Marido está refundando o PDT. Azenha é só uma questão de lógica, O governo que ai está caiu no blá…blá..blá do MINISTRO PIMENTEL o primeiro que entregou MINAS DE MÃO BEIJADA para Aécio, Lacerda e Eduardo Campos, foi ali o laboratório de traição que se estedeu para o Brasil na ultima eleição, O projeto dos NEW PLAYBOYS é amplo e o PIMENTEL ainda está nisso, esperem e verão. TRAÍRA não trai só uma vez, uma vez traíra sempre traíra. Então eles fecharão e asfixiarão os infortativos de esquerda e os substituirão pela turma chamada de PROGRESSISTAS, é pura mentira, Enquanto isso os movimentos do conservadorismo estão ganhado corpo e farão a diferença em tempo não muito longo, pois o golpe está em curso só não vê quem não quer.

Gersier

É por essas e outras que parei de defender o Governo Federal nas “chacrinhas”,nas reuniões sociais,etc. e já já nos blogs que os cheirosos adjetivam de “sujos”.
É por essas e outras que parei de “gastar” com cópias xerocadas de textos dos blogs progressitas que desmascaram as mentiras do PIG,e que eu distribuia colocando-as em salas de espera.
Se setores do governo são masoquistas,eu não sou.
O Governo Federal nos dá bofetadas na cara colocando grana no bolso dos marinho.

José Neto

Muito triste morrer de inanição pela mão dos amigos que defendeu sempre, Dilma por favor, demita Helena Chagas de sua assessoria de comunicação e troque toda a cúpula tucana da secom.

FrancoAtirador

.
.
CRITÉRIOS DO ‘MERCADO’ DERRUBAM MAIS UM VEÍCULO DE MÍDIA DE ESQUERDA.

SE ALGUM ‘MURO’ ESTÁ EM CONSTRUÇÃO PELO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES,

CERTAMENTE É A FAVOR DO GOLPE, AO CONTRÁRIO DO QUE SUGERIU O SAMUEL.
.
.
“E ri-se a orquestra irônica estridente
e da ronda fantástica a Serpente
faz doudas espirais…”
(Castro Alves)
.
.
E “TODOS JUNTOS VAMOS, ‘DE RETRO’ BRAzIL”…
.
.

    FrancoAtirador

    12/03/2013 – 19h46

    Revista ‘Caros Amigos’ demite jornalistas após greve contra cortes

    A revista “Caros Amigos” demitiu toda a equipe de redação na segunda-feira (11). Os 11 jornalistas que trabalhavam na revista entraram em greve na sexta-feira (8) após a empresa anunciar uma proposta de redução de 50% na folha salarial.

    O diretor-geral da revista, Wagner Nabuco, diz que considerou a greve uma “quebra de confiança” e por isso demitiu a equipe. Segundo ele, a decisão é “irreversível”.

    O diretor-geral diz que, nos últimos três anos, a receita com venda em banca caiu 32%. A publicitária, de 12% a 15%.

    A revista também enfrenta, segundo Nabuco, aumento acima da inflação nos custos com papel e distribuição. A “Caros Amigos” tem hoje 9.500 assinantes. A tiragem, que já foi de 55 mil exemplares, está em 30 mil.

    Nabuco diz que a venda em banca caiu quase 30% em três anos, mas que a Editora Casa Amarela, responsável pelo título, mantém a tiragem, com prejuízo, para manter a visibilidade na banca.

    “Somos uma revista de esquerda, mas também uma empresa que vive de receita e com um prejuízo que vem se acumulando”, diz. “Para muita gente de esquerda, esse é o discurso do empresário liberal. É verdade. Só que somos uma empresa que está aqui, no mundo capitalista. Não está em outro mundo.”

    A edição de março já está pronta e deve chegar às bancas de São Paulo na quinta-feira.
    Para a edição seguinte, Nabuco diz que montará uma nova equipe.

    Os jornalistas divulgaram uma nota lamentando a decisão da direção.

    “Consideramos a precarização do trabalho e a atitude unilateral como passos para trás no fortalecimento do projeto editorial da revista, que sempre se colocou como uma publicação independente, (…) apoiando por diversas vezes, inclusive, a luta de trabalhadores de outras áreas contra a precarização no mercado de trabalho.”

    A atual equipe começou a ser montada em 2009 e, segundo os jornalistas, convivia com atrasos de pagamentos, falta de registro em carteira, não recolhimento de INSS e FGTS e salários abaixo do piso da categoria. Na nota, os jornalistas disseram ter tentado, ao longo dos anos, negociar melhores condições de trabalho, sem sucesso.

    “O anúncio de medida drástica que atinge diretamente os trabalhadores foi feito em forma de comunicado pelo diretor-geral, sem margem para negociação. Ainda buscamos pelo diálogo reverter o problema junto à direção por uma semana. Sem margem para conversa, recorremos à paralisação como forma de ampliarmos nossas vozes, mas fomos surpreendidos mais uma vez com o comunicado da demissão coletiva”, afirmaram os jornalistas na nota.

    Nabuco diz que, em 16 anos, a revista passou por diversas crises e reconhece que houve atrasos de salários, “por dois ou três meses”, entre 2009 e 2010.
    Ele admite que os jornalistas não eram contratados, mas afirma que a jornada de trabalho era de apenas quatro horas.

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1245175-revista-caros-amigos-demite-jornalistas-apos-greve-contra-cortes.shtml

Altamiro Borges: Telefônica/Vivo demite, governo é cúmplice « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Política do governo Dilma asfixia publicação de esquerda […]

A crise na Caros Amigos: falam os jornalistas e o diretor « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Carta Maior: Política do governo Dilma asfixia publicação de esquerda […]

Deixe seu comentário

Leia também