Pedágio transfere renda dos mais pobres para os mais ricos

Tempo de leitura: 2 min

21:51
07/07/2010
Mercadante defende mudança na forma de cobrança dos pedágios nas estradas paulistas

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Ao participar de um evento na tarde de hoje (07) na favela de Heliópolis, em São Paulo, o candidato ao governo de São Paulo pelo PT, Aloizio Mercadante, disse que a redução dos preços e a modificação na forma de cobrança dos pedágios nas estradas paulistas estão entre suas propostas de governo.

Segundo ele, a questão dos pedágios passa pela revisão do modelo de concessão estabelecido em contrato com as concessionárias das estradas paulistas. Os contratos mais antigos de concessão variam conforme o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) e os novos, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Mercadante disse ainda que também vai estudar a implantação de um novo sistema de cobrança, que já existe nos países desenvolvidos e onde o usuário só pagaria pelo quilômetro efetivamente rodado. A ideia é acabar com as praças de pedágio, com o sistema passando a funcionar por meio de um chip no caro e a cobrança sendo feita por meio de uma conta do usuário.

“Se pagarmos pelo quilômetro efetivamente rodado, vamos conseguir gerar uma coisa mais equilibrada para a população. Mas as tarifas, de qualquer forma, estão muito abusivas. São as mais altas do mundo”, disse.

O candidato petista ao governo paulista também falou de suas propostas para a área de segurança pública. Entre elas, ade se separar os presos por grau de periculosidade, em quatro níveis: primário, reincidentes não perigosos, perigosos e chefes do crime organizado. Os presos dos dois primeiros níveis seriam estimulados a trabalhar e a se educarem para obterem redução de pena, “para que se tenha uma perspectiva de que o egresso volte para a sociedade sem reincidir no crime”, afirmou.

Ainda sobre a questão do sistema penitenciário, Mercadante também propõe que sejam utilizadas as penas alternativas, com os condenados cumprindo trabalho para a sociedade. “Por exemplo, põe para construir creches, cortar grama. Na Inglaterra, 70% das penas são alternativas. E há estatística mostrando que aqueles que pagam com penas alternativas [a reincidência] é muito menor do que [aqueles] que vão para os presídios e que são aliciados pelos crimes organizados”, disse.

Edição: Aécio Amado

Apoie o jornalismo independente

PS do Viomundo: Eu acrescento que os pedágios, da forma que estão implantados hoje em São Paulo, funcionam para transferir renda dos mais pobres para os mais ricos. Todos sabemos que quem paga pedágio para transportar mercadoria repassa o preço para os produtos. Ou seja, no fim das contas quem não tem automóvel e não roda nem um centimetro em uma rodovia pedagiada acaba ajudando a pagar a conta dos que tem automóvel e rodam nas rodovias.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ratusnatus

Azenha, na boa. Eu sei que pedágio é bandeira antiga mas colocar uma frase sua como título de reportagem é um pouco demais.
Eu não acredito nesta sua frase.
Acredito ainda que, apesar do preço, só paga quem usa. Quem não usa, o pobre de verdade, não precisa ajudar, com o seu imposto, a pagar a conservação da estrada que EU uso. Digo isso sobre as estradas com pedágio porque a conservação das sem os favelados(também) pagam.

Aproveito o enseo para dizer-lhe que toda e qualquer iniciativa sua para conter os excessos cometidos tem meu total apoio. Só não apoio OS excessos :)

Me parece que você é contra todo e qualquer pedágio e eu não.

Abraço

IVAN N DE MORAIS

Olá Meu Caro Azenha,
É preciso informação correta e esclarecedora para o nosso POVO não deixar se enganar por SERRA/FHC. Todos os brasileiros pagaram um preço muito alto pelo desgoverno FHC. Agora, que começamos a firmar o nosso país como grande NAÇÃO, não podemos vacilar. DILMA Nelles !!!
Respeitosamente,
Ivan Nogueira de Morais
Cidadão Brasileiro.

Nelson

Eu diria mais, meu caro Vinícius Abreu. Nós pagamos, além do IPVA, também a CIDE, a tal de Contribuição de Intervenção no Domínio Econômica, que arrecada bilhões e de onde devem ser retirados recursos para a construção e manutenção de rodovias. Assim, qualquer pedágio, mesmo o que possa ser considerado barato, é uma tripla tributação. Inaceitável, portanto..

Vinicius Abreu

Quero deixar claro que não sou motorista profissional das estradas de SP, mas pegue o carro e ande pelo Brasil, alguém já viu a Belém – Brasília ou a BR116. As estradas federais são uma merda, reclamaram que o Serra falou que não tem buro nas estradas, concordo que pode a te ter, mas sai de SP, vais ver que as estradas de SP são uma maravilha comparado com as BR. Pode ser caro ? (é caro) mas pergunta onde está o IPVA para Gov. Federal que agente paga ?

Acho muito democrático a discussão, mas antes de vestir sua camisa nesse assunto observe bem, pq repito se tratando de estrada esses dois partidos são mesma porcaria:
(PSDB) Privatiza as estradas e cobra caro, mas o produto chega, o consumidor tem que pagar bem mais caro para a transportadora não ficar no prejuízo.
(PT) Privatiza pouco, mas o que é privatizado não funciona direito ou o que não é privatizado não funciona, cheia de buraco e estradas sinuosas e perigosas. Arrebenta com manutenção os caminhões, advinha o que acontece?
o consumidor que paga a manutenção.

Então antes de defender PT ou PSDB, pense um pouco não engula qualquer coisa !

Pq ambos os casos vamos sair pagando (consumidor), seja pelo manutenção que as transportadoras fazem nos seus caminhões ou seja no pedágio !

O certo é estrada boa sem pagar mais p/isso, pq já pagamos o imposta para ter essa estrada boa (IPVA).

    Cezar

    Só retificando: o IPVA é um imposto estadual, ou seja, o valor recolhido vai para o Estado onde o veículo está registrado. O imposto do governo federal é a CIDE, que na verdade é uma contribuição via percentual no preço dos combustíveis.

Urbano

Salvaguardando os paulistas e paulistanos que não contribuíram para isso, esse problema é basicamente da visão arcaica dos paulistas e paulistanos, que apostaram e apostam nessa zorra e, tem mais, querendo transferir por osmose para todo o Brasil.

mac

o pedágio fere o direito de ir e vir do cidadão .

Henderson_hds

Espero que ele não tenha qualificado suas propostas como "irrevogáveis".

Vamos lá gente, não há a menor chance nas eleições de SP. Alckimin está com mais de 50%. Mercadante é um candidato fraco.

O povo de São Paulo está satisfeito com os rumos que os tucanos deram a este imane Estado e dizem: Queremos mais. Alckimin para Governador.

    Tenorio/SP

    Vai jogar a toalha antes da luta?

    Veja com quantos % Alckmin iniciou a campanha passada para prefeito e com quantos % ele terminou.

    beattrice

    A PESQUISA SENSUS confirma, segundo turno em SP!

Almerindo

Azenha, veja que "charge" BOÇAL que publicaram no site do Josias: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch20
A Dilma devia PROCESSAR EXEMPLARMENTE ESSA TURMA!!!

Alceste Pinheiro

Eu duvido que o Mercadante, eleito, que baixe um tostão do pedágio. Vi o Lula prometer tanta coisa e não cumprir. Vai pelo mesmo caminho.

    Jairo_Beraldo

    Lula fez mais que prometeu…só que tem coisas que são a longo prazo e estão bem encaminhadas….e com relação ao Mercadante, também duvido!

    ratusnatus

    Deve estar se referindo as 40 horas semanais, a reforma tributária, eleitoral, a política ambiental…

    Sou eleitor do Lula mas sei reconhecer suas deficiencias. E são justamente elas que cobrarei da Dilma.

    Henderson_hds

    concordo completamente.

    Carlos

    Executivo depende de apoio do Legislativo, você sabe, além de saber, também, que existem contratos – mexendo-se neles, o Judiciário será convocado pela parte contrariada.
    Você sabe disso.

ZEKE

Lá nos confins do Japão, lugar de tecnologia mais modernosa, as pessoas ainda confiam, pelo menos nos pedágios, no bom e velho bilhete de papel. Você retira um ticket logo que entra na estrada e paga na saída conforme a distância percorrida. Muito justo, acho eu. E nem precisa de chip coisa nenhuma. Curiosidade: em 1993 eu paguei pelo km percorrido o mesmo valor que eles pagavam em 1963, época da inauguração daquela estrada. E só pra registrar: DILMA PRA PRESIDENTE!!!

Mc_SimplesAssim

Não se trata de reduzir os preços, mas acabar de vez com A FARRA dos pedágios..

A propósito, será que o Mercadante limpou os pés antes de pisar na favela?

Evaristo

E a imprensa brasileira também lucra com isso! Já repararam que não há nenhum artigo contra os preços abusivos dos pedágios em São Paulo ? Vários jornalistas tentaram fazer, mas foram vencidos pelo palácio dos Bandeirantes, na época ocupado por Serra, que não autorizou que a matéria fosse publicada. Isso é que é liberdade de impren$a! Já perceberam o quanto a CCR está gastando em publicidade em rádio, jornal e televisão? É a forma de pagamento pelo silêncio da imprensa. Os donos da Folha, Globo, Veja, Estado e outros ganham sua parte no botim dessa forma. E o povo brasileiro, justamente o mais pobre é quem mais paga pedágio, embutido nas mercadorias que consome. É o modelo do Robin Hood ás avessas, tira dos pobres para dar aos ricos. É ISSO.

Donizeti – SP

Faz uns dois meses postei um comentário no Conversa Afiada em que dizia que, visto a sanha pedagística incontrolável dos tucanos e de Serra no governo de São Paulo, ' Dilma era o caminho, Serra o pedágio ".

A frase parece que foi boa e foi repetida na blogosfera, retrata bem o que são os tucanos no governo e suas práticas ruins de gestão, e agora o Mercadante a adotou em sua campanha para o governo de São Paulo, com a frase " Alckmin é o pedágio, Mercadante o caminho ".

É por aí mesmo, tem que tirar os tucanos do governo de São Paulo, que se constitui hoje no berço das políticas mais nefastas e reacionárias para os paulistas e representa um laboratório vivo do que seria um governo do tucano Serra para o resto do Brasil. Vade retro Serra !

Carlos Morelli

Um bom governo não pode dirigir os benefícios para os ricos e privilegiados, não quero dizer com isso que os beneficiados vivam bem no Estado de São Paulo e os mais necessitados vivam mal, porque todos vivem mal aqui.
Dizer que Serra melhorou isso ou aquilo é bobagem porque vivemos pessimamente no que diz respeito a qualidade de vida. Não temos segurança alguma, nehuma, nenhuminha. Todos sem excessão vivem encarcerados numa panela onde vigora a corrupção. Maldita corrupção que desvirtua qualquer tentativa de um verdadeiro progresso humano.
Infelizmente os governos passados anexados a corrupção somente exploraram tudo que puderam e querem muiiiiiiito mais se vencerem as eleições. Eu quero o novo, o diferente, o engajado aos necessitados porque é da necessidade que nasce alternativas antisociais.

Carlos

( Parte 1 / 2 )

Que fique o registro: hoje, 8 de julho de 2010, 74 anos do nascimento de Aloysio Biondi, falecido em 22 de julho/2000.

Artigo de Biondi a propósito do segundo leilão de áreas sedimentares, em 07.06.2000(*), promovido pela ANP:
http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article1

Para pesquisar outros artigos de Biondi sobre a Petrobrás no período da "equipe FHC":
Data: 91-00 (1991-2000)
Veículo: todos
Tema: todos
Palavra-chave: Petrobrás

    Carlos

    ( Parte 2 / 2 )

    (*) Na mesma data (07.06.2000), na Refinaria do Paraná, REPAR (Refinaria Presidente Vargas):

    • A introdução de um ponto fraco no sistema, com a retirada da válvula auxiliar (diretamente acoplada a uma junta de expansão tipo fole), em 07/06/2000 (portanto, trinta e nove dias antes do acidente), para aprimoramento do sistema de automação e a não instalação de qualquer sistema de travamento ou suportação (um carretel, por exemplo), fazendo com que a junta de expansão permanecesse livre, sendo submetida a carregamentos a que ela não estava projetada a suportar, fato agravado pela presença de um cordão de solda circunferencial, ao que se sabe, não foi levada em conta em qualquer análise de risco;
    • O não atendimento de normas de segurança que proíbem a operação do duto sem o seu total enchimento e com os sistemas de proteção e segurança (como alarmes) inoperantes;
    (…)
    • A extinção de postos de trabalho, justificados pela implantação de sistemas supostamente “automatizados”, provocou a eliminação de uma série de atividades de checagem e verificação, sendo as mais atingidas as áreas de operação, manutenção e segurança industrial;
    • A terceirização da mão-de-obra caracterizada pela alta rotatividade que impossibilita o treinamento adequado e a acumulação da experiência profissional que capacita para atuar em planta de petróleo, como ocorre com os trabalhadores fixos da empresa (ainda que, mesmo para os seus próprios empregados, a Petrobrás tenha rebaixado seus níveis de treinamento). Fato ilustrativo é que os terceirizados são os mais atingidos por acidentes e mortes na Petrobrás e são freqüentes os problemas trabalhistas de toda ordem;
    (…)

    Fonte: páginas 21-23 do relatório da comissão mista instituída pelo CREA-PR para investigar as causas do vazamento na Repar em 16.07.2000, seis dias após o início (dia 10) da venda das ações ordinárias (capital votante) da empresa, de propriedade da União Federal, sob guarda do BNDES…

Milton Hayek

Essa discussão sobre pedágios esconde uma coisa mais séria:a apropriação dos governos por interesses privados.Esse processo vinha acontecendo com força,no Brasil,até 2002.Com a eleição de Lula houve uma diminuição drástica disso,mas não uma parada porque várias instituições do Estado brasileiro já pertencem a interesses privados como,por exemplo,as agências reguladoras e a uma das mais importantes:o Banco Central que aumenta as taxas de juros para remunerar oligarcas que não querem produzir mais nada porque o retorno em lucros é baixo.
O Brasil está como os EUA.Exportador de matérias primas e consumidor de serviços.Também possui uma nomenkatura, como Wall Street, que deseja ser dona de governo e quer destruir o processo democrático.

Vinicius Abreu

Gente vamos botar os pingos nos i's, se tiveres o trabalho de ver quilômetros privatizados nos últimos 4 anos nas estradas em SP a maioria dos quilômetros foram nas BR's, ou sejá, responsabilidade do governo federal.

Vou ser bem sincero, leio de tudo (internet), vejo os dois lado (PT e PSDB), sempre. E se me pergunta qual é o lado estou?
Estou do meu lado !

Então se tratando de estrada abram o olho, pq PSDB e PT são iguais !

    beattrice

    O preço do pedágio recolhido aos dignos cofres da CCR, Camargo Correa & assemelhados, ao trafegar pela Anhanguera ou pela Bandeirantes indo de São Paulo a Ribeirão Preto equivale em reais ao pedágio recolhido para ir do RS ao Nordeste, onde está a igualdade???

    Renato

    Beatriz, a diferença é a qualidade das estradas. Prefiro andar na anhaguera do que na BR 116 Régis Bittencourt.

    beattrice

    Desculpe a réplica, ou tréplica, mas a Anhanguera está em condições miseráveis à medida que se afasta da capital, miseráveis.

    Guanabara

    Discordo veementemente. Morei em Jundiaí por mais de 1 ano, rodei muito o interior de SP e estão nas SP's os pedágios mais caros, sim! Anhanguera, Bandeirantes, Imigrantes, Washinton Luiz, Marechal Rondon (essa, péssima e caríssima), D. Pedro I (essa, péssima e caríssima), Santos Dumont (absurdamente cara!), Carvalho Pinto, Ayrton Senna… todas sob concessão ou com pedágios do próprio governo do estado de SP. Saindo de SP para MS, peguei a BR-262, de Três Lagoas a Campo Grande, uma estrada boa e mais bem conservada que as que citei como "péssimas" anteriormente e sem pedágio algum!

    A quem duvidar, pegue o carro e ande por essas estradas que citei para conferir.

    Abs.

    Guanabara

    Por mim acabam essas concessões. Nada mais são do que privataria, nos mesmos moldes das telefônicas. Fazem uma meia dúzia de bilionários às custas da maioria.

    Guanabara

    Nem o Serra aguenta os próprios pedágios que saiu concedendo por aí:
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/07

    Vinicius Abreu

    Que bom Guanabara que tens uma ótima experiência nas estradas das BR, mas esse BR-262, duvido muito que expresse a realidade das outras BR. Para quem não é de SP e entrada em SP pela primeira vez enxerga e diferença nitidamente.

    José Carlos

    Pingos nos ís??? Vá até o portal da OHL e compare as tarifas entre as concessões do governo estadual (Serra e Alckimin) e federal (LULA): diferença acachapante.
    Outra diferença gritante:
    Pedágios SP / BH (560km): 8 praças com tarifa de R$ 1,10 = R$ 8,80 ou R$ 0,0156/km.
    Pedágios SP / RJ (440km): 2 tarifas de R$ 2,10 + R$ 3,90 + 3 tarifas de R$ 8,80 = R$ 34,50 ou R$ 0,0784.
    O Serra só não "privatizou" mais porque não há mais trechos paulistas interessantes. Simples assim!

    mmudado

    E qual a qualidade das pistas nesses dois trechos? Se a qualidade for a mesma, é ainda mais absurdo!

trombeta

Amigos, no RS, durante o governo Olívio Dutra tentou-se de tudo para alterar essa mamata inventada nos governos tucanos para ganhar muito dinheiro chamada pedágios. Os contratos foram tão bem feitos, sem nenhuma brecha ou interpretação que a iniciativa foi infrutífera. Essa gente não brinca em serviço, os "juristas" ou "advogados" que fizeram esses contratos são desembargadores aposentados e/ou ex-ministros do STJ prestando serviços às concessionárias, ou seja, o poder judiciário ajudando a ferrar o cidadão.
A minha sugestão é criar uma PESADA TRIBUATAÇÃO em cima dos lucros astronômicos dos pedágios e pegar eles de "calças curta" como forma da sociedade se protegar dessa vergonhosa extorção e ter alguma espécie de ressarcimento.

    beattrice

    Segundo consta, alguns contratos vêm sendo renovados em SP em condições igualmente "satisfatórias" para as concessionárias evidentemente. Não podemos esquecer que estamos falando da mesma titulariedade de des-governo no Morumbi há 16 anos.

Leider_Lincoln

Ao invés de melhorar a educação, bate nos professores. Estuma uma polícia contra a outra. Devolve parcela do ICMS, o que beneficia os mais ricos. Tira dos mais pobres o direito de ir e vir. Manda demitir jornalistas. Manta atacar adversários. Manda atacar aliados. Se apropria do que não foi ideia dele. Tem curso superior mas não tem diploma. É mesmo ISSO que o PSDB de São Paulo quer que seja nosso presidente?

    Jairo_Beraldo

    São Paulo pode mais…mas não fará menos no Brasil. Já demos o grito de independencia.

Fábio

Trabalho em uma transportadora , e digo com conhecimento de causa que o pedágio representa um grande custo para as empresas de transporte .Ainda que pagamos somento quando os veículos rodam vazio , pois as empresas contratantes que pagam o pedágio , que certamente é repassado para o valor das mercadorias que são transportadas.
E vale também ressaltar o sucateamento do Porto de Santos , a falta de infraestrutura , o caos que é lá,graças a administração do psdb.
E apesar disso tudo o meu patrão junto com outros donos de transportadora adoram o serra , alkimin e detestam o Presidente Lula , já que são adéptos do mesmo pensamento , tirar do pobre para dar aos ricos ou enriquecerem cada vez mais.

violeiro

Pode ser que o pedagio chipado não seja interesante pra alguns mal intencionados,mas o principal é coloque-se o dedo na ferida,que comece a pensar-se em uma forma de cobrar-se menos pedágio.quanto ao energúmeno argumento de ser facista chipar todo mundo,ora,cachorrinho do Zé Pedágio,todo mundo já e chipado,marcado,está em todas as listas do CPF ao RG….que reaça pentelho!E mais nós fê se votarmos como voce…pelo alkmin o Rei do Largo da Batata!o Rei do cimento de terceira….aí nos fu…..

frederico morbach

uai..parece ter lógica.
Se vai ser pago aquilo que se roda.
O Imposto que é colocado sempre é incluído no preço, como tudo, e tambem Lucro.
Quanto a geolocalização,é, ao menos por enquanto prerrogativa de quem a quer usar…

Já quanto as formas de penalizar criminosos..essa concordo mesmo.
A penalidade deve, a meu ver,ser revertida Forçosamente em Trabalho Revertido A Sociedade.
O Estado deve forçar o que esta sob pena a ser Util socialmente, dentro de rigidos criterios, e ofertar beneficios
a todos em troca de sua pena.

Adilson

Eis a diferença entre o "Jênio" e o Lula, precisa de melhor explicação para os relevantes índices de aprovação do Governo Petista?

Gerson

Azenha, um comentário no seu PS.

Se as estradas são esburacadas, também vão repassar o custo do desgaste dos caminhões no transporte de mercadorias devido a precariedade das estradas. (pneu vai durar metade da vida útil, amortecedores, tempo de viagem etc.)

Portos, ferrovias e hidrovias ficam em seguno plano.

Todo mundo reclama do valor dos pedágios nas rodovias com razão, e ao mesmo tempo esquecem de formas alternativas que poderiam existir nos meios de transporte.

Aliás, o Ministério dos Transportes é um dos mais cobiçados pelos políticos. Por que será ?

    AUGUSTO SOARES

    As estradas ficaram ruins porque foram muito mal administradas pelos governos de então, que estavam no poder, digamos, desde o estabelecimento das Capitanias Hereditárias. É o mesmo argumento que foi (e é) utilizado desde sempre para denegrir as empresas estatais (ineficiência, desperdício e incompetência: ruim porque estatal), enquando a esquerda sempre defendeu que fosse designado pessoal qualificado para administrá-las. Quando isso ocorreu, resultado: Pré-sal, Biodiesel, (Petrobras) em breve PNBL (Telebras).

    Em relação aos outros meios de transporte (que não são uma alternativa, na realidade estão em segundo plano, mas muito, muito longe em relação ao grau de importância que estabeleceu-se para as estradas) concordo plenamente. Observo a quantidade de trilhos que existem no litoral sul e nas cidades da Grande São Paulo, sem utilização, e ouço as antigas gerações comentando suas viagens a Santos pela Santos-Jundiaí e também os demais destinos para o interior e sinto uma profunda melancolia: tanta tecnologia para ser empregada no transporte, para o reaproveitamento desta rede ininterrupta que aí está, e sua sub-utlização e abandono. Triste.

    Manoel

    Pois as não privatizadas aqui no meu estado (MG), sejam federais ou estaduais, estão em geral péssimas. As estradas ficaram péssimas e continuaram péssimas nos atuais governos em todas as esferas.

    Mario.

    É evidente. Muito bem colocado. O pedágio é o de menos nessa equação de custos, e estradas bem conservadas ainda salvam milhares de vidas (o que não quer dizer que eu discorde de que o preço atual do pedágio é alto).

    beattrice

    Uma das maiores falácias do des-governo SERRA + AL-CKMIN é que as estradas paulistas não têm buracos, quem acredita nisso certamente viaja de avião ou não viaja em SP.

Jairo_Beraldo

"A cabeça do jornalista Heródoto Barbeiro rolou no programa Roda Viva, da TV Cultura (do governo do Estado de São Paulo, sob comando demo-tucano).Quem assumirá o lugar é Marília Gabriela."Coincidentemente", a cabeça de Heródoto rolou, logo após o jornalista fazer um questionamento ao vivo, à Serra, sobre os pedágios abusivos nas estradas paulistas, durante os governos do próprio Serra e Alckmin." (AmigosdopresidenteLula)

    Leider_Lincoln

    Cadê o supertramp, para falar sobre a inexistência de liberdade de imprensa em Cuba?

    Supertramp68

    Aqui ó!!! E não existe mesmo. Nem lá nem na Venezuela que são duas ditaduras. Aqui como estamos nos preambulos de uma ditadura sindical popular, o Lula expulsou Larry Rother, correspondente do NYT, só por este constatar que o "divino" tem alto teor hemoetilico. Imagine depois que entronizarmos nosso Chavez de saias tupiniquim no poder? O Serra é como papel carbono, só copia o que o lider do pais faz.

franklin

Essa transferença de renda do Serra, é piada pronta.

francisco.latorre

chip?..

idéia besta.

remendo modernoso.

todo mundo rastreado. grampeado.

pedágio tem que ser barato. e localizado.

querem inventar o pedágio total..

ruim de idéia hem seu mercadante.

jumentina essa.

começa barato.. por enquanto.. logo entra um escorchador.. fácil acontecer.. e aí nosfê..

fora que rastrear é fascio puro. chip robocop. mais pedágio mais multa.

..

resolve indaiatuba e engancha todo mundo.

má idéia. péssima.

..

    Supertramp68

    Essa ideia tem que melhorar muito pra ser pessima. Isso é fascismo puro. Os inimigos do governo serão monitorados 24hs por dia. As multas serão automaticas e o controle social uma realidade. Pelo fim do Pedagio, pelo direito de ir e vir gratuito.

    francisco.latorre

    defende aí seu candidato.. fala bem dele.. não dá né?..

    aqui não tem carona.

    em matéria de péssimo.. é com vocês mesmo.

    isola.

    ..

    e se mercadante for na de lula.

    não tem compromisso com o erro.

    e sabe ouvir.

    já o zé múmia.. e o 'etéreo' gerinha opusdei.. antas pernósticas. risíveis.

    ..

    a crítica foi construtivo. um aviso.

    tecnologia não é panacéia.

    boas idéias não precisam ser mudernas.

    rever o tucanismo é mais retomar velhas boas práticas.

    abandonadas há décadas.

    arroz feijão. a turma tá saudosa de bom senso. pé no chão.

    sem firula.

    e sempre.. respeito aos direitos e liberdades. de forma absoluta.

    ampliar direitos. não restringir. democracia é liberdade. pra todos.

    ..

    beattrice

    Definitivamente o chip cria mais resistências que soluções.
    Os contratos devem ser revistos, questionados, suspensos, até cancelados.
    Se for de todo impossível, taxá-los a tal ponto que se torne inviável sua exploração pelas concessionárias, que vão "entregá-los".

Armando do Prado

E por causa da pergunta sobre pedágio, o Serra promoveu a demissão do Heródoto. Grande democrata esse candidato tucanalha!

Pitagoras

Serra, o xerife de Nottingham. Ao contrário de Robin Hood, tira dos pobres para dar aos ricos…É o Bolsa Famiglia!

Deixe seu comentário

Leia também