Pedro dos Anjos: PT pisa na casca de banana de D. Míriam, enquanto Globo tenta “limpar” seu apoio à ditadura
Tempo de leitura: 2 min

Pitaco sobre as possíveis razões das Organizações Globo — que tem luxúria por golpes — lançarem, destacarem e fazerem todo este escarcéu com o episódio envolvendo sua ‘profissional’ Miriam Leitão em vôo Brasília-Rio
por Pedro dos Anjos, especial para o Viomundo
Considere-se que, desde sua criação, a Globo sempre foi player em tudo o que acontece neste país — que a Venérea [alô, revisão, é assim mesmo!] Platinada tomou para si como reles concessão .
Em seu afã, o dedo da Globo buscou sempre controlar o presente da nação, pela edição seletiva do passado, para controlar o seu futuro.
Assim, ao mesmo tempo em que juntou velhos aliados da ditadura para comandar o golpe branco dagora, ela promoveu uma minissérie Os Dias Eram Assim na TV para “limpar” o seu passado de cumplicidades com o pesadelo macabro que durou 21 anos (1964-1985).
Não vi a dita dramaturgia [veja PS]. Mas tomando conhecimento da sua existência através de uma amiga, apavorada com a estridência de falangistas pingados que vem empentelhando a Globo de megafone na mão e carreata acusando-a — pasmem! — de “comuna”!
Não consta que as Organizações Globo tenham lançado, destacado ou feito o menor escarcéu a respeito desta agitação neofascista em frente ao seu templo no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, um contraste com a enorme projeção dada à versão da sua ‘profissional’ Miriam Leitão no episódio do avião.
Será que as Organizações Globo estariam tentando recompor-se com suas turbas aliadas mais ferozes — as facções de extrema-direita, — ofertando-lhes carniça — a suposta intolerância petista com a jornalista mais apreciada dos Marinhos –, para reanimar um mínimo de unidade dos golpistas, que se encontra abalada por prematuras divisões?
O fato determinante é que a Globo e o golpe atual têm tudo a ver tanto quanto os falangistas que aderiram ao movimento golpista para derrubar a Dilma, caçar o Lula e atacar as organizações sindicais e partidárias populares e os movimentos sociais.
Apoie o VIOMUNDO
Só que o compadrio, costurado nesta unidade de ação, parece ter entrado precocemente em parafuso. Daí, as brigas quase literalmente intestinas entre os compadres — tudo pelo poder e o butim extraídos do golpe.
Penso que o PT, ao emitir sua nota oficial em relação ao caso aéreo — na qual parece ter buscado mostrar-se equilibrado e responsável, defensor da liberdade de expressão, etc –, pisou numa casca de banana que D. Miriam, certamente com aval entusiasmado dos seus patrões, jogou.
Precipitou-se e fica com a pecha de linchador da liberdade de imprensa.
Nós, que sonhamos resgatar e aprofundar a democracia, precisamos acertar nossos erros e eventuais diferenças e avançar sobre os erros e as diferenças dos coveiros da democracia – sejam eles os capitalistas, o PIG, membros dos três poderes, profissionais liberais e até gente do povo vendida aos opressores.
PS: Não vi, mas aposto que a Venérea Platinada não se incluiu na trama e sonegou seu desempenho de player na reprodução das condições de manutenção da cruenta ditadura civil-militar.
Veja também:
Em BH, mais de 100 mil participaram do ato pelas Diretas Já!; assista




Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!