Associação Juízes para a Democracia: Repressão no Paraná foi truculenta, covarde, ilegal, idêntica à que ocorria na ditadura

Tempo de leitura: 2 min

AliceRuiz (1)

Foto do Facebook de Alice Ruiz, via Gazeta do Povo

Nota Pública da Associação Juízes para a Democracia de repúdio à repressão aos professores do Paraná

A Associação Juízes para a Democracia, entidade não governamental e sem fins corporativos, que tem dentre suas finalidades o respeito absoluto e incondicional aos valores jurídicos próprios do Estado Democrático de Direito, vem a público, a propósito dos lamentáveis fatos que se passaram na cidade de Curitiba no último dia 29 de abril de 2015, manifestar seu apoio aos professores paranaenses, nos seguintes termos:

1. Os brasileiros assistiram estarrecidos, na referida data, a mais um covarde e truculento ataque do Estado a insatisfações populares manifestadas de forma republicana e democrática, tal como garantido na Constituição Federal. Tratou-se de reação ilegal e violenta, desta vez, inexplicavelmente, assacada contra integrantes de classe que deveria merecer o maior grau de deferência e respeito: os professores.

2. Decerto que as injúrias físicas – que não foram poucas – infligidas aos professores, que ousaram, em continuidade à sua corajosa faina diária em salas de aula pela formação de cidadãos, lutar também nas ruas por direitos que deveriam lhes ser garantidos pelo Estado, não foram o aspecto mais nocivo dos acontecimentos.

3. Decerto que o que mais calou fundo, no espírito de cada um dos manifestantes, foi a simbologia da resposta do Estado às reivindicações dos professores: o obscurantismo, trazido à tona pela utilização de armas, preponderando, à força, sobre as luzes, representadas pelos professores e suas convicções; a repressão, representada pela intolerância ao debate, às manifestações, ao povo nas ruas, sobressaindo-se, a marretadas, à liberdade.

4. Importante relembrar que as manifestações individuais ou coletivas, em vias públicas contra medidas ou projetos governamentais, assim como o direito de greve, configuram direitos previstos nos artigos 5o, incisos IV e XVI e 9º, da Constituição da Federal.

5. Sendo assim, às forças policiais cumpre, por dever constitucional de ofício, assegurar a realização de manifestações públicas e, ao governo, dialogar com a sociedade civil, não sendo balas de borracha ou bombas de efeito moral, respostas legítimas para a discordância popular.

6. A violenta ação do governo paranaense contra os professores configura mais um capítulo do recrudescimento da repressão oficial em plena vigência de Constituição Federal que consagra, como fundamento do Estado brasileiro, o pluralismo político (art. 1o, V). A lógica do eficientismo gerencial para o suposto enfrentamento de questões fiscais tem prevalecido sobre o direito da população de externar suas divergências no espaço público, de forma lamentavelmente idêntica ao que ocorria sob a égide da ditadura civil-militar que vigorou após o Golpe de 1964.

7. A construção de um Estado Democrático de Direito, na forma projetada pela Constituição Federal de 1988, requer o abandono definitivo de práticas policiais para o enfrentamento da questão social.  O dialogo objetivando a efetivação de direitos é a resposta legítima que se espera de todos os governos sob a égide democrática.

São Paulo, 30 de abril de 2015.

André Augusto Salvador Bezerra

Presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia (AJD)

 Leia também:

Sindicato denuncia ação truculenta do governo Richa, que chama de “insano” 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Judite Melo

… Esse massacre pegou muito mal para o PSDB, o pior é que nenhum deles fez qualquer pronunciamento sobre o ocorrido, o velho professor FHC só se preocupa com o impitman da Dilma, alguma coisa tem que ser feita, trabalhador não pode ser tratado dessa forma, a ditadura já acabou e que ela nunca mais volte!! #justiçaParaOMassacreDeProfessores

BARROSO

Paraná, um grotão da ditadura. O carrasco é peça central do PSDB.

FrancoAtirador

.
.
Homenagem aos 17 do Paraná.
.
Exalta-se a Coragem, a Bravura e a Dignidade

dos Dezessete Policiais, Cidadãos antes de tudo,
.
que se recusaram a atacar Professores em Curitiba.
.
A iniciativa solidária foi seguida por outros 50 PMs.
.
(https://twitter.com/cartamaior/status/593850027447033856)
.
.

Zilda

Com todos esses desmandos que estão acontecendo a partir do judiciário, os policiais se sentem autorizados a usar a força e repressão a trabalhadores. Não vi a Associação Juízes para a Democracia se manifestar quanto à exceção adotada pelo MPF e pelo STF no julgamento do “mentirão”. A não ser quando um juiz do DF foi removido do cargo. Isso mostra ação corporativista.
Atualmente o juiz Sérgio Moro tem passado por cima da Constituição, de Leis e princípios consagrados no mundo inteiro afrontando e esgarçando o Estado Democrático de Direito e não vejo a Associação manifestar contrário a esses abusos.
Louvado seja então, já que agora, nessa tragédia na República do Paraná – tinha que ser lá – a repressão violenta contra professores a Associação se manifesta. Parabéns a esses juízes. Precisamos muito saber que “ainda existe juiz em Berlim”.

El domador de boi

Além de responsabilizar o Desgovernador por ato contra a humanidade, seria ideal, também, responsabilizar seus agentes: policiais. Assim, em outra ocasião, estes pensariam duas, ou mais, vezes em atender ordem absurda e ilegal.

Eneas

Paraná, assim como São Paulo, os eleitores que não sofrem lavagem cerebral sofrem de síndrome de estocolmo.
Triste.

FrancoAtirador

.
.
Não houve ‘Confronto’ no Paraná
.
Por Leonardo Sakamoto, via Blog do Miro
.
O uso de uma palavra nunca é aleatório.
.
Mesmo quando conversamos informalmente com um amigo, a razão de dizermos “casa” ao invés de “lar” ou “residência”, mesmo sem pensar, é um processo elaborado de nosso inconsciente que diz muito sobre quem nós somos, nossa história e nosso lugar de fala.
.
E o que fica de fora, o que é interditado, diz mais ainda.
.
No jornalismo, então, palavras não são apenas palavras.
.
O processo de nomear os fatos dá cor, tom e sentido à nossa realidade e constrói a história do cotidiano.
.
Não se engane: a Verdade não está aí fora para ser capturada por olhos de sábios comunicadores e traduzida para o restante da população.
.
Mas é o discurso, construído sob determinado ponto de vista, que define as ‘verdades’.
.
Ao escolher afirmar que os sem-teto ou os sem-terra “invadiram”
e não “ocuparam” um imóvel deixado vazio pela especulação imobiliária,
há uma opção, que, neste contexto, significa defender o direito absoluto à propriedade e não relativizá-lo com os direitos à moradia, à alimentação ou ao trabalho decente.
Todos os quatro, Direitos Humanos.
.
Da mesma forma, escolher a palavra ‘confronto’ para narrar a ignomínia cometida sobre os manifestantes no centro de Curitiba, não é contar uma Verdade,
mas sim fazer uma escolha – consciente, inconsciente ou guiada por Manuais de Redação.
.
Pois ‘confronto’ pressupõe que houvesse mínima paridade entre as forças envolvidas.
.
Pelo armamento dos policiais (bombas de fragmentação, spray de pimenta, gás lacrimogênio, balas de borracha) e a desproporcionalidade no número (seriam 20 PMs – número do governo, portanto, a conferir, e 150 civis, de acordo com a prefeitura, que acolheu feridos – que podem ser ainda mais) e na gravidade dos ferimentos (basta ver as imagens circulando na rede), a tradução do que houve está mais para “ataque policial”, “violência arbitrária”, “agressão gratuita”, “repressão violenta”.
.
Isso se não quiser usar “covardia”, “massacre” ou “estupidez”. Quiçá, “crime”.
.
Mesmo que a polícia tivesse sido atacada primeiro, o que, ao que tudo indica, não foi o caso, ela teria que adotar métodos para permanecer calma e não revidar.
.
Não só por estar mais armada, mas porque sua função principal não é proteger prédios públicos, ainda mais de seus reais proprietários, o povo do Paraná, mas garantir a dignidade e a integridade desse povo.
.
Íntegra em:
.
(http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/04/nao-houve-confronto-no-parana.html)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Os Professores Estaduais deveriam receber Adicional de Risco, não os Policiais Militares.
.
.

Messias Franca de Macedo

… Ah, no programete ‘MAU Dia Brasil’ do rádio de hoje, o cara de pau do Alexandre Garcia disse que “cerca de 100 professores ficaram feridos no confronto com os policiais militares no Paraná”!
Reduziu à metade!
Pelo menos!
“Uma gracinha!”
Até hoje nenhuma palavrinha sobre a Operação Zelotes!
Ah sacripanta!
E, lógico, para o Alexandre Garcia “das organizações (sic) soNEGAdoras Globo” o palco de guerra de ontem na ‘Guantánamo do Paraná’ não foi massacre dos policiais armados até os dentes contra os(as) professores(as)!
Foi confronto!
Mera coincidência com uma das manchetes da ‘Folha’ “da ‘ditabranda’”!
Pausa para rir!
Destas desgraças imbeciloides tão previsíveis!
E seus decrépitos ardis fascigolpistas/terroristas!…

Messias Franca de Macedo

A PROVA CABAL DE MAIS UM CRIME DO ALEXANDRE GARCIA!

Por ‘elle’ mesmo!
Delação premiada?
Risos

Comentário de 23 de abril de 2015 as 07h05

http://www.bomdiafeira.com.br/podcast-secoes/2/

Messias Franca de Macedo

DA SÉRIE ‘TUDO A VER’!

#######################

Quem é o deputado alucinado que quer anular o desarmamento

Por *Marcelo Zorzanelli Postado
em 30 abr 2015

*Jornalista, com passagens pelas revistas Época, Viagem e Turismo, Alfa e pela TV Bandeirantes. Criador do programa Saca Rolha na BandNews FM. Um dos responsáveis pelo site Sensacionalista. Twitter: @zorzanelli

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-e-o-deputado-alucinado-que-quer-anular-o-desarmamento/

LÁ VEM O MATUTO QUE RECONHECE VIGARISTAS PELO PIGARREIO!

… Surpresa?
Oxente, “intonci” “ocês” não ouviram o ‘MAU Dia Brasil’ do rádio, uma das edições desta semana:
fala, fascigolpista/terrorista Alexandre Garcia “dos Marinhos das organizações (sic) Globo soNEGAdoras – das verdades e dos impostos”!
“Hoje, em Israel, é comemorado os ‘Dias dos Mortos em Guerras’! 23.000 soldados e outras vítimas em 67 anos de luta pela independência!
No entanto, este número terrível equivale a menos da quantidade de assassinatos em um semestre… No Brasil!” [A cantilena agourenta de sempre: destratar o Brasil; aviltar a brasilidade; incitar a baixa autoestima nos(as) brasileiros(as)…. Adendo do matuto!]
Continua, Garcia! “Aliás, em Israel, todo mundo anda armado! A gente está cansado de ver professores com fuzis nas costas; pessoas não militares com fuzis nas costas, comendo nos restaurantes. Por isso há poucos crimes por lá! Aqui no Brasil se diz o contrário: tem que desarmar a cidadania, para os bandidos se sentirem mais encorajados para invadir as nossas casas! Não é assim?”
Sem comentários!

NOTA FÚNEBRE: o Alexandre Garcia divulga o programete ‘MAU Dia Brasil’ através das ondas potentes das emissoras de rádio dos rincões deste ‘Brasilzão do Meu Deus’! Todas as manhãs! Até mesmo quando o boçal [pseudo-] jornalista e ex porta-voz da ditadura militar se apresenta em férias! Portanto, o Garcia “da Globo” exerce também a função de, digamos, capilarizador do PIGolpista!
Em Feira de Santana, os comentários panfletários são reproduzidos pela Rádio Princesa FM 96.9 – emissora da Rede Capuchinhos de Comunicações! Uma das rádio católicas [do lucro!].

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: “solto, todo solto!” Impune!
E bravateando acerca da defesa da liberdade de expressão!
Sei!…

    Messias Franca de Macedo

    errata desprezível:
    “Hoje, em Israel, é comemorado o ‘Dia dos Mortos em Guerras’!

    EM TEMPO: outra rádio que retransmite o agourento e fascigolpista programete do Alexandre Garcia “das organizações (sic) Globo” é a Rádio Itatiaia de Minas Gerais!
    Uma emissora de rádio umbilicalmente ligada à ditadura militar!
    A lista de retransmissoras deve ser vasta!

Messias Franca de Macedo

O infame Beto Richa, governador do Paraná

Por jornalista Luis Nassif
QUI, 30/04/2015 – 07:03

O governador Beto Richa (PSDB), do Paraná, é o retrato doloroso do que se transformou o principal partido de oposição no país.
(…)
a esperança de uma socialdemocracia moderna, tornou-se um valhacouto do que pior e mais rancoroso a política brasileira exibiu nos últimos anos.
(…)
O espaço político está vago para aventureiros políticos, porque a geração das diretas acabou.

FONTE [LÍMPIDA!]: http://jornalggn.com.br/noticia/o-infame-beto-richa-governador-do-parana

Francisco

Como nenhum sacripanta truculento do regime militar foi para a cadeia na Comissão da Verdade – ou pelo menos para a execração pública, então as práticas persistem.

Os senhores ministros do STF deveriam se lembrar do primeiro semestre de Direito, onde se aprende que o que não é proibido, é permitido. Os torturados não foram punidos, logo a truculência passou a ser um ato legal.

Que os doutos ministros durmam tranquilos em seus lençóis de trezentos fios…

Marcos Sousa

Chamam isso de inabilidade política do governador, “passando-se a mão na sua cabeça”. Entretanto, qualquer coisa que acontece ou inventam no âmbito de algum governo do PT, dizem logo que é crime de responsabilidade e pedem o impeachment.

Andre

“A lógica do eficientismo gerencial para o suposto enfrentamento de questões fiscais tem prevalecido sobre o direito da população de externar suas divergências no espaço público” É isso ai, capitalismo não rima com democracia. E ainda tem gente que acredita nesse ‘casamento’; o divórcio já se deu a muito tempo e os dois nunca durmiram na mesma cama…

Julio Silveira

Bem ao estilo Tucano. Muito discurso, em geral grandiloquente, para esconder um comportamento sorrateiro, agressivo, golpista e tudo para para afirmar seu interesse entreguista e antinacional.
No Paraná a unica bandeira sobre a mesa do governador é a Yanke, pelo menos até ser flagrada em foto, a original e a que expurga o primo inconveniente.

marialibia

Essa foto me faz lembra uma outra foto de uma menina vietnamita, correndo, aterrorizada, queimada de nalpam, presente dos EUA.

gilmar

É o jeito tucano de governar,encher os bolsos e encher de porrada quem é contra o desmando e a roubalheira

renato

Enquanto isto, Pau, Soco, Debulha Borrachada..
Eu quero saber onde o PSDB enfiou o dinheiro do Paraná.
Eu quero saber por que o Primo dele tá enrolado com desvios.
Eu quero saber, por que a mae dele ganha duas pensoes.
Eu quero saber se ele ajuda o PSDB de São Paulo e Minas.
Eu quero saber de um monte de coisas….que ele foi acusado
nas eleições..
Eu quero saber quem financiou o Aécio..

C.Paoliello

Alguém sabe o que aconteceu com o blog do Esmael, que critica diuturnamente os desmandos e arbitrariedades do “governador” tucano do Paraná?

    renato

    Não sei, diz estar em manutenção..
    mas tá estranho..

    Carlos

    Acredito que a justiça fascista paranaense tirou do ar. Método demostucanos do juíz Moro, Barbosa e Mendes de governar.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Denúncia de Esmael de Morais no Facebook:
    .
    .
    “O meu site (www.esmaelmorais.com.br) está SEQUESTRADO pela Locaweb há mais de oito horas.
    .
    Não tenho acesso ao banco de dados e a empresa, homologada pelo Ministério das Comunicações/ANATEL, não dá satisfação convincente pela retirada da página do ar.
    .
    Técnica e financeiramente, o Blog do Esmael estava em dia.
    .
    Mas o serviço foi interrompido liminarmente, isto é, sem aviso prévio, num momento em que denunciava o governador Beto Richa (PSDB) pelo massacre de professores nesta quarta-feira 29 de abril.
    .
    Será que a Locaweb é tucana?
    .
    Também há relatos de postagens no Facebook, contra Richa, sendo bloqueadas.
    .
    Será que o Facebook é tucano?
    .
    Vou formular uma denúncia aos ministérios da Justiça, Comunicações e ANATEL.
    .
    Quem subscreve?”
    .
    Postado há 4 horas em:
    .
    (https://pt-br.facebook.com/esmael.morais)
    .
    .

Deixe seu comentário

Leia também