Paul Krugman: Médicos medievais escolhem sangrar o paciente

Tempo de leitura: 3 min

O presidente se rende

By PAUL KRUGMAN

31.07.2011, no New York Times

Um acordo para elevar o teto de endividamento [do governo americano] está sendo fechado. Se passar, muitos comentaristas vão declarar que um desastre foi evitado. Mas eles estarão errados.

Pois o acordo, dada a informação sobre ele disponível, é um desastre, e não apenas para o presidente Obama e seu partido. Vai danificar uma economia já deprimida; provavelmente vai tornar o antigo déficit dos Estados Unidos ainda pior, não melhor; e, mais importante, ao demonstrar que extorsão nua e crua funciona, sem causar custo político, vai colocar os Estados Unidos no caminho para o status de república das bananas.

Comecemos pela economia. Nós atualmente temos uma economia profundamente deprimida. Vamos continuar a ter uma economia deprimida por todo o próximo ano. E provavelmente teremos uma economia deprimida até 2013, se não além.

O pior que se pode fazer nestas circunstâncias é cortar os gastos do governo, já que isso vai deprimir a economia ainda mais. Não preste atenção naqueles que invocam a fadinha da confiança, alegando que ações duras no corte do orçamento vão dar segurança aos empresários e consumidores, fazendo com que eles gastem mais. Não funciona desse jeito, um fato que é confirmado por muitos estudos históricos.

Na verdade, cortar gastos quando a economia está deprimida não vai nem mesmo ajudar muito na situação do orçamento, pode até piorar. De um lado, os juros em empréstimos federais já estão bem baixos; assim, os cortes vão fazer pouco para reduzir os custos de juros futuros. De outra parte, enfraquecer a economia agora vai prejudicá-la a longo prazo, o que por sua vez vai reduzir a arrecadação futura. Assim, aqueles que exigem cortes são como médicos medievais que tratam os pacientes com sangramento, tornando-os ainda mais doentes.

E então temos os termos do acordo, que representam uma rendição abjeta da parte do presidente. Primeiro, haverá grande corte de  gastos, sem aumento da arrecadação. Em seguida, um comitê fará recomendações sobre futuras reduções do déficit — e se estas recomendações não forem aceitas, haverá novos cortes de gastos.

Os republicanos supostamente terão um incentivo para fazer concessões da próxima vez, porque gastos em defesa poderão ser incluídos nos cortes subsequentes. Mas o Partido Republicano acaba de demonstrar que aceita o risco de um colapso financeiro até obter o que os mais extremistas de seus integrantes querem. Por que esperar que serão mais razoáveis da próxima vez?

Na verdade, os republicanos vão se sentir encorajados pela maneira como o sr. Obama se entrega diante de ameaças. Ele se rendeu em dezembro passado, ao estender todos os cortes de impostos de Bush; ele se rendeu na primavera, quando os republicanos ameaçaram fechar o governo; e ele se rendeu em grande estilo agora, sob extorsão pura e simples, na questão do teto da dívida. Talvez só eu veja uma tendência nisso.

Desta vez o presidente tinha alguma alternativa? Sim.

Em primeiro lugar, ele poderia e deveria ter exigido um aumento no teto da dívida em dezembro passado. Quando perguntado porque não o fez, respondeu que estava certo de que os republicanos agiriam com responsabilidade. Boa!

Mesmo agora, o governo Obama poderia ter recorrido a manobras legais para driblar o teto da dívida, usando qualquer uma de várias opções. Em circunstâncias normais, isso poderia parecer um passo extremo. Mas Obama enfrentava a realidade do que está acontecendo, ou seja, da extorsão de um partido que, afinal, controla apenas uma das casas do Congresso, e assim seria totalmente justificável.

Pelo menos o sr. Obama poderia ter usado a possibilidade de uma disputa legal para fortalecer sua posição de barganha. Em vez disso, no entanto, ele descartou isso desde o começo.

Mas se ele jogasse duro isso não ia preocupar os mercados? Provavelmente, não. Na verdade, se eu fosse um investidor eu ia me sentir seguro, não desanimado, com a demonstração de que o presidente era capaz e desejava enfrentar a chantagem dos extremistas de direita. Em vez disso, ele escolheu demonstrar o oposto.

Não se enganem, o que estamos testemunhando aqui é uma catástrofe em múltiplos níveis.

É, naturalmente, uma catástrofe política para os democratas, que por algumas semanas pareciam ter os republicanos em fuga por causa do plano deles de desmantelar o Medicare [programa federal de saúde]; agora o sr. Obama jogou tudo aquilo fora. E os danos não acabaram: haverá outros pontos de estrangulamento que os republicanos poderão usar para criar uma crise a não ser que o presidente se renda e agora eles podem agir confiantes de que Obama vai se render de novo.

No longo prazo, no entanto, os democratas não serão os únicos perdedores. O que os republicanos conseguiram foi colocar em questão nosso próprio sistema de governo. Afinal, como a democracia americana pode funcionar se a política é ditada pelo partido mais preparado para ser cruel e para ameaçar a segurança econômica da Nação? E a resposta é… talvez não possa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Médicos medievais escolhem sangrar o paciente « Carta Potiguar

[…] originalmente no Viomundo VN:F [1.9.10_1130]please wait…Rating: 0.0/5 (0 votes cast)VN:F [1.9.10_1130]Rating: 0 (from 0 […]

A crise nos Estados Unidos longe do fim « Projeto Nacional

[…] Viomundo republicou um artigo de Paul Krugman, Prêmio Nobel de Economia, que é extremamente pessimista com […]

Roberto Locatelli

O que virá agora – não precisa ser economista pra imaginar – é o que o PK está prevendo: recessão, mais desemprego, mais falências. No fundo, o que os EUA estão fazendo é o mesmo que a Europa: seguindo a receita tenebrosa do FMI: priorizar os lucros do Capital Financeiro. O povo que se lasque.

Alex Gonçalves

Bom, o Obama é um banana. Devia ter passado por cima dos republicanos e tomado a decisão de imprimir mais dinheiro, cortar gastos e aumentar o teto da dívida inteiramente sozinho. Certamente a imagem dele estaria bem melhor agora.

Quem acompanha um pouquinho a política americana em sites e forums americanos já sabia desta novela há meses atrás. Republicanos de voto se mostravam preocupados com a loucura de seus parlamentares. Talvez tivesse sido melhor deixar o país dar calote *e pagar pra ver*(!) então. Ah, com certeza a imagem de Obama estaria nas alturas agora.

Então vamos chamar Obama de covarde e ver com vai ficar com Palin, Bachmann et caterva ano que vem.

pperez

O mais curioso desta hecatombe americana, é que os americanos parecem meio que abestalhados assistindo a esse teatro comendo suas rosquinhas mais conhecidas como donuts.
Quando começarem a sentir na pele mesmo a dureza que é sobreviver com as mazelas sociais, talvez se recordem e entendam porque motivo Obama se referiu ao Lula como "O cara".

P Pereira

Um lambe botas de torturadores e assassinos deixa a caixa de comentários intragável. Sinto muito, mas vou dar um tempo.

@jr_mku_go

gente o USA esta quebado deste 1971, so resto no mundo que não aceita.

bentoxvi – o santo

Azenha.

O que esta em luta é a tentativa das forças de "mercado" de aumentar a exploração , e o lucro , nas costas dos trabalhadores do mundo inteiro.É o sonho do tão propagado "deus mercado" de uma volta da humanidade as épocas pré-socialistas e de muitas lutas socais , daí termos as voltas dos neoliberalismos…neo-fascismos…crises econômicas mundiais profundas…é a volta do que a humanidade tem de pior…seu egoismo mais profundo…

Leonardo

Em 2006, George Bush precisava aumentar o limite do envididamento americano.

Da mesma forma que os democratas agora, ou aumentava ou seria o fim do mundo. Agora leiam, no entanto, o que disse um senador extremista naquele ano, no dia 20 de março.

“O fato de estarmos aqui hoje para aumentar o limite da dívida da América é um sinal de falha da liderança. É um sinal de que o governo dos EUA não pode pagar suas próprias contas. É um sinal de que agora dependem da ajuda financeira de países estrangeiros para financiar a política fiscal irresponsável do nosso governo. Aumentar o limite de endividamento da América nos enfraquece nacional e internacionalmente. Liderança significa dizer ‘the buck stops here‘. Em vez disso, Washington está transferindo para as costas de nossos filhos e netos as responsabilidades das más escolhas de agora. A América tem um problema com a dívida e uma liderança fraca. A América merece mais.”

Quem era o senador?

Ele mesmo, Obama.

Hipocrisia?

Despertar dos "instintos mais primitivos" em nome do jogo da política rasteira?

    Alex Gonçalves

    Obama estava certo. Os benefícios para os mais ricos, de Bush Junior, que podem representar um prejuízo de até 2,9 trilhões de dólares;

    "they reduced revenue by at least $2.9 trillion below what it otherwise would have been between 2001 and 2011"
    http://economix.blogs.nytimes.com/2011/07/26/are-

    +2 guerras estúpidas, + o crash de 2008… (De Bush Júnior e Neocons, se você estava morando em uma caverna até hoje)

    e os republicanos do Tea Party levando o país de refém com a crise…

    É… muito 'própria' a sua comparação…

Marcio H Silva

Obama é frouxo, covarde e mentiroso. Nas proximas eleições os republicanos vão se ferrar, eu acho. Acho porque o povo americano é totalmente louco.

Bernardino

LEONARDO,obrigado pela liçao dada ao blogueiro assino em baixo o que voce disse.Elogio o GEISEL e continuarei elogiando,sempre fui contra a ditadura,mas ele fez a abertura politica e foi nacionalista,nao sou fascista,mas amo meu pais e luto se preciso em sua defesa,ao contrario de muitos canaljhas que sao democratas da boca para fora pregando liberdade de imprensa para submeter o pais aos interesses ANGLo
sionistas e lesa patria

CARLOS HELY

EUA ESTÁ QUEBRANDO ONDE INVESTIR, OURO? ARTE? IMÓVEIS…..

Morvan

Boa tarde.
Sinal dos tempos.
Alguém que esteve, por sortilégio, em coma e acorda de repente! Convencê-lo de que o Brasil está na terceira gestão de continuidade de Governo com forte orientação social, serve de norte para tomada de decisões de outras nações, em vários aspectos, tem dois megaeventos esportivos para 2014 e 2016 (copa e olimpíadas), o Egito defenestrou o Hosni Mubarak e os Estados Unidos estão tentando manter as classificações econômicas que eles mesmos criaram (contra o "terceiro mundo") e acabam de institucionalizar o "Estado Hood Robin", através de um presidente negro.
– "Presidente negro, nos Estados Unidos? Impossível".
– "Default", moratória, calote. Para com estas ideias absurdas".

Alguém se habilita?

Ka, ka, ka, ka…

Morvan, Usuário Linux #433640.

EUNAOSABIA

Vou falar de economia um pouco… cansei de bater boca com esse assunto de política…

Seguinte manos progress…. eu sempre achei que essa crise não iria se alastrar, sempre achei que a economia americana iria se recuperar, mesmo que aos poucos e levar a europa junto, e que as crises financeiras de Portugal, Grécia e Irlanda, não seria suficientemente grandes para afetar a europa como um todo e que o Banco Central Europeu iria equacionar esse situação… começo a mudar de idéia quanto a isso…

Hoje um tal de Chipre já está indo a bancarrota…. e a Espanha e a Itália, vão precisar de ajuda financeira também, algo semelhante a Portugal e Grécia… acontece é que a europa talvez não tenha capacidade de equacionar a dívida desses dois países… a Itália é maior que o Brasil e a Espanha não é pequena… ou seja… talvez tenha acabado a bala na agulha da europa… a coisa pode piorar…é só um temor…

O grave foi esse acordo feito nos EUA, corte de gastos …. e sem aumentar as receitas do estado…corte de gastos públicos provoca retração no PNB (nos EUA ele não sabem o que é PIB, PIB é só pra nós terceiro mundistas mesmo…), mas como eu ia dizendo e para resumir…. essa retração de gastos, aliada a falta de financiamento do estado… tudo levado em conta…começo a suspeitar que a situação é bem mais grave do que se imaginava…não torço contra o Brasil… seja qual for o governante….

Mas acho que a situação agora piorou… vamos ficar de olho na europa, Espanha e Itália em particular…

Aí vocês podem perguntar ao especialista eunãosabia, mas eunãosabia, e a China meu camarada de stalin??? o problema amigos… é que a China não emite dólares,,, o único país no mundo que emite essa moeda está com sérios problemas econômicos e políticos… ou seja… a fonte pode ter secado…

O que o mundo cresceu nos últimos anos, foi muito em parte graças ao déficite público americano, muito dólar circulando no mundo…. crédito abundante e um descompasso entre economia nominal e economia real, isso se chama "bolha"…..

Vamos aguardar…. mas pela primeira vez senti que a situação é mais grave do que parece…

Manos progress… sintam-se a vontade em perguntar a este sábio……

EUNAOSABIA

Se Geisel fosse vivo estaria tomando cafezinho junto com Lula, assim como Delfim Neto está hoje…assim como Sarney, Collor e toda essa turma da direita está abraçada a Lula hoje… os banqueiros nunca ganharam tanto como agora… acha que Olavo Setúbal reza pra quem toda noite??? Padim Lula claro… e ainda vem com esse papo de que Lula e o PT são de esquerda…. dou valor num cara como Hugo Chavez… esse sim tem moral… os daqui estão é desmoralizados…. um mês de dívida interna paga cinco copas do mundo ou 4 anos de Bolsa Família…. um mês de juros….

Ou acham que estão planfetando para quem não tem cultura????? planfetam o que lhes aprouver, só não podem mudar a hisrória…

Tudo o que eu postei abaixo foi só um pouco do que Lula e o PT foram contra…. assim age um partido que tem projeto de poder… mas não projeto de país…

O PT pratica oposição partindo de um vício de origem…tudo que vem do governo de turno eles sçao contra… .. vivem do voto de inacutos esquerdopatas que nunca praticaram o que o socialismo (nem sabem o que é isso) realmente prega….

Manda uma foto de um de vocês levando sopa pra mendigo 4 horas da manhã… é só gogó rapaz…

Distribuir dinheiro pra pobre??? ora rapaz.. foi isso que a direita e os coroneis fizeram a vida toda… isso nada mais que o coronelismo do século 21…

Como disse Michel Temer em telegrama publicado pelo uiquiliques.. "O PT é a maior farsa política do Brasil""…. Michel Temer…..

Podem continuar onde estão, vocês têm se tudo correr bem, mais uns 12 anos de poder pelos menos… não esquentem….

Pedro

Leiam o livro de Chalmers Johnson: As Aflições do Império. Chalmers tem a visão da necessidade de transformação.

AugustoJHoffmann

Essa história de brincar de mocinho do mundo, promovendo o bem, não podia dar certo. Prá economizar 2,5 trilhões vão ter que parar de guerrear! Prepotentes, ainda falam em terceiro mundo. Lá, a exemplo das religiões, o fanatismo abraça a política como um urso faminto.

Pedro

Acabou a fase em que os economistas tinham algumas coisinhas pra dizer. Mesmo um Paul Krugman não sabe o que está acontecendo. Quando ele esquece o economicismo sobram coisas boas. Agora é a hora dos historiadores, ou seja, daqueles que não somente conseguem enxergar um panorama de mudanças, como lutar por elas. Talvez o nome historiador seja um pouco impróprio para a função de ativista que o momento atual está a pedir. Penso em historiadores como o Chávez, o Rafael Correa, o Evo Morales, a Kirchner, o Lula, gente que pensa que nada é imutável. Ou que pensa como Voltaire, ou seja, que entre os homens a única coisa permanente é a mudança. Esta é a alma do historiador.

Bonifa

“O que os republicanos conseguiram foi colocar em questão nosso próprio sistema de governo. Afinal, como a democracia americana pode funcionar se a política é ditada pelo partido mais preparado para ser cruel e para ameaçar a segurança econômica da Nação?” Então, o que a eleição de Obama significou realmente? Paul Krugman parece estar definindo a democracia americana e a inutilidade de se tentar sair, através do voto, de parâmetros petrificados: Não importa a cor do gato. Desde que não pegue os ratos.

Rogério Leonardo

Estou curioso,

Teve alguém ai que disse ser o PT o partido brasileiro que mais se assemelha ao Partido Republicano dos EUA.

Partindo da premissa do comentarista, o PSDB, estando à direita do PT, se assemelharia a qual partido dos EUA?

Seria o PSDB a Ku Klux Klan brasileira?

E os Demos brasileiros? Seriam iguais aos Democratas dos EUA?

ZePovinho

Eu não vi o texto por aqui(talvez porque estve ausente),mas parece que os judeus e árabes estão começando a acordar e ver que muita gente lucra horrores com o conflito entre eles:
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

'A noite em que tive orgulho de ser israelense'
Nunca houve uma manifestação como essa antes em Israel – todo mundo junto, jovens e velhos, direita e esquerda, árabes e judeus. Esqueçam o protesto sobre moradia, não se trata mais somente disso. Aqueles que temiam que os protestos fossem muito restritos, comezinhos, ontem assistiram à sua expansão. Seus objetivos já ultrapassaram o aluguel de um pequeno apartamento. Na noite de sábado, Benjamin Netanyahu recebeu sua carta de demissão, quando dezenas de milhares de israelenses ao longo do país gritaram “Bibi, vá para casa”. O artigo é de Gideon levy.

Gideon Levy – Haaretz

    Bonifa

    Taí. Era isso mesmo. O povo está querendo fazer um "peeling" no mundo e as cascas velhas vão para a lixeira.

EUNAOSABIA

O Partido Republicano dos EUA se comporta exatamente como o PT no Brasil.

Ambos são contra tudo e contra todos, mesmo que isso seja o pior para o país, O PT sempre apostou no quanto pior melhor, o PT sempre foi um partido que não sabe muito bem lidar com a democracia..o PT não suporta quem lhe critique, mas deixa isso de lado e vamos a alguns fatos que provam que o PT é o Partido Republicano do Brasil.

O PT foi contra a CF de 88 – não assinaram – o PT foi contra Tancredo Neves, o PT foi contra Sarney (tentou impichá-lo), o PT foi contra Collor (conseguiram derrubá-lo), o PT foi contra Itamar Franco, criando a tese que este deveria ser cassado junto com Collor, com Itamar no poder, o PT só para não perder o costume foi contra o Plano Real, depois o PT foi contra o PROER, a Lei de Responsabilidade Fiscal (entraram no STF) o PT foi contra o superávit primário, o PT foi contra as metas de inflação – hoje estufam o peito para dizer que a inflação está dentro da meta, como se isso fosse coisa deles – o PT foi contra o câmbio flutuante (eles nem sabiam o que era isso, acho eu), o PT foi contra o FUNDEB, o PT foi contra o PRONAF, o PT foi contra a avaliação das universidades, o PT foi contra o ENEM, o PT foi contra até mesmo o Bolsa Escola… ou seja amigos..

O PT é o Partido Republicano brasileiro, são contra qualquer coisa que seja para beneficiar o país, desde que seja para sabotar o governo adversário.

    Carlos Mangino

    O PT foi contra a ditadura militar a favor da redemocratização e contra o neo-liberalismo com suas privatizações. Disso temos orgulho não duvidas e foram essas ações que fomos contra que resultou em 2002 num salario minimo de 57 dólares, setores importantes da economia desmobilizados e desnacionalizados que nos dão prejuízo até hoje. Se você foi a favor da abertura lenta gradual e segura você estava e esta de acordo com o Gaisel o Figueiredo e democratas do naype de um Teotônio Vilela que vira democrata quando descobre que esta morrendo de câncer e quer enganar os deuses e os homens.

    cronopio

    Exatamente, EUNAOSABIA, o PT está ligado à maçonaria, aos templários e a outras ordens hospitalares medievais que hoje governam o mundo nos subterrâneos do Vaticano, sede da Liga da Justiça. Lá estão preparando a vinda do anticristo, um extraterrestre cuja chegada fora anunciada pelos maias e pelos hieróglifos egípcios. Basta ingerir uma garrafa de vinho ao mesmo tempo em que se coloca o último disco dos Beatles para tocar (também ao contrário), você vai escutar a palavra: "αποκάλυψις" ser pronunciada três vezes. Não vá ao banheiro sem fazer 3 vezes o sinal da cruz, ou a loira do algodão estará lhe esperando.

    Aline C Pavia

    Sensacional meu amigo. Comentário 6 estrelas.

    Camaleão

    Apocalipse (o grego, aí) = apocalipse.
    O PT não é nenhum apocalipse. O PT é, só, uma UDN paulista, cujo única importância na história do Brasil foi ter servido como ninho seguro para o presidente Lula. Não foi pequeno serviço histórico; de fato, foi ENORME e importantíssimo serviço histórico que o PT prestou ao Brasil. Mas foi o único serviço importante que o PT prestou ao Brasil: manter Lula politicamente vivo, desde o fim da ditadura, até ser eleito pela primeira vez. Acho ruim esculhambar muito o PT, porque os petistas imediatamente entram em modo lamentação ("Como nos perseguem"), que é ainda mais chato. Mas supor que o PT seria ou a salvação ou o apocalipse, são duas caras do mesmo erro. Fui (porque, já já vai começar a lamentação).

    Marcos C.Campos

    ESTE é um verdadeiro Troll. Deve estar ganhando uns trocos para ter tempo para escrever tanta bobagem.

    ZePovinho

    Digite o texto aqui![youtube ZocbtGv_Y_w http://www.youtube.com/watch?v=ZocbtGv_Y_w youtube]

Rogério Floripa

Decepcionante.

Documentário – A Decepção Obama http://fwd4.me/085o

FrancoAtirador

.
.
OBAMA CEDE [AO APARTHEID'S TEA PARTY]:

CORTE FISCAL CONTRA OS POBRES PODE CHEGAR A US$ 3 TRILHÕES. RICOS SÃO POUPADOS.

O capitalismo americano não iria acabar, fosse qual fosse o resultado do impasse fiscal no Congresso.

Mas o desfecho esboçado nesta noite de domingo é quase uma rendição de Obama ao Tea Party, tendo merecido a repulsa da esquerda do partido Democrata.

Formada por cerca de 70 parlamentares ela vocaliza os setores da sociedade que mais se engajaram na eleição de Obama. A proposta a ser votada nos próximos dias fixa um novo ponto de referência na trajetória de Obama, dos EUA e do mundo.

O presidente não se mostrou uma alternativa política capaz de contrastar os interesses enfeixados pela supremacia das finanças desreguladas.

Ao contrário. A crise fiscal evidenciou a monopolização do sistema político norte-americano por uma direita extremista, filha da madrassa neoliberal ativada nas últimas décadas.

Embebida em um laissez-faire rudimentar, indissociável de uma visão de mundo belicista, ela busca compensar a desordem intrínseca a sua ideologia com uma pregação moralista e religiosa de sociedade.

Ao ceder em quase tudo o que exigia a ortodoxia extremista, Obama coloca a população pobre dos EUA na linha de tiro de cortes que podem chegar a US$ 3 trilhões em dez anos.

Em contrapartida seu plano de elevar a receita com maior imposto sobre os ricos foi engavetada.

A rendição de Obama coloca o mundo à mercê de forças incapazes de exercer o poder americano com algum equilíbrio e discernimento.

Ademais de irradiar instabilidade financeira, os EUA se transformam num fator de insegurança política em escala global.

A negociação orçamentária escancarou o que estava subentendido e consolidou uma dimensão atemorizante do passo seguinte da história.

Os países em desenvolvimento devem extrair lições esse episódio.
Mas, sobretudo, blindar sua agenda econômica e social contra os solavancos implícitos na nova era da incerteza.

CARTA MAIOR

FrancoAtirador

.
.
O PONTO A QUE CHEGAMOS: O MUNDO OCIDENTAL NAS MÃOS DO TEA PARTY

Os republicanos querem manter Obama sob rédea curta, ao aprovar uma elevação do endividamento público dos EUA suficiente para mais seis meses à base de pão e água.

Depois, negociarão mais meia cuia de água.

Assim por diante, até Obama chegar às eleições de 2012 como um cachorro velho, mudo e sem dente.
Um cão arrastado pelo rabo.

Mas a extrema direita do partido republicano, meia centena de membros do Tea Party, achou pouco e entornou o caldo da votação do pacote conservador na Câmara, deixando as finanças do mundo de cabelos em pé.

O Tea Party quer recolher Obama/'a gastança' na carrocinha e é já.

Um clamor uníssino de vozes cortou a narrativa dominante do Financial Times ao Globo, qualificando os indômitos seguidores de Sarah Palin de demenciais.

É preciso cautela.

O Tea Party pode ser tudo, mas não é um hospício encastoado na alavanca republicana que embalou Bush, concluiu a desregulação das finanças até o colapso de 2008, dizimou o Iraque, retalhou o Afeganistão e agora incendeia a Líbia, entre outras miudezas do ramo.

O neonazista norueguês, que encravou balas dum-dum nas vísceras de um pedaço da juventude progressista do seu país, tampouco é um demente, como querem rapidamente resolver o caso certos veículos e personagens do conservadorismo urbi et orbi.

Tea Party e Andres Behring Breivik são um produto refinado da história.

De anos — décadas — de ódios e pregação conservadora contra o Estado, contra a justiça fiscal; contra o pluralismo religioso; contra os valores que orientam a convivência compartilhada.

Sobretudo, o princípio da igualdade e da solidariedade que norteia a destinação dos fundos públicos à universalização do amparo aos doentes, à velhice, aos desempregados, aos famintos, aos loosers brancos ou negros, nacionais ou imigrantes.

Breivik e o Tea Party assimilaram o cânone.
Se agora escapam ao criador, louve-se a competência da madrassa neoliberal.

Na crise, ambos apenas confirmam a esférica densidade da formação que receberam e investem contra a desordem.
Com fé no mercado e o dedo no gatilho.

(Carta Maior; 6ª-feira, 29/07/2011)
.
.
SÓ FALTOU CITAR, NO TEXTO ACIMA, O GRANDE MENTOR MIDIÁTICO

DESSA DOUTRINA DE ÓDIO E PRECONCEITO, EM ESCALA INTERNACIONAL:

RUPERT MURDOCH
.
.

Carlos Nunes

Nao só a democracia americana está em jogo,
mas a propria legitimidade do país como gestor da moeda de referencia para mundo,
quando sua economia é suscetível a esse tipo de joguete eleitoreiro.

EUNAOSABIA

Interessante ver gente que se arvora em estufar o peito e se dizer democrata, são os mesmos que condenam e pregam o revanchismo contra o que aconteceu no período militar… mas vamos deixar isso de lado…

Não li o comentário, mas abaixo há uma manifestação contra alguém que elogiou Geisel, diz o comentarista que gente assim apoia o massacre sei lá de onde… tal e tal…

Todo mundo sabe que Lula em seu governo já elogiou Geisel muitas vezes, conhecendo um pouco de Lula e da história econômica brasileira, não é difícil entender os motivos de Lula ter certa admiração por Geisel, nada a ver como massacre ou coisas do tipo como querem alguns intolerantes, Lula é de paz, e o fato do ex presidente elogiar Geisel não quer dizer que Lula apoie o general em tudo o que ele fez..

Lembro que quando Lula ainda era candidato ele disse… ""Geisel era ditador, mas se ele fosse candidato seria eleito em primeiro turno, naquele tempo, a gente ia na porta da Volks pedir emprego e tinha um ônibus da Ford nos esperando para levar pra lá e pagando mais""….

O primeiro ministro norueguês condenou o assassino de dezenas de pessoas em seu país, mas não condenou os partidos de direita, pelo contrário, lembrou que a direita tinha que ser respeitada pelo fato de que estavam ali pelo voto democrático de seu povo…

A democracia para alguns só vale quando pensam como eles… isso é manjado…

Chega de intolerância…

    cronopio

    O pessoal reclama à toa, né? Uma "torturazinha" não faz mal a ninguém, se for pelo bem da democracia… Tolerância com os torturadores, eles estavam defendendo a liberdade de expressão, né? Tadin

    Paulo Roberto

    A diferença entre a ignorância e a sabedoria é que a primeira não tem limites. Esse tal de "eu não sabia" é a prova viva disso.Vai ser imbecil assim lá no quinto dos infernos. O sujeito só diz asneiras, e sempre as mesmas

Paulo Monteiro

Obama…que decepção!

Morvan

Bom dia.
"… Assim, aqueles que exigem cortes são como médicos medievais que tratam os pacientes com sangramento, tornando-os ainda mais doentes…".

No caso dos médicos medievais, estavam no seu limite do possível, política e tecnicamente, por um lado, a absoluta falta de conhecimento do corpo humano, por outro, a igreja, que proibia qualquer estudo de anatomia, por exemplo, pois o corpo humano era inviolável, posto que "obra do criador".

No caso do Presidente Obama, o benefício do desconhecimento ou a barreira religiosa inexistem. Há sobejos exemplos de economias que embicaram por causa dos "aconselhamentos prudenciais dos neoliberais". Há também os exemplos das economias que saíram quase ilesas da crise exatamente por não atenderem ao receituário recessivo (no Brasil, "O Cara" "nem escutou a zoada da mutuca" dos tucanos – por isso que nós não nos entubamos).
Então, para os estadunidenses, é uma questão de tempo para eles conversarem com o Doutor "Silas Couce".
E, quanto ao "Nobel" (ka, ka, ka…) Obama, é um pouquinho mais de tempo até as eleições e ele vai ver o que ele fez, contra ele e contra a sua nação. Obama acaba de jogar uma enorme pá de cal na sua reeleição; ele parece não saber disto, mas o Tea party o sabe muito bem. Vem aí o Partido do Chá. Mais do mesmo.
Bipartidarismo é dilas.

Ps.: "não escutar a zoada da mutuca" é uma expressão nordestina para "não estou nem ái". Mutuca é uma mosca enorme, que persegue as presas fazendo bastante barulho", cuja picada (ou ferruada) é bastante dolorosa.

Morvan, Usuário Linux #433640.

José Ruiz

Obama aceitou os cortes de impostos para quem tem altas rendas, aprovados por George W. Bush, um aspecto ignorado pela maioria das pessoas… os EUA institucionalizaram o absurdo: quem tem mais, paga menos… eis o problema.. é muita mordomia para os tubarões e já começa a faltar sardinhas… e por falar em onda (comentado aqui), de fato Obama "perdeu o trem" ao não aproveitar altos índices de popularidade e uma grande mobilização social… está se isolando do povo e ficando refém dos políticos de carreira, democratas e republicanos… alguma semelhança com a realidade brasileira?

Marcos Frota

Os esquerdopata de meia pataca e socialistas do dinheiro alheio vão a loucura… pobres diabos.

    cronopio

    Ouça bem, amigo, os esquerdopatas estão tentando dominar o mundo, criando um imã gigante que vai inverter os pólos do planeta. O aparelho magnético comunista está sendo montado em São Tomé das Letras! Sei que ao revelar este segredo estou colocando minha vida em risco… mas, já é tarde! A polícia soviética bate à minha porta! Meu tempo nesse plano acabou: vá, amigo ungido, avise o mundo dessa verdade! Ah, e comece pelo Reinaldo Azevedo, que é homem sem jaça!!

Alvaro Tadeu Silva

Pelo que sei, os comentários só são liberados para os demais leitores após passar pelo crivo de mediadores do site. Azenha, livre manifestação não pode ser entendida como liberdade absoluta para nazistas, antissemitas e todo tipo de gente ideologicamente podre se manifeste neste espaço democrático. Elogiar Ernesto Geisel só pode vir de gente que apoiou o massacre da Lapa (SP) nos anos 70. Não faltam extremistas no país para ressuscitar o Golpe de 1964.

    Conceição Lemes

    Alvaro, obrigada. abs

    EUNAOSABIA

    Alvaro, talvez você não saiba muito bem o sentido latu da palavra "democracia" é apenas a democracia que nos dá o direito de pensar diferente, a ditadura nos dá o direito de pensar igual.

    Mas amigo, sem querer ser chato com você, mas o ex presidente Lula já elogiou Geisel várias vezes, lembro que Lula muito antes de ser eleito, disse certa vez que… "Se Geisel fosse candidato, seria eleito em primeiro turno"… rapaz, procure se informar melhor sobre as coisas e deixe de ser intolerante.

    Conhecendo Lula e seu modo de governar, fica fácil entender os motivos dos elogios de Lula a Geisel.

    Eu não estou aqui criticando o Lula… só quero lhe mostrar a contradição no que dizes rapaz…

    Seria Lula um apoiador do massacre da Lapa??? claro que não.. Lula é de paz… todo mundo sabe disso…

    Vá se informar amigo.

    augusto

    eh mesmo? E quais sao os reais motivos de LUla elogiar Geisel????
    E para não sofismar, cite as frases de Lula.
    So isso.

    Camaleão

    É verdade. O presidente Lula várias vezes disse que Geisel não foi o pior que poderia ter acontecido. Está muito certo o presidente Lula. Nen Geisel nem Golbery foram o pior. Houve coisa muito pior, naqueles tempos. Mas, como nunca houve jornalismo que prestasse no Brasil — nem democratização verdadeira, até agora — só sobraram essas versões simplificadas, uma da direita outra da esquerda mal informada. A esquerda bem informada sabe que Geisel NÃO FOI a pior coisa q podia ter acontecido. Lula sabe, claro. Os petistas são, em geral, muito mal informados sobre as lutas da esquerda, no Brasil e no mundo. Há petistas que acham que o Big Bang aconteceu na Vila Euclides. Mas estamos avançando. O PT não é importante.

    Leonardo

    Eu nao concordo com algumas posições do Luis Carlos Azenha, muito menos com as barbaridades que os militantes petistas/esquerdistas em geral escrevem aqui diariamente, mas uma coisa eu afirmo: esse blog é um dos, senao o mais democrático que eu freqüento na internet.

    O Azenha e os outros mediadores sabem diferenciar as coisas.

    Por exemplo, bobagens como essa que voce falou. Se o cara elogiar alguém que voce nao goste, a pessoa é nazista!

    Se uma pessoa se posicionar contra o "casamento" gay, quer dizer que ele é um "homofóbico" que prega a morte de homossexuais e por aí vai.

    A internet está cheia de imbecis que nao entendem ou fingem nao entender o que as pessoas escrevem e já respondem como se ela tivesse dito outra coisa.

    Desse mal, a moderação do Viomundo nao sofre.

    cronopio

    Já no blog do Reinaldo Azevedo…

SILOÉ -RJ

Lamentável essa decadência do Obama. Cheguei a ver nele a altivez pacífica de Martin Luther King.
Infelizmente não conseguiu se impor e se curvou à maioria branca racista.

João PR

Obama conseguiu fazer o que nem um idiota faria: acreditar nos republicanos. Reproduzo parte da matéria do Kugman: "quando perguntado porque não o fez, respondeu que estava certo de que os republicanos agiriam com responsabilidade. Boa!"

Obama acreditou que os republicanos teriam responsabilidade com o país?? Obama não se tocou que iriam aproveitar para "sangrá-lo" devagarinho, até morrer politicamente.

Como os republicanos o atacarão nas próximas eleições? Fraco, Obama é um fraco para governar uma nação do porte dos EUA (parece que estou vendo a Sarah Palin falando isto).

Como muitos disseram aqui, temos que ter cuidado! Afinal, armas e soldados ainda os EUA têm.

    Camaleão

    Acredito piamente que Obama acreditava piamente no que disse. No filme "Film Socialism", daquele francês não lemnro o nome, alguém diz: "O problema é que hoje os fascistas são sinceros". Batata. Nunca esqueci essa frase. Obama é fascista sincero. Não é mais fascista, por acaso, não por algum mérito dele. Essa coisa é complicada. Eu só acredito na China. Por que, aliás, só se discute aqui os EUA e não se discute a China? A mídia pauta e os 'progressistas' vão no pio?! Até aquando?

Leonardo

Metade dos democratas votaram CONTRA a proposta que era apoiada por Obama.

O acordo anunciado pelo presidente teve mais votos contrários do próprio partido democrata, 95 votaram contra e 95 a favor, do que dos republicanos: 173 a favor e 66 contra.

Como explicar isso?

Nos Estados Unidos, o Obama não tem estatais para lotear cargos e o poder não se organiza na regra do toma-lá-dá-cá, não basta o chefe do Executivo querer para as coisas se realizarem.

É por isso que não aparece um PMDB ou um PR por lá.

Esse episódio mostra que Obama nao tem liderança nem mesmo entre seus partidários. O cara queria travar a batalha pelo twitter!

Pela madrugada…

    SILOÉ -RJ

    Infelizmente os EEuu é um país grande em tudo principalmente nas mazelas. Com certeza o racismo pesou também entre os democráticos.

Lucas

Não é uma rendição. Obama é a favor dos cortes, porque trará pra ele mais doações de ricaços para sua próxima campanha. Um acordo que aumentava o teto da dívida sem cortes foi proposto e ele não aceitou. Além disso ao fazer um acordo com os republicanos mais conservadores, ganha fama de "centrista" capaz de trabalhar com ambos partidos, o que também pode ajudar sua campanha. O preço, é claro, é a decepção da esquerda que acreditou na "mudança em que podemos acreditar" do ganhador do prêmio Nobel.

Davi Vieira

(…)

4) The place to cut is health care, not assistance to the unemployed and poor.

The United States provides less assistance to the unemployed and the poor than almost any other democracy. It spends 60% more per person on health care than almost any other democracy — and gets worse results. The problem is not that Americans use too much medicine. People in other countries use more. The problem is that Americans pay too much for the medicine they use. Go where the money is, cut where the waste is grossest.

5) We can collect more revenue without raising tax rates.

Republicans stand for low taxes to encourage people to work, save and invest. But how would it discourage work if we reduced the mortgage-interest deduction again? Did it hurt the economy when we reduced the maximum eligible loan to $1 million back in 1986? Do Canadians and Brits — who lack the deduction — work less hard than Americans?

Why are state and local taxes deductible from federally taxable income? Wouldn't higher taxes on energy encourage conservation? Who decided to allow inflation to corrode federal alcohol taxes by 80% over the past 50 years?

6) Passion does not substitute for judgment.

Republicans and conservatives have worked themselves into a frenzy of rage and contempt for President Barack Obama. House Speaker John Boehner's post-deal PowerPoint for Republican House members was actually labeled "Two Step Approach to Hold President Obama Accountable" (PDF) — as if the supreme goal of policy in this time of economic hardship were to fix the blame for all problems on the president. This exercise in finger-pointing satisfies the emotions of the Republican base. It does not accurately explain the causes of the crisis or offer plausible remedies.

7) You can't save the system by destroying the system.

In their passion, Republicans convinced themselves that the constitutional republic and the free-enterprise system were threatened as never before. Their response? To threaten to blow up the free-enterprise system and wreck the republic unless they gained their point.

Republicans have become so gripped by pessimism and panic that they feel they have nothing to lose by rushing into a catastrophe now. But there is a lot to lose, and in these past weeks America nearly lost it. Let's hope that as America steps back from the brink, Republicans remember that it's their job to protect the system, not to smash the system in hopes of building something better from the ruins.

That's how student radicals think — not conservatives.

    augusto

    vai chegar talvez logo o momento em que china e os brics vao esperar e rezar para que essa loucura da
    elite branca deles seja empurrada e espiralada logo ao paroxismo e destrua assim todo sistema.
    desculpe, mas é só minha impressão.

    Marcio H Silva

    O Imperio Romano começou a ruir assim. Brigas internas. òdio, ciumes, mentiras e briga pelo poder.

    Bruno

    Fiquei interessado em especial pelo quarto ponto. É sério que os EUA gastam tanto assim com health care?

Davi Vieira

Azenha,

Olha este texto do Republicano David Frum, ex-assessor especial de George W. Bush (2001-02), a respeito da irracionalidade do próprio partido nestas últimas semanas. É uma repreensão contra essa tática do "quanto pior melhor", bastante usada pela oposição aqui, no Brasil. Segue o texto, de que tomei conhecimento via @JPBarlow:

Wake up GOP: Smashing system doesn't fix it (http://edition.cnn.com/2011/OPINION/08/01/frum.debt.republicans/index.html)

By David Frum, CNN Contributor

August 1, 2011 — Updated 1142 GMT (1942 HKT)

(CNN) — I'm a Republican. Always have been. I believe in free markets, low taxes, reasonable regulation and limited government. But as I look back at the weeks of rancor leading up to Sunday night's last-minute budget deal, I see some things I don't believe in:

Forcing the United States to the verge of default.

Shrugging off the needs and concerns of millions of unemployed.

Protecting every single loophole, giveaway and boondoggle in the tax code as a matter of fundamental conservative principle.

Massive government budget cuts in the midst of the worst recession since World War II.

I am not alone.

Only about one-third of Republicans agree that cutting government spending should be the country's top priority. Only about one-quarter of Republicans insist the budget be balanced without any tax increases.

Yet that one-third and that one-quarter have come to dominate my party. That one-third and that one-quarter forced a debt standoff that could have ended in default and a second Great Recession. That one-third and that one-quarter have effectively written the "no new taxes pledge" into national law.

There was another way. There still is.

Give me a hammer and a church-house door, and I'd post these theses for modern Republicans:

1) Unemployment is a more urgent problem than debt.

The U.S. can borrow money for 10 years at less than 3%. It can borrow money for two years at less than one-half a percent. Yes, the burden of debt is worrying. Yet lenders seem undaunted by those worries.

Meanwhile, more than 14 million Americans are out of work, more than 6 million for longer than six months. The United States has not seen so many people out of work for so long since the 1930s.

2) The deficit is a symptom of America's economic problems, not a cause.

When the economy slumps, government revenues decline and government spending surges.

Federal revenues have collapsed since 2007, down from more than 18% of national income to a little more than 14%. To put that in perspective: That's the equivalent of losing enough revenue to support the entire defense budget.

Federal spending has jumped to pay for unemployment insurance, food stamps and Medicaid benefits.

Fix the economy first, and the deficit will improve on its own.

Cut the deficit first, and the economy will get even sicker.

3) The time to cut is after the economy recovers.

Businesses are hoarding cash. Consumers are repaying debt. State and local governments are slashing jobs. (Since 2009, the number of Americans working for government has shrunk by half a million, the biggest reduction in civilian government employment since the Great Depression.) Right now, there's only one big customer out there: the federal government. How does it help anybody if the feds suddenly stop buying things and paying people?

(Continua no próximo comentário)

Pedro1

Obama é o que separa a ainda maior economia do mundo do fascismo. Por que eu não estou tão seguro?

Gerson

Pergunto:

O Povo dos USA é analfabeto político ?

    João PR

    Sim Gerson, o povo dos EUA é analfabeto político sim!

    O desenho do Homer Simpson é uma grande crítica ao estadunidense médio.

    Não estive nos EUA (nem tenho vontade de ir lá) mas tenho amigos que moraram lá e relatam coisas que a classe média de lá faz e pensa que dá para duvidar (não duvido porque as fontes são seguras).

    Infelizmente o mundo não pode contar com a pressão da população dos EUA para que os governantes mudem.

Orellano Paz

Já é tarde para que os estadunidenses tomem conhecimento sobre a "Campanha da Legalidade", ocorrida no Brasil no ano de 1961. Eles já estão no seu ano de 1964.

operantelivre

Pessoas, o Celso Amorim vai estar na Rede TV hoje à meia noite.

    Carmem Leporace

    Grava pra mim?

    Felipe

    hahahaha

operantelivre

O que os credores podem fazer,hoje, contra os EUA? Uma coisa é o que os economistas dizem e outra muito diferente é o que os políticos fazem: grilando terras e roubando o dinheiro que outros países depositaram lá em papéis de suas dívidas impagáveis e em seus bancos e empresas. Eu realmente gostaria de ver algo que pudesse ser feito. Alguém tem uma visão menos catastrófica para me esclarecer?

Preocupa-me quando subestimamos a astúcia do capital militar deles. Eles têm a maior força militar do mundo. Vivemos um salve-se quem puder. Os paises mais fracos militarmente já estão pagando as contas dos americanos e continuarão pagando. Só subsistirão nações militarmente fortes e suas neocolônias exploradas, disfarçadas de protegidas. Eles não têm amigos, apenas uma religião: $$$$$$$$$$

Acorda Brasil. Fortaleça a cultura, forças armadas e desenvolva tecnologias de dissuasão. O Blá Blá Blá político não será suficiente.

Regina Braga

O príncipe virou sapo…De Nobel da paz para o Miserável de Vitor Hugo.

pperez

Obama nas aparições públicas nestes últimos dias tenta demonstrar força e segurança que nao tem.
O ultraconservadorismo americano de extrema direita do Tea Party fará de tudo para infernizar a politica social que o presidente tenta implantar na america e tudo indica que os americanos jamais esquecerão o mandato do 1º presidente negro da história dos EUA!
É pagar para ver!

Palmas

Krugman toca na ferida principal. Obama é um banana e por falta de pulso junto com os abutres da direita só prolongaram um pouco mais o sofrimento Americano.Todos querem o poder pelo poder.E o povo, o zé povo de lá vai pagar a conta mais uma vez. Como o furacão Catrina, a economia Americana vai bem obrigado para os rentistas.

Roberto Locatelli

Obama chegou a ter 78% de aprovação nos primeiros meses. Poderia ter aproveitado para estimular a militância a apoiá-lo nas mudanças (changes) que prometeu. Mas não. Ele NÃO acabou com a prisão de Guantanamo. Não iniciou programas sociais importantes, ou programas de reativação da economia, não acabou com as guerras dos EUA contra os povos do Oriente Médio. Pior: Obama as continuou e iniciou uma guerra civil na Líbia.
As organizações populares dos EUA terão que seguir sua luta sem Obama. Ele ficou pra trás, tomando chá com o Tea Party.

    João PR

    Roberto, também acho que Obama perdeu o "time" para fazer as mudanças. Deveria tê-las feito assim que assumiu. Maquiavel fala que se deve fazer "todas as maldades" de uma só vez. Obama, pelo visto, não leu Maquiavel.

    Agora o enfraquecido Obama é refém dos republicanos, de parte dos democratas, e do tea party. Não espero boas coisas vindas do norte do Rio Grande.

    SILOÉ -RJ

    Tomando chá, duvido!!! o máximo que ele conseguiria era servi-lo.

Carlos

O Titanic americano navega de encontro a um imenso iceberg e apesar dos avisos não muda de rumo. Seus vaidosos comandantes não enxergam o desastre eminente, apesar do vigia gritar "perigo, perigo"! Destruiram o mais pugente pais desde Roma. Utilizaram-se dele para criação de imperios, golpes de estado, corrupção, tortura, chacinas. Se antes detruiam outras nações hoje os ratos, antes de pularem do navio, o comem por dentro, deixando apenas a carcaça enferrujada. Na politica americana não há adversarios, mas apenas aproveitadores e ódio. Quanto tempo aguentará a união dos estados da america do norte formando um só pais, os USA?

    ZePovinho

    Provavelmente(e não há nenhuma alegira nisso),Carlos,essa escolha de Obama pode levar o país á uma guerra civil.
    A FEMA(como é do conhecimento de muita gente por aí) já tem 25 milhões de caixões(para 4 corpos) armazenados em campos de concentração pelos EUA.O Patriot Act permite a prisão sem julgamento e a suspensão das liberdades civis pelo presidente.Os caras pensaram em tudo.

    rodrigo.aft

    Carlos e ZePovinho,

    eu já havia postado isto, mas como o Carlos referiu-se ao Titanic americando, não custa transcrever de novo um pouco sobre a arrogância estadunidense (tão arrogantes q são parasitados pelo sionismo e ficam quietos… vai entender… isso me lembra um marido corno q se torna violento com quem denuncia sua mulher ou sua "cornice", mas não faz nada para a mulher parar de traí-lo… assim é o caso dos estadunidenses e sionistas; os estadunidenses são violentos com o resto do mundo, mas são "cornos" mansos em relação aos sionistas q os parasitam)

    ———————————————————————————-

    aassista o vídeo (antes de ler o texto abaixo)… imperdível!!!
    . http://www.uhull.com.br/05/13/discussao-entre-gal
    . (está em espanhol, mas não é difícil de entender… na 1a. vez q assiti este vídeo, até chorei de tanto rir)
    .
    .
    transcrição do vídeo (recomendo assistir o vídeo 1o.)
    ———————————————————————-

    conversa real interceptada por rádio na costa de Finisterra (Galícia** – Espanha), entre galegos e norte-americanos, em outubro de 95 (com acento galego e americano)

    -Gallegos:… (ruído de fundo)….Por favor, desviem sua rota quinze graus para evitar colisão…

    – Americanos: …(ruído de fundo)…Recomendamos que desviem sua rota
    quinze graus norte para evitar colisão.

    – Gallegos: Negativo. Repetimos, desviem sua rota quinze graus sul para evitar colisão.

    – Americanos: aqui fala o capitão de um navio dos Estado Unidos da América. Insistimos, desviem SUA rota.

    – Gallegos: Voltamos a repetir, recomendamos que desviem SUA rota.

    – Americanos: QUEM LHES FALA É O CAPITÃO DO PORTA-AVIÕES DA MARINHA DOS EUA, LINCOLN USS, O SEGUNDO MAIOR NAVIO DE GUERRA DA FROTA AMERICANA. NOS ESCOLTAM TRES DETROIERS, TRES CRUZADORES E NUMEROSAS NAVES DE APOIO. NOS DIRIGIMOS ÀS ÁGUAS DO GOLFO PÉRSICO PARA PREPARAR MANOBRAS MILITARES FRENTE UM EVENTUAL ATAQUE AO IRAQUE. ORDENO-LHES QUE DESVIEM SEU CURSO QUINZE GRAUS NORTE. CASO CONTRÁRIO SEREMOS OBRIGADOS A TOMAR AS MEDIDAS NECESSÁRIAS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DESTE NAVIO. VOCÊS SÃO DE UM PAÍS ALIADO DOS EUA. POR FAVOR, OBEDEÇAM IMEDIATAMENTE.

    – Gallegos: Falamos de um FAROL. Somos duas pessoas. Não temos a menor idéia da nossa posição no ranking de faróis espanhóis. Nos escoltam um cachorro, nossa comida e duas cervejas. Temos o apoio da Rede Dial de La Corunha e estamos em terra firme. Podem tomar as medidas que considerem oportunas e que desejem para garantir a segurança de seu navio mas, voltamos a insistir, o melhor e mais recomendável é que desviem sua rota…
    ————————————————————————————-

    **OBS.: Galiza (ou Galícia) fica no norte da Espanha (bem acima de Portugal), terra dos galegos.

O_Brasileiro

Queria saber o que os mais ricos fazem com tanto dinheiro, uma quantidade que jamais gastarão e que apenas mantêm para deixar para seus tatara-tatara-tatara-netos…
Se democracia é compatível com o egoísmo de poucos, como poderemos dizer que a democracia é boa???
O que se conclui de mais este episódio é que os Democratas são extremamente fracos, e que só conseguem chegar ao poder porque os Republicanos são extremamente burros!!!

    Helio Filho

    Caro compatriota,
    O que os ricos fazem com o dinherio? Querem ganhar mais
    E, sobretudo, impedir que outros ganhem.
    E assim caminha o capitalismo.

Fabio_Passos

Obama entregou o governo para a direita lunática.

Werner_Piana

Ditadura do Tea Party à vista! WW III à vista. Oremos…
:/

Chico Mendes

Não é bem assim. Obama nunca iria conseguir o apoio republicano para aprovar taxação nos mais ricos. Nunca, nunca, nunca!!! Os republicanos sabendo disso deixaram o barco correr. A intenção dos republicanos era fazer com que pela primeira vez na história os EUA dessem calote financeiro. E justamente isso iria acontecer nas mãos de um negro na Presidência, brandaria os racistas americanos. Obama fez aquilo que qualquer outro presidente democrata faria nas condições atuais.

    Roberto Locatelli

    Chico, o Obama não fez nada a não ser dizer "sim senhor" para os racistas do Tea Party. Ele será massacrado nas próximas eleições.

    P A U L O P.

    se houver eleiiçoes ainda…

    ate la Elenn já terá passado ;;;; e somente o CAPETA sabe o que acontecera

    OREMOS ;;;;;;;;;;;;;;;; HE HE HE

    Chico Mendes

    A minha é em relação a questão racial/simbólica. Digo e repito, se acontecesse pela primeira vez um calote seria interessante para os racistas americanos que fosse nas mãos e um negro.

    Chico Mendes

    "A minha opinião"

Deixe seu comentário

Leia também