Aécio, um senador sem amigos; Paulo Nogueira diz que a mídia ataca Lula mas poupa Aécio

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2015-11-27 às 15.11.14

 

Capa de O Globo bota Delcídio no colo de Lula e Esteves no colo do PT; Esteves, o banqueiro que pagou lua-de-mel de Aécio; na capa da Folha, Lula ilustra reportagem sobre Delcídio

Para a mídia, o banqueiro preso não é amigo de Aécio.

Por Paulo Nogueira, no DCM

25 nov 2015

O senador Aécio Neves é um homem sem amigos, para a imprensa.

Ele não é amigo de Perrela, o homem em cujo helicóptero foi encontrada meia tonelada de pasta de cocaína.

Ele também não é amigo de Andre Esteves, o banqueiro preso hoje na Lava Jato.

Em contraste, Lula, segundo a mídia, é um homem cheio de amigos. Você é informado ubiquamente em jornais e revistas, por exemplo, que ele é amigo de um pecuarista preso na Lava Jato como o banqueiro Esteves.

Fui ver o que a decana do jornalismo econômico, Míriam Leitão, deu em seu blog no Globo sobre Esteves hoje.

Nenhuma menção a Aécio. Esteves se aproximou, nos últimos anos, do governo, disse Míriam.  Este seu pecado, para Míriam: aproximar-se de Lula e Dilma.

A empresa para a qual Míriam trabalha sempre esteve longe de governos, naturalmente, a começar pelos da ditadura militar, e depois seguindo por Sarney. Distância absoluta, o que dá a Míriam força para falar nos males trazidos pela proximidade com governos.

Não é notícia, nem para Míriam e nem para ninguém na imprensa, que Andre Esteves pagou uma viagem para Nova York para Aécio e acompanhante em 2013. Ele era então senador.

Em Nova York, Aécio falou num encontro com investidores estrangeiros promovido por Esteves. O casal Neves ficou hospedado num dos hotéis mais tradicionais de Nova York, o Waldorf Astoria.

Repare.

Ninguém discute se é ético um banco patrocinar uma viagem a Nova York para um senador da República.

Foi sua lua de mel. Aécio acabara de se casar. Míriam, como o resto da mídia, ignorou esta viagem de Aécio em seu texto. Será que ela acha moralmente aceitável este tipo de coisa? (Do episódio ficou o boato de que Esteves foi padrinho de casamento de Aécio. Não é verdade.)

Suspeito que para ela, assim como para a maior parte dos conservadores, haja duas formas de analisar uma mamata como a oferecida por Esteves a Aécio.

Para figuras como Aécio, tudo bem. Mas se fosse para alguém do PT seria um escândalo.

O Brasil vive a tragédia da dupla visão sobre episódios idênticos.

Fui ver o perfil do site da Folha sobre Andre Esteves. Mais uma vez, nenhuma citação a Aécio. Havia até, na última frase, a afirmação de que Esteves é sócio minoritário dos Frias no uol.

Mas silêncio absoluto sobre Aécio. É um homem sem amigos. O oposto de Lula.

Esta a mídia não enviesada, na definição antológica do juiz Sérgio Moro, outro luminoso exemplo de isenção.

Leia também:

PT ataca herança maldita dos tucanos, mas acelera mineração em Minas


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

FrancoAtirador

.
.
Rodapé de Página do Jornal Folha de S.Paulo,
.
depois que o Frias fez o Estrago com a Calúnia:
.
A Folha errou
29/11/2015 02h00
.
No primeiro dia deste mês, a manchete desta Folha foi a reportagem “BNDES suavizou exigências para socorrer amigo de Lula”, na qual o jornal afirma que o banco contornou norma interna que impediria conceder empréstimos para empresa cuja falência tenha sido requerida.
.
A matéria insinua que o objetivo seria dar tratamento privilegiado à empresa São Fernando Energia e a seu acionista José Carlos Bumlai por conta de uma suposta relação com o ex-presidente Lula.
.
Não houve nenhuma flexibilização de normas internas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A operação referida pela Folha foi feita na modalidade indireta, em que o BNDES atua em parceria com bancos credenciados.
.
Nesse caso, a análise do crédito e o risco de inadimplemento (pagar os valores devidos caso o mutuário não o faça) são assumidos pelos agentes repassadores, que foram BTG e Banco do Brasil. Em particular, cabem aos agentes atestar que fizeram a análise cadastral, o que incluiu identificar e avaliar processos judiciais e apontamentos que ameacem a solvência do postulante final.
.
O jornal tentou fazer crer que a operação seria irregular em razão da suposta existência de uma norma interna que vedaria financiar uma pessoa jurídica contra a qual exista um pedido de falência. O normativo em questão, contudo, tem sua finalidade ligada intimamente à etapa de análise de crédito, que, repita-se, nas operações indiretas não cabe ao BNDES, mas aos repassadores da operação.
.
A Folha não tinha nenhum indício de que teria havido tráfico de influência, mas tentou por dias encontrar algo atípico na operação. Não encontrou nada, mas nem assim deixou de levar sua insinuação à frente.
.
O jornal também ignorou o contexto em que os financiamentos ao grupo ocorreram. O primeiro, em 2008, aconteceu em um período de crescimento do setor, quando o BNDES e outras instituições financeiras apoiaram dezenas de empreendimentos semelhantes.
.
Nas operações da São Fernando Açúcar e Álcool, todos os procedimentos foram observados, as devidas garantias exigidas, o rating e o cadastro da empresa eram bons. O projeto foi concluído.
.
Em 2012, o financiamento indireto à São Fernando Energia ocorreu como parte da reestruturação do grupo, o que melhorou a posição de crédito do BNDES. Quando a empresa deixou de honrar com sua recuperação judicial, o banco não hesitou em pedir sua falência.
.
O erro da Folha foi grave, pois lançou uma suspeição indevida sobre o BNDES, que se espalha nas redes sociais e contribuiu para associar o nome do banco a operações policiais.
.
Para ser aprovado, um financiamento no BNDES passa pela avaliação de pelo menos duas equipes de análise e dois órgãos colegiados, num processo que envolve mais de 50 pessoas. Ingerências impróprias são virtualmente impossíveis.
.
O banco tentou em vão por 25 dias obter uma retratação da Folha. [!!!]
.
A concessão foi abrir este espaço de artigos, que não tem o mesmo impacto de uma manchete de domingo.
.
Embora a nova Lei de Direito de Resposta seja um avanço, optamos por não nos valer de seus mecanismos judiciais para reestabelecer mais rapidamente os fatos para os leitores.
.
O BNDES não teme o debate e nem ser avaliado por suas opções estratégicas. Mas as informações precisam ser fidedignas para que a discussão seja justa.
.
LUCIANO COUTINHO, 69, economista e professor da Unicamp, é presidente do BNDES
– Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
.
(http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/11/1712448-a-folha-errou.shtml)
.
.

Urbano

Dentro de certas propriedades é o que mais deve ter…

FrancoAtirador

.
.
MILIONÁRIOS SÃO HOMENS DE BENS
.
(https://twitter.com/alexpopst/status/670549329476780032)
.
.

FrancoAtirador

.
.
Último Apelo ao Sumo Poder Supremo:
.
Se não dá um Processinho contra Tucano,
.
quiçá um Afastamentozinho na Câmara…
.
.

Francisco de Assis

A Folha de hoje, 27 de novembro, publicou manchete em letras garrafais, abaixo de foto enorme do Lula, na mesma largura, como se fosse sua legenda, com os dizeres: “Delcídio diz que agiu por ‘questão humanitária'”. A escrotidão da intenção da Folha é clara: apontar que o ‘bandido’ Delcídio agiu para ajudar Lula, por ‘questão humanitária’.
.
Ou seja, a Folha escondeu Cerveró na manchete/legenda, e o substituiu, subliminarmente, pela foto do Lula, ou seja, pelo Lula.
.
O nome disso é JORNAZISMO, e não é surpresa vindo da Folha, o jornal que publicou a ficha falsa da Dilma e cedeu caminhonetes para os assassinos, torturadores e estupradores da ditadura, que a Folha, novamente ela, chamou de ditabranda.

    Wladimir Teixeira

    JORNAZISMO = JORNALIXO

Cláudio

:

: * * * * 19:13 * * * * Ouvindo A Voz do Bra♥♥S♥♥il e postando:

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
* * * * * * * * * * * * *
* * * *

Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 neles ! ! ! !

* * * *
* * * * * * * * * * * * *
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Lucas Parente

É o duplipensar de Orwell, às avessas.

Leo

O texto justifica o erro de um pelo erro de outro, ou seja, se o Aécio errou, o que é normalíssimo na política brasileira, todos podem errar. Não! Se o Aécio errou, cadeia nele, assim como em todos que aderiram à corrupção!
.
Defendam a justiça, senhores e senhoras! E não deixem de falar dos erros desse Governo e de seus aliados porque essa mídia podre não toca no nome da esquerda que está mais à direita, ou seja, dos tucanos.

ROMUALDO

Avisa a Torcida do Corinthians , todos torcem para o mesmo time de Lula, sera que a vasa jato vai prender dota a torcida corintiana.

marcio ramos

… é incrível mas a mídia bandida ainda tem milhões de amigos, ao estilo facebookiano, todos dissimulados…

Frederico Evandro

Que fique claro uma coisa, se Lula voltar ao governo, voltará não como antes, mas terá que enfrentar toda essa corja de bandidos, prostitutas e ladrões que saqueiam nosso país. A começar cortando os gastos de publicidade com todo esse esgoto que está por ai. Chega de jogar pérolas aos porcos. Não aguentamos mais e o pior é que o povão continua alienado.

    Leo

    E o Lula é o quê? Santo? Quem são os traidores de quem ele se referiu quando estourou o escândalo do mensalão? O Dirceu não é, pois, em pleno congresso petista, colocaram a imagem do Zé em um banner, como se fosse um herói!
    .
    Defenda o Brasil e não partidarize.

Mauricio Gomes

Azenha, faltou a antológica foto do Aébrio na companhia “edificante” dos seus amigos Paulinho da Farsa e CÚnha no dia do trabalhador.

caracol

Trata-se de uma questão de 500 anos.
É uma questão de “berço”.
Desde as Capitanias Hereditárias o roubo, o extrativismo, a espoliação, a exploração e o escravismo foram prerrogativas dos brancos “civilizados” oriundos das matrizes colonialistas. Para quem tem “berço”, tolerância. Para quem não tem… pau neles. A máxima brasileira é: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Diante desta realidade, como admitir que um Partido de Trabalhadores (ugh! Que horror, trabalhadores!) pretenda uma fatia do bolo? Nordestino? Pau-de-arara? Torneiro mecânico? Pobre? Não fala inglês nem francês? E (horror !) sem um dedo?!
Como compara um NEVES com um simples silva?
É uma questão de berço.
Vai ser duro conseguir mudar isso, a nobreza não vai largar suas prerrogativas de “berço” tão facilmente não. E o que esse PT que está aí parece estar querendo é apenas… uma fatia do bolo… é participar da festa, tão modestinhos, não estão querendo nada diferente do que morder umas migalhas… pois o BOLO que as elites vivem comendo nem lhes caberia na garganta.
Imaginem se quisessem mudar uma sociedade, interferir em seus valores e critérios, tornar o Brasil mais humano e igualitário…
Aí o pau ia comer mesmo.

Marat

Estou 100% com Paulo Nogueira. A impren$$$a e o judiciário da Casa Grande têm partido, têm ideologia e nãop cumprem seus papéis primordiais, que seriam a busca da verdade, doa a quem doer, e promover Justiça, doa a quem doer.
Estes dois partidos políticos adoram sofismar e tergiversar… Adoram imitar as boçalidades (que são muitas) do denominado “primeiro mundo”, mas fingem não conhecer as (poucas) coisas boas que lá existem, como reforma agrária e direito de resposta!

Romanelli

desculpe ..mas acho que este tipo de artigo “enciumado” já deu no saco
.
Ainda tenho uma duvida ..o missivista quis admitir que “somos iguais a eles, iguaizinhos” ou, ou “que eles não são melhores do que nós”, é isso ?
.
De qq forma, a não ser em colaborar com a cizânia e a intriga, penso que este tipo de artigo (político ELEITORAL) esta fora do momento e do contexto, fora eixo, destoando dos GIGANTESCOS desafios éticos, econômicos, políticos e sociais que o país esta enfrentando e que clama por soluções urgentes
.
Ficar se preocupando com Aéro Never, em 2015, com o protecionismo midiático ofertado a este proto aristocrata em detrimento aos proto ralé ? penso que isso não dará as respostas que precisamos atualmente ..muito menos justificar as “nossas faltas e PECADOS”, a nos dar caminhos a trilhar
.
éhh, definitivamente, esta não são as minhas prioridades não
.
https://www.youtube.com/watch?v=iQ4IBFC2YWk

Marat

Texto devastador!!!! Nem há o que falar, apenas aplaudir e repassar ao máximo de reacionários possível!!!

FrancoAtirador

.
.
Entrementes…
.
Zé Chevron Bebendo um Drurys,
.
em sua Quietude Entreguista,
.
.

Deixe seu comentário

Leia também