MP pede investigação de humorista por piada sobre estupro

Tempo de leitura: 2 min

do UOL

O Ministério Público de São Paulo pediu abertura de inquérito policial contra o humorista Rafinha Bastos, do programa “CQC”, da TV Bandeirantes, para apurar suposta incitação e apologia ao crime por conta de uma piada sobre estupro.

As declarações foram feitas por Bastos em seu show de comédia stand-up e reproduzidas na revista “Rolling Stone”. Na ocasião, o humorista disse que toda mulher que reclama que foi estuprada é feia, e que o homem que cometeu o ato merecia um abraço, e não cadeia.

O pedido de inquérito é da promotora de Justiça Valéria Diez Scarance Fernandes, coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica e Familiar.

No ofício, a promotora diz que o humorista compara publicamente o estupro a “uma oportunidade” para determinadas mulheres e o estuprador a um benfeitor, digno de “um abraço”. “O estupro é um crime. O estuprador é um criminoso que deve ser punido e não publicamente incentivado”, diz Fernandes.

A requisição de instauração de inquérito é resultado de representação feita à Promotoria pela coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Thais Helena Costa Nader.

Contatada, a assessoria de imprensa de Rafinha Bastos ainda não se posicionou sobre o caso.

REPÚDIO

A piada de Bastos foi criticada pelo Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, órgão institucional formado por representantes da sociedade e do poder público, que divulgou nota de repúdio contra o humorista.

“A liberdade de expressão, direito previsto constitucionalmente, encontra limite quando em choque com outro direito, que é o da dignidade da pessoa humana, que está acima de qualquer outro”, diz a nota. O conselho viu na piada de Bastos conteúdo machista e preconceituoso, “encorajando homens, bem como fazendo parecer que o crime de estupro, hediondo por sua natureza, não seja punível”.

A piada sobre estupro do humorista também foi alvo da Marcha das Vadias. Em São Paulo, as manifestantes fizeram protesto em frente ao Comedians, clube de comédia de Rafinha Bastos e Danilo Gentili. No Rio, o humorista foi vaiado por conta das declarações.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Artur

Ele tem o direito de falar e aqueles, da sociedade, que se sentirem ofendidos, de reclamar! Ponto final!
Agora o MP vai patrulhar até show de humor com base no princípio da Dignidade da Pessoa Humana, que nenhum jurista até hoje conseguiu definir o que é.

Repudio a piada dele, mas repudio mais ainda tentativas do poder público de restringir a liberdade de expressão. A liberdade de expressão só encontra limites na incitação direta a violência física.

Quer dizer então que se trata de darmos o aval para calar todos aqueles com quem não concordamos?

    Klaus

    POis é Artur, concordo com vc! Apesar de não gostar do CQC, enm tão pouco asistí-lo as piadas deles para mim são tal qual gás inerte! Ele conseguiu o que queria! Agora será o Baluarte do novo humor!

Jose Mario HRP

As pessoas são estranhas mesmo.
Em Israel se faz monstruosidades com os palestinos e nos exigem respeito com o holocausto, e eu aceito que a monstruosidade do nazismo com a cominidade judauca foi inconcebivel.
Mas e agora com os palestinos?
O tal humorista brincopu com a monstruosidade com os judeus em campos de concentração, o que é sem palavras, mas e Israel?
Continuará a pegar as terras de palestinos?
Azenha , por favor, eu prometo que não vou me aprofundar em criticas ao judeus , mas posta meu protesto!
Sou pelo povo pobre do mundo, sou um filhinho de papai que viu que vergonha era ser o que era………..Um grande abraço, jornalista com J e H maiusculos!
Deus te levará a um berço diferenciado !

César Augusto Sandri

Desafio aos que estão fazendo esse estardalhaço todo por causa de uma piada que contem uma , mas que seja realmente engaçada , que não tenha um que de preconceito. Vamos quem será o primeiro?

    Samyra

    Concordo. Para entender o "timming" da piada é preciso um certo tipo "compartilhamento" dos elementos dela que, nesse caso, referem-se a mulheres e violência. A piada só é engraçada pra quem considera que o estupro pode ter algum elemento lúdico e humorístico. Compreendo perfeitamente que quem achou graça nessa piada, dado o contexto em que vivemos.
    Eu careço desse tipo de humor. TALVEZ por não achar estupro uma coisa MUITO engraçada. Mas TALVEZ alguma mulher estuprada possa me explicar melhor. Você conhece alguma? Pode ser homem também… creio que isso não é um privilégio somente das mulheres feias.

operantelivre

Tomara que o MP se mobilize igualmente para cada um dos vários tipos de violentação que a população sofre , e não se limite apenas às piadas.

cass

Esse cara é o exemplo do pensamento de que "artistas" tudo podem. Outro dia no CQC, aquele porgrama feito por rapazes da classe A que adoram falar inglês no ar, ele falou em: tirar o pau para fora prá mijar (sic). É isso mesmo, esse é o nível deles. Aquele tal de Tas ainda tem a cara dura de dizer que o CQC é o programa da família brasileira, como ouvi ele dizer algum tempo atrás. Não vejo mais, e aconselho meus alunos a não ve-los. Esse tipo de humor vulgar é nocivo a educação dos jovens, e totalmente desprovido de inteligência. Eles ainda criticam o ENEM. Precisamos no Brasil de um ENEM para humoristas e jornalistas.

damastor dagobé

Seria melhor evitar tempestade com copo dagua pq o buraco é um pouco mais embaixo..esse tipo de piada é a pura expressão da mais tipica das deformaçoes morais do varão brasileiro: a cafajestice. Tida como apenas mais uma das inumeras manifestações dessa gente alegre e irreverente que supostamente "encanta" o mundo com seu calor tropical. No dia que boçalidade for um valor civilizatorio estamos feitos…
No Rio de Janeiro (onde mais?) de antanho tinha até uma congregação de jovens burgueses debeis mentais e muito populares entre as moçoilas, chamado Clube do Cafagestes: uma de suas façanhas tipicas, era, por exemplo, um deles sendo médico de um sanatorio, pegar os loucos e leva-los em uma gaiola colocada no centro do salão para divertir os comensais. Não mudou quase nada é ou não é?

Geysa Guimarães

Uma pena que Rafão Bastos (chamá-lo de Rafinha é piada) acredite que faz humor, e tenha plateia a aplaudi-lo.
Poderia se dedicar a reportagens políticas, já vi seu desempenho e ele é ótimo. Sua figura não orna com o deboche, principalmente quando se vale da misoginia.
Fala sério, Rafão!

João Herbert

Bem, acho que se isso, contar uma piada é incitar ao crime, o que falar desses programas de tv que incita a violência? Mostrar pessoas sendo acusadas de cometer tais crimes, sem dar o direito e o respeito da dignidade de cada uma delas. O problema maior das Leis no Brasil, é que quem quer usá-las, usam da forma e na hora que querem. Usam contra uma ou outra pessoa, como se fosse uma espécie de perseguição. Eu apoio Rafinha Bastos, agora digam que eu também incito o mesmo. Venham me incriminar por isso também. Eu assisti a piada e não pensei dessa forma de crime, de que ele faz alguma incitação e tal, creio que todas as pessoas que assistiram também não viram dessa forma. Então vai uma perguma, como isso pode ser visto como uma incitação ou apologia ao crime?

    Ellen

    vai outra pergunta, como isso pode ser visto como uma piada? e mais, como alguem consegue acar graça e rir com um assunto tão sério como é a violência contra a mulher? isso sem falar no que se considera belo e feio, a velha ditadura da estética…

Leonardo

"300 Traficantes enforcados no Irã"

Trezentos traficantes de drogas estão no corredor da morte no Irã, informou o Judiciário iraniano, refletindo a linha-dura do país com os narcóticos e aumentando as preocupações sobre o uso amplo no país da pena capital.

"Para 300 condenados em crimes relacionados às drogas, incluindo aqueles pegos com a posse de pelo menos 30 gramas de heroína, foram emitidos vereditos de execução", disse o procurador-geral do Irã, Abbas Jafari Dolatabadi, segundo a edição desta segunda-feira (30) do jornal "Sharq".

O restante da matéria no link.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/ira-enf

E aqui querem jogar quem faz piada na prisão, enquanto traficantes engordam na cadeia e ainda recebem "indultos" para dar no pé (braço direito do fernandinho beira-mar).

    Leider_Lincoln

    Três questões:
    * Citar G1/Globo/Veja/UOL/Estadão/RBD/FSP como fonte de informação demonstra mendicância intelectual.
    * Quem cita, é por que lê, obviamente. Deve ter percebido que, para estes meios de propaganda partidária e golpista o Irã é um arquétipo de todo o mal. Então, como, de repente e honestamente, ele se torna bom exemplo?
    * Pena de morte é coisa de bárbaros, não se usa isso em nenhum país civilizado do mundo, excessão feita ao Japão.

    Além disso, o que uma coisa (Rafinha Bastos) tem a ver com outra (sistema criminal)? é o tipo de análise rasa, rasteira e enviesada que te permitiria facilmente escrever na Veja, mas não torna suas proposições inteligentes, cidadão.

    Leonardo

    "Citar G1/Globo/Veja/UOL/Estadão/RBD/FSP como fonte de informação demonstra mendicância intelectual."

    Então nao ser um mendigo intelectual é citar a Caros Amigos, Carta Capital, Vermelho.org, R7, HoradoPovo etc?

    Rindo…

    pausa

    Rindo de novo

    "Quem cita, é por que lê, obviamente. Deve ter percebido que, para estes meios de propaganda partidária e golpista o Irã é um arquétipo de todo o mal. Então, como, de repente e honestamente, ele se torna bom exemplo?"

    Desafio a você a provar que a notícia é falsa e que o irã nao vai executar 300 traficantes. Prova?

    Desmente a notícia? Ficar só com esse blá blá blá raivoso nao vai te dar razão em nada.

    E outra: alguém um pouco mais esperto iria verificar que a notícia não é do G1, e sim da REUTERS! O globo.com apenas reproduziu.

    Agora você manda cartinha para Reuters com essas lorotas chavistas de "imprensa golpista", "Irã malvado" etc, blablabla.

    "Pena de morte é coisa de bárbaros, não se usa isso em nenhum país civilizado do mundo, excessão feita ao Japão."

    Essa é apenas a sua opinião, nada mais. E se escreve "Exceção", com cedilha mesmo.

    Pronto, foi dada a aula de como transformar em pó algumas coisas engraçadinhas ditas por um esquerdista-neandertal que passa o dia fantasiando na "blogosfera".

    Pedro

    Excelente, Leonardo. Seus argumentos foram sólidos. Muito bom mesmo.

Injun Joe

Esse é o nosso problema ancestral..a falta de foco..a confusão sobre a importancia das coisas, a hierarquia dos valores, a barafunda mental que mistura tudo. Saturday Night Live, o SNL, da rede americana CBS, é considerado, ha mais de 30 anos, com justiça, o melhor programa de televisão do mundo. Eles fazem humor com qualquer coisa, qualquer coisa mesmo, mas nunca abusaram do mais fraco e do excluido.
Nunca humilharam a não ser o poderoso e prepotente. Aliás, do mesmissimo modo como sempre fizeram os melhores de todos, os Monty Phyton de saudosa memoria. Enfim…nossa terra é o "0" do mundo não é a toa..Nós fazemos por onde com todo entusiasmo.

João Herbert

Bem, acho que se isso, contar uma piada é incitar ao crime, o que falar desses programas de tv que incita a violência? Mostrar pessoas sendo acusadas de cometer tais crimes, sem dar o direito e o respeito da dignidade de cada uma delas. O problema maior das Leis no Brasil, é que quem quer usá-las, usam da forma e na hora que querem. Usam contra uma ou outra pessoa, como se fosse uma espécie de perseguição. Eu apoio Rafinha Bastos, agora digam que eu também incito o mesmo. Venham me incriminar por isso também. Eu assisti a piada e não pensei dessa forma de crime, de que ele faz alguma incitação e tal, creio que todas as pessoas que assistiram também não viram dessa forma. Então vai uma perguma, como isso pode ser visto como uma incitação ou apologia ao crime?

Abraço!

João Herbert

GregoriodeMatosGuer

É um bando de idiotas ,chegam em ACM neto e falam é um garoto prodigio .Nenhuma pergunta sobre os roubos ,sobre a emisora de TV comprada com dinheiro publico, só piadas sem nenhum conteúdo critico,qual da duas siglas vai te dar mais trabalho ACM ou PFL. mas se for um nordestino pobre um representado do povo ai eles só chegam pra tentar humilhar,usando inclusive de artificios desonestos .Renam e Sarney uma vez do lado de Lula são demonios . Mas os verdadeiros erros deles ,isso não interessa Humor de Playboy paulista ,gaucho tanto faz; eles só queriam ser norte -americanos, o resto e frustração.CQC, isso é que é ser idiota(CQCidiota)

César Augusto Sandri

O país que é uma piada, preocupado com uma piada! Mais uma piada….

    priscila presotto

    Piada de mal gosto ,caro!Tem que ser combatido!

Jose Mario HRP

O carequinha , chefe da "entourage" CQC expos a condição homoseual da filha como um troféu outro dia , numa coisa de mau gosto inaceitável.
Estão com o rei na barriga.
Eu jamais assisti e agora então…..

Nilson E da Silva

Olá,

Será que alguém riu da piada do Rafinha Bastos? Acho que essa é a questão mais importante.
Abs,

Jose Mario HRP

Tudo tem limites e mesmo que não suporte o comportamento das mulheres de hoje, mandonas, e com os mesmos hábitos e jeitos e egocentrismo dos homens que tanto criticavam, estupro é coisa muito séria, triste e lamentável!
O Rafinha deve ter bebido ou algo lhe subiu a cabeça.
Agora se vira malandro!

sadaki yama

" a lei existe, basta manobra-la "
O fraseado enclausurado na rua, e eloquencia enfatica ja sao por si falsos e teatrais, e se vai procurar o que eles querem dizer de fato, e enfatizar a sabedoria, a elegancia da elite brasileira conectada organicamente a elite internacional em contraste com a rale brasileira inculta, estabanada, ridicula, ao lado da classe media hipocrita macaqueador da elite sem ser elite. E o que o CQC faz.
Tambem o que poderia esperar de um Marcelo e cia da CQC
Assistir Band, Globo, SBT e levar chute no traseiro e gostar.
E nao va pensar que a RECORD e diferente. Ja esta sendo record em empulhaçao, contratando programas fascistas como Datena, e Fazenda. E armam sutilmente fortalecimento de seus suditos politicos para tomada de poder nas futuras eleicoes utilizando programas de Gugu e Rodrigo. Aprendizes de Silvio Santos , ganham dinheiro com sofrimento alheio com infimas doacoes comparadas com o faturamento, mas o que esta la no fundo e o Prefeito local como um do benfeitores, Gugu desfilando no caminhao dos bombeiros (patrimonialismo) e conquistando votos da plebe rude e ignara. Rodrigo atinge outra classe digamos assim dos mauricinhos e patricinhas e agora entrou na estruturaçao eleitoral de uma classe de micro e pequenos empresarios. Quando atingirem a audiencia planejada, tomem nota, essa emissora RECORD vai ser pior do que a soma de todos esses embusteiros Band, Globo e SBT.
Como e possivel existencia de um Universal que explora exatamente a camada menos favorecida, e com o dinheiro dessa gente constroi palacios para morada dos seus proprietarios e pastores, compram emissoras como Record, e fazem outros investimentos ? A chamada bancada evangelica, expressao do que ha de mais atrasado e vergonhoso no mundo, na verdade a maioria e desses gatunos de pobres e nada evangelicos.
Querem confirmaçao? Primeiro nenhum deles nunca leram a biblia por completo, provavelmente livro nenhum. E um ou outro se leu nao foi capaz de entender. Se nao e capaz de entender a humanidade a ponto de ser pior que ladrao ao arrancar o ultimo centavo de um desempregado desesperado, como e que um estupido desses e capaz de entender o que le.
Solucao ha. E a lei dos medios em cima deles. E so caçar a concessao que e do povo brasileiro.

Antonio

Estamos numa nova era do humor meus caros. Antes, meus conterrâneos cearenses enchiam os bolsos com piadas sobre pobreza, miséria e sotaques engraçados.
Agora são as crianças mimadas de apartamento, que cresceram rindo das desgraças dos outros, que são aplaudidos.
Pimenta no dos outros é refresco.

tião medonho

é uma continuação da piada???? ou mau gosto e burrice passou a ser crime?? então seus problemas acabaram…MP tabajara vai nos defender…

José Eduardo Camargo

Duvido que esse pseudo humorista acharia engraçado se alguém de sua família fosse estuprado. Só mesmo em São Paulo um monstro como esse se destacaria!

mquadros1

Deve ser punido exemplarmente, inclusive o veículo que usou, que é uma concessão pública, que o promove.

Vinícius

Punir o Rafinha pode até ser justo, mas paremos de ficar pulando nas arquibancadas que isso não vai levar a lugar nenhum. Nenhuma mulher vai deixar de ser estuprada nem nenhum monstro em forma de gente vai ser punido porque vocês estão aí farisaicamente masturbando seu órgão de auto-satisfação moralista. Um estupro pode estar acontecendo a duas quadras da sua casa e você não pode fazer NADA. Isso devia ser muito mais revoltante que a piadinha de um merdinha. Então a realidade é essa, se alguma pessoa que você ama já foi estuprada você provavelmente nunca vai saber, e se saber não vai ter NADA que você vai poder fazer.

Pensem nisso e desculpem atrapalhar a diversão.

Armando do Prado

Simplesmente, um idiota que faz piada para a classe média alta cansada e predadora paulistana.

José Manoel

Esse sujeito preconceituoso não vale um prato de comida!!!!

Denise

Confundem piada com ofensa. Os grandes humoristas sabem a diferença. Fazer humor não é para qualquer um

Genio da Lampada

Eu tenho que repetir porque os absurdos estão aumentando.
Pedindo cadeia pro cara? Isso é coisa de povão pedindo "Pão e Circo", parabéns por saber dar as devidas prioridades nos assuntos da justiça.

Podemos cada um de nós repudiar o que ele disse, mas levar ao ponto de um tribunal isso é um exagero.

Não houve ataque, não houve injúria direcionada a uma pessoa.
Comparar isso ao caso do bolsonaro(Funcinário de estado, representante da população) , que chingou racialmente (e diretamente), é um absurdo.

Vão começar a censurar piadas machistas, de loiras, de portugueses,de gaucho, de são paulino, etc?
Em nome do politicamente correto? Quem vai decidir o que é aceitável ou não, os deputados que absolveram bolsonaro?

Todo mundo que tá pedindo pro CQC parar na justiça estão cometendo um baita engano. A sociedade só vai perder se isso for parar em lei. Estamos dando poder de censura para um grupo de pessoas que SABEMOS que irão usar iresponsavelmente. Por favor, pensem nisso.

    José Manoel

    É…….., gênio da lâmpada! Você é um gênio, mesmo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Iva Santiago

    Mais um levantando a bandeira "isso é censura". Ou generalizando "agora vão censurar isso, aquilo, aquiloutro". Argumentozinho fraquinho. A punição tem o caráter não apenas de "corrigir" o infrator, mas deve também ser exemplar. Na natureza ou na civilização, é preciso enviar "mensagens" sobre como se comportar adequadamente dentro do seu grupo. É assim que se inibe, quando não é possível mudar, os comportamentos indesejáveis.

Artur

Para assistir a um programa destes a pessoa só pode ter gua de valeta na cabeça. Podridão total. Mas isto é a Bandeirantes, aquela do véio frescão que chamou os lixeiros de escória da sociedade.

Carlos

Noto que aqueles que comentaram que tem que dar cadeia nesse cara, que cqc naõ presta, que escrevem igual de ofendidos que os "progressistas" leitores de Reinaldo Azevedo quando se revoltam pela marcha da maconha.

São os dois lado da mesma moeda

yacov

Esse povo da direita tem uma estranha concepção do que seja liberdade de expressão e direitos humanos, não é mesmo?!?!? Quer dizer, a polícia não precisa respeitar os direitos humanos do criminoso, e tampouco as mulheres merecem respeito, a não ser que o criminoso e a mulher sejam da minha nobre e respeitada família…. Parece que a humanidade da direita se restringe ao seu próprio "clâ".

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

yacov

CADEIA PARA RAFINHA!!!!!! Esses CQC's sem graça acham que é bonito ser feio. Fazem piadas ridículas, que beiram o Bullying e se acham inteligentes… Pedaços de Asnos.

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Zé Francisco

Paulistanos do psdb de carteirinha adoram o Rafinha e o CQC.

Miguel

Depois reclamam das piadas sobre o chamado "holocausto".

Juca

Por isso só vejo o Chaves, do Roberto Bolaños, ele me faz rir e muito, nuca ouvi um palavrão, um insulto a qualquer grupo social que seja, deve ser porque talento é algo inato, não essa bobagem que virou o Humor atualmente. Hoje qualquer idiota em pé de frente a uma platéia mais idiota ainda é um gênio do humor nacional. Bem feito, pensaram que escola não fazia falta, tá aí o resultado da ignorância de nossa gente.

    Evandro

    Gosto de Chaves e Chapolin, mas a verdade é que também nesse seriado existe muito bullying.

    Gordo, magro, baixinho, alto, pobre, rico, inteligente, ignorante, não há quem escape das maldades.

    No entanto, tudo isso está bem longe de zombar de vítima de estupro.

    O problema é a insistencia nessa modinha de stand up tupiniquim. Não adianta, brasileiro não sabe fazer isso. Americano sente prazer nesse tipo de piada porque a cultura deles é diferente. Brasileiro sente indignação.

    Cada vez mais essa playboyzada metida a "Seinfeld" de quinta categoria vai nos premiar com essas piadas de péssimo gosto.

    Saudade do Ronald Golias, Costinha e outros que se não morreram já estão aposentados.

    Leider_Lincoln

    Eu prefiro o humor inglês. Charles Chaplin e o Mr. Bean nem de palavras precisam. Isso sim é dominar uma arte!

    Vinícius

    Chaplin zoava mulheres velhas e feias, e, de modo inverso, extraía humor da pobreza e até da humilhação dos judeus na Alemanha (na época de O Grande Ditador ninguém sabia do Holocausto ainda).

    Já Almodóvar fez uma cena engraçada com um estupro. Acontece que a vítima não é tratada como uma feia ou uma idiota, ela é a protagonista e é mostrada com humanidade. O problema todo está aí, não no humor em si, mas na falta de sentimento pra falar sobre uma realidade tão triste.

Klaus

Lembro que Leandro (da dupla Leandro e Leonardo) e João Paulo (da dupla João Paulo e Daniel) morreram em datas próximas. Cometei que, enquanto Leonardo e Daniel iniciariam uma carreira solo, os outros dois teriam que se contentar com uma carreira SUB-SOLO. Teve gente que achou ruim, que era maldade, mas era só uma brincadeira.

    Bruno

    E das boas!

    El Gordo

    Não é apologia ao crime, é apenas uma piada ruim.

    Heh.

    yacov

    Olha, já vi comentários tristes seus por aqui Klaus, mas essa até que esse foi bem razoável, meu rapaz… Huahuahuahuahuahuahuauuuaua…. Mas perceba que piadas com mortos não se comparam com piadas com minorias, que estão bem vivas e sofrendo discriminações brutais, pois adquirem uma aura de covardia, bullying e até apologia ao crime, como é o caso do nosso glorioso Rafinha Bestas, digo, Bostas, não, Bastos.. BASTA!!!

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

    Leonardo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

paulo a

Tomara que o Woody Allen deixe herdeiros…

Luci

E tem quem patrocine, ou melhor que garante que esta aberração de mensagens continuem sendo veiculadas através do monopólio oligopólio da oligarquia´do país:meios de comunicação.
Piadas sem a menor graça.

Fausto

Você já saca a pinta desse cara quando dá uma olhadinha no nomezinho do clube dele. "Comedians", para fazer um "stand-up". Que chique!!

    Bruno

    Um judeu dono de uma casa de espetáculos com nome em inglês. Decerto que a CIA, o Mossad e a Novus Ordo Seclorum tem algo a ver com isso.

Roberto Locatelli

Aliás, o falecido Casseta e Planeta padecia do mesmo mal: audiência caindo, caindo, caindo.

Roberto Locatelli

Esses "humoristas" não têm a menor graça. São fracassados. Por isso apelam para a baixaria.

    Bruno

    Engraçado é o programa do Tom Cavalcante na Recór.

Eliege Fante

como o bullyng, quem pratica diz que estava "só brincando". é preciso refletir sobre o outro, aprender em casa e estudar na escola a alteridade. não respeitamos o outro, somos egocêntricos

Valdeci Elias

O correto não seria " toda mulher estrupada que reclama é bonita ".

Louise Rosemblatt

Piada é uma coisa, apologia a um crime e violação da dignidade humana de mulheres vítimas desse mesmo crime é outra. Então agora eu posso me valer de uma piada para sair por aí defendendo o extermínio de certos grupos sociais, o estupro de determinadas mulheres (as “feias“ e, depois, as negras e as pobres e as nordestinas e etc). O pessoal gosta de agir com má-fé e depois de invocar um direito do qual abusou p/ fugir da responsabilidade que a vida em sociedade impõe. Quer ter liberdade ilimitada, sem precisar respeitar outros seres humanos? Vá para a selva.

tereza

O Rafael Bastos agradece, agora é oficialmente o paladino da "liberdade de expressão".
Protestemos, façamos atos, mas criminalizar o cara por incitação e apologia ao crime?! Menos. Como disse o Leider acima "… os judeus, ao contrário das estupradas, são bem organizados ( e inclusive patrões dele)". É por aí, organizar para combater esse tipo de "mal".

David M Salomon

Fazer esse Stand Up Comedy hj em dia é muito fácil, Basta ficar em pé em frente a um monte de pessoas que estão lá pq acham que a pessoa é engraçada e tudo que ela falar vai ser engraçado, digno de riso, afinal de contas não é qq um, é o Rafinha Bastos do CQC. No máximo o verão como "ousado"…
Estas pessoas ririam tb das asquerosas "piadas de preto"? Se não, qual seria o limite do aceitavél então?

    Klaus

    Se forem contads por preto sim, como faz o Chris Rock nos EUA. Quer uma ótima, pré-Obama?

    Um negro chega no céu. São Pedro pergunta:
    – Que é você?
    – Sou o Presidente dos Estados Unidos da América, responde o homem negro.
    -Quando você tomou posse?
    – Há cinco minutos, ele responde.

    David M Salomon

    Mesmo contadas por negros, o fato de ser negro não o autoriza a contar um piada racista e ele poderia ser condenado da mesma forma. Acho que vc sabe que as "piadas de preto" não são de mesmo teor desta que vc citou. Está piada citada por vc descreve uma situação, e se parar pra pensar ainda acusa um racismo presente naquele país uma vez que não teriam aceitado um presidente negro. Outras na mesma linha (piadas de negro contadas por negros) fazem referencia aos aspectos culturais dos negros de lá, assim como o humor judaico tb o faz brincado com os aspectos da cultura deste povo e no fim essas piadas fazem mais sentido para pessoas destes grupos, acaba virando um humor interno.

    David M Salomon

    Tais piadas são muito diferentes daquelas que tem conteúdo racista por enfatizarem a condição de inferior de certos grupos étnicos ou povos, como por exemplo, o "sabe qdo preto é gente". Humor judaico e "piadas de judeus" são diferentes. Sei de muitos casos de negros que foram processados por racismo, por terem barrado, revistado, humilhado, ofendido, agredido, etc, etc, etc, outros negros apenas por serem negros (e por esta condição serem definidos como suspeitos). Portanto existem limites sim e para todos.

edmil

Assim como o MP está de parabens eu tambem , pois tenho autoridade para mudar de canal quando vejo algo que vai contra o bom senso e começa promover preconceitos e incentivar a violencia a quem quer seja. vai uma sugestão: se o MP acabasse com o CQC me faria um favor.

    Bruno

    Incentivar a violência, você diz. Acabei de imaginar uma pessoa que, após ler o comentário do Rafinha Bastos, sai pela rua procurando mulheres feias para "fazer-lhes um favor". Que falta de cabimento!

Luiz Clete

Como o fim dos humorista inteligentes, como piadas inteligentes, a comédia brasileira está tomada por caras que se acham engraçados e na falta de inteligencia, produzem essas coisas que não são nem engraçadas e nem inteligentes. CQC = Cara, Quanta Cagada!

    priscila presotto

    muito bom,kkkkk!

Gustavo

Esse CQC é o pior programa da TV brasileira… e o pior de tudo isso é que a maior parte dos telespectadores consideram um exelente programa… até brigam com a gente por falar mal do CQC.. dizem que é "humor inteligente"… essa massa de manobra que defende o CQC ainda não se ligou o tamanho da lavagem cerebral que estão sofrendo ao assistir essa porcaria… é um programa heterofóbico, com tendências ultra direitistas e que no final das contas só tem um objetivo… alienar o telespectador… pra mim essa turma do CQC tinha que estar é na cadeia… um bando de bobos criminosos… que querem tratar assuntos sérios com palhaçada, desacreditar pessoas sérias com efeitos sonoros e visuais… coisa de babaca sem argumento.

    Klaus

    Heterofóbico? Desenvolva.

    Gustavo

    Sim… é um programa que incentiva a homossexualidade… aquele apresentador não me engana… adoram polemizar com um assunto pra defender o homossexualismo e se fazerem de paladinos da justiça, defensores da igualdade… ahhhh pára… essa bandeira que eles levantam eu considero heterofobia!!!

    Bruno

    Mas eles vivem fazendo piada de bicha! Ótimas piadas, aliás. O "Tio Nelson" é o estereótipo do gaúcho veado.

Daniel Neto

Esta época de politicamente correto é realmente horrível, quanta gente chata. A caminhar nesse sentido, piada vai se tornar algo raro, pq logo logo as loiras, portugueses, negros, gays, mulheres em geral, etc tb poderão se sentir ofendidos…. O que eu gostaria de entender é qual o limite? Existe ética pra piada?
A piada em si eu achei horrível, tanto quanto a tempestade que se faz em torno dela. Não gostou? Simples, não ria, vc não é obrigado.

    Zhungarian Alatau

    Sr Daniel, o limite é o respeito. A piada, para ser engraçada, não precisa ser ofensiva. Há um limite entre a gozação e o deboche.

    O CQC adora, por exemplo, debochar da Dilma, associando sua imagem à de uma lésbica. Ao fazer isso, o CQC incorre em diversos erros: o primeiro, achincalhar a imagem da Presidente da República; segundo, achincalhar a imagem da mulher como alguém incapaz de assumir a responsabilidade de dirigir um País; e terceiro, colocar o lesbianismo como alvo de deboche.

    Então eu pergunto: qual a graça nisso? Não há piada aí, mas o simples exercício da falta de respeito pelo próximo.

    Quando eles fizerem piada de sua mãe na zona, certamente você não vai aplaudir.

    Bruno

    Dê exemplos, por favor, da achincalhação PRECONCEITUOSA da Dilma nop CQC. Os vídeos estão todos no site http://www.eband.com.br. Se eles existirem mesmo, você posta o link aqui.

    Zhungarian Alatau

    Bruno, pelo visto você não ESCUTA o que eles dizem. Acha mesmo que vou perder meu tempo "procurando" vídeos onde esses "senhores" achincalham a Dilma? E olha que isso foi pelo pouquíssimo que eu já assisti desse programa que não vale o que o gato enterra. Tenho bem mais o que fazer.

    Bruno

    Ué, você fez a acusação, você que prove.

    Bruno

    Já ouço o clamor das ruas… a Centeral Geral dos Papagaios gritando, fazendo panelaços, pelo fim das piadas de papagaio, que diminuem esta categoria dos psitacídeos. Ah, e os Joãozinhos de toda a nação também hão de se insurgir contra estas humilhantes anedotas sobre garotos mal-educados e desobedientes.

    yacov

    O Limite é o Bom senso, companheiro!!! Simples assim…. E quem ultrapassar esse limite que arque com as consequências.

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glObo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

    Andre Garcia

    Colega, por acaso você reparou que não enumerou entre os que se sentirão ofendidos os brancos, loiros, héteros e machos? Por que será que não se faz piadas sobre eles? Entendeu? Se fizessem, você, que pelo jeito representa muito bem estas categorias "padrão", também ficaria ofendido.

    daniel

    Não enumerei pq coloquei um "etc". Sou de família portuguesa, meio careca. Ouço piadas o tempo inteiro sobre isso. O que incomoda não é piada, eu rio junto. O limite, no meu ponto de vista, é entre contar uma piada e dar uma opinião.
    Piada não tem o intuito de informar, ensinar, nada… Se não há piadas de macho, branco e hétero é pq não fizeram ué, não porque não possa ter. Desde que seja uma piada. Agora, se vem alguém e em um editorial, por exemplo, emite uma opinião nesse sentido, aí sim considero que deva ser aplicado o rigor da lei.
    Eu sou branco, paulista e moro em Curitiba. Ouço piadas de paulista, de curitibano, que mal há nisso? Ninguém quer me convencer de que o paulista ou o curitibano são assim, é piada, só isso.
    Sinceramente ainda não entendi o que vcs viram nesse caso, sério mesmo… Mas escrevendo assim é ruim de discutir.

    priscila presotto

    Sr Daniel ,quer saber o limite?
    Simplesmente :RESPEITO.Conhece esta palavra?

    daniel

    O respeito é pq foi feito piada sobre estupro ou pq é piada de mulher? Gostaria de entender, explique, por favor.

Paulo Ribeiro

Quero ver se ele vai fazer piada quando os companheiros de cela quiserem estupra-lo.
Parabéns ao Ministerio Público!

    Jairo_Beraldo

    E como se sabe, "companheiros de cela" tem verdadeira ojeriza por estupradores….

    Bruno

    A ojeriza dos "cumpanhero" a temas polêmicos é sempre relativa. Taí o relacionamento do PT com o PR e o PMDB que não me deixa mentir.

Luiz Fortaleza

É isso é o que dá a libertinagem de expressão e o abuso da liberdade de se expressar… bem feito!

    Jairo_Beraldo

    E o Bernardo sentado em cima da Ley de Médios…

Klaus

Nos dias de hoje, o Costinha não se criava. E os Trapalhões, já pensaram? Mussum, era um negão da Mangueira, cachaceiro (Eu quero é mé!) e que falava errado; Zacarias, um mineirinho ingênuo que dava uma pinta danada; Didi, nordestino preguiçoso que gostava de dar golpes pra cima de todo mundo, homofóbico; só o Dedé não era tão politicamente incorreto, mas mesmo assim algumas feministas poderiam questionar seu temperamento namorador e também era bem preguiçoso. Realmente, vivíamos tempos estranhos!

    Zhungarian Alatau

    Não seja ridículo ao ponto de confundir "piadas de gay" ou "piadas de negros" com piadas homofóbicas ou racistas. Acho que esse Klaus aí "puxa o trenó", como diria o Didi.

    Leider_Lincoln

    Comparar CQC com os Trapalhões não é prova de que hoje os tempos estão estranhos, mas de que estão se tornando acéfalos. Prezado Klaus, me lembro muito bem dos trapalhões: me fale uma ÚNICA vez em que eles fizeram piadas sobre vítimas de um crime tão odioso quanto o estupro ou como o holocausto. Repare bem: não estou pedindo duas vezes não, mas apenas uma.

Eudes H. Travassos

Klaus · 9 horas atrás
Vai piorar, é só o começo. Mais uns anos de petismo eles criam a Piadobras. Aguarde.

Cuidado, Klaus, assim você supera o Rafinha Bastos.

    Klaus

    Bastaria superar a conta bancária.

    Zhungarian Alatau

    Quando eles fizerem piada sobre sua mãe na zona, espero que vc esteja lá para aplaudir.

    Vc pode fazer piada de judeu, de lésbica, de gay, de negro, do que vc quiser, sem ser ofensivo. Os próprios judeus adoram fazer piadas sobre eles mesmos, e nem por isso são ofensivos.

    Há um limite entre a gozação e o deboche. Pense nisso.

    João Zinho

    Já existe a Piadobras, só que atende pelo nome de PSDB

    Leider_Lincoln

    Errado: eles atendem pelo nome de Entregobras e Vendidobras é o DEM. Piadobras é o departamento do PSDB criado par abrigar o Çerra…

camilo junior

nesse caso cabe a mesma interpretação que o Supremo deu a "marcha da Maconha", não é apologia e sim mera liberade de expressão com assunto polêmico. Penso que no Brasil gostam de fazer turbilhões com bobagens para esconder nossas verdadeiras mazelas que ocorrem no dia-dia. Nesse país milhões passam fome, estão afundados nas drogas, estão sem moradia digna, sem direito a justiça assegurado (só rico não vai preso) sem escola de qualidade, saúde de qualidade e políticos de todos os partidos nos roubam sem vergonha na cara!! ficar fazendo barulho e o MP usando dinheiro público que poderia ser usado para defender pesoas pobres, em um caso como o dessa piada, é hipocrisia. Basta ver desenhos como Simpsons, Family Guy e South Park que veremos piadas piores que essa.

    Bruno

    Maconheiro pode. Funcionário de rede de televisão que não apoia o PT não pode.

Eudes H. Travassos

Tudo bem, o dia que estruparem sua mãe talvez vc concorde com isso não é?

Maurício, você acha mesmo que este tipo de indívuo está mais preocupado com a mãe, irmã, mulher, filha…tá nada, cara, este é apsi do cúmulo do blasé, só ele , ele e mais ele, se caso um de seus entes sofrer um estrupo ele aproveita e faz outra piada de péssimo gosto.
Neste caso, o único estrupo que realmente o incomodaria e desde já eu não desejo seria com ele mesmo.

Eudes H. Travassos

Daqui a pouco aparecem os trolls reacionários de costume para dizer os petistas bolcheviques querem censurar os homens bons deste país.
KKKKKKKK…..Gostei, Marcelo.

Eudes H. Travassos

"As declarações foram feitas por Bastos em seu show de comédia stand-up e reproduzidas na revista “Rolling Stone”. Na ocasião, o humorista disse que toda mulher que reclama que foi estuprada é feia, e que o homem que cometeu o ato merecia um abraço, e não cadeia".

Tanto mau gosto assim, merece mesmo uma punição. Estes caras precisam entender que não vivem dentro de uma telinha de TV e sim numa sociedade, portanto, estão como qualquer um outro indivíduo sob a ética e a lei.

    yacov

    Eu fico puzto da cara com essa mania idiota de usar anglicanismos a torto e a direito, meu!!!. Parece que temos vergonha de nossa própria língua!!! Afinal, "Comédia em Pè" não é muito mais engraçado e interessante do que "Stand Up Comedy"???? Resquícios de um complexo de vira-latas????

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na gloBo – O que passa na glObo é um braZil para TOLOS"

    yacov

    CARA!! Essa piada foi tão ruim e grosseira que eu acho que o MP devia condenar o Raphinha Bosthas não à cadeia, mas ao corredor polonês… O cara que conta uma piada desgraçada dessas merece levar é um monte de supapos. SEM NOÇÃO!!!

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

Marcio Leandro

A liberdade de expressão tem que ser plena, não nos agradou o que vimos, ouvimos ou lemos? Que a justiça seja acionada, exatamente como está acontecendo nesse caso e ponto final! Gente chata.

Observador

por isso deixei de assistir a TV Aberta, onde já se viu chamar um sujeito desses de humorista? É um grande chato isso sim.

    Bruno

    Family Guy, que passa na TV fechada, só tem piada deste tipo. E é ótimo.

    Observador

    na TV fechada pelo menos temos opção de escolha, ou vc nao costuma escolher o que assiste

Sidney Miron

Gostaria de divulgar meu vídeo onde comento o sigilo nas licitações da Copa 2014 e a roubalheira no Ministério dos transportes, peço também que se gostar assine meu canal para receber sempre os novos vídeos. Muito obrigado. http://www.youtube.com/watch?v=Y0tk2PZ6Oeo

nei

Isto não vai dar em nada. Mais agressão que o Bolsonaro fez e foi absolvido pelos seus comparsas.
Nei

aurica_sp

Depois que o MP investigar o carinha do CQC, alguém diz para investigarem a farra que o Kassab anda fazendo aqui na Kassabilandia, ops, prefeitura de SP.

Constantine

Só uma pessoa muito sem noção para achar graça da estupidez que o tal de Rafinha falou! Ao se dizer que a "piada" dele não é nada demais, reforça-se e ratifica-se o tipo de mentalidade que tende a atribuir às mulheres vítimas de estupro a responsabilidade pelo que sofreram.

Ronaldo Irion

Infelizmente ainda não inventaram transplante de cérebro… Existe uma teoria de que o ser humano está involuindo, e alguns já se parecem (intelectualmente) com os símios, com suas palhaçadas e "pegadinhas" às quais imaginam serem "engraçadas"… Patético!

    Scan

    Meu caro Ronaldo, você está mal informado: transplante de cérebro existe sim!
    Veja o Çerra e o sujeito aí de cima: ambos foram doadores.
    Mas há mais, há mais. Não sei ao certo, mas o Aleluia também me parece fazer parte do grupo.
    Aqui no blog mesmo, tem uns aí que certamente são doadores (ou doadoras).
    []'s

Renato

Já deu para estes caras…….zé fini…humor inteligente já era….agora só humor intelectual….

gilberto

Calma ai genteeeeeeeeeee, eu odeio o CQC e o Rafinha mais ainda , mas piada é PIADAAAAAAA, sou moreno , Me Acho NEGÂO , sou assim chamado e acho as piadas cobre minha ESPÈCIE validadas….acho que estamos começando a confundir as coisas….

    Iva

    Desde quando macaco tem direito a opinião… Oooh, leva a mal não, foi só uma piada. Viver em sociedade implica acatar regras estabelecidas para não invadir o espaço de outro. Como mulher me senti ofendida com uma piada de tamanho mau-gosto. E mais ofendida e indignada por saber que mulheres, garotas e crianças que sofreram esse tipo de violência ficam com este trauma pela vida toda. E ainda são obrigadas a aceitar que um idiota faça piada disso? Talvez as pessoas que defendam a piada tenham sido geradas através de estupro. Suas mães eram feias e devem ter dado um abraço no estuprador em agradecimento. Ooh, desculpa ai, foi piada.

    Clóvis

    Acho que o ponto que ele está fazendo é que foi piada e não que a piada é boa ou que é válida, só que está no âmbito da liberdade artística. Talvez o mau gosto extremo da piada seja uma forma de crítica social. Os comediantes sempre tiveram (os bons, não acho q seja muito este o caso, mas o papel ele exerce fazendo estas piadas horrorosas) o papel de chocar a sociedade revelando o que há de melhor e de pior. Talvez a idéia fosse fazer piada com este tipo de pensamento, de como é ridículo pensar uma coisa dessas.
    Não acho q ele tem direito de falar isso ou não, só que não configura o crime pois ele não pretendia incitar o cometimento de crimes, parece a mim mais uma crítica social do que uma incitação.
    Veja que existe uma diferença GIGANTESCA entre se sentir ofendida (oq eu entendo e mesmo como homem me sinto tb) e o cometimento de crime!
    Entretanto, o comentário do Gilberto para ser infeliz precisa melhorar muito. Piadas validadas??? Quer dizer que vc acha que os preconceitos com os quais as piadas brincam tem fundamento? Eu acho q não!
    A piada contada tenta fazer rir pelo absurdo pq quem concorda com ela não ri… Eu não vejo graça no humor pra chocar com essa violência mas há quem ria. Mas sejamos claros, uma pessoa preconceituosa não ri, ela pensa que o cara está dizendo a verdade…
    Acho, no entanto, que ele devia tomar um processo civil ($$$$$) pra aprender a não se valer desse tipo de humor no futuro que pode piorar o sofrimento de vitimas de crimes terríveis!

    Scan

    A melhor definição desse tipo de piada foi postada no blog da Cidadania do Edu:
    "Piada racista é aquela na qual só um se diverte."

    Gerson Carneiro

    Só não vou te contar a "piada" mais racista que já conheci em respeito aos negros que não compartilham o teu posicionamento sobre "piadas" racistas.

    Absorver a ideologia imposta pelo colonizador é se prostar ante à mansidão adestrada pelo chicote do carrasco ao pé do pelourinho. Negro que se preza deve honrar o nome de Zumbir dos Palmares. E quem tem consciência de que pode e deve fazê-lo e assim não procede, sim, está confundindo as coisas. Mas há os que não têm consciência sobre esses fatos, devem ser perdoados porque a culpa não é deles. São só as vítimas de sucesso.

malu

Com o humor "inteligente" dos CQCs e Cassetas, fico achando que o Tiririca é um mal menor. Pelo menos não é preconceituoso.

    Gerson Carneiro

    Eu não vejo mal nenhum no Tiririca.

    Leider_Lincoln

    Nem eu, muito pelo contrário, tem se mostrado um deputado exemplar: tem gabinete enxuto, se recusou a empregar parentes e defende sua classe, os artistas e profissionais de cultura.
    Aliás, faz isso muito melhor que a defensora dos empregadores de artistas e enlatadores de cultura, a ministra do ECAD, Ana de Hollanda.

    Luis Fernando

    O casseta e planeta pode ter ficado muito chato depois de tanto tempo, alguns de seus humoristas são bem reacionarios (marcelo madureira em especial), mas…nunca fizeram piada de tão mau gosto como esse rafinha bastos, alias eles já foram muito bons na epoca do tv pirata e começo do casseta e planeta.

    Jairo_Beraldo

    Nunca fizeram nada de mau gosto? Ora, certa vez fizeram o absurdo de esculhambar o quadro da Santa Ceia…se isso não é de mau gosto, o que será? Eu sou Kardecista, e ainda assim fiquei chocado!

Rios

Vivemos em tempos chatos atualmente!!!

    Klaus

    Vai piorar, é só o começo. Mais uns anos de petismo eles criam a Piadobras. Aguarde.

    Rafael

    Isso foi uma piada? Tentativa de???

    Klaus

    Pior que não, Rafinha, foi uma previsão.

    Gerson Carneiro

    A "chatice" atualmente é uma virtude. Ser chato é ser justo, honesto, correto. Vivas à "chatice"!!!

    Leider_Lincoln

    Vá para o Mato Grosso: lá eles tomam terras de índios e permitem desmatamento indiscriminado e escravidão… Por falar nisso, sua mãe está disponível? Tenho uns cachorros tarados aqui, quem sabe sua chateação acaba, não é? Ah, foi só uma "piada" para não te deixar chateado, não precisa mandar ela não…

    Bruno

    Isto não foi uma piada, foi uma ofensa direta. Falar de mulheres feias em geral é MUITO diferente de uma mulher específica. Ainda bem que você não é humorista, Leider. Te falta o tino.

    Cláudio

    Concordo perfeitamente, esse politicamente correto está cada vez pior, um saco!!!

    Bruno

    Não tem nada a ver com a piada. O objetivo é desestabilizar o concorrente das noites de terça.

    Bruno

    Fique claro que estou falando da Liga, não do CQC, embora eu, sim, aprecie boa parte do conteúdo do jornalístico-humorístico de segunda.

    priscila presotto

    Rios ,chatos como voce ,né?Nada como terapia do espelho!

fátima mattos

Eles confudem liberdade,com libertinagem.

    Klaus

    Falou igual minha vó, que legal.

    Leider_Lincoln

    E você comenta com um autêntico "servo de Deus", como o Malafaia, o casal Rodrigues ou o de Guarulhos…

    Klaus

    Não entendi nadinha, Leider…O que eu e minha vó temosa ver com os evangélicos?

    Bruno

    Sua intolerância com os evangélicos lembra a dos evangélicos contra vocês.

Manoel

Isto é o que acontece quando o orador fica impressionado com sua própria fala.
Ele, assim como boa parte do CQC, conseguiu um bom e merecido reconhecimento pelo trabalho na TV mas estão se achando.
Até até tem um certo talento para o humor, mas infelizmente parece que não sabem que algumas coisas não podem simplesmente serem encaradas como uma simples piada.

    Maurício – Santos

    Tudo bem, o dia que estruparem sua mãe talvez vc concorde com isso não é?

    Bruno

    O embaçado é quando "estrupam" a língua portuguesa.

    Maurício – Santos

    Desculpe a resposta não foi pra vc, fooi pra esse cara aí de baixo.

    Joseh

    Falou edisse…

Rogério Leonardo

Vou tomar pedrada de todos os lados, mas, o Ministério Público de São Paulo tem muito trabalho para ficar se preocupando em cercear a liberdade de expressão alheia.

O comentário do humorista é sexista e abjeto, até chocante, mas, passa muito longe de ser uma apologia ou uma incitação ao cometimento do crime de estupro, principalmente porque proferido por um humorista que tem como uma de suas características abordar sempre temas polêmicos.

Além disso, aconselho àqueles que gostam de julgar sem sequer conhecer verdadeiramente a pessoa, a acompanhar o trabalho de Rafinha no programa "A Liga".

Ele pode ser um humorista de gosto e capacidade extremamente duvidosos, mas, como repórter, tem tratado de forma digna vários temas de extrema relevância social (drogas, preconceito, sem-tetos, etc.).

Não defendo a piada de extremo mau gosto, mas, não acredito que ela espelhe verdadeiramente o pensamento de Rafinha (quando no papel de repórter ele trata os temas e os entrevistados como muita seriedade, respeito e sob uma ótica bastante solidária às causas sociais).

    Scan

    Ah! O sujeirto aí trata de forma digna vários temas de extrema relevância social?
    Aaaaaah, bom! Então tudo bem. Cabe-lhe o direito de fazer piadas com o teor que lhe aprouver. Cercear-lhe o direito à liberdade de expressão (?) é um crime!
    Que o Ministério Público se penitencie por tal afronta!
    E vivam o sr. Rogério Leonardo e o sr. Cláudio aí embaixo!

    Gerson Carneiro

    "…àqueles que gostam de julgar sem sequer conhecer verdadeiramente a pessoa…"

    O que tem que ser julgado é o ato da pessoa, o ato praticado pelo Rafael Bastos. E para isso não há a necessidade de "conhecer verdadeiramente o Rafael Bastos". Óbvio que se reiteradas vezes ele praticar determinados atos passará a ser conhecido, rotulado, por seus atos reiteradamente praticados. E jamais um ato grave praticado por quem quer que seja deve ser ignorado, isento de julgamento, em função da celebridade do seu autor.

    E sua fundamentação de que "…passa muito longe de ser uma apologia ou uma incitação ao cometimento do crime de estupro, principalmente porque proferido por um humorista que tem como uma de suas características abordar sempre temas polêmicos" é totalmente sem sustentação. Observe que você mesmo reconhece que "O comentário do humorista é sexista e abjeto", e logo em seguida tenta diminuir a gravidade em função da celebridade do autor.

    Genio da lampada

    Eu concordo contigo.

    Podemos cada um de nós repudiar o que ele disse, mas levar ao ponto de um tribunal isso é um exagero.

    Não houve ataque, não houve injúria direcionada a uma pessoa.
    Comparar isso ao caso do bolsonaro(Funcinário de estado, representante da população) , que chingou racialmente (e diretamente), é um absurdo.

    Vão começar a censurar piadas machistas, de loiras, de portugueses,de gaucho, de são paulino, etc?
    Em nome do politicamente correto? Quem vai decidir o que é aceitável ou não, os deputados que absolveram bolsonaro?

    Todo mundo que tá pedindo pro CQC parar na justiça estão cometendo um baita engano. A sociedade só vai perder se isso for parar em lei. Estamos dando poder de censura para um grupo de pessoas que SABEMOS que irão usar iresponsavelmente. Por favor, pensem nisso.

    Cláudio

    Concordo em absoluto com você. O problema é que essas pessoas estão ficando muito careta, muito politicamente corretos, muito hipócrita!

    Bruno

    É esse o cerne de minha opinião: o que incomoda no Rafinha não é o CQC. É A Liga. Ela que incomoda os barões da mídia progressista.

Cláudio

Que babaquice!!! Pelo amor de Deus, isso tudo foi piada!!! PIADA!!! ENTENDERAM??? Azenha, acho uma tremenda bobagem você levar uma piada a sério, é o que estão fazendo, eu vi todo o stand up comedy, como alguém pode levar piadas a sério!?!??! QUANTA HIPOCRISIA!!!! Quando esse país vai parar de ser hipócrita???

    Rafael

    Vamos rir da situação hipotética de seu estupro?

    Leider_Lincoln

    Quando as pessoas forem mais inteligentes. Você por exemplo, sabe o que significa hipocrisia? Certeza que não. Procureum bom dicionário. Além disso, nós sabemos que foi "piada". Só que não achamos graça. A promotora, pelo jeito, também não. E tomara que seja julgado por uma JUÍZA. Aí vamos ver se ela ri ou não, não é mesmo?

    Cláudio

    Leider, já fui seu aluno, sou seu fã, mas pelo amor de Deus(ok vc não acredita nele né rsrs), o que eu acho, é que há um exagero impressionante nisso, sabe, daqui a pouco, não poderá ter piadas de portugues, de loira, de viado, de professor… isso é uma besteira sem tamanho!!!!!

    Leider_Lincoln

    Nem tanto ao céu nem tanto a Terra. Piada de professor ninguém faz: temos nossos contracheques no final de cada mês. Mas assim, o problema, e veja se é possível um acordo, é "piadizar" o sofrimento físico e moral. Fazer piada com vítimas de estupro e do Holocausto, convenhamos, foi "paia".
    Eu por que não sei, mas faria piadas de portugueses (desculpa aí, Azenha), goianos, gaúchos, baianos, loiras, caipiras, "viados", professores, botafoguenses e por aí vai. Mas órfãos? Estupradas? Holocausto?
    Acho que a questão é que lidar como piada é como lidar com drogas: a diferença entre remédio e veneno, é a dose. O Rafinha Bastos ultrapassou esse limite, e três vezes, numa única semana…
    Nisso dá para concordar?

    Carlos R.

    Pelo que foi dito acima, chego a uma conclusão: somos um dos povos mais sem graça do mundo….nem os alemães nos batem na semgracice. Pois o que chamamos de "humor" é sempre humilhação do diferente, do gay, da mulher, do alijado. De certa forma, esse país só vai mudar se paramos de rir por algum tempo. Por que essas nossas "piadas"….são de chorar, parece humor de um campo de extermínio!

    Cláudio

    Ah Leider, vamos pela lógica, a piada é só se a mulher for feia!!! E convenhamos, ninguém vai se achar feia né? Se a mulher não gostou da piada, é porque ela não é de "boa aparência", ninguém vai dizer que é feia, portanto, ninguém vai aceitar que a piada foi pra você mesmo! :-) Ah Leider, eu vi todo o vídeo do Stand Up Comedy, cara, rachei o bico!!! Veja você também, daí vc vai concordar comigo!!! É tudo piadinha idiota mesmo!

    Leider_Lincoln

    Mulheres, de fato, têm senso de beleza distorcido sobre elas próprias e seus filhos. Minha mãe, que me acha até bonitinho, que o diga…

    Cláudio

    Amiguinho, não seja idiota, isso é PIAAAAAAAAAAAAAAADA, entende? vc já foi em um Stand Up Comedy? Com toda certeza do mundo, não! Quando você for, aí vai entender.

    Luiz Clete

    piada
    pi.a.da
    sf (part fem de piar) 1 Pieira, pio. 2 pop Dito engraçado e picante; picuinha.(Dic.Michaelis online)

    A piada é a forma engraçada e INTELIGENTE para se dizer o que se pensa, fazer criticas politicas e sociais. E amiúde é usada para velar preconceitos, discriminação e fazer apologia a isso ou aquilo. A PIADA não surge do nada.

    Bruno

    Pra você não é normal fazer piada sobre amigo sodomizado? É engraçado pra caramba.

    Cláudio

    Bruno, ele fez piada com alguém específico? NÃO!!!! Eu digo que sou de esquerda, mas careta, não! Até porque, esquerda são os mais liberais, mas nesse blog aqui, não estou vendo isso.

    Bruno

    Exatamente por isso que eu falei. Piadas genéricas, de "mau gosto" ou não, de "humor negro" ou não, são piadas. O mundo tá chato mesmo. E piada de amigo sodomizado é o máximo mesmo, rende altos risos na mesa do bar.

    Leider_Lincoln

    Bebo com vocês não! #Medo!!! =]

    Cláudio

    Bruno, já sei, você foi sodomizado, certo? Pano rápido.

    Gerson Carneiro

    Esse país vai "parar de ser hipócrita" quando nenhum canalha se atrever a fazer "piada" com a honra e integridade alheia, em especial dos injustiçados.

Marcelo Fraga

Daqui a pouco aparecem os trolls reacionários de costume para dizer os petistas bolcheviques querem censurar os homens bons deste país.

robledo duarte

Qual é a graça de uma piada como esta? Estupro maior é ligar a televisão e ter que ouvir as bobagens do cqc e panico, isto siim é dureza. Pior é que eles se acham a ultima cocada da mercearia.

    Bruno

    Ter que ouvir? Se existe alguém que aponta uma arma na sua cabeça e te obriga a ver o Pânico, o CQC ou a Vila Sésamo que seja, ligue para o Disque Denúncia.

    yacov

    È o CQC estuprando o senso de humor… Lamentável….

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – o que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

@anabellbar

Liberdade de expressão não autoriza qualquer besteira.

    Lucas

    Na verdade, autoriza sim. Para a liberdade de expressão ser plena, a gente deveria ter o direito de criticar e condenar o "humorista", mas não de processá-lo. Mas, é claro, nosso país não tem liberdade de expressão plena. Existem leis contra calúnia e difamação, e elas devem ser obedecidas.

    Scan

    Mas o homem aí, o Lucas, é um verdadeiro Beccaria tupiniquim!
    Condenar o humorista tudo bem, mas processá-lo não?
    Hahahahahaha!
    Vamos condená-lo sem processo!
    Hahahahahaha!
    Mais um que levou pau na OAB…

    Leider_Lincoln

    Em que país as coisas funcionam assim, Lucas?

LUCAS PEREIRA

não sei o que é pior: a piada de gosto duvidoso ou o esse patrulhamento em torno do "políticamente correto"…
a piada é de um tremendo mau gosto? é, claro que é!
mas o MP não tem mais com o quê se preocupar não?
Rafinha Bastos é um mero plâncton no oceano de barbaridades que acontecem no Brasil.
eu quero ver o MP correr atrás de TUBARÕES como Ricardo Teixeira, donos de construtoras, políticos corruptos…

    War Won't Stop

    Em menos de 2 dias o MP ataca publicamente o assunto.

    As denuncias de corrupção de qualquer politicos/corporações/etc ou estão sobre sigilo total e absoluto ou não acontecem.
    E o povo aplaude o MP ainda!

    Bruno

    Fascista! Nazista! Direitista! Ista!

    Em tempo: duvido que o MP de qualquer Estado ou o MPF tenham cojones para ir atrás de Ricardo Teixeira. Aliás, quem puder ler a entrevista dele à revista piauí, o faça. O maior exemplo de total cara de pau que eu já vi. Merece ser fundador de um eventual Partido da Sinceridade.

    yacov

    Aplicando o seu raciocínio a uma família teríamos que os pais têm muito mais com que se preocupar do que com as eventuais mal-criações do filho. Então, os pais devem deixar o menino aprontar, não impor limites e, passados alguns anos, vejamos que tipo de monstrinho será produzido…..É de "pequenino que se torce o pepino", companheiro. Se o MP deixar barato, aparece outro rafinha bastos ali, outro acolá, e daqui à pouco retiramos a tampa da caixa de pandora, não só o estupro estará banalizado e instituído, como o racismo, a xenofobia, a homofobia, etc, etc….

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Antonio

Uma piada burra e preconceituosa para tirar risos fáceis. Para fazer esse tipo de humor o sujeito não precisa ser profissional.

José Carlos JC

Azenha, gostaria de saber o por quê da demora na publicação do comentário. Será que preciso me cadastrar?
É só uma dúvida. Abs, JC

    Conceição Lemes

    José Carlos, os comentários passam por moderação, que é feita pelo Azenha ou por mim. Só depois são liberados. Daí a demora, já que não ficamos o tempo no computador. abs

Myriam

Ë isso aí! E ele deveria ser condenado a prestar serviços comunitários num pronto socorro ou numa delegacia de mulheres para atender as vítimas de estupro e ter aulas sobre violencia de genero e racismo, pra parar de falar besteira e aprender a ter limite ! E ainda doar muita grana para o combate a violencia contra a mulher!

José Carlos JC

Não sei se ele tem irmã. Mas se tiver e for desprovida de alguma "beleza" e (não desejo isso a ninguem) for vítima (segundo o próprio Bastos) de um "fazedor de favores", como ele reagiria? Será que envolveria o "fazedor de favores" (segundo o próprio Bastos) com abraços de agradecimentos e outros salamaleques mais? Sei, não…

    Armando do Prado

    Ou então se a mãe desse boçal fosse vítima…

Gerson Carneiro

Aguardarei o desfecho do caso pois, "quem rir por último, rir melhor"; e o Rafael Bastos riu primeiro (ou pretendeu fazer rir).

    José Carlos JC

    Pois é… Como dizia minha mãe: quem brinca com fogo…

ZePovinho

E a piada sobre os judeus que esse infame proferiu??

    Peter Griffin

    Aquela não foi nem de perto tão tosca e violenta como foi essa do estupro… aliás, piada ruim pacas.

    A dos judeus foi tipica de humor negro, que fazemos com portugueses há séculos. Family Guy, Simpsons e outros seriados norte-americanos fazem piadas semelhantes o tempo todo.

    Leider_Lincoln

    Mas como os judeus, ao contrário das estupradas, são bem organizados ( e inclusive patrões dele), ele afinou o bico.

    Sergio Pereira

    Pois é, só que se esquecem que ele é judeu.

    Bruno

    Ele é judeu. Não se faça de desentendido.

    ZePovinho

    E Hitler não era judeu,da família Rothschild??De onde você acha que veio o dinheiro para financiar o Partido Nazista??Veio de Wall Street,intermediado por,entre outros,Hjalmar Schacht-um banqueiro e ministro da República de Weimar.
    E ser judeu me dá o direito de fazer piadinhas infames com eles?

    mulato inzoneiro

    o grande elenco de piadas sobre judeus – a mioria delas ótimas – é criada e contada por judeus..todos podem acusar os judeus de muitas coisas menos de serem burros, e sua capacidade de auto deboche é melhor prova disso…

    Scan

    Não. Hitler nada tinha a ver com a família Rothschild.
    Trata-se apenas de mais uma "descoberta" divulgada pelos adeptos das teorias da conspiração da Nova Era que, já se viu, adoram uma besteirada "baseada em documentos recém descobertos no porão da casa do marido da ex-empregada fanha de uma amiga da avó de Hitler".
    Bobagem das grossas.
    Sobre Wall Street e o nazismo, deve ter se baseado nos livros do Sutton, que também é chegado em teoria conspiratória e conhece de história tanto quanto meu gato.
    []'s

    Miguel

    Vocês estão confundindo alhos com bugalhos. O integrante do CQC que fez piada sobre os judeus de Higienópolis foi Danilo Gentili – que não é judeu.

Deixe seu comentário

Leia também