VIOMUNDO

Diário da Resistência

Sobre


Veja como foi o protesto dos povos indígenas em defesa dos seus direitos na estreia da Copa América: “Queremos vacina no braço de todos”; vídeo
Foto: Adi Spezia e Marline Dosseller/Cimi
Você escreve

Veja como foi o protesto dos povos indígenas em defesa dos seus direitos na estreia da Copa América: “Queremos vacina no braço de todos”; vídeo


13/06/2021 - 18h27

Em Brasília, povos indígenas protestam em defesa de seus direitos na estreia da Copa América

Por Adi Spezia/Cimi

Povos indígenas realizam agora uma marcha pelo Eixo Monumental, em Brasília, em direção ao estádio Mané Garrincha, onde hoje (13), às 18h, ocorre a partida de estreia da Copa América, entre Brasil e Venezuela.

O evento acontece no país apesar do alto número de casos e mortes em decorrência da covid-19.

Cerca de 120 indígenas participam da marcha, que sai do Acampamento Levante, localizado ao lado do Teatro Nacional. Há uma semana, manifestando-se em defesa de seus direitos e contra a tese do “marco temporal”.

Os povos cobram a demarcação de suas terras e vacinas para todos, além de denunciar as políticas anti-indígenas do governo Bolsonaro e o PL 490, na pauta de votação no Congresso.

Tensão no ato indígena em Brasília: depois de concordar com a caminhada indígena até o estádio Mané Garrincha, Polícia Militar bloqueia a marcha. 

Por Adi Spezia e Marline Dosseller/Cimi

É uma manifestação ordeira e pacífica. Eles quebraram com o acordo, e agora estamos tentando negociar. Não queremos conflito, mas a tensão está sendo criada pela PM”, informa Dinamã Tuxá, da coordenação da Apib.

Cerca de 120 indígenas participam do ato, em defesa de seus direitos e contra a tese do “marco temporal”. Os povos cobram a demarcação de suas terras e vacinas para todos, além de denunciar as políticas anti-indígenas do governo Bolsonaro e o PL 490, na pauta de votação no Congresso.

 





Nenhum comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do VIOMUNDO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.


Deixe uma resposta

Apoie o VIOMUNDO - Crowdfunding