Maria Carolina Trevisan: Obrigada, Marília Mendonça. Seu jeito de viver foi libertador para as mulheres

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Foto: Reprodução do twitter

Postura de Marília Mendonça foi libertadora para as mulheres

Por Maria Carolina Trevisan, no UOL

Marília Mendonça sonhou que fazia shows gratuitos em praças nas capitais do Brasil.

Inventou, então, surpresas em locais públicos de 27 cidades.

Mantinha sigilo sobre o lugar do show até o dia do evento, quando saía com a equipe panfletando pelas ruas, em lugares populares, as informações para o encontro que aconteceria naquela noite.

A ideia ousada resultou no DVD do álbum “Todos os Cantos”, lançado em fevereiro de 2019.

Essa turnê foi um retrato fiel de quem era Marília: uma mulher extremamente generosa, consciente do carinho que mobiliza do público e, por isso, muito grata. Foi para retribuir esse afeto que ela tornou o sonho realidade.

Marília tinha apreço pela simplicidade e respeito pelo outro, algo que andamos perdendo nos últimos anos.

Sua postura de mulher que encara de frente as desilusões amorosas, as tristezas da vida que todas nós passamos em algum momento ou estamos sujeitas a passar é revolucionária.

Ela trouxe para suas letras o ponto de vista da mulher em um ambiente dominado por homens, como é historicamente a música sertaneja. Com isso, impôs respeito sobre sentimentos das mulheres.

O “feminejo” entrou para a música popular brasileira em 2016.

“Infiel” foi um dos primeiros sucessos na voz de Marília, que também compôs a letra.

A música desafia o infiel a morar em um motel quando a traição é descoberta. Quem nunca teve um desejo semelhante?

Em “Ciumeira”, de 2018, Marília interpreta a história da mulher que é amante e tem de tolerar dividir seu amor com outra boca e outro corpo, vivendo em constante ciúme.

“Todo mundo vai sofrer”, de 2019, evoca a mesa de bar para curar as dores de amor. A música tem mais de 390 milhões de visualizações no youtube. Marília era um fenômeno.

Suas letras discutem as relações. Colocam o copo de cerveja, tradicionalmente associado ao comportamento masculino, como meio para o desabafo, a revolta e a volta por cima.

O jeito de Marília, tirando onda da própria tristeza, com humor, brincando com a bebida no palco, como em “Bebaça”, e entre amigos, aproximou a artista das mulheres. “Ressaca é o meu estado natural da vida. O melhor remédio é beber de novo”, disse, em uma apresentação.

Escutar Marília Mendonça é como trocar ideias com uma amiga íntima. É se entender amparada e acolhida. É acalmar a solidão. Por isso, o coro em seus shows era feito sobretudo de vozes femininas.

O jeito de viver de Marília foi libertador para as mulheres. Ela nomeou angústias, igualou posição com os homens nos relacionamentos amorosos e deu legitimidade aos sentimentos.

Mais de 100 mil pessoas foram se despedir da cantora e compositora em Goiânia. Sua voz é a mais ouvida do Brasil.

Perder alguém como Marília faz o país dar um mergulho mais profundo no nosso já prolongado luto — luto no Brasil é uma espiral em que parecemos estar presos, sucessões de tragédias.

Ao mesmo tempo, sua obra é tão transformadora que sua memória tem de ser honrada, preservada, multiplicada e tratada com o mesmo respeito que ela tinha pelas pessoas.

Nós é que somos gratos, Marília Mendonça. Obrigada.


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Zé Maria

Podem ter certeza de que a Imprensa Venal Zemista vai
culpar o Piloto ou uma Falha Mecânica ou Qualquer Coisa,
menos a Zemig dos quais os Cabos derrubaram a Aeronave.

O Programa Fantástico da Rede Globo já deu a dica:
“o avião voava muito baixo quando passava pelo local,
pouco antes de cair”, querendo dizer ‘a culpa é do Piloto
ou a Aeronave já estava avariada’.

Só não falou que o Piloto estava preparando o Avião
para pousar no Aeroporto que distava 2 Km da Torre
de Cabos de Transmissão da Zemig, nos quais bateu.

Aliás, depois do choque nos cabos elétricos da Zemig,
o Avião ficou sem um dos dois motores, e o Piloto
magistralmente tentou fazer um Pouso Forçado
no leito de um riacho no meio da mata, exatamente
para não se chocar com as árvores. E conseguiu.
Porém, infelizmente, a manobra não foi suficiente
para que os passageiros, ele e o co-piloto se salvassem.
Provavelmente todos morreram com politraumatismos
devido ao impacto no fundo pedregoso do riacho raso.
.
.
Segundo reportagem de Carlos Madeiro, do UOL,
“dois pilotos fizeram notificações no sistema oficial
da Aeronáutica, nos últimos três meses, alertando
sobre os riscos de antena e torre de energia [da Zemig]
sem iluminação, próximo ao aeródromo de Caratinga (MG)
para onde iria o avião que levava a cantora Marília Mendonça.

Os relatos oficiais constam no sistema público do DECEA
(Departamento de Controle Espaço Aéreo), da Aeronáutica.

Os relatos dos pilotos foram feitos no quadro de avisos aos
aeronavegantes, o chamado Notam (que é um documento
para divulgar, de forma antecipada, informação de interesse
direto e imediato à segurança, regularidade e eficiência da
navegação).

A primeira notificação, de 6 de julho, cita que há um obstáculo
(antena). Para isso, ele usa os termos “NEG LGTD”, que quer dizer
‘um objeto de forma não autorizada e não iluminada’.

O relato diz que isso viola o plano básico de zona de proteção.

A notificação ainda traz as coordenadas exatas.

A segunda notificação, de 13 de setembro, também cita “obstáculo
montado [torre da Zemig]” e traz os mesmos termos.”
[UOL, 05/11/2021]
.
Reportagem de Basília Rodrigues, da CNN, narra que “a rede
de fios [da Zemig] em que o avião da cantora se chocou
não estava dentro da zona de proteção do aeródromo, [SIC]
ou seja, não é considerada um obstáculo para pousos.

Por esse motivo, as informações disponibilizadas ao piloto, para o
preparo do plano de voo, não alertavam sobre a rede de cabos. [SIC]

De acordo com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA)
do Comando da Aeronáutica, o piloto sabia que na rota de pouso
havia outros obstáculos, não detalhados ainda pela FAB à reportagem,
mas eles não eram a torre de fios [SIC].

“O aviso, chamado de INFOTEMP, indicava obstáculos de
conhecimento obrigatório para os pilotos que pretendem
operar no aeródromo de Caratinga.
Importante ressaltar que os obstáculos que constam no aviso
não são os cabos de alta tensão” [da Zemig], explica a FAB.

As informações repassadas pela Aeronáutica, a pedido da CNN,
confirmam o que a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)
afirmou mais cedo de que a torre estava fora da zona de proteção,
portanto, não tinha proibição da FAB de ser construída no local.

“Pelo fato de a linha de transmissão naquele trecho em que ocorreu
o acidente estar além dos limites do Plano Básico de Proteção do
Aeródromo, esses cabos não fizeram parte de análise [SIC], segundo os
critérios da Organização de Aviação Civil Internacional”, explica o Decea.
[CNN, 06/11/2021, atualizado em 07/11/2021]
.
.

abelardo

O mundo ainda continua sem entender e sem conseguir traduzir fielmente alguns sinais de alerta e recados, que podem traduzir a razão causadora para o surgimento de determinadas tragédias.
Acontecimentos trágicos com celebridades do mundo artístico, não cessam de vitimar ídolos, principalmente os jovens na flor da idade, que experimentam o pleno apogeu do sucesso, da adoração popular e do reconhecimento internacional.
São tragédias que mexeram com o emocional de uma imensidão de fãs e admiradores. São tragédias que insistem em se fazer presente e que nos deixam mais órfãos e ao mesmo tempo muito mais confusos sobre as causas e os efeitos que misteriosamente carregam em si.
Tragédias, como a que vitimou a grande artista Marília Mendonça, uma das mais queridas e admiradas cantoras brasileiras, pode ter muito para nos dizer e nos avisar.
Porém, talvez ainda não tenhamos possuído o alcance espiritual para decifrar esses possíveis sinais e também não temos a mínima ideia de quando será possível.
Porém, se essas indesejáveis tragédias afetam e alteram as vidas, as emoções, as mentes e o imaginário de muitas pessoas, certamente temos que nos debruçar com mais atenção e eficiência sobre esta questão.
A emocionante sintonia que envolve as emoções do artista com o público é uma dádiva de Deus, que jamais se romperá, e pode ser que nessa relação de sintonia esteja o ponto de partida, para decifrar esses possíveis sinais.
Que Deus receba a alma de Marília Mendonça, que conforte seus familiares e os milhões de fãs, em todo mundo, que choram e sofrem com a sua inconsolável perda.

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