VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Trump acusa Brasil de desvalorizar real e anuncia sobretaxa das exportações de aço e alumínio. Aprendeu a lição, capitão?
Em foto de março de 2018, Bolsonaro assina livro de visitas da Casa Branca. Foto: Alan Santos/Presidência da República
Você escreve

Trump acusa Brasil de desvalorizar real e anuncia sobretaxa das exportações de aço e alumínio. Aprendeu a lição, capitão?


02/12/2019 - 12h00

Trump acusa Brasil de desvalorizar real e impõe tarifa sobre exportações de aço e alumínio

MSN 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na manhã desta segunda-feira (2) que o país vai retomar as tarifas aplicadas ao aço exportado pelo Brasil e pela Argentina.

Ele atribuiu a decisão à desvalorização do real e do peso argentino em relação ao dólar.

“Brasil e Argentina estão promovendo desvalorização em massa de suas moedas, algo ruim para os nossos fazendeiros. Portanto, tendo efeito imediato, vou restaurar as tarifas sobre aço e alumínio que são importados aos Estados Unidos desses países”, escreveu o mandatário americano no Twitter.

Trump também cobrou que o Banco Central dos Estados Unidos adote medidas para evitar que países “tomem vantagens de nosso dólar forte”. “Isso torna as coisas muito difíceis para nossos fabricantes e fazendeiros exportarem seus bens”, afirmou o presidente americano.

Os EUA são os maiores compradores do aço produzido no Brasil, em um mercado que movimenta US$ 2,6 bilhões (ou R$ 8,6 bilhões).

Atualmente, as taxas são de 0,9%, para o aço e 2% para o alumínio.

Em março do ano passado, a possibilidade de uma eventual sobretaxa para o aço e o alumínio exportados pelo Brasil gerou pânico entre produtores brasileiros.

À época, em meio à guerra comercial com a China, o presidente americano anunciou alíquotas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio comprados pelos EUA de outros países, mas deixou de lado Brasil, Argentina, Austrália, União Europeia e Coreia do Sul.

Em abril do ano passado, o presidente americano buscava meios de reduzir o déficit de sua balança comercial e deu início à discussão, quando afirmou que a indústria do aço dos EUA teria sido “sitiada” durante décadas por concorrentes estrangeiros “que ganharam a vida tirando proveito” de leis de comércio desfavoráveis aos americanos.

Segundo Trump, a concorrência gerou demissões em massa e inundou os EUA com “aço barato”.

Para se diferenciar dos chineses, os brasileiros argumentam que a indústria brasileira compra produtos americanos produzidos a partir do aço exportado pelo Brasil, como carros, maquinário pesado e locomotivas, fazendo o dinheiro circular.

 

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Mônica Leme

03 de dezembro de 2019 às 10h02

Bolsonaro só falta pedir uma selfie com o Trump.
Ele é muito sem noção.
Ele se acha amigo do Trump e o pior amigo de infância.
C o m p l e t a m e n t e iludido.

Responder

a.ali

03 de dezembro de 2019 às 01h38

bozo tomando no rabicó!

Responder

Zé Maria

02 de dezembro de 2019 às 18h13

https://twitter.com/ronaldooricotx/status/1201485352927682560
Acaba de chegar no Aeroporto Internacional de Brasília
o presente enviado por Donald Trump a Jair Bolsonaro.
https://pbs.twimg.com/media/EKyIjsIWwAAtUFA.jpg

Responder

Bel

02 de dezembro de 2019 às 16h10

Hummm…E se o Trump falou isso para depois voltar atrás em relação ao Brasil, já que considera o governo amigo de Bolsonaro e o Pompeo diz que os EUA vão intervir a América Latina para evitar protestos? Daí ele taxa só a Argentina e o mito incha de orgulho.

Responder

Zé Maria

02 de dezembro de 2019 às 16h05

“Canal Aberto com o Trump”, é ?
https://twitter.com/ronaldooricotx/status/1201568156780843009

https://pbs.twimg.com/media/EKzXgCiXkAIOBSu.jpg

A Casa Branca passou o dia dando retorno às ligações do Jair Bolsonaro:

“Este Número Está Ocupado” [com o Presidente da Ucrânia] …

Responder

Zé Maria

02 de dezembro de 2019 às 13h47

Já acabou a relação ? Ou é sadomasoquismo mesmo ?

Responder

Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.