Petroleiros de todo o País paralisam atividades; confira fotos e quadro nacional

Tempo de leitura: 5 min

Petrobras -greve 3

4 - amazonas

Petrobras greve 2

6 - sp-greve

7 - sampa-replan

9 - replan-terceirizados

Petrobras  greve - mG

do site da FUP, ultima atualização às 16:39

Amazonas

A greve começou na principal unidade da Petrobrás no Amazonas, que é a Refinaria de Manaus (Reman), onde a rendição do turno foi cortada às 23h de ontem. Nas demais unidades do estado. como Serviço Compartilhado, Terminal Sede da Transpetro, DGN, Terminal Aquaviário de Coari e Sede da Engenharia, a greve também teve grande adesão dos trabalhadores próprios e terceirizados das áreas operacionais e administrativas.

Rio Grande do Norte

Segundo o Sindipetro-RN, todas as bases do Sistema Petrobrás no estado aderiram à greve. Nas sedes administrativas da Petrobrás em Mossoró e em Natal, a paralisação teve adesão de 90% dos trabalhadores próprios e terceirizados. Pela manhã, representantes do sindicato bloquearam a BR 304, que dá acesso à base de Mossoró, onde ficam os campos de produção terrestre. Nas plataformas marítimas, o movimento de greve também foi intenso e houve suspensão de Permissões de Trabalho (PTs) desde às 7h desta sexta-feira. No Pólo de Guamaré, local que recebe e processa toda produção de petróleo do estado, houve corte de rendição e os trabalhadores que permaneceram nas unidades realizaram operações padrão.

Ceará

Os trabalhadores cortaram a emissão da permissão de trabalho (PTs) nas plataformas marítimas, na Petrobrás Biocombustível (P-BIO), na Lubnor e no terminal da Transpetro. A greve teve adesão de trabalhadores das áreas operacionais e administrativas em todo o estado do Ceará.

Pernambuco e Paraíba

Trabalhadores próprios e terceirizados das unidades do Sistema Petrobrás em Pernambuco aderiram massivamente à greve de 24 horas. Na Refinaria Abreu e Lima, 100% dos petroleiros do turno participaram do movimento, desde às 23 horas de quinta-feira (23), quando foi iniciado o corte na rendição. O mesmo aconteceu no Terminal de Suape (Transpetro), onde das 15 operações em curso, apenas uma foi mantida. Os petroleiros cortaram o abastecimento e a transferência de derivados. O terminal foi mantido apenas com o quadro mínimo de trabalhadores para preservar a segurança operacional da unidade. Na manhã desta sexta, os petroleiros do Gasoduto de Jaboatão também aderiram à greve, mantendo na unidade somente o quadro mínimo. Na sede administrativa da Petrobrás em Recife (Empresarial Center II), a adesão à greve foi de 60%, segundo o sindicato.

Bahia

Nem a forte chuva que tomou conta de Salvador inibiu os trabalhadores a anteciparem a greve de 24 horas, que teve início quinta-feira (23), às 19h, na Bahia, quando a diretoria do Sindipetro se articulou para evitar a troca do turno na Rlam e na Transpetro. A estratégia deu resultado e não houve rendição no turno da zero hora.Segundo o sindicato, 80% dos petroleiros aderiram ao movimento. Em muitas unidades do Sistema Petrobrás no estado, os trabalhadores nem foram trabalhar. Os ônibus do turno e do administrativo chegavam às unidades praticamente vazios. E quem embarcou nos veículos, não entrou. Voltou para casa. Participaram da greve de 24 horas os trabalhadores dos campos de Candeias, Santiago, Bálsamo, Taquipe, Araçás/Imbé, Buracica, Miranga, assim como na P-BIO, Fafen-BA, UTE Arembepe, UTE Rômulo Almeida, UTE Muricy, UTE Bahia 1, UTE Celso Furtado, Transpetro, Bacam, Gascac, RLAM, Conjunto Pituba, COFIP e Universidade Petrobrás.

Espírito Santo

Segundo o Sindipetro, todas as unidades operacionais do estado tiveram corte de rendição à zero hora de hoje. Os trabalhadores da UTG em Linhares, da UTG-SUL, em Anchieta, dos terminais da Transpetro Barra do Riacho, em Aracruz, e do TEAVIT, em Vitória, não fizeram a troca de turno e realizaram apenas operações padrão. O pátio de estocagem de equipamento de apoio marítimo (TINS) às plataformas do estado também foi paralisado. No EDIVIT, edifício sede da Petrobrás em Vitória, a paralisação começou às 5h de hoje. Em todas as unidades do estado, a greve teve adesão de trabalhadores próprios e terceirizados.

Duque de Caxias

Nas unidades da Reduc, Terminal de Campos Elíseos (TECAM) e Usina Termoelétrica Governador Leonel Brizola, o corte de rendição começou às 23h de ontem. O Sindipetro Caxias montou um acampamento na frente destas unidades, onde foram realizados atos sobre a importância da defesa da Petrobrás e do Pré-Sal. Movimentos sociais, estudantes e trabalhadores de outras categorias participaram das mobilizações, em solidariedade à greve dos petroleiros.

Norte Fluminense

Na Bacia de Campos, 25 plataformas aderiram à greve, das quais 17 tiveram a operação entregue aos prepostos. São elas: PCH-1, PVM-3, P-65, P-63, P-55, P-48, P-47, P-37, P-33, P-26, P-20, P-19, P-18, P-15, P-09, P-08, P-07. Nas bases de Terra do Norte Fluminense, a paralisação começou no Terminal de Cabiúnas, às 23h30, quando os trabalhadores do Grupo C entregaram a operação da unidade. Pela manhã, os petroleiros não puderam ocupar o Tecab, porque os crachás estavam bloqueados e todos permaneceram em frente ao terminal, em vigília.

Unificado-SP

Nas bases do Sindipetro Unificado, não houve troca de turno em nenhuma das unidades operacionais. Os trabalhadores aderiram à greve, com ampla participação de próprios e terceirizados na Replan e na Recap, assim como nos terminais da Transpetro (Barueri, São Caetano, Guararema, Guarulhos, Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia, Senador Canedo e Brasília) e Usinas Termoelétricas. Nas áreas administrativas, a greve também teve adesão de trabalhadores próprios e terceirizados.

Minas Gerais

A greve começou às 23h30 de ontem com o corte na rendição dos turnos na Refinaria Gabriel Passos (Regap), na Termoelétrica Aureliano Chaves, na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros, e no terminal da Transpetro, em Juiz de Fora. Segundo o sindicato, o movimento teve grande adesão de trabalhadores das áreas operacionais e administrativas, inclusive os terceirizados. Na manhã de hoje, o Sindipetro MG realizou um ato em defesa da Petrobrás em frente à Regap.

Paraná e Santa Catarina

A greve começou forte na Repar, nos terminais da Transpetro (Tepar, Teguaçu, Tefran, Tejai e Temirim), na Six e nas unidades administrativas, com adesão dos trabalhadores próprios e terceirizados. Na Fafen, base do Sindiquímica-PR, a paralisação começou às 23h30 de ontem também com grande adesão dos trabalhadores.

Rio Grande do Sul

No estado, a greve começou à zero hora desta sexta-feira, com forte adesão dos trabalhadores da REFAP, do TERIG, do TENIT, da UTE e da BR Distribuidora.

***********

do Informe FUP, primeiro balanço

fup_informe24_07_15_Page_1 fup_informe24_07_15_Page_2

Leia também:

Debate interditado: Como o monopólio da Globo ajuda a destruir o futebol brasileiro 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urbano

O Brasil convive ainda nos dias atuais com milhões de brasileiros sobrevivendo dos lixões existentes pelo país afora. Agora, se praticamente a metade dos eleitores, pelo mais diversos motivos mesquinhos, continuarem a defender os bandidos da oposição ao Brasil, os lixões minguarão e os dependentes deles dobrarão; isso na melhor das hipóteses. Ademais, um Eterno Presidente Lula não se encontra nem aos montes e nem a todo instante. Por conseguinte, lá se vão mais alguns séculos de República minguante.

FrancoAtirador

.
.
Serra está Equivocado quando fala da Petrobras
.
Por Paulo César Lima, no Portal GGN
.
A Petrobras apresenta uma dívida absolutamente compatível com suas reservas potenciais e com sua possiblidade de crescimento da produção, que no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018 era 4,2 milhões de barris de petróleo por dia – mmbpd em 2020.
.
A alternativa para a Shell, por exemplo, foi comprar a BG para se tornar parceira da Petrobras no Pré-Sal e aumentar suas reservas e sua possibilidade de aumento da produção.
.
Isso ilustra bem o potencial do Pré-Sal brasileiro. Infelizmente, a atual diretoria da Petrobras reduziu a estimativa de produção da Petrobras para 2,8 mmbpd.
.
(http://jornalggn.com.br/noticia/serra-esta-equivocado-quando-fala-da-petrobras-por-paulo-cesar-lima)

FrancoAtirador

.
.
Plano de Cortes na Petrobras joga por terra Avanços Conquistados no Governo LULA
.
Greve dos Petroleiros contra o Projeto Entreguista de Serra Tarja Preta
que quer retirar a Participação da Petrobras na Exploração do Pré-Sal.
.
(http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Plano-de-cortes-na-Petrobras-joga-por-terra-avancos-conquistados-com-Lula/4/34069)
.
Entrevista: José Maria Rangel, da Coordenação Geral da FUP, Federação Única dos Petroleiros
.
Não podemos aceitar passivamente que o Mercado decida
sobre o que o BraSil deve ou não deve fazer com o Pré-Sal
.
Na Rádio Brasil Atual
.
Áudio: (https://soundcloud.com/redebrasilatual/fup-nao-podemos-aceitar-passivamente-que-o-mercado-decida-o-que-o-estado-brasileiro-deve-fazer)
.
.

C.Paoliello

OBAMA, EM PLENO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA, FAZ LOBBY PARA EMPRESÁRIOS DENTRO DA CASA BRANCA:

http://www.redebrasilatual.com

FrancoAtirador

.
.
Brasil bate Recorde em Geração de Energia Eólica: (http://goo.gl/w9V2km)
.
A Produção de Energia Eólica no Brasil alcançou um Novo Recorde na última segunda-feira (20),
quando foram produzidos 2.989 MegaWatts (MW) médios, de acordo com o Informativo Preliminar Diário, emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
.
O recorde anterior era de 2.960,6 MW médios
que foi registrado em 25 de julho deste ano.
.
O Brasil tem Ampliado a Participação desta Fonte na Matriz Energética
e, para isso, os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
têm sido decisivos.
.
Entre 2011 e 2014, o PAC concluiu 117 Usinas Eólicas
com Potência Instalada de 3.086 MW.
.
Em 2015, já foram concluídas outras 42,
cuja Potência totaliza 1.090 MW.
.
Em fevereiro, a Presidenta Dilma Rousseff inaugurou uma Usina,
em Santa Vitória do Palmar (RS), no Parque Eólico Geribatu,
que é o Maior Complexo da América Latina.
.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),
o País tem atualmente 264 Empreendimentos
para Geração de Energia Eólica em Operação
que respondem por 6.428 MW, o que corresponde a 4,4%
da Capacidade Instalada de Energia Elétrica do País.
.
(http://www.pac.gov.br/noticia/bef95447)
.
.

Cláudio

18:13

Como é bom dar uma chinchadinha na direita!
Uma? Uma, SÓ, não: duas, três, quatro! QUATRO!!!!
De quatro é melhor, muito melhor!
É um prazer quase sexual…
Mas, AINDA muito mais do que isso,
é mesmo um prazer soxial,
quer dizer social…
Esse PT!!!! Fez os tucanus tomarem de QUATRO!!!!
É por isso que eles estão tão furiosos!: Já tomaram de QUATRO do PT!!!!
Ley de Medios JÁ ! ! ! !
Lula 2018 ! ! ! !

Leo

O Brasil vive as dores de um parto. Quisera eu ver a Dilma se libertando do Lula e do PMDB, a fim de que pudesse governar sem a intimidação de corruptos e aves de rapina que sobrevoam o Planalto.
.
Notem que a sustentação política de Dilma é formada por congressistas e personalidades cujas imagens estão manchadas diante da opinião pública nacional. E ela não consegue se livrar disso. Perdoem-me os leitores do Viomundo, mas não podemos negar a realidade do artigo publicado pela Economist (“The power behind the throne”),
.
Sou contrário à Dilma e sou avesso ao PSDB. Sou a favor do Brasil!
.
Salvem a Petrobras!
.
Abraços.

Deixe seu comentário

Leia também