Sílvio Tendler ao governo de Israel: “Vergonha, três vezes vergonha”

Tempo de leitura: < 1 min

de Sílvio Tendler ao governo israelense

“Srs. que me envergonham:

Judeu identificado com as melhores tradições humanistas de nossa cultura, sinto-me profundamente envergonhado com o que sucessivos governos israelenses vêm fazendo com a paz no Oriente Médio.

As iniciativas contra a paz tomadas pelo governo de Israel vêm tornando cotidianamente a sobrevivência em Israel e na Palestina, cada vez mais insuportável.

Já faz tempo que sinto vergonha das ocupações indecentes praticadas por colonos judeus em território palestino. Que dizer agora do bombardeio do navio com bandeira Turca que leva alimentos para nossos irmãos.

Vergonha, três vezes vergonha!

Proponho que Simon Peres devolva seu prêmio Nobel da Paz, e peça desculpas por tê-lo aceito mesmo depois de ter armado a África do Sul do Apartheid.

Considero o atual governo de Israel e todos seus membros, sem exceção,  merecedores por consenso universal do Prêmio Jim Jones  por estarem conduzindo todo um país para o suicídio coletivo.

A continuar com essa política genocida nem os bons  sobreviverão; e Israel perecerá sob o desprezo de todo o mundo..

O Sr. Lieberman [Avigdor Lieberman, ministro das Relações Exteriores de Israel] que  trouxe da sua Moldávia natal vasta experiência com pogroms, está firmemente empenhado em aplicá-la contra nossos irmãos palestinos. Este merece só para ele um tribunal de Nuremberg.

Digo tudo isso porque um judeu humanista não pode assistir calado e indiferente ao    que está acontecendo no Oriente Médio. Precisamos de força e coragem para, unidos aos bons, lutar pela convivência fraterna entre dois povos irmãos.

Abaixo o fascismo!

Paz já!

Silvio Tendler
Cineasta


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ahlam

Gostaria de parabenizar o Sr Silvio Tendler por se expor assim e colocar a verdade aqui.
Sou descendente de Palestinos, vivi na Palestina é posso dizer é desumano o que acontece lá.
Digo com todas as palavras queremos apenas a paz, um Estado próprio para poder viver..o estado de Israel já é reconhecido agora reconheçam o estado Palestino..eu como descendente de palestinos não posso ficar lá por mais de 3 meses pois Israel não renova de jeito algum meu visto e não é nem em israel que fico e sim na palestina. Inocentes morrem diariamente, parem com isso por favor…o que acontece na Palestina é o mesmo que o holocausto..quantos inocanetes dos dois lados terão que morrer para que a paz seja instalada????
PAZ É O QUE QUEREMOS..
Palestina Livre!

Wilma

Israel é um satélite bem aparelhado dos Estados Unidos no Oriente Médio. Parabéns ao Silvio Tendler, por não aceitar este genocídio cometido por seus patrícios. O Hamas foi eleito democráticamente e luta contra todas as barbáries cometidas pelo Estado de Israel a mando dos Estados Unidos. Se até hoje não houve acordo de paz na região é por obra e culpa dos Estados Unidos, que não cumpre as resoluçõess impostas pela ONU e por tabela Israel faz o mesmo, porque têm total apoio dos Estados Unidos.
Estou lendo o livro do Noam Chomsk cujo título é "PODER E TERRORISMO". Coletâneas de entrevistas e conferências pós – 11 de setembro. Chomsk relata com precisão todo este inferno que o povo Palestino padece nas mãos destes dois monstros implacáveis: USA e ISRAEL.

Flavio Wittlin

Judeu, como você, certamente com parentes assassinados pelos carrascos nazistas – no caso de minha família, majoritariamente no campo de Lodz, mas também com uma prima polonesa que morreu combatendo na URSS – sinto-me igualmente envergonhado.
E revoltado, pronto a reiterar que, não terá sido em nome destes meus parentes e dos milhões de judeus dizimados pelos nazistas que os carrascos israelenses fizeram e fazem o que fizeram e fazem.
Não é em nome de Maurice Cosek, cuja bravura me foi narrada pelos maquis Apolônio e Renée de Carvalho, nem de Mordechai Anielewicz, cuja coragem dispensa qualificações, que eles perpetram impunemente este crimes de lesa-humanidade.
Eles que são os herdeiros ideológicos dos capos judeus dos campos nazis, pela perfídia enviesada e a belicosidade que exercem, disfarçados por uma veemência retórica cada vez mais desprovida de verdade e justiça, a serviço das forças globalizadoras deste iníquo sistema que governa a Terra.

Junto-me a você neste grito de vergonha, elevando-o à infinita revolta, para que o 'fascismo de cara amiga' vivido hoje em Israel seja combatido sem tréguas nem conciliação!

Forte abraço hebreu e humanitário

Fani

Ao longo da história, os judeus têm sido usados como bodes expiatórios de muitos interesses escusos. Mas as atrocidades a que foram submetidos não podem, agora, servir de biombo para acobertar os assassinos que governam Israel. Eu também sou descendente de judeus refugiados dos progroms na Polônia e sei o quão doloroso foi para meus pais perder toda a família nos fornos crematórios do nazismo. Mas se todos os homens têm o dever de lutar pela paz e pela igualdade social, os judeus, – de Israel e do mundo inteiro, – têm uma responsabilidade maior nesta luta. Vítimas que foram da violência, não podem tolerar que ela se exerça em seu nome. O holocausto não pode servir de bunker aos nazi-sionistas de Israel.

Marcelo

continuacao

Como saimos ao final desta situacao:

– os israelenses saem com a fama de truculentos:
– as relações do país com a Turquia, seu aliado de maioria islâmica, estão profundamente abaladas;
– a propaganda anti-Israel ganhou o mundo;
– o Hamas sai moralmente fortalecido;
– os esforços dos EUA para condenar o Irã no Conselho de Segurança da ONU estão seriamente prejudicados;
– os patrocinadores daquele acordo vigarista com os iranianos, Brasil e Turquia, aproveitam o momento para caracterizar Israel como o verdadeiro inimigo da paz no Oriente Médio.

Israel certamente esta perdendo a batalha na midia. Isto porque nossos inimigos estao organizados, sao milhares e possuem altos financiamentos.

Ja existe a informacao de que um grupo (ONG) na Turquia que apoia o Hamas foi o grande organizador dos navios "humanitarios". Esta acao, obviamente requereu apoio logistico, tecnico e financeiro.
Vejam bem – um grupo na turquia que APOIA o HAMAS.
Nao apoio povo palestino da faixa de gaza. Mas apoio ao Hamas, que instaurou uma ditadura teocratica e e' o verdadeiro culpado pela situacao atual dos palestinos.

Cade os barcos humanitarios ao IRA? Cade os barcos humanitarios a Darfur?

Eu ja disse isso uma vez. Nao ha acordo com terroristas do Hamas.
E nao e' so Israel que pensa assim. A autoridade nacional palestina na cisjordania tambem pensa assim. O Egito que tambem mantem um bloqueio a gaza tambem.

A verdade e' que acontecendo ou nao a morte de civis nesta questao "humanitaria", Israel sairia dessa historia como o vilao do mundo.

E' certo, no entanto que Israel necessita se empenhar num plano de paz para valer com os palestinos da cisjordania e resolvemos de uma vez por todas a questao do Estado Palestino. E' necessario, retirar os colonos e parar com os assentamentos. Mas e' necessario que o mundo clame para o final do terrorismo do Hamas, que instaurou uma teocracia na regiao e deseja exterminar Israel.

Isto vai aplacar a sede do Hamas? Isto vai aplacar a sede de nossos inimigos ao redor no mundo?
E' claro que nao. Para eles a unica solucao viavel para a paz e' a destruicao do Estado de Israel.

E isto nos nao vamos concordar.

Precisamos ser mais inteligentes que os nossos inimigos. Certamente nao fomos desta vez…
Lamento as mortes, mas nao me sinto envergonhado pela acao do Exercito israelense. Isto por tudo o que lhe disse acima.

Marcelo Treistman – Marcelao

    Alberto

    Deixa eu ver se entendi. Morre um judeu e Israel mata 1063 palestinos, Shimon Perez tenta vender armas atômicas ao apartheid da África do Sul; os soldados israelenses quebram os braços dos meninos que atiram pedras; Israel invade e abocanha naco a naco o território Palestino; Israel possui armas atômicas para fins meramente humanitários; Israel mata 9 pessoas em águas internacionais (prende ilegalmente em águas internacionais, arrasta ilegalmente (sequestro) para o território israelense e depois deporta??? outras tantas), sem contar as outras milhares de mazelas israelenses, e o Hamas que é terrorista? Sinceramente, não entendi…

    Marcos C. Campos

    Não entendeu porque não passa pela sua cabeça que, do ponto de vista dos judeus eles são sempre as vitimas , palestino nunca será vitima do ponto de vista dos judeus. Eles, palestinos, estão na terra dada por "Deus" aos judeus então tem que sair ou morrer.

    De verdade, quando mais jovem aprendi a admirar a tenacidade dos judeus em implantar seu estado, seu pais. Mas hoje acho que esta força está completamente voltada para um objetivo inferior, expulsar os palestinos da área considerada por Israel como deles.

    É claro que o Hamas, se equivoca ao querer eliminar Israel do mapa, mas pergunto: quem disse isto ? Está por escrito e assinado ?

    As ações de Israel se conhecem muito bem …

    Marcelo

    Marcos, pra voce:

    Estatuto do Hamas

    Nota: esta é a tradução literal do Estatuto (Carta) de fundação Hamas, tornada pública em 1988 e amplamente divulgada pelos sites palestinos oficiais. Esta tradução foi realizada a partir do original em árabe – http://www.islamonline.net/Arabic/doc/2004/03/art… – e não de traduções para o inglês

    artigo 2 -Israel existirá e continuará existindo até que o Islã o faça desaparecer, como fez desaparecer a todos aqueles que existiram anteriormente a ele. (segundo palavras do mártir, Iman Hasan al-Banna, com a graça de Alá) (2)

    Por este Pacto, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) mostra a sua cara, apresenta sua identidade, clarifica sua posição, esclarece suas aspirações, discute suas esperanças, e conclama pelo apoio e suporte, e para que se juntem às suas fileiras, porque nossa luta contra os judeus é muito longa e muito séria, e exige todos os esforços sinceros. É um passo dado que deve ser seguido por outros passos; é uma brigada que deve ser reforçada por outras brigadas e mais outras brigadas deste vasto mundo islâmico, até que o inimigo seja derrotado e a vitória de Alá triunfe.

    E ai MArcos?

    Voce conseguiria encontrar algo parecido em um documento oficial do governo Israelense?

    Marcos C. Campos

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

    Marcos C. Campos

    Os sionistas não cumprem os acordos da ONU e nem o que foi definido pelos próprios sionistas no seu Vigesimo Congresso de 1921 : (leiam a ultima parte).
    http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/Zioni

    Roonnne

    Uma ação vale por mil palavras…

    Ahlam

    Alberto sempre foi assim…espero que agora lgo seja feito pois quem foi atacado desta vez não eram Palesinos.

    Augusto Gasparoni

    Amigo, desonesta é sua argumentação. Quem atua como terrorista na região é o estado de Israel, na medida em que INVADE os territorios palestinos e oprime seu povo e ponto final.
    A partir dessa ótica, cabe a Israel retirar seus colonos, seus exércitos, suas armas dos territórios invadidos e pronto.
    No mais, é somente desonestidade tentar justificar a TRUCULÊNCIA, FALTA DE RESPEITO, FALTA DE HUMANIDADE, VERDADEIRA SELVAGERIA dos atos do estado de Israel, que acima e além de tudo enlameia de forma generalizada aos cidadãos israelenses, até porque em última análise, são seus representantes no poder.

    Marcelo

    Caro Augusto,

    Eu concordo com voce em alguns pontos, mas discordo em outros:

    Israel deve sair dos assentamentos. ISto e' realmente uma vergonha para o nosso povo.
    Mas o senhor acha que isso resolvera a situacao?

    Em 2000 saimos do sul do Libano, e o que aconteceu? o terror tomou conta e uma chuva de misseis e ataques terroristas comecaram a ser perpetrados contra Israel.

    Em 2005 saimos da faixa de Gaza e o que aconteceu? O terror tomou conta da Faixa de Gaza com suas chuvas de misseis diarios pra cima do territorio israelense.

    Como exigir de nosso povo e dos nossos governantes que saiamos do restante dos assentamentos sem um real compromisso politico no sentido de reconhecimento a existencia do Estado de Israel, livre e em paz?

    O terrirotio nao foi invadido com o impeto "imperialista". Foi conquistado em guerras, em que Israel vislumbrou o seu proprio fim. Em 1967, lutamos contra Egito, Siria, Libano e jordania. E ganhamos!!!!

    Nos ultimos anos, fizemos acordos de paz com Egito e Jordania e vivemos uma boa relacao, inclusive com trocas comerciais.

    Estariam os palestinos prontos para abandonar as armas e assinar um acordo reconhecendo a existencia de Israel?
    Garanto a voce que nos estamos… Ja demos diversas demonstracoes. Mas nao iremos aceitar a nossa extincao. Nao iremos aceitar que o terrorismo invada as nossas fronteiras.

    No mais,
    Um grande abraco

    Janes Rodriguez

    Marcelo,
    a capacidade de negar a realidade é infinita no ser humano. E imprevisíveis sempre as consequencias da cegueira. A história recente mostra que: não foram os palestinos que promoveram o massacre do nazismo: contra judeus, contra comunistas, contra homossexuais, contra ciganos, e contra outras minorias. No entanto, não foi a Alemanha o território expropriado e dividido para dar-se como compensação pela omissão e pela cumplicidade ocidental – EUA, Suiça, Vaticano, Inglaterra etc. – com o crime dos campos de morte. Não me alcança entender por que os palestinos teriam que aceitar ser expulsos de suas casas, suas terras, seu território, seu país, suas famílias para que os judeus pudessem instalar-se em suas casas, suas terras. Inocentes não são os que parocinaram os mais de três milhões de refugiados palestinos. Refugiados por quê? O que eram e onde viviam antes de serem "refugiados"? Eram Palestinos e viviam na Palestina. E agora quem vive na Palestina? Os judeus. E daí os palestinos devem aceitar isso e aceitar que "o povo escolhido" pode em nome de sei lá o quê deixá-los sem pátria, sem direitos, sem terra, sem casa? Devem aceitar passivamente – sem direito de reclamar muito menos reagir – a que lhe expropriem tudo? É disso que se trata? É isso que esperam os judeus dos palestinos? Lembro bem dos atentados praticados por vários judeus quando lutavam pelo direito a uma pátria. Esqueram? Esquecemos todos? Ou devemos esquecer para a narrativa ficar combinadinha? É da amnésia histórica que se sustenta o estado judeu, serviçal incondicional do império e seu representante no Oriente Médio? A sorte do governo judeu é que os governos árabes que o apóiam são ditaduras indiferentes a opinião e à sorte de seu próprio povo.

Marcelo

EU TENHO VERGONHA DO SILVIO TENDLER

porque?
Porque ele e' mais uma de muitas pessoas que acreditam que Israel e' o unico culpado pela situacao dos palestino em Gaza.
Porque ele acredita que Israel e' a causa de nao existir paz na regiao.
Ele faz uma anlise totalmente errada e intelectualmente desonesta.
Senao vejamos:

Vou comecar com o cerne da questao, que nao vejo na imprensa de nenhum lugar:

O que significa o bloqueio a faixa de gaza ?

O bloqueio nao existe porque os israelenses sao perversos, e o governo de gaza, um grupo de seres angelicais. Ele existe para conter a chegada de armas para o Hamas. Ja chegou a ser suspenso ha dois anos… E o que aconteceu? Israel tomou em troca uma chuva de misseis diante do SILENCIO cumplice do mundo. Verdade ou mentira? Sera que nao cabe indignacao quando Israel e' vitima de ataques.

Pode-se ser contra o bloqueio de gaza. Isto e' uma opiniao. Eu sou a totalmente a favor.
Pelo mar e' feito por Israel.
Por terra e' feito pelo Egito – embora ninguem fale NADA A RESPEITO!!!

1 – O negocio e' que o bloqueio existe. Enquanto existe, tentar fura-lo e' um ato hostil a Israel.

2 – O cerco ao barco, antes da intervencao, foi antecedido por uma demorada negociacao. O exercito queria que o barco se desviasse para o porto de Ashdod, onde os suprimetos seriam inspecionados e desembarcados. Isto aconteceu com cinco barcos. No ultimo os "pacifistas" nao aceitaram.

3 – Furar o bloqueio corresponde submeter Israel a uma especie de humilhacao – Era esta o maior objetivo das embarcacoes. Isto, especialmente se o organizador do evento e' um amigo do Hamas (eu explico isso abaixo). Levar adiante tal missao era certamente apostar no pior.

4 – O video que mando em anexo, deixa evidente que os "pacifistas" atacaram os soldados de Israel, depois de esgotadas as negociacoes. Como ficou claro para mim acerca do trabalho da imprensa, mostra-se o video, fala-se do video, fica confirmada a agressao. Mas a condenacao de Israel segue adiante. E' como se o filme nao tivesse existido. E' como os soldados merecessem as pancadas com um taco de beisebol.. .http://www.youtube.com/watch?v=gYjkLUcbJWo&feature=player_embedded

5 – Resta claro que os seis barcos levavam mais insultos do que comida ou medicamentos. Quem submete os palestinos de gaza ao sofrimento, ao terror e a ditadura e' o Hamas.

6 – Sobre o erro estrategico do exercito, resultando nas mortes tao esperadas, permita-me uma digressao. Pensemos juntos o que Israel poderia ter feito – eu ja coloco algumas conclusoes e demonstro que eles de qualquer maneira seriam vitoriosos:

a) Deixar os barcos furarem o bloqueio e chegarem a Gaza (impensavel!!) – Vitoria dos "pacifistas"

b) DEixar os barcos chegarem ate o mar territorial para ai entao ter uma desculpa para uma acao militar mais forte (sera que o mundo entao entenderia o uso da forca? eu acredito que nao…) – Vitoria dos "pacifistas"

c) Fazer uma contencao, impedindo a chegada dos navios a Gaza. Os que se recusassem a voltar ficariam parados, ate acabar a comida. A consequencia seria a atencao da Midia voltada para israel indicando que Israel alem de deixar os palestinos morrerem de fome em gaza, agora matam tambem de fome os tripulantes do navio. Enquanto durasse o impasse e a midia noticiasse o assunto, Israel seria o centro das atencoes de todos aqueles que querem nos ver destruidos.
Vitoria dos "pacifistas"

e) Para uma resolucao rapida nao havia possibilidade se nao houvesse uma invasao no barco por parte do exercito. Foi o que fizemos e acabou como acabou. As mortes sao a verdadeira vitoria desta empreitada. Parabens para eles – Vitoria dos "pacifistas"

A estrategia era resolver a situacao o mais rapidamente possivel.
A ultima embarcacao ja estava mal intencionada desde o inicio. Nao havia dialogo ou conversa. Um grupo de "pacifistas" nao pode atacar soldados da maneira pela qual assistimos nas imagens. Se Israel realmente quisasse matar os tripulantes ja teriamos atirado neles do helicoptero. Dois soldados foram feridos a tiros. Tres soldados foram jogados para fora do Navio. Nove forma feridos com faca.

– continua –

    Marcos C. Campos

    Marcelo, voce fala muito da situação atual mas a raiz de tudo está na intolerância de ambos os lados, mas principalmente de Israel por ser o lado militar mais forte (desde a muito tempo) em relação aos palestinos (arabes que vivem onde hoje é Israel e na Cisjordania e em Gaza).

    Israelenses sempre foram intolerantes e foram sempre tomando áreas dos palestinos e de outros vizinhos . A area definida em 1948 pela ONU não é a que Israel hoje ocupa, é menor. Assim a cada guerra Israel se expande . O Hamas é o inimigo de hoje, Israel sempre arrumou inimigos naquela area, amigos naquela area: nenhum.

    Os judeus na palestina nunca se preocuparam em compartilhar espaço com quem já estava lá antes de 1948. Esta é A ORIGEM DE TODOS OS PROBLEMAS NA PALESTINA
    Mas sinceramente … acho QUE OS JUDEUS VÃO CONTINUAR ATÉ EXPULSAR TODOS ARABES PALESTINOS DE GAZA E DA CISJORDANIA … pois é um povo que perdeu a noção de HUMANIDADE … assim como outros em tempos de outrora, ALEMÃES com HITLER, RUSSOS COM STALIN, JAPONESES nos tempos de HIROITO e etc etc etc … …____continua __

    MArcelo

    Marcos voce esta completamente equivocado.

    Os ideologos sionistas, que em 1890/1900 vislumbravam o estabelecimento de judeus na terra de Israel, discursavam e muito sobre a necessidade de cooperacao com a populacao arabe local e vislumbravam a concivencia pacifica. Leia Ahad haam, Max Nordau, Borochov, Gordon….

    Para que fique claro, antes da resolucao 181 da ONU que partilhava a palestina em um Estado Arabe e outro Judeu, as terras NAO PERTENCIAM aos palestinos. Esta area era pertencente aos turcos-otomanos e depois foi anexada ao mandato britanico.

    Os palestinos nao eram os donos da terra. Mas la viviam em um numero maior do que judeus que tambem ocupavam esta regiao.

    A resolucao 181 da Onu, determinava a partilha em um Estado Judeu e outro Arabe, lado a lado. Os judeus aceitaram, os arabes nao.

    E assim seguiram as guerras: Israel vislumbrou seu fim algumas vezes – 1948, 1956, 1967, 1973, 1991, 2000. Lutamos em minoria contra exercitos muito mais fortes de Siria, Libano, Egito, Jordania. E ganhamos!!!!

    Israel aprendeu a se defender daqueles que queriam a sua extincao. E isso, Marcos, nos nao vamos concordar jamais.
    Somos intolerantes ate o ponto de desejarmos continuar vivos…Isso sim!

    Os palestinos agora desejam o que lhes foi oferecido em 1948. Israel ja demonstrou a sua vontade de caminhar para paz em diversos momentos. Hoje em dia, aqui em Israel, dificilmente voce encontrara' alguma pessoa que nao perceba o conflito atraves da criacao do Estado Palestino.

    Os assentamentos, concorso com voce, sao a nossa grande vergonha comandado por judeus fanaticos ortodoxos.

    Mas eles, nem de longe representam a maioria da populacao, que esta preparada para viver em paz, lado a lado com um Estado Palestino.
    Estariam os palestinos, preparados para viver lado a lado com um Estado Judeu?

    Nao e' o que parece quando votam no Hamas, que tem em sua carta de fundacao a promessa de "varrer os judeus do mapa". Enquanto os palestinos nao entenderem que o conflito terminara atraves de um vies politico e nao de terrorismo, aceitando a existencia de um Estado Judeu na terra de Israel o conflito estara longe de terminar.

    Nos nao queremos expulsar ninguem, muito menos anexar novos terroririos.

    Israel saiu do sul do Libano em 2000 e o que aconteceu – O terror tomou conta do sul do Libano. Israel saiu da faixa de Gaza em 2005 e o que aconteceu – O terror tomou conta da faixa de Gaza com sua chuva de misseis diarios ate o territorio israelense.

    Como construir a paz desta maneira?

    Eu vivo em Israel e todos os dias vejo arabes em minha universidade, moro ao lado de um museu de cultura arabe, o arabe e' o 2o idioma oficial do pais, ontem vi o pronunciamento de um politico arabe no canal televisivo do parlamento.
    Quantos judeus vivem na Siria? Quantos estudam nas universidades do Libano? Qual museu judaico existe na Jordania?

    Amigos hoje temos o Egito e a Jordania que desde o processo politico e aperto de maos vivemos em paz um com outro.

    Quando os palestinos perceberem que e' necessario renunciar ao terrorismo para viver em paz, estaremos prontos para isso. Voce pode ter certeza.

    Grande abraco

    Marcos C. Campos

    Já que mora em Israel … gostaria de saber quantos palestinos foram viver nos campos de refugiados (dentre a enorme lista http://en.wikipedia.org/wiki/Palestine_refugee_ca… para que um número equivalente (?) de judeus ocupassem a área onde eles viviam com suas familias ?

    Não sei qual deve ser a solução para isto tudo, mas uma coisa é certa a chegada de enorme (milhões) contingente de judeus nos ultimos 30 anos , em uma área pequena somente poderia desembocar no que está acontecendo agora.

    Quanto ao Hamas e outros grupos radicais, acho que é uma resposta do meio em que vivem … Já se colocou no lugar deles ?

    Por acaso os judeus não tem e tinham seus radicais (Irgun por ex) também ?

    O plano de uso do solo da palestina não leva em conta os árabes palestinos …

    E por ultimo , não acho que você esteja equivocado, como você acha que estou, simplesmente sei que seu ponto de vista está relacionado com a "sobrevivência" dos judeus … Só acho que poderia ser diferente sem tanto sofrimento, que se vê, dos árabes palestinos …

    MArcelo

    Caro Marcos,

    Nao e' questão de ponto de vista. Infelizmente voce se equivoca ao analisar os fatos do conflito com um maniqueismo simplista: Palestinos-bons; Israelenses- Maus. Este e' o equivoco.

    O conflito e' um espelho quebrado. A "verdade" esconde-se atras de inúmeros cacos.

    O totalitarismo islâmico do Hamas e outros grupos radicais, não nasceu do desespero dos Palestinos. Ele prosperou naquele meio, mas a tentativa dos anti-modernos islâmicos de criar um império mundial teocrático é anterior e independente da questão Palestina.

    Este terror esconde-se atras da questao palestina e a usa para promover o ideal de um mundo em que nao haja liberdades que eu, voce, e todos que aqui estamos discutindo estamos desfrutando neste momento.

    Nao deixa de ser cômico, ver pessoas no Brasil defendendo o Hamas, que instaurou uma ditadura teocratica na região. Onde mulheres sao tratadas como animais, casam-se sem amor, nao tem direito a estudo superior…Onde homossexuais sao condenados por uma questão de opcao sexual. Onde nao ha liberdade de imprensa, opinião, pensamento…

    Sera realmente isto que voce esta defendendo?
    Porque e' exatamente contra isso que Israel esta lutando hoje. E nos somos apenas um obstáculo na tentativa dessa islamizacao do mundo…

    Certamente no's tivemos nosso braco terrorista antes da criacao do Estado como voce bem lembra.
    Mas se voce conhecesse a historia do navio Altalena, ficaria claro para voce que desistimos dessa veia do terror para entrarmos em um processo politico. Entendemos que deveriamos baixar as armas para conseguir que nossas vozes fossem ouvidas.

    E' isto que eu espero dos palestinos. Por que nao ha como rogar por um Estado Palestino, clamando pela destruicao do Estado Judeu. E portanto, nao ha como negociar com o Hamas!

    Porque podemos resolver a questao dos assentamentos e dos refugiados mas o Hamas nao deseja apenas isso. E ai, caro Marcos, o governo Israelense ja entendeu que e' muito dificil apertar a mao daquele que nao quer estender o braco.

    Mais um equivoco seu: a crenca de que a terra pertencia aos palestinos e foram roubadas pelos Israelenses. Isto nao e' verdade. Tanto que voce nao poderia me responder simples questoes:

    a)qual era os limites (fronteiras) politicos?
    b)Qual era a moeda?
    c) Quem era o chefe de governo?
    d) Qual era a lingua oficial?
    e) Qual era o hino?
    f) Me diga 2 lideres palestinos antes do Arafat

    Sobre a questao dos refugiados eu poderia relembra-lo a questao de milhares de judeus expulsos de países árabes qaundo da criacao do Estado em 1948, deixando para tras uma vida inteira, negócios, casas… E eles? nao teriam direito a reparação?

    Um prazer dialogar com voce,

    MArcelo

Pitagoras

O Estado de Israel, criado artificialmente pelas nações vencedoras da Segunda guerra, serve especificamente de títere dos EUA no Oriente Médio, nada mais. É preciso manter ali o cão de Cérbero para guardar as riquezas da região para saciar a fome e sede ilimitadas dos ianques. Admira-me porque os árabes nunca se unem contra o inimigo comum. É muita corrupção por lá também!

ivan

Parabéns, Silvio. Parabens pela coragem. O estado de Israel que eu já admirei já não existe mais em meu coração. Só sinto nojo por Israel. Israel é covarde.

sergio

"Nem os bons sobreviverão". Devemos acreditar seu Tendler?

Alberto

Israel só vai sossegar quando suas fronteiras forem limitadas pelos Rios Zambeze, Ganges e Volga…

mauro ramos

CONCORDO COM VOCE,TENDLER!
A UNICA COISA QUE ISRAEL CONSEGUE COM ESSAS AÇOES E CAUSAR MAIS ODIO E DESPREZO.

maria

Quando José Saramago disse a alguns anos que os campos de prisioneiros Palestino em Israel não deixavam nada a dever aos campos de concentração nazista essa declaração gerou mais polemica na mídia de que os abusos, tonturas e morte de palestinas provocadas por Israel seguidamente ao longo dos anos. São fragrantes e mais fragrantes de desrespeito aos direitos humanos e a ONU sempre fecha os olhos.

nelson

Meu caro Azenha, Silvio, leitores
Alguém, algum palestino (!!!) talvez, vai escrever sobre estas e outras atrocidades e classificá-las como "Banalidade do Mal".
nelson

Jairo_Beraldo

"…ocupações indecentes praticadas por colonos judeus em território palestino"… O PIG acha isso uma coisa natural…
mas o MST, para eles, é um bando de vagabundos!

Kecmaster

Acabei de acessar um site de endereço http://resistir.info e achei muito interessante a expressão NAZI-SIONISTA.
Creio que tem tudo a ver.

voxetopinio

O depoimento do Sr. Silvio Tendler mostra aquilo que eu colocava em outro blog, que as boas pessoas que estão sob o judaísmo vão acabar recebendo preconceito por causa das atitudes de Israel. Sofrem como todos e ainda mais, diria. Sofrem a dor através do seu lado humanista que está indignado. Sofrem a vergonha, essa sim violentíssima, pois tem que ver seu próprio povo e estado-nação, com os quais nutre laços de identidade indescritíveis, praticarem atos como os últimos praticados por Israel.

A paz é um daqueles valores universais, o mais poderoso relativismo moral não é capaz de subvertê-la.

    Irani

    Ele tem razão, como bom humanista que é. É exatamente isso que assusta "A continuar com essa política genocida nem os bons sobreviverão; e Israel perecerá sob o desprezo de todo o mundo.."

    E todas as vezes que isto acontece não é bom para ninguém. É necessário que os que estão percebendo isso dialoguem com os belicistas e mostrem os riscos que os outros correm. Israel sabe tacitamente que a força dele não vem das armas.

Carlos Henrique

Um estado erigido com base na religião só poderia dar nisso. Essa história de "solução das duas nações" nunca vai dar certo, é a consolidação do preconceito. Deveria existir um único estado naquela região, e judeus e palestinos, compartilhando o poder, se veriam obrigados a aprender a conviver em paz.

Ataque à Flotilla Liberdade: a injustiça continua!

[…] Sílvio Tendler ao governo de Israel: “Vergonha, três vezes vergonha” […]

Jairo_Beraldo

"Israel afirma ter libertado todos os ativistas de barco.De 682 presos após ataque a navio, mais de 100 já foram deportados para Jordânia."
Deportados? Foram levados à força a um país intolerante, presos arbitrariamente e ainda tem serem esculachados com uma declaração desta? E ainda são acusados de atacarem o navio? Meu Deus!

Carlos

Alguma manifestação de Woody Allen?

    Carlos R.

    Nem precisa: há 20 anos atrás, quando começou a primeira Intifada, Woody Allen disse num artigo que não achava que valesse a pena sair da sua preocupação com os grandes problemas do Homem – a finitude humana, o sexo – para defender o direito do exército israelense de quebrar as mãos de garotos palestinos que atiravam pedras. Ele vai ficar em silêncio, e bem eloquente. Enquanto isso, o seu pobre filho biológico, que sofreu lavagem cerebral da mãe, vai estar apoiando o massacre….

    Carlos

    20 anos depois, continua na mesma?

André Oliveira

Não se trata de ser contra o fascismo. É de lutar contra o nazismo sionista, que usa a ancestralidade da Shoah protagonizada contra os judeues da Europa para relativizar o massacre atual de Palestinos. Pode demorar 1, 10 ou 100 anos, mas um dia essa situação se inverterá.

Luciana

No Brasil convivem em paz, porque não disputam terras, nem poder político.
Mas os habitantes das periferias da cidade são vítimas e "pagam" com a vida a opressão a que são submetidos pelas mesmas políticas adotadas na Faixa de Gaza. O que é os incêndios em favelas? O que foi o descaso com J.Romano , Pantanal? Porque a deficiência das escolas públicas? Deficiência do sistema de saúde?Deficiência no sistema de transporte? Grupos de chacinas,extermínio? Exclusão do sitema político? Quem domina as grandes empresas? Quem domina a mídia? Quem domina a política?
Faixa de Gaza são nossas periferias.

    Patricio

    Luciana
    Boa palavra. Ha um podre no ar que supera o odor das marginais Pinheiros e Tietê. Supera porque não se dá só aqui. O fascismo está de novo botando sua cara para fora. Poderá não trajar camisas negras ou ostentar emblemas old fashion. Mas é verdade que estão aí. De Israel a Itália, de São Paulo a California, da Holanda ao Iraque. Não há judeus, não há muçulmanos, budistas, cristãos, zoroastristas que sustentem tanto ódio. O que nutre essa gente é o ódio de classe.

    Jairo_Beraldo

    Mas não seria os governantes de São Paulo, uma cópia dos governates israelenses? Mas peraí! Quem elege eles não é o povo? hummmm…….

Ramalho

Declarações como as dos srs. Silvio Tendler e Carlos Azulay, e, certamente, há semelhantes de outros judeus, emocionam, pois resgatam a verdadeira nobreza do judaísmo que se assenta na dignidade, superação, excelência, comprometimento com as minorias e na Justiça. Assenta-se mormente, porém, na coragem individual. O custo deste tipo de manifestação é altíssimo, e requer grande coragem dos que a fazem. Não é simples sair do conforto da omissão e opor-se a muitos, aos seus, ainda que em nome da Justiça, em comunidade tão peculiar e na qual a coesão é tão importante. Esta atitude acarretará constrangimentos pessoais, sociais e até familiares. Mesmo sabendo disto, estas pessoas a tomaram. Tais manifestações alentadoras dão esperança de que o alcance da Paz como resultado da Justiça é possível.

    Luiz Carlos Azenha

    Concordo!

Mars

Ao MODERADOR

Sinto-me constrangido por não ver meus comentários expressos nesse espaço que aprecio tanto.
Enquanto outros expressam suas opiniões da forma mais acalorada possível, as minhas no entanto são classificadas como impróprias,ou talvez extravagante. Não quero pensar que seja por contrariar o uníssono canto da maioria.

Não sou agente de governo nenhum como aquelas teorias conspiratórias que circulam poraí. não sou judeu, apenas penso o contrário do que a maioria acaloradamente defende. Atendo-me aos fatos antes de fazer qualquer juízo de valor.

Retiro-me com indisfarçável decepção, deste importante e necessário espaço, infelizmente com a certeza de que a liberdade de expressão nem sempre é adotada individualmente por aqueles que a defende publicamente; e o salutar exercício da controvérsia é usado apenas quando lhe é conveniente aos seus próprios argumentos.

Que pena!!!

Saudações.

    Luiz Carlos Azenha

    Seus comentários tem sido aprovados, a não ser quando você escreve saudações a Hitler. abs

josé luiz

A questão é muito clara, o estado judeu não tem a mínima vontade de busacar a paz por um motivo muito simples, Israel perderia a incrível ajuda financeira dos EUA, os EUA também não querem a paz porque o lobby militar também perderia muito dinheiro. É o ponto comum entre esses dois estados beligereantes, a guerra é uma questão financeira, esses dois estados na verdade estão pouco se importando com a segurança de seus cidadãos, quanto mais ameaça seus cidadãos sofrem mais dinheiro será gasto e perdido nesse incrível caso de corrupção que afeta os dois governos. EUA e Israela são os dois estados mais corruptos no mundo, pois trata-se do esquema de corrupção mundial que mais mata e rouba sem nenhum pudor em nome do patriotismo, é vergonhoso demais.
Tenho amigos judeus que são totalmente contra a política beligerante do governo israelense, porém estão impotentes perante esse pequeno grupo corrupto que domina Israel e EUA.

Jairo_Beraldo

Semana que vem, parte outra flotilha da Itália, com destino a Palestina. Os ensandecidos israelenses, diseram que vão repetir com eles o que fizeram na segunda. E estão "deportando" os ativistas presos. Que este povo quer? Que eles tem na cabeça? BASTA!

Carlos.

Antes de mais nada, conheço e tenho estima por muitos membros desta comunidade, portanto, não é preconceito ou o tal do "anti-semitismo" que movem minha opinião. A ação do GOVERNO de Israel vem a cada dia mais sendo comparada à do GOVERNO da Alemanha dos anos 1930. Mas o diabo é que estes governos foram frutos de eleições, portanto uma parte manipulada do povo os apoiou. (Apesar da fraude, foi por ter milhões de votos pelo país que George Filho tomou posse, começou uma guerra baseado em mentiras e mesmo depois de desmascarado, foi reeleito.) Em todos estes exemplos, a minoria esclarecida é voz vencida, isto quando não é perseguida e eliminada. Silvio Tendler não está sozinho, tenho certeza, mas a maioria selvagem é que é a culpada pela situação. Triste é que no fim todos serão engolidos pela tragédia que se anuncia. Muita gente sabia da perseguição aos judeus movida pelos nazistas, mas só depois da guerra é que o mundo teve a exata noção da barbaridde. Que choque nos está reservado para quando a realidade de Gaza vier finalmente à público?

Alexandre Tambelli

Azenha! Saiu uma entrevista que vai num caminho oposto de interpretação, sobre este ataque de Israel a ajuda Humanitária aos palestinos. É de um Analista da Universidade de Nova Yorque Alon Ben-Meir. Deixo o link: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI…

    Patricio

    Alexandre, não há nada de novo na análise de Alon Ben-Meir. Provocação da Turquia? Turquia é um aliado de Israel. Se examinar bem, é a única desculpa que cola. Israel é bom nisso. Inventar desculpas que colam. Os sionistas já perceberam que a história que as embarcações traziam armas é muito "fake" para ser verdade. Por outro lado, o sr. Alon é consultor para a Secretaria de Estado norteamericana. Seu discurso segue o roteiro, já está pronto.

Carlos

Mensagem do Tendler foi traduzida para o hebraico?

Jair de Souza

Obrigado Silvio Tendler por reforçar o que eu venho tratando de deixar claro há muito tempo: os judeus verdadeiramente humanistas não podem aceitar as práticas assassinas que os diferentes governos do estado de Israel vêm levando adiante contra o sofrido povo palestino há mais de seis décadas. Você nos ajuda a esclarecer que ser judeu e ser defensor do racismo sionista não são de modo algum equivalentes. Como seria bom que todos os judeus que se dizem defensores dos valores do humanismo tivessem a coragem de expressar isto que você acaba de nos dizer. Novamente, muito obrigado.

E.C.Lima

Espero, sinceramente, que, se tiverem a pachorra de atribuir-lhe o tal "Nobel da Paz", o Presidente LULA, educadamente recuse a "honraria" de fazer parte de grupo de "celebridades" onde figuram pessoas como Simom Peres e Obama! Nós, o BRASIL e o LULA, somos muito maiores do que esse "troço" aí, o tal "nobel da paz". Que fiquem com essa porcaria lá entre eles, nós ficamos com nossos corações e almas leves e tranquilos.

Orlando Bernardes

Parabéns ao Silvio Tendler por sua posição justa e humanista, mas infelizmente a maioria do povo judeu não pensa como ele.

luiz bruschi

Parabéns Sílvio Tendler e Azulay Jr. Convivi em São Paulo com muitos membros da comunidade judaica e aprendi muito com esta convivência. É fundamental a manifestação de judeus para evitar que grande parte do público, desinformada, confunda judaísmo com o estado (minúsculo mesmo) sionista de Israel.

Marat

Tendler é admirável!!!

setepalmos

Gostaria de compartilhar com os amigos comentaristas: http://setepalmos.wordpress.com/2010/06/02/homena

Saudações Fraternas

Tweets that mention Sílvio Tendler ao governo de Israel: “Vergonha, três vezes vergonha” | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Emerson Luis, Wilson Cunha Junior and juliana gomes, José Rezende Jr.. José Rezende Jr. said: Sílvio Tendler, judeu brasileiro, ao governo de Israel: “Vergonha, três vezes vergonha” http://migre.me/L26c […]

Sophia Cordeiro

E o jornal da globo noticiou da forma costumeira. O texto era tão infame e parcial que o W.Boner não o leu, não assumindo a autoria. Passou a tarefa para sua companheira de bancada. Lamentável é dizer pouco.

Urbano

Nada melhor do que as palavras de um humanista em toda a sua essência. Parabéns!

Maria Dirce

O mais aviltante foi hoje na Globo news um professor da Usp de relações internacionais ser a favor e explicar pq do massacre.fico imaginando se seus alunos estiverem assistindo uma aula de massacre e sangue foi o que ele deu ao apoiar israel.vergonha pra USP!!!

Lucas

Há de fato muitas coincidências entre as práticas do estado israelense e a ditadura que perseguiu os judeus, o nazismo.

Os guetos, a leniência da comunidade internacional. Enfim, escrevi um artigo sobre isso:
http://anti-tucano.blogspot.com/2010/06/pirataria

carlos quintela

Espera-se que o Brasil passe longe da farsa que está sendo montada pela Hilary na apuração dos atos de pirataria e sequestro praticados por Israel. Por outro lado, a fundação nobel deve nos explicações quanto ao prêmio nobel concedido ao Obama.
A desoralização total daquela instituição viria com a concessão, no próximo prêmio, da láurea à Hilary Clinton…

Roberto

Se prestarmos bem atenção nas imagens que Israel divulgou, veremos que, enquanto era no mano a mano, os soldados altamente treinados com táticas de combate que eles vendem ao resto do mundo como as mais sofisticadas, eles levaram uma estrondosa surra dos dos ativistas no navio, até apelarem para a ignorância e usarem as armas de fogo de forma covarde!

    Antonio

    Roberto. Nenhum comandante sério jogaria seus soldados no navio daquele jeito, sem antes esvaziar o convés com bombas de efeito moral, gás, etc. Israel utilizou seus soldados como bois de piranha para criar justificativas para o massacre.

Marcelo Fraga

Enquanto guerra der dinheiro, eles não irão parar. É a lógica capitalista.

Jose Arlindo

Queria ter um link direto para o Sílvio Tendler, para lhe dizer umas tantas coisas sobre o quanto o admiro.
Sobre este artigo acima, estou enviando cópias e mais cópias para quem acha que o Oriente Médio está muito longe de nós e não o vê ali na Rua dos Caetés e nas "lojinhas de judeus" em que compramos toda hora estaria a saída para o Médio-Oriente.

    ana cruz

    Assim como Silvio existem muitos outros judeus que estão envergonhados e ultrajados com o que os senhores da guerra em nome dos Judeus estão fazendo contra os palestinos. Os Judeus que sofreram as atrocidades praticadas por Hitler estão revirando na tumba. O mundo calado não pode permitir que o holocausto se repita. Hitler vive nos governantes de Israel. Era tudo que Hitler queria. Mesmo morto, seus ideais vivem em cada um dos governantes de Israel. Hitler continua torturando os povos semitas.

dukrai

não vamos confundir o povo judeu com o regime sionista de israel, mas é preciso juntar todas as forças para denunciar o pogrom que está aniquilando o povo palestino.
israel e o sionismo racista se tornou o esgoto do judaísmo e estão enterrando o sonho de uma pátria judaica. Desde a sua criação israel oprimiu e expulsou o povo palestino, ocupante milenar daquela terra, mas isto pode ser reparado com a reconciliação, a convivência pacífica e Jerusalém como capital do novo estado.

O Brasileiro

Os israelenses estão matando os palestinos de fome e doenças para economizar balas, como fizeram os nazistas!

    Jairo_Beraldo

    Mas os alemães receberam o troco dos russos, que os conduziram a morrer de frio e sem comida.

Edv

Parabéns!
Até nisso nosso Brasil é exemplo, com suas comunidades judaicas, sirias, libanesas e tantas outras convivendo em paz.

José Martinez

Prezado Silvio: De pessoas sensíveis como você é o que o MUNDO está precisando. Parabéns pela coragem!! Voce mostra que acima de qualquer patriotada ou ideologia o que tem que prevalecer é o respeito ao ser humano

LEN

Parabéns ao Silvio. A religião Judaica nada tem a ver com esse sionismo criminoso. Os judeus de bem tem o dever de se manifestar em protesto contra a barbárie de um estado que pratica o terror. Muito diferente do hipócrita do Alon que fala todo dia de política externa para atacar os adversários dos EUA e Israel e hoje mais de 24 horas depois escreve um parágrafo sobre o massacre, classificando como tentativa de furar o bloqueio a força. Quando o PT condenou o ataque desproporcional em Gaza em 2008 ele chamou o PT de antissemita.

Não é só o Lieberman, o bibi (Benjamin Natahniel) tembém merece um Nuremberg particular. A idéia de retirar o prêmio do Shimon Peres deveria partir da fundação Nobel, aproveitava e pedia de volta o do Obama também. esses dois prêmios mancharam irreversívelmente a imagem da premiação.

    Jairo_Beraldo

    Não só de Shimon Peres, mas também o que fora dado erroneamente para Barak Obama ano passado.

Carlos Azulay Jr.

Como descendente Judeu, lamento profundamente pela morte dos 9 cidadãos turcos e pelo ataque cruel, desumano e ilegal do exército de Israel (foi em aguas internacionais). Não é se comportando como os americanos, que os israelenses irão conseguir viver em PAZ. Lamento muito por meus parentes que ainda vivem lá, em cima desse barril de pólvora. Não é possível chegar a PAZ, olhando para trás, há razões do dois lados, há religiosidade em jogo, há dezenas de guerras e rancores dentro do peito. Só olhando pra frente e querendo a PAZ se constrói a PAZ.

    FatimaBahia

    Carlos,
    É fundamental depoimentos e manifestações de judeus não sionistas,como a sua e do Silvio Tendler.O povo Judeu e o mundo precisa saber que o governo genocida de Israel e o sionismo não os representa e que estamos juntos na luta pela Paz e pelo respeito a todos as nações povos.
    grande abraço

    Jairo_Beraldo

    Azulay, religião é para amansar o coração endurecido dos homens…não entendo os israelenses em usá-la para matar seus semelhantes!

Jade

Shalom Achchav

Leider_Lincoln

Paz, na letra de um Homem destes, alegra a alma e dá paz ao coração. Shalom, na boca dos assassinos que governam e elegem em Israel, é de uma hipocrisia atroz e repulsiva. Chega!

francisco.latorre

paz já!

..

Deixe seu comentário

Leia também