Tensão em Natal: Prevista a desocupação da Câmara pela PM hoje

Tempo de leitura: < 1 min

por Daniel Dantas*, de Natal

O desembargador Dilermando Mota, do TJ-RN, concedeu liminar ao mandado de segurança interposto pela Prefeitura Municipal de Natal e deu ordens de desocupação da Câmara Municipal de Natal, inclusive utilizando força policial, até o meio dia de ontem.

Foi então que entrou em campo a OAB para articular um acordo entre presidência da Câmara e acampados. A ordem de desocupação foi suspensa por 24 horas.

Acompanhamos o dia inteiro de negociações na OAB. Os acampados aceitaram um acordo que parecia impossível de ser aceito. Foi a presidência da Câmara que recusou. E a OAB lamentou a intransigência do vereador Edivan Martins.

Agora o impasse e a tensão são flagrantes. A expectativa é que ao meio dia de hoje a PM vá cumprir a ordem. Porque um vereador, do Partido Verde, está jogando sua biografia na lama e se põe intransigente contra a negociação.

Acompanhe pela twitcast do @XoInseto: http://www.twitcast.com/user/xoinseto

Clique aqui para ler “#ForaMicarla: o presidente da Câmara rejeita acordo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rasec

Carta Capital n˚651

A Primavera Potiguar
Estudantes acampados na Câmara de Vereadores pedem o impeachment da prefeita de Natal, Micarla de Souza
Por Gabriel Bonis e Matheus Pichonelli

Em outubro de 2008, a jornalista Micarla de Sousa Weber, do Partido Verde, despontava como uma das mais promissoras lideranças do Nordeste, ao vencer uma acirrada disputa contra a petista Fátima Bezerra pela prefeitura de Natal. O potencial da jovem, que parecia sempre produzida para ficar bem no vídeo, logo foi percebido pelo então presidente Lula, escalado para fazer campanha pela candidata de seu partido.
Em comício na capital potiguar, na reta final da campanha, Lula fez um discurso polêmico, em que tentou colar na adversária verde a pecha de mais um rostinho bonito na tevê. “Uma coisa é falar na televisão, a outra é meter o pé no barro, na periferia”.
A estratégia não surtiu efeito. Dias depois, Micarla foi eleita no primeiro turno com 50,8% dos votos válidos.
Menos de três anos depois, a provocação de Lula parece agora soar como previsão. Micarla de Sousa, de apenas 39 anos, enfrenta um movimento crescente iniciado na internet e que chegou às ruas arrastado por um eleitorado jovem em protesto contra o que condenavam num governo apático, incapaz de resolver antigos problemas, e envolto em suspeitas de corrupção.
De tweet em tweet, e sem a intermediação de partidos políticos, os estudantes conseguiram reunir 2 mil pessoas em dois protestos ocorridos em menos de 15 dias e deixaram 70 representantes instalados no pátio da Câmara Municipal de Natal em reação à má vontade dos vereadores de investigar a prefeitura.
Os indícios haviam sido garimpados quase um ano antes, quando a vereadora Sargento Regina (PDT) leu no Diário Oficial do Município que a prefeitura havia celebrado dois contratos de aluguel para a sede da Guarda Municipal com a mesma empresa, no mesmo local, com dispensa de licitação, mas com valores diferentes, num total de quase 84 mil reais. Um levantamento nas contas da prefeitura levou à descoberta, segundo ela, de situações estranhas, como aluguéis de equipamentos como ar-condicionado, até o pagamento de 156 mil reais para a locação de um prédio ainda em construção, onde deveria funcionar uma escola municipal, e de um casarão com piscina e churrasqueira para a Secretaria do Meio Ambiente – que tem sede própria – a 2,2 milhões por 36 meses de contrato. Sob a gestão de Micarla, um hotel de luxo, na Praia do Meio, foi alugado para abrigar as secretarias da Educação e da Saúde ao preço total de 126 mil reais ao mês. O mesmo hotel havia sido alugado, em 2008, pela prefeita recém-eleita para instalar sua equipe de transição.
No intuito de pressionar os vereadores, os manifestantes montaram acampamento no pátio da Câmara Municipal na terça-feira 7. A partir daí, enfrentaram cortes no fornecimento de água, luz e internet, e viram cigarros de maconha e camisinha abertas – sem sinais de uso – serem jogados no banheiro para, segundo os militantes, tentar incriminar o movimento. O resultado: a polícia foi chamada pelos próprios estudantes, que lacraram a “prova” e encaminharam um Boletim de Ocorrência. “Suspeitamos que os guardas do prédio lançaram os materiais”, diz Pedro Rezende Santos Feitoza, um dos militantes acampados.
Em pouco tempo, o acampamento passou a receber a visita de centenas de pessoas, que levavam o apoio e alimentos. A organização entre os estudantes chega a lembrar os comitês montados pelos acampados na Porta do Sol, de Madri, epicentro dos protestos que tomaram a Espanha no mês passado. Como lá, os manifestantes potiguares se organizaram em comissões, responsáveis por tarefas como comunicação, limpeza e até pela segurança, para que não haja danos ao patrimônio público.
Do lado de fora, fazem coro às manifestações gente renomada, como o neurocientista Miguel Nicolelis, que mantém um instituto de pesquisa na cidade, o escritor Frei Betto, professores universitários e a Ordem dos Advogados local. O barulho levou a crise, em Natal, a figurar nos assuntos mais falados no twitter e fez com que o Ministério Público Estadual instaurasse um inquérito civil público, na terça-feira 14, para apurar possíveis irregularidades nos contratos.

Zé Fake

Cheiro de Espanha, de Grécia e até de Egito…Tomara que esse movimento seja vitorioso e tenha resultado comcretos. Seria um exemplo do que fazer em MUITOS outros lugares.

leonidaskirotawa

Eu espero que toda essa manifestação que acontece em Natal sirva de lição para os políticos locais, sirva de alerta e exemplo do que pode acontecer com eles se não honrarem o cargo que ocupam. Isso é a democracia. Nós elegemos nossos políticos/empregados, pois pagamos e muito bem para eles, nós podemos tira-los também. Que nenhum político neste país se iluda que por que ganharam uma eleição merecem a consideração de ficar até o final apenas por isso. Se fizer merda, vai pra rua!!!!

Eu me orgulho de fazer parte deste movimento, me orgulho de ver pessoas mais jovens que eu lutando pelo bem desta cidade, belo bem de um política limpa. E tenho vergonha de quem abre a boca para falar mal de todos nós.

Nós podemos não vencer a guerra final, mas queremos tanto que não há quem nos derrube, saindo da cmn ou não o movimento vai continuar e essa cidade vai exterminar os Edivans Martins, as Micarlas, os Zé agripinos, toda essa lama suja que desta cidade usurpa!

Sandra Paz

(ANTÔNIO) O que é isso de pelegada? Cê tá falando de quê meu fio sem noção ou tú é um cargo comissionado muito bem pago ou não vive em Natal ou então faz parte da massa ignorante/iludida que votou nela e botou essa mulher pra acabar com a cidade. No Japão tem tsunami, em Natal tem a prefeita Micarla. Já que você não é daqui vou te deixar a par do que acontece viu seu ANTÔNIO?!

"O dia 25 de maio de 2011 foi o marco inicial dos protestos culminados pela administração da Prefeita Micarla de Sousa (PV-RN) no Município de Natal.

Nesta data, aproximadamente 1.000 pessoas saíram às ruas da cidade para protestar pacificamente contra a atual gestão municipal.
Respaldados pelos altíssimos índices de desaprovação da Administração Municipal, os protestos tiveram continuação no dia 1° de junho de 2011, juntando novamente milhares de pessoas que, por sua vez, voltaram a se reunir no dia 07 de junho em frente à Câmara Municipal de Natal com a finalidade de demonstrar indignação também com a bancada de vereadores governistas, tidos como partícipes da situação em que a cidade se encontra.

Neste terceiro ato, a Câmara veio a ser ocupada pelo Movimento "Fora Micarla" que, acampando em seu pátio, passaram a acompanhar e pressionar diretamente os vereadores nas audiências realizadas pela Casa.
Participantes deste Movimento ocuparam a Câmara Municipal de Natal com a finalidade de protestar contra os fortes indícios de ilegalidades na atual gestão municipal, bem como contra a postura dos vereadores que compõem a bancada situacionista no que diz respeito ao dever de fiscalização do Poder Executivo.

SEU ANTÔNIO E DEMAIS QUE ANDAM CEGOS, SURDOS E ANESTESIADOS SE QUISEREM SABER DOS 1.000 MOTIVOS QUE PROVOCARAM ESSE MOVIMENTO ACESSE ESSA PÁGINA DA TRIBUNA DO NORTE:
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/coletivo

    Elza

    É, mais tbm a Tribuna do Norte, que faz parte dos responsáveis pela InterTV Cabugi, que é afiliada da Rede Globo faz oposição cerrada a prefeita Micarla desde do dia que ela assumiu a prefeitura do Natal. Eu ñ votei nela, acho que ela fez algumas besteiras, se perdeu na administração, principalmente apartir de 2010, mas ñ dá pra acreditar de olhos fechados em td q se escreve e se fala na imprensa oposicionista.

    Será q/ a mídia oposicionista tá dando tbm a importãncia que deveria dar as greves do Estado? Onde a polícia civil, o DETRAN e os professores estão em greve e a governadora Rosalba continua intransigente sem querer dialogar com os movimentos grevistas? Ñ tou vendo e olha que eu assisto os jornais locais. A governadora Rosalba é do Psdb.

    Sei ñ, acho que tinha mais era q dar msmo uma sacudida na administração da prefeita, mas tbm ñ posso ser tão engênua, de achar que tbm tem tbm os eleitoreiros no meio. Acampanha de 2012 já começou em Natal.
    Esse msm movimento ocorreu tbm em Fortaleza com a prefeita do PT e em João Pessoa.

    Eu espero q o fim seja bom pra tds.

Yarus

É o partido da verdosa Bláblárina mostrando que sabe governar…

Corram que a polícia do Acripino vem aí!

Klaus

Desocupa antes da PM chegar.

Getulio

O Partido Verde em Natal não carrega em nenhum de seus principais representantes a ideologia que construiu o Partido Verde no país. Todos são ex-membros de partidos tradicionais, como PMDB, antigo PMN, PSDB ou antigo PFL, que resolveram formar uma nova patota. Quem não vive em Natal, não se iluda: a única coisa que há de verde nesta atual gestão são as paredes dos prédios da prefeitura pintadas de verde!

Antônio de Sampaio

É o terceiro turno da pelegada soldista e odienta que não aceita a derrota nas urnas.

Micarla e Adripa deram uma surra em Lula… fim de papo pelegos golpistas.

Vocês são golpistas, nunca aceitam a derrota.

    Vania Costa

    Antônio, não venha com churumelas, aqui não tem nada de resquícios da eleição o fato é que a Micarla já teve mais da metade do mandato e até agora não vimos nada, nada não ser, lixo, bueiros entupidos, buracos, cidade suja, só no entorno de onde moro tem dois lixões e olhe que mora em área nobre. Cadê a coleta de lixo? Na zona norte só há coleta uma vez na semana. Haja dengue! Nada de educação, os professores voltaram há pouco tempo de uma paralização. A saúde pergunte a quem usa, é um caos! Menos, viu?

    Leider_Lincoln

    Richard Smith, você não se cansa nunca?

    dukrai

    o trollxa oficial do viomundo

Alício

O vereador está jogando sua biografia na lama porque o "partido é verde" e ele um sem noção.

Deixe seu comentário

Leia também