Serra tenta levar a eleição para o segundo turno

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Muito se escreveu nas últimas horas a respeito de um suposto fracasso dos tucanos na escolha do candidato a vice-presidente na chapa de José Serra. Bons textos foram escritos, sacadas interessantes foram expostas. A nossa mídia ama esse tipo de futrica que o twitter ajuda a disseminar: as fofocas políticas de bastidores rendem muitas manchetes, ainda que não iluminem o verdadeiro jogo.

Acho que Serra tomou a decisão certa ao tentar emplacar Álvaro Dias de vice, dada a conjuntura eleitoral. Como se sabe, candidato a vice raramente rende algum voto. Ou pelo menos não rende votos em número suficiente para decidir a eleição. A decisão de Serra era a mais adequada não pelos votos que o vice traria, mas por neutralizar um perigo para a candidatura dele no Sudeste/Sul, o palanque unificado de PT-PMDB-PDT no Paraná.

A aritmética é razoavelmente simples. Serra precisa de vitória por ampla margem no Sudeste e no Sul para levar a eleição de outubro para o segundo turno. Não é certo que conseguirá vencer pela margem necessária nem mesmo em São Paulo (por baixo, mais de 60% dos votos). No Rio de Janeiro a situação é desfavorável para a oposição. Em Minas, igualmente.

No Paraná, no entanto, dadas as circunstâncias especiais da relação de Osmar (agora candidato a governador, com Lula e Dilma) e o irmão dele, Álvaro Dias, Serra tinha a oportunidade de usar a indicação do vice para golpear um forte palanque governista.

Não deu certo, por causa da reação do DEM. Os Democratas aparentemente concluiram que a presença de um vice na chapa de Serra é a melhor oportunidade para dar ao partido a exposição necessária, em nível nacional, para evitar uma derrota catastrófica que esmague a representação no Congresso.

É disso que se trata: Serra, para sobreviver, pretendia jogar o DEM aos leões.

As fofocas, intrigas e futricas dos últimos dias, no entanto, duvido que resultem em um só voto ganho (ou perdido) para José Serra em função do nome escolhido (tanto faz Álvaro Dias, Índio da Costa ou um poste).

Dados:

1. A alta aprovação popular do governo Lula;

2. A excelente conjuntura econômica;

3. A capacidade política exibida pela ex-ministra Dilma Rousseff para aglutinar apoios;

José Serra tem sido forçado a se defender no que acreditava ser seu terreno mais favorável, o Sul e o Sudeste. No Paraná, fracassou.

O PT e partidos aliados do governo já engoliram todos os sapos necessários à formação da aliança em torno da ex-ministra Dilma. Olhando os palanques estaduais, fica claro não apenas o poder extraordinário do presidente Lula de delicadamente torcer os braços dos que se colocam no caminho. Ele tem a força e já deixou claro que pretende usá-la para fazer a sucessora. Para o bem e para o mal, esta é a nova realidade política do Brasil. Somos todos, para usar a frase de um colunista, “lulodependentes”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Serra tenta levar a eleição para o segundo turno. Por Luiz Carlos Azenha » O Recôncavo

[…] Serra tenta levar a eleição para o segundo turno. Por Luiz Carlos Azenha por Luiz Carlos Azenha no Vi o mundo […]

EDSON HAUTSCH

Na verdade o racha ocorrido no Paraná foi sensacional.
Lá está situada a Capitania Hereditária Tucana do Sul onde o PSDB reinava soberano.
O que se viu hoje, foi um verdadeiro desastre para as intenções tucanas.
Serra desfilou pela Capital, ao som de DILMA, DILMA, DILMA.
E só houve passeata, porque obrigaram funcionários da Prefeitura a seguir o Rei.
O ex prefeito da cidade, que conseguiu explodir com o trânsito local, defilava junto com cara de tacho.
A Filial da Chuiça Brasileira, teve a honra de iniciar a caminhada do Serra em direção ao nada.
Agora imaginem a situaçãodo Zé Pedágio, sendo apupado no ninho tucano…
É muita rejeição para um candidato só.

Geysa Guimarães

Além de obsessivo-compulsivo e notívago, masoquista? Pior pra ele, só vai prolongar o calvário.

Jairo_Beraldo

Só tenta…vai ser setenta % a Dilma.

monge scéptico

O serra é como um boxeador "sonado"" que clichando o tempo todo, tenta empurrar a luta para
os pontos. Sabe que será nocauteado, porém segue o "condicionamento" etc.
A Alemanha jogou com elegância, eficiência, disciplina corporativa etc. grande equipe!. Porém
individualmente somos melhores mas, fica nisso; sem interação entre os valores.

Álvaro Gomes

Nem os "correligionários" do Zé não acreditam mais nele.

Veja só o por quê (corrijam o por quê se estiver errado)

Um "contínuo" membro do site mais botoxizado do Brasil, postou a seguinte mensagem:

"(…), noutra eleição para presidente Serra fez corpo mole. Perdeu para o Lula. Não demonstrou força. Em suma, sua candidatura foi só pra afagar o ego do Lula.
O Serra é hoje indigno de minha confiança. Não há mais nada que ele faça para corrigir a cag… que ele aprontou contra os eleitores do PSDB.
Serra pra mim é carta fora do baralho."

Clique no link abaixo e compre um côco com o rapaz acima. http://www.blogalvarodias.com/2010/07/gazeta-do-p

Como se vê, o Zé está perdido. Só ele não sabe disso. E está nú. Prá variar.

Saudações "Celestes" . E viva a seleção Brasileira. Neste momento é que devemos nos unir. Não somente nas alegrias, mas também nas tristezas. Isso demonstra maturidade.

Pedro Cruz

EU SOU FELIZ!!!! EU SOU UM LULODEPENDENTE!!!VIVA O BRASIL PROS BRASILEIROS!!VIVA O BRASIL COM CRESCIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDAS!!!VIVA O BRASIL DOS LULODEPENDENTES!!!

    clemes

    Pedro, letras minúsculas, por favor. abs

O Brasileiro

Por que a articulação de Serra não deu certo?
Porque:
– Serra não é líder
– Os tucano-demos colocam suas carreiras políticas acima até mesmo de seu projeto político
– Serra não vai ter nem 30% de votos no primeiro turno!

luizmullerpt

Caro Azenha

Acho que é um exagero dizer que o povo brasileiro é 'lulodependente". O Lula é que é assim, meio "povodependente". Qualquer outro, mesmo muito bem intencionado, que não viveu a situação de pobreza absoluta, daria tanto vigor a um programa como o Bolsa Familia. Nem os mais aguerridos petistas. Tinha que ser o Lula. E os dados mostram que foram justamente os estamentos médios e pobres, que com o aumento do seu poder aquisitivo, impediram que o Brasil caísse na crise econômica de 2008/2009. Lula colocou a técnica e ab urocracia estatal a serviço dos mais necessitados. Mas como diriam alguns, banqueiro também esta ganhando muito dinheiro. Claro. Estamos no capitalismo. Há muito dinheiro em circulação. Os banqueiros ganharam muito dinheiro , oferecendo crédito com juros mais baratos. De novo, isto não se deu sem a mão e o cérebro de Lula, que vivou na vida real a falta de dinheiro até para por comida na mesa no dia seguinte. E o que dizer das escolas técnicas, que FHC proibiu de serem abertas? Foi uma "encomenda" do Lula ao Ministério da Educação. Putz, pelo jeito eu também virei um "lulodependente", felismente.

DECO

Companheirada, vamos colocar em discussão o último resultado do Datafolha? O "poste" de pole dance das performances de Lula não resistirá aos debates.

    Marcos Doniseti

    Ninguém dá a mínima para debates. Tanto é verdade, que o FHC não participou de nenhum em 1998… Mas, disso a tucanada já esqueceu, né?

Urbano

Ops! Azenha! Quem faz as instituições são as pessoas, independemente de tempo e espaço… Dissociá-las? Então, me explique ‘pari passu’, até para eu aprender.

Urbano

O zé contra-rampa, o perempto, não vai chegar à segunda-feira, quanto mais ao segundo turno.

Fabio_Passos

zé serra não está em seu juízo perfeito… nem parece verdade:

"
Um candidato fora do eixo
Enviado por luisnassif, qui, 01/07/2010 – 20:05
"
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/um-candi

"
Precisa ser uma coisa discreta, diz Serra sobre amantes

Laryssa Borges Direto de Brasília

O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, relatou nesta quinta-feira (1) uma conversa com seu candidato a vice, o deputado Índio de Costa (DEM-RJ) e acabou opinando sobre relacionamentos e a existência de amantes.
"

Fabio_Passos

Depois desse vice inacreditável que inventaram pro zé serra… ninguém sério ainda acredita na candidatura da direita.
A canoa reacionária afunda. Está cada vez mais claro que não teremos retrocesso.

Claudia Marques

Azenha, dá uma olhada, a coisa é gravíssima!
Tem blogueiro do Sul do país que não esconde o que pensa, ele quer, se Dilma vencer as eleições, separar aquela região do restante do país.
Leia você mesmo:
http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

.

    Roberto Locatelli

    Olá, Claudia.

    Esse pessoal separatista só não conta com uma coisa: e se Dilma ganhar no Paraná? E se Dilma ganhar no Rio Grande do Sul? São possibilidades bem reais.

    Daniel

    Se isso acontecer, vão se mudar pra algum reduto nazista na alemanha ou vão cometer suicidio coletivo…

    Daniel

    Nazistas… E o pior é que é pensamento corrente em Curitiba de que o Sul seja separado do restante do país… Estupidez sobre estupidez. É muita arrogância e prepotência pra achar que só eles se bastam…
    A resposta comum deles: "sou a favor, pra gente parar de sustentar vagabundo e preguiçoso". Se for assim, então teríamos que "deportar" todos os sulistas ou com ascendência sulista de vola pra lá. Por que o tem de sulsta no Centro-Oeste, Norte e Nordeste…

    Pensamentos da época das cavernas em região que se diz "mais desenvolvida do país".

    A minha sugestão, se fosse pra me rebaixar ao nível quase inexistente desse blogueiro e dos apoiadores dele seria inundar o site com comentários… Mas isso é coisa de nazi-demotucano

    LuisCPPrudente

    Nazi-tucano-pefelê é assim mesmo.

    Supertramp68

    Putz meu!! E eu tô no Sudeste…

    LuisCPPrudente

    Putz meu, isto mostrou o seu posicionamento de tucano-pefelê!

    Pois os tucanos-pefelês são anti-nacionais, são lesa-pátria e torcem para que o Brasil não dê certo.

    SubTrampo00 não admite, mas é um legítimo tucano-pefelê, putz meu!

    Carlos

    "E o pior é que é pensamento corrente em Curitiba…"
    Se o sujeito ("vampirodsecuritiba") representasse alguma coisa, tivesse alguma relevância, mostraria a cara.

    Daniel

    Constatei isso, Carlos. Em conversas informais, com pessoas habitantes de Curitiba, onde resido atualmente –não sou nem curitibano, nem paranaense e nem sulista. Sou é contra separatismo e separatistas. Pra mim, isso é pensamento de nazistas. Uma coisa é emancipar politicamente um estado em outros dois. Agora, desmembrar um país pra se criar uma nação independente, isso é coisa de quem leu e releu o Main Kampf…

    Carlos

    Bravateiro o sujeito, Cláudia. Provável que seja ligado ao Álvaro Dias.

Marat

Serra só levará a eleição para o segundo turno se os seus principais cabos eleitorais (Abril, Folha, Estado e Globo) usarem todo o seu sórdido cabedal de opções, todas pautadas na mentira, na falácia, na tergiversação e no embuste. Cabe ao povo do Brasil não cair nessas ciladas!

Supertramp68

Lula é a droga do momento e cada vez mais aumenta o numero de lulodependentes. Deve ser a forma de dialogar e convencer sem ser truculento que convenceu Osmar Dias a ser um palanque para Dilma, assim como convenceu os companheiros do MA a apoiar Roseana e de MG a Helio Costa. Isso sem contar o "dedazo" na indicação da eleita. Realmente a força do Presidente a torcer braços é surpreencente. Quando o efeito passar e acabar o torpor o que pode sobrar é a dor.

    Joana

    Você desconsidera que o PT abriu mão de candidaturas próprias em vários estados para compôr a chapa. O mais importante para Lula e o PT é a continuidade das políticas sociais e desenvolvimentistas do governo. Você acha que se Lula quisesse ele não teria um 3º mandato? Ele preferiu contribuir para a união das tendências divergentes dentro do PT em torno de Dilma, de modo a evitar alimentar rachas e ambições pessoais que comprometessem o projeto maior. Agora, se você acha cômodo tachar Lula de autoritário simplesmente por ele ser um líder respeitado por seus companheiros, você quem sabe. Os argumentos da oposição estão realmente faltando.

    Carlos

    O sujeito está aqui pra tumultuar, futricar, fofocar… Escreveu há algum tempo que não suportava o PT, mas tem que cumprir a "missão"…

    Supertramp68

    Olha Joana, realmente Lula fez isso mas não por causa de politicas sociais mas por um projeto de poder. Os propositos de Lula quanto a 'escolha' de Dilma ainda são um mistério. Que ele é convincente em seu metodos ninguem duvida, dai talvez a canonização do lider espiritual das massas. Concordo com voce no quesito oposção, nunca dantes na historia deste pais tivemos uma oposição tão mediocre, tão não opsição. Deveriam ter enterrado Lula e o PT no mensalão, mas deixaram-os sangrar e deu no que deu. A vantagem na derrota de Dilma é que voltaremos a ter oposição. Só isso.

    Leider_Lincoln

    A dor de vocês, não é? Eu, por exemplo, rirei muito ao ver Heráclito Fortes, Arthur Virgílio, Marco Maciel, Lúcia Vânia, Álvaro Dias, ACM Júnior, Agripino Maia et caterva fora da política brasileira, o PSDB e o DEM minguando em no mínimo 30% e de quebra, José Serra, FHC e bando paulista se aposentando de vez.
    E por falar em alegria, olha o que o Brizola Neto descobriu a respeito do tal Índio da Costa: ele não é só um especialista em merenda não, mas também um mestre em políticas sociais, veja só. Foi de autoria do então nobre vereador dos Cacciola o projeto de lei 558/1997 que previa punição a quem fosse pego pedindo ou dando esmolas.
    O interessante é que que quem fosse pego dando esmolas seria multado e quem fosse apanhado esmolando seria levado a albergues.
    Todavia, como destacou o Brizola Neto, se o pedinte apenas ficasse na rua, sem comida, morreria, já que pela lei só seriam levados aos albergues aqueles que fossem pego pedindo. Um jênio e um umanista, o tal Índio, não é?
    Explica-se por que logo então ele se interessaria por merendas escolares: afinal de contas, com menos comida e de pior qualidade, decerto a grande alma achou que as crianças pobres iriam para a escola para aprender e não para comer, o que seria um desvirtuamento da ideia de educação. Não concorda, amado troll?

    Supertramp68

    É… li num out door outro dia: "É melhor ser feliz que ter razão".
    Então, ria bastante meu caro.

    Antenor L Moreira

    Ao perdedor cabe argumentos dessa natureza.

    LuisCPPrudente

    SubTrampo00, tens tomado muita água estragada?

    Pode espernear, pode vibrar (inutilmente) hoje, pois o DataFalha colocou o seu candidato Zé Ladeira Abaixo na frente da Dilma Roussef.

    Aproveita para comemorar bastante neste momento, pois ao aproximar o 1º turno a Dilma será eleita presidenta do Brasil.

    Supertramp68

    Ô Luis, moro no pernambuco não.

    Daniel

    Troll detectado… Não o alimentem, pessoal.

mauro silva

Caro Azenha
Não me surpreenderia a direita neo-fascista fazer com Serra o que Serra fez com Álvaro Dias.
A candidatura Aécio não está morta, e George Orwell continua atualíssimo.

pedro – bahia

Ainda hoje, a revista Veja apresentada uma "espetacular" entrevista comandada por Reinaldo Azevedo com o novo Vice de Serra, Nela, as perguntas são dirigidas e comprometidas com o gosto do freguês. Cheguei a questionar o fato de não ser perguntado ao entrevistado sobre a denúncia feita pela vereadora do rio a respeito do envolvimento dele, agora candidato, com a merenda escolar ainda no mandato de vereador. Ainda questionei o fato de Veja agora carregá-lo nos braços e tratá-lo com nova experiência na política, capaz de alavancar a campanha de Serra e, tempos atrás, mais precisamente em abril de 2001, a mesma Veja ter denunciado o envolvido dele com a filha do banqueiro condenado e preso, Cacciola. Ainda perguntei: Qual a Veja está com a verdade?
Claro que não publicaram.

    Remindo Sauim

    Pô, meu, tu lê Veja e ainda confessa.

    Francisco Ávner

    Eu não leio Veja nem em consultório odontológico. Eu não preciso da Veja para viver, muito menos para está informado.

paulo chacon

A Dilma nào debate com indio. Só com cacique. E olha que o cacique de voces é uma porcaria.

alexjova9999

DENUNCIA NO BLOG CIDADANIA.COM

DENÚNCIA: Datafolha e Ibope planejam fraude

Posted by eduguim on 7/01/10 •

Recebi uma denúncia de fonte que não quer se identificar e que repercuto porque estará comprovada ou não em muito pouco tempo.

Serei curto e grosso: Datafolha, Ibope e o PSDB teriam acertado o uso das margens de erro dos dois institutos para fazer com que Dilma e Serra voltem à situação de empate técnico.

Segundo a denúncia, apesar da investigação da Polícia Federal sobre os institutos de pesquisa, a margem de erro poderá ser usada , pois não haveria como comprovar seu uso.

A possível nova fraude só reforçará nossa argumentação
http://www.blogcidadania.com.br/2010/07/denuncia-

kimparanoid

Pois é… do jeito que as coisas vão, a oposição tá se comportando que nem time pequeno: querendo levar o jogo pros pênaltis pra ver se com sorte eles conseguem alguma coisa.

Orides

Azenha, oposição nova vai ter sim, e desde o primeiro dia, espero que devidamente escoimada dessas lideranças negativas e ultrapassadas, que vem sistematicamente bloqueando o caminho dos mais novos e arejados.

Do lado da situação, espero ver a maioria das velhas raposas – no mau sentido mesmo – do PMDB, definitivamente aposentadas. Isso melhora a governabilidade, de quem ganhar agora e dos que virão depois.

Este é um rico momento de renovação.

Beto Crispim – BH

Foi ótimo a escolha do "Indio". Ele tem ligações estreitas com Cacciola e está sob investigação na Câmara de Vereaores. Também temos um outro ótimo argumento, Serra não conclui seu mandato de prefeito, entregou para o Kassb e também o de governador de Estado de São Pauo. Quem nos garante que não fará o mesmo como presidente?

    José Silva

    Nessa eu não tinha pensado ainda. Mas como vc é cruel Beto hehehe!!!!

Ed.

Na minha humilde opinião, a escolha do vice de Serra deu-se por puro decurso de prazo.
Intensa discussão, faltando meio minuto para expirar o tempo regulamentar e o Índio levantou-se para ir ao banheiro…
Foi indicado por aclamação!…

    Carlos

    Quanta maldade…

Rafael Borges

Há um Serra para os que gostam e outro para os que o detestam. O primeiro é um homem firme, calculista, racional. Uma pessoa que comete poucos erros, obsessiva pelo trabalho e pela ambição de ser presidente. O segundo é arrogante, autoritário, truculento. É um alguém desagregador, centralizador, além de intelectualmente raso e vacilante. Qual foi o Serra que escolheu o Índio para vice?
Serra perde neste episódio mais que um companheiro de chapa de maior peso. Perde a imagem de homem preparado. Sai com cara de bobo, fraco…desmoralizado.

    Augusto Gasparoni

    Amigo, só gosta de Serra aqueles que fazem parte da panela da qual ele pertence, ou os dependentes da nossa inescrupulosa midia comprometida.
    O Eduardo Guimarães fez uma análise fantástica. Nossa mídia quer confundir (isso mesmo, quer) um nome que é lembrado pela alta exposição midiática durante anos, com a identificação feita pelo eleitor em torno de um nome desejado.

Alexandre Dumas

Doravante, a mídia criará um plebiscito: ficha limpa x políticos bandidos. Aí entra o Índio. O Collor já foi eleito assim.

    Carlos

    Como, meu caro? O Índio Papa-Merenda é um "ficha suja" como a vereadora Andrea Gouvêa Vieira, do mesmo partido de Serra, já mostrou. Vem de um "partido de mensaleiros", como disse o ex-quase-vice de Serra, o Álvaro Dias. A mídia pode tentar esconder isso, mas nao conseguirá por muito tempo. Hoje há internet e o relatório final da CPI da merenda encontra-se à vista de quem quiser lê-lo. Outra coisa, a lei da ficha limpa nao é dele; ele é apenas um dos relatores e quer se apoderar de algo que não lhe pertence.

    Leider_Lincoln

    Como, aliás, o Sr. Chirico fez com o programa dos Genéricos e o de combate a AIDS. Ou o Sr. Cardoso fez com o plano Real. Como destruíram mais do que criaram, acabaram se apropriando do que não fizeram.

    @periodistabr

    Ficha limpa igual à do Heráclito Fortes, do PLF?
    Igual à do Índio de Oliveira (algo assim), desviando 5,5 bilhões da merenda escolar?

    A propósito, será que o experiente Índio aceitaria um debatezinho com o Michel Temer?

Rosamaria Carvalho

Fico imaginando quem são os inimigos do SERRA!!! Ele poderia ver no PT menos inimigos do que
realmente tem. Essa é uma analise bem diferente! Dentro do DEM e do próprio PSDB, ele não pode contar com
FHC, com Alkmin, com Tasso, com Aécio. A conspiração maior é do fogo amigo, ele mesmo é que consegue antipatizar
com os próprios aliados, ele Serra não precisa mais de inimigo, tornou-se o candidato Zé-desesperado-Serra..

DECO

O deputado Índio da costa, vice de Serra, já começou o ataque: "Dilma fugiu do debate com Serra na CNA. Se ela preferir debater comigo, estou à disposição. Tem petista que diz que sou inexperiente. Tenho mais experiência que a Dilma. Muito mais!", Companheirada, o desafio está posto.

    MIGUEL GRAZZIOTIN

    Desafio?
    Meu caro, só um candidato muio estúpido, o que Dilma nem de longe o é, responderia bravatas de um vice.
    A mídia ecoará os latidos deste que nem o PSDB do RJ apoia, mas não terá resposta.

    @periodistabr

    O moleque quer dar uma de Fernando Henrique, que por sugestão de um dos colonistas do PIG disse que aceitaria debater com Lula. Este, do alto da dignidade do seu cargo, mandou um porta-voz dizer que aceitará, quando for EX…

    Gerson Carneiro

    Agora é assim, o candidato principal não consegue debater e contrata um dublê?
    O Índio que vá então "debater" com o Michel Temer. Vice x vice. E aí sim eu quero ver quem tem mais experiência.

    Rubens

    Deco, deixa de ser bobo e volta lá para o blogue do teu "tio rei".

    Paulo

    Como já andam dizendo, ser vice do Serra é mesmo um programa de índio.

    Leider_Lincoln

    Debater com o Serra numa confederação de latifundiários? Só se ela fosse mesmo muito estúpida. Mas salvo engano ela já debateu com torturadores. E o Índio? Será que já debateu ao menos com as crianças das quais ele roubou a merenda?

    Augusto Gasparoni

    Cara, o Indio não tem cacique, digo cacife, para desafiar a Dilma. Você que é da turma dele, oferece a ele um apito pra se distrair. A Dilma com certeza tem mais o que fazer.

    Geloca

    amigo, por favor, mais respeito com os índios…verdadeiros. a piada do apito é preconceituosa demais, não sou adepta de atitudes politicamente corretas, indicriminadamente, sem mais nem menos, aliás acho que tem horas que até cabem, mas respeitemos os brasileiríssimos, os primeiros brasileiros.

Erigutemberg Meneses

O que me preocupa é que entre tantas futricas,ainda não se analisou a possibilidade de vaso ruim quebrar vir o indio ser empossado Presidente da República, no caso de uma tremenda zebra imensa sair galopando de Joanhesburgo e vir parar no Brasil. Quanta irresponsabilidade do PSDB/DEM, ao criar condições para entregar o país a um verdadeiro poste.

    José Silva

    Esse nem poste é. Ainda é só o buraco!!!

Fernando

Espero que não tenha SEGUNDO TURNO, ams se tiver, nada mais inteligente para o Pais que seja com a Marina. Assim colocamos definitivamente um pijama nesse Vampiro travestido de político, já que não consiguimos um adequado uniforme de presidiário tal qual também faz jus Alkimer…. e nuKassab.

Joney

Não é só o caso do senador do DEMO; no Paraná, a Justiça trancou a ação contra o Beto Richa, flagrado num mensalão mais descarado do que o do PSDB de Minas, do DEMO de Brasília e o de José Dirceu somados. Beto Richa distribuiu dinheiro para comprar os candidatos de um partideco para desistirem de concorrer e depois deu cargos aos dirigentes desse partideco na Prefeitura de Curitiba. Além de muita grana que rolou, tinha até oração, como aquele grupo do Arruda. Uma coisa meio assim: "são serapião, protege o Beto que ele protege nós". A lei da ficha limpa deixou passsar até o Índio da Merenda Escolar roubada do Rio de Janeiro. Bons tempos em que índio se bastava com apito; hoje ele rouba da merenda escolar!

Gerson Carneiro

Se esta opção escolhida para vice do Serra não acrescenta e não diminui seus votos (e aí eu duvido que não diminua)para a candidatura da Dilma já é excelente.

A simples possibilidade (hoje extinta) de se ter o Aécio como vice do Serra deixou o PIG em polvorosa, e agregaria sim muitos votos. Com o Aércio como vice a força pró Serra do PIG seria mais intensa. Hoje o que se ver é esse mesmo PIG malhando a chapa do Serra. Hoje o que se tem é uma onda negativa invertida em relação à chapa do Serra, e isso sim, se não tira votos ao menos impede agregação de votos em torno da chapa do Serra.

Portanto não é bem assim "tanto faz Álvaro Dias, Índio do Brasil ou um poste". Depende muito quem é o poste.

E eu acredito que esta escolha diminua os votos do Serra sim porque há integrantes dos partidos DEM/PSDB que estão se retirando enquanto cabo eleitoral em função dessa escolha.

DECO

Dima Rousseff, o poste de Lula, poderá ter uma utilidade. O vice de Serra, garanhão e pegador Índio da Costa, disse que usará o "poste" para ver apresentações de pole dance.

    sergio pinto

    Deco,

    Esqueceu o endereço do "tio rei"?

Eugênia

Não gosto da expresão "lulodependentes". É pejorativa. Não é Lula e os governistas que são algo "excessivos", é a oposição que é absurdamente medíocre. O presidente Lula e a base governista estão, por outro lado, sendo absurdamente competentes para traçar e construir o caminho onde querem chegar e associando nessa empreitada a vontade popular, com programa de governo e projeto de país.

    Joana

    Concordo com você. A mídia quer passar a imagem de que Lula é autoritário e truculento, quando na verdade Lula é agregador justamente por sua capacidade de dialogar e ceder. São teorias como a do Merval que criam essa idéia de uma grande conspiração do governo federal para explicar os erros da oposição. Azenha acabou comprando esta idéia, infelizmente. Desta vez, Azenha, não concordo com você.

voxetopinio

Se a lulodependencia vai ser para o bem ou para o mal só o futuro dirá mesmo, Azenha. Não tem como. Vai ser prejudicial na medida que não criarmos mecanismos políticos-sociais-históricos para colocar lula no lugar que ele merece e criar novos locais de fala, representação etc etc etc. A grande tarefa tá com a gente né? Uma parte com a Dilma também (assumindo que ela ganhe), pois a identidade do governante pesa SIM sobre a identidade difusa que é a identidade nacional, como uma espécie de "lente focalizadora".

O DEM… Ou ganhar um protetor (coisa que o Nassif falava do Aécio, por exemplo), ou vai conhecer o seu fim. (por mim já vai tarde).

    Luiz Carlos Azenha

    Concordo contigo, pois sou contra o personalismo; prefiro o fortalecimento de instituições…

    Roberto Locatelli

    O fato de Lula não postular um terceiro mandato já mostra que ele não é personalista. Aliás, ele já disse várias vezes que Dilma "é para dois mandatos". E não acho que ele pretenda voltar em 2018, quando já estará com 73 anos.
    Acho que Lula considera que cumpriu sua missão. Agora a bola está com Dilma.

    voxetopinio

    Contamos com a clareza analítica do Lula. E como Dilma disse no Roda Viva: O presidente é muito RESPEITOSO. Só que não adianta Lula saber o seu lugar. Se nós quisermos forçosamente, ou por falta de escolha, manter ele num destaque que não é para ele ter daqui a alguns anos, isso VAI acontecer sim. É um processo complicado pra ficar prevendo. Depende de COMO o país vai estar daqui a 4, ou 8 anos (assumindo que Dilma ganhe).

    Supertramp68

    O presidente é muito RESPEITOSO já dizia o garoto do MEP.
    Aquele jornalista gringo, o da cachaça, tambem acha…

    voxetopinio

    Mais um troll. Viva a trollagem!

Francisco

O que me preocupa muito é a conclusão do seu texto: "Olhando os palanques estaduais, fica claro não apenas o poder extraordinário do presidente Lula de delicadamente torcer os braços dos que se colocam no caminho. Ele tem a força e já deixou claro que pretende usá-la para fazer a sucessora. Para o bem e para o mal, esta é a nova realidade política do Brasil. Somos todos, para usar a frase de um colunista, 'lulodependentes' ". É esse o grande perigo que deveremos enfrentar. Sou defensor da cadidatura Dilma Rousseff, no entanto é preciso fazer ponderações quanto ao que ela pode significar a curto prazo, sem oposição, e oposição qualificada como estamos ficando aqui no Brasil, um superpoder que nasce é, certamente, temerário, ainda mais quando esse superpoder tem um coadjuvante como o PMDB que espera, espera… para se tornar ator principal.

    kimparanoid

    Concordo c/ vc Francisco:
    De fato é lamentável essa oposição que simplesmente não existe no nosso país, anulada pelos projetos personalistas dos membros que a integram: Serra, FHC, Aecio e tal…
    Nossa sorte é que o Lula que hoje está no poder, apesar de sua extraordinária popularidade, não é um usurpador, mas um cara comprometido com o diálogo democrático e com um projeto para o Brasil.

    Luiz Carlos Azenha

    Concordo com ambos. Instituições, não pessoas, devem ser valorizadas.

    José Silva

    Mesmo com este "temor" ainda prefiro Dilma do que Marina ou Serra. O Brasil agradece!

blogdacoroa

A Lei da Ficha Limpa serve para alguma coisa? Pergunte ao Gilmar Dantas!
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/07/01/a-lei

Milton Hayek

http://anaispoliticos.blogspot.com/2010/07/jesus-

A maldade do "cerumano" não tem limites. Ainda mais na política.

Um contato deste escriba confidenciou que esteve presente em uma reunião que antecedeu a escolha do vice de Serra, o tal Índio do demo.

No canto, encolhidas estavam duas jornalistas (assessoras de imprensa?) vestindo preto. Uma delas disparou:

"O Serra é muito feio. Se ele for eleito Presidente, será o mais feio de todos os tempos. Até o Jânio era mais bonito do que ele"

A outra arrematou cheia de razão. "Isso não é nada bom para a imagem do Brasil lá fora. O Lula não é bonito, mas com a velhice ficou simpático, fofinho. Parece um bichinho de pelúcia."

"É. Mas o Serra não tem jeito. Nunca ví uma foto dele onde ele parecesse ao menos, razoável. Ele é feio pra car…"

Afora o momento caras da semana, isso não é um horror? Sem trocadilho, claro.

Uma delas, a que parecia mais tímida, bateu no ombro da amiga e disse. "Se fosse o Jesus da Madonna, eu votava nele agora."

dukrai

É verdade, nunca antes na história deste país o Lula mandou tanto e o Josias Otavinho de Souza na Falha de SP grita, estrebucha e até chama o DEM de corno cibernético porque f… com o Vampiro Brazileiro, o patrão do seu patrão, ou o inverso, não sei.

José Paulo

Análise lúcida e objetiva, mas creio que ainda resta ao Serra uma via para forçar o segundo turno, qual seja, alimentar um pouco mais da vaidade e /ou o sonho de uma noite de verão da Marina Silva. Quer dizer, quanto mais a Marina conseguir desviar os votos dele e da Dilma, mais jogará o segundo turno no colo do Serra… Logo, só resta a ele investir na inocência útil da ex-ministra, tocendo para que ela cuspa o máximo possível no prato em que comeu.

    José Silva

    Mais do jeito que a coisa anda ele corre o risco de ter que apoiar a Marina no segundo turno hehehe!!!

Fábio

Com Índio ou sem é DILMA NELES!!!
Alguém sabe o que aconteceu com o Conversa Afiada?????

Carmen Pires

O UOL desistiu da campanha eleitoral. Neste momento, em sua página inicial, não há uma só notícia que lembre que é ano de eleições federais, inclusive. Desanimaram?

Bel Portões

Muito bem colocado. Mas há algo que preocupa muito no cenário atual. Com as pesquisas favoráveis à Dilma e toda esta dificuldade que Serra enfrenta, cresce um sentimento de que o jogo está ganho e o "sapato alto" começa a tomar certa forma. Todos sabemos que a grande imprensa que, querendo ou não, ainda tem um alto poder de penetração e formação de opiniões, ainda está e estará ao lado de Serra. Todos sabemos, também, que o poder de criação de factóides, dossiês e novos escândalos é muito alto. Os "spams" preconceituosos e mentirosos criados por simpatizantes ou contratados pelo demotucanato vai bombar e muito daqui em diante. A criação de fatos desfavoráveis à campanha de Dilma é fácil, já que a liberdade de expressão no Brasil tem mão única e nada precisa ser provado. Concluindo, a eleição está indefinida. Muita baixaria ainda vai rolar depois que a jabulani parar.

    Pedro Ayres

    Creio que a sua crítica à cobertura política ao estilo “famosos de 15 minutos”, embora até possa ter a gentil participação de alguns jornalistas, na realidade é um dos ingredientes do imenso processo despolitizador que há muito grassa pela mídia, tanto brasileira, quanto internacional. Esse processo, por seu grande valor estratégico para o sistema, precisa ser constante e absoluto em todas as suas nuances. É por esse meio que são escolhidos muitos senadores, deputados e governadores. Como as questões essenciais ficam de lado, vence o poder econômico e esse tipo de notoriedade. Um dos mais evidentes e claros exemplares do resultado dessa tática é o sucesso midiático do ex-governador Aécio Neves, que foi fraco em todos os quesitos de uma boa governança, mas muitíssimo hábil em manter a fantasia neoliberal dos “choques de gestão” – palavras para justificar palavras. Por sorte, em termos de eleição presidencial a realidade foi mais poderosa que essa banalização da futilidade e evitou um mal maior.

Deixe seu comentário

Leia também