New York Times: Desarmado, bin Laden “resistiu”

Tempo de leitura: 4 min

A manchete inicial, na primeira página digital do New York Times, dizia: “Unarmed, Bin Laden ‘resisted'”. Infelizmente, não fiz print-screen. Mais tarde, mudou para a manchete acima, “Bin Laden estava desarmado quando foi morto”. A versão traduzida abaixo reflete o texto que acompanhava a manchete inicial. Mais tarde, ela foi completamente modificada para refletir declarações segundo as quais, na confusão do combate, soldados americanos não tinham como discernir se Osama bin Laden poderia ou não reagir. Para ler o novo texto, em inglês, clique aqui. Siga o link sob o título para ler o texto antigo, traduzido abaixo. Curioso, muito curioso…

May 3, 2011, 3:23 pm

White House Corrects Bin Laden Narrative

By MICHAEL D. SHEAR

do New York Times

Autoridades da Casa Branca buscaram na terça-feira corrigir a versão oficial do ataque no Paquistão que resultou na morte de Osama bin Laden, dizendo que o líder da al-Qaeda não estava armado e que a mulher dele não foi morta. Mas eles acrescentaram que bin Laden resistiu quando confrontado durante o ataque.

A nova narrativa do Departamento da Defesa divulgada pela Casa Branca e lida durante um briefing na terça-feira diz que uma das mulheres de bin Laden foi alvejada na perna quando atacou membros do comando no terceiro andar da casa.

“No quarto com bin Laden, a mulher — esposa de bin Laden — se dirigiu em direção a um dos militares dos Estados Unidos e foi acertada na perna, mas não morta”, diz a declaração. “Bin Laden então foi acertado e morto. Ele não estava armado”.

A narrativa foi divulgada no momento em que escalaram as tensões entre os Estados Unidos e o Paquistão, com autoridades paquistaneses acusando os Estados Unidos de “uma ação unilateral não autorizada”  em seu território que não seria tolerada novamente e o enviado dos Estados Unidos ao Afeganistão e Paquistão, Marc Grossman, dizendo a autoridades paquistaneses que a paciência com eles estava acabando no Congresso [dos Estados Unidos].

Ao divulgar a nova narrativa do ataque, Jay Carney, o secretário de imprensa da Casa Branca, tentou corrigir declarações feitas por autoridades do governo que haviam sugerido que bin Laden estava armado durante o ataque.

Sob questionamento, o sr. Carney disse que a Casa Branca mantinha sua alegação feita na segunda-feira de que bin Laden resistiu à captura, mas disse que “resistência não requer uma arma de fogo”. O sr. Carney disse que a nova narrativa era resultado de informação “fresca”.

“Quero deixar claro que é, novamente, informação fresca e, voces sabem, vamos continuar a juntar e providenciar a voces detalhes, quando conseguirmos e pudermos divulgá-los”, afirmou o sr. Carney. “A resistência foi completa, como eu disse”.

Na segunda-feira, John O. Brennan, o principal assessor de contraterrorismo do presidente Obama, disse acreditar que a esposa de bin Laden foi morta quando tentava proteger o líder do terror durante o ataque de 40 minutos.

Mas a narrativa divulgada na terça-feira pelo sr. Carney sugere que a mulher que morreu durante o ataque era parte de outra família que vivia na casa. A narrativa diz que a mulher foi morta no primeiro andar, não no terceiro, onde bin Laden foi encontrado e morto.

“No primeiro andar do prédio do bin Laden, dois mensageiros da Al Qaeda foram mortos junto com uma mulher que morreu no tiroteio”, o sr. Carney disse. “Bin Laden e sua família foram encontrados no segundo e terceiro andares do prédio. Havia a preocupação de que bin Laden se oporia à operação de captura, e ele de fato resistiu”.

Nem a narrativa do Departamento de Defesa nem a do sr. Carney fizeram qualquer menção ao fato de que a mulher morta teria sido usada como “escudo humano” durante o ataque, como foi previamente descrito.

Autoridades do governo também mudaram sua descrição sobre quanta informação o sr. Obama e outras autoridades do alto escalão da Casa Branca tiveram em Washington, enquanto a operação acontecia no Paquistão.

Na segunda-feira, o sr. Brennan disse repetidamente que ele e outros no Situation Room estavam monitorando a situação em “tempo real”. O sr. Brennan não disse na segunda-feira se as autoridades podiam ver ou ouvir a operação [em andamento].

“Éramos capazes de monitorar a situação em tempo real e ter updates regulares e garantir que tinhamos visibilidade em tempo real sobre o progresso da operação”, o sr. Brennan disse a repórteres na segunda-feira.

Mas na terça-feira, Leon E. Panetta, o diretor da Central de Inteligência Americana, disse numa entrevista à Newshour da PBS que “quando as equipes entraram na casa, posso dizer que houve um período de cerca de 20 a 25 minutos quando nós realmente não sabíamos exatamente o que estava acontecendo, e houve alguns momentos tensos enquanto esperávamos por informação”.

“Mas finalmente”, o sr. Panetta disse, “o almirante McRaven voltou e disse que tinha ouvido a palavra ‘Geronimo’, que era a palavra-código para representar que tinham pego bin Laden”.

PS do Viomundo: Nos Estados Unidos os propagandistas dizem que é preciso “controlar a narrativa”. A versão de que Osama bin Laden tinha se escondido atrás de uma mulher era a mais conveniente. Agora, a mulher morta está no primeiro andar e a ferida na perna, no terceiro, junto de bin Laden. O que nos leva a perguntar: se atiraram na perna de uma mulher desarmada, por que não poderiam atirar na perna de um terrorista desarmado e capturá-lo vivo?  O problema é que sobraram testemunhas vivas. Talvez o comando americano gostaria de tê-las trazido para o Afeganistão, junto com o corpo de bin Laden, mas com a perda de um helicóptero faltou espaço. Assim, é preciso adequar a “narrativa” ao fato de que testemunhas vivas agora podem desmentí-la. Estou apenas testando hipóteses. Se o Ali Kamel pode, também podemos.

Leia aqui o relato do jornalista Robert Fisk sobre as entrevistas que fez com bin Laden.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Reinaldo

Daqui a pouco vão querer canonizar esse assassino.

Não tinha que matar na hora, tinha que capturar e levar lá no World Trade Center e enforcar bem em frente ao memorial de suas três mil vítimas!

augusto

Voltando la atras, lembraria que desde o dayafter do 11/9, nao existe uma só prova, uma só, de que foi Osama Bin quem executou ataque as torres e muito menos, muuuito menos a terceira torre, Edif no. 7 do WTC , que fica ao lado tinh 47 andares e caiu 8 horas depois!!, em coisa de 7 segundos sem porcaria de aviao algum que o atingisse. Acho que ele molhou e chacoalhou a barba as 5.00 da tarde e o WTC-7 colapsou como uma casa de areia.
O episodio todo foi é atribuido ao satanas Osama de cara, logo em minutos após o fato das torres.

Paulo Villas

O jornal N.Y.Times mantem uma disputa com a organização GreenPeace para ver quem perde credibilidade mais rápido diante do mundo.

FrancoAtirador

.

Morte de Bin Laden reacende debate sobre uso de tortura

A morte de Osama Bin Laden reacendeu o debate sobre o uso de tortura no interrogatório de suspeitos de terrorismo nas mãos dos Estados Unidos.

Em uma entrevista à rede de TV NBC, o diretor da Central de Inteligência Americana (CIA), Leon Panetta, admitiu que as autoridades americanas fizeram uso das polêmicas técnicas de interrogatório para obter informações que levassem ao paradeiro do cabeça da Al-Qaeda.

Indagado essas técnicas incluíam o chamado “afogamento simulado”, o diretor da CIA respondeu: "Correto".

No afogamento simulado, amarra-se um pedaço de pano ou plástico na boca do prisioneiro e derrama-se água sobre seu rosto. Isto o leva a inalar água, causando a sensação de afogamento.

Entre outras técnicas conduzidas nas prisões secretas da CIA, incluindo em centros de detenção como Guantánamo, estão manter os prisioneiros acorrentados em posições desconfortáveis por um longo período de tempo e privá-los de sono por até 180 horas.

As práticas foram introduzidas no início da chamada Guerra contra o Terror, durante o governo Bush.

Após vários anos de intensa polêmica dentro e fora dos EUA, caíram em desuso em 2004 e foram expressamente proibidas pelo governo democrata do presidente Obama, que chegou ao poder em 2009.

Se as informações colhidas durante os interrogatórios foram cruciais para chegar a Bin Laden, é uma questão que ainda permanece aberta.

Panetta disse que as pistas que levaram a Bin Laden não vieram apenas deste tipo de interrogatório, mas de "muitas fontes".

Vários oficiais que participaram das sessões afirmam que as técnicas aportaram pouca informação sobre o paradeiro do chefe da Al-Qaeda.

BBC Brasil

Íntegra da matéria em:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/

    Roberto Locatelli

    – Esses malvados extremistas islâmicos 1) matam sem julgamento, 2) torturam prisioneiros e 3) invadem outros países.
    – Por isso, nós estadunidenses, para combater o extremismo, 1) matamos sem julgamento, 2) torturamos prisioneiros e 3) invadimos outros países.
    – A diferença é que os extremistas islâmicos são do mal. No nosso caso, é para uma boa causa, ou seja, petróleo para manter o Império.

    – Ah, bom, nesse caso, tudo bem, é aceitável.

    Mário SF Alves

    Ah! E ainda acreditamos que seja só pela matriz energética fóssil dependente. Quem dera! Mesmo porque, petróleo não nasce no DNA do pessoal da ONU, como demonstrado pelo WikiLeaks.

Marcelo de Matos

Bin Laden seguiu o dito espanhol: cun cañón o sin cañón fuego!

Wildner Arcanjo

É a maior "democracia" do mundo usando uma antiga lei persa: Olho por olho. Dente por dente. Uma macabra ironia, onde não há vencedores. Perde a humanidade.

    Mário SF Alves

    Demo o quê, Wildner?

    FrancoAtirador

    .
    .
    A Lei de Talião (olho por olho, dente por dente) é anterior à constituição do Império da Pérsia.

    Os primeiros indícios da Lei de Talião foram encontrados no Código de Hamurabi, em 1780 a.C., no reino da Babilônia, na Mesopotâmia. Este código foi escrito com base na tradição anterior do direito sumério.

    Duas importantes criações atribuídas à civilização suméria são a escrita cuneiforme, que provavelmente antecede todas as outras formas de escrita, tendo sido originalmente usada por volta de 3500 a.C.;
    e as cidades-estado – a mais conhecida delas sendo a cidade de Ur, por volta de 2000 a.C..

    Na cidade mesopotâmica de Ur, na Caldéia, teria nascido Ibraim (em árabe) ou Abraão (em hebraico), considerado pela tradição semita o patriarca do povo árabe (pela descendência do primeiro filho, Ismael, cuja mãe era a escrava egípcia Hagar) e do povo hebreu (pela descendência do segundo filho, Isaac, cuja mãe era Sara, esposa de Abraão).

    A maioria dos historiadores consideram provável que algumas partes da Torah (lei judaica) abordam aspectos mais apurados de algumas seções do Código de Hamurabi que tem a ver com o direito de propriedade, e devido a isso sugerem que os hebreus tenham derivado sua lei deste código legislativo. No entanto, tal fato é obviamente negado pela maioria dos doutrinadores religiosos judaico-cristãos.

    Atualmente, o termo "Torá" é usado dentro do judaísmo rabínico para designar todo o conjunto da tradição judaica, incluindo a Torá escrita, a Torá oral (Talmud) e os ensinamentos rabínicos.

    O cristianismo, baseado na tradução grega Septuaginta, também conhece a Torá como Pentateuco, que constitui os cinco primeiros livros do antigo testamento da Bíblia cristã.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_de_Hamur
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Sum%C3%A9ria

    JotaCe

    Excelente a explanação. De minha parte, agradeço os ensinamentos pela riqueza em significativos detalhes.

    JotaCe

    Mário SF Alves

    Ei, JotaCe, incluo-me na lista dos agradecidos. E aí vale até o slogan: "inconformados do mundo inteiro, uní-vos!" Livre-pensadores e indignados do mundo inteiro, desasnem-se! Desasnemo-nos todos!

    Wildner Arcanjo

    Ah tá… babilônia para o que hoje é o Iraque e Pérsia para o que hoje é o Irã. Tenho realmente que ser tão certeiro assim?

    Então, se assim é, que assim seja.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Caro Wildner Arcanjo.

    Não tive a intenção de ofendê-lo.

    Pelo contrário, concordo plenamente que os EUA,

    em nome da democracia e da justiça,

    institucionalizaram a Lei de Talião,

    como forma de legitimar a vingança.

    Inclusive escrevi, aqui no Viomundo, comentários a respeito.

    Na minha resposta (abaixo), apenas acrescentei dados históricos

    que entendi oportunos e pertinentes aos fatos.

    Um abraço libertário.
    .
    .

    Wildner Arcanjo

    Deixa pra lá… sem stresse…

Bruno

Ou seja: está comprovada a versão original que eu defendi aqui: não era nem um pouco conveniente manter um cara desses vivo, preso, pelo menos publicamente. Mesmo desarmado, sem usar a mulher de escudo, os Navy SEALS chegaram com o propósito de eliminá-lo. Parabéns pelo serviço que teria sido totalmente eficiente não fossem as mortes adicionais.

Ricardo Farinelli

Bin Laden está vivo, não creio que os EUA tenham matado o tal sujeito. Ele é muito mais importante vivo. Lógico que inventaram essa de te-lo matado apenas para dar uma satisfação. Não colou. Obama e sua turma vão ter que ajeitar de outra forma. Parece que o mundo está ficando mais "esperto" ou menos idiota.

Gerson Carneiro

A cada instante que passo por uma TV ligada, a cada instante que acesso a internet, surge uma versão complementar do fato. Parece depoimento de réu confesso, muda a cada troca de advogado, a cada ida à delegacia.

Como pode os autores do ato precisar juntar pedaços do ocorrido para montar uma versão final?
Daqui a pouco a CIA chama seu Pantaleão pra contar a história, e dona Terta pra confirmar.

Já disseram que Osama foi morto por seguranças; outrora que se escondeu atrás de mulheres… agora que Osama estava, no quarto, atrás de uma mulher e “desarmado”???
Não basta matar, tem que desmoralizar. Querem plantar para o mundo o Osama broxa.

Depois o piadista sou eu! Plantando dá tudo, né seu Pantaleão?!

[youtube QUNTAqbLfhU&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=QUNTAqbLfhU&feature=related youtube]

FrancoAtirador

.
.
Bin Laden deu um … PUM.

É UMA ARMA QUÍMICA PODEROSA.
.
.

richard pereira

Este conto de fadas , da morte de OSAMA BIM LADEN , já é bem pior que as novelas globais.

Não mostrar fotos, filmes , que provem a morte do OSAMA , só me deixam descrente da sua morte, esta estória ridícula que as fotos são muito chocantes e despertarão o ódio dos muçulmanos fanáticos é brincadeirinha de mentirosos.

Acredito mais no que contou um vizinho da suposta casa onde estava o BIN, que quem morreu foi o filho mais velho do OSAMA de nome TARICK QUE TINHA 35 ANOS DE IDADE.

Logo se o DNA foi feito com amostra de sangue de uma irmã do OSAMA , a amostra colhida do filho dele daria positivo para o DNA.

Resumindo ou os americanos mostram foto que comprove que o homem morto era o BIN , ou tudo não passou de um terrível engano.

RICHARD PEREIRA

    Fabio SP

    Putz, agora os americanos estão preocupados com esse seu depoimento.

    O que o mundo pensa? Que ele morreu. Se ele estiver vivo e aparecer em algum lugar, vai ter dificuldades para provar que é ele mesmo.

    Ou seja, até ele vai achar que está morto.

Messias Macedo

[Na invasão ao Paquistão] … Oficialmente, foi divulgado que alguns mensageiros de Bin Laden e uma mulher foram mortos…
Cumpre perguntar: estes assassinatos foram perpetrados antes ou depois de os atiradores yankees encontrarem Osama Bin Laden?! O que os estadunidenses fizeram com estes corpos?! Enterraram-nos no oceano, numa "cova" ao lado do chefe da Al-Qaeda?! Considerando a hipótese destes assassinatos terem antecedido ao de Bin Laden, é crível considerar a ilação de que o próximo da fila poderia não ser o Osama Bin Laden… E se de fato estivermos diante de mais uma trapalhada criminosa da Casa Branca, da CIA &(!) do Pentágono?!…. O Federal Reserve será convocado para conter a nova crise?!…

Bom enredo para Michael Moore e Charles Ferguson!…

World de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Pedro Luiz Paredes

Agora eles já estão trabalhando para justificar a permanência no Afeganistão.
Sem soberania não há o que se falar em liberdade e igualdade; as pessoas seguem seus lideres e os EUA é que puxão o ciclo há muito tempo. Justificam suas políticas de escravização da sua própria população no argumento da defesa, e continuam tomando iniciativa para que as ameaças não cessem.
Levam ainda a industria bélica entre outras, nas costas (ou seria o contrário já que ta tudo dominado?), e não teem a mínima vergonha na cara.
Assim educam seu fascismo para saberem justificar coisas piores no futuro.
EUA é sinônimo de hipocrisia.

bissolijr

o "povo dos direitos humanos"? isso não é mesmo coisa para animais…

João

O Bin Laden deve ter jogado um sapato nos mariners. Daí, foi assassinado, em homenagem ao que fizeram a George W. Bush naquela coletiva de imprensa no Iraque.

    ruth

    Ai eu pergunto: todo aquele povo das torres gemeas estavam armados? E o pessoal em Londres, tava armado tb? E todas as vítimas dos ataques da Al Qaeda estavam armadas? Não vamos ser hipócritas, mataram, fizeram bem e tá morto.

    Lacerda

    Dona ruth, as pessoas do mundo que são "assassinadas" todos os dias pela política imperialista americana ,também andam desarmadas ! As crianças da Faixa de Gaza que são brutalmente assassinadas pelos israelenses, sob o patrocínio americano, também andam desarmadas; os milhões de civis mortos em todas as guerras inventadas por eles,americanos, também andam desarmados; a fome no mundo todo mata 5000 crianças por dia, e os americanos gastam trilhões com armas para matar inocentes…
    A política imperialista americana é a causa maior do terrorismo mundial ! O maior fabricante de terrorista são os EUA, para manter sua indústria bélica funcionando a pleno vapor !
    Procure ler e informar-se melhor para ter uma visão mais clara e precisa dos fatos !
    Não acredite na globo, na veja, na época, na folha de sao paulo, no estadão, e nos afiliados da golob em todos os estados. Eles só defendem americanos, porque tem o interesse comercial deles….

    ruth

    Vou passar a acreditar só em vc a partir de agora… Assim fica melhor?

Gustavo Pamplona

Pessoal… Obama Bin Laden é "invenção" americana…

Ele de fato nunca existiu… afinal de contas.. só temos aquelas imagens do homem balbuciando palavras em árabe, como se nós ocidentais fôssemos capazes de entendê-las assim como o tal alfabeto.

Se nem a mídia judaico-cristã-ocidental são capazes de traduzir decentemente já que muitas destas mídias estão altamente cooptadas pelos governos.

Ou será que vocês esqueceram das teorias conspiratórias do 11/09?

Outra coisa, lembrem-se que o Bush na época era visto como um líder fraco, titubeante… um cowboy, um vaqueiro do Texas já que foi governador daquele estado mesmo ele tendo nascido em Connecticut assim como o Obama estava sendo até desde então.

Isto foi apenas uma tentativa do Obama de elevar a popularidade, conseguir uma reeleição (caso do Bush) e desviar a atenção dos reais problemas estaunidenses, caso do desemprego altíssimo, o déficit nas contas do governo e por aí vai.

Isto pode não acontecer agora… mas um dia se o Wikileaks ainda continuar existindo vamos saber toda a verdade.

    Brandon de Souza

    Vai te tratar rapaz… só falas besteiras mesmo… tenha paciência ..

    Bruno

    Eu adoro quando você escreve essas coisas e as pessoas te levam a sério, Gustavo…

liosant

americanos são tão covardes que matam inocentes do alto de um avião como se tivessem jogando game.

    Fabio SP

    É preciso muita coragem para jogar um avião cheio de passageiros contra um edifício cheio de gente, né?
    Deviam ter matado ele umas três vezes.

    liosant

    Você entendeu mal o que descrevi, quando me referi a covardia americana, foram as milhares de afegãos e iraquianos inocentes, tem vídeos espalhados ai na internet mostrando isso, não me referi a morte de osama.
    E se formos pensar como você devemos matar todas as pessoas que nos contraria.

César Sandri

Cada detalhe é uma piada!. O do DNA que feito no Bin ,por exemplo: _Tá fizeram o DNA do presunto e constataram que ele era o Laden. Pergunta: Os EUA já tinham o mapa genético do sujeito à tiracolo pra comtrapor ao teste realizado Pós morte? Sim Pq no teste de DNA não sai escrito : "Esse DNA é de tal sujeito". O que sai é uma sequencia de Gens , que chamamos de mapa genético. Qdo alguém reclama a paternidade , pede o DNA do suposto pai e o compara com o dele, se forem semelhantes então pode-se dizer que são pai e filho , mas é preciso dois mapas pra se contraporem, certo?Se já tinham o mapa dele. como conseguiram ? No tempo que o Osama era amigo dos EUA? Naquela época esse exame nem existia.

    Maria Alice

    Eu leio, há vários anos, que os EUA recolheram amostras genéticas dos irmãos e familiares do bin Laden, quando ainda moravam no país e também dos que moram fora. Parece que os familiares que renegavam Osama contribuíam com o serviço de inteligência em troca de proteção.

Jair

Mas qual a importância de se saber se ele tava armado ou nao, se tinha uma mulher na frente dele ou nao?

Alguém se preocupou com a forma como as vítimas desse facínora foram assassinadas? Quantos matérias fétidas como essa foram feitas em relação às vitimas desses terroristas desgraçados?

Quantos posts aqui no Viomundo foram abertos para tratar se as vítimas dessas canalhas foram mortas desarmadas?

Existe alguma vítima do terrorismo que podia se defender?

Quantas matérias foram feitas para tratar dos DEGOLADOS (AMARRADOS, INDEFESOS) e fuzilados a sangue frio por esses bárbaros desalmados e mostrados em vídeos para aterrorizar as pessoas?

Quando morre o cérebro do terror, os ocidentais se preocupam como ele foi sepultado, preocupam-se se ele estava ou nao desarmado ou se havia ou nao uma mulher como escudo!

Quando centenas de ocidentais indefesos sao trucidados e destroçados a sangue frio pelos terroristas islâmicos, NINGUÉM DÁ UM PIO! Ninguém fala nada.

Mas que inversão de valores absurda e maluca é essa?

Giancarlo Câmara

Os super treinados militares S. E. A. L.'s precisaram atirar na perna de uma mulher para detê-la e matar um homem de certa idade e doente, pois este reagiu "desarmado?". Nem a ROTA de SP seria tão "eficiente".

SILOÉ

A caça sistemática ao Bin Ladem não era tanto pelo ataque as torres mais sim pelo o que ele sabia do Bush, das armas, e do esquema, tanto é que a ordem foi de executar e se livrar do corpo jogando ao mar o mais rápido possível.
Se enterrassem, correriam o risco dele voltar além túmulo e contar tudo para qualquer vidente.

Silvana

Para que a justiça seja completa, Bush deve pagar pelos crimes de milhares de inocentes no Afeganistão, no Iraque e também em toda a América Latina.

Eduardo Guimarães

Homem de meia idade, doente, desarmado, obrigou tropa de elite treinada para combates mortais a atirar para se defender. Provavelmente ameaçou atingir os soldados com o Alcorão

    aurica_sp

    Excelente Eduardo!!!

    Mário SF Alves

    E que derrubou um helicóptero de combate.

SILOÉ

Foi ele que bateu com a cabeça no fuzil e o mesmo disparou.

ZePovinho

Eu só conheço uma espécie de grupo que reage,desarmado,contra tropa armada:o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.
Hoje acabei de conhecer mais um:Bin Laden,que é em dezembro de 2001 estava praticamante morto em consequência de problemas renais.

    Pedro

    Camarada, me desculpe, não entendi a referência ao Corpo de Fuzileiros Navais. O trecho "…grupo que reage,desarmado,contra tropa armada…" ficou meio obscuro. Você poderia clarear um pouco?
    Obrigado.
    Pedro.

Augusto

Resistiu, sim! Ele estava com um canivete na hora, ameaçando os marinheiros americanos…

Marcio Carneiro

Não acredito que o povo dos "direitos humanos" vão agora reclamar pelos "direitos" de Bin Laden.

    Ane

    Não, não caro Márcio!
    Agora que se abriu um precedente, queremos ver outros terroristas e malfeitores da humanidade pagando por seus crimes. A lista é grande, mas podemos começar com George Bush (os dois!), Vladmir Puttin, Milesovich, e por aí vai. Não podemos deixar de passar pelos milicos torturadores brasileiros da época da ditadura.
    E aí, topa?

    Fabio SP

    E os guerrilheiros do Araguaia…

    leandro

    Chavez, Fidel, Berlusconi, o da coreia do norte, a lista é grande….

    SILOÉ

    Deveria…

    Aline C. Pavia

    Não acredito que devemos nos regozijar com a matança, execução, vingança, premeditada e a sangue-frio.

    Agora decidimos quem vive e quem morre, é isso? Chegamos a isso neste planeta?

    Bruno

    Não sei que tipo de gente se relaciona com você, mas eu não conheço ninguém que "se regozijou" com a execução de bin Laden, pelo menos não neste hemisfério. Considerar certo eliminar um terrorista reconhecido e confesso é bem diferente de soltar rojões pela sua morte.

    Mário SF Alves

    Terrorista?!! Que terrorista é esse, meu caro Bruno? Ele, Osama Bin Laden, seria no máximo um atemorista a serviço da propaganda anti-terror. Não existe terrorista sem uma causa e não existe e nunca existirá uma à favor do inimigo.
    Quando e que momento ou circunstância esse dito "terrorista" contribuiu para a derrota do dito "inimigo"?

Deixe seu comentário

Leia também