Valente: A campanha sistemática contra os portos brasileiros

Tempo de leitura: 3 min

por José Augusto Valente, na agência T1

Sistematicamente, aparecem na imprensa brasileira matérias e editoriais informando ou avaliando os gargalos nos portos públicos do país. Como as catastróficas previsões nunca se concretizam, fica no ar a suspeita de que motivações eleitorais ou comerciais estão por trás dessa campanha permanente.

Matérias sobre “problemas portuários” na exportação de açúcar foram por nós desconstruídas também por carecerem de fundamentação objetiva e apresentarem dados falsos.

Mais recentemente tivemos o editorial do Estadão, com o título “Portos e aeroportos defasados”. Pelo quadro ali apresentado o caos está estabelecido nos portos públicos. O que está longe da verdade.

Qual o problema dessas informações/avaliações? Elas não estão fundamentadas em fatos objetivos. Porisso levam a diagnósticos equivocados, que não contribuem para melhorar a eficiência da logística brasileira.

Esse editorial do Estadão tem o texto abaixo como centro da sua crítica:

“Indústrias com portos privados – caso da Ford na Bahia – conseguem evitar o congestionamento e a lentidão dos embarques e desembarques. Empresas dependentes de portos públicos enfrentam filas para movimentar seus produtos, porque os terminais carecem de equipamentos, de pessoal e de espaço. Transportar mercadorias por milhares de quilômetros de rodovias pode ser uma alternativa preferível, quando o intercâmbio é com países sul-americanos. Essa é a escolha da Fiat para transportar veículos entre fábricas brasileiras e argentinas, na ida e na volta.”

Vamos aos fatos:

1. A principal empresa “dependente de porto público” é a Fiat. Maior empresa automobilística brasileira, utiliza o Porto do Rio de Janeiro (cerca de 98% da sua movimentação) e sua operadora é a MultiCar (foto), pertencente ao grupo Multiterminais Alfandegados S.A.

2. A MultiCar obteve os mais altos ratings entre terminais especializados no mundo das diversas inspeções de qualidade total efetuadas pelas montadoras que utilizam regularmente o terminal de veículos do Rio.

3. O Prêmio Fiat Qualitas Award, na sua vigésima edição, referente ao ano de 2008, entregue em 2009, distinguiu os fornecedores do Grupo Fiat que mais se destacaram em qualidade, atendimento e gestão, com foco crescente no cliente final.

4. O grupo Multiterminais foi o único fornecedor de logística que se destacou no Prêmio, recebendo reconhecimento pela qualidade de seus serviços, prestados em 2008, ano em que a economia brasileira mais cresceu, até setembro, quando a crise mundial se fez sentir nas exportações brasileiras.

5. A Fiat não foi ouvida para a elaboração do artigo mencionado. Se tivesse sido, com certeza, confirmaria que não há problema no porto público do Rio de Janeiro, por onde escoa a quase totalidade da sua produção.

6. Se tivesse sido ouvida, a Fiat diria que desloca automóveis por rodovia, na rota Minas – Argentina, porque é mais econômico e porque tem carga de retorno. Apenas isso, nada de crise ou gargalo.

A cantilena contra os portos públicos “esquece” que:

a) O PIB brasileiro, em US$ bilhões, saiu de 840 em 1996 para 1.573 em 2008, praticamente dobrando o seu valor no período de 12 anos;

b) a corrente de comércio exterior, também em US$ bilhões, saiu de 101 em 1996 para 371 em 2008, mais que triplicando o seu valor nesse período;

c) o percentual da abertura da economia, que é a relação entre o valor da corrente de comércio e o PIB, passou de 12% em 1996 para 24% em 2008, dobrando o seu valor no período de 12 anos;

d) parece-nos óbvio que esse crescimento significativo do PIB, da corrente de comércio e da abertura da economia só foi possível devido ao adequado nível de eficiência da logística brasileira (envolvendo rodovias, ferrovias e portos), a menos que se invente que os crescimentos do PIB e da corrente de comércio exterior não tenham nenhuma relação com a eficiência da logística brasileira.

Apesar desse nível adequado de eficiência logística, há muita coisa que é possível melhorar, na medida que sempre é possível melhorar o que já está bom.

Um exemplo disso é a adoção do sistema Navis-Sparcs, utilizado por quase todos os operadores portuários de contêineres (nos portos públicos), que garante o agendamento eletrônico das cargas que chegam ou saem dos portos, evitando filas e perdas de tempo.

Esse novo sistema, implantado desde o início de 2009, possibilita a otimização no processo de movimentação de contêineres, resultando em aumento de produtividade nos embarques e desembarques reduzindo o tempo total de operação nos Navios, trazendo benefícios diretos aos armadores que operam no terminal.

Além disto, a diminuição das remoções no pátio e a inteligência adotada pelo sistema possibilita o aumento da capacidade operacional do terminal, gerando um aumento na eficiência na disponibilização dos contêineres. Em paralelo, constata-se a diminuição do consumo de combustível, proporcionando menos emissões de gas carbônico para cada contêiner operado.

Voltando ao início desta análise, fico pensando: qual será o motivo para que não se divulgue os fatos e dados da evolução da eficiência logística do Brasil; eleitoral ou comercial?

José Augusto Valente – Diretor Técnico do T1


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcelo de Matos

É preciso ressaltar o seguinte: 1. O porto de Santos é o maior do Brasil: por ali deve começar a reformulação de nossos portos; 2. O que mais se exporta através de Santos é açúcar: o Brasil está suprindo o mundo todo com o adoçante. Os proprietários de carros a álcool estão ferrados porque a prioridade dos usineiros é a produção de açúcar e o preço do combustível só aumenta; 3. Em reportagem da Band News apresentada hoje os empresários não culpam o governo, mas, seus próprios colegas que contratam exportações FOB e não CIF, causando desorganização e congestionamento no porto.

Carlos

Estranho… Vinícius pontificou aqui, pontificou ali mas… sumiu sem comentar a denúncia do Biondi nem a malha ferroviária…
]

Fábio

Trabalho em uma transportadora do interior de São Paulo , que trabalha basicamente transportando açúcar da região de Ribeirão Preto para Santos .
O problema já começa com o alto preço dos pedágios.
Chegando na baixada os veículos vão direto para Cubatão no pátio onde aguardam a liberação para poderem ir para a o terminal de descarga em Santos.Esses pátios são particulares (Eco Pátio e Pinhal Rodopark) e paga-se por hora para ficar lá.Normalmente demora a liberação.Quanto mais tempo mais dinheiro.Estão sempre lotados .Quando chove o pátio fica alagado .É sujo , muito sujo.Nas enormes filas que se formam sai muita confusão .Não existe socorro médico .No mês passado um motorista da empresa em que trabalho sofreu um infarto e só não morreu porque foi socorrido pelos colegas que fizeram os primeiros socorros e tiveram que chamar o resgate da rodovia.
Quando sai a liberação para Santos , transito congestionado na Piaçaguera.
Na Avenida portuária , muito cuidado com a máfia do conteiner, com seus alfa- romeos e scanias da década de 70.
Vencido o transito muito cuidado ao atravessar a linha férrea que cortam os barracões e avenidas do porto , muito pejuízo com pneus que estouram , cortam ,etc atravessando os trilhos que são altos.A má sinalização pode causar acidentes com os trens também , já ocorreu com um caminhão nosso.
Mais fila e mais espera na descarga.
Mais sujeira , muita sujeira .
Protituição , drogas , furtos e roubos correm solta ali.
Não existe um lugar onde os motoristas e usuários do terminal tenham uma alimentação descente com um minimo de higiene .Não existem banheiros ou pelo menos não se usam.
O Porto está saturado e necessita urgentemente de refornas para um melhor escoamento da produção.
Nenhum motorista que eu conheço que faz a linha interior Santos , gosta de ir para lá.
O Porto de Paranaguá e o oposto do de Santos.
Azenha faça uma matéria sobre esse assunto.

    Carlos

    Que pauta, hein ?http://pedagiometro.com.br/ http://pedagiometro.com.br/

    "Não existe socorro médico. No mês passado um motorista da empresa em que trabalho sofreu um infarto e só não morreu porque foi socorrido pelos colegas que fizeram os primeiros socorros e tiveram que chamar o resgate da rodovia."

    Provável que você já tenha lido, mas fica a sugestão: http://www.viomundo.com.br/denuncias/sao-paulo-e-

    Marcelo de Matos

    "muito cuidado ao atravessar a linha férrea que cortam os barracões e avenidas do porto , muito pejuízo com pneus que estouram , cortam ,etc atravessando os trilhos que são altos.A má sinalização pode causar acidentes com os trens também , já ocorreu com um caminhão nosso." "Mais sujeira , muita sujeira. Protituição , drogas , furtos e roubos correm solta ali. Não existe um lugar onde os motoristas e usuários do terminal tenham uma alimentação descente com um minimo de higiene .Não existem banheiros ou pelo menos não se usam." Apesar disso os santistas parecem muito satisfeitos com seu prefeito João Papa, reeleito com 77% dos votos. Seu antecessor e apoiador era Beto Mansur, da mesma coligação. Se está ruim, por que querem continuar?

Descaminhos

Privatizaram as ferrovia mas o dinheiro vem saindo do BNDES para as Concessionárias privadas.

Descaminhos

Privatizaram as ferrovia mas o dinheiro vem saindo do BNDES para as Concessionárias privadas.

O Pior é que ninguém sabe e ninguém viu até agora as locomotivas novas ou as obras realizadas com esse dinheiro.

Deve ter ido de trem pros paraísos fiscais!

Carlos

● Em 2010, registro no “Balanço do Transporte Ferroviário de Cargas – 2009”: (*)

“Com a atuação do Governo Federal podemos atingir em 2015
35.000 km de malha ferroviária e 40.000 km, em 2020.”

● 55 anos antes:
“Possuímos cerca de 250 mil quilômetros de rodovias e 37 mil quilômetros de ferrovias” (**)

Ou seja: em 2015 – 60 ANOS DEPOIS – a malha ferroviária brasileira estará 2 mil quilômetros aquém da que tínhamos em 1955!

E só conseguirá chegar aos 35 mil quilômetros “Com a atuação do Governo Federal” – e o Vinícius vai traduzir para nós aqui o significado exato e preciso de "atuação do Governo Federal"….

(*) http://www.antfferrovias.org.br/Files/balanco_201
(**) Fonte: artigo de Antônio B.Cavalcanti (anticomunista!) publicado na Gazeta do Povo (Curitiba-PR) de 13 de julho de 1955.

    Carlos

    Patinamos no asfalto.

Carlos

Pro Vinícus Abreu – que foge de comentar sobre juros subsidiados do BNDES – comentar…

Em janeiro/1996 – nos tempos em que Serra integrava a "equipe FHC" como ministro do Planejamento -Aloysio Biondi escreveu…

A falsa "quebradeira"

O secretário de Energia de São Paulo, David Zylberstajn, ficou escandalizado com os salários dos vigias da Eletropaulo: R$ 22 por hora… "Pode liberar o assalto que fica mais barato", soltou Zylbertajn.
(…)
2) Privatização – O movimento de cargas no trecho ferroviário São Paulo a Santos, da Fepasa, era o maior do país. Recentemente, o secretário de Transportes do governo Covas revelou que ele está praticamente parado, com 90% de ociosidade.
Mistério? Não. As empresas "preferem" transportar as cargas por caminhão. Motivo, segundo o próprio secretário: sonegação. Nas rodovias, a mesma nota fiscal é usada para várias viagens (com cargas diferentes, que, assim, não pagam o ICMS).
Sonegação consentida, portanto, pois bastaria o governo do Estado exigir que a nota fiscal ficasse retida em um posto de fiscalização da rodovia, e a fraude não existiria.
Prejuízos para o Tesouro. E prejuízos para a Fepasa. Que, ironicamente, agora vai ser "privatizada" por "ineficiência"…
(…)

Íntegra em http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article6

Ed.

O tráfego aéreo e marítimo mundial e seus portos e aeroportos já operam além dos limites em geral no mundo inteiro, congestionando os grande centros. O ataque às torres e a crise deram duas acalmadas.
Mas o Brasil da era Lula, ficou um tanto imune a tais eventos e a demanda é crescente. Nada mais natural do que operemos em torno dos limites, às vezes além, por qualquer "soluço" inesperado.
Os neoliberais sabem muito bem que investidor privado só investe o "mínimo possível para o máximo necessário". Não querem capacidade ociosa (capital parado). De que reclamam? Estamos vivendo, felizmente, "problemas bons". Aumento de demanda, aeroportos para Copas e Olimpíadas, aumento do comércio internacional, etc.
É só falar menos e trabalhar mais, criticar menos e contribuir mais… Rumo ao 5o. ou 6o PIB do planeta!
E que as hienas e urubus da privataria invistam do seu próprio bolso para competir de verdade no mercado de verdade.

Raoni

"Entre 1956 e 2001, os investimentos realizados nas ferrovias da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e da RFFSA totalizaram R$ 68 bilhões." Texto tirado do site citado pelo Vinicius do BNDES.
São duas empresas, e não uma, as duas eram estatais e foram privatizadas no periodo FHC anos 1997/98, ou seja, grande parte deste dinheiro é público, e não privado. Como eu te conheço, tenho certeza que você não sabe qual a porcentagem do investimento é privado. Se quiser fazer um comparação séria entre investimentos em transporte PSDB x PT você teria que mostrar os investimentos feitos pelas gestões dos dois partidos e comparar quanto foi investido proporcionalmente ao dinheiro arrecadado.

    Vinicius Abreu

    Mas Raony, vc já fez isso !

    Como você disse foi privatizada em 97. Mas me dizer que grande parte foi dinheiro é público. Rsrsrs fala serio !

    Se vc acredita nisso então está me afirmando que FHC (PSDB), Itamar Franco (PMDB), Fernando Collor (PRN), Sarney (PMDB) o resto do regime, nossos maravilhosos presidentes investiram muito na vale, é isso ?
    Bom como conheço você, eu acho que você não acredita nisso, acredita ?

    Afirmo que não sou partidário de nenhum partido, se ver que tem alguma coisa de errado e tiver chance de expor vou colocar. Acredita que o Brasil está em uma maravilha no sistema de transporte é o mesmo que acreditar em papai Noel. Bom mas cada um acredita no que quiser né !

    José Augusto Valente:
    "Voltando ao início desta análise, fico pensando: qual será o motivo para que não se divulgue os fatos e dados da evolução da eficiência logística do Brasil; eleitoral ou comercial?"

    Tudo é eleitoral até o final das eleições, mas caso queiram que o PIG pare de fazer esse tipo de reportagem. Bom, então vamos para de falar mal deles e exigir que nossos atuais governantes invistam mais na infra-estrutura do sistema de transporte, não dando mais motivo reais para poder falar, afinal de contas eles não botaram 47 navios cargueiros esperando para atracar no porto de Santos só para falar mal da logística dos portos brasileiros.

    Eficiência ?
    47 navios, onde está os números da eficiência nisso ?
    Sorte da FIAT não usar o porto de Santos =D

    Carlos

    Leia (acima) o artigo "A falsa "quebradeira", do Aloysio Biondi…

Urbano

Obrigado Helcid! Algum eleitor do contrário não deve ter gostado, mas o que citei acima está mais ou menos dentro do que o Requião disse.

Rafael

Fica claro que privatizar não vai resolver o problema. Mas acredito que a intenção é privatização( doação de patrimônio pública para elite abastada).

O Brasileiro

Sem ufanismo. Os aeroportos brasileiros são precários.
O de Brasília, pelo movimento que tem, chega a ser ridículo!
Uso mais Cumbica, que devia ter pelo menos o dobro da capacidade e do conforto!
A solução não é privatizar, é investir no próprio serviço! Até mesmo porque uma vez privatizados os serviços aeroportuários, vão querer cobrar os olhos da cara pelas taxas, e quem paga somos nós!
Quanto aos terminais de cargas, ainda tem as greves da receita federal pra complicar!
A hora é de trabalhar!!!

Remindo Sauim

A desconstrução do Brasil sempre foi um dos motes da imprensa brasileira. Bom é em Miami. Agora que o mundo virou de pernas para o ar, o Sul começa a ficar por cima, eles não entendem mais nada.

    Heitor Rodrigues

    Remindo, gostei da observação. Quem disse que nosso planeta, imerso no éter, tem o Norte por cima? Valeu…

Grilo D

Uma coisa que o texto não citou: quanto os pedágios pesam no frete? Aqui em SP, uma carreta que vá de Campinas para o porto de Santos (200km) deixará uns duzentos reais nas cabines do "desenvolvimento". Imagina se vier de longe…
(Não está possível logar na conta do Twitter)
Abraços,
Grilo D

Carlos

Sobre portos, confira uma fonte especializada: http://www.portogente.com.br/

Destaque: http://www.portogente.com.br/comentetx/index.php?…

Carlos

Vinicius Abreu : “… vi que a iniciativa privada investe até 3x mais em ferrovia do que a União.”

Pra não ficar no “ouvi falar” ("a vizinha da minha disse que…"), cite a fonte, Vinícius – e seja específico sobre os tais “investimentos privados” em ferrovias – se houve algum investimento do tipo, provável que recursos foram emprestados pelo BNDES…

    Vinicius Abreu

    Recurso do BNDES não é grátis, se paga, pode até ter um juros decente, (não vou nem comentar sobre juros), mas se paga meu caro !
    http://www.pro.poli.usp.br/graduacao/todas-as-dis… (slide 10)
    http://www.brasilportugal.org.br/ce/noticia/1192,…

    Para ficar mais fácil Carlos segue o titulo do link acima, posteriormente leia o paragrafo 4 do artigo do próprio BNDES (link abaixo). Só para refletir sobre investimento privado, sendo esse investimento somente de uma empresa.
    http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/de

    Reafirmo, é sujo falando do mau lavado !

    Carlos

    "Recurso do BNDES não é grátis, se paga, pode até ter um juros decente, (não vou nem comentar sobre juros), mas se paga meu caro !"
    Juros subsidiados, carência dilatada,… fica quase que "de grátis"…

Vinicius Abreu

KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Gente chega a ser piada. Portos?, Estradas?, Aeroporto?, Ferrovias?

Vou ser sincero, melhorou muita coisa com o governo Lula, mas dizer que está tudo uma maravilha, principalmente nos sistemas de transporte. Fala serio !

Nos portos, o nível de logística no Brasil melhora sempre no limite do crescimento, isso quando melhora. O que se refere as reportagens sobre o açúcar é que quando temos uma demanda um pouco maior que o esperando os portos não seguram.
Não estou afirmando que tem fila de caminhão em todos os portos do pais, mas sempre estamos no limite. Ou vc vão me dizer que a quantidade de navio cargueiro esperando para atracar no porto foi o PIG que pagou só para fazer a reportagem?

Aeroporto (sei que o foco é mais de passageiros, mas tem transporte de cargas tb). Vou preferir nem comentá, se você usou esse tipo de transporte recente sabe como é !

Qual foi o tostão que o governo gastou em rodovia (segue o investimento)?
http://www.cnt.org.br/portal/img/arquivos/Informe

Não conheço a realidade as ferrovias do Brasil, bom mas sou morado de BH e aqui as únicas que são usadas são as privadas, não me lembro onde. mais vi que a iniciativa privada investe até 3x mais em ferrovia do que a União.

ps: Minha critica não é partidária, como a dá maioria faz aqui. Leio de tudo então um conselho, vamos peneira os assuntos. Porque falar em transporte no Brasil (PSDB X PT) = (Sujo x mau lavado).

    Leider_Lincoln

    Meu caro, compreendo seu argumento, mas privatizar é a solução? Resolveu com a telefonia?

    Vinicius Abreu

    Meu kra Leider_Lincoln;

    Acredito que privatizar não, mas um investimento publico-privado seria uma ótima ideia. Falo isso pelo pouco conhecimento que tenho (site de busca). Os poucos portos que funcionam tem dedo da iniciativa privada, que normalmente modernizou os portos (que já estão operando no limite). Quando o rapaz (Paulo – abaixo) falou de media dos portos. Fui verificar esses dois portos e descobri que o Porto de Tubarão é controlado pela Companhia Vale do Rio Doce. E descobri que o porto SUAPE tem 96 empressas que trabalham junta com governo estadual.

    Bom, não sou especialista, mas acredito que seja p/ai o caminho !

    Companhia Vale do Rio Doce

Milton Hayek

Isso é como com os aeroportos.Vocês pensam que eles querem privatizar tudo???????????Não!Eles querem privatizar só o filé mignon(aeroportos de Guarulhos,Rio,Brasília,etc).Aqueles que não dão muito lucro eles deixam na mão do Estado,para fazerem campanha por privatizações quando esses aeroportos derem bons lucros.
É sempre asssim:depois que o Estado faz aparecem os "capitalistas" para nos falar da "melhor gestão da iniciativa privada".Da mesma forma,os portos que serão privartizados serão aqueles que dão pesados lucros e que não funcionam bem devido a anos de descaso dos governos neoliberalóides e aos interesses privados dentro do TCU que atrapalham liberação de verbas para eles.

Urbano

Ah! Para se ter uma idéia das mentiras, o Requião cita a mirian leitão, que teria dito que o porto estatal do Paraná teria, devido ao caos reinante, deixado de exportar, ao que parece, algo em torno de seiscentos milhões de toneladas de soja, em determinado ano. No, entanto, o Requião disse que o Mundo todo não produz esse volume de soja.

    H. Back™

    A PHD (em mentiras) Míriam Porcão e suas "grandes verdades" está sempre nos brindando com suas pérolas. hehehe

Urbano

Essa sordidez já foi muito bem desmascarada pelo Requião, principalmente contra a groubo, que utilizou os mais escabrosos meios para divulgar as infames mentiras em seus telejornalismos.

    Helcid

    bem lembrado, Urbano !!

voxetopinio

Mais do PIG? Usando só um exemplo para ilustrar a mentira na generalização da reportagem: Suape e o Gilberto Freyre aqui em Recife. Porto e Aeroporto que estão muito de bem e sempre com projetos de expansão.

monge scéptico

Expressou-se bem quem disse que tudo pode ser melhorado e, oque estaaí não é tão ruim
quanto pintam. Ocorre que ser contra o BRASIL, fazer críticas não construtivas, é uma forma
de querer desqualificar os esforços do governo,para construir uma logística que se adeqüe
ao mundo, onde estamos inseridos. Por trás disso obviamente, há o interesse em defender
o privatismo, tão caro ao 'sistema" fhc/serra………………………

Paulo

Já que se deve ater aos fatos para não ser tendencioso. Os principais usuários de portos brasileiros foram chamados à dar uma nota (0 a 10) pela sua eficiência logística como um todo. Bom, somente Suape e Tubarão (se não me engano) tiveram nota 8 e 7 respectivamente. Os outro, bem… Só para citação. O porto de Santos (maior da América Latina) não consegue receber os maiores navios de transporte de mercadoria atualmente por não ter profundidade suficiente. Mesmo que tivesse, não teríamos guindastes de tamanho suficiente para retirar as mercadorias de dentro do navio. Com relação à infraestrutura. A saca de soja no Brasil (ainda na fazenda) é mais barata que a americana. Fato que se transforma ao chegar no porto. Isso não é problema infraestrutural transporte? Se não é, então realmente não entendo mais nada.
Detalhe, como postado acima temos que ter cuidado com as notícias calamitosas, interesses de privatização sempre estão presentes, mas não podemos fechar os olhos para os nossos problemas.

A. S. Braga

Ilustre Valente, o lá de cima, pró pig, pig ou enamorado dos pig, quer minimizar sua crítica – naturalmente coisa de pig! Vamos ao que interessa: o estadinho é um pasquintóide mentiroso!!! Isso todo brasileiro com apenas um neorônio sabe muito bem, atráz dele estadinho só vão os amebas, que – graças ao nosso bom Deus – são pouquíssimos, mas barulhentos. Se gritaria vencesse guerra, os indios seriam sempre vitoriosos!!! Por falar em indios, o da costa só fala m….!!! Por falar em estadinho, o diretor de opinião(sic) dele, ouvi dizer que ele é chegado num "goró"!!! Será que é verdade? O Carlão, aquele era um grande cara, morreu de tanto beber. Mas é assim, naquela família quem é bom, morre cedo!!! A. S. Braga

Marcelo de Matos

“Campanha contra portos brasileiros”… Essa expressão soa como um absurdo. Existe isso? Nós, os leigos, entendemos cada vez menos. Tenho a impressão que os portos brasileiros são uma espécie de sesmaria. O porto de Santos, pelo menos, deve ter sido dominado por longo tempo pelo pessoal do café. Com a decadência comercial da rubiácea, passaram para as mãos dos hoje todo poderosos barões do açúcar e álcool. O maior problema para a criação de novos portos é a licença ambiental. Os ambientalistas impediram a implantação de um porto em Itanhaém-SP para não comprometer o meio ambiente. Depois, a área é invadida e desmatada para a construção de barracos. Em Suape, Pernambuco, está havendo o mesmo conflito com os preservacionistas. Em Piracicaba dizem que existe um porto fluvial, Artemis, pelo qual seriam exportados produtos para os países do Mercosul. Ao que parece, porém, não está funcionando.

dvorak

Realmente os portos e aeroportos brasileiros são exemplos para o mundo…Do que não deve ser feito!!!

ehehehehehehehee

    Heitor Rodrigues

    Babacão!!!

    Ed.

    Tem quem viaje muito pelo mundo e conheça bem o que é aeroporto hoje em dia!
    Outros só viajam nas páginas, telas e falantes do PIG…

Marcos C. Campos

Resposta obvia à pergunta "qual será o motivo para que não se divulgue os fatos e dados da evolução da eficiência logística do Brasil; eleitoral ou comercial?"

1) Falar mal para que o público não se mobilize em uma eventual campanha de privatização

2) Privatizar para que grupos de "espertos" tenham um faturamento cativo (quem não quer um mercado cativo no capitalismo sem risco)

3) Não foi teito assim com as teles , as eletricas, a mineradora, e não tentaram com a Petro ?

4) O que o povo , a nação ganhou com isto >>>> NADA !!!! Perdeu somente !!!

Supertramp68

Valente se apega a um unico exemplo e quer extrapolar para todo o universo portuario. Assim não dá! Pior, pega um unico exportador. Será que os demais usuarios/clientes desse porto tambem são colecionadores de ratings? Será que o porto de Santos e Paranaguá tambem são benchmarking em excelencia? Duvido.
Quanto aos aeroportos, não dá pra comentar…

    Marko

    Me parece que ele baseou seu comentário em cima do editorial do Estadão. Apesar das exportações brasileiras via portos baterem recordes ano após ano, podem melhorar.

    Bruno

    As exportações aumentam e os portos continuam entupidos, porque os investimentos são ridículos. Não confunda alhos com bugalhos.

Carlos Morelli

Quem disse que a velha mídia está interessada em falar a favor dos brasileiros e do que "bem" fazemos.
Não sei até quando estaremos fadados a ter dois brasis. Presisamos de um jornal de banca que banque o lado positivo de nossas conquistas. Precisamos de mais coerência, amor próprio e verdades.

    Heitor Rodrigues

    Lá nos 50, Getúlio Vargas entregou a tarefa que estás propondo a Samuel Wainer. Nasceu ali a Ùltima Hora, no Rio de Janeiro, então sede da República.

Leider_Lincoln

A Mídia brasileira precisa inventar novos meios de tentar nos enganar, se quiser de fato fazê-lo. Esta falta de criatividade, este uso contínuo e sistemático dos mesmos meios e das mesmas estratégias cansa, afinal de contas…

ivonildo dourado

azenha.
Ontem o jornal da globo patrocinou uma reportagem que trata justamente dos portos brasileiro, mais especificamente sobre o proto de santos e os problemas referentes a exportação do nosso açúcar. Abaixo o link da materia com o video da reportagem: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/

Paulo Rauen

Queria ver como a Fiat iria fazer para transportar os veículos entre as suas f´bricas de Betim/MG e Córdoba/AR (a 600 km do porto mais próximo (Santa Fé) de navio. Teria que construir a arca de Noé e esperar o dilúvio. kkk. A burrice do PIG não encontra limites.

Roberto Locatelli

Hoje, na CBN, Miriam Leitão, mais uma vez, pôs-se a falar mal dos portos. É um desejo incontido de privataria.

V

Globo, globo, globo…. sempre a voz dos usineiros.
Nada como uma matéria do JN contra os portos e as pobres sacas de azucar.
Pobres fabricantes, verti lágrimas de crocodilo, tentei entender como sarcasmo, mas vomitei…

Italo

Resumindo eles não sabem fazer jornalismo ou estão mal intensionados

Guanabara

Como já disse o Presidente de um país ao sul do equador, é proibido falar bem. E viva a desinformação (no melhor estilo Goebbels).

Deixe seu comentário

Leia também