Altamiro Borges: Alckmin põe Metrô paulista a serviço da Globo

Tempo de leitura: 2 min

altino-metroviários-HG

Altino: os torcedores ficam em segundo plano

Futebol: Metrô cede à pressão da Globo

Por Altamiro Borges, em seu blog

O governo paulista anunciou nesta terça-feira (29) que mudará o horário de funcionamento do metrô e dos trens de São Paulo nos dias dos jogos para atender aos caprichos e garantir os altos lucros da TV Globo. Na semana passada, parte da torcida corintiana deixou o estádio do Itaquerão antes do final da partida para não perder o transporte.

Houve muita reclamação sobre os horários das partidas, que começam às 22 horas para não prejudicar a novela global. Diante da chiadeira, os tucanos decidiram atender à bilionária famiglia Marinho – que, afinal, dá uma baita ajuda na campanha pela reeleição de Geraldo Alckmin.

A decisão irritou o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino Prazeres.

Segundo o líder sindical, em entrevista ao site do ESPN, a medida prejudica os metroviários e os torcedores. Ele garante que será impossível, com o atual número de funcionários do metrô, dar bom atendimento às pessoas que vão aos estádios para acompanhar os seus times durante a semana.

“É uma decisão que não pensa nos torcedores. Além de torcedores, eles são trabalhadores. Mesmo com o metrô aberto, eles demoram para chegar em suas casas e ainda têm de ir ao trabalho no dia seguinte. Por que não se muda o horário do jogo? É uma decisão que só atende à TV Globo. A cartolagem parece que prefere desse jeito também. Não quer bater de frente [com a Globo], afirmou Altino Prazeres”.

Na última quarta-feira passada (23), no jogo contra o Bahia, vários torcedores deixaram às pressas o estádio antes do apito final para não perder o transporte. Os corintianos ainda acabaram perdendo o último gol do seu time, marcado pelo jogador Renato Augusto já na prorrogação.

A TV Globo, que tem os direitos de transmissão do campeonato, evitou destacar a sacanagem. Mas o tema ganhou as redes sociais. Teve até petição online dos torcedores exigindo mudanças.

Como lembra a jornalista Camila Mattoso, do ESPN, “o horário das partidas é definido conjuntamente pela CBF e pela TV Globo, a detentora dos direitos do campeonato, que definiu sua grade de programação nesse formato”.

Entrevistada pelo ESPN, a vice-prefeita da capital paulista, Nádia Campeão (PCdoB), defendeu a mudança no horário dos jogos e criticou qualquer alteração no funcionamento do metrô e trens.

“O torcedor tem razão ao cobrar melhores condições para desfrutar de seu direito ao lazer. Mas, a meu ver, é mais razoável antecipar o horário das partidas do que mudar o funcionamento de toda a rede de transporte de massa. Como o sistema segue uma série de normas e protocolos para atender ao conjunto da população, o interesse público deve continuar preservado”, afirmou. Já o governo tucano, que deve muitos favores à TV Globo, preferiu ceder aos privilégios da famiglia Marinho.

Leia também:

Sindipetro repudia “matéria caluniosa” de O Globo


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

No consórcio mafioso o que mais há são firulas e pipocos fenomenais, de desgraçar qualquer defesa. É cada rombo na rede…

Dudu, o outro

Coincidentemente, hoje saiu pesquisa do IBOPE dando Alckmin no primeiro turno! Tem muita água nessa história, mas falta água pra população!

Mardones Ferreira

Por isso que a Vênus Platinada é conhecida como o Quarto Poder. Seus interesses são sempre defendidos pelos partidos políticos. Seja no episódio da sonegação bilionária da transmissão da Copa de 2002 ou nesse do horário do funcionamento do metrô em Sampa.

É essa a ‘democracia’ que a Globo e a mídia aliada sempre apoiaram: todo poder emana da Globo.

Lukas

Se o Padilha prometer que vai acabar com os jogos das 10 da noite, batendo de frente com a Globo e a CBF eu faço campanha para ele.

Mas tem que deixar claro.

    Julio Silveira

    Taí Lukas, uma coisa que eu também gostaria de ver. Olha, tu pode ter dado uma ajuda a campanha dele.

sergio

Isto é um absurdo completo, ao invés do jogo começar mais cedo é o metrô que tem que fechar mais tarde.
Que tipo de poderes constituídos tem o Estado SP, que se submetem aos interesses de uma Rede de TV?

Irineu

Azenha e leitores boa noite!
Agora que estão vendo isso?
Vocês não observam as estações de metro onde há TV (Sintonizada na Globo?)
Os Trólebus que faz a linha Morumbi , Berrini e ABC ( Isto é os que possuem TV) Também ficam sintonizados na globo.
Uma vez perguntei ao motorista, ele disse que não consegue mudar de canal.

Luís Carlos

SP não tem metrô 24h? Metrópole a lá tucano. Sem água e sem metrô 24h e com cerca de 12 milhões de pessoas. Se fosse em Cláudio já tinha aeroporto, clandestino mas tinha, para atender toda a metrópole de 30 mil habitantes, mesmo que ninguém por lá tenha avião, com exceção da família que tem fazenda a 6 km do aeroporto clandestino.

Arthur Schieck

Já tive que andar 6 Km a 1h da manhã voltando do jogo do Flamengo no Maracanã por causa desse horário global. Moro em Pendotiba, Niterói. Pensei que haveria baldeação na madrugada, mas não, tive que fazer todo o trecho a pé.
Depois eles se perguntam o porquê dessa média ridícula de público nos jogos nacionais.

FrancoAtirador

.
.
Será que os cidadãos e cidadãs paulistan@s

usuários de transporte público, por via férrea,

já foram informados que Metrô e Trens de São Paulo

são de responsabilidade do Governo Estadual (PSDB)?

Se esperarem pelo COMETA G.A.F.E.*, ninguém vai saber!
.
.
*COMETA = Consórcio de Mídia Empresarial Tucana Abutre
G.A.F.E. = Globo, Abril, Folha e Estadão.
.
.

Deixe seu comentário

Leia também