Marcos Coimbra: O eleitor brasileiro está apto a cuidar de si

Tempo de leitura: 3 min

11/06/2010 13:31:44

Eleger/Escolher

Já passa da hora de acabar com o paternalismo com que nossas elites veem o eleitor popular e de passar a respeitar o que ele quer. O eleitorado está apto a cuidar de si mesmo

por Marcos Coimbra, em Carta Capital

É possível olhar os eleitores brasileiros e vê-los de duas maneiras. Podemos considerar que são pessoas perfeitamente capazes de fazer escolhas, de assumir a responsabilidade por seus atos e de arcar com as consequências. Mas podemos ver o inverso, indivíduos incapazes de escolher racionalmente, que agem sem medir o impacto de suas decisões e que ignoram onde elas os conduzem.

Na primeira hipótese, tudo é mais simples na construção institucional. O desafio é encontrar os meios que assegurem a todos a possibilidade de exercer sua capacidade de escolha. Fundamentalmente, por meio da ampliação do acesso à educação e à informação. Daí em diante, a bola está com eles. Se escolherem bem, serão premiados.

Se não, pagam o preço estipulado. Combinado não é caro.

Se, no entanto, supomos que os eleitores são incapazes, temos um complicado problema de criação de garantias institucionais para protegê-los. Em última instância, de si mesmos. Se não conseguem fazer escolhas racionais, é necessário estabelecer anteparos que os defendam de sua irracionalidade.

Se a premissa é a incompetência do eleitor, precisamos de instituições tutelares. Como não consegue fazer as coisas certas, ele carece de quem o guie. Alguém superior, imbuído de instinto protetor. Que ocupe postos no Estado, por exemplo, no Judiciário e no Ministério Público, ou que esteja na própria sociedade. Talvez na imprensa, onde três em cada quatro jornalistas acham que sabem o que é bom para o eleitor.

Andamos muito no caminho da consolidação democrática nos últimos anos. Provavelmente mais nos 25 anos depois do fim da ditadura que nos primeiros cem de República. Em quase tudo mudamos para melhor no plano político.

Nosso eleitorado cresceu em tamanho, enquanto aumentou seu nível médio de escolaridade. Os segmentos de muito baixa escolaridade diminuíram e cresceu a participação das pessoas com mais tempo de escola. Neste ano, os eleitores com mais que o antigo curso ginasial, ou seja, com acesso ao segundo grau ou mais, serão perto de 50% do total. Os jovens nas famílias de baixa renda têm cerca do dobro da escolaridade de seus pais e quase quatro vezes mais que a de seus avós.

Enquanto aumentou, impulsionada pela escolaridade, a possibilidade de consumo da informação, ampliou-se em muito sua oferta, seja em mídias tradicionais (jornais populares, tevê a cabo, emissoras especializadas em notícias etc.), seja, especialmente, nas novas. Hoje a proporção de domicílios de renda menor com (bom) acesso à internet supera todas as expectativas que tínhamos há poucos anos.

O eleitorado envelheceu, à medida que o desenvolvimento trouxe a queda da natalidade e a elevação da expectativa de vida. Os eleitores mais maduros (com mais de 40 anos) já são quase a maioria. Deixamos de ser o país dos jovens.

Na política, isso quer dizer que não somos mais o país dos eleitores inexperientes. Com a estabilização institucional, sem golpes, sem intervenções autoritárias, as pessoas- foram aprendendo, na prática, o funcionamento da democracia. Hoje, votar tornou-se normal, não é mais um bicho de sete cabeças. Depois de ir às urnas duas,- três, dez vezes, o eleitor aprendeu as manhas das eleições e dos candidatos.

Apesar de todas essas mudanças, apesar do quanto amadureceu o eleitor brasileiro (adquiriu experiência, tornou-se mais informado e mais interessado), nossas elites teimam em vê-lo como um incapacitado. Insistem em tratá-lo como um bobo.

Nossa legislação eleitoral e nossos tribunais acham que cabe a eles o trabalho de proteger os eleitores das más influências. Andam com a ideia fixa de que precisam poupá-lo da “antecipação da campanha”, da propaganda “exagerada”. Vai ver alguns acreditam que o povo não sabe mesmo votar, que não consegue discernir.

Nossos juízes e procuradores que fiquem tranquilos. Os eleitores estão perfeitamente aptos a cuidar de si mesmos. Quando querem, punem os que fazem campanhas agressivas, excessivamente dispendiosas, os que forçam a barra, os que querem que eles engulam qualquer coisa.- Quem ouve a manifestação das pessoas nas pesquisas não tem razão para achar que elas carecem de proteção. Já passa da hora de acabar com o paternalismo com que nossas elites veem o eleitor popular e de passar a respeitar o que ele quer.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

augustinho

Me diga uma coisa: os nossos juizes de TREs & TSE.s, nossos supremos são capazes de ler com a humildade que o realismo impoes – ou com o realismo q a humildade basica deve impor – de ler este artigo de Coimbra?
Lhes faria muito bem.

Gerson Carneiro

Votei no CARA; agora voto na COROA.

Maria Dirce

Como moro muitos anos no interior de Sp e ja trabalhei nas eleições , pude observar atentamente que qto mais simples a pessoa é, mais obstinada naquilo que acredita.Qdo determina um candidato para votar, ninguém remove-a da idéia fixa.Acho bonito essa determinação.Antigamente falavam que compravam essas pessoas, davam dinheiro ou sexta básica, até aceitavam diante das necessidades emergentes, mas na hora de votar era em quem elas ja tinham determinado.

    dukrai

    lá em casa eu só brizolista desde menino e meus dois irmãos menores petistas. Na eleição de Brizola x Lula x Collor eu disse que pagava pra eles votarem no Brizola porque o Lula ia dançar no segundo turno e eles toparam na hora. Eu não sou besta pra acreditar naquelas traias, desisti de queimar o meu rico dinheirin, o Lula foi pro segundo turno e o Collor ganhou.

    Carlos

    O que a Globo que não faria contra o Brizola?
    Na resposta, considere o fiasco da manipulação da Proconsult.

adroaldo

Rezumindo: há ameaça de golpe, e ela vem do Judiciário.

Luiz

Completando o meu protesto conta a Vivo, moro em Caxias do Sul.

Luiz

É um absurdo. Tenho que usar conexão discada porque a Vivo segue caíndo e faz mais de 20 minutos que não têm sinal no modem. Que empresa mais fureca essa. Esses portugueses só têm compromisso em arrecadar seus dividendos. Atender seus clientes descentementes, parece que esse não é seu foco principal. Isso que estou pagando 119,90 mês para ter serviço de baixíssima qualidade. E a GVT, que tenho linha, continua a passos de tartaruga. Nâo avança nas áreas que só têm telefone via rádio.

    Jairo_Beraldo

    Eu tenho a GVT, e aqui em Goiania presta excelente serviço.

Luiz

Têm dois lados nessa história.
1 – Os que querem enganar o eleitorado (mídia), não estão tendo muito sucesso e vê esse eleitorado como "rebeldes imaturos" ou burros mesmos, e por isso, acreditam que eles necessitam de "guias espirituais" (todas as religiões se pautam por esse viés).
2 – Os mais informados sabem que o PIG é o PIG e o seu foco é desencaminhar os eleitores. Esses "mais informados" (eu, inclusive) acham que deve ter alguma instancia que possa substituir os que foram desinformados, desencaminhados por interesses rasteiros da grande imprensa. Acreditamos que eles não estão "aptos" a exercerem seus votos já que seu conhecimento é o que o PIG pretendeu que acreditassem que é o verdadeiro.
Acho que todos devem ter direito de errar. Isso é liberdade de escolher. Mesmo equivocados, eles sustentam com convicção essas opiniões e que podem afetar a vida de todos (embora não se dêem conta de que é opinião dos outros, não oriundas de suas experiências ou conhecimentos). Como são opiniões, podem mudar, com o tempo.

Roberto Takata

O mais bisonho é que a lei do Ficha Limpa – que institui parte da tutela do eleitor ao Judiciário – nasceu de uma iniciativa popular. Foi a própria população admitindo que não sabe escolher em que votar. Precisa de alguém pra "filtrar" maus elementos antes.

[]s,

Roberto Takata

RONALD

QUANDO ALGUEM SE VANGLORIAR DE QUE NÃO GOSTA DE POLITICA FALE SOBRE BERTOLT BRECHT SOBRE O ANALFABETO POLÍTICO: O Analfabeto Político Bertolt Brecht O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Marcos de Almeida

Eu quero vê o Serra pode mais do a que a Dilma que é a continuidade do Lula.Ele fala achando que o povo acredita que tudo está ruim, mas o povo sabe de hoje tem melhor renda ,trabalho e mais educação do que na época de FHC

Franklin

Depois da propaganda pra Serra nesta noite no Jornal Nacional fica uma pergunta: Por que ela, de vez em quando, dava close no filho de ACM, o senador ACM Júnior. Será que ele vai ser o vice? De qualquer maneira, Serra não precisa mais de tempo na TV, a Globo resolverá seu problema.

Igor

Para analistas políticos ouvidos pelo G1, o espaço de inserção do PSDB no Nordeste se reduziu à medida que o PT “engoliu” as alianças locais.

Serra é carregado por simpatizantes no Ceará;
PSDB aposta em palanques regionais no Nordeste
(Foto: Jarbas Oliveira/AE)

FONTE: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/notic

Mesma coisa de sempre…..PIG

luiz pinheiro

É a melhor análise política que li nos ultimos tempos.

ODEMAR LEOTTI

O horário do jornal nacional de hoje foi praticamente tomado pelo programa partidário do PSDB e de Serra. Se o TSE for honesto deve haver punição pois foi de forma descarada e desavergonhada a montagem do programa do Serra no Jornal Nacional de hoje. Enquanto sumiram a fala da Dilma o Serra e seus comparsas fizerm um comício para todo o Brasil no horário nobre. Com a palavra o TSE e o ministério público, principalmente a senhora Cureau. Azenha faça um material sobre isso nao é possível tanta tripudiação.

Nelson Quintanilha

"Nossa legislação eleitoral e nossos tribunais acham que cabe a eles o trabalho de proteger os eleitores das más influências."

Eles estão certos de pensarem dessa forma, somente deveriam mudar o foco e não deixar que pessoas golpistas e desonestas se candidatasse, já escutei muito que o povo não sabe votar e não penso dessa forma, acredito que o que não temos são bons candidatos, temos sempre que votar em um para que o outro pior não ganhe, isso é vida?
Para se tornar um funcionário publico tem que ter uma vida ilibada, parece que para o político é justamente o contrario.

    edineud aquino

    belo comentario sr.nelson .

Gerson Carneiro

Eu só voto no Serra se o Lula mandar.

    Nelson Quintanilha

    Nem assim companheiro!

    Jairo_Beraldo

    Não voto em tucano nem por decreto. Nem no Zé e nem em outro qualquer!

Vi o mundo: Marcos Coimbra: O eleitor brasileiro está apto a cuidar de si mesmo | Arlesophia

[…] dos ElefantesVi o mundo: Marcos Coimbra: O eleitor brasileiro está apto a cuidar de si mesmoFonte: Vi o mundo: Marcos Coimbra: O eleitor brasileiro está apto a cuidar de si mesmo 11/06/2010 13:31:44Eleger/EscolherJá passa da hora de acabar com o paternalismo com que nossas […]

Marat

Concordo em parte. Acho que aqui em SP há problemas seríssimos, que sempre resultam nas eleições desses incompetentes e malandros do PSDB… aqui os empregados domésticos sofrem lavagem cerebral dos patrões, que os pressionam a votar nesses pilantras… além disso, só lê veja e só se assiste globo nestas plagas. Aqui o trabalho de conscientização deve ser hercúleo!

Vania Costa

Aos defensores do Serrágio, ontem ele fez várias inserções no horário nobre da televisão, aqui no Rio Grande do Norte, dizendo: VCS QUE TÊM BOLSA FAMÍLIA, NÓS VAMOS AUMENTAR E AINDA PAGAR AOS FILHOS DOS MESMOS EM IDADE ESCOLAR PARA QUE FAÇAM O ENSINO PROFISSIONALIZANTE.ISSO DÁ PRA FAZER E NÓS VAMOS FAZER – não vou colocar aspas pois foi um entendimento meu. Sinceramente eu ri muito da cara do Serra, é puro desespero e como diz o Deputado Brizola de um CINISMO. Se alguém aí tiver esse vídeo para colocar no ar, vcs concordaram comigo. Deu uma peninha!!!!!!!!!!!!! Acho que foi idéia do amigo dele o Zegripino Maia, o do rabo de palha.

dukrai

no geral é isto mesmo, tirando o maniqueísmo de votar bem e ser premiado e votar mal pagar caro.
botar a culpa em três dos quatro jornalistas que sabem o que é bom para o eleitor é dar uma cacetada na Falha de SP sem passar recibo. no caso leia-se, otavinho, os filhos sem nome do Roberto Marinho e os herdeiros dos outros grupos da mídia.
A exceção é a Record?

SáeBenevides

É claro que esse texto vai despertar comentários agressivos e ofensivos. É compreensível.
A grande maioria de nossa classe média, mesmo os "educados e bem informados" doutores, desconhece o Brasil, sua gente e, principalmente, as mudanças ocorridas em nossa sociedade. Há, ainda, fortíssima dose de preconceito.
Esse afastamento da realidade leva a análises equivocadas,a surpresas com resultados de eleições.
Boa parte da própria oposição age orientada por esse desconhecimento, por uma visão da década de 1950.
Assim, quando a vaca vai para o brejo, a explicação é a "compra de votos".

william porto

O doutor Coimbra pode entender de estatistica, graficos, pesquisa…, mas do povo nao entende nada. Claro que ha uma sensivel melhora naquele eleirado lumpen, aqui do nordeste, essa melhora foi por causa dos programas do Lula e nao por consciecia demcratica. Vamos com calma, ha dois brasis, Agora, precisamos aprofundar os progrmas assistencialistas dando consciencia ao povo. Consciencia e emprego digno. Isso liberta, faz o miseravel cidadao.

Supertramp68

Conta uma de papagaio agora Marcos. O menor de 16 anos não pode dirigir, nem trabalhar mas vota pra presidente, a compra de votos é pratica generalizada, a urna eletronica é uma incognita e ninguem questiona e voce me diz que o eleitor cresceu? Então vamos acabar com o voto obrigatorio e suas penalidades (se não votar não entra em concurso publico não tira passaporte etc), só pra ver as praias cheias e as urnas vazias.

"Já passa da hora de acabar com o paternalismo com que nossas elites veem o eleitor popular e de passar a respeitar o que ele quer."
Essa frase representa o impoosivel. Como acabar com a paternalidade se é justamente essa paternalidade que o eleitor quer. Não é a toa que o Bolsa Esmola é um sucesso…

    japim

    Se o bolsa "esmola" a que vc se refere é tão ruím assim, pq os EEUU, a ONU o copiaram?
    Pq fez tanto sucesso na Índia emprestar dinheiro pra pobre, sem juros?
    Será que vc não deseja ser um tutor, conforme o camarada Marcos designa?
    Compra de votos existe quando o eleitor não tem opção de se decidir, em função dos candidatos, e quem se vende não tem idade. Como tutor, vc não acha que existe opção para o eleitor escolher agora? Ou vc acha que existe também um candidato ideal a ser criado?

    Supertramp68

    japim, nesses lugares tambem tem eleições, então…
    o divino nos deu a opção do plebiscito e já criou a candidata ideal (basta saber pra quem).

    Leider_Lincoln

    Olhem um exemplo do que eu disse, sobre a falta de cultura e a pobreza cultural e intelectual do nosso novo troll:
    "nesses lugares tambem tem eleições" a oralidade é quase absoluta, a pobreza léxica, franciscana. Se fosse alguém da elite _e não um papagaio qualquer, tentando aparecer_ escreveria: " nestes lugares também há eleições". Ele não usa o verbo "haver"; mas o "ter", como se este lhe fosse sinônimo. É apenas um coitado.
    Vir aqui posar de inteligente crítico, de "homem de direita" deve ser a alegria dele. Pobrezinho.

    Rodrigo Moura

    Só estou respondendo para dar mais ibope para ele, ja que o serra não vai ganhar as eleições, quero que o supertramp também seja feliz apesar disso, por isso participo desta conferência!

    Supertramp68

    Percebo que sua alegria é vir aqui debulhar seu bom português e se mostrar um "homem de esquerda" inteligente e de elite. Parabens pra você

    Leider_Lincoln

    Minha alegria é desmascarar trols e ver eles se posarem de vítimas, de coitados. Descobri por que você defende tanto os israelenses: gosta deste discurso, não é mesmo?
    "_Olha gente, o malvado esquerdista está me patrulhando, olhem como ele é mau, pobrezinho de mim!"
    Crie vergonha, rapaz. Isto é feio demais!
    E só para registro, muitos comentários meus tem erros crassos de digitação, sinal de que o faço com pressa, que trabalho. Quem tira onda de elite _ou isto ou você é um chauvinista dos mais sofríveis_ aqui é você, som suas posições embaladas a vácuo e compradas prontas.

    dukrai

    brilhante sacada, só podia ser linguista rs

    Carlos Borborema

    Caro super…
    O Bosa Família não se trata de paternalismo e sim de um direito social. O povo só quer de volta um pouco do tanto de impostos que pagam. Porque no Brasil quem paga imposto pra valer é o pobre trabalhador, os empresários repassam esse dever pra nós consumidores. Pra eles direitos, só direitos. E pra nós só os deveres? Nós queremos cidadania completa pra todos. Se rico pode receber dinheiro do governo, por que pobre não pode? Tem algum problema nisso? Não né! É só mais um dos preconceitos da grande mídia que classe média faz questão de repetir feito papagaio. E Marcos Coimbra, genial como sempre! Bela análise construída com dados concreto e muito estudo, coisa que a classe média não gosta muito de fazer… dá trabalho!
    Carlos Borborema – Vale do Jequitinhonha.

    Augusto

    Quando você (que escuta supertramp – tem gosto pra tudo!!!) fala em bolsa "esmola", sabemos como tu enxergas o mundo e como provavelmente age perante aos outros – não passas de mais um ruminante da "elite" que só pensa em sí – possivelmente tu és um destes que em feriadão se dirige ao Guarujá…. Para que pensar né supertramp, a imprensa colonizada já faz isto por ti….é prático…

    Leider_Lincoln

    O Supertramp não é elite, meu caro. Olha o português grosseiro, o linguajar de classe média baixa, as construções absolutamente aliterárias, nenhuma paráfrase, típico de alguém sem muita cultura e baixa formação intelectual. Escreve num português até correto, mas só. Nunca deve ter lido um clássico na vida. Ele pode ter delírios de elite, mas elite, nunca foi. É apenas um papagaio tolo. Não lhe dê atenção.

    José Carlos

    Cara, isso é a elite. É facil ouvir pessoas bem posicionadas economicamente falando "adêvogado", engolindo os "esses" do plural… Mas claro que tem muita gente que não é, mas está doido para ser da "elite branca" e acha que basta ter as mesmas opiniões que os quatrocentões (falidos) para sê-lo!!!

    dukrai

    krai, véi, rebentou

    ferrera13

    Supertramp68

    Votar não é obrigatório. Comparecer à seção eleitoral sim. Se não quer votar, dedão no branco e dedão no verde. Pronto!

Adalberto Fulgêncio

belo texto. as elites não perceberam que o Brasil está mudando e ajudando a mudar o mundo, de forma mundana, democrática, laica, contemprânea. belo texto. concordo plenamente.

Edv

Oinc! Oinc!… (extra! extra!)
Veja (emergência?), interrompeu a série de capas NÃO políticas, no estilo "deixa a Copa passar".
A capa desta semana é sobre o "equilibrio absoluto" entre os candidatos… "nunca houve uma disputa tão renhida"…
Ou seja tudo para disfarçar a linha consistente que SOBE, da candidata, e a que DESCE, do candidato deles.
Transformar tendência em foto, e não tirar foto da tendência. Tudo para pelo menos segurá-la, "congelá-la"…
Aí ficam tentando ressaltar e marcar o mero "ponto de encontro", agora tentando "perenizá-lo"…
Obviamente, utilizando os dados menos favoráveis à eles, do Ibope.

Urbano

Ainda nesta semana, quarta ou quinta-feira, em uma conversa com pessoas diversas, em que se falava sobre política e políticos, dentre as jovens presentes uma encheu o peito e argumentou que não votava em ninguém e que seu título era do Rio de Janeiro e, no entanto, nunca sentiu necessidade de sequer justificar ao TRE. Deixei passar o momento e numa outra situação em que eu corroborando com o que havia dito uma outra jovem, aproveitei a deixa e falei, como que por censura, mas o intuito era passar o lance de cidadania, que há pessoas que se vangloriam ao afirmar que não gosta de política, como que isso fosse a coisa mais inteligente do mundo, quando na verdade estão mesmo é dando uma de Pôncio Pilatos.

    Leonardo Câmara

    Pois é Urbano,

    Cidadania e política são a mesma coisa, uma em grego, outra em latim. No entanto, sob a influência de uma tentativa de metamorfosear as palavras, alguns tentam impor à política a pecha de coisa ruim.

    Qual seria o objetivo de quem planta essas ervas daninhas?

Jairo_Beraldo

"O eleitor brasileiro está apto a cuidar de si"…ainda escuto – "quanto vão pagar pelo meu voto" – aqui em Goiania. Lastimável!

    Marco Santo

    Amigo Jairo, "aqui em Goiania", com certeza é ou era o estilo Perillo da politica. Acredite o Brasil mudou e certamente o povo de Goiania também, veremos nas eleições que se aproximam.

    Gabriel

    Bom Jairo, isso pelo menos não é mais a maioria dos casos. As milhões de pessoas que dependiam de benesses de políticos para sobreviverem hoje em dia possuem uma maior independência com relação a esse tipo de política, ao do curral e da cesta básica.

Deixe seu comentário

Leia também