Educação é tema do primeiro pronunciamento de Dilma

Tempo de leitura: 3 min

Pronunciamento à Nação da Presidenta da República, Dilma Rousseff

Queridas brasileiras e queridos brasileiros,

Nossos jovens estão de volta às aulas. A abertura do ano escolar é sempre uma festa de alegria, de fé e de esperança. É com esse sentimento que saúdo os estudantes, seus pais e, muito especialmente, todos os professores brasileiros.

Estou aqui para reafirmar o meu compromisso com a melhoria da educação e convocar todos os brasileiros e brasileiras para lutarmos juntos por uma educação de qualidade. Vivemos um momento especial de nossa história. O Brasil se eleva, com vigor, a um novo patamar de nação. Temos, portanto, as condições e uma imensa necessidade de darmos um grande salto na qualidade do nosso ensino. Um desafio que só será vencido se governo e sociedade se unirem de fato nesta luta, com toda a força, coragem e convicção.

Nenhuma área pode unir melhor a sociedade que a Educação. Nenhuma ferramenta é mais decisiva do que ela para superarmos a pobreza e a miséria. Nenhum espaço pode realizar melhor o presente e projetar com mais esperança o futuro do que uma sala de aula bem equipada, onde professores possam ensinar bem, e alunos possam aprender cada vez melhor. É neste caminho que temos que seguir avançando com passos largos.

É hora de investir ainda mais na formação e remuneração de professores, de ampliar o número de creches e pré-escolas em todo o país, de criar condições de estudo e permanência na escola, para superar a evasão e a repetência. E, muito especialmente, acabar com essa trágica ilusão de ver aluno passar de ano sem aprender quase nada.

É hora de fazer mais escolas técnicas, de ampliar os cursos profissionalizantes, de melhorar o ensino médio, as universidades e aprimorar os centros científicos e tecnológicos de nível superior. É hora de acelerar a inclusão digital, pois a juventude brasileira precisa incorporar, ainda mais rapidamente, os novos modos de pensar, informar e produzir que hoje se espalham por todo o Planeta. Em suma, esta é a grande hora da Educação brasileira. Isso só será possível se cada pai, cada aluno, cada professor, cada prefeito, cada governador, cada empresário, cada trabalhador tomar para si a tarefa de acompanhar, discutir, cobrar, propor e construir novos caminhos para a nossa Educação. Como Presidenta, como mãe e avó, darei tudo de mim para liderar esse grande movimento.

Queridas brasileiras e queridos brasileiros,

Pouco mais de um mês depois de assumir a Presidência, tenho algumas coisas a anunciar na Educação. Vamos lançar, ainda neste trimestre, o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica, o Pronatec, que, entre outras vantagens, levará ao ensino técnico a bem-sucedida experiência do ProUni.

Estamos também acelerando a implantação do Plano Nacional de Banda Larga, não só para que todas as escolas públicas tenham acesso à internet como, também, para que, no médio e longo prazos, a população pobre possa ter internet em sua casa ou no seu pequeno negócio a preço compatível com sua renda.

Informo, também, que o governo está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Enem e no Sisu, pois é fundamental aperfeiçoar e aumentar a credibilidade destes instrumentos, que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola e, portanto, na melhoria da qualidade do ensino.

Para concluir, reafirmo que a luta mais obstinada do meu governo será o combate à miséria. Isso significa fortalecer a economia, ampliar o emprego e aperfeiçoar as políticas sociais. Isso significa, em especial, melhorar a qualidade do ensino, pois ninguém sai da pobreza se não tiver acesso a uma educação gratuita, contínua e de qualidade. Nenhum país, igualmente, poderá se desenvolver sem educar bem os seus jovens e capacitá-los plenamente para o emprego e para as novas necessidades criadas pela sociedade do conhecimento.

País rico é país sem pobreza. Este será o lema de arrancada do meu governo. Ele está aí para alertar permanentemente a nós, do governo, e a todos os setores da sociedade, que só realizaremos o destino de grandeza do Brasil quando acabarmos com a miséria.

Sem dúvida, essa é uma tarefa para toda uma geração. Mas nós temos determinação para realizar a parte importante que falta, para que a única fome neste país seja a fome do saber, a fome de grandeza, a fome de solidariedade e de igualdade. E para que todos os brasileiros possam fazer da educação a grande ferramenta de construção do seu sonho.

Muito obrigada e boa noite.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luci

Nos Estados Unidos em 13.12.2010, Barack Obama assinou lei para combater fome entre crianças e(em apoio a projeto Let'Move da primeira-dama) que combate a obesidade e o sobrepeso, entre crianças.Investimento de 4,5 bilhões para uma educação mais saudável nas escolas e ampliação de programa aliemntar as crianças.O presidente afirmou que é dever dele cuidar das crianças do país.Para o casal a meta é que em uma geração os resultados aconteçam e querem crianças com saúde porque entendem que é questão de segurança nacional.1/3 das crianças dos EUA estão obesas, e quando jovens não podem prestar o serviço militar por sobrepeso ou obesidade.O presidente foi a uma escola entre autoridades, alunos, professores para assinar a lei. Michelle Obama pede que governadores, prefeitos, autoridades, família, empresários todos se empenhem para cumprimento dos objetivos da lei e do "Let' Move".

Ramalho

Que ridículos, hehehehe.

Dilma copiou Serra, dizem Serra e seguidores! É, Dilma copiou Serra, da mesma forma que Lula copiou FHC e Serra, kakakakakakaka!

Serra et caterva perderam todo o senso de ridículo há muito tempo. Para serem palhaços completos só falta o nariz vermelho.

    Jorge Nunes

    Acho que não, o discurso de Serra e muito focado em divulgação (dois professores por sala) e não em projetos. E Serra foi o único governador do Brasil da era Lula a enviar a polícia contra os professores. E não houve políticas ou discursos de Serra para serem copiados… seria bom se tivesse.

Rolivers

Muito oportuno este discurso da presidenta. Eu nunca vi antes na história deste país, um presidente saudar o início do ano letivo e reconhecer a importância da educação na formação da sociedade. É um prenúncio positivo. A educação é o único caminho para mudar definitivamente a história do Brasil.

    Marco Túlio

    Assino embaixo.

Paulo Amaral

Dilma copiou um projeto de Serra.

    Pedro

    Essa frase é, por si só, um paradoxo do mais alto grau.

marco do carmo

Gostei muito do primeiro pronunciamento da Presidenta colocando a educação como carro chefe do desenvolvimento, tenho certeza que com uma educação de qualidade o Brasil avançará muito em novas pesquisas e na qualidade de vida de seu povo. A educação tem que ganhar notoriedade neste país onde o analfabetismo ainda é uma barreira a ser vencida. Temos que melhorar a condição dos professores, dando-lhes salários dignos e uma carga horária compativel, melhoria das escolas, e mudar a consciência das famílias brasileiras, pois os jovens estão procurando menos a escola para se formar, e deixando-se levar pela violência de suas cidades.

Alex_SRT

Achei positivo que o pronunciamento da Presidenta Dilam tenha abordado educação e erradicação da miséria, assuntos que se complementam, mesmo porque temos um exército de analfabetos e analfabetos funcionais. Seria importante a sociedade – e não só as representações de classe – acompanharem a discussão do novo Plano Nacional de Educação em tramitação no Congresso Nacional. para além de medidas pontuais e muitas vezes estanques, o PNE aponta para a construção de um Sistema Nacional de Educação e versa sobre temas da maior relevãncia para alanvar o desenvolvimento econômico e social brasileiro, tratando desde o financiamento da educação, formação e valorização profissional, inclusão, expansão e qualificação do educação pública, etc

Lucas Cardoso

"Informo, também, que o governo está tomando medidas para corrigir e evitar falhas no Enem e no Sisu, pois é fundamental aperfeiçoar e aumentar a credibilidade destes instrumentos, que são muito importantes na avaliação do aluno e da escola e, portanto, na melhoria da qualidade do ensino."

Isso é importante. O Enem e o Sisu são medidas de grande potencial. Mas pequenos erros bobos na administração do teste dão munição para os conservadores criticarem o projeto. Deve haver mais investimento para que nada dê errado da próxima vez.

Mas estou curioso de onde a presidenta pretende tirar o dinheiro pra investir mais na educação ao mesmo tempo que promove uma política (altamente prejudicial) de austeridade fiscal.

Marcelo de Matos

Li todos os comentários porque queria encontrar um professor que falasse com franqueza sobre os problemas da educação, porque tenho a impressão de que a maioria deles está desmotiva, mas, vai levando a vida à espera da aposentadoria. E lá estava o comentário do Abdula Aziz: “Sou professor há 17 anos em escola pública e me sinto cada vez mais sem motivação para dar aulas. Temos que nos virar com classes super lotadas, alunos violentos, sem material pedagógico, sem se alimentar e abandonados a nossa própria sorte”. E: “Chamar a responsabilidade dos pais em relação a educação de seus filhos”. É isso. A sociedade brasileira está deixando a educação dos filhos exclusivamente por conta da escola. Conheço muita gente formada em Pedagogia que não quer dar aulas. E não adianta pagar mais ao professor. Se os agentes escolares não impuserem disciplina, poucos irão se aventurar a enfrentar os alunos. “Que todos os brasileiros possam fazer da educação a grande ferramenta de construção do seu sonho” é um belo discurso. A realidade é bem diferente.

Antonio Castro

Porque não incluir:
Educação não institucional: Existem diversos excelentes técnicos das mais diferentes especialidades, com grande experiência: por que não utilizá-los em seu próprio ambiente de moradia e trabalho?
educação ambiental: chave para a resolução de problemas ecologicos (amazônia, cerrado, mata atlântica…) Até há pouco tempo atrás era comum ouvir a barbaridade: "vcs (os paranaesnses, catarinenses, paulistas, europeus, americanos…) derrubaram as suas florestas, porque não podemos derrubar as nossas? Até há pouco tempo a floresta amazônica era considerada o inferno verde;
educação institucional:Ex: até há alguns anos atrás, era comum professores ensinarem como fazer o caixa 2 nos cursos de contabilidade; mas eu não tinha conhecimento de professor que discutisse os problemas advindos do falseamento contábil; aí aconteceu o estouro e a falência da Enrow e de grandes companhias de contabilidade.
Ou seja: educação em muitas dimensões.

Paulo Amaral

Será que a partir de agora, finalmente chegamos ao fim do ciclo da… "APOLOGIA DA IGNORÂNCIA", que tivemos nesses oito anos??? será que finalmente chegamos ao fim do cilco da auto glorificação da pasmaceira e do fim da glamourização da falta de cultura???? acho que sim;

    Emilio Matos

    Você pode começar aprendendo a escrever.

    Panambi

    Agora você esculhambou o cara, Emilio. Será que ele é tiéte do Reinaldinho…..

    Pedro

    Ou o próprio. Isso já é especialidade do Tio Rei. Ser tiéte de si próprio. É um jenio.

    Henrique

    Olha, as coisas não são assim tão simples. Lula, apesar de nao possuir instrucao formal adquiriu muita sabedoria na lida diaria, conversou com muita gente, ouviu muito e aprendeu muito. E mais importante que isso sempre entendeu a importancia do ensino, ele que nao pode usufruir disso. Por outro lado tem muita gente com instrucao superior que é fechada dentro de um mundinho pequeno, com um entendimento das coisas muito reduzido. Eu conheco algumas dessas pessoas e justo elas são as que mais repudiam Lula. Educacao pode vir de varias fontes, inclusive da vida pratica. Ou nao?

Edna Thomazella

Gostei muito, valeu Sra Presidenta.

O dia que os Srs Governadores e Prefeitos deste país se compromenterem verdadeiramente e com responsabilidade com a qualidade da educação publica este país dará um salto de fazer inveja na velha Europa e Estados Unidos.
Eu como professora da rede publica do Estado de São Paulo, gostei da firmeza e do "recado" que a Sra Presidentre deu aos brasileiros.
Minha pergunta é será que o governo de São Paulo ouviu e entendeu?

Alberto

Olá Todos!
Não vi, não ouvi e me nego a ler esse bilionésimo discurso sobre educação no meu país. Espero sinceramente, como fiz nas bilionésimas outras vezes, que realmente o novo governo atue de forma responsável e patriota para melhorar e, principalmente, tornar a educação compatível com os tempos em que vivemos. Pode se dar ao luxo, até, de falhar em um outro item, mas em educação não há mais tempo, paciência e sentido continuar falhando, aliás como têm feito todo o tempo.

Dida

Imperdivel video onde o Bill Clinton pôe o FHC no seu devido lugar e faz ele passar pelo maior vexame: http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vy.Q

Márccio Campos

Prezado Azenha,

aproveitando o gancho sobre educação e combate à miséria, creio que chegou a hora de iniciarmos uma massiva campanha nacional! pois temos tudo para atingirmos este objetivo (só falta empenho e pressão social para o respectivo reflexo político; pois a briga é grande, como veremos adiante).

atenção blogueiras e blogueiros ("limpos"; "sujos"): hora de lançarmos mãos-à-obra na divulgação e convocação dos relacionamentos humanos (blogs, tweetter, redes sociais, boca-à-boca).

tomei conhecimento através deste blog do belo projeto que o Dr. Miguel Nicolelis está desenvolvendo no nordeste. se bem compreendi, o objetivo é desenvolver nossa juventude para que possamos "colher" novos cérebros, uma vez que não existe maior diversidade de DNA no mundo senão por aqui (o que já está amplamente comprovado à uma dúzia de décadas!!).

por outro lado, não muito longe dali (e bastante divulgado há época!) existe o programa da MULTIMISTURA (totalmente nacional) desenvolvido pela Dr.a Clara Brandão (http://www.multimistura.org.br/index.php) que, segundo ela – e ela está completamente documentada e fundamentada para tanto!! – podemos transformar qualquer criança DESNUTRIDA (e temos aos milhões!); SUBALIMENTADA (inclusive adultos – e temos aos milhões!! – até mesmo quase todos os que agora nos lêem!!) em seres humanos saudáveis e produtivos (livre das drogas – álccol inclusive!!) – MUITO ALÉM DA "RAÇÃO HUMANA"…

portanto, venho lançar o desafio à comunidade blogueira que "compremos" esta "briga" pois este belo projeto está MINGUANDO!!!!!! ameaçado por um gigante lobby de multinacionais: das farinhas industrializadas, dos achocolatados, dos remédios, dos refrigerantes, etc…

se queremos liberdade, que tenhamos um objetivo amplo e comum.

agradeço Azenha pelo espaço!!

confio em vocês e aguardo respostas concretas!!!

sds,
Márccio Campos
[email protected]
rio de janeiro

Julio Silveira

Achei importante a referencia a Educação, aliado a isso gostaria que a Presidente passasse a informar diretamente a sociedade sobre todas as suas grandes decisões, para que não ficassemos expostos as versões quase sempre incorretas, por pura má intenção, dos agentes do PIG.
Exemplo, ela deveria dar transparência total, a sociedade, sobre sua decisão a respeito dos jatos para a FAB, e seu arrazoado de motivos quando tiver feito a escolha. Isso é de grande importância para os cidadãos, por que sua decisão embutirá não uma simples decisão comercial mas toda uma estratégia de longo prazo para o País que relacionará a prática com o discurso sobre soberania.

fernandoeudonatelo

É excelente, mas existe um problema de subfinanciamento do ensino básico, nas redes públicas estaduais e muncipais.
A União entra com o Fundeb, como fundo complementar ao orçamento local destinado nessas áreas, mas as autoridades não aplicam boa parte.

A média de gastos por aluno/ano num Instituto Federal, segundo o Ministério da Educação, é de R$ 7,2 mil, contra R$ 2,3 mil na média das redes públicas estaduais e municipais.

Diferença deste porte não se justifica por “desvios”, “má-gestão” ou “corrupção”. Há uma diferença qualitativa de gasto público que só pode ser financiada através de um outro padrão de arrecadação, seja pela via da carga tributária ou – o que deverá ser mais provável – por meio do futuro fundo do pré-sal.

.

    Emilio Matos

    Esse mesmo problema parece acontecer com outras áreas, além da Educação. A causa principal dos problemas de qualidade na Educação, Saúde, investimentos, parece ser falta de dinheiro, sendo esse negócio de desvios e corrupção, apesar de toda a escandalização e sensacionalismo da imprensa, apenas um efeito de segunda ordem. O ciclo virtuoso de a economia crescer, gerar mais arrecadação, aumentar a qualidade da Educação, que faz a economia crescer, parece demorar a "pegar", mas em compensação, uma vez começado, é difícil de parar também.

    Emilio Matos

    Países mais ricos, que têm PIB per capita da ordem de 30 mil dólares, enquanto o Brasil têm da ordem de 10 mil dólares, conseguem, com a mesma carga tributária brasileira, da ordem de 35%, 3 vezes mais dinheiro para gastar por habitante. Parece claro que ter 3 vezes menos dinheiro que a Inglaterra, por exemplo, é um fator que explica muito melhor a diferença entre qualidade de serviços públicos ingleses e brasileiros que corrupção e desvios. 3 vezes menos dinheiro com a mesma carga tributária é muita coisa. Acontece que a história é sempre contada como: temos a mesma carga tributária dos países ricos e qualidade de serviços péssima, se for para ser assim, é preferível não pagar imposto. É uma infantilização que a imprensa impinge aos desatentos em favor de interesses não declarados.

    fernandoeudonatelo

    Emilio, acho que o problema tá na estrutura da carga tributária líquida.

    No conceito “líquido”, entretanto, retira-se da carga tributária todas as transferências ( pagamento de Juros, Subsídios, Incentivo Fiscal, transferências), ou seja, retira-se todos os pagamentos do Governo que voltam diretamente para a sociedade.
    Dessa maneira, obtém-se apenas o que fica com o Governo para realizar seus gastos.

    No ano de 2004, mais de 18% do total arrecadado foi utilizado para o pagamernto de juros. Essa transferência de quase um quinto da receita tributária do governo é regressiva pois remunera os detentores de títulos públicos.

    Outros 43% são distribuidos para os programas de Previdência Social, Subsídios, Incentivos Fiscais e outras transferências.
    Sobra, portanto, para os Gastos do Governo 39% da receita tributária.

    Na Espanha, por exemplo, 59% da arrecadação é dedicada aos Gastos do Governo e 4% para remunerar os detentores de títulos públicos.

PEDRO HOLANDA

Valorização do professor deve ser a tônica. Professor é um cara diferenciado e precisa ser tratado diferente. Não devia pagar impostos ter salário digno e disponibilidade para exercer apenas a sua nobre função.

    Jairo_Beraldo

    Mas ele é diferenciado. Qualquer funcionário público(professor é servidor), quando aposenta recebe o valor integral do último olerite. O professor, receberá, graças aos tucanos FHC, Alckmin, Perillo, Vergílio, o seco…perde todas as gratificações, tudo que conquistou durante sua carreira. E INCRÍVEL…professores ADORAM tucanos!

    Elton

    Êêpaaaa. peraí!!! Não generaliza……….

    Jairo_Beraldo

    Minha mãe e minhas tias são professoras aposentadas…e votaram no Zé Derrotado, para minha angústia!!

    Elton

    Sou professor e concordo plenamente!!! Temos dificuldades para investir em nossa atualização, adquirir publicações de todo tipo, material didático.

    Emilio Matos

    Concordo plenamente quanto a ter uma remuneração muito maior e mais atrativa. Agora, quanto a não pagar impostos, aí já é demais. Lei é para todos.

O_Brasileiro

O discurso está correto, mas a prática…
Como melhorar a educação com o brutal corte de "gastos" que foi anunciado pelo Min. do Planejamento?
Sem contratar professores e agentes administrativos!?
Sem comprar equipamentos!?
Bem, vamos ver no que isso vai dar. Se são só palavras ao vento…

JC Tavares

Vi sinceridade. Ela demonstra que não se governa uma nação com a grandeza do Brasil, sozinho. Que não foge das promessas de campanha e está disposta a cumpri-las mas que isso só é possível com o apoio de todos, seja cidadão brasileiro, empresários e pincipalmente Prefeitos e Governadores. A única ressalva que faço, é que conceda um salário mínimo um pouco acima do previsto, embora tenho consciência que o estipulado faz parte de um acordo das Centrais Sindicais com Lula. Porém, vai dar pano pra criticas do PIG e da oposição e principalmente daqueles que nela votaram e acreditavam em reajuste maior.

Deise

Gostaria de saber como o plano educacional de Dilma vai se articular com um corte de 50 bilhões no orçamento. Como ampliar o acesso e valorizar o professor sem concursos e sem política salarial condizente?

    Jorge

    Simplesmente pelo fato que tais cortes não atingem esse tipo de funcionário público.
    Pessoal, deixem de ser informar pelo PIG. Isso já está ficando irritante.

Sidinei

Será bom se Dilma realmente conseguir levar esse projeto à frente. A educação precisa de uma guinada para além dos interesses comerciais das instituições educacionais e também evitar a já costumeira pressão do nosso sistema capitalista para que não haja evolução "cerebral" dos trabalhadores. A briga será uma das mais grandiosas.

Cláudio Freire

Gostei. Curto e claro.

Ruth

Como sou médica queria a prioridade para a saúde,mas achei que o caminho é este mesmo :a valorização do ensino e de seus profissionais.

Léo Vitor Moreira

Ótimo!

Deise

Gostaria de saber como o plano educacional de Dilma vai se articular com um corte de 50 bilhões no orçamento. Como ampliar o acesso e valorizar o professor sem concursos e sem política salarial condizente?
Honestamente – para mim que votei na Dilma e a admiro – isso está me lembrando é aquele lema "educação, educação, educação" de Tony Blair que no final fez é manter o arrocho de Tatcher na área.

    Pedro

    Os 50 bilhões não virão daí. Talvez o orçamento desse ano ainda seja maior que o do ano passado, mesmo com os cortes. Dá uma relaxada e esquece o PIG.

josaphat

Em minha opinião, acho que é só discurso. Ela se esqueceu de combinar com prefeitos e governadores.

    Jairo_Beraldo

    Bem lembrado…mas vamos seguir a cartilha de Maquiavel…primeiro a pancada, depois as benesses a conta gotas.

André

Frase do dia: "País rico é país sem pobreza"

    Jairo_Beraldo

    Existem varios tipos de pobreza…e a maior delas é a de espírito.

Abdula Aziz

Espero que o PSDB tenha compreendido o recado da Presidenta Dilma e, de fato, tenha a vergonha na cara e a coragem de investir na educação pública do estado de São Paulo. Investir no professor, pagando um salário digno e investir no aluno. Chamar a responsabilidade dos pais em relação a educação de seus filhos.
Sou professor há 17 anos em escola pública e me sinto cada vez mais sem motivação para dar aulas. Me sinto abandonado e ainda tendo que ouvir a seguinte frase "se vira, se não, não vai ganhar o bônus". Temos que nos virar com classes super lotadas, alunos violentos, sem material pedagógico, sem se alimentar e abandonados a nossa própria sorte. E depois esse PSDB vai a televisão dizer um monte de besteiras e o que é pior, o povo acredita.

Marcio Leandro

Gostei muito, achei de uma incrível sensibilidade fazer o pronunciamento no retorno do ano letivo, justamente para falar da prioridade que será dada à educação durante o governo. Diferentemente de alguns momentos da campanha presidencial, nesse pronunciamento vi uma imagem suave e bem a vontade da Presidente Dilma. Gostei.

aliancaliberal

O embruste da divida publica
………
O governo está escondendo parte da divida publica.
………..
O governo está ocultando 703 milhões na divida interna de 2010,declara que a divida publica é de 1.694 bilhões ,o valor real da divida publica brasileira é de 2.394 bilhões de Reais.
Os dados encontram -se na tabela de excel(1) ,clique na aba “2.1”.
Verá a soma da divida
DPF EM PODER DO PÚBLICO como sendo 1694 bilhões e abaixo
DPMFi EM PODER DO BANCO CENTRAL= 703 bilhões
Não precisa ser economista para saber que os títulos em poder do BC também fazem parte da divida. Neste caso, deveriam ser contabilizados no total da dívida interna no relatório divulgado pelo Tesouro à imprensa.
……….
(1) http://www.tesouro.fazenda.gov.br/hp/downloads/di
Nos anos anteriores acontece o mesmo embruste: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/hp/relatorios_d
…….

    Pedro

    A dívida continua na faixa de 40% do PIB. 20% a menos do que FHC nos legou (isso porque pegou a dívida de 20% do PIB). E 40% mesmo depois da crise.

Fábio Venâncio

É muito bom que a nossa Presidenta pense assim ,na importancia da educação para o desenvolvimento do Brasil ,para o fim da miséria e consequentemente também para o fim da violência .
Vamos aguardadar, para que a melhoria da educação no Brasil não fique apenas no discurso e realmente tenha uma mudança significativa.
Que o governo federal tenha uma interferência maior na educação nos estados ,principalmente em São Paulo ,onde a educação piora a cada ano.Quando você pensa que não pode ficar pior ,o goverso paulista nos surpreende e cria alguma medida que acaba piorando o ensino.
A moda aqui agora e não forçar as crianças ,elas tem que brincar apenas ,nada de apreender ,só brincar.
A minha cidade sofreu uma mudança brusca no ensino municipal ,na mudança do governo ,ao qual saiu um prefeito do PT e entrou um do psdb .Mudou para pior.E todo mundo aceitou muito passivamente.
E com isso as escolas privadas crescem a cada dia na minha cidade e em todo estado de São Paulo.Onde quem tem dinheiro para pagar escola,tem a change de ter um futuro melhor ,enquanto os mais pobres estão fadados a um futuro mais duro ,com menores salários e até subempregos.

Francisco

Bom, legal, porreta. Mas o PT chama a participar e… participar como? O empresário quer adotar a escola pública do seu bairro. Como faz? A sociedade quer que o professor seja bem pago, como denuncia o prefeito picareta? E as associações, como podem atuar? As tais conferências públicas são divulgadas, públicas… para quem é do metiê. A novela das seis chama "Araguaia". Não denuncia o que aconteceu na Guerrilha do Araguaia, não chove e não molha. Milhões de brasileiros não fazem a menor idéia dos projetos de longo prazo do país para o setor ferroviário. Há brasileiros que nem sabem o que parar a construção de Belo Monte significa (embora os blecautes já aconteçam, aqui e alí). Porque essas conferências não acontecem no lugar da novela das seis? Porque o povo só discute assunto sério a cada quatro anos (e olhe lá)?

Ou a educação não é, afinal, tão impoprtante assim…

Gustavo Pamplona

Eu gostei… assisti o pronunciamento… bom…além da curiosidade estava querendo saber como o casal 45 iria se comportar e se iriam falar disto no JN.

E eles falaram… e Fátima estava irritada com uma cara de "tenho que ser obrigada a falar disto".

Tinha assistido o JN também porque queria saber se eles iriam falar alguma coisa da festa dos 31 anos do PT, mas dedicaram menos de 30 segundos para isto. Isto porque esta semana eles não falaram nada sobre o FSM – Fórum Social Mundial…

Aliás, se tem uma coisa que eu acho interessante é a "burrice" deles… o casal ainda pensa que o mundo vive numa "redoma" controlada por eles (seriam efeitos do Big Brother?) e eles acham (ou fingem parecer) que os outros canais de TV e mídias não falaram nada…

Ainda tentam fazer com que o povo viva sem informação e tratam o povo como se fossem "anencéfalos políticos" mas esquecem que eles mesmo são os "anencéfalos". hahahahaha

Alguém precisa um dia contar a eles que o Brasil de hoje não é mais o Brasil de 89 (Lula x Collor).

    Jairo_Beraldo

    Pamplona, voce é telespectador do JN e BBB? Me poupe…voce critica tanto a burrice e tem esta atitude asinina e cavalar?

    Gustavo Pamplona

    Jairo… eu diria que sou um "estudioso" de reações humanas… gosto de observar as reações e também sou curioso quanto a elas… Quer um exemplo? Quando eu escrevo um daqueles meus comentários "provocantes" por aqui no fundo, no fundo, quero ver até que ponto as pessoas chegam.

    Elton

    Afinal, é "provocante" ou reflete o que você realmente pensa? Se é só para testar reações humanas, creio que você já teve excelentes amostras quando resolve "trollar". Este é um blog progressista, a maioria reagirá de modo contundente ao direitismo institucionalizado………..esse nós conhecemos bem!

    Gustavo Pamplona

    Elton… meu querido… O "Vi o Mundo" é um espaço para a livre discussão de idéias… Além do mais o Azenha já disse várias vezes que gosta dos "provocadores" e dos que pensam "fora da caixa" (out of box) e no meu caso sou um deles.

    E você espera que suas reclamações contra a política ou o que você pensa serão realmente ouvidas? Eu as vezes eu tenho dó daqueles que chegam aqui e ESGOELAM usando de letras maiúsculas achando que vão resolver alguma coisa…

    Eu estou pensando em voltar com aquela assinatura que fiz por aqui durante um tempo, estes leitores mais novos não sabem que "vivo" aqui no "Vi o Mundo" já tem 3 anos e 8 meses. Segue ela abaixo.. e com o PORCO.

    —-
    Gustavo Eduardo Paim Pamplona – Belo Horizonte – MG
    Desde Jun/2007 fazendo história no "Vi o Mundo"! ;-) <—
    Fundador do PORCO – Partido de Oligarcas Representantes de Capitalistas Opressores (PIG)

    Emilio Matos

    Vai com a camisa do São Paulo assistir a um jogo no meio da torcida do Corinthians, mas só observar as relações humanas e pra ver até que ponto as pessoas chegam.

    Esse negócio de fazer um discurso só para exercitar a retórica, sem nenhum comprometimento em acreditar no que fala, não cheira bem…

    Gustavo Pamplona

    Você quer que eu me "suicide"? (hahhaha) Mas já que disse isso eu acho uma "ignorância" estas brigas de torcida. E amigo… sou de BH

    Talvez seja o que você disse acima… "fazer um discurso só para exercitar a retórica", Mas isto não me cheira bem também… hahahahahahah

Polengo

Vai ser difícil, pois vai ter um monte de gente que não vai querer.
Aliás, não sei se são "gente".

Isso me faz acreditar na nossa presidenta.

alberto

E como melhorar a remuneração dos professores??? Isso não é dito e quando é, vem com aquelas propostas de aumentarem de grão em grão. Ora, a maioria dos professores já está de saco cheio de promessas. O que queremos são atos concretos. Chega de enrolação. Se desejam dar um salto de qualidade, o início é conceder uma salário digno ao professor.

    Alex_SRT

    é fazer valer a Lei do Piso do Magistério, aprovada e sancionada em 2008 e até hoje não aplicada por prefeitos e governadores, meu amigo!

Deixe seu comentário

Leia também