Juvandia Moreira: Proibir celular em agências bancárias é ineficiente

Tempo de leitura: 2 min

Nota do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região considera ineficiente a proibição do uso de celular em agências bancárias como medida para coibir o chamado golpe da “saidinha” de banco. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 132/2010, da vereadora Sandra Tadeu (DEM), que proíbe o uso de celulares no interior das agências bancárias.

A entidade cobra do prefeito Gilberto Kassab veto ao projeto por considerá-lo um equívoco, já que tolhe um direito dos clientes ao mesmo tempo em que transfere a eles a responsabilidade que é da federação dos bancos (Fenaban), de assegurar medidas que garantam a integridade dos usuários das instituições financeiras.

Além disso, a medida é inócua porque não contribui para combater o crime. Proibir o uso do celular nas agências em hipótese alguma vai resolver o problema. A ideia é que sem o celular o criminoso que está dentro da agência não poderia informar o comparsa do lado de fora sobre quem sacou grande quantia em dinheiro. Mas devemos lembrar que há 10, 15 anos, quando o uso do celular não era comum, o golpe já existia. Na época, os criminosos usavam outros meios para identificar as vítimas.

Outro problema que no mínimo causa dúvida refere-se à fiscalização remetida à subprefeitura. Tendo em vista que na capital paulista há 2.449 agências funcionando pelo menos seis horas por dia, cinco dias da semana, perguntamos se a subprefeitura terá pessoal suficiente para fazer a fiscalização nos locais.

Apoiamos mecanismos que impeçam a visualização das transações na boca dos caixas e nos terminais de auto-atendimento. Uma dessas medidas é a implantação de biombos entre os caixas e as filas, que já é prevista em lei, apesar de ainda não ter sido implementada pelos bancos. Defendemos ainda a isenção de tarifas para transferências de recursos (DOC, TED, ordens de pagamento etc), de forma a desestimular os saques de grandes quantias.

Juvandia Moreira
Presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Almerindo

"Defendemos ainda a isenção de tarifas para transferências de recursos (DOC, TED, ordens de pagamento etc), de forma a desestimular os saques de grandes quantias."

Essa isenção já deveria existir A MUITO ANOS!!!!!!!!

    Marcelo de Matos

    Apoiado, Almerindo. Algumas pessoas, para economizar o dinheiro da tarifa, correm risco desnecessário.

Marcelo de Matos

O Sindicato dos bancários devia ater-se, unicamente, às questões de interesse da classe, como salário, condições de trabalho, adicional de periculosidade. É ridícula essa intervenção do sindicato em questões de segurança dos clientes. Dizer que a medida do Prefeito “tolhe um direito do cliente” e “é inócua porque não contribui para combater o crime”, é extrapolar as atribuições de um sindicato de trabalhadores. Cada macaco em seu galho. A violência atinge índices alarmantes. Hoje bem cedo fui acordado por um parente que teve seu carro roubado a mão armada. Já se pensou em proibir os motociclistas de transportarem carona. Pode ser uma medida discricionária, mas, reduziria em muito a onda de assaltos. Se o Congresso resolvesse torná-la lei, eu não iria protestar. Não caberia, também, ao sindicato dos motociclistas, ou motoqueiros, como se diz por aí, dizer se é legítima ou ilegítima. O governo tem de agir para conter a violência, claro que dentro da legalidade.

Fernando

Não há paz sem justiça social.

Enquanto houver bancos, haverá violência.

Gerson Carneiro

Sempre medidas paliativas e ineficientes cujo ônus sobra para os clientes.
Investimento de verdade em segurança, incluindo gasto com pessoal, é sempre evitado.
Se a proibição do uso do celular não se mostrar eficiente (e não será) vão proibir o saque de dinheiro nas agências bancárias. Aguardaremos…

Em tempo: outro dia havia um post aqui no viomundo falando sobre a transferência da atribuição de caixa bancário para atendentes de farmácia e supermercados, pois não é que até o PoupaTempo em São Paulo está forjando agência do Banco do Brasil. E com um pessoal terceirizado que não é funcionário nem do Banco nem do PoupaTempo.

José Eduardo Camargo

Também acho uma estupidez essa proibição. Como todos sabemos, ao usarmos caixas eletrônicos ficamos totalmente expostos aos olhares. Bimbos, cabines e seguranças postados também do lado de fora das agências seriam as melhores soluções. Mas vá dizer isso aos banqueiros!

José Livramento

A Inglaterra e e muitos países europeus obrigam o banco a garantir a segurança e segurar o dinheiro dos seus clientes num raio de 40 metros (inglaterra) da agência. Os bancos botam vários seguranças nas ruas e tem fortes sistemas de segurança por câmera para evitar e pegar rapidamente os bandidos… Há inclusive seguradoras especializadas protegendo os bancos…

Mas aqui não… É pedir demais isso pra Itaús e Bradescos da vida com seus 10 bilhões de lucro líquido anuais que reforcem sua segurança nas suas agências pelo país. Isso não… Prejudiquem os 99,9% de pessoas que usam celular e nunca cometem este tipo de crime…

Tinha que ser do DEM essa proposta. A vanguarda do atraso.

Polengo

Deviam proibir celular em todos os locais. Coisa mais inútil.
A propósito, deviam proibir também os bancos de existirem. Coisa mais indecente.

    Klaus

    Acho que só na Coreia do Norte é assim. Boa viagem!

    Marcos Frota

    Klaus, esses esquerdopatas do dinheiro alheio são só garganta, vivem e gostam do bem bom do capitalismo selvagem…. esses esquerdopatas de mesa de bar não passam é de mentirosos e demagogos.

    Polengo

    Caros:
    Convenhamos, os bancos são tão bonzinhos… os maiores santos que existem no mundo.
    Bandido é o cara que pega 3 conduções para receber um salário mínimo.

jose

Não é inócua nada, a proibição dos celulares é sim muito oportuna e não impede que se cobre da Febraban outras medidas p aumentar a segurança, o celular facilita a vida dos larápios sim e se os bancários forem contra vai pegar muito mal é pra eles, porque não apoiar uma medida q vise a segurança dos clientes? Assim fica parecendo que os bancarios fazem parte do esquema e não querem perder a boquinha, cuidado heim.

    Fernando

    As filas dos bancos são muito rápidas, e ninguém tem mais nada o que fazer do que ficar na fila dos bancos. Quando eu me aposentar talvez eu mude minha opinião…KKKKK

Gustavo Pamplona

Deem uma olhada nisto aqui:
http://g1.globo.com/videos/jornal-nacional/v/blec

Sobre os apagões da Eletropaulo, nem um pio… É ou não é interessante?

—-
Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
Desde Jun/2007 piando apagões da Eletropaulo no "Vi o Mundo"! ;-)

Deixe seu comentário

Leia também