Cerqueira Leite: Como pode um operário dar ordens à elite brasileira?

Tempo de leitura: 2 min
Foto: Felipe Augusto Peres

Quem tem medo de Lula?

Não há ignomínia maior do que colocá-lo com Bolsonaro no mesmo saco

Por Rogério Cezar de Cerqueira Leite*,na Folha

São três grandes figuras do empresariado nacional e uma louvável preocupação com o futuro do país; isto é inegável (“Nem Bolsonaro, nem Lula”; Horácio Lafer Piva, Pedro Pedro Wongtschowski e Pedro Passos – O Estado de S. Paulo, 13/8).

Três mosqueteiros em busca do Santo Graal! Perdoem-me o anacronismo. Já pensaram que haviam encontrado em Luciano Huck o salvador da pátria, imaginem só.

O que seria do Brasil tornado em espetáculo circense de demagogia barata? Qualquer coisa para derrotar Lula. E, com isso, acompanham as “viúvas do PSDB”.

Disseram que Lula é ignorante. Mas foi ele que criou 17 universidades, com 31 campi.

Será que foi por ignorância que percebeu o quanto é importante para a juventude brasileira ver seu sonho de ascensão social realizado? Será a criação de universidades consequência da ignorância? E, no entanto, dizem que Lula é um ignorante.

Dizem que Lula nunca leu Shakespeare, que não é letrado. Ora, não foi Lula o presidente que mais atenção deu ao ensino médio? Quem mais escolas criou? Seria esta a iniciativa de quem não ​preza a educação?

Dizem que Lula foi maléfico para a indústria. Mas quem foi que revitalizou a indústria naval, a de bens de capital e até a de informática?

Nunca, a não ser durante a administração Ernesto Geisel, teve a indústria brasileira tanto apoio. É isso desapreço pela indústria? E, no entanto, os empresários o acusam de atrasado.

Dizem: Lula não fala inglês, nem francês, nem sequer espanhol. Portanto não pode entender os negócios estrangeiros. Ué, pois não foi durante a sua Presidência, independente, autônoma, que teve o Brasil e sua política externa o maior prestígio internacional à nossa eficiência?

Será que querem o entreguismo, o servilismo de FHC de volta? Sim, Lula não fala inglês, como dizem eles, mas é mais sagaz e mais astuto que qualquer outro estadista brasileiro do PSDB.

Lula é um imediatista, não pensa no futuro. Ora, foi durante sua administração que o orçamento da Ciência e Tecnologia mais que dobrou.

Falam eles da desigualdade. Mas não foi Lula que tirou 30 milhões de brasileiros da pobreza? Não foi ele que aumentou o salário mínimo, duplicando-o? Mas eles dizem que Lula não ajudou os pobres.

Condenam Lula, junto com Bolsonaro, por atacar as instituições. Mas ninguém respeitou mais o Congresso, o STF, as Forças Armadas. Não há ignomínia maior do que colocar Lula e Bolsonaro no mesmo saco.

Justamente esses empresários foram cujas empresas mais se beneficiaram durante a administração Lula. Ou não foram?

Sim, pela governabilidade, Lula cedeu por vezes a pressões do centrão. Mas que presidente não cedeu? Só Dilma, e viram o que aconteceu!

Então, por que têm medo de Lula? Por que comparam o mais bem-sucedido presidente do Brasil no período pós-ditadura ao facínora que está hoje no poder? Será saudosismo pelo defunto PSDB, o partido das elites?

Não pode ser só isso. Talvez seja um impulso, primeiro, biológico. Rockefellers jogam golfe com Gettys e não com seus garçons. “Eles não são dos nossos.” “Um operário é um operário.” “Somos uma casta superior, nós, da elite”.

Como pode um operário presidir o Brasil? Dando ordens a nós, da elite? Eis a questão.

*Físico, professor emérito da Unicamp, membro do Conselho Editorial da Folha e presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

abelardo

O sucesso de Lula como presidente do Brasil de todos os brasileiros e todas as brasileiras encantou o mundo, menos a elite golpista fracassada e subserviente, que mesmo ainda lucrou como nunca havia lucrado em governos passados. O acusado Lula, o réu Lula e o condenado ilegalmente Lula conquistou um sucesso ainda maior, que encantou e agradou ao mundo, ao vencer todos os processos aos quais foi condenado pela quadrilha de Curitiba a qual muitos distintos da elite empresarial e adeptos ao golpismo tanto cansaram de bajular e se envergar. Hoje tentam negar e evitar vínculos com o genocida que tanto trabalharam para derrotar Fernando Haddad. O suposto ignorante Lula venceu todos esses enquanto eles ainda eram menos ignorantes, menos estúpidos e menos burros, do que são hoje. A vitória possivelmente em 1º turno e praticamente consagrada é a maior prova de que Lula só evolui, enquanto os sábios recalcados …….

Nelson

É possível que, se reeleito, Jair Bolsonaro venha a superá-lo. Porém, na minha visão, o (des)governo de Fernando Henrique Cardoso foi o mais corrupto e deletério que já foi imposto a nossa nação.

Mas, salto alto, nariz empinado e soberba sempre nos píncaros, sem que tenham coisa positiva a mostrar aos brasileiros e com uma dor de cotovelo inescondível, os tucanos só conseguem se defender igualando a turma do PT com o pior que já tivemos.

E não é agora, com Bolsonaro, pois antes mesmo de ele emergir com potencial eleitoreiro, os tucanos já se utilizavam do mesmo expediente.

Deixe seu comentário

Leia também