Valdir Roque: Por incompetência tucana, periferia de SP segue sangrando
Tempo de leitura: 2 min
Leonardo Benassatto, Futura Press
Incompetência tucana, impunidade e o triunfo da violência
por Valdir Roque*
Mateus, Douglas, José Carlos e Carlos Eduardo. Quatro jovens entre 16 e 18 anos cheios de sonhos, planos. Que infelizmente não vão poder realizar. Eles foram covardemente assassinados em mais uma chacina na região, em Carapicuíba, na madrugada de sábado, 19, em frente à pizzaria onde trabalhavam.
Há pouco mais de um mês, em 13 de agosto, uma série de ataques deixou 19 mortos em Osasco e Barueri.
Até o momento em que escrevo este texto ainda não havia informações sobre possíveis ligações entre os crimes. Mas independentemente do que afirmam os órgãos de segurança do estado, me arrisco a dizer que há, sim, ligação entre os dois crimes. E não só entre esses dois, mas entre todas as chacinas no estado.
Todas têm em comum a quase certeza da impunidade, da incompetência do governo do estado, há mais de duas décadas comandado pelo PSDB, em cumprir com suas atribuições de investigar e punir, que nos amedronta, deixando a triste sensação do triunfo da violência.
Um dos raros levantamentos sobre o tema, feito pelo jornal Folha de S. Paulo, aponta que 23 das 24 chacinas ocorridas em 2012 na Capital e Grande São Paulo não foram solucionadas.
Será que se houvesse apuração séria, eficaz, com a elucidação dos casos e os autores presos, crimes como este continuariam comuns na região? Por que há tanta impunidade no estado? O que o governo paulista tem feito para diminuí-la? Por que, mais de um mês depois, as chacinas de Osasco e Barueri ainda não foram esclarecidas? Como estão as investigações?
Com a palavra, o secretário de Segurança do governo Alckmin, Alexandre de Moraes, que tem dado respostas vagas e, em audiência na Assembleia Legislativa no início do mês, preferiu atacar quem o questionava, provavelmente para desviar o foco da lentidão ou até mesmo incapacidade de sua pasta para solucionar o caso.
Apoie o VIOMUNDO
Enquanto isso, como diz a letra de um rap do rapper GOG, “periferia segue sangrando”. Até quando?
*Valdir Roque – vereador, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Osasco, pós-graduado em Segurança Pública e Direitos Humanos
Leia também:




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!