Vermelho: O Índio que caiu do céu

Tempo de leitura: 3 min

19 de Julho de 2010 – 11h45

Índio que “caiu do céu” leva inferno astral para campanha Serra

O candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra já mostrou a que veio — e conseguiu a proeza de desagradar a todos. Ao dizer que “todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior”, Índio da Costa (DEM-RJ) irritou seus aliados, constrangeu eleitores de opinião pró-Serra e pode até ser questionado na Justiça.

Por André Cintra, no Vermelho

As infâmias foram veiculadas na sexta-feira (16) pelo portal Mobiliza PSDB, mas o vídeo foi rapidamente tirado do ar. A campanha Serra também tratou logo de fugir ao máximo da responsabilidade. Soninha Francine, coordenadora de internet do comitê central de Serra, e Sérgio Caruso, coordenador da comunicação da campanha na web, declararam que nada têm a ver com as sandices de Indio da Costa.

Destemperado, o jovem “demo” também chamou a candidata do PT, Dilma Rousseff, de ateia e “esfinge do pau oco”. Tudo porque, em comício no Rio de Janeiro, Dilma ousou comparar seu próprio vice, Michel Temer (PMDB-SP), com Índio da Costa. “Meu vice não caiu do céu, não é improvisado. É competente e capaz”, sintetizou a petista.

A reação do vice de Serra — que é deputado federal — serviu para desnudar o que pensa um político até então desconhecido até mesmo em seu próprio partido. “O Índio do Serra deveria continuar mostrando como conhece a política nacional. É o vice dos nossos sonhos. Tá ajudando muito mesmo”, ironizou o secretário nacional de Comunicação do PT, André Vargas (RS).

Reprovação geral

Nos bastidores, a coligação demo-tucana repudiou a verborreia de Índio da Costa. Segundo o blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de S.Paulo, Serra “evitou desaprovar Índio em público”, mas privadamente “considerou inadequadas as declarações de seu vice. Avaliou que destoaram do discurso que pretende esgrimir na campanha”.

O desacordo ecoou entre os presidentes nacionais do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). “Não dá para cravar que o PT tenha relação com as Farc”, admitiu Rodrigo. “Não tenho elementos para dizer que há ligações do partido com as Farc”, reconheceu Guerra. No mesmo tom, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia declarou que “o PT como partido — e pela sua diversidade, especialmente pela hegemonia do sindicalismo — não tem essa ligação”.

Em depoimento “em off” à Folha de S.Paulo, um dos coordenadores da campanha Serra afirmou que Índio da Costa “se excedeu e que Serra não pretende adotar esse discurso no embate com a candidata petista. Ele atribuiu o tom dos ataques à inexperiência de Indio, de 39 anos. ‘A juventude tem vantagens e desvantagens’.”

Orestes Quércia (PMDB-SP), candidato ao Senado e um dos raros peemedebistas a apoiar Serra, foi outra liderança política a questionar o discurso de Índio da Costa. Segundo Quércia, “não é o momento para fazer esse tipo de conexão”.

Até a candidata verde, Marina Silva, saiu em defesa do PT e contra a baixaria do vice de Serra. “Aprendi com os índios na Amazônia que é muito importante estar bem preparado politicamente, tecnicamente e inclusive emocionalmente para pretender o lugar de cacique. Acho que talvez o deputado Indio não esteja suficientemente preparado para ser cacique do Brasil.”

Tuitando à margem da lei

O palavrório antipetista não foi a única lambança de Índio da Costa. No domingo (18), o ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), multou o vice de Serra em R$ 5 mil por propaganda antecipada na internet. Em 4 de julho, quando sua indicação à chapa presidencial mal havia saído do forno, Índio já pedia voto abertamente para Serra através do Twitter, o que viola a artigo 36 da Lei das Eleições (9504/97).

“A responsabilidade é enorme. Mas conto com o seu apoio e com o seu voto”, tuitou o político “demo”, dois dias antes do início oficial da campanha. “Vou dar tudo de mim. Vamos para as ruas eleger Serra Presidente”. Ao dar tudo de si, Índio mostrou que, mesmo “caindo do céu”, foi capaz de provocar um imenso inferno astral na campanha Serra.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Geysa Guimarães

Caiu do céu para o Michel Temer. O merendinha cheiroso (creolina concentrada anti-mendigo, que ele mandava colocar nas calçadas do Rio) conseguiu transformá-lo em um primor. Viva o vice de Dilma!

Mauor

O PSDB deve ser o único Partido do mundo que faz denúncias e as prova com seus próprios panfletos (Folha de São Paulo, O Globo, Veja e Estadão)

Rodolfo

Que tal deixar de repetir por alguns poucos minutos slogans da campanha petista e dar uma olhada rápida nas provas da relação PT-FARC e da relação FARC-tráfico de drogas? Dêem uma pesquisada no YouTube ou no site Mídia Sem Máscara, digam pra vocês mesmos: vou ver esses vídeos ou ler essas matérias ou documentos por não mais do que cinco minutos. Se depois vocês quiserem voltar pra cá só pra xingar o Serra, direito de vocês. Mas não custa dar uma olhada!

Urbano

O índio caboclo-d'água ascendeu das fornalhas do enxofrento, na vã esperança de ingressar no céu, mas certamente não conseguirá seu intento, pois será reprovado no vestibular do próximo dia três de outubro, juntamente com o seu companheiro de aventuras, o zé contra-rampa, o mitômano.

Carlos de Sá

Se não for desespero é a tal da "competência" da oposição.
Dá pra acreditar um bando de filhotes da ditadura (DEMO) reclamando de ataques a liberdade de expressão??!!
Eu fico imaginando um monte de lobos defendendo um rebanho de ovelhas, suplicando pela vida das coitadinhas, lambendos os beiços e afiando os dentes, é claro. Isso é o DEMO.

Guilherme Scalzilli

Borduna
O PT precisa sair rapidamente da catatonia usual perante os ataques da corja serrista. Se quer mesmo processar Índio e sua tribo, que o faça logo, em grande estilo, armando barraco, pedindo cadeia, fortunas e impugnações. Caso não possua tanta convicção, deve reagir como Paris Hilton: jogando o cabelo para trás, num riso de escárnio e gostosura, ignorando os invejosos e seguindo em frente.
Desse jeito, reverberando as bravatas com ameaças vazias, não pode continuar. Enquanto a imprensa fabrica o mito da procuradora eleitoral apartidária (e na página ao lado ecoa baixarias que em outros tempos chocariam o prurido ético dos comentaristas), a campanha de Dilma Rousseff cai na armadilha, engole pautas alheias e apanha de graça.

dil

Realmente inacreditável:

recomendo a leitura de:

Afinal, quem é Índio?

Um resumo da trajetória política do homem que escolheram para VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DO BRASIL

agora em:
http://eagora-dil.blogspot.com/

Adilson

Azenha,

Na condição de cidadão brasileiro agradeço, sinceramente, os DEMOS por terem feito o Zé Pedágio ter que engolir o ignóbil Índio.
Meu muito obrigado!
Também, já estava passando da hora dos DEMOS fazer algo de relevante para o país.

Druida

Cadê o Carlos Minc? Retiro espiritual ou algo assim?

Wildner Arcanjo

No nosso país, o tipo de pessoa que atende a este expediente tosco e porco, não lota uma kombi.

Wildner Arcanjo

Assim não dá! Assim não pode! Dessa forma só tem um jeito: Daniel Dantas para vice de Serra!

Roberto Locatelli

O Da Costa é resultado direto da falta de rumo e de planejamento da campanha do sr. JS. Assim como Serra era o candidato preferido do Governo para concorrer com Dilma, esse vice é ótimo… para o Governo.

Dilma disse que esse playboyzinho "caiu do céu". Mas acho que, na verdade, ele brotou das profundezas do inferno para infernizar Serra.

    rafael

    Sinto pena do Serra, esse vice é um cuspe em sua biografia.

Sagarana

Quem esse Índio pensa que é? Tá achando que pode sair falando a verdade por aí impunimente? Acorda sò, isso aqui não é a Alemanha.

    Marat

    Mas o muso da Dora Kramer não consegue falar a verdade… ele pode falar o que pensa (se é que pense), agora a verdade é algo diametralmente oposto da coligação Unidos pela Mentira (PSDB/PFL/PPS/PIG)…

    Christian Schulz

    Por falar em (re)nascidos do inferno…

    E aquela ortografia tradicional? Ficou só no Guimarães Rosa? Ou é usada impunemente como derivação parassintética?

    Falar a verdade perto do PSDB significa que o Mário Covas Neto vai tentar fazer uma carreira de advogado em cima que quem abriu a boca…

    Como já foi (bem) dito antes, não diga "excessão da verdade" perto do Serra…

    Sagarana

    Obrigado pela correção e perdão pelo equívoco.

    Adib

    … e infelizmente pra vc, nem é a década de 30.

    Sagarana

    Está aí a esposa do Chanceler Medina, funcionária do governo Lula, que não me deixa mentir. E a campanha contra o crack, como anda?

Rosamaria Carvalho

"Aquele que roubou o leite das criancinhas" se acha no direito de dá lição de moral. Temos que vê a forma
preconceituosa desse tipo de gente, que sai atirando para todos os lados, seria um filhote de corvo?

O Brasileiro

Se com 39 anos ele fala tantas bobagens, imagina o que o Índio da Costa falava quando tinha 20 anos…

    Heitor Rodrigues

    Acho que aos 20 anos ainda não tinha aprendido a falar…

    @marisps

    KKKKKKKK!!!

Mª vivamandela

Essa oposição de quinta merece ter um candidato antipático, mentiroso, arrogante, para completar essa ópera bufa, um neófito palrador de merde.

beattrice

Difícil dizer se este índio caiu dos céus ou subiu dos infernos.

Cecéu

Atenção! Foi o Serra foi quem escolheu o índio. Procurem saber porquê. Mas foi ele que escolheu.

Elaine

Não há nenhuma dúvida que o PT tem parcerias com as FARC dentre as quais no Foro de São Paulo (FARC saiu recentemente), tendo inclusive recebido verbas para campanha.
As FARC são terroristas guerrilheiros que sequestram, matam, roubam e são narcotraficantes. O Índio exagerou em dizer que o PT faz narcotráfico. Não. Os aliados, sim.
A exemplo de Fidel que exterminou covardemente milhares de pessoas, Lula é amigo mas não extermina. Pelo menos diretamente como faz o Fidel e seu irmão.

    rafael

    A situação da Comobia é muito mais complexa que essa visão maniqueísta. A questão lá é mercadológica antes de ser ideológica.

Alencastro Penaverde

Segundo Quércia, “não é o momento para fazer esse tipo de conexão”. E qual é o "momento" cara-pálida? Será na hora em que os carroções da caravana vitoriosa da Dilma, que avançam para oeste (Brasília) que ele quer que seja atacada pelos sioux? Ou melhor, pelos índios da tribo "merendinha"? Com um "cacique paulista" desses, é que são paulo (com minúsculas mesmo) cada vez mais marcha para o ostracismo.

Fabio_Passos

Uma vergonha a direita aparecer com este sujeito desqualificado.

… um leitor de revista veja. Indigente ético e intelectual.
Nem parece verdade.

    beattrice

    Bom demais para ser verdade.

malu

Dizer que a verborragia do candidato deve-se à juventude é demais. Com 39 anos, o sujeito já sabe muito bem controlar sua língua, tem muitos caras nessa idade que já são avôs. O Nelsão tem razão: o nome dele deveria ser Indiota mesmo.

Marat

Engraçado, o PT é 13, mas código 13 mesmo, de verdade, é o Índio… Ele ainda vai dar votos ao PT, por associação ao número!!!

Marat

Um índio descerá de uma estrela velha e brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade indolente
E pousará no coração do hemisfério sul, na América, num escuro instante
Depois de exterminada a última nação demista
E o espírito dos tucanos das fontes de água límpida
Mais atrasado que a mais atrasada das mais atrasadas das tecnologias
[…]
E aquilo que nesse momento se revelará aos eleitores
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas por ser parvo, tolo, ignorante e simplório

Eu não sou bom nisso, mas, perto desse Índio, qualquer um é brilhante…

    beattrice

    BOM! Muito bom.

Gerson Carneiro

O Índio é aquele muleque que foi colocado no time porque sobrava uma vaga e não tinha ninguém. E após isso, se deslumbrou a dar de canelada achando que é o "craque" do time.

Ou seja, não passa de um otário.

Albuquerque

Voce certamente já leu a carta do índio,aquele documento histórico,e ecológico datado de 1855 aproximadamente,quanta diferença,para nossa surpresa agóra estamos lendo na net ,A CACA DO ÍNDIO,ele deve estar acometido da síndrome do NEO-GAGA.

Marat

Depois que eles perderem as eleições, os jornais dirão que o Índio era um petista infiltrado e tentarão melar o jogo no tapetão do Gilmar e da Cureau…

    Fabio_Passos

    hã… pode ser isso mesmo.
    O cara é um fã do prof Hariovaldo sabotando a campanha da direita.

    Marat

    O Índio está realmente para um Hariovaldiano involuntário… ou para um personagem kameliano… para a campanha isso está sendo ótimo!!!!!!!!!!!!!

José Aparecido Neto

tem pesquisa no site da Revista Época perguntando em quem vc votaria para presidente e coloca como opções os nomes dos vices. Índio está na frente, mas estranhamente nao consegui votar em dois computadores diferentes.

Nelson Quintanilha

Caraca!!!!!

Estamos bem de vices, difícil saber qual o pior!
O pior seria o astuto ou o bobo da corte?

Hélio Jacinto

Eu já acho diferente, Índio da Costa, virou apenas um Papagaio treinado que repete o que seu amestrador ensina.
Como Amestrador, Serra repetiu varias vezes até o Papagaio Índio decorar e repetir fielmente o pensamento de seu Amestrador.
Estas baboseiras deste Papagaio, vem a tona justamente no momento em que as Centrais Sindicais desmascararam o farsante do Serra, deixando claro que ele meteu a Mão Grande nos Projetos do Seguro Desemprego e do FAT.
Serra, usou seu Papagaio pra fugir do assunto de surrupiar projetos.
Até este momento Serra vem atingindo seus objetivos de desviar o foco das reportagens, esperando que os assuntos que lhe incomodam caiam no esquecimento.

nelsão

Este Indio (não merece este nome, é um desrespeito) deveria chamar-se INDIOTA.
nELSÃO

Carlos Cruz

É o vice que a campanha de Dilma queria! Mentiroso, está em extase com a luz dos holofotes, da imprensa demotucana. Tudo que falar vai repercutir negativamente na já combalida campanha demotucana, pois de sua responsabilidade. Acho, até, que muitos do PSDB irão se sentir incomodados com tanta baixaria do Sr.Serra e seu vice. Perderá cada vez mais apoiadores. O PT deve processar na esfera penal, civil e, com base na legislação eleitoral, solicitar direito de resposta nos minusculos minutos televisivos demotucanos, se é que vai sobrar algum. Um presente!

Antônio Carlos Viard

A respeito de seres que caem do céu, tem-se – em Isaías 14:12-14 – a seguinte passagem: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo."

Trata-se de Lúcifer que, após a queda, passou a ser chamado de Satanás.

Lê-se em Apocalipse 12: "Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele."

Será por desinformação que o candidato Índio da Costa se enche de orgulho, ao concordar que – de fato – teria caído do céu?

Ney Henrique

desde o início eu falo:

O Indio Costa é a Sarah Palin do Serra!

Além disso … todos os mandatos executivos do Serra terminaram nas mãos dos vices … Deus me livre desse Indio Costa na presidência!

Dilma!

    Levy

    Isso mesmo, quando eu vi já pensei na Sara Palin.

Hilário

O vício do vice, parecer serviço de serviçal. Ele serve a propósitos definidos. E só a isso se presta. Ao imperador prostrado pela realeza dos números atuais, o parlapatão apresenta a rudeza do engano na escolha.

Guilherme Milani, SP

Vejam aqui um exemplo clássico de manipulação jornalística. O colunista Clóvis Rossi comenta hoje, na Folha, sobre o assunto em pauta: a tão comentada ligação entre PT e as Farc. A manchete da página principal é incrível:

“Serra não deixa de ter razão ao dizer que PT tem laços com as Farc”. (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/769768-pt-farc-meia-verdade-e-ambiguidade.shtml)

Então, lendo o texto, vem o contraponto, devidamente “escondido” no terceiro parágrafo: “O que Serra não explicitou é que o PT cortou tais laços depois que chegou ao poder. Ou, pelo menos, a parte mais importante do partido”.

Aqui o jornalista se referia ao Foro de SP e ao tempo, longínquo, em que um PT mais esquerdista e a guerilha colombiana ainda não contaminada pelo narcotráfego eram próximos. Em resumo, explico o óbvio: o texto foi manipulado de maneira a dar credibilidade às bobagens ditas pelo vice do Serra e estender o assunto até uma próxima “pesquisa eleitoral absolutamente isenta”, que deve estar se aproximando. Ou seja, muita sujeira ainda vai rolar até a eleição. Tb pudera, Serra está em campanha. Então, tapem o nariz e preparem-se, vem mais fedor por aí…

    Ed.

    Não entre muito a fundo , mas li vários artigos (acho que no Nassif ou aqui mesmo) que as Farcs flertaram com o PSBD em tratativas oficiais, na era FHC, envolvendo Arthur Virgílio e outros demotucanos. Verifiquem.
    Se for verdade, mais um tiro no pé deles…
    Se falam de mensalão, há documento do indiciamento do demotucano Eduardo Azeredo e fotos de campanha dele (e Bob Jefferson) com Serra, além do mensalão do DEM com fotos dos "2 carecas" juntos em um só voto)…
    A munição é tanta que se fosse o coordenador de propaganda de Dilma, teria que escolher o que NÃO usar…

ferrera13

Eu chego a pensar que escolheram um cara como kamikaze para fritá-lo aos poucos. Depois desse processo eleitoral, o tal índio será colocado num canto para apodrecer no anonimato. Não é possível que conseguiram levar um moleque a disputar o cargo de vice-presidente se achavam que tinham alguma chance de vencer as eleições!…

    Luiz Tiago

    Caro ferrera13,
    Realmente o que se espera desse rapaz depois da eleiçoes? A infantilidade do sugeito quanto ao momento em questão. Sera que ele pensa que já ganhou ou é maluco mesmo. O sugeito poderia infiltrar suas raizes por ai a fora para fortalecer não apenas sua imagem como a do partido, porque convenhamos, o DEM depois dessas eleições entrará em estinção.

    Fabio_Passos

    Eu desconfio que é algum tipo de vingança suja do cesar maia contra o serra.
    Uma sacanagem entre eles mesmos.

nelsão

Este índio (os indios não merecem uma pessoa com este nome) deveria chamar-se INDIOTA.
Nelsão

Deixe seu comentário

Leia também