Por 10 a 1, STF derruba transferência de Lula que site pró-Moro havia anunciado em junho

Tempo de leitura: 2 min

O Antagonista, um braço midiático de Sérgio Moro, citado nas conversas obtidas pelo Intercept como aliado da República de Curitiba, já havia antecipado a transferência de Lula para Tremembé em junho deste ano! Um dia, toda essa história será contada! Deputado federal Reginaldo Lopes, sobre post do dia 29.06.2019, com o título Lula em Tremembé

Maioria do Supremo veta transferência de Lula de Curitiba para SP

Justiça autorizou transferência do ex-presidente; defesa e PT criticaram

Reynaldo Turollo Jr., na Folha de S. Paulo

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu na tarde desta quarta-feira (7) vetar a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para São Paulo, o que havia sido autorizado pela manhã pela Justiça Federal.

Lula está preso desde 7 de abril de 2018 em uma cela especial na sede da PF na capital paranaense.

O ministro Edson Fachin atendeu ao pedido da defesa do ex-presidente e suspendeu a sua transferência para uma penitenciária em São Paulo.

Fachin concedeu uma liminar, durante a sessão plenária da corte nesta quarta (7), para impedir a transferência ou, caso ocorra, para que Lula vá para uma Sala de Estado Maior —em razão de sua condição de ex-presidente da República.

Em seguida, o plenário do STF começou a votar se referenda ou derruba a liminar de Fachin.

A maioria dos ministros do tribunal já votou acompanhando o ministro, o que já define que a transferência de Lula para a penitenciária de Tremembé, no interior paulista, está suspensa.

A análise entrou às pressas na pauta do plenário desta tarde porque o presidente da corte, ministro Dias Toffoli, apresentou a petição de Lula para ser julgada imediatamente — no jargão jurídico, o magistrado levou o caso em mesa.

A transferência de Lula foi um pedido do superintendente da Polícia Federal, Luciano Flores, que argumenta que a prisão do petista altera a rotina do prédio da PF.

Tanto o PT como a defesa de Lula criticaram a autorização, ao apontarem ausência de direitos e de segurança pessoal ao ex-presidente.

Até hoje, o único precedente de detenção de um ex-presidente da República em São Paulo é o de Michel Temer (MDB), que ficou seis dias preso no último mês de maio.

À época, a Polícia Federal afirmou que não tinha um espaço adequado para abrigá-lo. Temer passou quatro noites na sede da entidade, na zona oeste da capital, em salas improvisadas.

Depois, foi transferido para o Comando de Policiamento de Choque da PM, no centro da cidade, onde há uma sala de Estado-maior, compatível com a condição de ex-presidente.

PS do Viomundo: O resultado da votação foi 10 a 1. O voto contrário foi do ministro Marco Aurélio, que afirmou que o caso deveria ser analisado pelo TRF-4, de Porto Alegre. O superintendente da PF em Curitiba é subordinado ao ministro Sérgio Moro. A juíza Carolina Lebbos, que acatou o pedido dele, proibiu Lula de dar entrevistas. O juiz paulista que autorizou em algumas horas a transferência de Lula para Tremembé, em São Paulo, é Paulo Eduardo de Almeida Sorci, indicado por Moro para o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. Meras coincidências.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

íntegra da Sessão do Pleno do STF que referendou a Concessão
de Liminar que suspendeu a Transferência Arbitrária de Lula:
https://youtu.be/T2mwHs7OZAw?t=3213

Admar

É possível crer que a Esperança pode vencer o Medo? Que a Verdade pode vencer a Mentira? Que a Justiça pode vencer a Injustiça? Que a Democracia pode vencer o Fascismo? Que a Luz pode vencer as Trevas? Que a Liberdade pode vencer a Escravidão? Que a Paz pode vencer a Guerra? Que a Tolerância pode vencer a Intolerância? Que o Amor pode vencer o Ódio???????????????

Francisco de Assis

O PS do Viomundo tem um equívoco: a juíza “copia e cola” é a Gabriela Hardt, não a Carolina Lebbos.

    Luiz Carlos Azenha

    Obrigado pela correção.

Francisco de Assis

Em 13 de fevereiro, recém-empossados, os vermes Doria e Bolsonaro se entenderam em transferir a cúpula do PCC, inclusive o chefão Marcola, para um presídio federal subordinado a Sergio Moro e seu ministério da justiça, em Porto Velho, Rondonia. No mês seguinte, em 22 de março, nova transferência de Marcola e outros do PCC, desta avez para a Penitenciário Federal de Brasília, onde estão, há quase 5 meses, pertinho de adoradores de “plea bargains” and “other bargains”. Por que será que o governo estadual, tão logo assumiu, “entregou” tais criminosos para Moro/Bolsonaro? Por que será que o governo federal quer estas figuras sombrias tão pertinho de si, em Brasília?

Como se sabe, Marcola e sua turma mandam na criminalidade da São Paulo do PSDB de Doria, inclusive dentro dos presídios estaduais. Também cumprem com autoridades paulistas um “acordo criminoso de paz para o tráfico” que já dura 13 anos. Por que não barganhariam um serviço sujo com os porões sanguinários da extrema direita ora comandando São Paulo e Brasília? Afinal, o preço que o outro lado pode oferecer hoje em dia não é pequeno.

Zé Maria

juizecos colocaram um bode na sala
para abafar a #VazaJato e aprovar
a Defórma do Guédes numa boa.
E ainda deixaram o STF na linha
de fogo da Fascistada Bolsonariana.

Mas estejam preparados,
eles não vão parar …

A Organização Criminosa, na base
do Aparato Judicial, é maior do que
se pensa, inclusive com participação
de jornalistas …

Lino César

O TRF 4 e a lava jato através Moro querem jogar a opinião pública contra o supremo. Em outras palavras o MPF através da lava jato e o Moro através do TRF 4 tão dizendo no bom português ao STF quem manda. E pondo o supremo na fogueira pra jogar o povão e a mídia contra o supremo. Se eu fosse o supremo enfiava até as bolas no TRF 4 e no MPF.

Luciene

Estou chorando de felicidade e alívio. Acho que se Lula for solto no dia 13 vou enfartar. Mas morreria da maior felicidade que já senti em minha vida.

Deixe seu comentário

Leia também