Fátima Oliveira: Uma República laica e nada mais

Tempo de leitura: 2 min

Quero o aconchego de uma República laica e nada mais
Da conta de todo mundo: PT esqueceu os trabalhadores

por Fátima Oliveira, Jornal OTEMPO
Médica – [email protected]

Difícil  escolher o que escrever. A semana foi pauleira. Um respiro: “Papa fecha convento em que freiras dançavam em cerimônias”. Calma, não era o que na ilha de São Luís chamam “chateau” (leia: chatô), vulgo “casa de sexo pago”! De alvíssaras, só que as “Ligações entre cidades vizinhas ficam mais baratas para 68 milhões de brasileiros”. E muita sofrença: “Crescem os assassinatos no meio rural”…

Vi padre Josimo sendo embalsamado: Imperatriz (MA), 10 de maio de 1986.

“O latifúndio matou, no Pará, os ambientalistas José Cláudio Ribeiro e Maria do Espírito Santo e, cinco dias depois, a testemunha do crime, o camponês Erenilton Pereira dos Santos”; “Em Rondônia foi assassinado Adelino Ramos, o Dinho, sobrevivente do massacre de Corumbiara (1995), do PCdoB e presidente da Associação dos Camponeses do Amazonas…”.

Na mira do latifúndio, poderíamos “anoitecer e não amanhecer”… Dormíamos com um revólver debaixo do travesseiro. Maranhão, 1987.

“Aprovado o Código Florestal: a batalha agora é no Senado”; “Carta de Aldo a Dilma defende Código Florestal”; “Marina pede o veto de Dilma ao texto aprovado”; “Quase 11 anos depois, o jornalista Pimenta Neves é preso”…

“Jovem é morta a facadas pelo ex-namorado em Neves”…

“Discussão sobre livro didático só revela ignorância da grande imprensa”; “Os xerifes da língua”; “Pesquisa Ibope/CDD: maioria dos brasileiros acredita que nenhuma mulher pode ser obrigada a ser mãe”; “Morre Abdias Nascimento, ícone negro”; “Morre Gil Scott-Heron, poeta negro visionário”…

Gil Scott-Heron criou o poema-música “A revolução não será televisionada”.

“Roger Abdelmassih, cassado e condenado, continua foragido”; “Entrevista coletiva do ministro da Saúde com blogueiros”; “O plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória nº 520/10, que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (Ebserh)”, para administrar hospitais universitários…

“Inusitado: homem armado tenta roubar boi que pastava na rua”…

Do interesse de mandatários das Gerais: “Vereadores de BH apresentam notas exorbitantes , diz promotor”; “Mais um ônibus é incendiado em BH: são 13 em um mês”; “FHC desagrada PSDB e PT ao propor classe C como lastro social de oposição a Dilma”; “Serra nada, nada e vai à convenção como  afogado “; ” Despaulistização – Convenção servirá para repaginar PSDB, diz Anastasia”; “Aécio faz 2 a 1 em Serra – Serra aceita acordo e assumirá Conselho Político do PSDB”…

“Tudo em família: Glória Pires coloca mais uma filha na Globo…”

Da conta de todo mundo: “Palocci diz que oposição tenta fazer o terceiro turno “; “PMDB segura CPI contra Palocci e faz Planalto refém”; “Palocci manda explicações ao procurador geral”; “Para não queimar Palocci, Dilma chama Lula e detona kit gay”; Mino Carta: “PT esqueceu os trabalhadores”…

“Constrangimento em dom Pedrito – Comandante Vasques abriu investigação sobre soldados que fizeram versão funk do Hino Nacional”…

“Parada gay em Moscou termina em briga e 40 presos”; “Travesti é assassinada por R$ 10 em São Paulo”; Norte de Minas: “Lavrador mata o amante a facadas: vítima ameaçava contar sobre o caso à namorada do suspeito”; “Kit gay vetado pelo governo inclui vídeo usado em escolas desde 1995”; “A presidente Dilma investe, na próxima semana, numa agenda positiva “; “Após turbulências, Dilma comandará as articulações com o Congresso” e… o processo contra a “Época” et caterva (?).

Sinto falta de uma República laica e sem patriarcado!

Sem mais latim para gastar.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Claudio

De tudo o que foi comentado eu gostaria de adicionar que ser contrário ao aborto não é posição política que dependa de crença religiosa. Eu não tenho religião e sou contra o aborto, não por valorizar os mandamentos de um Deus, mas por respeitar a vida de um ser humano, ainda que em forma de feto.

A existência ou não de um Deus não muda o fato de que o aborto continua sendo a maior covardia do universo. E nisto há uma distorção. Ser a favor do aborto não é apenas ser a favor de "uma escolha". Longe disso, defender o aborto é o mesmo que ser favorável à pena de morte. O que religião tem a ver com isso?

Márcia Ribeiro

Sem dúvida que o artigo mexe nos miolos endurecidos e carcomidos de muita gente que quer impor seu estilo de vida e visãod e mundo ao conjunto da sociedade. Por outro lado, eu entendo muito a autora a gente sente falta daquilo pelo qual luta, do que deseja e do que acredita. O Estado laico, que a República brasileira é no papel, precisa se concretizar em nosso cotidiano

Elisabeth

Desejo uma republica laica. Estou também ansiosa por uma sociedade democrática mais PLENA. Também espero que não exista sociedade "critãofobica". Estou achando muita paranóia! Eu tenho medo de acharem que todas as questões ligada aborto, drogas,homossexual esta ligada a religiosos, igreja católica e evangélicos. As pessoas que “não religiosas” tem direito de opinar ser contra aborto, liberação de aborto e casamento civil entre gays. Sou a favor do aborto e liberação das drogas, mas defendo que meus pais que não são religiosos a discordar de mim. Eu mais que defender uma republica LAICA eu defendo uma democracia mais PLENA. E acho que ATEUS e defensores da republica LAICA deviam praticar tolerância e não se transformar em "critãofobicos". Tolerância é um principio DEMOCRATICO.

Ps: Assumindo fervorosamente a bandeira democrática.

    Will

    Elisabeth, nós ateus queremos a mesma coisa. A única coisa que não toleramos é a influência religiosa no governo. Mesmo se 99% dos brasileiros fossem cristãos, eles não teriam direito de impor sua vontade sobre os outros 1%. Políticas que tratam de aborto, drogas e união civil de homossexuais tem de ser resolvidas livre de influencias religiosas e PONTO!
    Se alguém não gosta de aborto, não faça um. Só não tire o direito de escolha de todos os outros.
    Se alguém é contra casamento gay, pode protestar, mas como cidadãos brasileiros, gays devem ter os mesmos direitos que qualquel um. Isso sim é democracia.

    Ronaldo

    Eu pensava que democracia fosse a vontade da maioria.

    Mas agora eu aprendi que todos devem ter o direito de escolha, e então os gays vão poder abortar.

    Para finalizar: Deus ama os ateus . . .

    Vinícius

    Will, influêcia do ateísmo no governo pode?

    É uma pergunta sincera. Eu sei que a resposta natural é: "influência do ateísmo não pode, ninguém é obrigado a largar a religião". Afinal, o Estado Laico está aí sobretudo – na verdade, APENAS – para resguardar a tolerância religiosa. E nosso "estado laico" infelizemente já deixou, no passado, correr solta a perseguição ao povo de santo, aos ateus e a outras minorias religiosas – evangélicos inclusos, quando eram um grupo menor.

    Agora, você tem a impressão automática que ser contra o aborto é uma visão religiosa. Por quê? Onde está escrito na Bíblia que não se pode abortar? Em lugar nenhum, Will. Em lugar nenhum. Então, a ojeriza dos religiosos – e outros – ao aborto vem da religião ou de outro lugar?

    E este outro lugar? Você é favorável à influência deste "outro lugar" no Estado?

    Vinícius

    (cont.)
    CNBB influeciando aborto não pode. CNBB influenciando a reforma agrária pode? Peraí, então o problema é mesmo a "influência da religião"? Então não vamos votar no PT por causa das pastorais, certo? O problema, obviamente, não é a religião. É que tem temas onde a religião tem o direito de opinar, ou seja, quando concorda com a esquerda, e temas em que a religião não deveria influenciar, ou seja, quando discorda da esquerda.

    Enfim, Will, todos temos o direito de termos nossas posições. Vamos defendê-las e discutí-las, pois temos muito a ensinar uns aos outros.

    Vinícius

    (cont. 2)
    Agora, esse negócio de chamar os religiosos de fundamentalistas, fanáticos, aiatolás; desconsiderar automaticamente, levianamente tachar de pífia qualquer palavra de um religioso que defensa uma idéia "típica" de seu grupo… é ofensivo, Will. Eu vou repetir um milhão de vezes: eu não sou um zumbi. Acredito na minha religião, e acredito na maioria das idéias "político-sociais" do meu grupo religioso. Mas nem minha religião, nem as outras idéias engoli acriticamente. Tudo passou pelo crivo do meu cérebro. Não sou um zumbi, sou um ser pensante, e descartar minha inteligência só porque sou evangélico é o que? Qual a palavra pra isso? É preconceito e, como vc diria, PONTO! Quando me esteriotipam eu fico profundamente ofendido. Você não ficaria? Todo mundo, por favor pense nisso!

Zhungarian Alatau

A única coisa laica no Brasil é quando a Madonna vem por aqui e canta "Laica Virgin"…

Aline das Chagas

Achei o artigo inteligente e interessante também. Lendo-o tive a percepção e a dimensão do quanto as coisas estão feias e piorando por aqui. De fato Palocci ninguém merece! Esse cara já caiu de podre. Quanto ao Estado laico eu quero um para chamard e meu, pois por enquanto Dilma só tem feito feiúras com essa coisa de religião. Que quem quiser que tenha a sua e respeite a dos outros. Dilma é presidentad e um Estado que não tem religião. Então não pode aceitar as chantagens dos garotinhos da vida e outros como ele. São gente que quanto mais recebem mais querem. Uns desclassificados, quem não sabe? Palocci apodreceu. Vai cair.

Will

Eu sinto falta do Estado laico. Nesse país, se declarar abertamente ateu é cometer suicídio político. Quando esse preconceito vai virar coisa do passado?

    Zhungarian Alatau

    FHC resolveu esse problema declarando-se católico fervoroso. Ganhou a eleição.

    Wanderson Aguilar

    Experimente dizer que é Candomblecista então, num se elege nem pra síndico de condomínio!

    Elton

    Infelizmente não tão cedo, sei muito bem o que é isto, ainda mais sendo professor em cidade interiorana.

    Vinícius

    Já sofri esse preconceito também. Até hoje me ofendo com comentários maldosos contra ateus, tipo "ateu à toa". Como se os ateus fossem rasos ou vulgares.

    Cara, mas tente ser evangélico dentro da esquerda. É complicado. É diferente, mas ainda sim é complicado.

Bucaneiro

Pode botar mais uma aí, a privatização dos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Brasília (e possivelmente do Galeão e Confins). Abaixo esses malditos tucanos e sua mania de privatizar tudo!

    Zhungarian Alatau

    Não seja irônico. Tucanos privatizam tudo. É a regra do governo deles. Não é a exceção.

    Só o "Padim Pade Cerra" e você é que acham o PT privatista.

    betinho2

    Bucanero
    Vai "ali" e quando descobrir a diferença entre concessão e privatização, que os tucanos entenderam por privataria, você volta e vem discutir como gente grande

    Bucaneiro

    Eu sei. Quando o PSDB faz é privatização ou privataria, quando o PT faz é concessão.
    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ouvindo-o

Lousan

se nao tem noticia, aproveita pra falar da greve da cptm em sp…onde 400mil trabalhadores pagam pela birra dos sindicatos q lutam por aumento do salario…fazer greve e ficar em casa é facil qdo se tem a certeza d q sua cadeirinha está reservada e garantida por toda sua vida profissional….nao precisa mais fazer cursos d atualizacao, nao precisa se preocupar em prestar bom serviço, nao precisa ser simpatico…só precisa estar presente e faltar pouco pra garantir o bonus no final do ano…

    Márcia Ribeiro

    Qual é a tua Lousan? Se toca cara. O artigo é uma bricolagem das notícias que foram manchetes na semana passada. E foi com raro brilhantismo que Fátima Oliveira as juntou num texto inteligível e eminentemente político. Sem falar que tem um quê de prosa-poema no texto dela: encadeamento e ritmo. E sua pequenez vem falar que a autora não tem notícia? É analfabetismo funcional ou relincho?

leo

É possível sentir falta do que nunca se teve?

Leonardo

"Sinto falta de uma República laica e sem patriarcado!"

No fim, tudo é culpa do homem.

Essas feministas…

    Jane

    Leonardo, vamos baixando a bola! Não sabe o que é patriarcado? Não é sinônimo de homem. Nunca foi. Apenas para te orientar: vai ler pra nãoe scorregar na casca de banana. Apenas adianto que patriarcado é uma palavra derivada do grego pater, e se refere a um território ou jurisdição governado por um patriarca e culturalmente o patriarcado é um sistema ideológico tendo por base o poder do patriaca. Os ideiais republicanos são incompatíveis com o patriarcado!

    Klaus

    Homem, branco e católico…

    leo

    Que logo serão presos em guetos…

Valdecir

Esse discurso sobre a República laica está superado. Nós que defendemos o caráter laical da sociedade normalmente o fazemos em decorrência de nossa consciência histórica que nos leva a recusar qualquer a priori – sejam eles religiosos ou de qualquer natureza – na definição da estrutura do Estado e das políticas públicas. Caímos, portanto, em outro a priori que nos encurrala numa espécie de determinismo.
Tem sido repercutido na imprensa que a Comissão Pastoral da Terra, uma instituição de cunho religioso, predominantemente católica, atualiza e divulga anualmente, desde o ano 2000, uma lista de pessoas ameaçadas de morte em conflitos no campo, sendo que 42, de um montante de mais de 1800, foram assassinadas. A publicação da lista é um serviço à sociedade, em vista do bem comum. Em nome de que esta lista tem sido negligenciada tanto pelo estado quanto pela sociedade? Deve ser porque o Estado brasileiro é muito influenciado pela religião.

    Alberto

    Superado pra quem cara pálida?! Refresque a sua memória com Mário Maestri: A Peste Integralista no Brasil, onde diz que "É direito constitucional crer que os homossexuais queimarão no inferno. Ou que os negros descendem de macacos e os arianos, de cisnes brancos. É lícito crer que o fato de Karl Marx ter escrito O capital comprova que o judeu só pensa em dinheiro. Ninguém pode ser reprimido por pensar que a mulher é um ser incompleto. Sequer há crime em sentir-se atraído por criança. As concepções e as pulsações individuais são direitos individuais inarredáveis, por exóticas e desviadas que sejam".
    http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_c

Zhungarian Alatau

No resto do mundo cristão, a Igreja já perdeu muito de sua força, mas ainda se mete. Aqui, pelo contrário, é a Igreja quem governa de fato.

Deixe seu comentário

Leia também