Bancada do PT repudia agressão à chanceler da Venezuela: Autoritarismo e machismo no Mercosul

Tempo de leitura: 2 min

delcy-rodriguez

Crédito: Foto: Eitan Abramovich/AFP, via PT na Câmara

Bancada do PT repudia agressão à chanceler da Venezuela e o autoritarismo no Mercosul

do PT na Câmara, 19/12/2016

A Bancada do PT na Câmara divulgou nota oficial, nesta segunda-feira (19), repudiando a agressão sofrida pela chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, durante reunião do Mercosul na última quarta-feira (14), em Buenos Aires.

O episódio ocorreu na sede do Ministério de Relações Exteriores, quando Delcy Rodríguez tentou entrar no edifício, para participar do encontro, e foi barrada pela polícia e por funcionários do governo argentino.

A chanceler acabou entrando, mas os representantes de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai foram para um local diferente e reuniram-se a portas fechadas, sem representantes da Venezuela e da Bolívia.

Confira o texto, assinado pelo líder Afonso Florence (PT-BA), que considera “vergonhoso” o episódio e identifica também um “componente machista” no mesmo.

NOTA DE REPÚDIO

A Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, historicamente defensora dos princípios que movem o processo de integração latino-americana, manifesta o seu inteiro repúdio ao episódio de agressão institucional à chanceler venezuelana Delcy Rodríguez, ocorrido esta semana em Buenos Aires, por ocasião de um encontro dos chanceleres do Mercosul.

Não é justificável, tanto do ponto de vista do Direito Internacional, quanto na dimensão política, que a representante de um país soberano e partícipe da construção do Mercado Comum do Sul receba o tratamento indigno oferecido pelas autoridades argentinas à Sra. Rodríguez.

Entendemos, ademais, que o componente machista se fez presente neste vergonhoso episódio e isto também é merecedor do nosso mais veemente repúdio.

Consideramos inaceitável a postura autoritária e antidemocrática que os governos do Brasil, da Argentina e do Paraguai — que em parte contam com o apoio do Uruguai — vêm imprimindo à condução do Mercosul, o que se expressa na tentativa ilegal e ilegítima de excluir a Venezuela do bloco, por razões explicitamente ideológicas, mal disfarçadas em alegações supostamente técnicas que poderiam ser aplicadas, aliás, a todos os países membros deste projeto de concertação regional.

De maneira oposta ao que fizeram os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, bem como Nestor e Cristina Kirchner à frente da Argentina e Fernando Lugo enquanto esteve no comando do Paraguai, o golpista Michel Temer e seus colegas Maurício Macri e Horácio Cartes adotam uma política excludente e marcada pela ausência de diálogo.

Esta posição, articulada em larga medida pelo chanceler entreguista José Serra, não levará a outro caminho senão o desmonte do Mercosul e a submissão destas nações aos interesses políticos e econômicos dos Estados Unidos e seus aliados europeus preferenciais, que se beneficiam diretamente da fragilidade da integração latino-americana.

Seguiremos denunciando esta infame operação para excluir a Venezuela do Mercosul e chamamos a atenção da sociedade brasileira e do mundo para esta grave situação vivida pelo Mercosul, que, ao longo da sua existência, trouxe inegáveis e incontáveis benefícios políticos, econômicos, sociais e culturais para o Brasil e para os seus integrantes.

Brasília, DF, 19 de dezembro de 2016.

Deputado Afonso Florence
Líder do PT na Câmara dos Deputados

Leia também:

Patrus: A pressa do vale-tudo golpista é para o povo não perceber


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lukas

O Vai pra Cuba! rapidamente vai mudando para o Vai pra Venezuela!

Que lixos de governos!

FrancoAtirador

.
.
Com o Apoio da Rússia e do Irã, Governo da Síria

Salva Aleppo dos Bandidos Apoiados pelos EUA.
.
.

lulipe

A chanceler age como sapo cururu, você chuta ele volta, chuta e ele volta..Na realidade ela quis apenas chamar atenção, uma jaca pendurada no pescoço teria melhor efeito.

    [email protected]

    Pelo comentário bisonho, admitindo que acha engraçado ou pratica ele próprio o “saudável” hábito de chutar sapos cururus (quem sabe também mendigos, comunistas, bolivarianos, etc) certamente conclui-se que o ser que excretou essa pérola é uma ameba.

    Nelson

    A resposta ao(à) Lulipe foi adequada, Almeida. Parabéns.

    De outra parte, Lulipe, tu já podes reivindicar algumas patacas da CIA, NED, USAID ou de qualquer outra dessas agências ou ONGs que o mui democrático Sistema de Poder que domina os Estados Unidos cria.

    Agências e ONGs que têm a missão de impedir que os povos trilhem o caminho de soberania e de autodeterminação a que têm direito. Direito este inalienável, é preciso frisar. Tu já demonstraste, Lulipe, grande capacidade de bajulação, sabujice e subserviência ao Império. Então, mereces algumas patacas.

Otelo

Por que a bancada do PT não demonstra a mesma indignação quando o governo de Maduro usa força bruta contra manifestantes de oposição, promove prisões ilegais de dissidentes políticos, além de ter levado seu povo à miséria?

    Couto

    Ou também quando não denuncia as forças que fomentam o ódio contra contra o governo popular daquele país.

    leonardo

    que miséria? mais 1 Midiotizado pela imprensa e pior,se revela como tal no comentário!

    Nelson

    Meu caro Otelo. Fiquei com vontade de copiar e colar a resposta que elaborei, para o comentário do(a) Lulipe como réplica para você. Mas, como você não é muito assíduo por aqui – não lembro de tê-lo notado antes – vou, de início, te recomendar.

    Não acredites no que a grande mídia e seus comentaristas, que não são formadores, mas deformadores de opinião, divulgam ou afirmam. Procures meios alternativos para saber o que realmente se passa no nosso país e no mundo.

FrancoAtirador

.
.
Tudo é Uma Questão de Fé … Cega …

https://twitter.com/gu_afonso/status/810937065890267136
.
.

FrancoAtirador

.
.
Mudaram o Nome do Bloco para MiérdoSur
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Cambiaron el Nombre del Bloque a MérdoSul
    .
    .

Nelson

Desgraçadamente, não foi só no Brasil que a podridão assumiu o poder.

Deixe seu comentário

Leia também