Breno Altman: Em Houston, ministro diz tudo o que a Chevron gostaria de ouvir

Tempo de leitura: 2 min

100-pre-sal

MINISTRO QUER FLEXIBILIZAR REGIME DE PARTILHA DO PRÉ-SAL

05/05/2015

por Breno Altman, em seu blog, via e-mail

O ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, filiado ao PMDB, surpreendeu o mundo petroleiro, no último domingo, dia 2 de maio, em Houston, nos Estados Unidos, durante entrevista realizada antes da Offshore Technology Conference, que reúne empresas especializadas na extração submarina de hidrocarbonetos.

Perguntado sobre a possibilidade de mudanças na regulação do modelo exploratório do pré-sal, o ex-governador do Amazonas deixou portas abertas para essa hipótese, embora declarando que qualquer alteração dependeria do Congresso Nacional e que não está se discutindo a matéria dentro do governo.

Quando lhe questionaram especificamente sobre a participação mínima obrigatória da Petrobras em campos leiloados, fixada atualmente em 30%, além de exercer a direção dos poços, Braga deu resposta ao gosto das corporações internacionais:

“O que se discute é a obrigatoriedade da operação”, afirmou. “Defendo que a Petrobras tenha direito à recusa de participar.”

Se fosse esta a posição do governo e viesse a ser referendada pelo parlamento, um dos aspectos essenciais do regime de partilha deixaria de ser política de Estado e passaria à tutela empresarial. Os óbvios espaços que se abririam para as multinacionais do ramo dispensam maiores comentários.

Tal rebaixamento de norma, aliás, poderia ser comparado ao fim do monopólio da Petrobrás na exploração do petróleo, efetivado pelo governo Fernando Henrique Cardoso nos anos 1990.

De quebra, Braga também flertou com o abrandamento da norma de conteúdo local, que determina a compra preferencial de equipamentos e serviços de origem nacional.

Para quem tiver curiosidade, as declarações do ministro foram publicadas em nota da agência Bloomberg, sob o título “Brasil estuda alívio regulatório para Petrobras após acúmulo de dívidas”. Assinantes do diário Folha de S.Paulo também podem acessar a matéria “Ministro estuda alterar conteúdo nacional”.

Diversos outros veículos de imprensa noticiaram o mesmo conteúdo.

Claro que existe a hipótese de ter havido manipulação editorial. Caberia ao ministro, nesse caso, desmentir imediatamente as reportagens a seu respeito.

Se os artigos não tiverem distorcido as palavras de Braga, porém, quem terá dois problemas nas mãos será a presidente Dilma Rousseff.

O primeiro deles: esclarecer ao país e à comunidade internacional, mais uma vez, se está mantida ou não a postura histórica dos governos liderados pelo PT.

Há mais de oito anos tanto a atual mandatária quanto seu antecessor comandam batalhas em defesa da principal reforma estrutural do período petista: a adoção do modelo de partilha, cujo núcleo decisivo é o papel da Petrobras no controle e gestão operativa do pré-sal.

Não há uma só palavra ou ato da presidente, além do mais, que coloque em dúvida seu compromisso com a política petrolífera vigente.

O segundo problema será o que fazer com um ministro sem pejo de contrariar posição presidencial sobre o mais importante dos instrumentos relativos ao desenvolvimento brasileiro, ainda por cima estando em território norte-americano.

Se for verdadeira a entrevista de Eduardo Braga, ficará escancarada a presença de um ministro entreguista e indisciplinado no comando do setor que é a menina dos olhos de interesses imperialistas.

Leia também:

Os motivos para o desespero da oposição


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bacellar

Mujica: “A crise da política apenas acentua o individualismo. Prefiro que as pessoas não estejam com a esquerda, mas que estejam com a política. Pagaria esse preço. A antipolítica é aventureirismo ou fascismo. Prefiro a política conservadora, mas a política.”

Fabio Silva

SERÍSSIMO!!! Chevron entrando com tudo no Equador com a historinha do bem contra o mal, dos honestos contra os corruptos! Procure por ‘Julgamento Bruto’ no Twitter.

Ninguém

O mínimo que a Dilma deveria fazer é demitir sumariamente esse sabujo entreguista.

JOAO LAMARCA DE MARIGHELLA

Vergonha, ver um governo que conhece a história desse país, gente que sofreu na mão dessa elite imunda e de seus capangas, ver, em nome da governabilidade, ou mesmo ingenuidade infantil, tipos como Moreira Franco ( histórico capanga da REDE ESGOTO, e outros menos votados, ocupando cargos de Ministros.

Edgar Rocha

Para os defensores da política de coalizão e defesa da governabilidade, o novo lema é este:

“Vão-se os anéis, depois os dedos!”

Chegou a hora de gastar o estoque de brioches feito durante o governo Lula: direitos sociais, trabalhistas, defesa de estatais… bolsa-família (por último, afinal de contas, é o que mais tem sustança eleitoral). Tratam as conquistas como poupança política. No caso, já entramos no cheque-especial. Mas, não é novidade. Nada foi devidamente amarrado defiitivamente. Tudo pode ser revertido, no momento oportuno. Gastaram-se as reservas: não cola mais dizer-se defensor da democracia, bem intencionado, heroi contra a ditadura. Estas coisas já foram penhoradas desde as coalizões mais esdrúxulas: Sarney, ACM, Maluf, Renan, partidos de direita. Em nome da governabilidade e da possibilidade de se aprovarem as mudanças, tudo foi posto no prego. Agora, a despesa aumentou demais e isto já não paga as dívidas com a direita. Chegou a hora do “passo atrás” nas conquistas. A Petrobrás é o equivalente ao carro zero na porta. Puro luxo, pura ostentação, dirão. Já estão vendendo a TV de LCD, ou melhor, a CLT. E não adianta dizer que o PT é contra. A PEC 4330 não devia sequer ser considerada. Mas, o ministro a considera, os deputados que propõe substitutivos a consideram. Dizem tentar transformá-la num mau menor. Só ontem o PT foi na TV e disse que era contra. Só ontem!
Na possibilidade de se perder os dedos (as conquistas, entenda-se) vão alegar o que? Isonomia???? Sim, porque se o presidente não precisa ter todos, porque os trabalhadores haveriam de ter? A esquerda virou piada, mesmo. Só falta agora romperem com a Dilma, na esperança de lançar algum candidato que não se ligue ao seu governo. O Haddad? O Lula?

    Andre

    Piada é achar que esse é um governo de esquerda.

lulipe

E o dinheiro do Fies???

Bacellar

Alguém tem link da íntegra?

Roberto de Paulor

Só tem coxinha idiota aqui,são as viúvas do fhc,o fracassado P36,que quebrou o PAÍS por três vezes.

FrancoAtirador

.
.
“No mundo, 85 pessoas, incluindo 12 brasileiros,
têm a riqueza de 3,5 bilhões de pessoas.
A maioria das 85 pessoas mais ricas do mundo
é formada por ladrões de impostos”
.
01/05/2015 02h00
.
Entrevista: Domenico De Masi
.
.
Crise é algo transitório.
Isto é uma reestruturação mundial da riqueza.
Na Itália, dez pessoas têm a mesma riqueza de 6 milhões.
No mundo, 85 pessoas, incluindo 12 brasileiros, têm a riqueza de 3,5 bilhões de pessoas.
Esses 85 bilionários podem ter duas, três, dez Ferraris, mas não vão comprar 3,5 milhões de calças, vestidos e sapatos.
O consumo cai, a produção cai junto.
.
Como mudar essa reestruturação da riqueza?
.
Pagando impostos –e impostos altos.
Na verdade, a maioria das 85 pessoas mais ricas do mundo é formada por ladrões de impostos.
Eles sonegam impostos e, quando pagam, o fazem na Holanda, onde são mais baixos.
.
São pessoas que financiam campanhas eleitorais em barganha por leis que os favoreçam.
E isso alimenta o ciclo da desigualdade.
.
Trata-se de uma luta de classes às avessas?
.
É uma vendeta. O neoliberalismo da era Thatcher inverteu as coisas: a luta de classes dos pobres contra os ricos se tornou a luta dos ricos contra os pobres.
.
Isso ocorre no Brasil também.
.
Hoje, Dilma é vítima de uma vingança neoliberal.
.
Aécio Neves (PSDB) perdeu as eleições, e o movimento neoliberal se voltou contra Dilma, que não é pior que outros presidentes.
A corrupção sempre existiu no país.
.
O Brasil tem mil outros problemas para resolver…
Há um grande desencontro entre o Brasil real e o Brasil intelectual.
.
Que desencontro é esse?
.
O Brasil tem uma taxa de desemprego que é um terço da italiana ou metade da norte-americana…
.
Mas espera-se um aumento…
.
No Brasil é assim:
se algo vai mal, vai mal;
se algo vai bem,
no futuro vai piorar. (risos)
.
Esse é um pensamento típico dos brasileiros.
Confrontadas com a realidade, essas ideias não param de pé.
.
Terminei uma pesquisa com 11 intelectuais brasileiros sobre como estará o Brasil em 2025. Grande parte desses intelectuais é pessimista.
.
O PIB brasileiro é o sétimo do mundo, à frente da Itália e da Inglaterra.
O Brasil está em quinto em produção industrial.
Está em terceiro lugar em acesso à internet, atrás dos EUA e da Suécia.
Ou seja, o Brasil ocupa posições de Primeiro Mundo,
mas os brasileiros ainda se enxergam como Terceiro Mundo.
.
Quando esses mesmos intelectuais foram confrontados com dados reais,
eles se mostram mais otimistas do que quando discutiram entre si.
.
Os brasileiros têm complexo de vira-lata.
.
(http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/05/1623474-intelectual-brasileiro-tem-mentalidade-de-terceiro-mundo-diz-sociologo.shtml)
.
.

Giusepe

Enquanto o PMDB for governo, o Brasil não sairá do lugar……

Celso Junqueira

Como tem entreguistas nesse país…

José Carlos Vieira Filho

Depois disso uma pergunta: Dilma entregou o ouro pro Tio Sam? Voltamos a ser uma administração colonial?

romanelli

Então, e pq chegamos a esta situação, pergunte-se? Pergunte-se depois de sermos levados a pensar que estava indo tudo bem ?
.
Pq afinal nos vemos hoje NOVAMENTE de joelhos e de pires na mão ?
.
No que tange a Petroleira (sem falar na explosão BILIONÁRIA das contas e dividas do governo, do Estado brasileiro) tivemos mais de R$ 60 bi DESVIADOS pra tocar uma FARRA perdulária e consumista, imediatista e populista.
.
US$ 70 bi capitalizados em 2010 DESAPARECIDOS ou mal investidos ..feitos em atividades que custaram de 8 a DEZ vezes mais do valor originalmente estimado ..elas que JAMAIS terão retorno
.
Claro que também tivemos a LAVA JATO e a incomPeTência em NUNCA respeitarmos prazos, em levarmos a coisa a sério com visão de médio e longo prazo
,
Então, de quem é a culpa, me fale ? Da Chevron, do ministro, de Serra ..ou de DILMA ?
.
Dilma, esta presidente que quando ministra da energia, da casa civil , membro e presidente do conselho, ela que diz que NÃO viu tamanhos desatinos.
.
Francamente, rotular sua administração como RUINOSA, temerária, omissa e irresponsável é POUCO ..muito pouco pelo ESTRAGO histórico e geopolítico cometido contra a NAÇÃO
.
e pensar que na outra ponta hoje o PAÍS, o ESTADO carregado de passivos seculares, ainda paga, pelas FRAQUEZAS a que foi submetido com tanto subsídio pra amigos e desvios, ainda paga mais de R$ 200 bi ano de juros ..e subindo
.
ORAS oras, o ovo da serpente ECLODIU, e ela tem nome, endereço, partido, e pior é que muitos ainda não viram
.
https://www.youtube.com/watch?v=ihaR-_SDemE

Fabio SP

Acabou a grana!!!

A farra do boi não tem mais boi pra farrear…

Distribuiu dinheiro a torto e a direito e agora…

Francico

Gostaria de saber por que esses canalhas (independentes do partido) não vão aos EUA pedirem para terem participação na tecnologia da NASA, informática, telecomunicações, enfim todas as tecnologias em que os americanos são prósperos. Mas por incrível que pareça vão lá para praticamente oferecer nossas riquezas aqueles imundos.

Julio Silveira

Na realidade esse é o governo do PT, muito tristemente reconheço, se até os ministros chamados petistas se parecem com tucanos ou pemedebistas, fazer o que? Está na hora da cidadania sintonizada com a esquerda buscar outra alternativa a esquerda, não adianta enganar-se, o PT já não atende as expectativas politicas para as mudanças que os trabalhadores necessitam, muito menos que o Brasil aspira.

    Vixe

    OH fulano, o entreguista ái é do PMDB, não tem nada de PT não.
    Não distorça as coisas, coxinha.

    Julio Silveira

    Ô fulano vixe, coxinha eu? fala sério. Quando você se tornar esquerda venha falar comigo, você é apenas um deslumbrado que sequer conhece politica, e bebedor de discurso meu caro, ou cara, sei lá. A diferença entre nós certamente é grande e repetir esse chavão contra toda critica não vai tornar sua fantasia mais realista. Eu não sou deslumbrado, nem CDF, sou simplesmente eleitor, mas sou daqueles que valorizam o voto que dou. Votei numa candidata, tô levando o adversário maquiado e travestido, apesar do esforço de alguns para dizerem que está existindo diferença. Olha, fulano VIXE, na minha idade já tive estrada suficiente para aprender quando o estelionato está presente. Não acredito mais em discursos, nem ufano quem acho que tem obrigação que trabalha muito bem remunerado, e ambicionou, por si só, a posição. Então tem que honrar o discurso. E acredito em fatos. O PMDB é governo, foi uma preferencia do Lula, que lutou por essa parceria e excomungou gente de peso do próprio partido. Agora ficam nessa malandragem de quererem camuflá-lo como oposição, na hora das contradições, onde muitas delas servem ao interesse do seu partido, inclusive nesta hora do discurso de quem não tem nada com isso. Eu sou esquerda, seu partido iniciou sendo mas acho que acabou seguindo a diretrizes do dono que se afirmou, publicamente não ser de esquerda. Acho que são tudo politiqueiros, como todos que seguem esse caminho da politica nesse país. Eu como povo lamento, por mim e inclusive por você.

abolicionista

E ainda tem gente dizendo que o projeto do PT não está fazendo água. Há horas atrás, um exército de fascistas estava batendo panela aqui na minha vizinhança. Essa gente vai defender que petróleo seja nosso? Vai defender o país? O projeto de governabilidade acabou, o PT não apostou na luta de classes e a direita ganhou terreno, inacreditável que algumas pessoas ainda não o tenham constatado.

Leo

Enterrar!?
O governo Dilma já foi pro buraco e ela sofreu um impeachment moral!
Levy é o novo Presidente da República e Vana não passa de figurante.
Lamentável essa situação.
O pior é ainda acharem que o PSDB é a solução para o país!
Mais lamentável ainda!

Bom dia.

    leonardo 73

    LEO;
    Lembre que nem tudo que vai para o buraco causa desprazer mesmo que ter de lavar…
    O mais importante é que vencemos o medo os sonegadores os traidores foi muito bom
    esses 12 anos…
    Valeu a pena só fiz o primário mas pude mandar para faculdade meus filhos sou grato
    aos brasileiros como LULA e DILMA ao PT e aos trabalhadores do meu pais…
    Sem roubar sonegar trair deixo cultura e capital aos meus filhos muito agradeço ao que
    respeitam e amam meu BRASIL e seu povo e a nossa PRESIDENTA…

Gerson Carneiro

Houston. We have a solution!

    João Dedeus Netto

    Gerson, a turma do já perdeu aqui em riba, depois da se agarrar até na passeata dos 20 que já estão em Limeira a caminho de Brasília pra derrubar a presidenta, assim, sem mais nem nada, agora querem ir pra Ruston Proclamar o golpe…quáá!!!

Marat

Se esse cara fizer o que os paneleiros exigirem, creio que seja motivo de guerra civil…

Deixe seu comentário

Leia também