Federação Israelita vai monitorar piadas racistas

Tempo de leitura: 2 min

do Stanley Burburinho

“O humorista Danilo Gentili foi um dos que postaram mensagem fazendo referência ao nazismo. Berkiensztat diz que a entidade falou diretamente com o comediante, que pediu desculpas mais tarde. “Minha intenção como comediante nunca foi trazer nenhum outro sentimento ao público q não fosse alegria. Peço perdão se falhei nesse meu objetivo com a piada q fiz essa tarde. Me coloco a disposição da comunidade Judaica para me redimir.”

Sexta, 13 de maio de 2011, 14h34

Federação Israelita vai monitorar frases racistas no Twitter

Dayanne Sousa, no Terra Magazine

A Federação Israelita do Estado de São Paulo se manifestou contra mensagens ofensivas a judeus que se espalharam nas redes sociais nos últimos dois dias, depois que o governo mudou os planos de construção de uma estação do metrô no bairro de Higienópolis, frequentemente associado à comunidade judaica.

Segundo o vice-presidente da entidade, Ricardo Berkiensztat, uma equipe jurídica reuniu todas as mensagens e monitora a rede para coibir atos de racismo. “Houve uma série de associações ao nazismo, o que é algo muito duro para nós, são manifestações racistas e isso é crime”, argumenta.

“Todos têm o direito democrático de se expressar como quiserem e vamos respeitar isso, mas não podemos aceitar atos de racismo”, concluiu. Por enquanto, a entidade diz que não acionou a polícia e pretende tratar de cada caso individualmente.

A mudança nos planos de construir a estação no bairro de classe alta ocorreu depois de pressões da Associação Defenda Higienópolis. Os moradores temiam o crescimento de “ocorrências indesejáveis” – ou seja, da violência. Desde quarta-feira, dezenas de tweets ligando o fato de forma ofensiva a judeus ou ao holocausto já foram publicados.

O humorista Danilo Gentili foi um dos que postaram mensagem fazendo referência ao nazismo. Berkiensztat diz que a entidade falou diretamente com o comediante, que pediu desculpas mais tarde. “Minha intenção como comediante nunca foi trazer nenhum outro sentimento ao público q não fosse alegria. Peço perdão se falhei nesse meu objetivo com a piada q fiz essa tarde. Me coloco a disposição da comunidade Judaica para me redimir.”

Para o vice-presidente da Federação Israelita, a onda extrapolou o tom de brincadeira. “Existem piadas de judeu maravilhosas que a gente mesmo sempre conta, mas há um limite”.

PS do Viomundo: Boa decisão, assim como foi boa a decisão da OAB de Pernambuco de chamar aquela moça que ofendeu os nordestinos às falas.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Adelino Faria

Conceição, não estava me referindo à minhas postagens e sim à reclamação do Alceu Gonçalves caso esta seja procedente.

    Conceição Lemes

    Ok, Adelino. Valeu. abs

Maria das Graças

O Estado de Israel mata palestinos todos os dias e ninguém se compraz, cadê a tão falada e decantada Liberdade de Expressão? É só para o povo judeu que manda na Economia e na Comunicação Global? Pera aí vão criar a censura num país democrático e soberano? Vamos nos ajoelhar diante de um povo que capitaliza o holocausto? Não são só judeus que já sofreram genocídio, enumerá-los seria difícil com tão pouco espaço, fico revoltada que brasileiros sejam subservientes a esses seres que nunca levantaram a voz pra defender ninguém, pelo contrário, que eu saiba só defendem o seu poder e seu dinheiro. Dobro meus joelhos diante de um palestino morto por eles, mas não diante de um deles.

    Beto_W

    Calma, Maria. Você está confundindo as coisas. Anti-semitismo é discriminação, condenável como qualquer outro tipo de discriminação.

    Você também está sendo preconceituosa dizendo que "brasileiros sejam subservientes a esses seres que nunca levantaram a voz pra defender ninguém, pelo contrário, que eu saiba só defendem o seu poder e seu dinheiro".

    Em primeiro lugar, os judeus do Brasil são também brasileiros, então não existe "brasileiros" versus "esses seres" (expressão, aliás, infeliz para se referir aos judeus ou a qualquer outro grupo). Além disso, muitos judeus levantam a voz para defender outros, e há vários projetos sociais de entidades judaicas brasieliras, como o já citado projeto do Hospital Israelita Albert Einstein para a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo. Por último, ninguém pediu para ninguém se ajoelhar, apenas para um "comediante" se retratar de uma piada de mau gosto.

    Maria das Graças

    Não gosto desse povo, não lhes faria mal, herdei valores morais de meu pai e não sou anti-semita, mas não levanto a voz pra defender pessoas que foram oprimidas e se tornaram opressoras. E daí que sejam brasileiros ou não? Me revolta esse negócio de monitoramento, parece coisa de militar.

    Esses Projetos Sociais servem apenas para desencargo de consciência e isso é um contra-senso, já que essa mesma comunidade judaica, não condena o que o Estado de Israel faz aos Palestinos e os ajuda também, Que solidariedade é essa? Preconceituosas só são as pessoas que os discriminam? Não importa a nacionalidade.

    Beto_W

    Maria, se você diz que não gosta "desse povo", generalizando, está sendo preconceituosa. Ademais, como eu já falei, você está confundindo as coisas. Quem oprime os palestinos não são os judeus brasileiros, é o governo de Israel.

    Reconheço que a FISESP foi infeliz na escolha de suas palavras. É impossível alguém monitorar a internet, no sentido de analisar toda e qualquer mensagem gerada. O que a FISESP quis dizer com isso é que vai tomar providências cada vez que receber uma denúncia de declarações anti-semitas na internet. Não tem nada de militar aí, nada de censura.

    Você invalida os projetos sociais da comunidade judaica dizendo que servem para "desencargo de consciência". Que desencargo? Que consciência? Novamente você mistura judeu com israelense. A comunidade judaica brasileira pratica assistência social pois é um dos princípios da religião judaica, e faz parte também da cultura dos judeus. Os projetos são feitos de coração aberto, e pode ter certeza que todos que participam sabem a diferença que fazem. O projeto do Einstein é o mais brilhante exemplo, fornecendo atendimento médico de qualidade a pessoas que de outra forma estariam nas mãos do precário sistema público de saúde.

    Caso você não saiba, há judeus brasileiros que criticam o governo de Israel e denunciam suas ações. Há por exemplo um grupo misto que se chama "Shalom Salam Paz", que se manifesta contra a opressão dos palestinos. Até em Israel há grupos como o Gush Shalom, que protestam contra os absurdos de seu governo, e fazem o que podem para enviar ajuda humanitária aos palestinos.

    Defender os judeus de preconceito e desrespeito não implica em defender as ações de Israel ou a opressão aos palestinos. E é tão importante quanto o combate a qualquer outro tipo de preconceito (contra homossexuais, negros, pobres, nordestinos, etc.), já que o Brasil não é aquele exemplo de tolerância e convivência que muita gente acreditava.

    Maria das Graças

    Então muda de país! Fica com as tuas convicções que eu fico com as minhas. Adeus!!!

    Beto_W

    Puxa, é um prazer conversar com alguém tão razoável, que assume quando lhe faltam argumentos e respeita seu interlocutor. Você diz não ser anti-semita, mas diz que não gosta "desse povo". Se eu digo que existe preconceito e racismo no Brasil, me manda mudar de país. Não se dispõe ao menos a ouvir meus argumentos, muito menos a contra-argumentar.

    Aparentemente suas convicções e seus valores morais que com tanto orgulho você herdou incluem preconceito e intolerância. Então, realmente, fique com suas convicções, que eu fico com as minhas.

Adelino Faria

É impressionante como muitos que comentam esta noticia são totalmente sem noção. Não se trata de coibir piadas de judeus e sim que não se abordem nas mesmas temas do passado (recente e real) que comovem profundamente essa comunidade como esse do Holocausto. Isso é uma questão de respeito humano face algo que causou muito sofrimento no passado. Esse tipo de humor negro e sem graça alguma é racista por ter o objetivo claro de ofender os judeus. Portanto deve ser coibido na forma da lei se for preciso, pois não tem nada a ver com o assunto metrô-estação-Higienópolis. E é da competência dessa Federação Israelita fiscalizar e acompanhar esses casos por se tratar de um caso social que diz respeito a essa comunidade no Brasil. Isso não é patrulhamento algum da expressão livre pois não existe liberdade alguma para atitudes racistas e a historinha do politicamente correto não se enquadra nesta situação. A lamentar apenas que outras comunidades não tenham o mesmo ativismo em defesa de sua etnia para se protegerem do racismo.

    Vermari

    O governo de Israel e a população local, de maioria judia que corrobora com suas ações, assim como estão fazendo com os Palestinos, deveriam ser dizimados da face da Terra.
    Não entendo como um povo que se vitimiza tanto (forever since the end of the Holocaust), que diz sofrer perseguições, que foi oprimido, faz o que está fazendo na Palestina com os Palestinos. Só não enxerga quem não quer. O governo de Israel e muitos judeus que lá vivem tem ojeriza pelo povo palestino, há uma clara intenção de dizimar essa população. Como acham que o mundo (menos os EUA) não ficará contra? Como pensam que as pessoas não desenvolverão raiva, ódio ou o que seja?
    A disparidade armistícia é tamanha que chega a ser risível quando Israel fica choramingando que o Hamas jogou um míssil (míssil esse que cai num local onde não tem uma alma viva) que na verdade eles tem como detectar e impedir imediatamente que caia nas terras que são e continuam sendo constantemente roubadas dos palestinos.

Pedro Luiz Paredes

O legal mesmo, para poder fiscalizar direito é fazer do Brasil uma filial de Israel!
Ai fica bom!

Janah

Enquanto isso…
Soldados israelenses atiram em palestinos na fronteira com a Síria e o Líbano; ONU pede calma http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/inter

Bonifa

É o que a Federação Israelita deve realmente fazer e reagir à altura contra a estupidez racista. Não vamos permitir que a praga do antisemitismo tome qualquer assento em solo brasileiro.

Antônio

PUBLICADOS E DEPOIS SUPRIMIDOS

Azenha, pela primeira vez no Vi o Mundo meus comentários foram publicados e depois suprimidos. Pelo que eu me lembro, eles foram bastante agressivos contra os judeus, de uma maneira geral, que na minha opinião é o povo mais racista que existe no mundo. Eu expliquei porque eu assim pensava.

Duas possibilidades para que isto tenha ocorrido: você reaviliou o que eu havia escrito e achou que era uma discriminação com relação ao povo judeu como um todo. Por isso resolveu suprimi-los. Tudo bem, eu concordo com o direito que você tem de tomar esta iniciativa, já que a responsabilidade pela publicação dos comentários é sua, e eu não vou ficar nem um pouco chateado se este foi o caso.

Outra possibilidade: A Associação Israelita do Estado de São Paulo "solicitou" que meus comentários fossem suprimidos. Foi este o caso?

    Alceu Gonçalves

    Antonio, o blog do Azenha, assim como vários outros blogs ditos progressistas, são useiros e vezeiros em usar este método de censura. Eu já fui censurado várias vezes por aqui e neste mesmo post coloquei um comentário, o qual passou pela censura, foi postado e agora desapareceu. Olha, quando o assunto e judeu, antissemitismo e sionismo, o buraco é mais embaixo. Um exemplo chocante é o caso do judeu Goldstone, juiz que elaborou um relatório condenando os crimes dos israelenses contra os palestino. O sionismo, que domina praticamente todas as entidades judaicas poderosas pelo mundo a fora, pressionou-o com humilhações a nível pessoal, o perseguiu de todas as maneiras, até o miserável demonstrando uma fraqueza inesperada para quem não o conhecia, voltou atrás retificando o dito relatório, chegando ao absurdo de acusar os palestinos por crimes de guerra! Por aí se vê que com os sionistas não se brinca! Finalizando, eu, pessoalmente, não me estresso quando o Azenha, PHA e Nassif censuram meus comentários a respeito do sionismo. Vai saber o que esta trinca tem a perder?!!!

    AlceuCG.

    Luiz Carlos Azenha

    Nossa, quanta conspiração! O blog tem uma política de comentários. Quem quiser ter os comentários publicados, deve seguí-la. Simples assim. abs

    Alceu Gonçalves

    Arrá, Azenha! Não esperava que você, experiente como é, morresse como o peixe do ditado. Fácil desqualificar um comentário usando tal método, hein? E que tal ser correto com seus leitores e justificar o por quê dos sumiços de comentários já liberados? Não se iluda, rapá, por mais que você tenha leitores de boa fé, eu me incluo entre eles, tal tipo de atitude menosprezando os visitantes, na infantil auto-suficiência de quem tem milhares de leitores, pode a médio prazo, corroer a credibilidade do seu blog. E credibilidade, como você sabe, depois que perde…

    AlceuCG.

    Luiz Carlos Azenha

    Alceu, ensine-me pelo exemplo. Crie um blog e vamos ver como vc modera os comentários. Eu prefiro errar pela cautela: não acredito em troca de ofensas entre os leitores do blog e nem em combater preconceito com mais preconceito. abs

    Alceu Gonçalves

    Nos comentários objetos deste bate-boca não houve ofensas ou trocas de ofensa, Azenha. Mas você já deixou bem claro, o blog é seu e portanto, faz o que bem entender. Como dizem por aí, "a porta de saida é serventia da casa". E ainda tem gente que se dá à pachorra de criticar a truculência dos tucanos.

    AlceuCG.

    Adelino Faria

    Se não houve troca de ofensas o sr Luiz Carlos Azenha então deveria explicar aos leitores porque os comentários que não são ofensivos e que abordam sionismo e judeus teriam sido suprimidos, ou se existe alguma politica do blog em não criar polêmica contra sionismo e sionistas brasileiros.

    Bonifa

    Não confunda o povo judeu com sionismo. Assim como nem todo colombiano é metido com o tráfico de drogas. Você acha que Enistein, Freud ou Woody Allen sairia por aí atirando em gente inocente?

    Adelino Faria

    Realmente Alceu. Temos aí um caso clássico de um judeu NÃO SIONISTA (obviamente) mas que sofreu terrível pressão familiar e psicológica por parte de sua comunidade judaica que é SIONISTA. É muito fácil criticar o Goldstone sem saber que tipo de pressão ou ameaça ele sofreu na sua vida privada para mudar totalmente de parecer. Se eles (sionistas) mantém praticamente todos os politicos americanos sob guilhotina, e que não são judeus, imagine então com esse juiz judeu.

    Beto_W

    Hmm.. por que obviamente não sionista? Porque Goldstone faz crítica ao governo de Israel? Ser sionista é defender o ideal de um lar para os judeus na Palestina, e não necessariamente dizer amém para o governo israelense.

    Por outro lado, a pressão da comunidade para que não se fale mal de Israel é verdade, e passa por essa confusão entre judeu e israelense, e pelo medo de que qualquer crítica a Israel seja um ataque anti-semita.

    Sou sionista, não deixo de acusar Israel quando comete atrocidades, pouco a pouco vou abrindo os olhos dos outros judeus no meu entorno a essas atrocidades e às mentiras que nos foram alimentadas desde pequenos. Mas realmente às vezes tem judeus que se irritam com o que eu falo.

    Voltando ao assunto do Alceu, acho que seria impraticável os moderadores justificarem um por um os posts suprimidos. O próprio sistema do IntenseDebate não permite isso, acredito. Se alguém se sente prejudicado, que entre em contato para pedir explicações. Ficar insinuando que o Azenha tem uma motivação secreta ou que está sendo pressionado pela FISESP ou qualquer outro órgão não é o caminho mais civilizado.

anónimo, ó pá

Confundir a opinião pública com o racismo da classe mé(r)dia/alta paulistana é dizer que 8 são 80…

Ronaldo

Me ajudem a entender este tema para que eu possa tomar partido e ter opinião formada.

A Federação Israelita vai monitorar piadas racistas. Certo, tudo bem. Israelita é raça ou nacionalidade? Judeu é igual a israelita? Judeu é raça ou religião?

Anti-semitismo é racismo, então a raça em questão é a dos semitas? Árabe também é semita, então falar mal dos árabes é anti-semitismo? A Federação vai monitorar piadas contra Maomé, ou só contra os árabes?

Para que eu possa identificar a raça das piadas proibidas quais são as suas características morfológicas? Como saber quem é semita?

Negro é negro e japonês é japonês. Brasileiro é negro ou japonês? Falar mal de brasileiro é racismo?

Agradeço antecipadamente.

    Beto_W

    Boa pergunta, e isso parece ser o que está confundindo muita gente. O "israelita" da federação é um termo arcaico usado para denotar algo judaico, não tem (em tese) nada a ver com o país Israel. Pode-se dizer que israelita é igual a judeu, pois o termo vem da tribo de Israel, que em épocas bíblicas foi a principal sobrevivente das sucessivas conquistas estrangeiras na região.

    Há quem diga que judeu não é raça, é religião. Na prática, os judeus se consideram um povo com uma religião. Raça no sentido genético é algo difícil de definir, por causa de miscigenação.

    Árabes também são semitas, mas anti-semitismo acabou virando um termo para denotar sentimentos contra os judeus. Anti-semitismo em muitos países é considerada uma forma de racismo, ou de discriminação, se assim o preferir.

    A função da Federação Israelita Paulista (FISESP) é aglutinar e coordenar todas as entidades judaicas do estado de São Paulo (escolas, sinagogas, clubes, etc), e representar os interesses da comunidade judaica do estado. Quando dizem que vão monitorar o racismo, infelizmente eles não se expressaram bem – acharam que estava subentendido que se referiam ao racismo contra judeus, que é o que quiseram dizer.

    Por último, uma discussão de semântica faz bem para esclarecer as definições com as quais se trabalha, mas não muda o fato de haver gente que discrimina e tem preconceitos contra uma minoria sem razão ou motivo aparente.

    Espero ter ajudado mais do que confundido.

SILOÉ -RJ

Vai monitorar, copiar, escrever um livro… e faturar em cima.

SILOÉ -RJ

-Salim está?
-Salim, sei eu!
-Vim cobrar uma dívida.
– Non, Salim sa iu, Salim sa iu!!!

SILOÉ -RJ

Vocês nos tiram entre outros, o direito à informação isenta, e a gente nem pode fazer uma piadinha contra?
Tá de brincadeira,Né!!!
Tadinhos, até parece que vocês são minoria!!!
Aqui é ou não é uma democracia?
E a liberdade de expressão onde é que fica?

Breno

A paranóia israelense já chega a ser irritante.

    pfelipecs

    Existe a paranóia, mas não nesse caso… a piada foi mal colocada e é ofensiva para quem é judeu. Tem piada que me ofende e não ofende aos outros.

    Nesse caso, acho prudente perdermos a piada, mas não perdermos o amigo…

    NELSON NISENBAUM

    E a ignorância de gente que nunca foi lá, e fica querendo dar pitaco em tudo o que se refere a Israel x Palestina é ainda mais irritante.

Paulo

Os comentários de uma forma geral, estão cheios de ignorância e preconceito. Os judeus (ou qualquer outro grupo religioso/étnico/cultural) não têm o direito de se organizar para lutar contra discriminações ou ofensas dirigidas contra eles? eles tem que lutar contra discriminações ou ofensas dirigidas contra todos os grupos e povos em todo o mundo? As mesma estórias de dominação do mundo que permeiam o sentimento anti-semita aparecem também em muitos dos comentários anti-semitas travestidos de comentários "anti-sionistas".

    Jair de Souza

    E os mesmos argumentos dos racistas sionistas defensores do massacre do povo palestino aparecem travestidos de vítimas do antissemitismo. É muito bom ler o que o "antissemita" Gideon Levy tem a dizer sobre isto num artigo de agora: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

    NELSON NISENBAUM

    Pois é, Paulo, todos os países tem direito a fronteiras, a se defender e até mesmo de existir. Mas no caso de Israel, esses direitos são taxados de nazifascistas. É uma estranha moral.

    Beto_W

    Nelson, (e Jair), o Paulo nem mencionou Israel.

Francisco Hugo

Para tamanho impasse, uma solução:
Empenhemo-nos todos na construção do Muro da Cisjordânia.
Com a contribuição de todos (o Azenha é pão-duro mas não vai escapar dessa), a construção, que já vai avançada, pode ser revista, atualizada, modernizada e estendida… pra ganhar, no Guinness, da Muralha da China.
Sionistas escolhem o lado preferido deles: o de Jerusalém.
Nós todos, pobres mortais, ficamos do outro.
E os tucanos não-sionistas, em cima do muro.

edv

Num mundo de farta hipocrisia, é comum que alguns (quaisquer) chamem a ética, a moral e os "bons costumes" (seja lá o que isso for), para trazer o fascismo e "botar ordem" …
Sempre a deles…

Ar exclusivo

Poder dos ricos: Condomínio fechado, ruas fechadas, praia fechada, carro blindado, boutiques fechadas, supermercado fechado, latifúndios, detenção de serviços de concessão pública como se privado fôsse – meios de comunicação, resort, feriados exclusivos, cultura exclusiva, faculdades e escolas privadas, bairro exclusivo.
A próxima exclusividade é o ar que respiramos? Se der para engarrafar vai complicar.

    NELSON NISENBAUM

    Demorou…

Luci

Danilo Gentilli tem que se redimir de seus preconceitos que estão em seu subconsciente e fazer urgente cursos de formação básica de cidadania e de Direitos Humanos.

Luci

Periferia das grandes cidades.Os grupos sociais discriminados já vivem em "guetos" e continuam sendo o violentamente discriminados.
Ontem uma senhora em entrevista na TV afirmou"aqui não queremos Metrô", já existe na Consolação e outra declarou "aqui é bairro de rico" eles não querem Metrô. A grande questão: o que era velado ficou acintoso, desrespeito para os que pagam impostos, sofrem as agruras de um governo que atende os que estão próximos e os diferenciados.O Estado por séculos promoveu o progresso de uns em detrimento e sacrificio de outros, e estes hoje consideram-se uma "república à parte". As declarações das entrevistas é o sintoma de que a divisão social é gravíssima.Este é o resultado da cultura do "uns mais iguais que outros – os privilegiados".O Governador deveria explicar ao povo o que está acontecendo com Metrô e alteração de
estações.É um debate que é público e as autoridades tem de se manifestar porque ocorreram outros problemas graves.

FranX

Assista ao humor da globo ( que conta com judeus no elenco e na direção) e responda: " o que me mata são esses mistérios e dúvidas da sabedoria árabe" . O que a "sabedoria árabe", seus mistérios e dúvidas tem a ver com a conclusão a que se quer que o persoangem chegue? A comunidade árabe vai monitorar o humor(?) da globo a partir de hoje? Sejamos justos. segue o link:
http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimen

robledoduarte

Lembrando que os judeus vivem muito bem tanto aqui como em nova iorque ou qualquer lugar do mundo. Em São Paulo, os guetos estão a céu aberto, como paraisópolis por exemplo.Não vejo comunidade alguma ter "pena" destas pessoas, aliás ninguém tá nem aí para elas, principalmente o poder público. Muita hipocrisia.

    NELSON NISENBAUM

    Já que falou em Paraisópolis, a comunidade judaica, através do Hospital Albert Einstein foi a que mais ajudou, implantando postos de saúde e dando atendimento integral àquela população.

Jair de Souza

Todos devemos repudiar qualquer manifestação de racismo. Por isso, não gosto de ver gente generalizando sua crítica ao conjunto dos judeus. O que deve merecidamente ser criticado é o sionismo, assim como todos os sionistas que se identificam com a política racista e supremacista que o estado de Israel pratica contra o povo palestino. Também não devemos permitir que, a pretexto de combater o atissemtismo, se forme no Brasil (ou que se dê força, se ela já existe) uma instituição tão nefasta como a ADL (liga anti-difamação) dos Estados Unidos. O que a ADL e suas congêneres pretendem, na verdade, é silenciar qualquer crítica aos crimes cometidos pelo estado de Israel contra a população palestina nativa. Azenha também não está certo ao equipar a atitude de Mayara Petruso que pedia literalmente a morte dos nordestinos com as piadas bestiais do tal Danili. Estas piadas não se justificam, mas não podem ser consideradas do mesmo nível do que fez a Petruso.

Zé Brasil

Sou contrário por princípio a qualquer forma de discriminação do ser humano. Nesta linha de raciocínio pergunto: Como a FISEP se posicionou quando o Chefe de Estado Brasileiro, o Presidente Lula virou motivo de piada na TV de Israel? Eu como Brasileiro me senti ultrajado pela caracterização grotesca dele apresentada e por extensão de nós Brasileiros.
Houve algum pedido formal de desculpas por parte da FISESP ou mesmo uma nota na imprensa condenando o fato ou ficou tudo numa simples questão de liberdade de imprensa e vamos em frente?

    Beto_W

    Que tal cobrar isso da embaixada brasileira em Israel, que é quem, por direito, pode tomar alguma atitude a respeito? O governo brasileiro agiu no caso do episódio dos Simpsons que se passava no Brasil, certo?

    Além disso, a FISESP responde à CONIB (Confederação Israelita do Brasil), e se alguém devesse se manifestar a respeito, seria essa entidade.

    Por outro lado, também achei o episódio de extrema arrogância e estupidez, não só por retratar Lula e o Brasil daquela maneira, mas por implicar que ele não deveria se meter na política do Oriente médio.

operantelivre

Antes que sugiram que sou anti alguma coisa, sou branco de ascendência desconhecida, pobre e casado com uma mestiça baiana de minha classe sóciocultural. Minha nação é a humanidade. Tenho orgulho de viver num país mestiço e lamento o plantio do segregacionismo e do ostracismo que a observação de algumas atitudes me sugerem. Não tenho a vivência deste ódio todo que vejo, destilado por motivos obscuros. Vivi longos períodos de proximidade com judeus (na faculdade), negros (minha esposa), nordestinos, hispânicos (um filho), homossexuais (grandes amigos), católicos, protestantes (minha formação), portugueses (minha avó), analfabetos (minha mãe),alcoólatras… e nunca havia percebido o incômodo das piadas. Mas, sentia, SIM, de forma NÃO VELADA, a agressão do poder econômico que não tem cor, nação, religião ou credo. Só depois de adulto fui descobrir o gosto por outras diferenças e o tamanho do estrago que as diferenças econômicas provocam e difundem com propósitos obscuros.

    mariazinha

    Belas palavras, caro. É aí, que o bicho pega….

Alvaro Tadeu Silva

Em 1905, um desconhecido de apenas 26 anos chamado Albert Einstein editou um artigo numa revista europeia de Física que abalou os fundamentos da Ciência na época. Era a exposição de uma nova teoria, "Teoria da Relatividade Restrita". Em 1915, termina a obra com o nome de Teoria da Relatividade Geral. Famoso e endeusado no mundo todo, uma espécie de popstar da Ciência, algumas partes de sua teoria ainda não podiam ser provadas. Num desses dias de glória, comentou com jornalistas: "se minha teoria estiver certa, a Alemanha dirá que sou alemão e a França, que sou cidadão do mundo. Mas se provarem que ela está errada, a França dirá que sou alemão e a Alemanha lembrará que sou judeu."

    Paulo Ricardo

    boa tarde;

    Comentário excelente. Pedindo permissão para posta-lo no meu orkut… ;)

    edv

    É por isso que o ideal é entender que Einstein é, efetivamente, alemão, judeu e cidadão do mundo…

    mariazinha

    Mas pq será que os judeus vivem, eternamente, no passado? Será que hoje, não existe nenhum nome de que possam se orgulhar?

    Beto_W

    Mariazinha, eu ia escrever um artigo citanto alguns judeus ganhadores do Nobel recentemente, alguns esportistas com medalhas olímpicas, alguns artistas renomados, mas percebi que seria inútil, por alguns motivos:

    – Não sei se citar alguém que recebeu um prêmio na semana passada é "viver no passado" para você;
    – Se não nos orgulhamos de figuras do passado, que espécie de povo somos?;
    – Pelo que leio dos seus posts, você é anti-semita, ou judiófoba. Então meu post iria soar esnobe a seus ouvidos, ou pior, iria agravar sua paranóia de que "os judeus estão dominando o mundo".

    Portanto, ao invés disso, te pergunto: o que é viver no passado? Argumente e desenvolva sua afirmação, por favor.

    Jair de Souza

    E seria muito bom também lembrar que Einstein era defensor do socialismo e contrário à criação do estado de Israel. Foi um dos que condenaram veementemente os crimes praticados contra a população palestina nativa. Isto quer dizer que judaísmo não é igual a Israel.

    Jair de Souza

    Seria muito bom lembrar também que Einstein era a favor do socialismo e contrário à criação do estado de Israel. Foi um dos que criticaram veementemente as injustiças cometidas contra o povo palestino. Isto quer dizer que judaísmo não é igual a Israel.

Oliveira

José Dirceu

Guetos, torcidas e a alta plumagem
Publicado em 14-Mai-2011

Como vemos, as elites de Higienópolis não querem uma estação de Metrô em seu bairro, situado perto do centro da capital paulista. E, diante de um abaixo-assinado de 3.500 pessoas, os tucanos aceitaram transferir a futura estação da avenida Angélica, para o bairro do Pacaembu, onde está o estádio municipal de mesmo nome.

Mas, frente à reação dos moradores de lá — que alegam temer os riscos de futuros tumultos das torcidas organizadas pós-jogos–, cancelaram a proposta de estação no Pacaembu.

A propósito, em outras regiões da cidade torcidas de futebol nunca foram um empecilho para inauguração de estações de Metrô, a exemplo das estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê e Santos-Imigrantes. Tudo muda de figura, se as elites do Pacaembu as receiam.

Em cima do muro

É o fim da picada. Até na questão de uma estação do Metrô os tucanos ficam em cima do muro. Nessa seqüência de episódios, os tucanos demonstraram claramente que não têm a menor firmeza na defesa dos interesses do conjunto dos paulistanos.

Pior. Concordam com o argumento preconceituoso, beirando o crime de racismo, de que, nos bairros das elites, os moradores são “diferenciados”. E, uma vez que cederam ao preconceito num primeiro momento, enfrentaram a imediata reação sociedade em críticas tanto nos jornais, como em divertidos comentários na Internet.

Sob o risco de esse imbróglio resultar em um verdadeiro confronto social, os tucanos, agora, recuaram pela terceira vez. Estudam novo lugar para a estação. O problema é que não sabem mais o que fazer. Ridículo, se não fosse triste e gravíssimo. A alta plumagem paulista está sendo cúmplice de algo muito grave. Ações dessa ordem podem levar à formação, mais cedo ou mais tarde, de guetos na cidade, incentivando uma divisão social de perigosas conseqüências.

Fernando

É possível monitorar a Federação Israelita de SP?

Tenho curiosidade de saber o que eles falam nas reuniões.

    Klaus

    Tenho curiosidade sobre o que vc pensa. É possivel monitorar seus pensamentos?

    Beto_W

    Fernando, a Federação Israelita de SP é uma entidade privada, e mesmo que não o fosse, você pode acessar o conteúdo das reuniões de qualquer outra entidade, seja pública ou privada? Isso é meio ilógico de se exigir, não?

    Por outro lado, como já falei em outro post, a função da federação é coordenar as diversas entidades judaicas do estado, e servir de representante da comunidade judaica do estado. O que eles falam nas reuniões? Um monte de coisas, como discussões sobre a qualidade de ensino nas escolas judaicas, eventos da comunidade, atividades beneficentes, e uma porção de coisas mais.

    O que se fala nas reuniões do Governo Federal? Responda isso e, numa escala beeeeem menor, é o que se discute na FISESP.

mariazinha

Aí está:
"Das 11 transnacionais piratas, cinco pertencem aos EUA, três à Suíça (notável paraíso fiscal bancário), duas são suíço-holandesas e uma é de Hong Kong (ligada à Grã-Bretanha). Se as 11 se cotassem na bolsa colocar-se-iam da posição sete até a 156 na classificação da Fortune Global 500. Sem penetrar na genealogia dos seus testa-de-ferro e verdadeiros donos, destaca-se a nefasta sombra do israelo-belga-espanhol Marc Rich em três empresas piratas: Glencore Intl., Trafigura e Phibro. […] http://correiodobrasil.com.br/as-10-transnacionai

Rogerio

Ética oportunista. Essa federação israelita já se pronunciou contra outros tipos de racismo que ocorrem no Brasil? Já se posicionou publicamente contra os atos de homofobia ocorridos recentemente em São Paulo? Por que esse pessoal é "politicamente correto" só quando lhes interessam? E sobre a Palestina e o tratamento dado por Israel sionista àquele povo? Como é que fica?

SIONISMO NO BRASIL NÃO!

marcelo

Mauro Silva.

Seu argumento e simplista embebido em um estofo de aparente profundidade.

1) Apenas para separar. Os russos morreram lutando. Defendendo seu territorio. Evitando uma invasao. Va para Sao Petersburgo, veja se em algum momento eles se referem ao sangrento bloqueio a que foram imposto como holocausto. Parece que a palavra holocausto te incomoda!

2) Os Judeus morreram de uma maneira que me parece ser algo diferente…Com experimentos, gemeos siameses sendo costurados, criancas usadas como alvo em brincadeiras de tiro…Dificil nao caracterizar como tentativa de exterminio racial (que os nazistas nao tentaram impor aos russos)

3) Quem aqui defendeu as atrocidades contra os russos? Por que de repente uma defesa de que os judeus monitorem comentarios racistas vira um libelo de comentarios sobre russia, negros, gays, etc? Para constar…Eu, que nao sou judeu, estaria escrevo os mesmos comentarios para as demais minorias, em defesa de suas batalhas contra a discriminacao. Bestinha esse argumento que defendemos os judeus e fechamos os olhos para, por exemplo, a palestina.

4) Mas, para finalizar…cada vez que se defende um judeu tem um monte de babaca que acha que ja que fazemos isso, temos que defender os demais tambem. NOS FAZEMOS ISSO.

    Mauro Silva

    O incomodado, em verdade, é o sionosmo, ou similares que não perde o estilo virulento e agressivo contra aqueles que se contrapõe as suas "verdades absolutas".
    Fico a 'assuntar' com meus botões de onde vc poderia tirar que a palavra holocausto me incomoda.
    O que me incomoda é o mal uso dela, como de qq outra.
    A sua tentativa de torcer os meus argumentos e o juízo de valor vc que faz deles, dessa forma agressiva, não só mostra o quanto é raso, como remete-nos aos Tribunais do Santo Ofício, cujas práticas de então, muito se assemelham às atuais tentativas de enquadramento dos que condenam a postura leniente das diversas entidades judaicas em relação aos crimes de lesa-humanidade praticados por Israel contra os vizinhos como "anti-semitismo", racismo ou que o valha.
    Sugiro que releia tudo que foi escrito com maior atenção.
    Há um ordenamento cronológico no debate que o ajudará a entende-lo.
    Se não, pouco se me dá, porque é perda de tempo debater com fanáticos.

Paulo Peres

Não tenho nada contra Judeus, mas hoje me recuso a considerar o tal do "holocausto" como outra coisa senão uma passagem histórica qualquer, porque esse evento já foi usado demais para fins políticos e sociais que resultaram em coisas quase tão absurdas quanto, como sequestros, assassinatos, prisões de velhos de 90 anos e a super-evolução do pensamento Sionista (que por sí só é um crime contra a humanidade)
Hoje em dia eu prefiro considerar o Massacre de Sabra e Chatila antes de Auschwitz, por razões éticas e morais.

    Adelino Faria

    De fato é um grande absurdo nos dias atuais usar o Holocausto como respaldo ou cortina de fumaça para as sacanagens sionistas de Israel na Palestina. Os árabes palestinos não tem que pagar nenhuma conta pelos atos nazistas. E a Palestina não era uma TERRA SEM POVO PARA UM POVO SEM TERRA.. Israel sionista foi formado em cima de uma limpeza étnica. Se não foi de extermínio foi de expulsão sumária.

Julio Santos

Quanta babaquice!!
Fora isso, concordo com praticamente tudo que o Mauro Silva escreve.
As ações do governo de Israel é que promovem o ódio.

alexis

Todas essas discusões fazem parecer que os judeus do Brasil não são brasileiros pra valer, mas apenas judeus. Obviamente não é verdade, mas isso poderia criar confusão e animosidade. Tenho alguns amigos judeus, nascidos aqui, com pais nascidos aqui, mas que dizem diretamente que eles não são brasileiros, mas apenas judeus. Acho que isso é um assunto que a Federação Israelita teria que resolver entre os seus afiliados.

Marcio Leandro

Em primeiro lugar e antes que me encham o saco sou descendente de judeus alemães. A tal "comunidade judaica" tem o costume de patrulhar os outros mas não enxerga o que o seu governo faz com o povo palestino. É lamentável o que aconteceu com os judeus os ciganos e os homossexuais durante a segunda guerra, mas atualmente de vítima, principalmente devido aos atos do governo sionista de Israel, os judeus não tem nada. O cúmulo foi o humorista ter que pedir PERDÃO para a comunidade judaica por uma piada, seja ela de mal gosto ou não, dependendo da concepção de cada um. Ainda mais que o que gerou a piada foi o fato de um bairro de endinheirados, onde tem uma grande comunidade judaica ter barrado a construção de uma estação do metrô, com argumentos dignos de piada.
Daqui a pouco os portugueses e as loiras também vão querer patrulhar a rede, cambada de gente sem graça.

    Beto_W

    Marcio, os judeus de Higienópolis não são israelenses, são brasileiros. E são 20% da população do bairro, habitado também por muita gente abastada (ou seria abestada?) e elitista que não é judia. Portanto, se fizermos um chute grosseiro, dos 3500 que assinaram o tal manifesto contra o metrô, podemos estimar que 700 eram judeus. Sendo assim, a maioria dos que assinaram não é de judeus – e os judeus que assinaram, segundo minha projeção estatística grosseira, não passam de 6% da comunidade judaica do bairro. Logo, não acho justo culpar os judeus por esse manifesto contra o metrô.

    Ademais, além de fazê-lo, o "comediante" em questão evocou um episódio onde grande parte dos judeus perdeu ao menos alguém de sua família. Se você fosse familiar de algum aluno morto na escola do Realengo e alguém fizesse piada por isso, iria exigir desculpas também.

    Ademais, você confunde judeu com israelense.

operantelivre

Federação Israelita vai monitorar piadas racistas.
Isto é uma piada, não?

operantelivre

Desta discussão toda fica a vontade de ficar bem distante de pessoas com algumas ideias.

operantelivre

Desta discussão toda fica a vontade de ficar bem distante de pessoas com algumas ideias.

Gustavo Pamplona

Do twitter do @requiaopmdb

Gentilli não é anti semita, é só mais um imbecil.
http://twitter.com/#!/requiaopmdb/status/69163889

FrancoAtirador

.
.
Selecionei alguns comentários, bem ponderados, que me agradaram.
.
.
waleria

Que absurdo!
Higienópolis não querer metro é uma burrice.
Mas o que os judeus tem a ver com isso?
Não sou a favor do sionismo, acho mesmo que o sionismo é a outra face da mesma moeda do nazismo.
Mas o que os judeus tem a ver com o metro de São Paulo?
Absolutamente nada.
Assim como sou contra o sionismo, o nazismo e outros ismos, sou contra o anti-semitismo!
.
.
Beto_W

Higienópolis é um bairro de classe alta na cidade de São Paulo, que abriga a "nata" (entendam como quiserem) da sociedade paulistana, e também é lar para boa parte da comunidade judaica da cidade. É até provável que existam judeus metidos nessa briga do metrô, já que existem judeus ricos que moram lá, mas a comunidade judaica como tal não tem nada a ver com o assunto.

O problema nada tinha a ver com judeus, apenas com a elite não querendo "gente diferenciada" no bairro (frase de uma tal psicóloga Guiomar Ferreira, moradora do bairro que, pelo nome, não me parece judia). No entanto, um "comediante" resolveu espalhar "alegria" e misturou o assunto do metrô com o fato do bairro ter uma tradicional presença de judeus, e ainda por cima cobriu tudo com uma referência de mau gosto a um episódio trágico da história da humanidade.
.
.
ZePovinho

Existe uma coisa perigosa.Esse episódio tirou de baixo do tapete do Brasil um sentimento que ninguém esperava.Era só um protesto bem humorado e,de repente,começaram a sair monstros de todos os lados como naquele filme Caçadores de Fantasmas.O Geléia,no caso,trabalharia no CQC.
O protesto bem humorado serviu como gancho para que grupos(que estavam recolhidos desde o episódio Mayara Petruso) fascistas destilassem o ódio pela rede como na campanha de 2010.Isso é que é preocupante.
Não podemos permitir que esses sentimentos aflorem.Eles são incontroláveis e a sociedade brasileira deve contê-los no nascedouro.
Estamos em um momento de bonança econômica,mas…já pensaram se estivéssemos numa crise econômica e a sociedade brasileira não contivesse esses miasmas???Veríamos judeus,negros,mulheres e nordestinos sendo deportados para suas regiões?????
Eu não sei se algum de vocês já foi discriminado.Eu já fui,por um catarinense que me chamou de "negrinho de merda"(eu sou mestiço) porque ficou com raiva pelo fato dele ser caminhoneiro e eu formado.Foi em 1988 e,vejam só,até hoje me lembro.Imaginem como se sentem as pessoas que ouviram ou leram a infâmia do Danilo Gentilli…
.
.
Sebastião Medeiros

Qualquer forma de racismo é deplorável e condenável,porém os comentários anti-Árabes,Anti-Palestinos e Anti-Islãmicos são muito mais numerosos em comparação aos comentários Anti-Judaicos nos portais do Terra,Folha,Estadão e da Veja.
.
.
TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO PRECONCEITUOSA É RECRIMINÁVEL.
.
.

Jacú do Mato

Os assassinos dos palestinos se acham donos do mundo. Minha maior felicidade seria vê-los voltando à sua terrinha. Vocês endendem mesmo é de invadir terras, negar água, de armamentos, de espionagem e de matar inocentes aos montes. Respeitem para ser respeitados. Aqui o Ariel e o Benjamin não mandam.
O Yitzhak Rabin era uma boa pessoa e foi assassinado porque queria a paz.

    Beto_W

    Você está confundindo judeu com israelense.

gilberto silva

Liberdade de expressão , quer dizer o que ?

    Luis

    Quer dizer: eles tem o direito de dizer qualquer coisa sempre e nós temos o direito de escutar sempre.

    Prof. Garibaldo

    Quer dizer o seguinte:

    1. A base do direito é a lei.
    2. Que a liberdade de expressão tem origem no contratualismo liberal dos século XVII e XVIII.
    3. Pressupõe que o indivíduo seja RACIONAL e saiba DISCERNIR.
    4. O que não parece o caso do KKC.
    5. Que a liberdade de expressão funda-se no direito.
    6. Que a lei deve proteger a integridade moral dos cidadãos.
    7. Que a liberdade de expressão deve ser contextualizada social e historicamente, não nasce do nada.
    8. Que o KKC critica "os político", mas faz desserviço semelhante.
    9. Que ofender dá lucro.
    10. Que o "complexo de vira-lata" não parece ser a característica atual de uma parte dos cidadãos.
    11. Que a "elite branca" está se ilhando.
    12. Que a "elite branca" está ficando com medo das pessoas que estão melhorando de vida.
    13. Que a "elite branca" está expressando o seu ódio contra a "massa" de modo insidioso.

    Louise Rosemblatt

    Quer dizer antes de tudo, como qualquer forma de liberdade, que vc não poderá usá-la para atentar contra terceiros.

Janes Rodriguez

Uma informação: a maioria dos moradores de Higienópolis/higienista é de judeus?

    diogojfaraujo

    É, tem até um escritório da Mossad… Se eu fosse vc tomava cuidado, pq eles monitoram tudo!!!!

    É cada uma viu, jesuis…

    Beto_W

    Janes, Higienópolis é um bairro na cidade de São Paulo. Os judeus são aproximadamente 20% da população do bairro.

    Adelino Faria

    Suponho que não. Mas para o Danilo Gentili certamente é de judeus.

Antonio Soares

Estação de metrô gera "ocorrências indesejáveis" ? Então não pode haver metrô ! Ou essas "ocorrências indesejáveis" só aconteceriam em Higienópolis ?

    Fabio_Passos

    "ocorrência indesejável" para a ricaiada branca é o metrô levando pobre e preto para higienópolis…

    Adelino Faria

    Antonio.

    Absurdos que só a turma da ELITE (ou nata da sociedade) pode explicar.

FrancoAtirador

.
.
Política e religião
Por Emir Sader

Uma das mais importantes conquistas democráticas no mundo contemporâneo é a separação entre religião e política. Não é que não tenham nada a ver, mas as relações políticas, sociais, cívicas, não podem ser orientadas pelas opções religiosas. Os Estados democráticos são Estados laicos.

Todos devemos ser iguais diante das leis, sem influência de nossas opções individuais – religiosas, sexuais, de diferenças étnicas, etc. Somos diversos nas nossas opções de vida, mas devemos ser iguais nos nossos direitos como cidadãos.

Os Estados religiosos – sejam islâmicos, sionistas ou outros – fazem das diferenças religiosas elementos de discriminação política. Xiitas e sunitas têm direitos distintos, conforme a tendência dominante em países islâmicos. Judeus e árabes são pessoas com direitos totalmente distintos em Israel. Para dar apenas alguns dos exemplos mais conhecidos.

Um Estado democrático, republicano, é um Estado laico e não religioso, nem étnico. Que não estabelece diferenças nos direitos pelas opções privadas das pessoas. Ao contrário, garante os direitos às opções privadas das pessoas. Nestas deve haver a maior liberdade, com o limite de que não deve prejudicar a liberdade dos outros de fazerem suas opções individuais e coletivas.

Por razões de sua religião, pessoas podem optar por não fazer aborto, por não se divorciar, por não ter relações sexuais senão para reprodução, por não se casar com pessoas do seu mesmo sexo. São opções individuais, que devem ser respeitadas, por mais que achemos equivocadas e as combatamos na luta de idéias. Mas nenhuma religião pode querer impor suas concepções aos outros – sejam de outras religiões ou humanistas.

A educação pública deve ser laica, respeitando as diferenças étnicas, religiosas, sexuais, de todos. Os que querem ter educação religiosa, devem tê-la em escolas religiosas, conforme o seu credo. Os recursos públicos devem ser destinados para as escolas públicas.

Da mesma forma a saúde pública deve atender a todos, conforme suas opções individuais, sem prejudicar os direitos dos outros.

A Teologia da Libertação é um importante meio de despertar consciência social nos religiosos, como alternativa à visão tradicional, que favorece a resignação (esta vida como “vale de lágrimas”, o sofrimento como via de salvação). Mas não pode tentar impor visões religiosas a toda a sociedade que, democrática, não opta por nenhuma religião. Os religiosos devem orientar seus fieis, conforme suas crenças, mas não devem tentar impor aos outros suas crenças.

Religião e política são coisas diferentes. A opção religiosa ou humanista é uma opção individual, da mesma forma que as identidades sexuais, as origens étnicas ou outras dessa ordem.

Misturar religião com política, ter Estados religiosos – Irã, Israel, Vaticano, como exemplos – desemboca em visões ditatoriais, até mesmo totalitárias. Na democracia, os direitos individuais e coletivos devem ser garantidos para todos, igualmente. Ninguém deve ter mais direitos ou ser discriminado, por suas opções individuais ou coletivas, desde que não prejudique os direitos dos outros.

Que possamos ser diversos, desde que não prejudiquemos aos outros. Iguais, nos direitos e nas possibilidades de ser diferentes. Diferentes sim, desiguais, não.

11/01/2010 http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostra

    beattrice

    Diferentes sim, desiguais não.
    Grande professor Sader.

    Adelino Faria

    Que possamos ser diversos, desde que não prejudiquemos aos outros. Iguais, nos direitos e nas possibilidades de ser diferentes. Diferentes sim, desiguais, não.
    —-
    Muito bem colocado o pelo FrancoAtirador esse texto do Emir Sader, porém apenas ressalvo que na questão do aborto via de regra as pessoas são contra, não por opção religiosa, mas simplesmente porque é um crime de assassinato de uma nova vida em gestação desde o embrião. E crime é da competência de qualquer Estado, seja laico ou religioso. Também é bom frisar que via de regra o tal Estado Laico é formado por pessoas "Religiosas" e comprometidas com as diretrizes de suas bases eleitorais, logo…

waleria

Toda atitude racista é ridicula e criminosa – seja sionista seja nazista, ou tenha a origenm que for.

Só espero que não queiram montar na web um muro como o da faixa de Gaza.

Racismo não – em nenhum sentido.

Não ao anti-semitismo, mas também não a qualquer tentativa de manipular ideologicamente a web.

Anatoly

Melhor pararem com o usual besteirol, bloguiados, ou verão o sol quadrado.

Higienópolis: Federação israelita avalia medidas judiciais após ataques na web
Gabriel Pinheiro – Estadão.com.br
SÃO PAULO – A Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) disse nesta sexta-feira, 13, que observa com "bastante preocupação" os ataques antissemitas desencadeados na internet com as mudanças do Metrô em Higienópolis. A associação pede aos usuários do Twitter que não repliquem nem respondam aos comentários, por entender que as ações ajudam na divulgação das ofensas. "Isso nos mostra que existe um antissemitismo enraizados em algumas pessoas", afirmou o vice-presidente da entidade, Ricardo Berkiensztat.

    Mauro Silva

    Explique-se melhor porque não entendi a onde vc quer chegar.
    Vamos parar de debater porque "tamanduá vem aí"?
    Ora, faça-me um favor!

    Adelino Faria

    Impressão minha ou houve uma ameaça aí do tal Anatoly?

    Temos aí um exemplo de Sionismo para quem não entende. É mais ou menos por aí. É assim que eles agem em Israel contra os opositores (israelis) que se opõem às politicas sionistas do governo. Se forem palestinos então eles já prendem e jogam a chave fora.

operantelivre

Uma curiosidade sobre judeus e nordestinos. Até posso inferir que uma parte da população não gosta de nordestinos porque eles são pobres. Então acham que não gostam de pobres. Mas uma coisa que até hoje não entendi é porque é tão disseminado o anti-semitismo (que não sei diferenicar de antisionismo). Os judeus deram ao mundo o cristianismo, têm uma porção deles ricos, donos de grandes corporações, são educados (nunca fui maltratado por um), são, em geral cultos e têm uma grande quantidade de cientistas que colaboraram para o crescimento da ciência e da humanidade. Apesar da comunidade ser pequena conseguem se destacar com muito esforço em quase todas as áreas. Alguém pode me ajudar a entender porque é tão disseminado isto que se costuma chamar de antisemitismo – que não sei caracterizar também.
Para mim é uma incógnita histórica.

    Mauro Silva

    Semita é raça e sionismo é "dogma".
    O genocídio de nordestinos no séc. XX foi maior que os de judeus, só que estes têm o controle da mídia.

    edv

    Quem deu o "cristianismo" ao mundo foi, por incrível que pareça…Cristo!
    Surpreendente, não?
    Jesus não tinha a simpatia dos judeus do seu tempo, embora fosse oriundo da região da …Judéia
    Há uma confusão sobre o tema que confunde raça, religião, país, povo, origem, nacionalidade, etc.
    Vou tentar ajudá-lo com o que sei, simplificadamente:
    Os judeus seguem uma religião própria, que NÃO é a católica/ cristã, embora seja também monoteísta.
    Semistismo é a defesa do que é judaico. Eminentemente do povo e suas crenças.
    Sionismo é a defesa de um ESTADO judaico ("Sião"), que hoje é Israel.
    Judeu NÃO é raça (nem etnia): existem judeus italianos, árabes, alemães, egípcios, portugueses, franceses, poloneses, russos, brasileiros…claros, escuros, loiros e até negros…
    Judeu é um povo que, sem pátria física por milhares de anos, espalhou-se pelo mundo (diáspora), evitando porém misturar-se a outros povos, mantendo-se segregados como uma "nação espalhada", até que, após a segunda guerra, muitos voltaram em massa à então Palestina, sob mandato britânico e, em 1948, conseguiram que a ONU declarasse a partilha desta região, reconhecendo o já ocupado estado de Israel, objetivo eminente do sionismo. É de se supôr que haja muito mais judeus ainda na "diáspora", espalhados pelo mundo, do que no seu próprio estado. Mas quase todos prestam ajuda ao país, e é comum que judeus de qualquer parte do mundo sempre passem um temporada, geralmente na pós adolescência, em Israel.
    Isto tudo vc pode encontrar facilmente na Internet e dirimir suas dúvidas e incógnitas…
    Quanto às razões do antissemitismo e / ou antissionismo, isto é algo que todos devem se perguntar, incluindo nesse "todos", certamente, os próprios judeus…
    Sds

    Adelino Faria

    Judeu NÃO é raça (nem etnia): existem judeus italianos,…
    Judeu é um povo que, sem pátria física…
    ===
    Não é raça mas é etnia de fundamento cultural e religioso, podendo se constituir de várias raças. Formou uma etnia ao longo dos séculos exatamente pela não assimilação com outros povos, procurando manter as tradições e respectiva linhagem genética desde a diáspora original. Assim sendo eles mesmo se atribuem como um povo, onde a religião, e não a raça, é o que os mantém unidos. Exatamente essa auto-segregação judaica que provoca a reação antissemita nos povos que os hospedam.

    Adelino Faria

    até que, após a segunda guerra, muitos voltaram em massa à então Palestina, sob mandato britânico e, em 1948, conseguiram que a ONU declarasse a partilha desta região, reconhecendo o já ocupado estado de Israel, objetivo eminente do sionismo.
    —-
    Só realçando um ponto importante nesse seu texto acima Edv.

    …muitos voltaram em massa à então PALESTINA (JÁ HABITADA POR UMA UMA POPULAÇÃO ÁRABE NATIVA DA REGIÃO, a saber os atuais Palestinos), sob o mandato britânico, e em 1948 (após expulsarem e banirem grande parte da população árabe palestina – a NAKBA), conseguiram que a ONU declarasse a partilha dessa região (com os árabes palestinos que ficaram, algo que não foi aceito pelos países árabes vizinhos da região que redundou na guerra desse ano)… etc. etc.

    Não era uma terra SEM POVO para um POVO SEM TERRA.

operantelivre

Como se caracteriza uma atitude racista? Eu não sei. E com medo de ser enquadrado fico calado quando algumas pessoas têm comportamentos que não me agradam. Vai que a pessoa é de um grupo que não posso identificar pela cor, pela roupa, pelo nome, pelo carro, ou por qualquer outro jeito. Alguém pode me dizer se eu posso dizer que não me sinto sinto bem convivendo ou próximo de pessoas que tenham algum traço comportamental pessoal ou cultural? Acrescento mais uma coisa. Qaundo é que uma declaração de afeto ou desafeto pode ser classificada como promotora de racismo ou preconceito? Sou analfabeto nessas coisas. Quero me proteger antes que seja preso por dizer que não gosto de traços que de fato não gosto.

Luís

Desde quando antissemitismo é racismo?

PS: Antes que falem, antissemita é a …!!

    Hanna

    Racista detectado!

    ZePovinho

    Luis….Meu Deus….

Marcelo

Realmente ofensivos e preconceituosos muito comentarios.

Sou catolico, de mae siria, residende nos EUA. Trabalhei por 8 anos no Einstein, universidade judaica. Fui extremamente respeitado e progredi enormemente na carreira.

Importante ressaltar

1) Ao menos 70% dos meus muito amigos judaicos sao favoraveis a um estado independente da palestina e criticam certas acoes do governo de Israel. Estive recentemente na Turquia e vi muitos Judeus dizerem-se enormemente irritados com a confusao que se faz entre ser Judeu e ser Israelita (nacionalidade). Simplista demais dizer que ha alinhamento perfeito entre os judeus ao redor do mundo e as acoes de Israel.

2) Quem faz piada com o holocausto deveria ser convidado a visitar o museu judaico de Berlim ou um campo de concentracao, e fazer piadas depois.

3) A associacao israelense esta certa em defender-se do preconceito. Argumentos do tipo "por que nao defendem o direito dos negros" sao bobos…as associacoes negras e de outras minorias tambem sao ativas e vocais.

4) Tem que expor preconceito sim. De qualquer tipo. Se todos fizermos assim, vamos ver se as pessoas se sentem confortaveis de continuar fazendo isso….Reparem no preconceito contra os nordestinos….horripilante e odioso

    Lazlo Kovacs

    Belas palavras, Marcelo. Historicamente, o número de intelectuais e escritores de origem judaica é enorme. Duvido de que todos eles aceitem a política israelense (é só observarmos o Chomsky).

    Por enquanto, Daniel Gentilli faz dois pesos e duas medidas: pede desculpas à comunidade judaica e chama aqueles que se sentem ofendidos com as suas… ahm… piadas… de "mau humorados".

    ** *http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=6&n=11469

    Roberto Locatelli

    Pois é, uma coisa é semitismo. Outra coisa, COMPLETAMENTE diferente, é sionismo.
    Anti-semitismo é racismo. E sionismo também é.

    Mauro Silva

    Perfeito!

    Adelino Faria

    Na bucha!!! Mais que perfeito.

    NELSON NISENBAUM

    Então, defender a existência de uma pátria para um povo é racismo, Sr.Locatelli?

    Adelino Faria

    Nelson.

    O Sionismo com clara intenção de ocupar a terra habitada por outro povo nativo, roubando-lhe o território pela violência, expulsando os mesmos de suas casas, com intenção de banir a maioria para fora da Palestina, e não contente com isso segregando e humilhando em apartheid os que lá ficaram em minoria, é uma forma de racismo sim senhor.

    Não existia na Palestina nenhuma TERRA SEM POVO PARA UM POVO SEM TERRA. A própria formação de Israel como estado judeu, foi a prova definitiva que os judeus sionistas não queriam nenhuma integração social e cultural com a outra etnia árabe (palestinos) que ali habitava.

    Agora o que é triste é saber que a grande maioria dos judeus espalhados pelas comunidades no mundo ocidental, alimentam essa insanidade sionista de limpeza étnica dos palestinos de toda a Palestina. Isto é, a exemplo dos sionistas israelenses, eles (judeus de outros países) endossam essa política racista, colonizadora e separatista israeli, se tornando assim coniventes e identificados com os propósitos dessa ideologia.

    Mauro Silva

    Caro Marcelo
    Holocausto é palavra grega e não se resume a morte de 6 milhões de judeus na 2ª Guerra: morreram mais de 25 milhões de soviéticos no mesmo episódio.
    Condenável? Sem dúvida. E quantos judeus apoiaram Hitler por temer a "ameaça vermelha"?
    Vc não aborda a questão central: qualquer associação israelita, e NÃO JUDAICA, tem obrigação moral de se posicionar contrariamente ao terrorismo de estado, a tortura e ao genocídio praticado pelo estado (indefinido se teocrático ou laico) de Israel.
    Um parêntisis: hoje, discute-se se Israel é Israel ou Estado Judeu. Estou equivocado?
    O resto, meu caro, são churumelas.
    Analisa, com isenção, o teu "Pentateuco" antes de choramingar hipotéticos preconceitos, ou como se a opinião de um comediante de 5ª tivesse algum significado.
    Posição e compromisso humanista é o que se exige, neste 21º século depois do "Singular Nazareno", de qualquer estado laico.
    Israel é um estado laico?

    Mauro Silva

    Cobro, como muitos outros que se manifestaram aqui hoje, honestidade.
    E acuso: não há diferença entre sionismo e nazismo.
    E não sei se o fato de se declarar "católico" o redime, automaticamente, de qualquer culpa?
    Vc sabe?
    Mas, a rigor, concordamos num ponto: há que se monitorar as ações do estado judeu na palestina.
    Mas, só isso?

    NELSON NISENBAUM

    Sr.Mauro, a diferença entre os judeus mortos e os soviéticos mortos é simples. Os soviéticos estavam em guerra, e os judeus não estavam em guerra com ninguém. Foram simplesmente caçados em toda a Europa pelos nazistas. Vou acreditar que você desconhece estes fatos para ter opinião tão distorcida.

    Mauro Silva

    Sr. Nelson:
    Palestinos são caçados em suas casas por exército invasor nos dias de hoje.
    E, na 2ª Guerra, foram perseguidos e assassinados mais comunistas do que judeus.
    A frente leste germânica era de guerra sem prisioneiro.
    Por que?
    Creio que quem desconhece a 2ª Guerra é vc.
    Mas, vc. mesmo admitiu, anteriormente, que é sionista, e isso é tão elucidativo para mim quanto uma admissão de nazista.

    Adelino Faria

    Sem dúvida Mauro. O sr. Nelson como bom sionista que é, fato que já rotula seus comentários como parciais neste assunto, procura ignorar ou minimizar a realidade que ocorre nos territórios palestinos perpetrados pelos judeus sionistas (imensa maioria em Israel). Os sionistas estão fazendo com os palestinos exatamente o mesmo que sofreram em perseguição na ww2. Só não chegaram no extremo de exterminar e pensam apenas em expulsar da WB.
    Sionismo, muito mais que um mero movimento politico para formar o estado de Israel, é sinônimo de Racismo Segregacionista e Separatista.

    edv

    De novo, Nelson: atenção aos argumentos…
    Morreram mais russos "APENAS" na limpeza POLÍTICA interna promovida por Stalin, do que os que morreram no (bárbaro) holocausto nazista.
    Somando-se os que morreram na guerra, jogados à morte como "massa de saturação" para segurar a "eficiente" máquina de guerra nazista, o resultado é, de longe, o maior da guerra, …(lembrando que dos mais de 5 milhões de alemães mortos , mais de 1 milhão o foram em bombardeios civis.
    Todos os números são (muito) imprecisos. Na WWII fala-se em 40 a 60 milhões de mortos (uma "pequena" margem de erro de 50% ou só 20 milhões). Quem sabe? Havia um "cartório de registro" durante os bombardeios? nos campos de concentração? durante as batalhas?
    Uma coisa é certa: todos os lados manipulam o n. de suas vítimas…
    E seja mais de 100 mil num instante (Hiroxima, Nagasaki), mais de 100 mil num dia (Tokio, Dresden…), ou mais de 5 milhões em 5 anos (média espantosa de ~3 mil/dia), não podemos entrar numa de que … "meus mortos são mais mortos do que os seus"…

    Adelino Faria

    Sr. Nelson neste ponto estamos de acordo. O assassinato de judeus na ww2 tinha o objetivo de exterminar toda uma etnia (limpeza étnica).

    Agora convenhamos que a política israelense (governo judaico sionista) tem o objetivo claro de varrer os palestinos da região dos territórios ocupados (WB e Jerusalém Oriental), expulsá-los para fora dos mesmos, o que configura também uma espécie de limpeza étnica regional de todo um povo árabe nativo.

    Adelino Faria

    Mauro.
    Israel é um Estado que se considera JUDEU (para a etnia judaica e religião judaica – embora se tolere a pratica de outras religiões minoritárias não oficiais). Portanto não é laico. Para ser laico os partidos religiosos judaicos de lá não poderiam fazer parte de coligações para dar sustentação ao governo, como está embasado o governo de extrema direita atualmente.

    Adelino Faria

    É Marcelo. Pelo que você citou tens todas as razões do mundo para puxar "a sardinha" para a brasa judaica. Quem mesmo fornece toda aquela ajuda financeira externa para Israel?

    Quanto à questão da piada racista sem graça e racismo em geral tudo bem.

Marcelo

Acredito que seria mais util e humano se Federação Israelita monitorasse a situação dos palestinos da faixa de gaza .

    Elton

    Ahhh, mas não é pra isso que a tal federação existe………dirão alguns!

    ana db

    Tirem-me uma duvida: Os palestinos são semitas?
    Então aquele que persegue os palestinos são antisemitas portanto racistas.

Wanderson Aguilar

Quando esse cabra fez a piadinha contra os negros muita gente passou a mão pela cabeça, rolou aquele conhecida "operação abafo" e tudo acabou em nada. Só que dessa vez ele buliu com a comunidade Judaica que obviamente tem muito mais poder e coesão e agora tá pedindo até PPU…nada como um dia depois de outro dia…bem feito moço, vê se deixa de gaiatice e vá fazer piadinha lá longe!

dukrai

taí, gostei, pegar um por um e levar um papo cordial e educativo sobre um processo de racismo, penalidades e execração kkkkkkkk o danilo imbecilli já pediu penico e fala em se redimir junto à comunidade Judaica.

ZePovinho

Esse episódio mostrou que uma parcela da sociedade brasileira(como as outras no mundo) é racista.Ponto.Nós tivemos os galinhas verdes da Ação Integralista(ainda existem) e temos uma elite cruel também.Não adianta dizer que "Nós não somos racistas".
A coisa "desonerou"(como dizem os nordestinos) porque atingiu os judeus e nós fizemos muito barulho,mas o preconceito que existe contra judeus é o mesmo que existe contra pobres,nordestinos,negros,mulheres e quem não pode se defender.É um traço quase físico da sociedade brasileira,uma jabuticaba civilizacional.
Eu já disse em outra postagem:atiramos no que vimos e acertamos no que não vimos.
Tentar mudar o foco(como o Reinaldo Azevedo está fazendo) só piora as coisas.O mesmo mecanismo do bode expiatório permanece:sempre jogar a culpa dos próprios problemas nos outros.

    Mauro Silva

    Concordo contigo.
    É piada ofensiva?
    Denuncia!
    Agora, uma associação que se omite, há décadas, às maiores atrocidades, se jactar a 'guardiã da moral" e a pregar "respeito" …..
    Tem credibilidade para isso?
    Faça-me um favor.
    Aos nazi-sionistas de plantão: sou anti-safado o que os inclui!

    dukrai

    véi, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. racismo contra judeus tem que ser combatido, e o nazi-sionismo genocida da população palestina também. aqui tratamos do primeiro.

    Mauro Silva

    Para vc, mas não aceito essa sua pauta.
    Não existe essa dicotomia.
    "Uma coisa" e a "outra coisa" estão imbricadas e são indissociáveis.
    O RACISMO contra quem quer que seja tem que ser combatido, mas o terrorismo de estado e o genocídio contra pessoas estabelecidas há séculos lá, também, e com muito mais urgência. Todavia ….
    Trata-se de prioridades e urgências óbvias.
    Se se calaram antes, diante de uma "trave', perdem o direito moral de se manifestarem agora por conta de um "palito".

    dukrai

    é, Mauro, discordamos. como vc diz, tudo está imbricado mas é preciso separar o judeu que é perseguido aqui pelo preconceito, de israel, a nação sionista genocida.

    ZePovinho

    Você não vem aqui muito,Mauro.Eu sou crítico do sionismo e respeito profundamente os judeus porque aprendi em casa com minha mãe.Ela é judia,eu budista.
    Você está confundindo as coisas,alimentando um ódio que não vai te levar a nada.
    Existem piadas e piadas sobre judeus,portugueses e brasileiros,mas essa que gerou essa discussão não foi uma piada.Foi uma agressão e,pior,revelou uma parcela da sociedade brasileira que todo mundo têm vergonha de dizer que existe.
    Se as minhas críticas aos sionistas forem usadas para atacar os judeus,nunca mais as farei por aqui.

    Mauro Silva

    Que ódio cara-pálida?
    Estou a cobrar dessa entidade "tão ciosa de respeito aos valores judaicos" que faça o mesmo em relação a vida dos outros; de todos, agreditos covardemente por um exésrcito. São pedras contra tanques.
    E não o faz; jamais o fez.
    O fanatismo dá nisso: torce as palavras daqueles que não lhes dedica um serviçal "amém".

    Mauro Silva

    Que ódio cara-pálida?
    Não se pode denunciar a hipocrisia de uma entidade porque pode ser confundido com "semeando ódio"?
    O que gerou a discussão foi que alguns, entre os quais me incluo, identificaram como hipócrita essa patrulha de determinada entidade a 'piadas", e que, por outro lado, se cala vergonhosamente aos abusos praticados contra a vida.
    Nada disso aconteceria, se a entidade em questão tivesse no passado, uma postura positiva no repúdio aos crimes contra a humanidade promovidos na Palestina.
    O resto fica por conta de interpretações fanáticas.

beattrice

Enquanto a Ley dos Medios não vier esse festival de absurdos não vai ter fim.

Klaus

Preconceito é isto aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/915375-ed-

Jandir

A Federação Israelita também poderia se manifestar contra o manifesto de alguns moradores de Higienólis que não querem o trânsito de pessoas "diferenciadas" pelas alamedas do bairro…que tal caros amigos?

    beattrice

    Concordo.

    Mauro Silva

    Isso eu quero ver …..

    Ivan

    Exatamente! Só vejo a comunidade judaica se preocupar e manifestar com relação a ofensas, agressões e desrespeitos aos direitos dos seres humanos judeus. E quantos as outros seres humanos?

    Panambi

    E você acha que eles consideram existir "seres humanos" não judeus?

    Beto_W

    Panambi, seu comentário me ofende pessoalmente como judeu, e me entristece muito, principalmente estando em um site como este.

    NELSON NISENBAUM

    Quanto aos outros seres humanos, Ivan, Israel foi o primeiro e melhor hospital de campanha no Haiti e no Japão, se você não sabe. Temos instituições em SP como a UNIBES, que beneficia milhares de pobres, temos o Einstein que atende gratuitamente na favela de Heliópolis, entre tantas outras atividades sociais em benefício da comunidade não judaica. E tantas outras que não lembro no momento. Convido-o a conhecer estas instituições; convido-o a ler os pensadores judeus como Elie Wiesel, Martin Buber, entre tantos outros; Vá ver um concerto com a Filarmônica de Israel e tenha o prazer de ver um cotrabaixista brasileiro que saiu da favela de Heliópolis… etc etc etc etc….

    Marcelo

    E me ofende muito tambem, como nao judeu…

    Eu sou cristao, brasileiro, de mae siria, e trabalhei por 10 anos no Einstein, em Nova York, universidade judaica. Fui tao bem tratado como todos os demais, e progredi baseado no merito, nao na religiao.

    Absolutamente improcedente as criticas que se fazem aos judeus.

    Paulo

    Aí Azenha, esta também não é uma declaração anti-semita?

    Beto_W

    Pelo jeito não, pois passou batido. E a galera aqui aplaudiu, "positivando" o cara…

    Beto_W

    O que diabos a Federação Israelita tem a ver com isso? Eu acho que os judeus, enquanto seres humanos, e enquanto povo que já foi tão perseguido, devem sim levantar a voz contra qualquer tipo de preconceito. Mas a Federação Israelita enquanto entidade não tem que se manifestar a respeito do metrô ou das declarações de alguns moradores de Higienópolis que não são judeus, ou a respeito de toda e qualquer injustiça ou preconceito que se cometa nesse país.

    A frase da "gente diferenciada" foi de uma tal Guiomar Ferreira, que pelo nome não me parece judia. E ela está negando que usou essa expressão: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/05/13/p… (e agora, será que ela foi preconceituosa ou será que o PIG fabricou a notícia?)

    Além disso, não vi enhuma organização de defesa dos direitos dos negros, homossexuais, mulheres ou qualquer outra minoria se manifestar a respeito de qualquer episódio anti-semita, então por que cobrar que a federação israelita se manifeste sobre esse assunto ou em qualquer outro que não envolva os judeus?

    Vamos ser mais razoáveis, pessoal. Se vamos cobrar isso da Federação Israelita, cobrem das outras entidades que defendem outras minorias.

    Mauro Silva

    Meu caro: o debate é no ponto "credibiliade". Ou tem, ou não tem.
    Por acusar a "Associação Israelita" de se omitir às barbaridades que o estado de Israel comete, há décadas, contra populações de países vizinhos em busca do seu "espaço vital", principalmente palestinos, enquanto, em contrapartida, a mesma se jacta a não admitir "piadas" contra judeus, fui acusado, por uma estranha parceria teuto-judaica, de "anti-semita".
    Ora: palestino é semita. Ferreira, Silva, Juqueira etc podem, perfeitamente, ser nomes de cristãos-novos.
    Ignorâncias a parte, a punição aos criminosos de guerra nazistas (e a morte foi pouco pelo que fizeram) foi possível porque houve colaboração mundial para tanto.
    A omissão não redime a culpa, pois as questões universais não se limitam a determinada raça ou credo.

    NELSON NISENBAUM

    Beto, a FISESP não disse nada sobre metrô, apenas irá vigiar a internet para localizar e eventualmente denunciar casos suspeitos de racismo previstos em lei.

    Lazlo Kovacs

    Pela forma que a Fôia colocou, a psicóloga reichiana (não de Wilhelm Reich, que ela pulou das aulas, mas do Terceiro Reich) evitou comentar o ponto ("Para mim é caso encerrado"); no entanto, ela se mostra "contra" o metrô.

    Ela cobra caro para que as pessoas que não se adaptam a uma estrutura social violenta e contraditória se tornem normais como ela, diga-se de passagem.

NELSON NISENBAUM

Caro Azenha, apesar de termos opiniões antagônicas sobre questões Israel x Palestina, vejo com respeito e consideração a tua atitude de ressaltar no site o perigo do antissemitismo. Abraços, Nelson.

Klaus

Ainda bem que o Mauro e o danielcrf não são antissemitas, não é verdade?

NELSON NISENBAUM

Daniel, a comunidade LGBT é imensamente mais poderosa que a judaica. Caso não saiba, talvez não haja 100.000 judeus no Brasil ou algo próximo disso. Só na Av.Paulista, a passeata reúne 1,5 milhões de pessoas, segundo consta. Se você tiver notícia de alguma atividade judaica que mobilize tanta gente e dinheiro como a passeata LGBT de S.Paulo, por favor me diga quando e onde, para eu também participar. Esse tal "poder dos judeus" do qual tanto se fala, não passa de um delírio patológico de mentes perturbadas, que tentam justificar seu ódio. Em termos globais, somos 0,03% da população mundial. Realmente, dá para ter muito poder.

    Maria Ines Azaambuja

    e em termos financeiros e midiáticos? Hollywood, Facebook, …
    Por favor, não sou anti-semita mas também não sou idiota… Há um livro de um estatístico americano ótimo: Como mentir com números… Todas as teses podem ser defendidas…

    Acho que esta associação deveria se manifestar contra a proposta americana defendida junto 'a ONU de autorização de mentir para denegrir as religiões…

    Elton

    Quem controla as finanças globais? Não se trata de QUANTIDADE, senhor Nelson. Não sou nazista e nem antissemita. Mas a comunidade judaica costuma SIM ter poder, é financeiro é é muitíssimo influente. O mercado (especulação) imobiliária em Curitiba,Porto Alegre e outras tantas metrópoles em nosso pais tem o controle da supracitada comunidade. É apenas um exemplo………
    Tocar nesse assunto ofende alguém? Ou apenas constata uma realidade? Não se trata de acusação de nenhum crime mas tenho quase que ABSOLUTA certeza de que alguns poderão responder-me como se eu tivesse ofendido alguém. Existe um policiamento que considera QUALQUER crítica ao estado de Israel ou à influência econômica da comunidade judaica pelo mundo afora um exercício antissemita. Muitas vezes acompanhado de ameaças vinculadas a processos judiciais.

    NELSON NISENBAUM

    Elton, informe-se melhor. A colônia Sírio-Libanesa no Brasil é 15 ou 20 vezes maior que a judaica, e economicamente mais poderosa. Pare de repetir como um papagaio tudo que ouve. E bem vindos os Sírio-Libaneses!

    raquel

    seu nisenbaum pq parece que nao entende que o numero de 1 milhao de pobres não tem o mesmo poder de influencia que 1.000 empresários, profissionais liberais? pensei que se corresse atras da grana por causa do poder. duh

    Alvaro Tadeu Silva

    Elton, fazer comentários sem conhecimento do que diz, é propagar a ignorância e o preconceito. Nos anos 60, o maior ataque da história do futebol mundial era composto por Dorval, Mengálvio, Coutinho Pelé e Pepe, este, descendentes de espanhóis e branco. Os demais, todos pretos. Ninguém nunca disse que os pretos tinham expulso os brancos do ataque do Santos…

    Alceu Gonçalves

    É verdade, Nelson. Em número de pessoas os judeus são quase insignificantes, mas como de costume nos sionistas, você manipula palavras tentando induzir os desavisados a erro. Quem são donos da maioria dos grandes meios de comunicação no ocidente, incluindo jornais, tv, rádios e na internet? No setor bancário basta citarmos os Rothchilds, os quais são praticamente donos da Inglaterra desde a derrota de Napoleão em Waterloo, e por tabela tem seus dedos podres em todo o sistema bancário europeu e usamericano. Aqui no Brasil basta nomearmos os Gerdaus, Daniel Dantas, Abílio Diniz, Skaff e um número imenso de judeus controlando grande parte da nossa economia. Portanto, caro Nelson, este seu papinho serve pra desinformados. Os judeus, embora minoria, tem sim e principalmente os sionistas, um poder imenso, praticamente imbatível.

    AlceuCG.

    NELSON NISENBAUM

    Alceu, quais são as fontes de informação – por exemplo – contratos sociais de empresas, cartórios, certidões – que te permitem fazer essas afirmações? Quem disse a você que Gerdau é judeu? Quem disse a você que Daniel Dantas é judeu? Quem disse a você que Abílio Diniz é judeu? Quem disse a você que Skaff é judeu? Ah, já entendi. No teu dicionário, ser empresário bem sucedido significa ser judeu. Desculpe, eu não tinha entendido. Sou um idiota. Como são idiotas os 99,97% dos habitantes do planeta, que se permitem dominar por 0,03%. Alceu, acho que você tem problema.

    mariazinha

    Tanto, tanto que, ainda aqui, tentam nos intimidar, usando a Federação Israelita. Eu não sou contra qqer. judeu desde que se misture aos nativos, não sou contra suas histórias desde que se limitem aos seus; não queiram ser um país, dentro de uma Nação. É clara a intenção sionista de dominar o mundo e, para isto, usam também judeus brasileiros de boa fé. Pela baixa proporção de judeus brasileiros é intrigante e assustador a quantidade dos que ocupam posições sensíveis em um país: dentro do governo brasileiro, na mídia, no cinema, nas corporações e até no âmbito judicial. Quem nos garante que não sejam sionistas? E, agora, conseguiram um gabinete ao lado da presidenta. É assustador pelo que já conhecemos de suas práticas contra os palestinos e em todo o OM. Quem vai garantir nosso berço esplêndido? Com esse poder, nem é preciso ser presidente de um país.

    NELSON NISENBAUM

    Mariazinha, depois do teu comentário, só me resta reproduzir o que escrevi aqui em uma outra rodada de paranóias: Você não sabe metade da missa. Esse poder que você tanto teme, ultrapassa os limites do nosso sistema solar…. vai aos confins da Galáxia… ou você pensa que Star Trek (vários judeus na produção e ação) era só ficção?

    Marcelo

    Rapaz, sinto muito por todos os judeus que estao sendo obrigado a ler certos comentarios em um site progressista…

    Como nao judeu, brasileiro residente nos EUA, que aprendeu a amar e respeitar os judeus por seu comportamento e atitude, sinto me tambem ofendido.

    A proposito

    1) Pelo menos 70% dos meus muito amigos judeus acham que a palestina deveria ser um estado independente.

    2) Quem brinca com o holocausto deveria visitar uma unica vez o museu de berlin ou algum campo de concentracao. Se tiver algo de humano no coracao, vai parar de brincar.

    Adelino Faria

    Marcelo você disse aí dos States:
    1) Pelo menos 70% dos meus muito amigos judeus acham que a palestina deveria ser um estado independente.

    Você pretende enganar quem com essa afirmação? Ah sim os desinformados. Ela não bate com a política americana e israelense para a questão palestina. Decerto que a maioria dos teus amigos então não é sionista e esse teu percentual não vale como reflexo da opinião generalizada da comunidade judaica americana. Pelo menos você aprendeu a escolher melhor os amigos.

    Alvaro Tadeu Silva

    Nelson, um adendo. Em 1932 a comunidade judaica na Alemanha não passava de apenas UM por cento da população, a grande maioria dos alemães, principalmente os camponeses, nascia, vivia e morria sem nunca ter visto um judeu na vida. No entando, o ódio desvairado propagado por Adolf Hitler e seus asseclas fez com que os alemães acreditassem que toda sua desgraça advinha da existência de judeus.

    edv

    Nelson, tenho simpatia por sua ardorosa defesa, mas use argumentos mais consistentes.
    Qualquer criança alfabetizada sabe que a concentração de riqueza E poder no mundo sempre é observada como algo similar a "5% controlam 95%" e "5% dos 5% que controlam os 95%, controlam os 5% ".
    E por aí vai…
    Veja por ex: que o minúsculo e menos povoado Israel é mais rico e poderoso do que todo o Oriente Médio junto, com dezenas de países árabes e inimigos, com muito mais população, tamanho e até a "riqueza" do petróleo (que não é compartilhada por suas populações).
    Maslow constata, em sua pirâmide que a pontinha "reina" sobre a base, cada vez pior e maior conforme segue para baixo.
    Tenho a convicção de que o mundo poderia ser bem melhor se os que estão acima invertessem o formato da pirâmide…
    Por isso, se tivesse uma "origem", partido ou religião, seria essa de contribuir para esta inversão.

    NELSON NISENBAUM

    Edv, acho que te faltam conhecimentos de geografia, economia e geopolítica para fazer a afirmação que fez. Todos os países tem elites dominantes, umas mais explícitas (Índia, por exemplo) e outras menos explícitas. O poder econômico dos países produtores de petróleo é infinitamente maior que o israelense. Basta examinar as contas bancárias daqueles governos em todos os bancos do mundo, suas posses e propriedades. Ache um judeu que tenha mais poder econômica no Reino Unido do que o egípcio Al-Fayad, pai do falecido namorado da Lady Diana, entre tantos outros exemplos. Embora a renda per capita de Israel seja a maior do OM, o PIB israelense é uma titica perto de Arábia, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes, etc.

Hélio

Hahahaha
Se ferraram os boca-abertas.
Bico fechado agora.

donThomaz

A moléstia do politicamente correto dá nisso, gentes e entidades assumindo atos que são próprios de quem tem poder de polícia. Quanto praticados por que não tem, num primeiro momento, menos ruim, se chama patrulha ideológica. Depois, a coisa fica bem mais feia. Esse aittude politicamente correta, que acaba alcançando criar leis, botando o Estado na cangalha do cidadão, sob leis racistas, leis de moral religiosa e agora essa novidade "homofóbica", segue desvairada em frente. Esteve presente no que houve de pior no século passado, a eugenia, o nazismo o facismo para ficar no mais evidente. Essa atitude politicamente correta é cobra criada.

ZePovinho

Eu aposto como os loucos vão dizer que estamos contra a liberdade de expressão.Vamos aguardar.

    Gerson Carneiro

    Mas isso já está acontecendo.
    Já tem gente dizendo que está havendo preconceito contra os preconceituosos.
    O Reinaldo Azevedo é um que defende essa tese.

    Jair

    Voce está sendo desonesto. Nunca vi o Reinaldo ser preconceituoso ou defender gente assim.

    A não ser que voce faça o jogo perverso esquerdistas de conceitos e palavras para infligir uma mentira ao que os outros falam ou escrevem.

    PS.: Nunca vi ninguém reclamar quando o Lula fez piada de viado em Pelotas ou quando disse que a culpa das desgraças econômicas do mundo eram das "pessoas brancas de olhos azuis".

    Gerson Carneiro

    Jair,

    Você está equivocado quanto afirma que estou sendo desonesto; e confessa estar desinformado quando afirma que nunca viu "o Reinaldo ser preconceituoso ou defender gente assim".

    Leia isso:
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/higi

    e mais isso:
    http://www.blogcidadania.com.br/2011/05/antissemi

    Mauro Silva

    Nem totalmente, Gerson.
    O que diz respeito a esse jornalista aí, se equivocou. mas em relação ao Lula …..
    O que o "comandante" disse pegou mal. E olha: só não votei nele em 94 (Brizola) e 2010 (Dilma).
    90% das vezes, pelo menos 1 é atingido por qualquer piada. Faz parte da brincadeira e elas são, sim, de mal gosto quase sempre. Piadas e anedotas: há diferença.
    Agora, quando alguém, que se omitiu a um histórico irrefutável de ações eugênicas que beiram o genocídio, vem a público dizer que não admite determinada piada preconceituosa proferida por um idiota.
    Convenhamos….
    Não dá!

    Jair

    Já li esse post do Reinaldo.

    Onde ele defende gente preconceituosa ou diz que há preconceito contra eles?

    Ele apenas afirma que a imprensa foi atrás de uma única pessoa, transformou a possível frase infeliz dela num escândalo de "preconceito classe" e desde então as demais pessoas de um bairro estão sendo massacradas como se todas elas fossem monstros!

    A esquerda trouxe esse tipo de coisa para o Brasil.

    Em vez de dar condições aos pobres de ascender economicamente (ou alguém vai dizer que as "bolsa-tudo" realizarão essa proeza), o que fez foi iniciar uma guerra entre pobres x ricos.

    A mesma coisa que os "bolivarianus" fazem em seus respectivos países.

    Vejam o resultado: mais violência, mais pobreza, menos perspectivas.

    É tudo como o comunismo sempre fez na história: nivela por baixo.

    Gerson Carneiro

    Kassab veta garagens na Cohab alegando incentivo ao transporte público; Alckmin atende a burguesia e veta o metrô em Higienópolis.

    Há dúvida pra quem eles governam?

    E foi a esquerda que trouxe esse tipo de coisa para o Brasil? É o PT quem incentiva" guerra de pobres x ricos"?

    E foi uma única pessoa de Higienópolis que convenceu o Alckmin a vetar o metrô? Não foram as 3.500?

    Caramba! É bem pior.

    Há um outro vídeo em que uma outra moradora de Hihienópolis diz:

    “…as pessoas de nível mais baixo ainda não aceitam muito o metrô. O metrô é muito necessário. Mas aqui não”.

    O fato que acirrou essa questão foi o veto do governador face à solicitação dos 3.500 moradores. Ninguém está dizendo que todos os moradores de Higienópolis são monstros.

    carmen

    Acho que o Jair não entendeu ainda Carneiro, é que antes eles(a elite), podiam bater sozinhos e não tinha contraditório.Felismente começamos a construir a nossa democracia e os segmentos que foram humilados,ofendidos,espezinhados durante anos, estão resgatando o que lhes foi tirado durante os anos de governos e regimes que não lhes asseguraram nenhum direito.Se organizam,se expressam e se defendem,isso é humano Jair,não é invenção da esquerda não.Desculpe Carneiro se me enfiei na sua conversa.

    Gerson Carneiro

    Oxe… desculpe por quê? Pode se enfiar quando quiser. Isso aqui é pra isso mesmo.

    NELSON NISENBAUM

    corretíssimo.

    Gerson Carneiro

    "Onde ele defende gente preconceituosa ou diz que há preconceito contra eles?"

    Acho que você Jair pulou o início do texto dele.

    "O preconceito às avessas é uma arma política cada vez mais quente no país. Em nome do combate à discriminação, discrimina-se; em nome da igualdade, faz-se a apologia da desigualdade; em nome da crítica à insensibilidade dos ricos, exercita-se o pobrismo mais vagabundo."

    Prof. Garibaldo

    Bem, não se trata de um indivíduo, mas de uma pessoa que tem a sua imagem enquanto pública, que tem espaço a partir de uma televisão – cuja concessão é pública – e ganhando dinheiro para isto (se o produto é útil, podemos questionar, claro) … para o que? Para fazer tábula rasa da história.

    Se ele disse uma "frase infeliz", então ele não mede as palavras ou nem sabe o que diz. Um grande exemplo de como não se deve ser. Talvez ele se torne o rei da piada involuntária.

    Eu não vejo uma guerra de pobres x ricos. Eu, na verdade, sempre vi uma guerra de ricos contra pobres. E não mediram esforços em deixar em separar a casa grande da senzala.

    Sente raiva do "povo de baixo"? O povo tem mais é que cobrar mesmo, causar medo nessa gente mesquinha. Coitado do pessoal de Higienópolis!

    Qual o pior medo que podemos trazer a eles? Mostrar que existimos.

    Como sempre, a direitona aparece com o seu traço de paranoia: atribui uma violência e um ódio que nega dentro dela, mas tem que justificar, atribuindo isto ao outro. Parafraseando ironicamente o Reinaldo Azevedo- a fina flor do jornalismo que bate abaixo da linha da inteligência – "a base é a mesma". O que querem é grade, polícia matando pobre (legal ou ilegalmente), ditadura, tortura e distância da gente diferenciada.

    Você me faz rir, apesar de tudo. Vá em frente.

Charles

O problema é sempre o mesmo:o cara escreve um monte de b…e depois diz que "não foi bem aquilo" que ele queria escrever.No final,fica tudo como está.É URGENTE que se faça a Lei dos Médios,e que esses racistas,nazistas,xenófobos,e afins tenham todo o peso da Lei sobre os mesmos.

Mauro Silva

Quero ver a atitude deles, da Federação Israelita, em relação ao Bolsonaro, aos árabes, africanos, palestinos, ciganos, aborígenes, ameríndios, esquimós etc.
Se é de mão única, o famoso "vem a nós", merece desprezo.

    Klaus

    Vc quer dizer que a Federação ISRAELITA deve monitorar piadas contra árabes, africanos, palestinos, ciganos, aborígenes, ameríndios, esquimós e etc? Por que a Federação ISRAELITA? Se fosse um caso de homofobia vc viria aqui pedir que um grupo de defesas de homossexuais monitorasse também piadas antissemitas? Vc é antissemita, Mauro?

    David

    Essa desse tal Mauro só pode ser piada, non sense total. É cada um que me aprece por aqui, vou te contar…

    Mauro Silva

    klaus e david, uma associação interessante.
    O problema é que não admitem piadas, mas se omitem quando demolem casas de palestinos com os moradores dentro.
    "Se incomodam com um palito e ignoram uma trave".
    A frase é secular, e se aplica ao caso.

    Beto_W

    Mauro, eu não me omito quando demolem casa de palestinos ou quando Israel comete suas atrocidades. Mas nesse caso o Klaus tem razão, e como já respondi ao Jandir, a Federação Israelita não se manifesta em casos que não a afetam.

    Da mesma forma, associações GLBT ou pelos direitos das mulheres, dos negros, pobres, sem-terra, árabes, africanos, palestinos, ciganos, aborígenes, ameríndios, esquimós etc merecem seu desprezo, pois não se manifestaram nesse episódio? Se é de mão única…

    Mauro Silva

    Beto, eu também coloquei os meus argumentos acima em resposta a sua postagem.
    Vai um resumo: genocídio, tortura e terrorismo de estado são crimes que afetam a todos e para os quais não se admite omissão de ninguém.
    Acho que está havendo muita dificuldade de se entender o que me parece evidente.
    É a estória do palito e da trave.

    NELSON NISENBAUM

    muito bem colocado, Beto.

    NELSON NISENBAUM

    Não, Klaus, ele não é antissemita. Ele apenas se sentiria melhor em um mundo sem judeus.

cerdo

se for assim a portuguesa vai monitorar tbem o twiter pra ver se ninguem faz piada de portugues, hehehe os judeus se acham melhores do que os outros, mas a vidsa é assim quem tem dinheiro pra pagar propaganda a favor pode se dar o luxo de fiscalizar qualquer coisa, porque será que a comunidade judia de são paulo não fiscaliza Israel na hora que eles estão matando civis palestinos, porque não reclama na hora que os judeus invadem as terras palestinas ??????

    NELSON NISENBAUM

    Cerdo, há muitos e muitos judeus brasileiros que protestam contra o atual governo israelense. Só não vemos ninguém se manifestar quando um homem bomba se explode em um restarurante israelense.

    Elton

    Quero ver esses "muitos judeus" que protestam contra o atual governo israelense APARECEREM na mídia "tradicional" e mostrarem suas opiniões contrárias à política genocida do estado de Israel. Onde estão? Deveriam expor-se nos grandes canais "formadores de opinião"……….

    Vermari

    O governo de Israel e a população local, de maioria judia que corrobora com suas ações, assim como estão fazendo com os Palestinos, deveriam ser dizimados da face da Terra.
    Não entendo como um povo que se vitimiza tanto (forever since the end of the Holocaust), que diz sofrer perseguições, que foi oprimido, faz o que está fazendo na Palestina com os Palestinos. Só não enxerga quem não quer. O governo de Israel e muitos judeus que lá vivem tem ojeriza pelo povo palestino, há uma clara intenção de dizimar essa população. Como acham que o mundo (menos os EUA) não ficará contra? Como pensam que as pessoas não desenvolverão raiva, ódio ou o que seja?
    A disparidade armistícia é tamanha que chega a ser risível quando Israel fica choramingando que o Hamas jogou um míssil (míssil esse que cai num local onde não tem uma alma viva) que na verdade eles tem como detectar e impedir imediatamente que caia nas terras que são e continuam sendo constantemente roubadas dos palestinos.

Mr.Rusty

Quero sugerir à Federação Israelita SP que monitore também as ações do governo israelita contra o povo palestino, assim com as manifestações dos israelitas brasileiros contra os palestinos. Se fizer isso passo a acreditar nas suas boas intenções.

    David

    Alhos com bugalhos, que raciocínio torto, meu Deus.

    Mauro Silva

    Cuidado Mr.Rusty
    Concordo totalmente contigo: tem que ter moral, lavando a própria roupa suja.
    Só que, vais ser acusado de anti-semita por neo-nazista enrustido.
    O sionismo é tão perncioso e selvagem quanto o nazi-fascismo.
    E essa roupagem de falso moralista não engana ninguém.

    NELSON NISENBAUM

    Todas as nações tem o direito de existir e isso não é crime. Sionismo é a defesa da existência e soberania do estado de Israel. É crime? Então todos os países são criminosos por ter fronteiras, cultura, autonomia…

    Elton

    O CRIME está nos MÉTODOS e não no "direito de existir".

    NELSON NISENBAUM

    Sim, os métodos do Hamas e do Hezbollah são os mais humanos e éticos, não é mesmo? Aliás, Bin Laden também era um bom sujeito.

    Fabio_Passos

    sionismo = racismo

    anónimo, ó pá

    Ovadia que o diga…

    Adelino Faria

    Se Sionismo fosse apenas isso estaria de bom tamanho e até daria para engolir (apesar da forma expúria da formação desse Estado de Israel nos acontecimentos em 1947). Mas sabemos que vai muito além de defender fronteiras israelenses de invasões árabes.

    NELSON NISENBAUM

    Mr. Rusty, a Federação Israelita não representa o governo israelense, apenas congrega as entidades judaicas do estado de S.Paulo. E eu não represento a Federação Israelita, falo por mim mesmo.

    Adelino Faria

    Mr Rusty,

    Seu comentário é uma cobrança pertinente, porque as ações de Israel sionista, nos dias de hoje, são os principais motivos da onda de antissemitismo pelo mundo fora. Entretanto como outro já falou aqui, penso que as funções oficiais destas federações são para preservar os direitos das comunidades onde elas se encontram, o que é o caso da reportagem.

    Praticar ativismo político ou criticas contra os governos de outros países, no caso Israel, pode não estar na pauta ou alçada das atividades delas. Quem poderia explicar e se posicionar melhor neste caso seria alguém da própria Federação Israelita.

@danielcrf

Se a comunidade LGBT tivesses metade do poder dos Judeus , a plc 122 já teria sido aprovada a muito tempo. Eu morro de medo dessas organizações judaicas.

    NELSON NISENBAUM

    Tem medo do quê? Da tua sombra? Procure um psiquiatra.

    David

    Morro de medo de comunidades.

    Mauro Silva

    É por isso usam as retro-escavadeiras nelas?

Deixe seu comentário

Leia também