Dr. Rosinha: A visita de Obama e o oba-oba abobado

Tempo de leitura: 4 min

A visita de Obama e o oba-oba (abobado) da velha mídia

A política externa independente nos tornou importantes no cenário mundial, inclusive para os EUA. Retrocessos nessa política poderiam fragilizar nosso protagonismo internacional

por DR. ROSINHA*

A mídia brasileira tem tratado a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, como um megaevento. A reação talvez seja similar a da primeira visita do Papa ao Brasil. Não existem outras pautas. Criam-se vinhetas televisivas e coberturas especiais. Parece que a encarnação viva de Deus passará por aqui no fim de semana.

Para além do mero provincianismo, a velha mídia é motivada pelo desejo de atacar a política externa do governo Lula, que estaria supostamente prestes a ser alterada pelo governo Dilma.

Conforme o desinformado desejo, a política externa do governo Lula teria apostado no “terceiromundismo” e no “antiamericanismo”, comprometendo antigas “boas relações” com os EUA. Agora, caberia a Dilma “corrigir” o desvio e reconduzir a política externa a seu paradigma histórico.

A visita de Obama representaria, assim, uma espécie de redenção do Brasil, que voltaria a ocupar seu lugar secundário na história. Daí a cobertura deslumbrada. Daí esse verdadeiro “oba-oba” abobado da velha mídia.

Mas, afora todo esse delírio ideológico, o que esperar da visita?

Na realidade, pouco. Em primeiro lugar, não ocorrerá uma correção de rumos significativa nas relações bilaterais, até mesmo porque tal correção, do ponto de vista dos interesses brasileiros, não é necessária. Não houve “desvios ideológicos”. Portanto, não há necessidade de correções substanciais, embora sempre haja espaço para aprimoramentos.

A bem da verdade, foi a recente política externa que elevou substancialmente o patamar do Brasil no cenário mundial. Por isso mesmo, o próprio embaixador norte-americano no Brasil reconhece que a nossa nação “não é mais um país emergente, mas sim um país que já emergiu”.  É justamente esse novo patamar que motiva a visita de Obama.

Para um presidente com popularidade em baixa e muito abalado politicamente depois da grande derrota nas últimas eleições legislativas dos EUA, a visita ao Brasil representa uma oportunidade para mostrar algum prestígio internacional a seu público interno.

Além disso, a recuperação da economia dos EUA tem se revelado lenta. Os EUA precisam desesperadamente reduzir seu déficit comercial com o mundo e seu desemprego interno. O Brasil, uma economia em ascensão –a sétima do mundo–, representa amplas oportunidades para os norte-americanos. Eles estão muito interessados no pré-sal, ainda mais agora, quando as ditaduras pró-ocidentais do Oriente Médio estão ruindo. Também há interesse na participação da construção da infraestrutura brasileira, inclusive aquelas relativas às Olimpíadas e à Copa do Mundo.

Para o Brasil, a visita possibilita a superação de algum mal-estar recente na relação bilateral, embora as posições fundamentais devam continuar as mesmas, inclusive no que se refere às divergências referentes ao Iraque e ao Irã.  Ademais, tais visitas sempre podem possibilitar maior comércio e mais investimentos.

Não de deve esperar muito, no entanto. A expectativa é de que seja assinado um acordo para simplificar as trocas comerciais e evitar barreiras técnicas e administrativas ao fluxo comercial. Isso implicaria o reconhecimento mútuo dos certificados emitidos pelo Inmetro e pelo órgão norte-americano correspondente da área. As divergências e as imensas barreiras tarifárias e não-tarifárias relativas ao protecionismo agrícola, antidumping, picos tarifários e quotas, que afetam boa parte das nossas exportações para os EUA (aço, suco de laranja, etanol, carnes, frutas, algodão, soja e derivados, etc.), continuarão a vigorar, impedindo uma ampliação significativa do comércio bilateral.

Saliente-se que os EUA perderam muita importância comercial e econômica para o Brasil. Em 2002, os EUA absorviam cerca de 24% das nossas exportações. Em 2010, essa participação caiu para 9,6%. Hoje, China, América Latina e União Europeia são mais relevantes para nós.

Do ponto de vista político-diplomático, existe a possibilidade de que Obama anuncie seu apoio à pretensão brasileira a uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, como fez com a Índia no ano passado. Embora simpático e importante, um eventual apoio não geraria nenhum efeito imediato, já que a mudança da estrutura do conselho, que reflete arcaicamente o mundo pós-Segunda Guerra Mundial, ainda não está na pauta atual das Nações Unidas.

Deverão também ser assinados acordos nas áreas de energias renováveis, aviação civil, espacial e de combate à discriminação de raça e gênero. São acordos relevantes, mas que não mudam a natureza das relações bilaterais, como quer dar a entender a velha mídia.

O Brasil vem se tornando um grande país graças, em boa parte, a uma política externa ousada e criativa, que diversificou parcerias estratégicas, diminuiu nossa dependência em relação a parceiros tradicionais, abriu espaços para nossas exportações e investiu na integração regional e na cooperação Sul-Sul. Foi exatamente essa política externa independente que nos tornou importantes no cenário mundial, inclusive para os EUA. Quaisquer retrocessos nessa política poderiam redundar na fragilização do nosso protagonismo internacional.

Os EUA são um país de grande peso internacional, e o aprimoramento da nossa relação bilateral é sempre bem–vindo. Esse aprimoramento jamais deveria implicar no abandono de nossas justas posições e do nosso rumo próprio, no contexto das nações. Países que investiram numa relação de dependência dos EUA, como o México, por exemplo, hoje pagam um alto preço econômico e político pela decisão equivocada.

É do interesse nacional do Brasil manter uma política externa exitosa. O aprimoramento das relações Brasil-EUA, sempre conveniente, deve se balizar pelas diretrizes dessa política, e não pelo desejo ideológico de setores conservadores, que ainda não entenderam o que aconteceu no Brasil e no mundo.

Não nos deslumbremos, portanto, com essa pirotecnia ideológica da velha mídia, até mesmo porque, espetáculo por espetáculo, certamente os shows da Shakira terão maior sucesso.

Dr. Rosinha, médico pediatra, é deputado federal (PT-PR) e ex-presidente do Parlamento do Mercosul

PS do Viomundo: Hoje, ouvindo a CBN no táxi, capturei o caco de um comentário segundo o qual o Brasil tinha se tornado “adulto” e, portanto, o PT carioca tinha razão ao desencorajar manifestações contra Obama. Vejam bem, caros leitores, o Brasil tinha se tornado “adulto” aparentemente por receber o Obama, quando todos sabemos que se isso de fato aconteceu foi como resultado de uma política externa independente e soberana. Perigas de o PT, em sua nova encarnação, pedir silêncio obsequioso ao deputado Rosinha.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Arnaldo

Parabéns Rosinha, votei 1313 para Deputado Federal

monge scéptico

Abobados? Abestados? É pouco para o zó povinho. Sem preconceitos por favor; como é que
os coletores de migalhas babam tanto no saco de obama? O asfalto remendado, o alambrado
pintado e refeito(destruido por essa mesma coletividade sem modos) é só prá obama ver.
Cês vão ver depois que ele for embora; é top,top toda hora.
Acham que ganhando quinhentas e quarenta merrecas, já são primeiro mundo? Acham?

n.zwiebel

O Brasil hoje é um país adulto, assim como aqueles indios que a Ana Maria Baranga comentou nunca terem tido contato com humanos. Quá, quá, quá…
E tem mais, uma reporter toda faceira, no Jornal da Globo comandado pelo William Waaka, comentou que os EUA, terceirizando a produção na China continuando faturando, só esqueceu de dizer desempregando nos EUA. Santa jumentice!
nei

beattrice

O Tony "Patriota" não se contenta em se abster no Conselho de Segurança e facilitar o golpe americano sobre a Líbia, não se contenta em designar a própria esposa como dama de companhia da sra. Obama, não se contenta em autorizar a idéia absurda de um comício político do presidente americano na Cinelândia, ele quer mais, confratenizar com FHC & seus miquinhos amestrados, e ainda perguntam porque LULA não foi. Porque tem bom senso. Simples assim.

    Carmem Leporace

    Sei.

Marcos C. Campos

Muito bem escrito , Dr. Rosinha !!!
O Presidente Obama estah mais para carta fora do baralho … no ano que vem comeca sua saida da Casa Branca.

André

Luis Carlos.

Entao ser adulto é tacar pedras e garrafas incendiárias num chefe de Estado que nos visita?

Até quando essa ideologia paleolítica vai dominar a mente dos ditos "progressistas" (olha a incoerência).

Luis

O Brasil tem de deixar de ser adúltero.

André

Trecho do discurso da Presidente Dilma agora há pouco, mais ou menos nessas palavras:

"…anteriormente as relações do Brasil com os EUA eram pautadas pela retórica vazia."

BYE BYE AMORIM E LULA FOREVER!

    Armando Leão

    Dilma é traíra, fomos traídos.

    Agora é tarde, governo tucano de saias.

Jorge Andrade

Lula, em que sempre votei, desceu em meu conceito ao não aceitar participar do almoço que o governo brasileiro ofereceu a Obama e convidou todos os ex-presidentes vivos. Se comportou como um menino fazendo birrinha. O mesmo menino que aparentava, em todos os momentos ser amiguinho de George W. Buhs e nunca se escusou de ser paparicado por ele, digo bush. Inveja de Dilma? Será?

    SILOÉ

    Que pena que não convidou os ex-presidentes mortos!!!
    E Lula não foi para não ofuscar o brilho da Dilma.

pedro – bahia

Pois é: manifestações, rerpreensão com prisões e cancelamento oportuno do pronunciamento inicialmente programado para a Cinelândia. Afinal, Cinelândia, Anhagabaú, Praça da Sé, Central do Brasil, Avenida Paulista, Campo Grande em Salvador, Estádio da Vila Euclides foram, são e serão palcos de manifestações populares. Não de um presidente de outra nação, sobretudo, interessado em nosso pré-sal.
Com muita propriedade, oportunidade e inteligência, a Presidenta Dilma deu o recado. Recebeu Obama trajando vermelho. Independencia acima de tudo.
Agora o recado do presidente norte-americano será dado para poucos convidados, no Teatro Municipal. Provavelmente para escolhidos da Globo, a maioria oriunda do movimento 'Cansei".

Messias Macedo

Entenda o provincianismo brasileiro
… Imagem, digamos, “congelada”, pista do aeroporto de Brasília em tempo real [e prolongado!], o tempo passa, “o narrador narra o óbvio”(!), e a legenda: ‘Avião de Barack Obama pousa no Brasil’.
E VAPT VUPT! Pano rápido! GloboNews – mau dia à vista! Plim-plim: o mordomo servirá a feijoada! E Obama: “I don’t eat bean! *Thanks very much! Bye-bye cucarachas!”
*Bad English?
Fala matuto ‘bananiense’: “Até mais ver!”

República de ‘Nois’ Bananas – abobalhados com um visitante “que veio, simplesmente, conhecer o nosso mercado!”… Barack Obama, familiares & asseclas esperam encontrar representantes da nossa fauna na visita ao nosso mercado?!…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

monge scéptico

caso não vejam o serra, batam no saco do obama; caem serra, fhc, jonhnybean e toninho pallocci
a dilma hein? volta LULA!!!

beattrice

Circula na internet um vídeo que evidencia como foi o início da confusão na porta do Consulado dos EEUU no RJ, há neste momento 13 presos (presos políticos no BRASIL???) sendo levados para os presídios do RJ: http://www.youtube.com/watch?v=JphCKMhrlxE&fe

Luciano Prado

Globo promete "mumificar" primeiro cocô de Obama no Rio.

Carmem Leporace

A borracha canta no lombo da turma do “go home”

A borracha cantou no lombo da turma do “go home”. Eram representantes dos “movimentos sociais” (!?) e do PSTU. Foi muita cassetada e borrachada no lombo dos baderneiros.

Policiais militares do Batalhão de Choque reprimiram na noite desta sexta-feira, 18, com bombas de gás e balas de borracha um protesto contra a vinda ao País do presidente dos EUA, Barack Obama. O confronto entre manifestantes e policiais ocorreu em frente ao prédio do consulado dos EUA, no centro do Rio, onde o ato terminou, após uma passeata. Houve muita confusão, correria, fumaça e fogo.

Bordunada pra todo lado.

VICENTE SABOIA

todo mundo tem mesmo é que defender seus interesses. quem nao faz isso???
o brasi;l é que deve saber negociar as coisas com critério.

A UNICA COISA ERRADA É A DILlMA TER CONVIDADO O VELHO fhc PARA O ENCONTRO. SE FOSSE O serra o PRESIDENTE O PT ESTARIA BANIDO DO ENCONTRO TOTALMENTE.
VAMOS DAR O TROCO COM A MESMA MOEDA. TODOS LEMBRAM QUANDO O LULA CONVIDOU ESSE VELHOTE PARA IR NO AVIAO PRESIDENCIA PARA A EUROPA ACHANDO QUE ESTAVA FAZENDOP BON NEGOCIO. EU CANTEI A PEDRA.
VIRAM O QUE O VELHOTE FEZ NA CAMPANHA>???
QUEM NASCE TORTO NUNCA SSE ENDIREITA.

Antonio Silva

Este quadro está deprimente !

Brasileiros, go home
Ilimar Franco, O Globo
O ceremonial do presidente americano, Barack Obama, vetou a presença do governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes na visita que ele fará a um dos cartões-postais da Cidade Maravilhosa, o Cristo Redentor.
A visita será feita, de acordo com a Casa Branca, apenas por Obama, a primeira-dama, Michelle, e as filhas, Malia e Sasha.
Cabral e Paes também não poderão caminhar ao lado de Obama durante a visita que ele fará à Cidade de Deus. Se quiserem participar do evento, terão que ficar sentados dentro da sede da Central Única de Favelas (Cufa), aguardando sua chegada, para ouvirem ao vivo seu pronunciamento.

    beattrice

    Quando os convidados são os americanos, não é de se espantar que eles expulsem o anfitrião da própria casa, aliás eles têm esse hábito.

Pedro Luiz Todero

Mais uma palhaçada dessa mídia Brasileira(PIG) capitaneada pelo Record, que transmitiu ao vivo a chegada do Obama, e, ainda vendeu como um grande acontecimento para o país.E a conferência da Mídia realizada pelo governo LULA nem uma notinha. O PIG precisa continuar assim como vendedor de ilusões e prestando um deserviço ao país com suas novelas, BBB e outras porcarias mais que estão rompendo aos poucos a família Brasileira. Aí vai….

FrancoAtirador

.
Descobriram por que o Presidente Oba-Oba veio ao Brasil:

Foi a pedido da indústria cinematográfica de Róliúdi

para fazer divulgação do filme ganhador do prêmio óscar:

O DISCURSO DO REI.

Parece que está obtendo o maior sucesso.
.

Marcos W.

Como assim,a mídia?!Responsável maior por tudo isso é a própria cúpula do PT,já com o devido séquito de pequenos Pol Pot em miniatura a repetir a lenga-lenga,devaneando,e acreditando que aquilo que imaginam seja verdade,pior,que seja a única verdade!

MauMauQuirino

Os documentos divulgados pelo Wikileaks sobre a política externa dos EUA,seja com os aliados, ou com os adversários, dão a exata dimensão de com quem estamos lidando,eles estão se lixando para o resto do mundo.

Luciano Prado

É isso. A velha e carcomida imprensa brasileira parece alcançar o orgasmo com a visita de Obama ao Brasil. Alguns imbecis apresentadores de telejornais qualificam Obama como charmoso, bonito e até cheiroso. Fico imaginando o tamanho do chifre que essa gente carrega na cabeça subserviente e entreguista. Não tem mulher que suporte tanta submissão e babaquice juntos.

aurica_sp

Obama é esperto vem aqui atrás de negócios ( quem diria hein?). Os caças que o digam, está doidinho para abrir umas vagas( milhares se possível) de emprego por lá, para ver se consegue melhorar sua imagem com os Yankees. PIG de M…. ficar bajulando o Obama, a novidade que não foi o que esperavam (pelo menos até agora, na minha opinião) prometeu 10 mais não cumpriu 11!!.

Iara Alencar

Parabéns, Dr. Rosinha!
Ótimo texto, excelente análise.
Representa a realidade nua e crua que não encontramos nas revistas semanais
ou nos jornalões diários ávidos por desconstruir um país que deu grande salto
nas relações externas.

Agora, pobre Obama!

De brilhante de Harvard e bobo da corte.
Frustrou enormes expectativas do povo americano e deu no que está dando.
Acho que hoje a Hillary manda mais do que ele. Deve ser a vitória do PiG yankee.
A propósito, ela estará nessa comitiva? Se sim, Michelle e suas filhas que se cuidem, pois
aquela Sra. branquela será mais clicada, focalizada e requisitada que qualquer outro.
Ao Obama desejo que cresça e apareca trazendo alguma surpresa.
E não poderia deixar de desejar também, que a nossa Presidente Dilma dê um show de elegância na
anfitrionagem.
Sempe em frente, BRASIL!!

ANA

Redes Sociais do Brasil foram as reponsáveis pelo cancelamento do Comício da Cinelândia. Para sorte de Obama, os informantes dos EUA, que aconselharam o cancelamento, ,não foram maninardi, Waak ou Merval.
Para nossa sorte também!!!
Oxalá!

Roberto Locatelli

Parabéns ao deputado Dr. Rosinha por manter sua opinião firme, mesmo quando setores do PT traem as bandeiras históricas do partido.

    Carmem Leporace

    Pior é que é.

mila

Desculpem, mas fico um pouco pasma. Não é a primeira, nem com certeza a última vez, que um presidente norte-americano visita o Brasil. Qual a grande comoção???? quanto ao PIG, PIG é e não vai deixar de ser.

FrancoAtirador

.
Essa alteração do local do discurso, não muda nada.

Só recolheram o babaca oba-oba pra dentro de casa, para não levar, na lata, uma vaia uníssona de milhares de militantes de esquerda.

Eles também vigiam os blogs, twitter e facebook. Sentiram o drama.

Mas certamente vai ter um telão, do lado de fora, para os plebeus "brazileiros" assistirem ao discurso do Imperador.

Independentemente de onde irá ocorrer o megaevento midiático intergovernamental,

A AGENDA DE PROTESTOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS ESTÁ MANTIDA.
. http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia
.

Margot

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso embarca daqui a pouco para Brasília. Ele foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para participar de almoço com o presidente norte-americano Barack Obama, neste sábado, 19.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Cláudio Medeiros

    A Dilma convidou ele pra quê? É para levar outro sermão?

    Vide: http://www.youtube.com/watch?v=MeAOen8vyiQ
    referente vexame de FHC em Florença, quando tomou um sermão de Bill Clinton.

    Mario Augusto

    Tucano é assim, sempre atrás de uma boquinha…… depois reclamam do bolsa família.

SILOÉ

Históricamente não deixa de ser um mega evento.
É a primeira vez que um presidente Americano vem ao Brasil com todo aparato:
Só para pedir pinico.

SILOÉ

Mais para essa mídia corrupta que não passa de filial, qualquer presidente dos EUA se equivale ao Papa.
Não duvido nada de todos eles fazerem fila para pedir à benção.

Julio Cesar

Rosinha arrasou!
Que show né não!
parabéns!

Raphael Tsavkko

Se Dilma quer efetivamente levantar a bandeira dos direitos humanos, não deveria começar por criticar o maior responsável por violações de direitos humanos no mundo?

Mas Anthony Patriot estava mais preocupado em viajar pelos EUA fazendo jogo de cena, dando beijinho na Hillary e preparando a visita do nosso guia supremo ao país.
http://tsavkko.blogspot.com/2011/03/obama-no-bras

beattrice

Deu no portal R7
"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cancelou seu discurso público que seria realizado no na Cinelândia, depois de alertas recebidos pelos serviços de inteligência dos EUA após monitoramento de redes sociais, segundo informações obtidas do consulado americano.

O serviço secreto cogitou a possibilidade de protestos e críticas após a ONU ter autorizado sanções militares à Líbia. Fontes do consulado afirmaram que agentes do serviço secreto encontraram indícios de que críticas ao ato público estavam sendo feitas em uma rede social, o que deixou a equipe de segurança do governo americano receosa." http://noticias.r7.com/internacional/noticias/ser

Léo

"Eles estão muito interessados no pré-sal, ainda mais agora, quando as ditaduras pró-ocidentais do Oriente Médio estão ruindo."

Daí se vê o quão dadivoso será o nosso futuro proposto!

beattrice

"A velha mídia é motivada pelo desejo de atacar a política externa do governo Lula, que estaria supostamente prestes a ser alterada pelo governo Dilma."

Na GLOBOPE & seus miquinhos amestrados, como CBN, isso tornou-se um mantra, dia e noite, noite e dia, só dá isso. Affe.

    Guanabara

    Dá-lhe Goebbels!

Edson

Churrasco na chapa branca

Publico o vídeo acima não porque eu concorde com o autor, mas porque resume bem o sentimento popular suscitado pela notícia de que o Ministério da Cultura aprovou a captação, via Lei Rouanet, de 1,3 milhão de reais, para o projeto de Maria Bethania e Andrucha Washington. O Pedro fala em 1,7 milhão porque era o valor original pedido pelos proponentes, reduzido para 1,3 milhão pelo Minc.

É duro ir contra um sentimento popular tão forte.
http://www.gonzum.com/2011/03/churrasco-na-chapa-

1 Milhão pra Bethania: porra!!!!!! http://www.youtube.com/watch?v=jfx7tYGbLjQ&fe

José Manoel

O que a brazucada quer é o fim do visto para entrada nos USA!!!!!!!!!!!!!!! Vão ficar chupando dedo……

    SILOÉ

    José Manuel você se equivocou acho que agora é o contrário.

beattrice

Azenha
Com a palavra o grande chanceler que honra a história da nossa diplomacia
e é de fato um PATRIOTA: CELSO AMORIM http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internaci

flavio cunha

Acho que o Rosinha resumiu muito bem o posicionamento do governo e do PT, embora possa haver algumas vozes dissonantes, em relação à política externa e a visita do Obama. Não é só a velha mídia que faz um carnaval sobre isso. Muito blog "progressista" também adora fazer um oba-oba sobre coisas que na verdade nem se concretizariam.

augusto

for the fucking cia, nsa, fbi and similar bastards reading today, before the obamic arrival to Rio:
1- The pre-sal is ours.
2-out with the Us basis in Colombia.
3- We don´t need you any more, get the hell back home.
4-Free Yemen, Free Bahrein.
5-No shit american planes, we want tehe russian.

Klaus

A midia e o próprio governo brasileiro tratam como um mega evento.

Julio Silveira

Gostaria de fazer reparos ao dito pelo Dr. Rosinha. A politica externa da Dilma está sim caminhando para um rumo diferente da do presidente Lula, está sim demonstrando um busca por realinhamento, a olhos vistos, mesmo a olhos que não aceitem. Quanto ao que pensa o PIG, sua preocupação com a necessidade do Brasil seguir os preceitos americanos independende deles estarem falidos ou não, o alinhamento é ideologico e algumas vezes de birra mesmo é questão de preservação de poder de classe. O presidente Lula nunca demonstrou fazer politica ante americana, antes buscava uma inserção de país grande e soberano, o que muitos de nosso pensadores intelectuais são contra, entendem ser melhor vivermos mendigando o que o suor deles conquista. Deve ser questão cultura de nossa elite, que cultura titulos de nobreza é admiradora do ócio e da exploração alheia, amantes do periodo medieval.

ZePovinho

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-troll

Os trolls do Pentágono
Enviado por luisnassif, sex, 18/03/2011 – 16:36
Por Gunter Zibell – SP

Nassif & demais, leiam isto, que parece coisa de ficção científica…

Do Terra

Oficiais americanos serão incumbidos de fazer propaganda e monitorar extremistas online

O Pentágono está desenvolvendo um software que criará perfils falsos para influenciar os debates sobre política internacional e propagar o americanismo. Uma empresa californiana venceu a licitação do Comando Central dos Estados Unidos para produzir o serviço de "gerenciamento de pessoas online", segundo informações do jornal The Guardian.

O serviço vai permitir que cada oficial americano monitore pelo menos 10 perfis falsos baseados em várias partes do mundo.

Os críticos dizem, segundo o The Guardian, que o projeto incentivará outros governos e empresas privadas a fazerem o mesmo . Outros dizem que é uma resposta à tentativa chinesa de controlar a propaganda americana.

    Raphael

    Pra você ver, acredito que nesta tecnologia o Brasil está muito mais avançado que os norte-americanos, pois é frequente ver em redes sociais, blogs, etc gente emitindo opiniões não apenas completamente divergentes do conteúdo postado (o que seria salutar), como também descontextualizado e incoerente, como se fosse uma inteligência artificial programada para, sob determinadas condições, postar algo que tente tirar o crédito de determinadas coisas ou pessoas, ou tentar trazer a discussão ao baixo nível ideológico e intelectual da ultra direita brasileira. Aqui no site do Azenha algumas figurinhas são conhecidas. Devem ser alguns robôs que esqueceram de desativar da campanha do Serra.

    Mauro Toshiuki

    Vai ter festa com Moet Chandom e caviar na revista "Óia" e nas redações de alguns jornais "importantes" do Brasil pois agora que acabou a eleição os empregados temporários da campanha do Serra deviam estar passando fome, agora não tem miséria vai todo mundo arranjar uma boquinha na CIA, quem sabe não trabalham até do lado do Vampiro que perdeu a eleição. Como chamava mesmo aquele troll que fugiu do Brasil pra não pagar o P.H. Amorim? A deixa pra lá não vamos dar ibope pra quem não tem, deixa ele sem nome mesmo. Vai ter fila de troll na embaixada americana procurando emprego na CIA.

Pitagoras

Obama. More of the same. Sua política interna e externa parece uma caricatura daquela que já era um lixo, aquela do execrável bush.
Se Dilma mudar a política externa de Lula, motivo de orgulho para todo brasileiro consciente, não votaria nela nem para síndica de prédio. Bola preta para ela!

Fabio SP

Podia ser pior, podia ser o Fidel Castro…

    José Manoel

    Pois é, pior que o Fidel é a família Bush!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Carmem Leporace

    A múmia??? nem anda mais, tá no formol.

    Pitagoras

    Num adianta espernear. Em matéria de ESTADISTA, Fidel, Chávez, Evo são gigantes frente aos anões bush, berlusconi, sarkozi e a maioria dos que chefiam as máfias governantes do resto do mundo. Quanto à Obama, Dilma, etc., vamos esperar com as barbas de molho, mas parecem também sofrer de um crescimento medíocre.

Epitácio Braga

George W. Bush veio ao Brasil duas vezes durante o governo Lula, e foi muito bem recebido.

Diante de tal fato, como alguém pode ter a coragem de dizer que a política externa do governo Lula foi "anti-americana"??

    José Roberto

    Na mosca Epitácio
    A política do Lula foi antiamericana só para inglês ver.
    Mais, depois de eleito em 2003 Lula foi beijar a mão do Bush na Casa Branca.
    Justiça seja feita, o mesmo pode ser dito do Hugo Chávez, que amaldiçoa o "império" mas nunca deixou de entregar uma gota sequer do petróleo que vendia e ainda vende para os Yankes.
    Não se fazem mais "anti-americanos" como antigamente.
    Sds. a todos

Pedro Luiz Paredes

Esse assunto ja ta me dando nojo, rsrs
Hoje tinha um especialista nesses canais pagos falando da visita e dizendo que o Pelé e a Xuxa estão no "imaginário" do povo brasileiro… Tenha Santa paciência!!!
…que a Michele Obama vai ofuscar o brilho da XUXA e da XAXA, e o Obama vai ofuscar o brilho do Pelé!!!
Dentre outras sandices!
Eu gosto daqui porque me sinto um pouco menos louco.

Naty

Hoje mesmo estava meditando sobre isto- que depois das ultimas eleições a midia nativa não poderia mais nos causar perplexidade… Mas esta "cobertura" da visita do Sr. Obama chega a ser ainda mais constrangedora…vergonha alheia….até a pauta já vem pronta dos states para os lambe-botas seguirem o roteiro. Será que também rola dinheiro? Vergonha….

Agora sim, em recinto privado | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] Ninguém, entretanto, está imune a cair no canto de sereia da velha mídia, que trata a visita de Obama ao Brasil, “como se fosse a passagem de Deus” redivivo. É o que observa Doutor Rosinha, deputado federal pelo PT do Paraná, em artigo publicado também no Vi o Mundo. […]

ana db

O que esta acontecendo na Libia e o que não esta acontecendo no BHrain é o que importa e de grande pedagoia. Abri do olho Brasilllllllllllllllll.
É sempre o PETRÓLEO, ESTUPIDO!__Kaddafi é um obtaculo então retirem ele na marra.

monge scéptico

hehehehe! dãaaaaa!

a dilma hein?

Gustavo Pamplona

O mais interessante é que o PIG era doidinho que a Hillary tivesse ganhado as prévias do partido democrata. Vocês sabem o tanto que o PIG sofre de amores pelo Bill…

Vocês percebem que toda vez que eles falaram (e ainda falam) algo dos EUA sempre mostraram (e ainda mostram) ela em primeiro lugar… até porque vocês sabem… eles não conseguem suportar um negro na casa branca.

Quero ver este final de semana como a Globo vai tratar da primeira-dama Michele Obama em "terras brasilis" também, porque enquanto o Obama é mestiço, ela é negra mesmo, qualquer um que veja o tom de cor de pele dela nota isto muito bem já que ela é bem mais escura.

Isto é porque eles não costumam falar muita dela.

O problema do PIG acho que nem é com o tom de pele, é com o cabelo mesmo… não tem uma ou outra entrevista em que eles arrumam um jeito de falar do cabelo do negro…

Por exemplo, na época da novela "Viver a vida" com a atriz Taís Araújo que foi a primeira protagonista negra numa novela lembro que cheguei a ver em alguns portais o porque o cabelo dela era aquele "sarau" todo (e não alisado) e que segundo o que eu tinha lido na época, era uma forma que a Globo tentou achar de mostrar que nós não somos racistas (vide o livro do Ali Kamel)

Até mesmo quando um "branco" (na realidade mestiço) como o Ronaldo que tem cabelo crespo eles criticam… basta ver que quando ele estava com o cabelo grande (na época do caso do traveco) eu fiquei sabendo que foi a Globo que mandou ele cortar o cabelo para melhorar a imagem dele.

E pessoal… sem racismos tudo bem? As vezes minha "realitite" me faz eu contar a realidade para vocês

    M. Pauter

    Suas informações sobre a atriz Tais Araujo ser "a primeira protagonista negra numa novela" está totalmente equivocada. Até a extinta tv Tupi colocou várias artistas negras em suas novelas. De vez em quando acompanho os comentários e tenho observado, mas nunca escrito, que voce emite suas opiniões e coloca, para fundamentá-las, diversas informações que são, no mínimo, duvidosas.

    As vezes minha "realitite" me faz eu contar a realidade para vocês. E o que seria "realitite"?? Contar a realidade para nós?? Devo ficar agradecido por isso? Ora, sr., vá catar coquinhos.

    Gustavo Pamplona

    [protagonista]

    s. 2 gén.
    1. Principal actor!ator.
    2. Fig. Pessoa que ocupa o primeiro lugar em qualquer acontecimento.
    3. Promotor.
    4. Interveniente em episódios da vida quotidiana.

    Fonte: http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=prot

    E você tem razão numa coisa: Esqueci que ela foi de fato "protagonista" na novela Xica da Silva da extinta TV Manchete em 1996/1997 mas ela foi a primeira protagonista negra numa novela da Globo.

    Agora não posso catar coquinhos… não sou daquele tipo que trepa em árvores… hahahahahhahahah

    Marcio H Silva

    Caro M. Pauter voce poderia citar a novela e a atriz negra que foi protagonista no passado?

    M. Pauter

    Olá Márcio.

    Não, eu não posso simplesmente porque não me lembro o nome da novela e muito menos da atriz. Mas me recordo que fez bastante sucesso na época. Particularmente, não me interesso por esse tipo de programa (na verdade, tenho pouco interesse na televisão), mas me lembro do fato, embora tenha esquecido os detalhes. Sendo assim, meu caro, fico te devendo essa informção.

    M. Pauter

    Olá de novo, Márcio.

    Só agora li o post do sr. Gustavo. Ele tem a informação: não foi na Tupi mas na Manchete (me confundi porque ambas já não existem mais). E a atriz foi a Zezé Mota (a fabulosa Chica da Silva).
    Então, taí o recado. Abraço. MP

    Klaus

    Que mala, hein?

Gerson Carneiro

Passou do ridículo a espetacularização da visita do Obama.

Vi na internet que "Luciano Huck fará a apresentação do Obama".
Só falta Obama ir ao Caldeirão do Huck e ao Domingão do Faustão.

trombeta

Ótima a manifestação do dr. Rosinha, dá um certo alívio saber que a política externa brasileira continua mais ou menos na linha do governo Lula mas todo cuidado é pouco, a escolha de Patriota para chanceler sinalizou a aproximação dos EUA, já que ele serviu por anos por lá e também é casado com uma norte-americana.

A história mostra cabalmente que a aproximação aos EUA e aos seus interesses é nocivo para os países, a maioria perdeu quando assim procedeu, ao contrário quem foi independente e diversificou o comércio e as relações ganhou muito.

Por que mudar?

Gustavo Pamplona

Vai aí uma pergunta aos queridos leitores do "Vi o Mundo"!

Vocês acham que o Zé "sem presidência" vai assistir a Dilma recebendo o Obama?

Eu até estou imaginando ele lá na sua magnânima insignificância no Twitter dizendo:

"Eu só queria estar lá" hahahahahhahahahahahhahahahahahhah

ANA

Se o comício de Obama na Cinelândia tinha como objetivo retransmitir ao mundo como ele é ainda pop, as manifestações de intenção aqui não foram esas, mesmo com o Pedido de Silêncio.
Seguros disso, o comício foi cancelado para o bem de todos nós.

Társilo

A mídia velha parece a Dona Florinda recebendo o Professor Girafales.

A visita de Obama e o oba-oba (abobado) da velha mídia « LIBERDADE AQUI!

[…] Do Vi o mundo […]

Marcelo Fraga

Segundo a CBN, para ser "adulto" precisa se "endireitar"?
Se é assim, eu prefiro um país "infantil".

    Elton

    Ôpa! Então eu tenho só dois aninhos e não 47.

Jeferson

Caro Azenha, não se iluda tanto.Concordo com o "lindo texto" , mas, com todo o respeito ao Dr. Rosinha e o seu trabalho, o nobre deputado deveria ser mais cuidadoso na escolha de seus assessores, pelo menos na região de noroeste do Paraná, sob pena de o descompasso entre seu bom discurso e a prática política de alguns dos seus, justificarem um pedido de " obsequioso silencio".

    rundfunk

    Apontou, atire!

Luana

Azenha,

Até mesmo estes acordos podem ser insignificantes, pois precisam ser aprovados pelo Congresso Americano; lembrando, portanto, que Obama não tem maioria nem no povo nem no Congresso. É como disse a Conceição Tavares, o que Obama pode oferecer ao Brasil? Esses acordos poderão ser aprovados pelo Congresso se assim os republicanos entenderem que valham a pena. Não se pode esquecer disso. O resto é provincianismo da mídia nativa.

ZePovinho

É engraçado ouvir a iídia brasileira(colonizada por milhões de dólares de publicidade de empresas dos EUA)dizer que é "ideológico" defender os interesses do Brasil.
Outra coisa,mizifio Azenha.Você percebeu uma forcinha da Dilma em fazer a Shakira candidata a presidente da Colômbia???

    Guanabara

    Pode-se afirmar, sem medo, que é ideológico (por parte dela, aka PIG) defender os interesses dos EUA aqui, em detrimento aos nossos.

Deixe seu comentário

Leia também