Instituto Vladimir Herzog repudia ataques a jornalista que denunciou esquema de Mandetta

Tempo de leitura: 2 min
Foto Wikipedia

Instituto Vladimir Herzog repudia ataque a jornalista do Mato Grosso do Sul

via e-mail

O Instituto Vladimir Herzog vem por meio desta nota denunciar e repudiar de forma veemente os ataques virtuais que o jornalista independente Gilmar Ferreira, do Mato Grosso do Sul, vem sofrendo após publicar uma matéria sobre a conduta no mínimo questionável do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo matéria publicada por Gilmar em suas redes sociais, e também por outros veículos de maior porte, como o jornal Folha de S. Paulo e os portais UOL e G1, o ministério da Saúde aproveitou a emergência do avanço do coronavírus no Brasil, que permite ao governo fazer contratações sem a realização de licitação, para beneficiar antigos amigos.

Conforme publicado no Diário Oficial da União na semana passada, a pasta fez uma compra de aventais hospitalares no valor de R﹩ 700 mil da Prosanis Indústria e Comércio de Produtos Médicos e Hospitalares Ltda.

De acordo com a Receita Federal, a Prosanis, aberta em 2013, tem em seu quadro societário o empresário Aurélio Nogueira Costa, que tem outros negócios no ramo. Entre eles, a Cirumed Comércio Ltda., aberta em 1991 e que foi a principal empresa doadora de campanha de Mandetta nas duas vezes em que ele disputou uma vaga de deputado federal.

A Cirumed tem um vasto histórico de envolvimento em irregularidades apontadas por órgãos de fiscalização e é alvo de inquérito civil do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, que apura irregularidades no Hospital Regional do Estado envolvendo notas fiscais frias.

Após a publicação da matéria evidenciando tais irregularidades, Gilmar Ferreira passou a ser covardemente ofendido e ameaçado, o que o obrigou a encerrar suas contas em redes sociais.

O jornalista já está tomando as medidas jurídicas cabíveis e já acionou o Ministério Público do Mato Grosso do Sul para tomar as devidas providências em relação aos crimes que vem sendo cometidos contra ele.

Portanto, pedimos às entidades responsáveis que identifiquem, investiguem e punam os responsáveis o mais rápido possível.

Não podemos mais aceitar este cenário de ataques covardes e sistemáticos a jornalistas, comunicadores, adversários políticos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e a todos que fazem críticas ou, de alguma forma, se opõem ao atual governo e seus representantes.

Há mais de dez anos, o Instituto Vladimir Herzog — entidade que leva o nome de um cidadão brutalmente torturado e assassinado por fazer jornalismo — trabalha para fazer com que a sociedade se mobilize na defesa pela democracia, pelos direitos humanos e pela liberdade de expressão. Neste sentido, destacamos aqui um de nossos projetos: a Rede Nacional de Proteção a Comunicadores, iniciativa que tem como objetivo a criação de uma ferramenta que garanta a atuação livre e segura de jornalistas e comunicadores que, constantemente, são alvos de ameaças, agressões e assassinatos.

Por meio deste e de tantos outros projetos, reafirmamos nossa missão de cultivar e defender a livre circulação de ideias e reforçamos nosso compromisso em reagir a cada tentativa de cerceamento da liberdade de expressão.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

orlando balbino neto

Esse maçom nazi-fascista mandeta mengele é um assassino hecatombista! Foi um dos principais responsáveis pela sumária extinção do programa “MAIS MÉDICOS”, onde mais de 25 milhões de pobres deixaram de ser atendidos por médicos e estão 100% jogados ao Deus dará desde 2018!!!! Isso que esse canalha assassino está fazendo, é pior do que o holocausto de hitler que assassinou 6 milhões de judeus.

Joel dourado

Quem é verdadeiramente politicamente correto pra pelo menos apontar alguma corrupção em Jair Messias Bolsonaro? 28 anos de parlamentar que nao tem NENHUMA acusação em seu nome! Esquerdopatas, vcs com os esquemas de corrupção destruíram a moral e a ética e a estrutura financeira do nosso Brasil, não me venha agora dizer que em 1 ano de governo Bolsonaro tem q resolver a podridão deixada pelo PT!

Edison Maranhao

Existe um ditado que diz:
Passarinho que come pedra sabe o fiofo que tem.
Está é uma profissão de risco.

Martins

Nada como uma boa e velha ditadura para os paladinos da moral, ética e da família se lambuzem à vontade com o erário público sem que ninguém abra a boca, né? Não teríamos um chato de um jornlista caxias pra nos aporrinhar, ia logo pro pau-de-arara, táoquei?

    Rubens josé dos Reis

    Como pode alguém Apoiar a Ditadura com assassinos, ? hoje o mundo caminha , no sentido de acabar com os últimos ditadores.

Maria de fatima bastos

O sr ministro é igual a toda a equipe incompetente e anti-pobre do Governo Bolsonaro.Ao dizer que o SUS entrará em colapso em abril mostra que não tem conhecimento da área que é responsável.No RJ, o SUS já está em colapso há décadas devido os desvios,a corrupção e as leis que impedem o investimento no setor.Inclusive,o sr. sinistro é ciente que o Hospital de Bonsucesso é dirigido por milicianos a até agora não fez nada.Fora Bolsonaro,seus sinistros e soldados.

    Anna Quadros

    Excelente sua colocação Maria de Fátima! O Matadouro Bonsucesso é realmente dos milicianos. E as OSs são desses sem-vergonhas políticos.

    Gedeon

    Maria, está colapsado não é de agora verdade? Já vem desde a época dos outros ladroes que devem ser do seu partido né? Os petistas nunca fizeram Cobranca e agora jogam a culpa no governo atual. Bando de baba ovo do Lula

a.ali

não é de se admirar já que faz parte desse DESgoverno, então, é o momento de “pagar” o “investimento” em sua campanha…
todo nosso apoio ao corajoso jornalista!

Deixe seu comentário

Leia também