Fidel manda bico para fora do estádio

Tempo de leitura: 3 min

O erro de Fidel: Maradona não é o melhor

por Breno Altman, no Opera Mundi

O líder histórico da revolução cubana, em artigo publicado na imprensa nessa quinta-feira (17/06), intitulado “A contenda inevitável”, lá pelas tantas declara que Diego Maradona foi “o melhor jogador da história do esporte”. Fiquei estarrecido com a avaliação. Como é que pode um dirigente experiente e culto abraçar assim a ilusão que embala os argentinos?

Não é a primeira vez que expressa tal opinião. No final de 2001, durante reunião do Foro de São Paulo (a entidade que congrega os partidos de esquerda da América Latina), realizada em Havana, ouvi a mesma consideração. Estava cobrindo o evento para uma revista brasileira quando Fidel, depois do discurso de encerramento, derreteu-se em elogios ao boleiro portenho diante dos jornalistas presentes.

Confesso que fiquei indignado. Protestei com veemência, da platéia. Seguiu-se discussão ardida, mas bem-humorada. Logo vi que o comandante não entendia bulhufas de futebol. Estava era encantando com a solidariedade de Maradona à revolução cubana. Fiz o que qualquer apreciador sensato de futebol faria, contrapondo Pelé à sua nova idolatria. Meus argumentos, como era de se esperar, parecem ter sido solenemente desconsiderados.

Diego Maradona foi, sem dúvida, um grande craque. Brilhou nas equipes do Boca Juniors e Napoli. Conquistou a Copa do Mundo com o selecionado argentino em 1986, apresentando um desempenho espetacular. No saldo geral de sua carreira, marcou 345 gols em 678 partidas, em vinte anos nos gramados.

Driblava como um mágico. Tinha uma canhota impiedosa, que compensava sua direita meio cega. Baixinho e troncudo, o cabeceio não era seu forte. Mas equilibrava essas poucas debilidades com uma tremenda visão de jogo. Era um armador nato, sensacional, que servia ao time. Está entre os melhores, no panteão da glória esportiva.

Apenas os argentinos, contudo, por razões afetivas e patrióticas, têm direito de considerá-lo o número um. Ainda que, dizem as más línguas, nossos vizinhos ao sul achem Maradona o melhor do mundo e um dos melhores jogadores portenhos de todos os tempos…

A um líder do quilate de Fidel, porém, não caberia comprar esse gato por lebre. Se pudesse estudar o futebol com uma enésima parte do empenho e racionalidade que dedica aos problemas políticos e econômicos, perceberia o grave erro que está cometendo em sua afirmação. Maradona pode ser mais progressista que Pelé, mas revela-se abissal a distância entre o futebol dos dois astros.

Incomparável é a expressão mais modesta que pode ser dita sobre a estrela máxima do Santos e da seleção brasileira. Não é à toa que foi chamado, aos 18 anos incompletos, de rei do futebol. Meia como Maradona, marcou 1217 gols em 1285 partidas oficiais. Fez de seu time o melhor esquadrão jamais visto. Por três vezes esteve em campeonatos mundiais vencidos pelo Brasil.

Especialistas de todos os continentes o indicaram como o maior atleta do século XX. Era perfeito em todos os fundamentos da bola. Driblando, cabeceando, batendo de esquerda ou direita, dentro ou fora da área, em todas as formas e cores forjou-se como jogador insuperável. Nunca houve nem haverá craque como Pelé. Seu trono é uno e indivisível.

Sua arte alcançou tamanha estatura que fez dele, ao lado do pugilista Muhammad Ali e do corredor Jesse Owens, os únicos esportistas guindados ao cume da história humana, ao lado dos grandes artistas, intelectuais e líderes políticos, entre eles Fidel Castro Ruz.

Sem Pelé, talvez fosse inimaginável o papel do futebol como entretenimento de multidões e fator de construção da identidade nacional de tantos povos. Suas idéias e valores eventualmente tenham sido sempre conservadores, mas foi um dos primeiros negros e pobres a conquistar espaço em um mundo de ricos brancos.

O comandante deveria prestar mais atenção a essa história. Aos fatos, números, cenas e conquistas. Maradona é um amigo, mora do lado esquerdo do peito, companheiro Fidel, mas não é primus inter pares. Em nome da unidade latino-americana, e por seus próprios méritos, basta que seja tratado como o mais talentoso e rebelde súdito do rei de todos os campos e estádios, de todas as épocas e gerações.

Breno Altman é jornalista e diretor editorial de Opera Mundi (www.operamundi.com.br)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Lavrentiy P. Beria

Amigos, jogador por jogador Pelé, claro, foi muito mais, mas como ser humano, mesmo com o tubé de drogas consumido, eu acho Maradona muito mais sensacional que Pelé. Qual a identidade que Pelé tem com o POVO brasileiro? ZERO. Se resume a coletâneas nostálgicas de cenas passadas… O Maradona anda no meio do povo, é adorado pelo POVO ARGENTINO… e o Pelé? É adorado pelo povo brasileiro? Acho que não… Pelé gosta de sair na CARAS, andar com poderosos apenas… Eu, particularmente, acho ele um canalha, inclusive. Agora, foi o maior de todos nas 4 linhas. Abraços!!!

Angelo

Pô!!!
Ronaldo é gordo
Rivelino só acertava a bola de calcanhar
Pelé é conservador
Zico não sabia bater penalti
EEUU foi algoz de Cuba ( É dose)
Maradona um exemplo para a juventude (outra dose)

Ninguém elogia o Lula!?
Ele bate um bolão!
Isso é discriminação porque ele é nordestino,claro que é.
Nunca nesse país blá blá blá………………………….

Kanhotão

Ô complexo de vira lata.
Pelé sempre será o melhor jogador de futebol de todos os tempos, fator extra campo não interessa.
O maradona no máximo se iguala ao Romário. Mas o que me deixa P da vida é o fato do Maradona se referir ao Brasil e ao Pelé sempre com desdém ou esculhanbando mesmo; e parte do povinho aqui e grande parte da mídia tupiniquim, vivem elogiando o argentino e dando repercussão as chacotas e xingamentos que o dito cujo vomita .
Lamentável, enquanto ele (s) lá fingem que nós aqui nem existimos, o povo daqui além do lambe botas, ainda compara Pelé o Rei do Futebol com maradona? Fala sério. Ainda falando de Futebol, o Romário na minha opinião foi o maior finalizador quando de frente pro gol que o mundo já viu. O resto é politicagem e papo pra sociólogo, psicólogos e outros.

fabio cruz

maradona não passa de um mal exemplo..romário é muito melhor que ele…pelé é rei e gênio..não é obrigado a reconhecer filho se não quiser…

Julio Silveira

O unico jogador que se nivelou ao pelé está morto desde 1983, chamava-se mané Garrincha.
Esses dois foram genios do esporte bretão. Maradona comparava-se ao Rivelino, teve o brilho que teve por que em seu tempo o futebol não tinha mais os craques ao nivel dos que tiveram no passado, e quando algum podia lhe fazer sombra ele batisava a água.

LuisCPPrudente

Pelé do meu Santos Futebol Clube foi o maior dentro do campo, foi insuperável.

Mas fora do campo, Pelé é superado por muitos jogadores.

Maradona dentro do campo foi gênio, mas está muito distante do Rei. No entanto, Maradona está muito a frente de Pelé fora do campo.

    fabio cruz

    que eu saiba pelé nunca foi viciado em cocaina..

    pelé é incomparável…rei

Sérgio

Não dá pra comparar craques de épocas diferentes? Por que não? Se, por exemplo, até mesmo os maiores especialistas colocam Bach anos-luz à frente de Beethoven, Mozart, Liszt? São "craques" da músca clássica, de épocas diferentes e estilos diferentes e mesmo assim a comparação existe. Por que no esporte seria diferente? Bach é o Pelé das músicas e o Pelé é o Bach do futebol.

Maradona estaria, no máximo, para o Wagner do futebol (o que não é poca coisa).

Para entender: http://ducacete.blogspot.com/2010/04/sincretismo-

Carlos Ribeiro

O Maradona sem dúvida alguma, foi o jogador que mais se aproximou do Pelé. Quando vejo jogadas do Maradona sempre me pergunto; será que nesse dia, ele cheirou muito?

Elias São Paulo SP

Fangio ganhou cinco mundiais de Fórmula 1, e Senna ganhou três. Dois expoentes dessa modalidade esportiva. Ayrton visitou Fangio na Argentina e ambos manifestaram afeição e respeito recíprocos. Schumacher ganhou sete vezes. E daí? Campeões são campeões não tem o que comparar. Pelé e Maradona deram ao mundo momentos inesquecíveis. Outros vieram e ofereceram as mesmas alegrias. Essas picuinhas servem apenas para preencher o dia-a-dia das páginas esportivas.

Marcos Roma Santa

Se Pelé foi o melhor jogador do mundo ou não, eu não sei. O que sei sobre Pelé é que ele sempre foi um bom menino a serviço de interesses corporativos não tão apaixonantes quanto seu futebol, mas altamente lucrativos, inclusive para ele. Quanto ao argumento do uso de drogas (prática que considero lamentável, em qualquer pessoa), para desqualificar Maradona, havemos, nós brasileiros, de ter um certo cuidado; afinal, vez por outra, descobrimos, em meio à cortina de fumaça sobre o assunto, em que nossa imprensa futebolística é especialista, que alguns de nossos grandes, super, hipercraques também possuem lá seus telhados de vidro.

Nelson

Creio que nossa colega Geysa Guimarães se equivoca ao afirmar que “até por ter sido notório usuário de drogas, Maradona já perde essa”. Em primeiro lugar, porque não é esse o foco do texto de Altman. A comparação que é feita diz respeito ao desempenho futebolístico de cada um e não o da vida pessoal.
Poder-se-ia argumentar que o uso de cocaína teria dado um algo a mais a Maradona que possibilitou a ele tornar-se o jogador fenomenal que foi? Não é o caso; a cocaína debilita o corpo e acabou diminuindo o rendimento físico do argentino, que terminou precocemente sua carreira por causa disso.
Mas se a comparação cair na questão pessoal, podemos dizer que Pelé também tem suas máculas, que são muito pouco ou quase nada ressaltadas se comparadas com o enfoque dado às de Maradona. Ao usar cocaína, o El Pibe prejudicou muito mais a si mesmo do que a outras pessoas.
Já o que dizer do nosso Pelé quando pôs-se a fazer comercial de remédios, vitaminas, por exemplo? Pode-se afirmar que, para ganhar um “pouco” mais de dinheiro, ele estava induzindo, com todo o seu cartaz, toda a sua popularidade, milhões de brasileiros a se automedicarem, a se drogarem?

Nelson

Na verdade, acho essa história de comparação uma coisa esdrúxula, “um saco”,uma perda de tempo. Até porque os dois, Pelé e Maradona, jogaram em épocas muito diferentes, como bem acentua o Flávio Cunha.

Sobre essa coisa de comparação de quem é o melhor, fico com a resposta que o excepcional piloto austríaco de Fórmula 1, Niki Lauda, deu, após retornar às pistas e voltar a ganhar o campeonato, seu terceiro título, depois de ter sofrido um pavoroso acidente em que esteve à beira da morte. A pergunta “Muitos dizem que você é o melhor de todos os tempos, o que você tem a declarar sobre isso?”, Lauda respondeu de forma simples e humilde, como um grande campeão, afirmando que não havia como fazer comparação em decorrência das épocas diferentes que a Fórmula 1 já tinha vivido até aquele momento.

Nelson

Acho até que o Altman tem razão em afirmar que o Pelé foi o maior. Porém, afirmar que “Nunca houve nem haverá craque como Pelé” é um tanto temerário. Sabemos que em muitas áreas das atividades humanas, a tendência é de que as gerações que vão se sucedendo venham a superar o feito das anteriores. Assim ocorre no esporte e nas ciências, por exemplo.
Quem imaginaria que surgiria alguém a superar o fenomenal Fangio em poles e vitórias na Fórmula 1? Pois, nos anos 1980 surgiram Alain Prost e Ayrtons Senna para superar o argentino. E logo depois, viria o Schumacher a superar todos os que o antecederam.

ricardo silveira

Fidel está entre os maiores estadistas que o mundo já teve, mas o que ele pensa sobre futebol não tem nenhuma importância. É apenas a manifestação de um torcedor sem nenhum conhecimento sobre futebol.

Edson

Sobre o Pelé na Copa de 94, me lembro da gravata que usava no dia da decisão, simbolizando a bandeira dos EUA. Nunca mais esquecí. Políticamente o Maradona é mais craque. Jamais faria isso.

@MiguelBBargas

Eu concordo com Fidel: Maradona foi o melhor jogador do planeta. Pelé era um extraterrestre. Logo, ele foi o melhor da galáxia. Fidel sempre pensando na frente. Viva Fidel! Viva Raul! Viva Cuba!

Leo

Maradona fez boa propaganda de Cuba indo se recupera lá. Nada mais natural que Fidel tenha dito isso.

O melhor da história foi o Zico.

José Honório

Muitos brasileiros pensam como Fidel, inclusive eu. Garrincha e Maradona foram os maiores jogadores de todos os tempos. Foram os únicos jogadores que deram uma copa para seus países fazendo 90% do serviço. Pelé nas copas só foi uma estrela em constelações. Sou brasileiro e gostaria de pensar como todos, mas por dever de justiça coloco
aradona e garrincha acima de Pelé. Pelé ganha do Maradona no quesito caráter, mas futebolisticamente foi inferior.

Anderson

Eu não posso dizer qual dos dois foi melhor, não vi o tal do Pelé e do Maradonna vi jogos no final da carreira.

Só sei que os vídeos do Maradonna no youtube são mais legais

Jorge de Souza

Torço pelo Santos e acompanhei a carreira de Pelé, o vi jogar muitas vezes, assim como vi o Maradona, do alto dos meus sessenta e oito anos. Acompanhei, também o sofrimento da filha que Pelé não reconheceu, a Sandra Arantes do Nascimento. Por isso, embora santista, sinto vergonha de um ser humano como esse sr. Edson Arantes do Nascimento. Viva dom Diego Armando Maradona, um ser humano com desacertos, como todos, mas HUMANO.

Jorge de Souza

Nem Pelé nem Maradona. Para mim (podem discordar que não mudo de opinião), os melhores jogadores de futeból de todos os tempos foram, pela ordem: Franz Beckenbauer (O Kaiser), Puskas, Kruiff e Mané Garrincha. Aliás, "O Kaiser" só perde para o Pelé no jogo da mídia.

Elvys

Se a pauta for futebol, não tem jeito: Pelé é muitissimo superior à Maradona!!!! Ah, ao lado dele no panteão do futebol, ainda temos o Mané Garrincha. Alguem já assistiu um documentário da BBC sobre futebol? Pois é, a primeira parte mostra desde o nascimento até a popularização do futebol. A segunda parte é sobre os jogadores. Qual imagem aparece sintetizando tudo? Pelé e Garrincha!!!! Começaram essa parte justamente com os dois maiores nomes (ou Deuses não seria melhor?) Oras, não é bairrismo, é o reconhecimento – muito mais que merecido – internacional!!!!! Eta discussão que não termina!!!

Artur

O Pelé perde em caráter. Um "homem" que rejeita um filho (Sandra já falecida) é o que há de pior. Um lixo. Ele estava com medo que ela tirasse um pedaço de sua fortuna. Aquela que ele acha que vai levar para o paraíso.
Se for citado o caso da cocaína do Maradona, pelo menos ele foi homem e assumiu. Tratou-se e hoje parece curado.
Já por aqui os jogadores aparecem em festas regadas a pó, com metralhadores nas maõs, em companhia de traficas e assassinos, etc. Mas como têm a mídia nas mãos (todos perderemos, dizem o assessor e o empresário) acoberta-se o caso. Ah, se fosse um pobre. Tenho minhas dúvidas se o Pelé nunca fez isso.
Caráter não há como arrumar. O cara sempre se acha na razão.
Pelé é elite. É Globo.
Pelé prefere Obama e Benjamin a Hugo Chaves e Fidel.

FABIO PASSOS

Realmente essa comparação só aflora a paixão e falta de razão na análise do futebol. __Eu fico puto, quando os própros jogadores citam : o melhor jogador QUE VI jogar foi…, num puro egocentrismo. Até mesmo os mais jovens que não viram Pelé, falam assim.__Pô sera o que toda a imprensa daquela época falava era invenção?__Para vc ter uma idéia dessa situação, tem q ouvir jogadores ainda vivos daquela época e viram tudo isso de Zizinho ( antes de Pelé) até os dias atuais. Por exemplo se vc ouvir Evaristo de Macedo q foi jogador do Barcelona e Real Madrid, ele considera Di Stefano, argentino q os próprios argentinos não cultivam, em segundo lugar depois de Pelé, pois tinha todos os fundamentos de um grande jogador.__O negócio de Maradona é devido a ele ser canhoto, o jogador tem mais plástica e claro a habilidade que ele tinha era impressionante, mas só. Não era artilheiro, não tinha pé direito, não cabeceaeva, seu ramo era armaçao, bater faltas e eventualmente finalizações lindas.__Acho muita infantilidade embarcar no mito argentino, pois fabricar mitos é coisa deles, não coisa nossa!

Leonardo Câmara

Rapaz… essa comparação é coisa de amador.

Só o sujeito que nunca jogou bola, não entende nada de futebol e nunca viu as coisas extraterrestres que pelé fez no Santos pode querer comparar pelé sabe-se lá com quem.

O cara tem que cumprir as três condições, porque se tiver feito pelo menos uma não vai cair nessa esparrela de comparar Pelé com mais ninguém.

Maradona tem que correr atrás de se comparar com Puskas, Zico, Didi, Leônidas da Silva, Di Stefano… O nível de briga dele tá aí.

Só para se dar uma idéia o Zico tem quase 900 gols, já o Maradona, coitado, tem aí uns 360… e Zico deu passe pra mais uns 800 gols. Já Maradona era sabidamente fominha, carregava a bola o tempo todo e raramente passava pra alguém.

Agora, vamos falar de coisas séria porque comparar Pelé com quem quer que seja é coisas de amador. Pelé é extraterrestre. Ponto.

Juca Paulino

Parabéns à América do Sul que emprestou seus campos para criar e inventar os dois maiores ícones do futebol mundial: Pelé e Maradona. Tive o privilégio de ver os dois jogarem. Por conta dos dois talvez, desliguei a TV hoje para não ver seleção da Holanda jogar. Fiz o mesmo ontem com a Alemanha. Futebol sem talentos é corrida de cavalos. Não existe uma fórmula de Pelé e Maradona voltarem a assombrar os campos de futebol.

Renato Lira

Pelé é o melhor porque foi mais completo.

Mais rápido, chutava bem tanto com a direita como com a esquerda.

Cabeceava como poucos.

Fez mais de 1200 gols.

Ganhou 2 Copas, a de 62 foi do Garrincha.

Guerras cessaram para vê-lo jogar.

Concordando ou não com as posições políticas ou pessoais de Pelé, não tem como aceitar comparações.

Maradona é gênio. Pelé é Rei.

Marat

Eu sou fã incondicional do Pelé. Quanto ao Edson Arantes do Nascimento, tenho muitas divergências…, especialmente quanto seu amor ao dinheiro, ao seu pé-frio e quanto ao não reconhecimento da paternidade de sua filha…

Isnard

Ih !!!Dessa vez o Fidel deu uma bolada fora daquelas!!!Pelé, além de ter uma formação física que o levou a ser eleito o "Atléta do Século",praticamente reinventou o futebol e ponto!!!

Fred Oliva

O dia em que Maradona fizer mais de 1.350 gols (fez 300 e poucos), ganhar 3 Copas do Mundo como jogador (ganhou uma) e mais de 30 torneios regionais/continentais relevantes (ganhou menos de dez), aí sim poderemos começar a tentar compará-los.

O que mais me deixa indignado é que alguns brasileiros, ingênuos ou idiotas, ou ambos, entram na pilha argentina…

Só como brincadeira, esta comparação é possível.

carlos quintela

Vi jogos de ambos os jogadores e tenho absoluta certeza de que nem o Maradona nem o Pelé podem ser apontados incontestavelmente como primeiro do mundo. Quando avalio o desempenho do Mané, verifico que ele foi muito mais jogador do que amboa. O Pelé pode até ser o sgundo, mas dificilmente o Maradona seria considerado o terceiro. À frente dele teríamos pelo menos quatro jogadores de inigualável técnica como Puskas, Zizinho, Leonidas, Just Fontaine e outros com qualidade técnica semelhante so do Diego e sem seus defeitos sociais e de caráter…

orlando mg

De todas as categorias que podemos dividir os seres humanos, a campeã absoluta de estupidez é a de "TORCEDOR DE FUTEBOL" .Misturam tudo, são cegos e dizem enxergar mais que os outros, são surdos a qualquer recomendação de bom senso e nunca, nunca, vão admitir a sua ignorancia e onfalocentrismo (o próprio umbigo como centro do universo). Para acabar de uma vez por todas com essa babaquice de quem foi o melhor é só para a discussão e parar de ler a midia que cada vez mais insufla "guerras santas" apenas em nome de seu faturamente. Das sete bilhões de criaturas humanas no mundo nehuyma é igual a outra, não há um motivo RACIONAL para ficar comparando A com B ou C.O esporte já virou negócio e os dirigentes só procuram meios de faturar mais.

malu

Por que comparar craques de épocas distintas? Eu vi o filme, tenho o DVD, aliás, sobre o Pelé(o Atleta do Século) Ótimo, fazia golaços, era muito bom, mas também vi o Maradona, Romário, outro tantos maravilhosos jogadores com maravilhosas jogadas, e acho que todos foram bons, mesmo nível. Sou santista e admiro também o Pelé, mas não só o Pelé,

    Bonifa

    Não faz sentido algum, mesmo. Você está certa, Malu. Mas é um comichão incontrolável. E acho que o melhor de todos os tempos foi o Rivelino. Incontestavelmente.

Geysa Guimarães

Até por ter sido notório usuário de drogas, Maradona já perde essa. Seu desempenho deve ser visto com reservas, ao contrário de Pelé.
O que será que Fidel tem contra "nosotros"? Segundo a Beatrice, ele é brasileiro – mas isso não consta de sua biografia. Se nasceu mesmo no Pará, esconde por quê?

    priscila presotto

    Pelé como ser humano tem muuitas falhas e não é um exemplo de de um homem compassivo.

Luiz Jornaleiro

Não existe ninguém melhor, pois aquele que foi em algum momento visto como "o melhor", um dia será superado. E mesmo este futuro "melhor" ainda será imperfeito. Gandhi, Mandela, Fidel, Pelé, Maradona, Cruyff, Sartre, Saramago, Newton, Einstein… Assim caminha a Humanidade.

Remindo Sauim

Estas discussões são do tempo em que o único destaque brasileiro era no futebol. Gente, o Lula mudou o país, o Pelé já era. O Brasil não é mais um coitadinho. Em cada atividade temos uma pessoa de destaque.

Cristiana Castro

Eu não vi Pelé jogando, vi Maradona e,para mim, ele é o melhor do mundo. Esse negócio de maior artilheiro,melhor, sei lá o que, etc… não contam nada, ou alguém acredita que o Fenômeno,algum dia foi craque? ( e esse eu vi jogando,sempre foi perna de pau ).

    francisco.latorre

    ronaldo bobaldo..

    bom garoto propaganda. e só.

    ..

    D. Pires

    A snra só pode ser bambi! (fã de R.Ceni! rss.)
    Ronaldo foi um grande jogador na europa e aclamado mundialmente!. Ele foi sim um dos maiores jogadores do planeta. Pena que teve " apenas" 8 operações e ainda consegue encher estadios.
    seja mais coerente e não tente desprezar um idolo que nos deu o penta campeonato e tanto honrou nosso pais no exterior!.

Remindo Sauim

Politicamente sou muito mais o Maradona. E ele ganhou uma Copa sózinho, o Pelé sempre teve no mínimo uns 6 craques ao seu lado. Vi um clipe do Romario e olhem, não sei não se não é melhor que o seu Edsom.

João Negrão

MARADONA É O MELHOR!!!
Maradona é o melhor inclusive enquanto pessoa. Maradona era mais mágico, mais gente. Teria sido risível, senão tivesse sido trágico, o Pelé ter que engolir sem farinha as críticas que fez a Maradona por causa das drogas. Edinho, como Maradona, e muitos outros craques que se envolveram e se envolvem com drogas, são consequências desse mundo atual, dessa loucura que não pára. Se Pelé estivesse vivendo sua juventudade agora, também estaria exposto e poderia ter sido vítima dessa tragédia das drogas.
Pelé foi desumano ao não querer reconhecer sua filha. A justiça o fez e estava na cara: a menina era ele puro. E acabou morrendo de câncer sem desfrutar o carinho que tanto queria do pai. Pelé é uma vergonha para nós brasileiros. É egoísta e elitista. Nunca vi Pelé se posicionar ao lado daqueles de sua origem (pobres) e de sua raça (negros). Muito pelo contrário: Pelé é um desses "embranquecidos" que não merecem nem respeito como ser humano.

José Eduard Dyonisio

Lógico que Pelé foi melhor jogador do que Maradona. É só olhar o histórico dos dois. Porém, a questão também é política. Naõ esqueçam que Maradona foi se curar das drogas em Cuba. O primeiro mundo nunca aceitou isso. No geral, o Pelé é um sujetio previsível. Nunca foge do modelo-padrão das personalidades mundiais, enquanto Maradona é imprevisível, tem posições políticas mais progressistas. E mesmo assism, parece que é unanimidade na Argentina. Vida longa a Dieguito!!!

Gerson Carneiro

Maradona tem possibilidades reais de levar outro caneco para Argentina, e o Pelé?

Marcelo de Matos

Caro Breno. Fidel dá os seus bicões, mas, você não fica atrás: “Sem Pelé, talvez fosse inimaginável o papel do futebol como entretenimento de multidões e fator de construção da identidade nacional de tantos povos.” Pega leve, rapaz. Romário, até certo ponto um desafeto de Pelé, afirmou que Pelé e Maradona se equivaliam: o argentino tinha melhor controle de bola, enquanto o brasileiro era mais atleta. Acho perfeita essa avaliação. O mais é ufanismo, resquício das leituras do Conde Afonso Celso, autor de “Por que me ufano do meu país”. Está na hora de aprendermos a diferenciar esporte de nacionalismo, do contrário ainda iremos dizer que Maria Esther Bueno era mais sexy que Maria Sharapova.

Marcelo Fraga

O melhor comentário foi o do patroniq:
"só mesmo o maradona pra fazer os brasileiros falarem bem do pelé, viva maradona! viva pelé!"

    Jairo_Beraldo

    Viu o que faz um patriota?

Paulo C

Pelé enquanto maior craque de futebol de todos os tempos não é mais unanimidade desde que surgiu Maradona. Não dá para espernear, pois tem gente que acha que Maradona é melhor, e não há como convencê-los do contrário. O mesmo se sucede com Pelé. Eu fico com Pelé, mas que o Maradona é um cracasso magnífico, não há a menor dúvida.

    Jairo_Beraldo

    Gerações…viram Maradona jogar…não viram Pelé jogar…

Rogério Floripa

Maradona ta a vontade . Não tem anti doping pra treinador. :)

    Jairo_Beraldo

    Quanta maldade Rogerio…eita!

Tereza

Se for escolher o melhor jogador por afinidades político-ideológicas ficaria com o Sócrates e o Reinaldo. Não vamos misturar as coisas.

flavio cunha

Assim como nunca mais teremos outro Pelé, também não teremos as condições do futebol daquela época, logo, não tem comparação entre um craque da década de 1970 e jogadores atuais, onde o futebol é infinitamente mais rápido, mais dependente de uma condição atlética perfeita. Sabe-se lá se craques como Ronaldinho Gaúcho(mais hábil do que Pelé nos malabarismos com a bola) tivessem vivido naquela época, não seriam até mesmo mais destacados que o Pelé. Não temos como comparar coisas diferentes, o futebol mudou. Acho sinceramente que nas condições atuais de disputa e ocupação de espaço do futebol, a habilidade precisa ser muito maior a ponto de se conseguir realizar alguma jogada de efeito. É só imaginar se hoje algum jogador conseguiria dar os dribles do Garrincha, nos quais ele ficava de um lado para o outro, e o marcador ficava esperando.

Marat

A modesta opinião deste perna de pau é que, em termos de futebol, Pelé foi o melhor de todos!
Em termos de politização, Maradona é infinitamente melhor que Pelé, que, de boca fechada é excepcional, mas, quando abre a boca, dá uma briga boa com o Galvão Bueno…

    américo

    Marat,
    Cite um exemplo em que maradona fez uma declaração de cunho político, de forma mobilizadora e solidária.
    Quanto ao Pelé, sempre me vem a mente seu apelo a sociedade brasileira quando marcou seu milésimo gol
    ´"cuidem de nossas crianças". Você já imaginou, se desde 19 de novembro de 1989 a sociedade e os governos
    tivessem cuidado melhor de nossas crianças, que pais teríamos hoje???

    clemes

    Américo, palavras ao vento. Pelé não adotou na própria casa a frase tão famosa. Não reconheceu a filha, que morreu sem que o sonho dela fosse realizado. Lamentável. Abs

    Jairo_Beraldo

    Por isso mesmo, sendo Maradona usuario de drogas como Edinho, filho de Pelé, sou mais o argentino como ser humano…e ele é mineiro como eu…e de 3 Corações…mas nas atitudes, não tem nenhum!

    Marat

    A Conceição respondeu por mim… obrigado!

    Gerson Carneiro

    Pois é. Faltou ao autor do apelo cuidar da própria criança dele.

    Gerson Carneiro

    Quando eu fizer meu milésimo gol (e com fé em meu Padim Ciço vai ser em cima do arquirival Fubuía Futebol Crube), com o apoio da gloriosa "Torcida Desorganizada É Isso Mermo", vou fazer um apelo em rede nacional para que todos os pais assumam a paternidade de suas respectivas criancinhas. Snif! Snif! Buáááááá….

    Marat

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrs – Essa foi D+++++++++++++++++++++++++++

    malu

    Respondeu por mim, Conceição. A filha dele, a Sandra, era a cara dele, morreu de câncer bem jovem (quem sabe, uma vida inteira de desprezo paterno). É fácil chorar pelas criancinhas alheias, dedicar gols, mas nem ao enterro ele veio, o que aliás, seria pior, já que nos longos meses de tratamento ele nunca apareceu para já lhe dar um conforto. O Maradona pode ser tudo, mas ama suas filhas e é bem mais inteligente fora das quatro linhas.

Clóvis

1- Esta discussão está destacando um dos maiores defeitos da "esquerda" (pq não tem nada a ver com esta posição política, mas com fantatismo cego): se desconsidera toda a qualidade do trabalho de alguém por discordar da posição político-filosófica.

2- Tenho reticências quanto à real identificação de Maradona com a esquerda.

3- Nenhum dos dois é nada perto de um bom exemplo de ser humano. Egoístas, individualistas e que gostam de aparecer! Pelé não reconhece filhos, esqueceu sua origem, há denúncias graves contra eles (melhor houve, a imprensa sumiu com elas), etc. Maradona, um drogado, jogou dopado, admitiu rindo que deu uma água batizada para a seleção brasileira em 1990 (o que, além de crime em qualquer lugar, é o cúmulo da falta de honestidade), sua relação com mulheres é parecida com a de Pelé (mas pelo menos respeita suas filhas).

Parem de procurar no futebol as pessoas que irão servir de exemplo para qualquer coisa além de jogadores. Mas, se quiserem, leiam entrevistas daquele zagueiro branco da África do Sul, Booth, que meteu pau nesta história de que a Copa iria resolver a desigualdade racial no país e pedia mudanças imediatas (http://www.espbr.com/noticias/unico-branco-selecao-zagueiro-destaca-africa-sul) – talvez explique o porque da torcida gritar o nome dele com tanta energia (pq futebol que não é)!

    Pedro Macambira

    Ego todos temos. Mesmo nós dois, ou não estaríamos aqui comentando, fazendo valer nossa própria voz, né? Mas acho que o desvio de caráter das drogas, no caso do Maradona, é algo que diz respeito a ele mesmo.

    Usar drogas para desqualificar alguém só é recurso utilizável quando isso provoca o crime diretamente (quando se rouba ou se mata para comprar crack, por exemplo). Quando é apenas um problema íntimo, que destrói apenas a pessoa e seus próximos, o que me parece ser esse o caso do argentino, é algo que não pode ser usado para desqualificar. Torna-se apenas uma questão moral, como desqualificar alguém por ser homossexual, ou por usar brincos e tatuagens. Quando não se tem criticas a fazer, a mediocridade ataca por meio da moral.

    Verdade seja dita: Maradona fez parte de um grupo de jogadores que desafiou a cartolagem da Fifa desde cedo. Apoiou a criação de um sindicato internacional de jogadores, junto com o Ruud Gullit e outros. Então, normal que ele seja "maldito".
    javascript:%20postComment(1);
    Uma coisa não pode ser negada: Pele jogou mais que Maradona, mas, como pessoa, Maradona é melhor e mais interessante que Pelé, ou seja, na maior parte das outras dimensões humanas, que não a esportiva.

nelc

Os mil gols do Pelé seria tão verdadeiros quanto a travessia de Moisés pelo Mar Vermelho, analizemos pois; Pelé disputou de fato 3 mundiáis e não foi o artilheiro em nenhum deles além dos campeonatos nacionais da época também não foi artilheiro, portanto não dava para fazer 1000 gols em 11 anos de carreira, verifiquem que Romário chegou aos mil gols aos quarenta anos, foi artiheiro na copa,brasileiro, além dos clubes que passou, em 58 o artilheiro brasileiro foi Vava, em 62 foi o Amarildo que jogou no lugar do Pelé, em 70 foi Jairzinho , Aliás atravessar o Mar Vermelho é mais verssímil.

    francisco p neto

    Nelc
    Que idade vc tem?
    Se vc não viveu a era Pelé, é melhor calar o bico e não opinar.
    Agora, se vc viveu, vc não sabe fazer conta, ou então é um argentino camuflado.

mario tarrela

Carlos vc não sabe nada o maiores hogos que eu vi era santos vc ferroviaria e araraquara; Vc só sabe de futbol o que a midia diz.

Ney Henrique

nao cansa esse assunto nao?Artigo bobo!

Gerson Carneiro

Minha lista de craques:

Garrincha
Zico
E a seleção de 82.

    Jairo_Beraldo

    Zico? quáquáquáquá…cria da globo…o que ele ganhou sem a ajuda do Wright?

    Gerson Carneiro

    Zico ganhou muitas coisas sim, tá.

    E eu lembro da final do Brasileirão, no Maracanã, em 1983, contra o Santos do Azenha, que o Mengão meteu 3×0, e o Zico inaugurou o placar aos 40 segundos de jogo.

    Ah, e na relação faltou Adílio, "o craque da esperança".

    Pergunte ao Azenha pra ver se ele não se lembra.

    francisco.latorre

    adílio..

    esse foi craque.

    já zico.. deixa quieto.

    ..

    Gerson Carneiro

    latorrão, até tu? não vem não, senão vou chamar o Ubaldo pra me defender.

    francisco.latorre

    nããão!!..

    apelou.

    mas.. nem assim..

    contintuo achando o adílio supercraque.

    defenderei o adílio até o fim.. he..

    ..

    pô cara.. o ubas..

    arma de destruição em massa de neurônios..

    quase um crime de guerra..

    rapá.. me pegou..

    pior que dossiê.

    vais ganhar o prêmio.. noite romântica com soninha.

    equilíbrio do terror.

    e aí.. vamos de armistício?..

    ..

    Gerson Carneiro

    apóis óia a situação que tu e Berardão me colocaram?

    "Fiés são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos".
    Provérbios, 27-6.

    Tá vendo? Tem um carinha aí dizendo que eu não sei ler a Bíblia!

    fabio cruz

    zico foi a zica…

@teosalvador

maradona foi um grande jogador mas comparar com pelé nao da né filhao. e o outro ainda vem dizer qeu foi feito uma pesquisa na internet que maradona ganhou e blablabla so isso ai mostra que vc nao entende nada de futebol pois se fizer uma pesquisa hj é capaz de ronaldinho gaucho ou ronaldo ou zidane ou o proprio messi ganhar como melhor de todos os tempos pois quem mais navega na net sao os jovens. quem pode dizer quem foi melhor sao os numeros e quem viu os 2 jogarem e essa pesquisa ja foi feita pela france futebol com atletas e tecnicos de futebol que viram os 2 atuarem e pelé venceu de lavagem com votos inclusive de argentinos entre eles o tecnico menotti se tiver alguma duvida pergunte ao seu pai ou avô que viram os 2 jogar qem foi melhor….. pelé como jogador era de outro planeta mas concordo que calado ele é um poeta

SANDRO

Dálhe MARADONA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

José Paulo

Na Copa de 82, depois do Brasil botar a Argentina na rodinha, o irritado Maradona, aquele que ganhou sozinho duas copas (?!?) ao ver o seu país inapelavelmente batido deu um belo pontapé no meia Batista e foi expulso. E essa que levou um timinho à-toa como o Nápoles aos píncaros da glória não deixa de ser verdade, ou melhor, meia-verdade. É que o nome da outra metade da realidade se chamava Careca, era brasileiro, e até hoje é reverenciado pelo próprio Maradona, pois sabe que sem um centro-avante matador como o Careca ele não faria grande coisa no Nápoles, como não fez pela Argentina em 82, na Copa da Espanha.
De outro lado me recuso a compara-lo com o Pelé, mas quando muito com o Zico e o Romário, até porque o mais próximo do Pele, e assim mesmo duas voltas atrás, só mesmo o genial Cruyff, da Holanda.

franklin

Esse Garoto disse tudo. É isso aí.

Fabio_Passos

Acho uma pena a falta de ativismo social do Pelé.

Carlos Morales

Se nalguma outra vida Pelé jogar na Europa e fizer campeão um timinho como o Nápoles, então e, somente então, poderá haver comparações.
Fazer mais de mil gols não me diz nada. Eu quero saber quantos desses gols foram feitos contra times como o Jabaquara FC, O Guarani, a Ponte Preta, a Ferroviaria de Araraquara, O São Bento de Sorocaba e tantos outros "esquadrões" que o Pelé tinha costume de enfrentar. Aliás, dizem os europeus que Puskas fez mais gols que Pelé.
O futebol é um esporte dinâmico, não é possível comparar jogadores de épocas distintas. Não há "maior jogador da história", quando a História se escreve jogo a jogo. Nesse sentido, acho Messi melhor que Maradona, pois tem de enfrentar defensas melhor preparadas que as que Maradona enfrentou e muito superiores às que Pelé enfrentou, logo…
Pelé foi o maior jogador de seu tempo. Ponto.

    Marola1

    Enfim, um pouco de racionalidade.

    danilo

    Muito feliz o Breno Altman quando compara friamente as qualidades entre Pelé e Maradona o que demonstra o quanto o primeiro foi melhor jogador que o segundo, ao contrário da análise apaixonada de Carlos Morales. Mais, Maradona foi um péssimo exemplo de jogador e homem, pois é daqueles que trapassearam para vencer, pois fez "gol com a mão" e justifica dizendo, pasmem, que foi a "mão de Deus", dopa adversários (que o diga o Branco) e admite isso às gargalhadas em rede macional de televisão, fora outras que nós não temos notícias, ainda, sem contar o fato de alguém que se drogou pesadamente em péssimo exemplo para as novas gerações.

Paulo Roberto

Cubanos não entendem de futebol. Quem viu Di Stefano jogar tem dúvida de qual seria o melhor jogador da história do futebol argentino. No tempo de Pelé a regra do impedimento era até mais rigorosa do que hoje. Na mesma linha estava impedido. Acho que isso mudou há uns 20 anos.

Mc_SimplesAssim

Cada um faz as escolhas que quiser.

Há controvérsias até mesmo se Garrincha foi melhor que Pelé.

Além do mais, é claro que Fidel não entende nada de futebol pois o esporte deles é o baseball.

    Clóvis

    Aí sim, dizem que não fosse os problemas extra campo dele ele seria muito melhor que Pelé

Haroldo M. Cunha

Pelé e Maradona, duas porcarias, bom mesmo era o Jacozinho!!!!!

Zenon Tavares

Eu que só vi o Maradona jogar, concordo com o Fidel.
Nem em opinião sobre futebol falta patrulha contra o Velho Fidel.
São uns malas.!
Saudade do Brizola.

Anderson

Os vídeos do Maradonna são bem mais legais que os do Pelé.

O youtube está aí para quem quiser conferir

E no tempo do Pelé não havia empedimento

    Orlando Bernardes

    Tu não entende nada de futebol e deve ser argentino, ahahahahahahah!

    Arthur Schieck

    e daí?
    se for comparar videos engraçados o Garrincha é o melhor da via láctea.
    impedimento foi criado quase ao mesmo tempo que o futebol. data de 1863

Miguel

Maradona ganhou uma copa SOZINHO e SOZINHO colocou Napoles no mapa do Fuebol.
Maradona maior talento da história do futebol!!!!
ha na eleição aberta pela internet também ganhou de Pelé!!!

    Orlando Bernardes

    Pelé ganhou três copas do mundo, ou seja duas a mais que o Maradona. Foi com o Santos Futebol Clube duas vezes campeão do mundo de clubes enquanto Maradona nunca foi campeão do mundo por qualquer dos times que jogou. Pelé fez mais de 1200 gol e quantos Maradona fez, veja aí em cima. O mundo não se resume em youtube, tenha um pouco mais de trabalho e boa vontade e vá procurar filmes onde aparecem as jogadas geniais do Rei do Futebol.

    Gerson Carneiro

    Ganhou uma copa "SOZINHO"? Mas ele não jogou contra ninguém?
    Que moleza, hein.

    Jairo_Beraldo

    Ora, ora…Romário também ganhou uma copa sozinho…a contra gosto do Parreira…e aí, parceiro?

Anderson

Soccer é coisa de comunista http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100616/

patroniq

só mesmo o maradona pra fazer os brasileiros falarem bem do pelé, viva maradona! viva pelé!

Anderson

A coisa mais divertida dessa Copa tão sem graça é a briga desses dois malucos.

Deveriam se casar logo…

Eduardo Coutinho

briga babaca de 2 ex jogadores com ego maior que o futebol. Brigar pra saber quem foi melhor era muito comum no meu bairro, quando tinhamos 8 anos. Entre 2 adultos, destoa
Se pudesse voltar no tempo eu prefiria ver um jogo de Garrincha, isso é preferencia, cada um tem a sua…mas discutir quem foi o melhor é um exercicio muito futil pra mim

marco

"Nunca houve nem haverá craque como Pelé…" Ou seja, o cara conhece o futuro… Fidel foi mais razoável: falou do que viu.
Abraços

    Jairo_Beraldo

    Fidel viu pelé também, marco!

    marco

    Sim, meu caro, viu os dois e fez a escolha dele. O que questiono, Jairo, é o fato de o Altman (e não somente ele) falar do futuro, do que não se sabe ainda. Quem garante que não haverá?! Sobre o que não se pode falar, deve-se calar, não?
    Abs

    Orlando Bernardes

    Fidel falou esta besteira porque não entende nada de futebol e sim de beisebol e porque Maradona vive puchando o saco dele. Claro que ninguem sabe sobre o futuro mais é muito pouco provável que apareça algum jogador com as qualidades do Pelé. Esse pessoal que vive enchendo a bola do Maradona é porque não viu ao vivo nem em filmes a genialidade do maior jogador de todos os tempos.

    marco

    "pouco provável…" isso aí Bernardes, a conversa já está começando a ficar um pouco inteligível…
    Abs

    Leider_Lincoln

    Meu caro: eu já vi muita gente jogar rugby e posso fazer minha escolha. Terá o mesmo valor da do Fidel: nenhuma, uma vez que eu não entendo do esporte. E quem fala que o Maradona fez gols em times grandes, bom, é outro argumento ridículo. A Itália nunca teve mais que cinco bons times, ao mesmo tempo. Lecce e Piacenza não são times nem para ganhar do Noroeste daqueles tempos. O Nápoli não foi campeão europeu, não foi campeão mundial, quanto mais, bi. O Nápoli de Maradona ganhou um título? O Santos de Pelé?!?
    E por fim: quem diz o que não se pode falar? Você? Hora, se até o Fidel tem direito de falar besteira, o dvorak de disfarçar sua insuficiência intelectual com um "hehehehe" e o Maluf de pedir que estuprem, mas não matem, tudo é livre, não é?

    marco

    Lincoln, perdoe-me, mas vc não entendeu. Quis dizer que não é lá muito inteligível falar "com certeza" do futuro. Vc pode?! És profeta (perguntaram a Cristo)?! Se for, tudo bem… Aqui na Bahia tem um monte que pode… mas aí já é religião (e erram sempre). Relaxe, meu caro.
    Abs

    sandro

    Fidel viu inventarem a bola!

Alexandra

Nas décadas de 50 e 60 duas cantoras líricas dominavam o cénario internacional: Maria Callas e Renata Tebaldi. Havia, então, uma pretensa rivalidade entre ambas, no melhor estilo Emilinha Borba/Marlene, quando a Maria Callas simplesmente decretou. "Não há hipótese de compração entre ela e eu. Eu sou o champagne e ela é a Coca-Cola!" Simples assim. Até mesmo quem não gosta de ópera já ouviu falar em Maria Callas. De Renata Tebaldi, só mesmo os aficcionados se lembram. Logo, o que faltou, na minha opinião, foi uma declaração mais incisiva e conclusiva do Pelé, afirmando a sua indiscutível e incomparável superioridade. Ou seja, quem sempre alimentou a ilusão de que o Maradona seria comparável ao Rei, e nos dias de hoje, que teria sido até melhor que ele, é o próprio Pelé que inúmeras vezes deu espaço e colher de chá para o Maradona como, por exemplo, quando compareceu num programa de televisão que o argentino resolveu fazer em Buenos Aires, creio que como parte do processo de desintoxicação a que se submetia na época.

Moacyr

O Breno esqueceu de dizer que é torcedor do Santos FC. Eu, corinthiano, acho que o Maradona foi mais jogador.

    Orlando Bernardes

    É o complexo de vira lata atacando mais um.

    malu

    Eu, como santista, prefiro o que vejo hoje. Não dá para comparar craques de épocas diferentes.

Tomudjin

Pelé é o melhor de todos os tempos.
Hoje, ele só será novamente bom quando voltar a ser comentarista da Globo.

Paulo Cavalcanti

Quero fazer um comentário "isento" – procurando mostrar os fatos:

1 – Pelé, foi, é, e continuará sendo o Rei do Futebol, até hoje entronizado;
2 – Maradona, é foi, e contunuará sendo Vice-Rei do Futebol (tem que aceitar isso)

3- Se Maradona (apesar de tudo), é um ídolo, um verdadeiro "deus" na Argentina, isso se deve a um sentimento patriótico profundo que existe na cultura portenha, (e uma imprensa que não é calhorda como aqui) onde se "separa" os defeitos das qualidades, ou seja, o que conta para eles, é o talento, e isso Maradona, esbanja. Se fôsse no Brasil, Maradona (por conta da imprensa calhorda) – estaria MORTO E ENTERRADO, tudo que ele fez com seu talento, não valeria mais nada!!!!

4 – Essa "briguinha de comadres" – Pelé x Maradona, não passam de FIRÚLAS, para ocupar espaço na (imprensa calhorda) – e ganhar convites poupudos de patrocinadores, e assim encher as "burras" – dos dois espertalhões, enquanto a plebe acredita que é briga mesmo!!!

Daniel

Acho que muita gente admira mais o Marona que o Pelé pois o argentino sempre foi mais intenso e polêmico que o "rei". Quando olho pro Maradona eu vejo um cara que, apesar do descontrole, em geral defende causas justas. Já no caso do Pelé, sempre vejo um espertalhão, que insiste em aparecer como uma estátua de museu, porque não tem mais nada pra acrescentar a coisa alguma. Lógico que isso não retira a superioridade de Pelé no campo, mas a vida dos boleiros vai bem além do campo.

    Orlando Bernardes

    A discussão é sobre a " bola " de cada um e não o que fazem ou fizeram fora de campo. E na bola, Pelé é bem superior em todos os critérios que se escolham.

Benedito

O artigo deixa bem claro que o que está em discussão é futebol, e não política. E no futebol, Pelé faz o Maradona comer poeira. Só quem discorda disso são os argentinos, os jovens que nunca viram Pelé jogar e quem não entende nada de futebol, como o Comandante.

    Orlando Bernardes

    Concordo inteiramente!

Klaus

Muito do esquerdismo de Maradona é marketing, somente para posar de rebelde. Maradona é um personagem de si mesmo. Ser contra a Fifa, contra os EUA, contra Pelé e o Brasil, serr amigo de Fidel e elogiar Cuba fazem parte de seu pacote "SOY REBELDE". Gostava mais do Paulo Isidoro.

    Jairo_Beraldo

    Deu reacaída, Klaus?

    Leider_Lincoln

    Dos trols o Klaus é o melhor. Além disso, ele é nosso vizinho de do outro lado do Paranaíba, Beraldo. Vai no encontro de blogueiros progressistas, Klaus? Não sei o que o Azenha acha, mas acho que para o bem ou para o mal, o contraditório e o direito de exercê-lo têm seu papel, que não é desprezível. E com você dá para tomar uma gelada e comer uns torresmos…

    Guilherme

    Maradona es el Diego de la gente. É muito mais que um esquerdista marqueteiro. Se informe.

@leumasocsalev

Quanto às posições políticas do Pelé tô de acordo com o Romário: "O Pelé calado é um poeta".

E o Romário também foi melhor que Maradona, por sinal.

    Jairo_Beraldo

    Cada um na sua, foram excelentes…

@leumasocsalev

A maior genialidade do Maradona não foi aquele gol antológico de 86. Foi comprar e fomentar a polêmica Pelé X Maradona. Só tem duas variáveis e ele só sai ganhando: fica sendo o 2º melhor. E todo mundo se esquece do Johan Cruyff, de Sócrates, de Garrincha, do Beckenbauer… Não existisse essa discussão e o Maradona não figuraria como segundo lugar! Isso sim foi genial da parte dele.

    Guilherme

    Sócrates?

    Leonardo Câmara

    Creio que você tem razão, a menos do Sócrates que era grande jogador, mas não merece figurar em uma tal lista. Aliás ele se diminuiu muito no episódio de 1986, quando ele e Júlio César (zagueiro) perderam as penalidades que desclassificaram o Brasil e deixaram que se botasse a culpa no Zico.

    Nessa lista tá faltando este último, que na minha modesta opinião jogou muito mais que o Maradona. Afinal, além de habilidoso era muito inteligente e fez quase três vezes mais gols do que Maradona. Duvido que o Maradona fizesse o Nunes ser duas vezes artilheiro do campeonato brasileiro…

Alex

Pelé sempre será o maior jogador de futebol de todos os tempos, não tenho dúvidas, mas mereceu a genial definição do Romário "calado é um poeta!"…dos que vi jogarem, aqui do alto dos meus trinta e poucos anos, foi Diego Armando Maradona o maior de todos. E como bem colocaram alguns internautas, Maradona tem uma posição política progressista e isso conta muito (vocês recordam do Petkovic falando para Ana Maria Braga sobre o socialismo, não foi ótimo?rsrsrsrs). Estou convicto, a Argentina é minha segunda seleção nessa Copa (como já havia feito em 86 e 90). E chega de patriotadas….

ROBERTO

Estou com a opinião do FIDEL, pois MARADONA foi infinitamente melhor que Pelé, como pessoa, idem. Maradona assume posições, enquanto Pelé é ausente, egoista, preconceituoso. Como brasileiro, posso afirmar convictamente, Maradona é meu ídolo, Pelé apenas mais um na multidão.

    dvorak

    Você entende de futebol tanto quanto o "divino" entende de astrofísica, caro Roberto…Pelé não só é o melhor jogador de todos os tempos, como foi eleito em eleição realizada pelo COI, com votos de todos comitês olímpicos nacionais, o atleta do século, título esse que já tinha sido outorgado a ele pelos maiores jornalistas esportivos do planeta.Como pessoa não admiro nem ele, muito menos o "aspirador", mas como atleta não se discute, a não ser aqueles que confundem futebol com beisebol…

    Abaixo alguns prêmios recebidos pelo Pelé:

    Atleta do Século, eleito por jornalistas do mundo todo, na pesquisa realizada pelo jornal francês L’Equipe: 1981

    * Atleta do Século, eleito pelo Comitê Olímpico Internacional: 1999

    * Atleta do Século, eleito pelos jornalistas da Agência de Notícias Reuters: 1999

    * Jogador de Futebol do Século, escolhido pela UNICEF: 1999

    * Jogador de Futebol do Século, eleito pelos vencedores da Bola de Ouro da revista France Football: 1999

    * FIFA Jogador de Futebol do Século: 2000

    * Jogador de Futebol do Século, pela IFFHS – Federação Internacional de Estatística e História do Futebol: 1999

    * Jogador de Futebol do Século – América do Sul, pela IFFHS – Federação Internacional de Estatística e História do Futebol: 1999

    * Laureus World Sports Awards – Prêmio pelo conjunto da obra, entregue pelo Presidente Sul-Africano Nelson Mandela: 2000

    * BBC Personalidade Esportiva do Ano: 1970

    * BBC Personalidade Esportiva do Ano – Prêmio pelo conjunto da obra: 2005

    Aguardo os recebidos pelo Maradona…

    ehehehehehehehehe

    Oliveira

    E o que você acha dos prêmios que Lula recebeu?

    dvorak

    Nada mal para um presidente que aos olhos dos europeus e americanos surgiu como uma figura exótica dos trópicos e que, apesar da incontinência verbal e gafes habituais, não fez bobagens, pelo contrário, deu continuidade à política macroeconômica do governo FHC, além de potencializar os gastos nos programas sociais criados também no governo anterior…

    eheheheheheee

    Marcelo Fraga

    Interessante é o Dvoaraque falar essas bobagens só para colocar fogo da discussão. Nunca vi pior pilheiro do que esse. É melhor ignorar.

    dvorak

    Se nem você consegue, caro Marcelo….

    eheheheheeheheheh

    T.G.Meirelles

    Continua no futebol, Diarak. Você tava indo bem… Faz o seguinte: quando o asunto for esporte, cê manda um comentário de trivela, igual a esse do Pelé. Agora, quano for política, nem entra em campo. Se não, vai ser outra canelada dessa daí de cima, que vai parar na arquibancada! Nisso tu és pereba!

    hehehehe….

    dvorak

    A verdade geralmente atinge a canela, caro T.G., mas precisa ser dita…

    ehehehehehehehehe

    LuisCPPrudente

    Ele não acha nada!

    Mas se este prêmio fosse dado ao ídolo dele, o finado FHC, estes prêmios seriam significativos!

    Ed.

    Roberto, sem entrar no mérito, falemos de fatos: Jogou Copa dopado, fez gol de mão (e assim ganhou uma Copa), drogou adversários em competição mundial, viciado em cocaína, alimentou traficantes, tem um repertório de jogadas e habilidades menor, fez menos gols…
    A opinião de Fidel no assunto é irrelevante, até talvez pela temporada que seu ídolo passou em tratamento em Cuba, ou por ser compatriota de Ché.

    Jairo_Beraldo

    Já pensou o brasileiro com o sangue guerreiro do argentino? É isto que debatemos, Ed…ninguém duvida da qualidade futebolistica do Pelé. Mas o Edson deixou muito a desejar…tanto que seu filho, de mesmo nome, pegou uma cana pelos mesmos motivos que voce criticou Maradona…não sou lá muito admirador dos argentinos…mas eu defendo a ideia do Roberto!

    Leonardo Câmara

    Você foi na veia meu caro Ed. (sem trocadilho…).

    Há alguns anos atrás um professor meu que foi júnior do Bangu (antes de mudar de profissão) me disse que Maradona tinha jogado a Copa de 82 e não fez absolutamente nada. Sinceramente, eu não consigo me lembrar dele jogando essa copa.

    Pois é, esse meu ex-professor sustenta que o preparo físico dele sempre foi químico, sacou? Por isso essa diferença absurda de "tônus" muscular nos arranques que ele dava e sustentava por dezenas de metros, vide gol contra a Inglaterra.

    Não acredito que ele tenha começado a se dopar na copa de 1990. Se isso for verdade, Maradona é tão craque quanto Ben Johnson é corredor.

Marko

Não dá né
Não há como comparar, é como argumento c/alguns maradonistas exacerbados s/q nenhum deles até o momento tenha conseguido contra-argumentar ( até pq não há como ); achar q um atleta foi ou é melhor apenas pq simpatizamos c/sua figura pessoalmente ou suas posições políticas ( ao menos as expressas da boca pra fora ) é o mesmo q cada um começar não só dizer q a própria esposa é a melhor mulher do mundo pq a ama, pq ela é uma figura legal etc etc Mas querer q os outros professem o mesmo credo rs rs

Os stalinistas q se mordam mas como já dizia o 'filósofo' Tim Maia "uma coisa é uma coisa, outra coisa é ooooutra coisa" rs

[youtube 02d2sw_l-xY http://www.youtube.com/watch?v=02d2sw_l-xY youtube]

dukrai

Fidel falou o que sentimos, o que pensamos está em outra esfera e acho que por isso são incomparáveis. Pelé, o atleta perfeito, Maradona, o craque e, não sei porque, o meu coração é gauche.

Marcus Vinicius

Pronto… agora ninguém pode ter opinião! Só os argentinos podem achar Maradona o melhor. Quem discordar disso é burro e não entende de futebol. Francamente…

Jairo_Beraldo

Comecei a ler o post e parei quando Breno diz ter discordado de Fidel…não sei se ele falou no artigo, mas Maradona se solidarizou com fidel e a ilha de Cuba, manifestando contrariedade em ter os EEUU como seus algozes. Pelé, pelo que sei, é um conservador, que quando abre a boca, asneiras sobram na verborragia. Não seria normal, Fidel abraçar Maradona, mesmo que como atleta, não chega aos pés de Rivellino, quiça de Pelé. Mas como ser humano, penso que, mesmo dando mal exemplo, Maradona fez mais que Pelé. Foi mais verdadeiro e combativo nas suas opiniões.

    Fabio SP

    Poderia me dizer qual o lado direito ou o lado esquerdo da "bola"? Para de falar bobagens.

    Jairo_Beraldo

    Bola tem orelha, Fábio…parece que nunca jogou bola!

    Gerson Carneiro

    Fabio SP,

    Bola só tem dois lados. Você sabe quais são? Eu sei.

Deixe seu comentário

Leia também