Emir Sader: Nova oportunidade para o FSM

Tempo de leitura: 3 min

Blog do Emir Sader*

Poucos meses depois da realização do seu primeiro FSM, em janeiro de 2001, o movimento foi atropelado pelos atentados de outubro do mesmo ano e pelas reações norte-americanas. Um movimento que pretendia centrar sua ação nos movimentos sociais, prescindindo das forças políticas e tudo o que estivesse atrelado a ela – partidos, Estados, etc.,etc., a ponto de alguns propalarem “mudar o mundo sem tomar o poder”, enquanto outros subestimavam o papel dos Estados e do imperialismo tradicional. – teve dificuldades de assimilar o papel renovado dos Estados, do imperialismo, da guerra – todos fenômenos vinculados à esfera política.

O movimento conseguiu reagir participando das maiores manifestações jamais existentes, contra a guerra do Iraque. Porém, ao não assumir conscientemente a nova situação internacional, o FSM nem sequer fez balanço dessas gigantescas mobilizações e seguiu seu caminho como se nada tivesse acontecido. Em um mundo em que, nunca como antes, o poder do império, dos Estados nacionais, das guerras, da estratégia, dos partidos políticos, foram assumindo mais claramente ainda sua vigência.

Paralelamente, na América Latina foram surgindo governos eleitos contra o neoliberalismo, que por sua vez reafirmavam o papel dos Estados nacionais, das forças politicas, das estratégias, dos processos de integração regional levados adiante pelos governos.

O novo FSM, realizado pela segunda vez na África, tem uma nova chance de se articular com os processos políticos realmente existentes, com a crise dos regimes políticos do Oriente Médio, que se desenvolve aqui perto, nos países do norte da África.

Para isso teriam que ter sido convidados representantes das forças politicas que protagonizar as imensas manifestações de oposição aos governos ditatoriais da região. Eles poderiam conhecer as experiências latino-americanas diretamente do Evo Morales e do Lula, das delegações dos outros países latino-americanos que levam adiante com sucesso processos de superação do neoliberalismo. Não está claro que representantes estarão presentes da Tunísia, do Marrocos, da Argélia, do Egito, da Jordânia, da Arábia Saudita, entre outros países da região.

Elevado a tema central do FSM, este ganharia uma concreção e uma atualidade que, de outra forma, terá muito mais dificuldades para ter. Deve, também, fazer um balanço da evolução da crise internacional – tema central do FSM anterior, de Belém. Poderia constatar que os países – prioritariamente os do centro do capitalismo, que causaram a crise – que reagiram com politica recessivas, de intermináveis ajustes fiscais, seguem em crise, com desemprego recorde, envoltos nas politicas do FMI que – como nós sabemos – fazem parte da crise e a aprofundam.

Enquanto que os países do Sul do mundo, especialmente os latino-americanos, que reagimos com medidas de reativação econômica, com os Estados atuando para incentivar o desenvolvimento, intensificar as politicas sociais, aumentar o nível de emprego e o poder aquisitivo dos salários durante a crise, saímos dela rapidamente e retomamos nosso ciclo expansivo. Esse justo balanço servirá também para que o FSM se dê conta – os setores que ainda não se deram conta – do papel dos Estado e da esfera politica, articulados com os movimentos populares , na resistência e na superação da crise.

É uma nova oportunidade para que o FSM não fique girando em falso, apoiado em premissas superadas ao longo de toda a década que agora termina, em que passamos da resistência à construção de alternativas, para o que restabelecemos, de outra forma, as relações das lutas sociais com esfera politica e estamos sendo capazes de superar o neoliberalismo – objetivo centraldo  FSM, quando aponta para a construção do “outro mundo possível.”

Emir Sader, sociólogo e cientista, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP – Universidade de São Paulo.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

dukrai

viiiiiiixi, mãidideus, discordo do Emir Sader pela primeira vez. o levante popular do Egito não conta com nenhuma organização, estatal, militar ou religiosa, aliás os que se apresentam como interlocutor para a ditadura MuBarak são vistos como usurpadores e o único que tem o aval da multidão da Praça Libertação é o cara do Google que foi solto depois de todo mundo berrar pela sua libertação. a revolução continua a mil por hora, ao contrário de quem pensava que estava refluindo, eu inclusive, e dar força para os setores organizados é reconhecer a liderança do exército ou da Fraternidade Muçulmana. depois que MuBarak der linha e o Suleyman, o chefão da Gestapo nativa autonomeado vice-presidente apear da sua pose fascista de salvador da pátria, digo, do regime e pegar o boné também, aí sim, a democracia representativa, quiçá participativa, e o estado, se impõem porque o liberalismo de araque foi uma máscara para apropriação do bem público, origem dos milionários locais e associados e pau mandado de Israel.

Klaus

Setembro.

Paulo Amaral

São Paulo tem o menor índice de mortos por cem mil habitantes do país, em torno de 10,12.

Salvador, capital da Bahia, governada pelo PT, tem 61….

E pensar que Mercadante, estava propondo o mesmo modelo da Bahia de segurança pública.

Ufa…. do que nos livramos hein gente???

AQUI PT NÃO ENTRA…

ALIÁS, PARA O EXECUTIVO, NEM LULA GANHOU NADA AQUI….

OU EU ESTOU MENTINDO???

    Pedro

    Salvador não é comandada pelo PT. É o modelo do ESTADO da Bahia, este comandado pelo PT. O indíce de criminalidade de SP é um caso interessante, já que se leva dois dias para se fazer um B.O. e a maioria desiste. Assim, até no Afeganistão os índices de criminalidade são baixos…

    De qualquer jeito, parabéns por comentar sobre o assunto do post.

augustinho

Hmm, ha planos de contingencia, e não só de contingencia, de Usa, Israel e NATO de efetivar uma
divisão do EGITO. Isso mesmo. Se as coisas não correrem como eles querem nas proximas semanas ou algo mais, ha perspectivas de 'divisoes' e conflitos serem incentivados entre coptas e muçulmanos por exemplo para dar margem a uma intervençao. Não é delirio, é pesadelo mesmo.
Objetivos obvios.
Vejam logo no inicio no site ……….. "www.globalresearch.ca"

Gerson Carneiro

Suzana… Suzana… Suzana

I will be crazy if I will love you !!!

Suzana Castro = Paulo Amaral

Fernando

Emir Sader sendo bombardeado pelo PIG e por pseudo-intelectuais de direita por querer transformar a Casa Rui Barbosa em referência de estudos da esquerda comtemporânea.

Paulo Amaral

MOMENTO MÁGICO????

Especialistas apontam para uma possível perda de controle da inflação. Gastos públicos com máquina de apaniguados impede o controle fiscal e eleva a taxa de juro.

Inflação oficial fica em 0,83% em janeiro, mostra IBGE Taxa de janeiro é a maior para o IPCA desde abril de 2005. Principal influência partiu dos grupos alimentação e bebidas e transportes.

A inflação oficial, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,83% em janeiro, segundo informou, nesta terça-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de janeiro é a maior para o IPCA desde abril de 2005, quando o índice ficara em 0,87%. Em janeiro do ano passado, o IPCA havia ficado em 0,75% e, em dezembro, o índice registrara variação de 0,63%. Nos últimos 12 meses, o índice acumula alta de 5,99%.

    Externo

    Suzana Castro ou Paulo Amaral, a gente fica até sem ter o que falar, por que o que vc coloca ai é tão fora da realidade que o país vive, que só chegamos a uma conclusão, vc é da turma que quer ver o país andar pra trás, é da turma dos pessimistas. O interessante é que esses mesmos pessimistas não enxergam os problemas de SP. Acham que SP é a "máquina que faz o país andar"…. kkkkkkkk…. faça-me o favor né…

    Pedro

    Alta de commodities lhe diz alguma coisa?

    12, 54% de inflação no fim de 2002 lhe diz outra?

    Inflação dentro da meta agora lhe diz uma terceira?

    Deus, mais uma vez parabéns pelos comentários de alto nível e conectados com o post.

Hans Bintje

Desta vez, eu estou estranhando a atitude dos trolls.

O discurso do professor Emir Sader está bem leve se a gente for comparar com a capa da revista "The Economist", edição de 29/01/2011.

Eis o link para a capa: http://www.economist.com/printedition/displayCove

Não foi um esquerdista radical que escreveu "NADA" no lugar do Estado de "NEVADA", "MISSERY" (miséria) no lugar do Estado de "MISSISSIPI" e por aí vai…

Dessa forma, fica difícil sustentar regimes estrangeiros, como no caso do Egito, onde Pepe Escobar relata alguns gastos dos EUA ( http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/pepe-esco… ):

"helicópteros Chinook CH-47 fabricados pela Boeing, F-16s (contrato de $230 milhões) vendidos pela Lockheed Martin, Black Hawks vendidos pela Sikorsky, sistemas L-3 Ocean comprados"… a lista é longa.

Roberto Locatelli

A Revolução no Oriente Médio está se ampliando. Neste domingo, outra vez um milhão de cidadãos estiveram na praça central do Cairo.

Detalhe importante: anteriormente, os egípcios cristãos haviam feito uma corrente humana de proteção para que egípcios islâmicos pudessem orar. Neste domingo, os muçulmanos retribuíram o carinho, fazendo uma corrente de proteção para que os cristãos realizassem uma Missa. Quando a união do povo chega a esse ponto, não há tanque ou canhão que segure.

Marcelo Fraga

Mundaças não acontecem apenas com discussões. Apesar dessas serem importantíssimas para a consolidação das idéias e objetivos, não mudam o mundo por sí só.
Se a mera discussão funcionasse, Lênin e os bolchevistas não teria tirado o czar do poder.

PS: Aliás, não alimentem os trolls.

    Roberto Locatelli

    Olá, Marcelo.

    Apoiado, não devemos alimentar os trolls. O objetivo deles é cortar a discussão. Eles que vão comentar no blog do Tio Rei, que é o lugar deles.

    dukrai

    ei, troll é uma boa diversão, a gente passa, dá um boufete virtual nazorêia e depois sai pra contrariar os colegas palpiteiros rs

Roberto Locatelli

Acabei de ver na Al Jazeera [http://english.aljazeera.net/]: protestos continuam. Egípcios não aceitam o "acordo" que mantém o ditador no governo.

Remindo Sauim

O mundo ainda tem chance, a direita nós dá o prazer de suas visitas, quem sabe ele/ela tenha algumas revelações com estasaeticipações.

Roberto Locatelli

A Revolução no Oriente Médio está se ampliando. Neste domingo, outra vez um milhão de cidadãos estiveram na praça central do Cairo.

Detalhe marcante: na sexta-feira, egípcios cristãos fizeram uma corrente humana protetora para que os muçulmanos pudessem orar. E neste domingo, egípcios muçulmanos fizeram uma corrente humana para que os cristãos pudessem celebrar uma missa. Quando a união chega a esse ponto, não há mais retorno.

Na Tunísia, o ditador já caiu. No Egito, está por um fio. Isso está se ampliando para outros países da região. Um novo governo no Egito que abra as fronteiras com a Faixa de Gaza mudará TUDO.

Israel tem que deixar de ser cão de guarda dos EUA, senão desaparecerá do mapa. Para isso, os cidadãos israelenses têm que expurgar o Quarto Reich do governo do país.

Conceição Lemes

Suzana Castro=Paulo Amaral. Já sabemos que são a mesma pessoa.

    Gustavo Pamplona

    Muito obrigado por saber disto… já que como sou leitor antigo do site… sei quem é novato e quem já está aqui faz tempo.

    O João Bravo por exemplo era um que tinha voltado (até tinha comentado na época) mas desapareceu de novo e outro que voltou foi o Aldo Luiz. Ambos gente fina! ;-)

    Gerson Carneiro

    Toin!!!

    Sempre a mesa estratégia. O mesmo truque. A mesma covardia.

    dukrai

    troll é a melhor diversão, pena que são tão poucos rs

Suzana Castro

Filho de Lula não devolveu passaporte

Marcos Cláudio havia prometido há um mês entregar o documento; ex-presidente não quis comentar o caso

Segundo o Itamaraty, nenhum dos 8 parentes de Lula que possuem o passaporte diplomático devolveu o benefício

Marcos Cláudio Lula da Silva, filho mais velho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda não devolveu o passaporte diplomático que ganhou do Itamaraty no dia 29 de dezembro do ano passado, a dois dias do fim do mandato de seu pai.
Marcos Cláudio prometeu há um mês, por meio do Twitter, devolver o superpassaporte. Procurado pela Folha, o Itamaraty afirmou ontem que nenhum documento concedido a familiares do ex-presidente foi devolvido.

    Remindo Sauim

    Paulinho/Suzaninha, este espaço aqui não é de leitores tacanhos da Veja/Folha. Qualquer coisa que vomitares contra nossos queridos Lula, Dilma e PT, será. Delegado de nossos cérebros em segundos. Mas viva a democracia. Nos teus Veja/Folha não temos as oportunidades. E olha aqui, aproveita e aprendes um pouco por aqui.

    ZePovinho

    E a filha de FHC já devolveu os salários que recebeu sem trabalhar no gabinete de Heráclito Fortes??????????????????????????

    Fernando Oliveira

    E o patrimônio público que ele entregou por merreca no rendez-vous da privataria, merreca essa que alias quem sem mais evaporou; E o cascalho que ele pagou pros parlamentares pra fazer passar a emenda do seu segundo mandato; E o mensalão do Azeredo, ex-presidente do seu partido; E a suruba do PROER; E o capilé de 1,3 bilhão pro bandido/banqueiro Cacciola; E o chifre que ele botou na Dona Ruth e a pensão que a Rede Globo paga pro seu filho bastardo com uma de suas jornalistas; E a cara de pau de certos cretinos que confundem leitor do Vi o Mundo, com midiotas leitores da Veja e plateias do Huck ou do Faustão…

    Maria José Rêgo

    Paulo Amaral=Suzanna Castro, o filho do grande estadista e ex-presidente Lula, não deve devolver os passaportes porque não há qualquer irregularidades nas emissões dos mesmos. Sacou?

    Leider_Lincoln

    Qual será seu novo nome, Paulo Amaral? Pedro Alberto, Matilde Cleres, Alperto Piagi, Lumas Lemes? Aliás, repetindo platitudes dos ex-jornalões, Vejas e afins e mudando de nome a toda hora, quem levará a sério o que fala? Não deveria estar fazendo coisa mais útil para a redação não?

Paulo Amaral

O APAGÃO DE INCOMPETÊNCIA DESSE GOVERNO.

Ao dizer que o sistema é "robusto", o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, incidiu numa falácia. Se de fato contasse com robustez, no sentido técnico, as panes que surgissem poderiam ser evitadas isolando-se a subestação com problemas. Acontece, no entanto, que a interrupção em algum ponto leva à sobrecarga das outras linhas e a um efeito dominó, que deixa milhões sem luz. O termo "apagão" popularizou-se no penúltimo ano do governo FHC, em 2001, quando a geração insuficiente de energia levou o país a um racionamento forçado. Agora, como em 2009, trata-se de problemas sérios de transmissão (longa distância) e distribuição (nas cidades). Não há deficit de produção à vista no curto prazo. O governo Dilma Rousseff precisa modernizar o sistema de transmissão e reforçar sua manutenção, além de investir em novas linhas. Como ex-ministra de Minas e Energia, a presidente sabe que a repetição dos apagões acabará na conta de sua gestão e do injustificável controle do PMDB de Edison Lobão sobre o setor.

Paulo Amaral

91 apagões em 2010: é o sistema elétrico "robusto" da Dilma.

Folha de São Paulo consolida dados da gestão de Dilma Rousseff sobre a área de energia, que sempre comandou com mão de ferro. Apesar da bondade de tirar a culpa pelos apagões inteiramente das suas costas, jogando-os para cima do PMDB de Sarney e Lobão.

Após três anos em queda, o número de apagões graves cresceu 90% em dois anos. Em 2010, houve 91 casos em que interrupções de fornecimento de energia ultrapassaram 100 megawatts (MW), o suficiente para abastecer um município de 400 mil habitantes. Na sexta-feira, cidades de oito Estados ficaram sem luz por até quatro horas, prejudicando cerca de 33 milhões de pessoas. Em 10 de novembro de 2009, outro mega-apagão já havia atingido 18 Estados brasileiros, deixando em torno de 70 milhões na escuridão.

    ZePovinho

    O bom mesmo foi o racionamento de 9 meses,em 2001,de FHC né?Depois ainda tivemos de pagar o prejuízo das concessionárias privatizadas porque FHC deu a elas um contrato de mãe pra filho:mesmo com perdas seu lucro está garantido.
    Você é mais um daqueles capitalistas típicos de São Paulo:não vive sem o governo.

Suzana Castro

A METAMORFOSE AMBULANTE… kkkkkk e ainda tem gente que leva esse senhor a sério…coitados..

Lula no Cairo, Egito, em 2003:

Vim, hoje, por também reconhecer o papel extraordinário que o presidente Mubarak tem no mundo. Quem acompanha a política sabe que o presidente Mubarak é um homem preocupado com a paz no mundo, com o fim dos conflitos, com o desenvolvimento e com a justiça social.

Hoje, Lula me sai com essa, no FSM, a metamorfose ambulante em mais alto grau, pior de tudo, TEM GENTE QUE ACREDITA NESSE SENHOR…

''Há muito tempo todo mundo sabia que era preciso voltar a democracia ao Egito. As pessoas se incomodam com Cuba, com o [presidente da Venezuela Hugo] Chaves e deixaram de notar que [o presidente do Egito Hosni] Mubarak estava lá há 32 anos. As pessoas não enxergam. As grandes potências, que dão sustentação a essas políticas, de repente, ficam surpresas quando acontece uma manifestação.

    Maria José Rêgo

    Suzana, metamorfose do Paulo Amaral, a ida do ex-presidente Lula ao FSM em Dacar sendo recebido com as mesmas honras dada a chefes de Estado prova que ele é um grande estadista. Sacou?

Pedro

Isso é o que os EUA acharam uma dia antes da revolução. Acredite, uma manifestação já muda muita coisa.

Roberto Locatelli

O FSM é, realmente, um mecanismo importantíssimo de troca de experiências em nível mundial.

O fato de ter surgido no Brasil dá ao FSM uma força a mais, já que o Brasil é hoje, o país que chama a atenção de todo o mundo, devido às gigantescas transformações que o país viveu nos 8 anos de Governo Lula: de um país de terceiro mundo, envergonhado de si mesmo, passou a ser um país de cabeça erguida, forte e orgulhoso.

Acho fundamental que o FSM discuta a questão do Oriente Médio. Isso é particularmente importante neste momento, em que o imperialismo estadunidense vacila, sem saber como manter o Egito sob sua tutela. Diante da força avassaladora da Revolução, os EUA não tem, no momento, uma estratégia definida. Tentam, provisoriamente, manter o ditador no poder. Falta só combinar com o povo egípcio…

    Suzana Castro

    Esse aqui além de planfeteiro é um auto enganado em estado puro.

    COITADO DO RAPAZ.

    """passou a ser um país de cabeça erguida, forte e orgulhoso. """"

    qua qua qua qua….. e o salário mínimo ÓÓÓÓÓÓÓÓÓ…

    Rapaz, tu faria o que com 5 mangos?????

    Voces são doentes rapaz…

    nuncaantesnahstpaouauauaua kkkkkkkkkkkkkkk

    Sebastião Silva

    Esta Suzana Castro deve ser da turma da Soninha Francine aquela que montou uma rede de calúnia e difamação na internet na última campanha eleitoral para a presidência.
    A rede de mentiras do Zé baixaria cerra continua funcionando a todo vapor.

Gustavo Pamplona

(Tsc… tsc…) Um "forumzinho" tupiniquim (já que surgiu no Brasil) acha que consegue influir no Egito.

Amigos…. quem é que influi sobre o Egito se chama EUA já que são eles que financiam. Quem é que decide se o Hosni Mubarak sai ou não se chama Barack Obama.

É cada coisa que se lê…

    edv

    Sem julgar o mérito do sujeito, Nasser (o cara mais adorado pelos egípcios que lá conheci), enfrentou o ocidente (UK, França e interesses americanos) por Suez, por petróleo e tentou a RAU.
    Deu-se mal com a incompetente guerra contra Israel.
    A África era quase toda colonia européia até meados do século passsado.
    A questão não é se e quem manda, é se, quanto e até quando vão continuar mandando…
    Ou vai ficar na mesmice das certezas?

    Polengo

    Pior é você achar que pode influir na opinião de alguém.

    Gustavo Pamplona

    Polengo… bom… será que este é seu nome/sobrenome verdadeiro?

    Pelo menos eu não tenho medo de expor meu nome e minha foto e é claro a minha opinião. E te digo ainda mais, meu nome completo é Gustavo Eduardo Paim Pamplona e sou de BH.

    Aliás… eu tenho pena daqueles que não se identificam, para mim leitores que escrevem um nome apenas ou identificam-se com pseudônimos (que acredito ser o seu caso também) não passam de "covardes" ou pessoas que não tem "compromentimento" com o blog.

    Paulo Amaral

    Totalmente de acordo, e tem mais uma amigo, Lula em sua primeira manifestação após a hibernação forçada já chegou se manifestando como se ainda fosse presidente, alguém tem de dizer a esse senhor que ele NÃO MANDA MAIS NADA…

    Andou chamando de "oportunistas" oS ex cumpanheros…. faz décadas que ele não sabe mais o que é um torno….

    OU ELE AINDA NÃO SABE DISSO???

    Digam a Lula que a melhor coisa que ele faz é ficar quieto e de boca fechada.

    Remindo Sauim

    Paulo, o teu lado mulher (Suzaninha) não cabe mais em ti e quer contar ao mundo este teu ladainha interior.

    augustinho

    É o que tu gostarias, isso não é novo, cara palida.
    adorarias que o Nunca Dantes NAO tivesse prestigio mundial.
    sorry.

    Sebastião Silva

    O PRESIDENTE LULA TEM TODO O DIREITO DE SE MANIFESTAR PUBLICAMENTE COMO CIDADÃO MESMO NÃO EXERCENDO ,POR ENQUANTO, A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

    Fernando Oliveira

    Aí véi, na moral… por que que tu não se Junta com a Paulinha/Suzana e faz a "festa da saída do armário"… vai ser feliz, parceiro… Dá logo esse amor-lortal que você tá cheio de vontade de dar, que a tua mágoa desaparece…

Deixe seu comentário

Leia também