Rafael Correa denuncia tentativa de golpe: “Me sinto sequestrado”

Tempo de leitura: 3 min

(atualizada às 14h55 e às 15h11)

30/09/2010 –

do Opera Mundi

O presidente do Equador, Rafael Correa, denunciou que a rebelião policial que sitiou a capital do país, Quito, nesta quinta-feira (30/9), é uma tentativa de golpe e disse ter receio de ser assassinado.

“Se algo acontecer comigo, saibam que meu amor pela pátria é infinito e que amarei eternamente minha família, e que tudo terá valido a pena”, declarou.

Em discurso ao vivo transmitido pela Rádio Pública do Equador, o presidente disse que se sente “sequestrado” e contou que dispararam bombas de gás lacrimogêneo em sua direção , por isso ele foi hospitalizado. Segundo ele, a bomba passou a centímetros de seu rosto. Outro artefato teria provocado um ferimento em sua perna, e o presidente foi levado para o Hospital da Polícia Nacional, em Quito.

“Estão me dizendo que o hospital está cercado, que estão revistando ambulâncias que saem e chegam, e que ninguém poderia sair nem entrar. Se isso for verdade, seria o sequestro do presidente da repúbica, o que seria algo extremamente grave. Seria traição à pátria”, afirmou.

Falando à rádio de dentro do hospital, de onde disse não ter visão do lado de fora, Correa acusou setores da oposição de terem enganado os policiais sobre os efeitos da nova lei do funcionalismo público.

“Espalharam a eles que íamos cortar o soldo pela metade, mas na verdade dobramos, e é justamente isso o que estabelece a nova lei! A lei estabelece que o Ministério do Trabalho definirá compensações para os policiais que têm de trabalhar horas extras. Inventaram uma mentira verossímil, e lamentavelmente os policiais foram ludibriados. Mas, por mais, que se tenham enganado as pessoas, é inadmissível que tenham ignorado os apelos a manter a ordem pública”, afirmou o presidente.

Entre os possíveis responsáveis pela suposta tentativa de golpe, o presidente Rafael Correa mencionou seu antecessor no cargo, Lucio Gutiérrez, derrubado por uma revolta popular em 2005.

“Está claríssimo de onde vêm essas intenções desestabilizadoras. São pessoas que estão tentando um golpe de estado porque não podem ganhar nas urnas”, disse.

Correa disse que, assim que possível, vai voltar para negociar e chamou os policiais de covarde por terem “apontado contra o presidente”.

“Impediram as pessoas de respirarem”, disse. “É impressionante: nossa força pública alvejou o presidente!”, desabafou.

Apesar de condenar a insurreição e de expressar confiança na “maioria” da corporação, que “sabe o carinho que temos por ela”, o presidente deu a entender que teme pela própria vida.

“O máximo que posso perder é a vida, e perderei com custo se for para salvar a democracia. Prefiro estar morto do que preso. Se quiserem, venham aqui e me deem um tiro, mas não derrubarão a república. Como disse [o poeta chileno Pablo] Neruda, ‘poderão cortar as flores, mas não poderão impedir que chegue a primavera'”, afirmou Correa.

Em discurso na praça pública, o chanceler do país, Ricardo Patiño, afirmou que pessoas estariam tentando invadir o hospital para “atacar a integridade física” do presidente e conclamou a população a rumar para o prédio e libertar Correa.

“Companheiros valentes aqui presentes, vamos juntos resgatar o presidente!”, pediu Patiño.

Ainda de acordo com a emissora, chanceleres de outros países estariam indo para o Equador para ajudar a mediar a crise. Um jornalista da rádio teria sido espancado e asfixiado por rebelados, mas já estaria socorrido.

No Equador, além das forças armadas, que reafirmaram sua subordinação ao presidente, que, pela Constituição (assim como no Brasil, no EUA e várias repúblicas democráticas), é o comandante supremo das forças armadas. Além disso, os prefeitos de cidades de porte médio como San Lorenzo e San Domingo expressou apoio ao presidente.

O governo da Espanha soltou uma nota oficial condenando uma suposta tentativa de golpe e declarou apoio incondicional ao governo eleito de Rafael Correa.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rafael

Ninguem aqui levou em consideração que o pepino pode ser só um pepino? Que é exclusivamente a questão salarial que causou a insatisfação popular?

Andre Diniz

Melhor foi o Alexandre Maluf Garcia dizendo que não foi golpe, foi uma "Rebelião". Tá certo Alexandre, senta lá.

Fernando Rodrigues

O governo do sr. Correa já não é de esquerda, está mais para "direita":
http://www.conaie.org/component/content/article/2

Fábio Venâncio

Estaria os estadunidenses patrocinando mais um golpe nas américas???!!!!

Maria Dirce

Azenha
cinicamente os Usa falam que apoiam o presidente do Equador, assim como apoiavam Zelaya.Quem no mundo acredita nas boas intenções dos yanques que de tão bonzinhos vão apoiar Rafael.Rafael Correa comunicou à embaixada americana em Quito sua decisão de dar por encerrado o acordo de cooperação bilateral assinado o 12 de novembro de 1999 existe quem acredita que o problema é por causa dos funcionarios públicos

Mauro

É mais uma prova à democracia nos países da América do Sul, mas é preocupante quando se vê que apesar de longa a história das democracias sulamericanas é sempre entrecortada por períodos de ditadura. No Brasil a democracia é mais antiga do que em muitos países da Europa pois começamos o sufrágio antes de muitos países europeus mas nossa elite é atrasada e apesar do povo ter rompido com sua dependência e se descolonizado as nossas elites e oligarquias ainda tem seu espírito subserviente e um sentimento de inferioridade colonial. É pena que nossas famílias ricas ainda se sintam inferiores aos europeus e estadounidenses e ainda precisem de suas ordens.

Cristiana Castro

I – NA-CRE – Di- TÁ- VEL !!!!!!!!!!!!!!!! Eu já nem sei mais o que pensar. Parece que por mais que a gente corrra, não saímos do lugar.

Sandro Viecelli

As notícias são contraditórias.
Alguns dizem que seria uma tentativa de golpe de estado, outros uma reação extremada da Polícia Nacional por conta da recente aprovação de uma lei que lhes retira vantagens salarias e de progressão na carreira.
O fato de não ter aparecido um "líder usurpador" me faz crer que a segunda hipótese seja a mais provável.
Mas, é livre a elucubração.

    Leider_Lincoln

    Apareceu sim: o golpistazinho Lúcio Gutiérrez chegou a dar entrevistas na CNN em espanhol e foi chamado carinhosamente pelo repórterde "Sr. Presidente". Quebrou a cara!

Pedro Mendes

É um processo em curso na América Latina. Obama se comprometeu com os conservadores. Em troca de pseudo conquistas internas de interesse de Obama para respirar, a política para a América Latina será a do porrete. É preciso cercar o Brasil. É preciso usar a mídia para fazer a campanha de desgaste e levar a um descontentamento geral. Só então os cães são postos na rua para dar o golpe. Eu não tenho nenhuma dúvida que os USA não estejam por trás dessa insurgência. A partir de agora surgirão mais mentiras na forma de campanha para desgastar Correa, tal qual Çerra, o Jenio, e o PiG estão fazendo contra o Presidente Luis Inácio Lula da Silva e contra Dilma. Os USA não podem perder as fontes de matéria prima e nem os mercados consumidores que antes lhes pertenciam. Além disso, uma democracia popular é uma ameaça mortal para os ianques sucumbirem do ponto de vista econômico e geopolítica. O que está acontecendo no Equador é mais sério do que se imagina. Não é por acaso que o PiG não deu tanta ênfase.

beattrice

A blogosfera progressista do BRASIL deveria iniciar uma vigília em prol do restabeleciemnto democratico no ECUADOR.

Maria Lucia

O Tijolaço marcou um grande tento colocando a telesurtv em retransmissão. Assim todos podem assistir ao vivo o que está ocorrendo no Equador.A cobertura da Telesur é excelente.
Amanhã quando o PIG vier com suas lorotas nós estaremos bem informados. É certo que a nossa grande mídia vai fazer o salseiro de sempre invertendo toda a verdade. O que se está vendo claramente é que há um golpe policial-militar em marcha com o ex-presidente Lucio Gutierrez agindo por trás dos panos. Mas o povo está maciçamente nas ruas e tenta resgatar o Presidente ferido na perna, que está sequestrado pelos policiais amotinados, que jogam bombas de gás lacrimogêneo em grande quantidade sobre o povo desarmado.

Sebastião Rodrigues

Não dá para acreditar que o Obma vá apoiar este tipo de golpe. Fizeramcom Honduras, mas Honduras é tão pequena que fica fácil de sufocar, Mas,o Equador é muito maior.

    beattrice

    E os intere$$e$ americano$ também $ão muito maiore$.

    Ivan Arruda

    Não é o Obama Sebastião. O Plínio, ontem no debate disse que Obama trata de assuntos internos. Dos interesses externos, Walker Bush. Com auxílio das bases da paz e dos lacaios amestrados.

antonienko

Neste minuto, a tvglobosta iniciou campanha publicitária exigindo que a familia brasileira desconfie integralmente da internet.
O texto do criativo redator publicitário é :" Você nunca sabe com quem está falando."
Acho que estão acusando a si mesmos.

turmadazica

Lí os comentários só agora… A guerra fria acabou ou não???

[youtube MRRvtZPxMpE http://www.youtube.com/watch?v=MRRvtZPxMpE youtube]

    Julio Cesar Costa

    No caso da America latina, estão querendo que el fiquente. E tem uma turma de pseudo-democratas, escondidos em partidos sem compromisso com o povo (como os da chameda oposição – que se opõe, na verdade, ao povo e a favor de sus próprios interesses). Vamos torcer que o povo brasileiro e e os demais da AL se unam para frazer frente a quem não tem nenhum tipo de compromisso com as nações que, agora, com seus governos engajados, dão novo fôlego para todos. Graças a Deus!

turmadazica

De Guayaquil -> http://www.eluniverso.com/

assalariado.

Preparemo-nos,lá como cá,preparemo-nos

telesur no tijolaço,assistam;
http://www2.tijolaco.com/

Luiz Albuquerque

Hugo Chavez comenta tentativa de golpe no Equador com a prisão do presidente Correa. vejam o vídeo:
http://neccint.wordpress.com/2010/09/30/hugo-chav

Vejam outras notícias no Observatório de Relações Internacionais http://neccint.wordpress.com/

Luiz Albuquerque

Josnei Di Carlo

Para mim, golpe de estado precisa de apoio externo. Os golpistas precisam se legitimar, caso pretendam ser vitoriosos, internamente e externamente. A "legitimação" interna dá a cara a tapa, enquanto a externa articula apoio político, por um lado, e apoio econômico, por outro lado. Provas sobre a participação dos EUA não existem, claro, mas evidências podem ser apontadas, a começar pelo fato de Rafael Correa ter mandado os EUA desocuparem a base militar de Manta.

    T.G.Meirelles

    Caro Josnei. Vá lá e veja (toc, toc, toc…, quer dizer leia!) http://contextolivre.blogspot.com/2010/09/informe

    Josnei Di Carlo

    Meirelles,

    Obrigado. Logo após escrever meu comentário, li uma matéria do Aporrea.org sobre a infiltração da CIA na polícia equatoriana.

william porto

Esse buruçu no Equador é coisa da direita. Ela é uma só em toda a América Latina. Querem derrubar o presidente. Nós já vimos este filme em 64. A tática é a mesma.No momento, no Brasil, a cambada está utizando outro expediente, o terrorismo da mídia. É preciso conter essa direita, da orquestração da mídia podem, aqui, tramar outro tipo de tática. Golpistas nãpo tem limite.

francisco.latorre

ned-cia. departamento de estado.

aproveitam o momento.

lula tá ocupado.

e serve pra animar o golpismo no brasil.

não vai dar. nem lá nem aqui.

golpe. coisa antiga. não cola mais.

..

    beattrice

    Felizmente o Chavez já partiu para Buenos Aires para organizar de lá o apoio ao Correa.

Luiz Orleans

Lá tem PIG? Parece-me uma ajudinha ao candidato demotucano essa tentativa de golpe… Quem quiser que acredite que a direita é boazinha. A direita nunca é do bem, na verdade ela está no DEM, aquele partido do Índio que não gosta de pobre. A Rafael Correa nossa solidariedade. Pátria Grande, Latina América!!!

Bonifa

Procurem o site do jornal "Hoy". Está entupido, mas com calma dá para entrar.

Lucas Cardoso

Calma aê gente, não vamos pular para as conclusões ainda. Vamos pelo menos esperar pra ver se o Obama apoiará realmente esses canalhas como fez com os golpistas Hondurenhos.

Em caso afirmativo, aí sim podemos condenar os o governo estadunidense por (de novo) colocar seus interesses acima da Liberdade e da Auto-Determinação dos povos, como os fdps imperialistas que são.

Bonifa

É o teste de uma nova modalidade de golpe. Espalhar uma mentira para levantar uma categoria capilarizada por todo o país, uma categoria treinada militarmente e armada. Quem espalhou a mentira? Políticos comprometidos com o antigo regime equatoriano, destroçado por Correa nas urnas. O exército reafirmou sua lealdade ao presidente e um general afirmou que as forças armadas, que antes eram quase sucata, nunca foram tão prestigiadas quanto no governo de Correa.

    Leider_Lincoln

    O golpista tem nome: Lúcio Gutiérrez…

Anselmo Pecci

Que ninguem subestime a direita. Ela não só inventa fatos e mentiras. Ela não está apenas nas redações dos meios de comunicação empresariais, nas grandes corporações de negócios e lucros e nos meios políticos.Para não perder seus privilégios, ela se rebela contra a vontade do povo, ela recorre à violência e atira contra o povo. Somente um povo consciente e organizado pode vencê-la . Que viva Correa, que viva a democracia participativa em nossa América.

BinahIre

Temos que ficar de olho no Lulinha…os EUA não dormem em serviço! São golpistas e conquistadores…todo cuidado é pouco!

Maquinho Santa Fé

Mais uma tentativa de golpe de estado na América. Novamente os EUA , com uma ajudinha das elites reacionárias locais, tentanto desestabilizar países democráticos e não alinhados com seus interesses!

Carlos.

A nota em que a Secretaria de Estado dos EUA reconhece o novo governo equatoriano já está pronta ou ainda falta saber o nome do novo "presidente interino" para conclui-la?

Deixe seu comentário

Leia também