Paraguaios, argentinos e japoneses sabem perder

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

A Argentina perdeu de 4 a 0 da Alemanha. Futebolisticamente, foi humilhada. Os jogadores da Argentina e o técnico Maradona foram recebidos com festa em Buenos Aires. Houve e há muitas críticas ao Maradona, ao Messi e à seleção. Mas houve respeito com os jogadores e com o técnico que representaram o país na Copa, a partir da óbvia constatação de que nenhum deles entrou em campo para perder.

No Paraguai, o presidente Lugo condecorou os jogadores, inclusive o atacante Cardozo, que perdeu um pênalti na partida decisiva contra a Espanha.

No Japão, um governante local decidiu condecorar Komano, o jogador que chutou no travessão um pênalti decisivo contra Gana, tirando a seleção da Copa.

No Brasil? No Brasil o centroavante Ronaldo mandou mensagem no twitter sugerindo que Felipe Melo não viesse passar férias no país; no Brasil repórteres cercaram a casa de Felipe Melo para … esperar que ele fosse esquartejado? ; no Brasil o jornal O Globo promoveu antecipadamente o “assassinato de caráter” do técnico da seleção brasileira, enquanto omitiu de seus leitores que havia uma disputa de bastidores entre a TV Globo e Dunga por acesso aos jogadores.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

José Fabrício

"No Japão, um governante local decidiu condecorar Komano, o jogador que chutou no travessão um pênalti decisivo contra Gana, tirando a seleção da Copa."

Uma correção: a seleção japonesa foi eliminada nos pênaltis pelo Paraguai

Alexandre

Pelo que se viu nestes últimos dias a globo venceu a batalha. É novamente dona da seleção.

Adilson

Azenha,

Perdemos para um time que no dia da partida estava melhor do que nós. No entanto, quem não sabe perder é o PIG que presume que deve ter privilégios em relação a Seleção Brasileira, porém Dunga não os concedeu. Por oportuno, Felipe Melo cometeu uma besteira ao perder a cabeça e ser expulso, entretanto Júlio César falhou no primeiro gol, mas mesmo assim o PIG escolheu o volante da Seleção para Cristo.

Márcio

Entendo que Dunga teve um mérito inegável: acabar com certos privilégios, pois não vai pegar bem a festa ser retomada na próxima Copa, as pessoas não vão aceitar privilégios. Destaco aqui também a falta de respeito do chatíssimo Faustão (como é que tem gente que ainda dá audiência a ele? Só pode ser falta de opção no domingo) com o Dunga.

Elvys

Por falar em técnicos, o nome do Felipão é sempre lembrado nessas horas. O mais engraçado que quando ele lida com a imprensa em geral, sua atitude não é muito diferente do Dunga. Ele é muito mais irônico, tira sarro daqueles que não entendem nada de futebol. Será que não lembram disso?

Jairo_Beraldo

"O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão." (Tancredo Neves)

Giovani Montagner

e dessa maneira deve ser o procedimento, somos torcedores na vitória e na derrota. apenas colher os méritos nos êxitos é fácil e mesquinho.

joseph

Argentino sabe perder? Ah, conta outra Azenha. Não foi esse mesmo gentleman que chegou na África detonando todo mundo e que não teve o menor constrangimento em servir água batizada para um companheiro de profissão, inclusive colocando a sua integridade física em risco (me refiro ao doping forçado de Branco no Brasil 0 Argentina 1, Itália, 1990). Isso pra não falar na mão de Deus. De fato, difícil encontrar alguém com mais fair play.

    catarino

    Nessas horas todo mundo esquece o que o Pelé aprontou dentro e fora do campo…

Gerson Carneiro

Taí, depois da demissão do Dunga, o Ricardo Teixeira foi ao programa especial do "Bem Amigos" se desculpar para a Rede Globo e restabelecer o acesso exclusivo. E não foi lá para defender o Dunga, foi para fazer média com o Galvão Bueno.

É essa relação de comadre, de cumplicidade, de intimidade, que deve ser criticada, e não o caráter do Dunga.

    Jairo_Beraldo

    Acabei de ver a reprise do tal programa….um lixo!

    Elvys

    Não assisti, mas com o g.b. não se espera outra coisa. Só uma coisa: ele tava usando babador? Pois é, deve ter sido uma babação de ovo só!!

catarino

A AFA deixar esse Maradona de técnico foi a coisa mais bizarra que poderia ter acontecido. ahuahuaauh. jogou no 5-0-5. Sem ninguem para mandar a bola par aos atacantes e ninguem para parar o adversario.

Só que tem uma coisa: Messi, Higuain, Aguero, Di Maria, estarão todos com 26/27 anos na próxima copa. E vai ser na América do Sul.

Se a AFa colocar um cara decente no cargo, a Argentina vai dar muito trabalho

Carlos Edudardo

Dêem uma olhada nesse artigo que fala sobre a atitude do "honestíssimo" Ricardo Teixeira , ao demitir o Dunga. http://www.jblog.com.br/realidade.php?itemid=2228

Carla

Para quem entende um pouco de italiano, leam este articulo de l'Unità… muito bom! http://www.unita.it/news/100718/psicodramma_brasi

maconheiro

na verdade, as seleções européias desrespeitam os brasileiros ,tanto dentro como fora de campo . Imagine se uma seleção européia fosse penta campeã ? jamais teria o respeito que o brasil tem com qualquer adversário ,nem a humildade . veja o caso com o treinador francês com parreira e a seleção holandesa com dunga . pra mim o brasil sabe perder sim ,mas também sabe que tem o melhor futebol ,mas que também falha .

robledo

A rede globo está fazendo a diferença na copa, está ampliando sua rede de esgoto jornalístico para o resto do mundo. Fica engraçado quando se vê que somente ela está se tornando uma mala inconveniente. Pela TV nada se viu, apenas a indiferença pelos jogadores pelos torcedores, até porque voltar pro Brasil é uma piada já que todos menos 2 moram fora do país.

Ed.

O brasileiro em geral também sabe perder… Quem não sabe é o PIG … que tenta , se possível, envenenar a opinião pública para seus interesses e de seus representados da "elite" medíocre deste pais.
Estão perdendo a eficácia histórica…

Laudir Seger

A recepção à seleção de Maradona na Argentina. http://telefemundial.com/mundial2010/noticias/447

86% querem que Maradona continue com a seleção.
http://telefemundial.com/mundial2010/noticias/444

Bobera

Azenha, menos maniqueísmo. Uma coisa foi a decisão (acertada) de negar exclusividade à Globo. Outra coisa foi a decisão (equivocada) de convocar Felipe Melo e o bando de volantes formando uma das seleções mais retranqueiras e limitadas de todos os tempos. Está parecendo que quem critica Dunga é necessariamente a direita/PSDB/Globo e nós da esquerda devemos defendê-lo a todo custo. Não é por aí. Dunga tem seus méritos, venceu mais que perdeu, mas também merece críticas.

    Gerson Carneiro

    Então que as críticas se limitem ao aspecto técnico de sua atuação como técnico da Seleção. Mas o que O Globo e A Globo estão fazendo é um escárnio em relação ao Dunga. É o tal “assassinato de caráter” citado.

    Vi um trecho do fantástico em que o Tadeu em um tom jocoso perguntava "o que era aquela mandinga que o Dunga fazia antes de começar o jogo?" Sem falar na baboseira proferida pelo Faustão (este já é de se esperar).

    Não há uma linha sequer de reconhecimento do trabalho do Dunga nos seus quatro anos em frente à Seleção. Todo seu trabalho se resumiu à sua rusga com a Globo. Não se discute o trabalho dele, mas seu caráter, sua pessoa.

    E volto a dizer: tudo isso não estaria acontecendo caso o Dunga voltasse da África campeão. Os próprios que hoje promovem o linchamento do seu caráter estariam a lhe dirigir bajulações. A hipocrisia é o que assuta, juntamente com a dose de maldade.

Geysa Guimarães

Pelo menos em questão de futebol, a sociedade argentina é menos descartável que a nossa. Nessa eles ganharam de nós.

Arnaldo

Tivemos sorte de, atualmente, a grande maioria do público estar resgatando o censo crítico e sabendo avaliar e distinguir o que é um bom jornalismo de reportagens de cunho apenas pessoal. Dessa forma, tivemos apenas meia dúzia de papagaios-de-pirata no aeroporto, no meio de torcedores e repórteres, desferindo ataques e ofensas, instigadas por esse veículo de comunicação. É interessante que todos se expressem e manifestem as mais variadas opiniões. Mas o respeito, a ética, a integridade e a civilidade devem ser mantidos. Dessa forma, foi lamentável. Mais uma vez: cansei de ser enganado.

Arnaldo

Não vou entrar no mérito técnico do futebol, nas várias críticas construtivas que foram feitas por especialistas desse esporte e pelas opiniões e argumentos ponderados de parte da imprensa. O que estou questionando é, mais uma vez, como já estamos nos acostumando na política e em outras áreas, a falta de ética e de postura da Rede Globo (e de algumas outras organizações), que levou toda a questão para o lado pessoal, além de faltar com o respeito e o profissionalismo. Instigou a violência, tentando jogar o país contra a comissão técnica e alguns jogadores. Essa postura, quase gerou um triste episódio, visto na tumultuada recepção no desembarque da seleção. Continua…

Arnaldo

No caso dos aclamados “moleques da vila”, ou garotos propaganda do salame oficial da copa, poderia se falar que não têm nenhuma experiência internacional, tirando uma passagem fracassada pela seleção sub-vinte, que não mostraram futebol nenhum até 2009, inclusive não levaram o seu time nem para a libertadores. E mais, desembarcaram pelo mesmo portão, sem acesso ao público, que ontem, com toda razão, a seleção brasileira desembarcou, após a derrota de 6 a 2 para o Vitória-BA. Dunga atuou na seleção de forma parecida a do consagrado técnico de vôlei Bernadinho. Disciplina, concentração e foco. Continua…

Arnaldo

O “modus operandi”, o de sempre. Uma reportagem Frankenstein onde costurou fatos com opiniões e vários ataques desrespeitosos à seleção e, principalmente, ao seu mais novo adversário, Dunga. Seguidos pelo coro, não menos agressivo, ecoado por seus cupinchas e fiéis escudeiros como Faustão e alguns outros. Não quero me estender, mas na repostagem citada o jornalista cobrou “respeito e consideração”. Que moral tem essa empresa para pedir respeito quando ela mesma não tem o menor com seus adversários, seu público ou aqueles que se opõem a seus interesses ou têm opinião divergentes das suas? Uma empresa que se quer respeita a liberdade de imprensa e de opinião e, dessa forma, fere a democracia? Pegou algumas convocações para demonstrar o equívoco do técnico. Como sabemos, isso poderia ter sido feito com qualquer jogador que fosse para a Copa. Continua…

Arnaldo

Como já era de se esperar, ontem, a Rede Bobo começou a desferir seus ataques ao técnico da copa Dunga. Ressentida pela falta de privilégios a que está acostumada, pela resposta profissional de Dunga, que não agradou um (ou alguns) de seus repórteres, pelo conflito com seus interesses de alavancar o IBOPE e, ainda, por uma copa desastrosa para sua imagem, pela falta de controle que tem sobre a Internet, com o coro “Cala a boca Galvão”, saiu para o revide e para tentar colocar ordem na casa. O famoso: quem manda aqui sou eu. Continua…

@marisps

Que cérebro? Há tempos que não vejo o Faustão ou atual Faustinho e cérebro era algo que ele parecia não ter desde aquela época. Tinha sim uma coleção de frases decoradas onde cada convidado era o melhor ator/melhoratriz/melhor isso/maior aquilo… Arre… dava até mal estar de tanta babação e babaquice. Quer assistir assista, mas não leve a sério; não merece a menor análise e/ou preocupação com as besteiras que vomita.

José

Os jornalistas esportivos são de um ridículo medonho. Em primeiro lugar ficaram a Copa toda dizendo que a defesa brasileira ERA A MELHOR DO MUNDO. Que Lúcio era o melhor. Idem Júlio Cezar e Juan. O que eles não dizem pro povo é que, ANTES se voce fizesse uma seleção MUNDIAL, tinha pelo menos cinco jogadores brasileiros. E hoje? Nenhum!. O mais absurdo, entretanto, é como mudam de opinião do dia prá noite. Queriam porque queriam o Daniel Alves jogando. O que ele jogou? Nada. Falam em descontrole emocional, mas pergunto: O Júlio, o Maicom, o Lúcio, o Juan, o Kaká, O Robinho, o L.Fabiano e principalmente o Gilberto Silva são garotinhos saídos dos juniores recentemente? E não enxergam, no afã de criticar o técnico, alguns detalhes de grande importancia, como: Quantas defesas milagrosas fez o Júlio no jogo? Nenhuma. Se o goleiro holandês não tivesse feito uma defesa milagrosa em chute do Kaká, seria 2×0 para o Brasil ainda no primeiro tempo. Aí, para os luminares jornalistas, o Brasil seria o TAL!!!

Francisco Nogueira

Eu fiquei surpreso com a recepção argentina à sua seleção. Na verdade fiquei com um pouco de inveja.
Temos que reconhecer que a discussão do Dunga contra a poderosa foi um avanço para nós. Temos que aprender com o Lula: já que não dá para mudar conforme queremos, então vamos aos poucos. Demora, mas a gente chega lá.
Parabéns Dunga!

Saladino

O Globo omitiu a disputa entre Dunga e a Seleção explicitamente. Mas que ela está lá, está. E em toda a sua glória, bem no título do artigo de Aydano André Moreira: "Sem Revanchismo". (Infelizmente não consigo linkar; o site está fora do ar, mas está aqui: http://oglobo.globo.com/blogs/moreira/). E também no subtítulo, que fala de uma capa muito criticada (por quem?) que enterrava a era do Dunga lá nos idos de 2008, após a derrota para a Argentina nas Olimpíadas. É uma vergonha o que as Organizações da Família Marinho estão fazendo com o ex-técnico do Brasil!

Cristiano Torres

Vale a pena assistir a um filme iraniano, de 2006, sobre o último jogo da seleção do País nas eliminatórias antes de se classificar para a Copa. A alegria do povo com a simples entrada do time faz pensar na arrogância brasileira. O interessante é que a história é sobre meninas fanaticas por futebol que tentam assistir ao jogo (lá é proibido, não tem nem banheiro feminino nos estadios).

Outra curiosidade são as camisas de times como barcelona, a seleção da itália e do Brasil. Aparecem alguns Ronaldos e Ronaldinhos no filme. E eu acho que não eram simples figurantes, mas reais torcedores do Irã.

É emocionante.

Adriano Tardoque

A postura desta Imprensa Esportiva é canalha! Devassam a vida das pessoas, desmerecendo tudo o que construiram. Evidentemente a Rede Globo, na pele do Sr. Cala Boca, está comercialmente prejudicada pelos acordos de bastidores com o Sr. Ricardo "Corleone" Teixeira. Os dois, hoje, revezaram as atribuições da derrota a Dunga, esquecendo milhares de coisas como falhas coletivas na marcação, superioridade técnica dos adversários, etc, etc, etc. Imagino como será 2014!

Leonardo Oliveira

Já foi se o tempo que o brasileiro se desesperava por causa duma eliminação em copa do mundo. Sofre, fica triste, mas isso passa rápido. E todos os povos do mundo ficam tristes com a eliminação das suas respectivas seleções.

A maioria do povo ainda apóia o Dunga, e reconhece seu trabalho. Mesmo com a Globo e seus comentaristas tentando fazer a caveira do técnico.

Parte dos jogadores foram recebidos com apoio nos aeroportos de São Paulo e do Rio. Não há, nem nunca houve, clima para revolta. Mesmo o Felipe Melo está sendo muito mais visto como piada, do que qualquer outra coisa.

Futebol é importante, mas o Brasil tem outras prioridades, o povo percebe isso. Percebeu que quem ganha muito dinheiro com futebol são grupos que pouco se importam com seu possível sofrimento.

fernando

Azenha,

cadê o povo que tá atacando o Dunga e os jogadors derrotados? Não é o que vejo com quem converso, nem mesmo nas matérias televisivas. Os médias não são povo. O PIG não é povo e não nos representa. E é óbvio que sempre vão existir os "espíritos de PIG", que fazem qquer negócio para participar do circo. São poucos, mas sob a batuta dos médias, pode chegar a um linchamento.

beattrice

Não consigo imaginar NENHUM técnico derrotado na COPA que não seria demitido chegando ao Brasil e sim aclamado, como vimos acontecer com o Maradona.
Certamente a Corte do Cosme Velho é enormemente responsável pelo grau de irresponsabilidade, imaturidade e alienação da nossa sociedade que não sabe perder.

Leandro

Os argentinas pedem a permanência de Maradona, e eu endosso o coro!!

FICA MARADONA!!! É MUITO ENGRAÇADO VER SUA SELEÇÃO NO ESQUEMA 5-0-5, UM-POR-TODOS-TODOS-POR-UM CORRENDO ATRÁS DA BOLA!

    isidoro

    É muito ridículo ver um país com 8 milhões de quilômetros quadrados e 200 milhões de habitantes tentando rivalizar com um de apenas 2,7 milh. quilometros quadrados e 40 milhoes de habitantes.

    Pior ainda é quando aparece nego querendo rivalizar com o Uruguai, que é menor do que Santo Amaro.

Paulo Cavalcanti

Nossa soberba, em especial a dos jornalistas, não nos permite, ter respeito por um técnico, que desempenhou os sguintes resultados em 4 anos de campanha para a Copa do Mundo 2010:

•26 jogos amistosos = 84,6% de aproveitamento;
•06 jogos Copa América = 72,2% de aproveitamento, (Campeões);
•06 jogos Copa das Confederações = 100% aproveitamento, (Campeões);
•18 jogos da Eliminatória da Copa = 63% aproveitamento, (1º Colocado);
•05 jogos da Copa do Mundo = 66,7% de aproveitamento (4ªs Final)

TOTAL GERAL:
•60 jogos;
•42 vitórias = 72%;
•12 empates = 20%;
•06 derrotas = aproveitamento final de 76,7%

Aí ficam TODOS fazendo coro, e defendendo os bandidos da FIFA, CBF e afins. O Jorge Kajurú, é o único lúcido nesta história.

    beattrice

    Em compensação o outro Juca, Kfouri pai, Kfouri filho, fica apoplético a cada citação do nome do Dunga. Quando põe o KAKA na roda então… aí já é caso de camisa especial, daquelas bem estreitas, amarradas às costas.

Juarez Silva

O Jbmartins tocou no ponto central.
O monopólio da verdade implantado pelo sistema Globo (Televisão,rádio e jornal) levou o País a uma situação lamentável.
Ele disse: Após décadas com a rede globo manipulando, o povo vendeu seu QI a globo.
Eu acrescentaria: Após decadas de manipulação de informações,imposição de conteúdos e vontades, corrupção de autoridades e jornalistas, estraçalhamento de contrários; não só o povo, no sentido de consumidor da informação, mas principalmenteos segmentos da sociedade que tem a capacidade, os meios e o dever de informar, formar, orientar e defender essa sociedade, foram levados a esse estado de rebanho, sendo conduzidos a esse oprobrioso comportamento.
Basta ler, ver ou ouvir comentaristas de outors canais, jornais, rádios ou sites da rede.
Que dizem da programação do campeonato nacional ser toda feita atendendo aos interesses globais?
E das informações importantes do governo serem liberadas para sairem em primeira mão no jornal nacional?
Tudo que sai na globo é amplificado por quase todos os outros canais.
Os programas da globo, diga-se de passagem umas porcarias, são copiados pelos outros.
Todos querem levar nos programas, os modelos travestidos de atores da globo.
Infelizmente a globo é referencia não só na televisão, mas na comunicação brasileira.
E uma péssima referencia.
É preciso cobrar não só do governo,mas de todos, principalmente dos que por se colocarem como informadores e formadores de opinião, maior coragem e dignidade para enfrentar esse monstro que se tornou essa organização.
Força a CONFECOM.
Força aos blogs independentes
Força aos que combatem esse difusor do atraso e barreira do verdadeiro avanço social.

@wilsoncjunior

No Brasil fomos ensinados a desmerecer nossos vizinhos latinos. Alguns dizem que é gozaçao de jogo. Futebol é mais que um simples jogo. Uma partida de sinuca ou dominó é que é um jogo simples.

O esporte, em seus grandes momentos, é uma metáfora da vida.

Queria ver alguém fazer um texto mostrando a mistura entre esporte e política. Ah se eu tivesse um blog e soubesse escrever. Faz aí Azenha.

Mostra porque a corrida se chama maratona. Fala das olimpíadas de 1936 em Berlin. Dos jogos olímpicos em 68, no México, do punho fechado black power. Do rugby e o apartheid na África do Sul. Dos negros brasileiros e o futebol do início do séc xx. De Muhammad Ali. Dos boicotes olímpicos da guerra fria e muito mais.

O esporte é muito mais que um jogo. Mas como somos doutrinados por globos e sportvs assistimos nossos vizinhos serem mais civilizados nesse aspecto.

    beattrice

    Concordo com sua análise, o futebol é uma metáfora política, sobretudo no Brasil onde o patriotismo é galvanizado por ele a cada 4 anos.

Rosado

O comentarista disse ontem no Fantástico " O Brasil só jogou com porcaria na copa".

    isidoro

    Nisso eu concordo O.o

    Mas, a exceção da Espanha, só tem time mediano nessa Copa.

    E nem venham falar da alemanha, pois bateu na zaga argentina que era mais furada do que queijo suíço

    simas

    Vou me meter, um pouco, só pra discordar, qto à Espánha. Eu acho q essa Copa foi a do fracasso, total… Não vi, nada, q me agradasse. Mas, o Brasil vinha crescendo e ganhando consistência. Acho. Era o melhor de tudo. A disputa pelo título, vc vai ver…. todos vão ver, vai espelhar a falta de qualidade, tbm, do q sobrou. Agora, qto ao Fantástico, é um caso moral e ético… Eu não vi; eu não vou ver. Não me misturo à canalha. Sou brasileiro e Cristão; tenho filhos pra dar bom exemplo… Obrigado

Almir Wagner

Concordo em partes. Os brasileiros também não entraram em campo para perder, mas também não demonstraram vontade de ganhar. A Argentina lutou até o final, mesmo sabendo que não tinha chances de vitória. O Brasil entregou os pontos logo que tomou o segundo gol. Aí fica difícil, né.
Eu, particularmente, sempre torci contra "esta" seleção brasileira. Passei a torcer a favor somente quanto estourou a briga entre Dunga e a Globo. Mas convenhamos. Não levamos o que temos de melhor e não estamos jogando à brasileira.

    fernando

    Eu acho que lutaram sim. Descontrolados emocionalmente e por isso sem coordenação, mas lutaram.

    Roberto

    não acho que não lutaram…

    Lutaram sim, mas foi mais emoção do que razão… ai, meu amigo, tem que contar com a sorte…

Edmundo Bernardo

Que bom que seria se o Ex-Técnico da Seleção Brasileira o também ex-jogador Dunga viesse a público fazer uma grande declaração sobre os motivos que levaram o técnico a reprimir o Jornalista do PIG com ásperas palavras e com isso ser odiado pela maioria dos jornalistas que faz parte dessas grandes corporações jornalisticas que de grande mídia não tem nada.
Esperamos que o Dunga venha o mais rápido possível a TV e se possível num Canal Aberto e diga tudo que se passou com ele, desde a sua chegada a seleção até ao telefonema que deve ter recebido do Ricardo Teixeira desligando ele e o Jorginho da Seleção Brasileira.

    beattrice

    Azenha,
    por que a blogosfera independente, este blog, por exemplo não busca uma entrevista sem censura com o Dunga?

    Manuel Conceição

    "Independente" é ótimo… quando o que se vê é que são alinhados ideologicamente, tanto quanto qualquer órgão do chamado PIG… só que uns de esquerda, outros não.

    simas

    Eu acho q isso, não deva ser feito. A resposta já foi dada, na melhor forma possível… Educadamente. Qto à alguma explicação ao público, acho desnecessário. Os meandros da tratantagem não interessam, agora. Consta q o Dunga lá foi colocado pra instaurar um novo comportamento… E ficar remoendo velhacarias é mto penoso. Acho e entendo q deva ser feito é uma campanha pra q seja removida a nódoa, por sinal… intacta. Isso, sim, é necessário. Vamos trabalhar pra q esse Ricardo Texeira seja afastado, definitivamente. Caso contrário, teremos, em 2014,. uma Copa Globalizada. E será a salvação das organizações, mafiosas, globo. Pq, do resto, ela já está falida… Cansei!…

pereira

O que eu fico triste é ver alguém como o fautão chamar o Dunga de cachorro morto, para o prezado faustão o Dunga é um ser humano como qualquer outro, e o mesmo Dunga foi campeão e vice em duas copas do mundo quantos jogadores queriam ter estes titulos. Qual é o peladeiro no futebol de fim de semana que não queria ter disputado uma copa do mundo, e errar é todos os seres humanos, o perfeito nós o crusificamos.

    beattrice

    O Faustão é o retrato acabado do que há de pior na GLOBOPE.

    priscila presotto

    É verdade,com o emagrecimento o cérebro tb diminuiu….Sem preconceito contra magrinhos ou cheinhos,ás vezes é efeitocolateral…

francisco.latorre

saber perder não é pra qualquer um.

saber ganhar então..

..

francisco.latorre

a globo é que não tem mais nada que ver com o brasil. nem o resto do midião manipulador.

a questão não é educação e cultura.

a questão é a manipulação das mentes. e a torção dos fatos.

só o midião nacional trabalha contra o próprio bolso.. rasga dinheiro pra sustentar o vício do preconceito.. soberba característica de medíocres.

os brasileiros tão fora dessa.

tirando os midiotas mais lesados.. e quem faz parte da quadrilha.. ninguém mais leva a sério o midião.

não conseguem mais enrolar.. se vêem obrigados a mentir a seco. o povo tá em outra.

..

a pressão sem limites da mídia. não compromete apenas o futebol.

na cultura é um escárnio. de chorar.

..

opz.. o subtítulo não foi feliz.

cai na mesma generalização denunciada aqui em relação a 'africanos' e 'europeus'.

brasil.. japão.. argentina.. só muda o sabor do produto usado pra lavar as mentes.

a itália.. com milênios de história.. elegeu o berlusca burlesco.. dono da mídia. dono das mentes. gramsci puro. o pesadêlo de antonio gramsci.

o inimigo é a máquina de lavar mentes. o midião.

..

FatimaBahia

Revoltante foi o editorial lido pelo imbecil do Tadeu Schmidt,após todo o linchamento perpretado em todos os programas da Globo e após o Fantástico passar toda a edição de ontem malhando o Dunga,inclusive com uma "junta de doutores" que me envergonaharam enquanto cidadã e médica,Ele,ao final do programa,lê um texto mais falso e piegas impossível,afirmando que não devíamos colocoar a culpa em ninguém em especial e bla bla bla…foi revoltante e suficiente pra eu encerrar a tortura voluntária que me infligi assistindo nesses últimos dias pós copa!
Eles ainda acreditam que convencem,é impressionante!

    @Dennis_nisde

    Ainda bem q no bar onde estava bebendo cerveja o áudio tava desligado -ou eu não me esforcei para escutar, hehehehehe

María Edith

Prezado Azenha,

Existe uma dimensão mais profunda, perdura um desprezo pela cultura, pela história e pelo povo. Obviamente, isto é um processo construído historicamente através da Educação e suas diversas Instituições (Escola, Universidade) e os meios de comunicação. Além da omissão e colaboração dos governos e do Estado brasileiro.
Acompanho este processo desde os anos 80, época que cheguei do Chile. Sempre fiquei espantada com esta atitude, pois não conseguia entender o esporte quase preferido de grande parte de brasileiros(as): falarem mal do Brasil e dos brasileiros, que nada presta, que aqui tudo é uma m. e etc. Ouvi isto em diversas universidades, na rua, na feira, no supermercado, li isto na mídia impressa, ouvi na TV, etc.
E agora ao acompanhar o retorno da equipe (jogadores, técnico e equipe de apoio) o desprezo é de tal eloquência, que resulta vergonhoso, pois não há um pingo de solidariedade, apoio, nem reconhecimento aos seus pares brasileiros.
Na vida jamais se ganha sempre, muito pelo contrário. É fácil chutar em cachorro morto e “cuspir no prato em que se come”.
Espero que exista mais comprometimento verdadeiro com a Educação no Brasil, caso contrário, isto será repetido ao infinitus.

Cordialmente, María Edith

Souza

E para coroar, no Brasil a CBF resolve "dispensar" a comissão técnica, via WEB, em duas linhas, sem uma mísera palavra de agradecimento a ninguém.
É nojenta essa conduta da presidência da CBF, e não condiz com o país que pretensamente representa no futebol perante a comunidade internacional.
Agora, considerando que o site da CBF está incrustrado no protal Globo, não era para esperar menos. Aliás a Globo não para de trombetar, ou melhor, de vuvuzelar com muito prazer a humilhação moral imposta à seleção pela CBF.
Quem esse Ricardo Teixeira pensa que é? A boca da Globo que hoje o beijáa é a mesma que o escarrará em 2014. A batata dele está assando.

Jairo_Beraldo

Bem colocado no artigo. Não é o povo brasileiro que está fazendo "arruaças". É a Globo e seus pares, talvez querendo testar seu poder de indução. Estão é perdendo cada vez mais espaço, com a violencia gratuita que promovem.

Rafa

Pelo menos o Dunga foi bem recebido em Porto Alegre… http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.j

Sturt

Azenha boa observação.
Fiz um texto em favor de nossa América,no caso agora o Urugaui.
Da uma olhada:
http://ousarlutar.blogspot.com/2010/07/copa-do-mu

Luciana

Ninguém nunca foi ensinado a perder.Talvez a derrota não tenha sido surpresa. No Brasil e na Argentina muitos torcedores estavam incrédulos com a possibilidade de vitória de suas seleções.Motivos: escalação e condições físicas (desfavoráveis) de determinados jogadores, que por atuarem na Europa perdem um pouco de identidade com a garra de lutar para ganhar para ter projeção (já são astros milionários), estrutura organizacional da CBF centralizada num presidente (Ricardo Teixeira) com poderes ilimitados.E todos nós sabemos, quem patrocina exige escalações ou não? Cabe a nós que também patrocinamos (há dinheiro público envolvido), exigirmos mudanças na estutura organizacional. O Presidente da França Nicolas Sarkozi (diante da derrota vergonhosa) determinou reestruturação na organização, à Ministra do Esporte e Saúde e outros importantes Ministros, porque se a seleção representa o país, atletas tem que solenemente prestar compromisso para os eventos internacionais. Compromissos extra campo tumultuam e definem resultados desastrosos para seleções de futebol.

DJALMA

Precisamos ver com nossos olhos e não com os olhos dos "comentaristas".
– Primeiro gol trapalhada do juiz: lançamento Felipe Melo
– Segundo gol: lançamento: Felipe Melo
– Primeiro gol da holanda: Felipe Melo iria cortar de cabeça e Júlio Cesar atrapalhou.
Parabéns Seleção brasileira, parabéns Dunga. Obrigado.

Wanderson Aguilar

Aliás com todo o respeito o Sr. Ronaldo "Fenómeno" não é das pessoas mais "indicadas" para apontar o cisco nos olhos de qualquer outro jogador em uma Copa do Mundo, me restringindo apenas a isso para não ir muito longe.

Com todo o seu talento inegável disputou 4 Copas, na primeira ganhou sem jogar, ou seja por mérito direto seu, embora não também por culpa sua, na segunda deu uma "refugada" que até hoje nutre varias teorias conspiratórias, já na terceira vinha de um momento trágico da sua carreira, mais do que ganhar a Copa precisa recuperar a confiabilidade e o fez, o que foi um bom negócio para todos, bem já na sua última a imagem que ficou na memória da maioria dos torcedores é qeu aquele grupo fora "a passeio".

Nem por isso este teve vergonha de voltar ao País ou coisa parecida afinal já se tinha um judas pronto para ser malhado mídiaticamente como resposta a dura derrota da Copa de 2006, abastecendo-se assim mesmo com uma avalição preguiçosa e meia boca a ânsia de torcedores por uma resposta para derrota na ocasião, nem que fosse uma de facíl digestão.

Na atual ocasião muitos dos mesmos já estão a tempos, com o crivo infalível de especialistas com o que mais parece um tipo de abordagen neo-lombrsiana, a atestar a instabilidade emocial do elenco e dos seu comandante, isto despudoradamente, e a remeter ao Felipe Melo o título de "Judas" da vez…Bem façamos o que tradição nos sugere vamos malhar o tal a até que exorcizarmos ao maxímo nos frustrações e ocultar o que querem que saibamos…

Danilo

Concordo plenamente, principalmente com o último parágrafo.
A Globo pensa que mostrando onde os jogadores dormem e qual samba eles tocam antes de ir para jogo fará com que eles sejam campeões em 2014. E o povo ainda acredita nisso!

Heitor Rodrigues

Azenha, já pensaste na audiência que a Globo teria se abrisse o Jornal Nacional com as imagens do corpo de Felipe Melo esquartejado na frente de casa?

Luciana

Azenha a Rede Bobo quwr impor aos brasileiros a idéia de que os cidadãos brasileiros são vencedores, mesmo sem competir. Vendem a imagem que a seleção brasileira é imbatível, e querem impor um comportamento desumano de rejeição, hostilidade e culpabilização, se derrota houver (como houve). Eu não entendo porque o presidente da CBF (há 26 anos) Ricardo Teixeira sequer é mencionado ou entrevistado. Querem tirar os refletores de Ricardo Teixeira presidente da CBF há 20 anos e dos patrocinadores e transformar Dunga em "zangado", jornalismo primário.
Dunga foi demitido pela Internet, é o poder da poderosa.Demitiram o Dunga e comissão técnica de maneira anti esportiva, para privilegiar quem não é parte da seleção brasileira ou são: patrocinadores e poderosa?

    dukrai

    Ninguém fala do Teixeirão e dos sem-nomes, filhos do Roberto Marinho. A FIFA proibe qualquer intervenção estatal nas suas filiadas, a própria CBFrancesa está na mira porque o ministro de lá mandou o teixeirão local se demitir. Isto pra garantir que ninguém vai abrir a caixa preta das CBF, CBEstados, gLOBO, contratos de televisionamente, de publicidade e otras cositas mas, que nós pagamos quando vamos aos estádios, vemos o jogo na TV, bebemos cerveja e refri e comemos sanduíches.
    Vamos brigar por uma lei da mídia, Lulinha apanhou tanto do PIG que parece que tomou gosto, então vamos contar com a Dilma, só mulher pra topar uma parada dessas, e ela já prometeu.
    Se vc acha que uma coisa não tem nada a ver com outra, se democratiza a tv e o rádio o mini-ditador da CBF, vulgo teixeirão, vai ficar a pé nas suas, digamos, negociações com o ectoplasma do roberto marinho.

isidoro

"É o futebol, perdemos, mas estamos felizes mesmo assim e viemos dizer isso a Diego", declarou um animado torcedor. "Diego, fique! Nós te apoiamos!", estava escrito em um cartaz.

Leo

Sou argentino, moro no Brasil há 8 anos.
O argentino não sabe perder. Melhorou um pouco no quesito, mas falta. Perder de 4 a 0, superado em todos os aspectos do jogo, fez com que tudo mundo abaixara a cabeça e aceitasse o duríssima realidade futebolística

Desta vez , o fato de ninguém pedir a demissão sumária do treinador é pelo fato que é Maradona e só.

Por favor, tire a chamada embaixo da manchete da matéria (questão de educação e cultura). Nem paraguaios, japoneses ou argentino é melhor que brasileiro. No meu mode de ver, transmite uma sensação feia. Acredito que não necessário para exaltar uma atitude alheia da qual gostamos comparar negativamente com uma atitude do lugar que pertencemos.

    Mario

    O estranho é que em outro post o sobtítulo se dizia justamente o contrário: que o povo brasileiro sabe perder, mas a "mídia" não…

    Joelma

    bom post, nós e nossa mania de achara grama do vizinh sempre mais verde…

    Eduardo (BH)

    Muito bem colocado.

    dukrai

    tá certo, véi, Argentina, Paraguai e Japão foram incomparáveis.
    Nem vamos falar de Dunga, Teixeirão e do ectoplasma do roberto marinho, faz mal pro coração, pro fígado e pro estômago.

    beattrice

    Agradeço a solidariedade e a generosidade, mas o argentino é de fato melhor que o brasileiro em determinados aspectos, como grupamento social, os brasileiros melhores em outros.
    E isto constitui um elemento de evolução de cada sociedade.
    Não se pode por exemplo imaginar que o brasileiro tem o grau de politização do argentino, estando muito longe disso.

Supertramp68

Sabendo perder ou não, todos perderam…

Sérgio Luís Aguiar

É por essas e outras que pessoas, instigadas pelos grandes meios de comunicção, cometem atos de desatino. Tem sempre de haver um culpado. Em 1998 foi o "piti" do Ronaldo fenômeno; em 206, foi o meião do Roberto Carlos; agora foi a vez do Felipe Melo e do Dunga. O único culpado é a a CBF e seu presidente. As grandes emissoras, principalmente a Rede Globo, aguradam ansiosamente a Copa de 2014, para faturar muiiiiito mais do que ja faturaram até agora. Tendo ou não corrupção.

voxetopinio

Bom mesmo foi a sucessão jornalística de quinta da Globo na Sexta, Sábado e Domingo. Isso com o William Bonner dizendo que não iam falar mal de ninguém, que não tinham culpados, que não precisava mais disso (via twitter).

Isadora

Que coisa mais chata essa cafonice de achar que tem que culpar alguém porque perdeu. Perdeu porque
perdeu e, pronto. As pessoas perderam a noção do ridículo. Essa burguesada, de não saber
perder combina com joginho de playground. . Perdeu, e daí? Não dá pra chamar
o papai pra mudar o resultado e nem sair com a bola no meio do jogo pq ela lhe pertence.
Essa palhaçada de filhinho de papai, está se espalhando pelo Brasil, inteiro. Se eu não ganhar,
vou chamar meus amigos para bater. Que coisa ridícula, papelão. Ah,foi o técnico, ah foi o
fulano, ah foi o goleiro, ah tá vendida… Fala sério. Gente mimada. Cai na real, Brasil.
Futebol é um esporte. Às vezes se ganha, às vezes se perde. Só um pode ganhar, e nem
sempre seremos nós. E isso não vale só para o futebol. Vale para a vida.

Nem tudo é do jeito que queremos, tem de se aceitar isso…
Aceitem. Cabou. Talvez só em 2014
O Dunga, antes do jogo, tinha 70% de aprovação.
O F. Melo no final do primeiro tempo tava sendo elogiado por todo mundo por conta do passe que deu para o gol.
Mas do nada, em questão de minutos, muda-se de ideia completamente sobre tudo. eu hein…

    Alex

    justamente…

    Daniel

    Depois que o jogador erra é fácil criticar. Felipe Melo, só por causa do bom primeiro tempo, já era chamado de exemplo de superação pelos nossos comentaristas esportivos.

Dil

Azenha, sugiro o texto:

Dunga e Jorginho: só o tempo mostrará.. (http://eagora-dil.blogspot.com/)

jbmartins

Acabou a era Dunga, e quando acaba a era Ricardo Teixeira proprietario da CBF, e da era Globo na transmissões de Futebol, se espremer, neste mato sai muita coisa……

    @Robson_Hiath

    Segundo informações da wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ricardo_teixeira), essa praga vai ficar no comando da CBF até 2014 por força de um acordo, somando inacreditáveis vinte e cinco anos no cargo – isso se não houver nenhuma reviravolta… e ele permanecer por mais tempo!
    Na boa… dá pra levar a sério uma organização dessas?

jbmartins

Após decadas com a Rede Globo manipulando, colocando na boca o que eles querem, o Povo ja vendeu seu QI a Globo, estamos começando uma nova Faze, esta faze vai ser decisiva para uma Mudança de conceito, na verdade o Povo não é Culpado, temos que torcer para a chegada o mais rapido da Banda Larga, Novas Universidades, Melhoria na Educação e valorização dos Professores e humano, ai começa a verdadeira democartização da Midia.

Deixe seu comentário

Leia também