VIOMUNDO

Diário da Resistência


Deputado quer que Câmara suspenda decreto que limita Lei de Acesso à Informação: ‘Crime contra transparência’; veja vídeo
Agência Câmara e Antônio Cruz/Agência Brasil
Você escreve

Deputado quer que Câmara suspenda decreto que limita Lei de Acesso à Informação: ‘Crime contra transparência’; veja vídeo


18/02/2019 - 23h02

Da Redação

O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) é o autor do projeto que deu origem origem à Lei de Acesso à Informação (LAI)

Chamada de Lei da Transparência (nº 12.527/2011)), ela foi sancionada pela então presidenta Dilma Rousseff.

Porém, em 24 de janeiro de 2019, o governo federal mudou as regras.

O presidente em exercício, general Hamilton Mourão, assinou o decreto nº 9690/2019, que limita a LAI  e dá a 1.290 cargos de confiança o poder de decidir sobre o sigilo das informações.

Nomeados pelo governo Bolsonaro, eles podem classificar documentos públicos, de interesse nacional, como ultrassecreto.

“O governo federal praticou um crime contra a transparência no Brasil”, denuncia o deputado federal Reinaldo Lopes.

O decreto de Mourão é ”ilegal’, considera a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal (PFDC/MPF).

Por isso, pediu à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que leve ao Supremo Tribunal Federal (STF) o pedido de inconstitucionalidade.

Já o deputado Reginaldo Lopes apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de Decreto Legislativo 9/2019, que susta o decreto de Mourão.  Veja o vídeo acima.

Ele ainda criou na internet um abaixo-assinado contra as mudanças na lei.

O objetivo é fazer com que a Câmara dos Deputados aprecie o projeto e derrube o decreto nº 9690/2019.

Para apoiar este abaixo-assinado, clique aqui.

A mídia descontrolada: Episódios da luta contra o pensamento único
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação.

A publicação traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.

Por Laurindo Lalo Leal Filho



Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding
Loja
Compre aqui
A mídia descontrolada

O livro analisa atuação dos meios de comunicação e traz uma coletânea de artigos produzidos por um dos maiores especialistas do Brasil no tema da democratização da comunicação.