MP denuncia Flávio Bolsonaro por organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Arquivo Pessoal

Flávio Bolsonaro é denunciado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa

Por Estadão

RIO – Após mais de dois anos de investigação do Ministério Público do Rio, o senador e ex-deputado estadual Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi denunciado por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A denúncia se dá no âmbito do Caso Queiroz, como ficou conhecido o processo das “rachadinhas” supostamente praticadas pelo filho do presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio.

Além de Flávio, foi denunciado o ex-assessor Fabrício Queiroz, apontado como operador do esquema, e outros 15 ex-assessores. O MP fala ainda em apropriação indébita.

A reportagem ainda apura quais ex-assessores também foram denunciados. Caso a Justiça aceite a denúncia, o filho de Bolsonaro e seus ex-assessores virarão réus.

A Promotoria ajuizou a denúncia no dia 19 de outubro, mas, como o desembargador relator estava de férias, a peça só chegou a ele nesta terça-feira, 3.

Queiroz está atualmente em prisão domiciliar.

Ele chegou a passar menos de um mês detido em Bangu, na zona oeste do Rio, mas conseguiu ir para casa por meio de habeas corpus.

O ex-assessor foi encontrado numa casa de Frederick Wassef, ex-advogado de Flávio, em Atibaia, São Paulo – o que foi considerado, junto com mensagens obtidas pelo MP, provas de que o grupo buscava se esconder das investigações.

Na denúncia apresentada à Justiça, o MP amarra uma série de informações que já haviam sido oferecidas ao longo da investigação.

Tudo gira em torno de Flávio ter supostamente se apropriado do dinheiro público da remuneração de seus assessores e, depois, praticado a lavagem desses recursos por meio da organização criminosa.

Desde o início do ano surgiam rumores de que a denúncia estava prestes a ser apresentada, dado o nível de embasamento das provas que o MP elencou ao longo da investigação.

No entanto, uma série de imbróglios judiciais, envolvendo principalmente o foro do senador, prorrogaram o andamento do caso.

Antes da denúncia, o processo estava nas mãos do subprocurador-geral de Justiça e Direitos Humanos, Ricardo Ribeiro Martins.

Quem tocou quase toda a investigação, contudo, foi o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc).

O MP apura, desde 2018, o suposto esquema de “rachadinha” no gabinete de Flávio. Assessores repassariam seus salários ao chefe por meio de Queiroz, o operador.

Ao longo das apurações, a Promotoria revelou ainda uma série de indícios de que o senador e ex-deputado teria “lavado” dinheiro por meio de imóveis e de uma franquia da rede Kopenhagen.

A defesa do senador Flávio Bolsonaro não quis comentar o depoimeinto de Luiza. Sobre a denúncia afirmou, em nota, que já era esperada, mas não se sustenta.

“Dentre vícios processuais e erros de narrativa e matemáticos, a tese acusatória forjada contra o Senador Bolsonaro se mostra inviável, porque desprovida de qualquer indício de prova. Não passa de uma crônica macabra e mal engendrada. Acreditamos que sequer será recebida pelo Órgão Especial. Todos os defeitos de forma e de fundo da denúncia serão pontuados e rebatidos em documento próprio, a ser protocolizado tao logo a defesa seja notificada para tanto”.

Já a defesa de Fabrício Queiroz ainda não se manifestou sobre as acusações de Luiza Souza. Sobre a denúncia , diz ter tomado conhecimento da notícia do oferecimento pelo MPRJ, sem, no entanto, ter tido acesso ao seu conteúdo.

“Inaugura-se a instância judicial, momento em que será possível exercer o contraditório defensivo, com a impugnação das provas acusatórias e produção de contraprovas que demonstrarão a improcedência das acusações e, logo, a sua inocência.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Henrique Martins

https://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/bolsonaro-ja-admite-que-biden-sera-presidente-dos-estados-unidos/

É claro que perderam essa. A suprema corte americana não vai aceitar ser usada diante dos olhos estarrecidos do mundo sem uma motivação legal ao menos desta vez porque Trump é louco. Os juízes sejam republicanos ou não têm uma reputação a zelar. Os presidentes passam e eles ficam. Biden é o democrata mais votado dos EUA simplesmente porque Trump é o pior presidente que essa nação já teve.
A propósito assessor, o significado da expressão ‘perdermos essa’ vocês vão sentir mesmo é quando seu Jair for derrubado, ou melhor, se derrubar.

Henrique Martins

Complementando comentário anterior:
Obviamente os democratas têm que acompanhar a recontagem de votos com lupa em ambos os casos.

Henrique Martins

Já que vai demorar 15 dias para recontar os votos do Wisconsin, os democratas precisam analisar se seria o caso de pedir a recontagem de votos direto pelo boletim de urna onde tiver havido a maior disparidade entre as pesquisas de opinião e o resultado das eleições a favor de Trump. Inclusive, será facílimo recontar os votos e se bobear nao vai demorar nem um dia.
Esse negócio de ‘voto oculto’ em Trump simplesmente não existe.

Se alguém puder faça a sugestão aoa democratas.

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2020/11/04/candidatura-de-trump-anuncia-pedido-de-recontagem-de-votos-no-wisconsin.htm

Agora o que acontece: Quem mede os outros pela própria régua é Trump. Ele pedindo a recontagem de votos é bom para Biden reafirmar a legitimidade da sua vitória porque uma vez confirmada a apuração Trump tem que fechar aquela bocarra. Simples assim. Esse movimento ferra com a estratégia dele de acusar Biden ds fraude. Se todo americano for idiota como Trump e sua turma a América do Norte está ferrada.

Se alguém conseguir avise os democratas URGENTE. Biden tem que fazer questão na recontagem de votos do Wisconsin.

Henrique Martins

https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2020/11/com-lideranca-em-michigan-e-wisconsin-biden-fica-proximo-da-vitoria.shtml

Olha aí o Wisconsin..
É nesse estado que eleição de Biden vai ser de lavada.
A propósito, viradas só podem acontecer a favor do demônio. Quando é com o lado adversário tem algo estranho. Risível.

Henrique Martins

https://noticias.uol.com.br/colunas/thais-oyama/2020/11/04/o-eleitor-oculto-de-trump-e-o-novo-erro-dos-institutos-de-pesquisa.htm

‘Eleitor oculto’?
Me engana que eu gosto.
Se não for respeitado o processo democrático na nação que se julga a mais poderosa do mundo podemos esquecer o regime democrático. Essa peste da extrema direita vai se espalhar pelo mundo. As eleições não vão valer se eles não forem os vencedores.
Mais não se preocupem. O Wisconsin foi determinante para a vitória fraudulenta de Trump em 2016 e será determinante agora para a derrota dele. A providência divina funciona com um bumerangue na mão.
Se ainda assim ele judicializar a suprema corte a despeito de todo o seu republicanismo vai deixa-lo na mão. A confirmar.

Deixe seu comentário

Leia também