Nicolelis e o pontapé inicial da Copa

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Além de ser um cientista brilhante, o paulista Miguel Nicolelis é uma figura rara. Palmeirense doente, aparentemente ele vai trabalhar para um pontapé inicial muito especial na Copa de 2014.

Já o entrevistei algumas vezes, nos tempos da Globo. Outro dia, ouvia a rádio CBN quando o Nicolelis foi entrevistado. A entrevistadora fez o diabo para ele falar mal das pesquisas científicas no governo Lula e ele… nada.

Mal sabia a entrevistadora que o cientista é fã de Lula e que, talvez por ter morado tantos anos nos Estados Unidos, tem um senso de patriotismo extraordinário. Na entrevista disse, sim, que a Ciência no Brasil ainda não tem a prioridade que merece, mas fez questão de ressaltar a qualidade dos cientistas e pesquisadores brasileiros, que fazem muito com pouco.

Deu no blog do Planalto:

Terça-feira, 31 de agosto de 2010 às 17:24

Jogo de abertura da Copa 2014 poderá ter pontapé inicial de tetraplégico

O pontapé inicial do jogo de abertura da Copa de 2014 poderá ser dado por um cidadão brasileiro tetraplégico. O ‘milagre’, afirma o neurocientista Miguel Nicolelis, diretor do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN) no Rio Grande do Norte, será concretizado com a chegada ao Brasil do supercomputador Blue Gene, doado pelo governo da Suíça, que permitirá o desenvolvimento de uma roupa especial pelo consórcio Andar de Novo, formado por Brasil, Suíça, Estados Unidos e Alemanha. Nicolelis esteve com o presidente Lula nesta terça-feira (31/8) em São Paulo para anunciar a novidade e aproveitou para convidá-lo para ser patrono do projeto. “É um momento histórico para a ciência brasileira”, afirmou o cientista.

Segundo Nicolelis, existem hoje cerca de 200 computadores com a capacidade de cálculo do Blue Gene. O Brasil terá, assim, o computador mais veloz do Hemisfério Sul. O equipamento, adiantou, será utilizado não apenas para pacientes potiguares, mas de todo o País.

O computador pesa duas toneladas e chegará ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, seguindo então para Recife e, depois, Natal.

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alessandro

É uma pena que a irmã do grande cientista seja direitista reacionária…

    Alessandro

    Apenas completando: a Dra. Giselda M. L. Nicolelis, advogada, faz parte da direita panfletária, daquelas que participa de corrrentes de e-mails de extrema direita. Isso deve causar um certo constrangimento ao GRANDE E GENIAL CIENTISTA, SEU IRMÃO FAMOSO NO MUNDO!

Carta Potiguar » Blog Archive » Nicolelis e o pontapé inicial da Copa

[…] Originalmente em viomundo, de Luiz Carlos Azenha. Cultura, Destaque, Educação, […]

ratusnatus

Existem 4 versões do gene, se este calcular mesmo os 500Tf este seria o 8 mais rápido do mundo. Mas duvido muito que este computador doado chegue a 100Tf.
Atualmente o mais rápido do Brasil e américa latina é o Galileo do Coppe com 64Tf. Este é o 86 mais rápido do mundo.
Neste mês a China inaugurou seu novo computador com capacidade de 1.2Pf ou seja 1200Tf. A segunda máquina mais rápida do mundo com 120.640 processadores.

Existe a possibilidade disto ser apenas propaganda e que este computador não seja o mais rápido do Brasil pois o do Coppe acabou de ser inaugurado e tem gene por aí que não ultrapassa a marca do galileo.

Como não divulgaram a capacidade computacional deste computador, ficamos sem saber.

    desinformacaonao

    Acho que o fato de o computador DOADO ser ou não o mais rápido do hemisfério sul é bem menor do que a doação e o uso que o computador terá.

    Pelos simples fatos de, ser considerado um supercomputador,(o que não é pouca coisa nos dias de hoje), de que está sendo DOADO, e que será utilizado para um fim tão nobre, não deveria haver qualquer tipo de demérito ele ser ou não o mais rápido.

    Basta pensar que a quantidade de dados processada de um supercomputador TOP100 hoje, é superior a do mais rápido do mundo de pouco tempo atrás.

joão bittar

O MEC de Lula e Haddad, construiu um campus (Campus do Cerebro) da UFPB, especialmente para fomentar as pesquisas de Nicolelis e manter o genio no Brasil.

    Roberto Grossi

    UFPB? Não seria a UFRN – onde se localiza o IINN ELS ?

Sophia Cordeiro

Há uns dois anos, assisti a uma reportagem/entrevista longa com o cientista Nicodelis,. Seu currículo, suas propostas para o país, suas intenções e sua prática diária no nordeste brasileiro, me deixaram atonita, como se estivesse vendo uma ficção. Melhor que esse cidadão, é difícil. Bom seria para o Brasil, multiplicá-lo por mil.

    Francisco

    Sophia.

    É bom dizer que está sendo "multiplicado por mil". Se ainda não está nas condições de disputar com países que fomentam, em larga escala, o desenvolvimento científico, está caminhando para isso. O Brasil está, nos últimos OITO anos, aumentando o investimento em desenvolvimento científco em todas as áreas. Está trazendo cientistas brasileiros que estão em pesquisas de alto nível nos EUA de volta para o Brasil, como ocorreu com Nicolelis e com Stevens Rehen, que deu uma entrevista brilhante ao Roberto D'Ávila (TV Brasil). Tenho a impressão de que a Dilma irá investir ainda mais nessa área, dado que a partir mais difícil já foi feita (em boa parte).

    Abçs.

Giovani Montagner

desde um texto publicado aqui ou no antigo vi o mundo sobre o nicolelis, dei uma pesquisada sobre ele e virei seu fã. torço por seu sucesso na pesquisa e no projeto que desenvolve.

mariazinha

Viva o Brasil!
Estou andando até com o peito estufado, de tanto orgulho de meu PAÍS!

"l est des palmiers en mon pays
Où chante le Sabiá ;
Les oiseaux ne chantent pas ici
Comme ils chantent chez moi.[…] http://www.association-biao.com/poemes.html

Torquemada

Realmente, a CBN é uzeira e vezeira em forçar a barra para cima dos entrevistados. A maioria. como eles sabem de antemão que pito toca, eles levantam a bola e o entrevistado corta mais do que a Sheila. Mas a vezes dão com os burros n'água e já vi isso uma duas três vezes. De repente o entrevistado começa a falar bem, não do governo, mas das medidas que porventura o governo ou algum ministério está tomando, e então sequer disfarçam… Terminam a entrevista no ponto que estiver. Especialista na matéria é um tal de Adalberto Piotto, que por sinal também levou um drible da vaca sensacional durante a Copa ao meter o cacete no Dunga, quando o a Viviane Mosé e Carlos H. Cony passaram a defender a posição do Dunga. Só sobrou para apoiá-lo o babaca do Xexéu.

Ed.

Enquanto a abertura da Copa no Brasil parece reduzir-se a uma mera briga entre times de Sampa, aparece alguém com uma sugestão pra lá de singela e mais pra lá ainda de simbólica!

O texto lembra ainda o supercomputador que o Brasil negociara com um fornecedor japonês para melhorar as previsões meteorológicas e o governo americano vetou triangularmente, pois "poderia ser usado para bombas nucleares"…

Rafael O Silva

O jogo é afirmar tb que isso é pra causa da eleição e que isso benificiria e que ate o Lula fez o jogo de cena. Sinceramente, acredito que por causa dessa briga, o sao paulo perdeu por: briga com corinthias e CBF; Acomodação de cobrança dos governos estaduais e municipal em cima disso; E que o Federal apostava sim no morumbi, mas temos que andar ne. O ano ta terminando e a copa ja ja chega! Aproveita se assim e anuncia politicamente o estadio do corinthias ( segundo milton neves, deve ser chamar são tome.rs). Bom é isso e acho que isso meio fora da conversas do blog e que envolve até a politica nacional!
abraços
Rafael – Diadema

Rafael O Silva

Ola Azenha!
Estou tb mandando esse recado ao Rodrigo vianna e gostaria que vcs abordasssem toda essa questão do estádio do corinthias.
Segudno alguns jornalistas e programas esportivos, seguiu essa ordem:
Que todo esse tempo foi um jogo de cena sobre o morumbi! Sabemos que o São Paulo está brigado e rachado com a CBF que transformou isso no empicilho do projeto morumbi! E que encenando estava prefeitura, estado e federal! Que anunciam um estadio do corinthias, sem projeto mostrado a CBF, a FIFA com arquibacanda movel ( coisa que a fifa vetou no sao paulo). A aproximação politica de andres e ricardo texeira I ( como diria juca kfouri), o estadio foi anunciado como situação politica, foi uam indicação politica ( coisa que sabemos que a fifa tb faz)…continua-

Vítor dos Santos

Azenha, Nicolelis, apesar de ter fundado o Instituto de Neurociências de Natal, não é potiguar!!!

    Conceição Lemes

    Corrigido. Obrigada. abs

Julio Cesar

Adoro e contribuo com a instituição! O cara é fera, foi militante do PT lá atrás e é admirador do Presidente Lula!

miguel

Esse é o cara…

walter araujo

O Professor Nicolelis é um orgulho para toda nação brasileira.

Deixe seu comentário

Leia também