Pedágios em SP arrecadam em um ano dinheiro para construir estádios da Copa

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LUCROS

Em um ano, arrecadação dos pedágios paulistas faria 12 arenas da Copa

Estudo de deputados estaduais PT de São Paulo aponta razões para a instalação de comissão que investigará concessões de estradas à iniciativa privada

por Redação RBA publicado 25/04/2014 13:18, última modificação 25/04/2014 16:16

São Paulo – As concessionárias que administram os pedágios nas estradas estaduais arrecadaram, em 2013, cerca de R$ 6,891 bilhões, de acordo com o Pedagiômetro – que utiliza os relatórios de arrecadação das concessionárias para estimar o faturamento das praças de pedágio paulistas.

Segundo nota da bancada do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo, o valor é apenas R$ 733 milhões mais baixo que os R$ 7,6 bilhões previstos no documento Matriz de Responsabilidades, do Portal Transparência, do governo federal, para a reforma e ou construção dos 12 estádios que sediarão jogos da Copa do Mundo de futebol.

Os cálculos, diz a nota, são de diferentes fontes, incluindo BNDES, Caixa Econômica Federal, além de governos estaduais e municipais, dentre outros, e explicam por que a construção das praças de pedágios no estado saltaram de 40, em 1997, para 246, em 2013.

Em seu site, a bancada lembra que as estradas que foram repassadas à iniciativa privada, principalmente na primeira fase, em 1998, apresentavam boa qualidade, construídas com recursos dos impostos pagos pelos contribuintes estaduais.

“Os tucanos entregaram para a iniciativa privada o melhor, as rodovias duplicadas e com maior fluxo de tráfego”, diz o texto.

Ainda segundo a bancada do PT,  67% das concessões de rodovias paulistas usam o IGP-M como indexador para corrigir o valor das tarifas de pedágios anualmente e o restante usa o IPCA. De junho de 1998 até maio de 2013, a variação do IGP-M foi de 248%, enquanto para o IPCA foi de 152%.

Os valores das tarifas de pedágios cobradas no estado de São Paulo serão alvo de investigação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa. O pedido de instalação da comissão foi protocolado em março de 2011, mas só agora passará a ser tema de apuração.

A bancada petista na Assembleia Legislativa – que já indicou os deputados Antonio Mentor e Gerson Bittencourt como membros titulares da CPI – aguarda a indicação dos representantes das demais bancadas, num total de nove parlamentares. Depois disso, deverá ser convocada a primeira reunião da comissão, que elegerá presidente e vice. É de praxe que a presidência ou a relatoria fiquem com o autor do pedido, que foi o deputado Mentor.

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Comentários

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Reinaldo

Esse negocio de “PEDAGIO” os paulistas “ADORAM”, dizem eles que as estradas são uma maravilha, as estradas no estado se São Paulo, sejam elas federais e estaduais, sempre foram as melhores, e essa justificativas de que a criação desses pedagios fora para a sua conservação e manutenção, porque o governo federal e os estaduais não criaram empresas estatais com essa finalidade, se fosse criadas empresas com essa finalidade, os brasileiros seriam menos explorados, o que os defensores desse modelo não diz, é que em outros paísesexistem as estradas pedagiadas, chamadas de auto estrada, paralela as estradas não pedagiada, assim o cidadão tem opção de escolha,o que não acontece no Brasil, aqui o cidadão só falta pagar pedagio para andar à pé, já houve um certo prefeito de São Paulo, querendo implantar pedagio urbano, imagine se essa moda pega, daqui a pouco iria cobrar pedagio para o cidadão utilizar a praia, afim aumentar a ganancia dos tucanos, que o povo paulista “ADORA” pagar pedagio, sugereria os seguintes pedagios.
1 – pedagio para o cidadão andar, seja na estrada, ruas, avenidas e etc.
2 – pedagio para o cidadão tomar banho nas praias, rios,lagoas,piscinas, frequentar parques publicos, estadios de futebol, praças publicas e etc.
3 – pedagio para respirar ar puro, poluido e etc.
4 – pedagio para uso de veiculos, trens, motos, bicicletas no perimetro urbano
5 – pedagio para o uso do espaço aereo no estado de São Paulo
6 – pedagio por uso de elevadores, sejam em predios publicos, privados (shopping, predios comerciais e tambem residenciais)
7 – pedagios para o cidadão poder tomar banho, escovar os dentes, e usar a agua para outros fins
8 – pedagio para o cidadão votar, (se votar no PT paga mais caro), no psdb tera 70% de desconto
9 – pedagio para ser enganado pela midia golpista e corrupção de “DESGOVERNO” demos tucanos.
voces complete o o restante, porque pedagio é que não falta, e esse povo “ADORA PAGAR”

luizcar

O Geraldnho acabou de inventar o PEDÁGIO da água.

carlos

Quem ama este país tem que ser seu militante. O militante tem por atribuição levar informações às pessoas para que possam se decidir adequadamente. Não apenas informar quem está desinformado, mas quem está deformado pela ação dos “profetas”. Ser militante do Brasil exige persistência e perseverança, pois é mais fácil alguém ser convencido pelo “discurso do caos” do que pela edificação da nação. Temos que ter capacidade e vontade para agregar mais amantes do Brasil do que seguidores inocentes que esses “profetas” conseguem. Só no discurso não adianta. É necessário agir. Convencer e convencer a convencer. Pode-se começar com os mais próximos, em casa, no trabalho…Assim se forma uma rede que cresce e, no final, vence. Muito obrigado pelo brilhante texto.

cassio

Pior, é concessão.. ou seja, nós construímos e damos para os caras ganharem muita grana.. uma rodovia nova demorará para ter manutenção onerosa.. é f!

Antonio

Esta CPI já deveria ter sido instalada há muito tempo mas, se o Mentor fizer parte, alguém vai ficar rico e nós continuaremos a pagar as tarifas absurdas que entram como lucro líquido para ser dividido entre os membros da quadrilha composta por dirigentes da CCR e um sem número de politécnicos que formam uma confraria, ora no governo ora em alguma construtora ou empresa que presta serviços ao governo.
Lembro muito bem de ter ouvido do secretário Zeitlin a seguinte frase dita à jornalista que o entrevistava, logo após a assinatura dos primeiros contratos de concessão: Sofro de amnésia, por isso esqueci de colocar no contrato, agora já está assinado e não é possível modificar.
Como sabem, o governo do Mário “Honesto” Covaas, estendeu cabos de fibra ótica ao longo de todas as rodovias paulistas. Por esta rede passam hoje todos os pacotes de dados de bancos, polícia, empresas, governo, tudo.
A instalação seria paga pelo estado mas a exploração seria feita pelas concessionárias e a renda auferida serviria para abater os custos de conservação da rodovia.
Pois foi isto que o professor da Poli “esqueceu” de colocar nos contratos de concessão, ou seja, sem investir um tostão os membros da quadrilha que se apossaram das rodovias paulistas passaram a receber pela transmissão de dados por uma rede de fibra ótica moderna. A renda vinda desta rede é lucro liquido.
Eu cá comigo me pergunto: por que um professor renomado da Poli que pela idade se aposentaria em pouco tempo se prestou a isso? O dinheiro que deve ter recebido falou tão alto!
Sendo engenheiro, ele e o Covas não poderiam ter feito isso com as rodovias.
Nem o Sr. Covas ter declarado que os pedágios afetam que usa as rodovias.
Vindo de um leigo como o Geraldo “picolé” Alckmin, seria compreensível mas, ou o Sr. Covas era um boçal completo e acabado ou nos considerava boçais.
Quanto a CPI, quanto mais longe o Mentor ficar longe dela, melhor!
Ou não se lembram do escândalo BANESTADO……………..já sei era o pai mas, sou adepto da teoria, Tal pai tal filho!

renato

Então os estádios estão baratos.
pelo menos divertem o pessoal..

hc.coelho

Onde estes caras põem a grana de s paulo? Deve ter dezenas de trensalões nas pastas erradas por ai. A pasta do rouboanel por exemplo, foi arquivada na pasta errada. Deve ter pasta errada dentro de pasta errada dentro de pasta esquecida. O paulista vota nestes caras… não dá para entender. Até obra essencial como a do suprimento de agua eles não fazem. O pig e a m… com sua “proteção” destruiram o psdb.
Desastre.

Fabio Passos

Os valores são absurdos. Um verdadeiro assalto a mão armada.
A verdade é que esta roubalheira dos tucanos prejudica muito a população de SP.

Está na hora da população de SP resgatar o Estado destes tucanos incompetentes e larápios.

lukas

É um prazer dirigir pelas estradas paulistas. Oxalá este prazer se estenda por todo o Brasil.

    zequinha

    Dizem que quem tem carteirinha de tucano não paga pedágio em SP. É verdade Lukas?

    Luís Carlos

    kkkk

    Antonio

    Não sei se é verdade.
    O que sei é que no dia de ontem, 25 de abril, trafegando pela Anhanguera um auto comum com placa particular, na minha frente, mostrou um papel para a arrecadadora que fez algumas anotações e liberou a passagem.
    Posto de arrecadação em Luiz Antonio.

    lukas

    Não, se fosse verdade quase ninguém pagaria pedágio em São Paulo.

    Pafúncio Brasileiro

    Ô Lukas, São Paulo, independente do pedágio, sempre teve as melhores estradas do Brasil. Talvez você não tenha idade para fazer tal afirmação. Mas hoje, pagamos o pedágio mais caro do mundo. Isto onera o custo do transporte de 70 a 100%. Porque as concessões de praças de pedágio nas estradas federais tem o seu valor de 1/8 a 1/11 das estradas paulistas ? A está pergunta, nunca obtive resposta, você poderia me responder ?

    Bárbara de Pindorama

    Os petistas querem expandir o tipo de investigação feito na prefeitura de São Paulo para pegar larápios privados subornando funcionários públicos. Não via adiantar nada sem que a Receita Federal pegue os laranjas. O Estado de São Paulo é o estado com mais laranjas.

anac

Alguém perguntou para onde vai esse dinheirão arrecadado dos contribuintes de SP.

Para a saúde educação, transporte, segurança, moradia é que não vai.

Segundo o TCU e os TCEs, a corrupção no Brasil envolveu cerca de R 40 bilhões em 7 anos. (http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5329821-EI7896,00.html).
Cerca de R 6 bilhões por ano.
A sonegação fiscal no Brasil é de R 200 bilhões por ano. R 200 BILHÕES por ano!! (http://www.ibpt.com.br/img/_publicacao/13649/175.pdf). 28 vezes mais.
– Por que a imprensa não fala na sonegação, também?
– Talvez por que eles sejam os maiores sonegadores? E seus grandes anunciantes também?

    Luís Carlos

    Porque para eles sonegar é um dever, um direito na cartilha egoísta neoliberal. Jamais um crime ou imoralidade.

anac

“Quem tiver alguns neurônios em ordem sabe que o que vai garantir mais verbas para a educação, saúde, transporte público, etc., é o corte na taxa de juros, nos juros da dívida pública, no superávit primário, é a adoção de um sistema mais progressivo de impostos e não mais regressivo, e não o abandono do investimento em estádios, também – hipocritamente – definidos como inúteis pelos arautos do caos.

O pior sobre a Copa é a desinformação. É da desinformação que se alimenta o festival de besteiras que são ditas contra a Copa.

Não conheço uma única pessoa que fale dos gastos da Copa e saiba dizer quanto isso custará para o Brasil. Ou, pelo menos, quanto custarão só os estádios. Ou que tenha visto uma planilha de gastos da copa.

A “Copa” vai consumir quase 26 bilhões de reais.

A construção de estádios (8 bi) é cerca de 30% desse valor.

Cerca de 70% dos gastos da Copa não são em estádios, mas em infraestrutura, serviços e formação de mão de obra.

Os gastos com mobilidade urbana praticamente empatam com o dos estádios.

O gastos em aeroportos (6,7 bi), somados ao que será investido pela iniciativa privada (2,8 bi até 2014) é maior que o gasto com estádios.

O ministério que teve o maior crescimento do volume de recursos, de 2012 para 2013, não foi o dos Esportes (que cuida da Copa), mas sim a Secretaria da Aviação Civil (que cuida de aeroportos).

Quase 2 bi serão gastos em segurança pública, formação de mão de obra e outros serviços.

Ou seja, o maior gasto da Copa não é em estádios. Quem acha o contrário está desinformado e, provavelmente, desinformando outras pessoas.

Desinformação #2: se deu mais atenção à Copa do que a questões mais importantes

Os atrasos nas obras pelo menos serviram para mostrar que a organização do evento não está isenta de problemas que afetam também outras áreas. De todo modo, não dá para se dizer que a organização da Copa teve mais colher de chá que outras áreas.

Certamente, os recursos a serem gastos em estádios seriam úteis a outras áreas. Mas se os problemas do Brasil pudessem ser resolvidos com 8 bi, já teriam sido.

Em 2013, os recursos destinados à educação e à saúde cresceram. Em 2014, vão crescer de novo.

Portanto, o Brasil não irá gastar menos com saúde e educação por causa da Copa. Ao contrário, vai gastar mais. Não por causa da Copa, mas independentemente dela.”

No que se refere à segurança pública, também haverá mais recursos para a área. Aqui, uma das razões é, sim, a Copa.

José Renato

São Paulo tem as melhores estradas do país, não existe almoço gratis. O governo federal andou tentando privatizar com o custo baixo, qual foi o resultado??? Estradas meia boca!!!

    Luís Carlos

    Tem gente que quer impor que as pessoas comam caviar no almoço todos os dias quando a la minuta alimenta muito bem. É o almoço mais caro do mundo.

    Pafúncio Brasileiro

    José Renato, como comentei acima, São Paulo, bem antes dos pedágios, SEMPRE teve as melhores estradas do Brasil, os pedágios apareceram para “mamar” na situação. O custo do pedágio por aquí é absurdo.

Luís Carlos

Essa semana viajei até São Loureço do Sul. No trajeto entre Guaíba na região metropolitana de Porto Alegre, até São Lourenço do Sul, aprox. 160km, durante toda extensão da viagem, a duplicação da BR 116 sendo feita em ritmo intenso, com máquinas e trabalhadores ao longo de toda viagem. A duplicação vai até Rio Grande, totalizando por baixo, creio, aprox. 300km de extensão, passando por inúmeros municípios.
Além disso, no trecho entre Eldorado do Sul e São Lourenço do Sul, antes era obrigatório pagamento de 5 pedágios. Após intervenção do governo estadual (Tarso Genro) paga-se apenas dois, com valores 30% menores que antes, no contrato “amigo” das concessionárias e inimigo do cidadão feito por Antônio Britto.
Essa é uma “pequena” diferença entre o tucanato e seus barões da mídia corporativa, de governos populares, mas talvez isso não tenha muita importância para alguns manifestantes ligados a pauta da mobilidade. Estranho como interesses e posições da mídia corporativa e de alguns manifestantes da mobilidade convergem.

    Luís Carlos

    Aliás, a Presidenta Dilma inaugurou e 20 de dezembro de 2013 a Rodovia do Parque desafogando permanentes engarrafamentos na região metropolitana de Porto Alegre.
    Anunciou e assinou contrato para construção da segunda ponte do Guaíba (a primeira foi construída na primeira metade dos anos 60) e também desafogará acesso a Porto Alegre e de outra área da região metropolitana.
    Dilma também inaugurou viaduto da BR 116 para acesso à universidade Unisinos, onde antes morreram muitas pessoas por causa do cruzamento. Não tivemos mais mortes depois disso nessa área.
    Dilma está fazendo o mesmo na entrada de Sapucaia do Sul na BR 116 e região metropolitana, com outro viaduto que será inaugurado em 60 dias.
    Mas nada disso aparece na mídia corporativa, ou se aparece é minimizado ou ainda anunciado como eleitoreiro. Movimentos que tem bandeira da mobilidade também parecem dar pouca importância para isso. Para milhares de pessoas que diariamente usam essas estruturas e tiveram suas vidas aliviadas é muito importante e tem reconhecimento dessas.

Luís Carlos

Então, em apenas 4 anos da “fúria arrecadatória” do tucanato com seus “maravilhosos” e “democráticos” pedágios seriam realizadas 4 Copas do Mundo? Ou seja, uma Copa por ano de arrecadação de pedágios em SP. Isso não leva ninguém para as ruas…

Luís Carlos

Tucanada e mídia corporativa adoram “experiência” dos pedágios do FHC, Serra, Alckmim, Aécio, Antônio Britto, etc. Aliás, essa pauta se refere a mobilidade, e parece que não incomoda tanto alguns militantes dessa área.

Fernando

7,6 bilhões?

Já passou de 10 bilhões faz tempo!

Observador

Com relação às concessões do governo federal e seus pedagios baratos houve uma matéria recente na Globo dizendo que fracassaram com o modelo pois as concessionárias não melhoraram em nada as estradas e só estão tirando a grana sem investirem um tostão. Alguém tem informação sobre isto?

Julio Siveira

Essa invenção foi uma indecência dentre várias indecências de cunho exclusivamente tucano, que infelizmente pela falta de força e respeito da cidadania brasileira acabou se firmando e sendo replicada em diversos estados da federação e até nas rodovias federais, ou seja acabou sendo adotado por partidos os mais diversos inclusive o PT. Subjugando até mesmo a legislação que existente que já previa fonte de recursos para cobrir os custos de manutenção das rodovias.
O que devia ter sido encarado como uma ilegalidade marca da incompetência na gestão pública, virou coisa corriqueira pela fraqueza da sociedade em não reconhecer seus algozes e perceber que o estado brasileiro está dominado por uma estrutura política que antes de servir a sociedade precisa se servir dela.

hamiltonlucio

Pedagio em minas gerais na mg 050 e maior. Roubo do governo aceio neves era governador

Mauro da Silva Noffs

É preciso dizer também que boa parte dessa fortuna foi para a banca via dividendos.Cada vez que o cidadão paulista usa uma estrada,os banqueiros engordam…E será que dessa graninha não se financia nenhuma campanha eleitoral?

Marat

Existe tanto pedágio em SP, mas tanto pedágio, que nada é apurado…
Somos Todos Ferrados.

ZePovinho

O paulista é um sujeito que adora pagar impostos com nome de “pedágios”.

Eugênio C. Rebelo

Mas pelo menos em São Paulo as rodovias são duplicadas. E no Paraná, onde os tucanos instalaram seus pedágios em rodovias simples, cobrando R$ 9,00 a cada 60Km. E o Piá de Prédio promete mais. Aguardem.

Antonio leite

Parabéns , Azenha, mesmo a SEMPARAR fazendo uma fézinha no seu blog, voce mantém a critica.Tem o nosso respeito.Um Abraço ..

José X.

Naquelas listas de bilionários da Forbes existem vários brasileiros que possuem fortuna baseada em “toll roads” (além de outros negócios).

Pedágio é uma mina de ouro, especialmente em São Paulo, onde são caros e existem aos montes.

Tendo em vista que pedágios criam bilionários, automaticamente surge a suspeita sobre os métodos de distribuição dos pedágios. Meu palpite é que deva haver algum tipo de leilão (por baixo dos panos, é claro), que o processo formal (concorrência, etc) é puro engodo.

Esse assunto de pedágio sempre me faz lembrar dos barões salteadores da Idade Média europeia.

Pensando sobre a dilapidação do patrimônio público, cheguei a conclusão que privatizações de mega-empresas estatais deviam passar por plebiscito popular . O que o PSDB fez na época do FHC (Vale, etc) e que NUNCA pararam de fazer em SP é simplesmente roubo do patrimônio público.

mello

Com a palavra os coxinhas e afins .

Urbano

Será que existem escaninhos para comissionados?

    Paulo Cezar Grande

    Agentes comissionados pode existir, mas também seria necessário fazer uma investigação quanto a parentes de governadores e políticos que participam no rol de sócios desses consórcios de pedágios. Tem mais, os sócios constantes nesses contratos como também de outros deviam serem publicados mensalmente nos diários oficiais da União, dos Estados, dos Municípios e no Distrito Federal. Desta forma os Contribuintes que recolhem os tributos e pedágios poderiam marcas esses sócios parentes de políticos que participam indiretamente em benefícios dos detentores dos poderes dos governos.

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