VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Sind-UTE/MG desmascara “nova” proposta de Zema e convoca paralisação total para amanhã; vídeo
Fotos: Lidyane Ponciano/Sind-UTE/MG e Studium Eficaz
Você escreve

Sind-UTE/MG desmascara “nova” proposta de Zema e convoca paralisação total para amanhã; vídeo


04/02/2020 - 01h58

Proposta de quitação do 13º de 2019 até março de 2020 não é nova e a Educação precisa continuar mobilizada para a Assembleia Estadual do dia 5 de fevereiro

Sind-UTE/MG

Na tarde desta segunda-feira (3/2/2020), o governo do Estado anunciou o pagamento do 13º salário de 2019 até março de 2020.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) ressalta a toda categoria que a notícia não é nova, já que havia sido apresentada desde dezembro do ano passado.

A coordenação-geral destaca a importância de todos e todas profissionais da Educação permanecerem mobilizadas/os para a Assembleia Estadual do dia 5/2/2020, que acontece às 14h, no pátio da Assembleia Legislativa, com paralisação total das atividades.

ASSEMBLEIA DO SIND-UTE/MG PODE DECIDIR POR GREVE NA REDE ESTADUAL

A assembleia será para debater e aprovar o calendário de lutas de 2020, momento em que também poderá ser deflagrada uma greve na rede estadual de ensino.

Ao longo de 2019, o Sind-UTE/MG reivindicou o pagamento do 13º, bem como propostas de cumprimento da Lei Estadual 21.710/2015 e da Lei Federal 11.738/2008, que estabelecem o Piso Salarial Profissional Nacional como um direito legal.

Deixando parte da categoria sem o 13º e apresentando propostas de reajuste salarial a apenas um setor do funcionalismo, o governo do Estado relegou a Educação a segundo plano.

No ano passado, a categoria viu uma política de desemprego ser implementada a partir de milhares de demissões no programa Escola de Tempo Integral, com o Plano de Atendimento, fusão de turmas, municipalização de escolas estaduais e redução do Quadro Escola.

Além disso, a informatização dos trâmites educacionais se mostrou fracassada e só trouxe o caos para estudantes, famílias e à categoria.

O sistema de pré-matrículas online não respeitou o zoneamento e até alocou alunos no sistema prisional!

O Diário Escolar Digital (DED) foi utilizado pelo governo Zema como instrumento de assédio moral contra educadores e educadoras, a Remoção de Pessoal feita online transferiu trabalhadores para municípios que não foram escolhidos, e o sistema que gera o Quadro Informativo (QI), necessário para a designação, apresentou problemas no processo de contratação para 2020.

A forma como a Educação mineira vem sendo tratada pelo governador, desde o início da atual gestão, só demonstra a urgência de interromper essa postura e reivindicar o atendimento a direitos básicos, como o emprego, acesso ao ensino público e dignidade remunerativa.

A Assembleia Estadual será uma resposta concreta da categoria a esse cenário.

Últimas unidades

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.