Carta dos Blogueiros Progressistas

Tempo de leitura: 3 min

Esta é a redação inicial do documento final do 1º Encontro Nacional de  Blogueiros Progressistas. Se tiver sugestões, envie  e-mail para [email protected]

A liberdade da internet é ainda maior que a liberdade de imprensa, na medida em que a imprensa compreensiva do rádio e da televisão se define como serviço público sob regime de concessão ou permissão, ao passo que a internet se define como instância de comunicação inteiramente privada”

MinistroAyres Britto, do STF

Em 21 e 22 de agosto de 2010, homens e mulheres de várias partes do país se reuniram em São Paulo, no Sindicato dos Engenheiros, com a finalidade de materializarem uma entidade, inicialmente abstrata, dita Blogosfera, a qual vem ganhando importância no transcurso desta década devido à influência progressiva que passou a exercer na comunicação e nos grandes debates públicos.

A Blogosfera é produto dos esforços de pessoas independentes das corporações de mídia, os blogueiros progressistas, designação que alude àqueles que, além de seus ideais humanistas, ousaram produzir o que já se tornou o primeiro meio de comunicação de massas autônomo. Contudo, produzir um blog independente, no Brasil, ainda é um ato de heroísmo porque não existem meios sólidos de financiamento para exercer a atividade profissionalmente, ou seja, obtendo remuneração.

Em busca de soluções para as dificuldades que persistem para que a Blogosfera Progressista siga crescendo e ganhando influencia em uma comunicação de massas dominada por um oligopólio poderoso, influente e, muitas vezes, antidemocrático, os blogueiros progressistas se unem para formularem aspirações e propostas de políticas públicas e pelo estabelecimento de um marco legal regulatório que contemple as transformações pelas quais a comunicação está passando no Brasil e no mundo.

Com base nesse espírito que permeou o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, os participantes deliberaram em favor dos seguintes pontos:

I – Apoiamos o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), de iniciativa do governo federal, como forma de inclusão digital de expressiva parcela do povo brasileiro extemporaneamente alijada de um meio de comunicação de massas como a internet no limiar da segunda década do século XXI, o que é inaceitável e incompatível com os direitos fundamentais do homem à comunicação em um momento histórico em que os avanços tecnológicos nessa área já são acessíveis a qualquer cidadão de qualquer classe social nos países em estágio civilizatório mais avançado.

Apesar do apoio ao PNBL, os Blogueiros Progressistas declaram que, mesmo entendendo a iniciativa governamental como positiva, julgam que precisa de aprimoramento, pois da forma como está ainda oferece pouco para que a internet possa ser explorada em todas as suas potencialidades. A velocidade de processamento a ser oferecida à sociedade sem cobrança dos custos exorbitantes da iniciativa privada, por exemplo, precisa ser ampliada ou não realizará aquilo a que se propõe.

2 – Defendemos a regulamentação dos Artigos 220, 221 e 223da Constituição Federal, que legislam sobre a comunicação no Brasil e, entre outras coisas, proíbem a concentração abusiva dos meios de comunicação de massa e que dispõem sobre os sistemas público, estatal e privado.

Por omissão dos Poderes Executivo e Legislativo na regulamentação da matéria e sob sugestão do eminente professor Fabio Konder Comparato, os Blogueiros Progressistas decidem mover na Justiça brasileira uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) com vistas à regulamentação das leis que determinam profundas alterações na realidade da comunicação no Brasil supra descrita e que vêm sendo solenemente ignoradas.

3 – Combatemos iniciativas que tramitam no Poder Legislativo tais como o Projeto de Lei de autoria do senador mineiro Eduardo Azeredo, iniciativa que se notabilizou pela alcunha de “AI-5 digital” e que pretende impor restrições policialescas à liberdade de expressão na rede mundial de computadores, bem como as especulações sobre o que se convencionou chamar de “pedágio na rede”, ou seja, a possibilidade de os grandes grupos de mídia poderem veicular seus conteúdos na internet com vantagens tecnológicas como capacidade e velocidade de processamento em detrimento do que for produzido pelos cidadãos comuns e pelas pequenas empresas de comunicação.

4 – Reivindicamos a elaboração de políticas públicas que incentivem a veiculação de publicidade privada e oficial remuneradas nos blogs, bem como outras formas de financiamento que efetivamente viabilizem essa forma de comunicação representada pela Blogosfera Progressista, de maneira que possa ser produzida por qualquer cidadão que disponha de competência para explorar seu potencial econômico e comercial, exatamente como fazem os meios de comunicação de massas tradicionais com amplo apoio do Estado por meio de fartas verbas públicas que, com freqüência, são repassadas sob critérios meramente políticos e que ignoram a orientação constitucional que determina pluralidade na comunicação do país.

5 – Cobramos dos Poderes Executivo e Legislativo que examinem com seriedade deliberações da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) como a da criação do imprescindível Conselho Nacional de Comunicação.

6 – Deliberamos pela instituição de um Encontro Anual dos Blogueiros progressistas, que deve ocorrer, sempre que possível, em diferentes capitais para que um número maior de unidades da Federação tenha contato com esse evento e, em algum momento, com o universo da blogosfera.

7 – Lutaremos para instituir núcleos de Apoio Jurídico aos Blogueiros Progressistas, no âmbito das tentativas de censura que vêm sofrendo sobretudo por parte da classe política e de grandes meios de comunicação de massas.

São Paulo, 22 de agosto de 2010

Altamiro Borges

Conceição Lemes

Conceição Oliveira

Diego Casaes

Eduardo Guimarães

Luis Nassif

Luiz Carlos Azenha

Paulo Henrique Amorim

Renato Rovai

Rodrigo Vianna

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tudo que você precisa saber sobre como o governo sustenta blogs na internet – FatoReal

[…] o evento, o instituto recém fundado lançaria a “Carta dos Blogueiros Progressistas”. Preste atenção nessas […]

ewaldo

"– Reivindicamos a elaboração de políticas públicas que incentivem a veiculação de publicidade privada e oficial remuneradas nos blogs, bem como outras formas de financiamento que efetivamente viabilizem essa forma de comunicação representada pela Blogosfera Progressista, de maneira que possa ser produzida por qualquer cidadão que disponha de competência para explorar seu potencial econômico e comercial, exatamente como fazem os meios de comunicação de massas tradicionais com amplo apoio do Estado por meio de fartas verbas públicas que, com freqüência, são repassadas sob critérios meramente políticos e que ignoram a orientação constitucional que determina pluralidade na comunicação do país."

Isso inclui apoio a blogs discordantes do governo?

Blogueiros Progressistas | Direito e Subjetividade

[…] http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/carta-dos-blogueiros-progressistas.html Esta entrada foi publicada em Política e sociedade e marcada com a tag azenha, carta dos blogueiros progressistas. Adicione o link permanenteaos seus favoritos. ← Direito indígena e pluralismo jurídico […]

Com show de Nassif, blogueiros abrem nesta sexta seu histórico encontro

[…] Leia aqui a Carta dos Blogueiros Proguessistas […]

maximo silva

Ceda-me um espaço prá sentar, ainda que seja na escada (tenho dor nas costas), que levo a cachaça (a melhor do interior de São Paulo). Responde logo que vou ao interior buscar o nectar…Dá tempo.

JoséIvanMayerAquino

Blogueiros progressistas,

Assino a carta do encontro.
Sugiro um 8º ponto: Organizaremos a 1ª Conferência Nacional da Blogosfera, em Brasília-DF, nos dias 8 a 10 de dezembro, em regime de teleconferência, com os seguintes eixos temáticos:
1-Marco regulatório; 2-Direitos e deveres no espaço digital; 3-Disseminação tecnológica; 4-Programas de formação educacional e tecnológica como forma de financiamento público e privado na blogosfera.

Desejo Megabytes de sucesso no evento.

José Ivan Mayer de Aquino
Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida
"Betinho" foi anistiado.

Alô, alô Serra, Dantas e Gilmar. I Encontro de Blogueiros esgota lotação

[…] conversar com o presidente do Instituto Barão de Itararé e responsável número 1 pelo sucesso do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, Miro Borges. O número de inscritos completou o espaço disponível no Sindicato dos Engenheiros: […]

Albuquerque

a internet é um veículo de informação que traz a noticia do jeito que ela é, sem mascaras, sem acordos, sem versões dos ali kamels, por isso ela é mais esclarecedora, você tambem não pensa assim? então com toda essa vantagem, para que perder tempo com o plim plim.

Luiz Gulherme

Sugiro um selo de qualidade doBarão de Itararé (para os Blogueiros progressistas) , para que os internautas que seja apenas curiosos possam priorizar suas buscas e não serem enganados por lobos vestidos de cordeiros … Obter o financiamento público por propaganda oficial é primordial ..

Tem que transformar os diversos Blog´s em um único Jornal/revista/TV Virtual (com denso uso de vídeo na internet (com uma programação como se fosse um canal de TV) ..

Miguel do Rosário

Prezados, estarei lá também. Abraços

Oleododiabo.blogspot.com

runmotherfuckerrun

Ué, a imprensa não tava morta? parem de ficar passando atestado de óbito da mídia impressa, simples.

monge scéptico

Vai ser um sucesso. Os blogueiros sairão fortalecidos do evento. O mal nunca vence!.

Gustao

vejam o cinismo do candidato José Serra, hoje, no Congresso Brasileiro de Jornais. Está na capa do uol: "Serra acusa governo de financiar 'blogs sujos' e perseguir jornalistas" . Ouvi, em menos de meia horas, duas vezes a fala do candidato tucano que acusa o governo e blogueiros, além de achincalhar com a TV Brasil. Fala de estratégia de cooptação, financiamento com recursos públicos, etc. Cínico e perverso, ele não se lembra ou quer que se esqueça de que foi o governo de São Paulo e a prefeitura demotucana que financiaram certa publicação semanal e certo jornal em um contrato sem licitação de assinaturas para escolas e professores. Que tal alguém perguntar para ele por que privilegiar certas editoras e jornais, que há muito se comportam como um partido político de extrema direita. Revistas e jornais, que não conseguem perceber uma só qualidade no governo Federal e, sem esforço, vêem excelência e suprema sabedoria em qualquer ato e fala emadados pelo demotucanos. Como ele explicaria a publicidade das estatais paulistas circulando brasil a fora?
Ah, as declarações do presidenciável estão no site da "isenta e independente" Folha: http://www1.folha.uol.com.br/poder/785564-serra-a

Bertoni

Aqui minha propsota de redação (complemento ao ponto I) da Carta (também enviada para [email protected]):

I – Apoiamos o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), […] precisa ser ampliada ou não realizará aquilo a que se propõe.

Além do acesso a Banda Larga, amplas camadas da população brasileira precisam ser alfabetizadas digitalmente a fim de evitar sua exclusão digital e da sociedade do conhecmiento, permitindo-lhes melhor uso das tecnologias que lhes são disponibilizadas. E por sermos contra monopólios defendemos que os processos de Inclusão e Alfabetização digitais sejam desenvolvidos em cooperação com a Comunidade do Software Livre no Brasil e através do uso de Softwares e Sistemas Operacionais Livres que garantam a Construção Coletiva de Conhecimento e sua disseminação, assim como a Liberdade dos usuários e desenvolvedores de sistemas.

Os Blogueiros Progressistas defendem que a Inclusão e Alfabetização Digitais devem ser tratados com a seriedade de Assunto Estratégico de Interesse Nacional.

    Roberto Locatelli

    Excelente!! Não adianta só ter a banda larga. É preciso ter alguma familiaridade com computadores, que boa parte da população não tem.
    E a associação com a Comunidade do Software Livre foi uma boa ideia.

bissolijr

antes de começar o evento, após todos se acomodarem nos seus lugares, uma oração, a ser ouvida no mais alto volume!
http://www.youtube.com/watch?v=c6dTzw-8ysc

É isso.

CC.Brega.mim

Eu vou chegar lá e dizer meu nome de inscrição? É só isso ou preciso levar algum documento, comprovante etc?

    Conceição Lemes

    CC.Brega, bastará dar o seu nome. Agora documento de identidade todos nós andamos com um, não é? Até lá. abs

Alô, alô Serra, Dantas e Gilmar. I Encontro de Blogueiros esgota lotação | Conversa Afiada

[…] conversar com o presidente do Instituto Barão de Itararé e responsável número 1 pelo sucesso do I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, Miro Borges.O número de inscritos completou o espaço disponível no Sindicato dos Engenheiros: […]

Ruy Mendes

Conceição,
Gostaria das seguintes informações:
– ainda há como me inscrever para o Encontro?
– ha alguma possibilidade de substituir um desistente de última hora?
– como devo proceder?
Obrigado Abç
Ruy

Carlos Eduardo Lessa

Oi Azenha,

Não encontrei aqui no seu site um local pra colocar esse texto, sobre um outro assunto. Por isso estou colocando aqui, como comentário.

Estou tentando entender essa crise nos EUA por causa da construção de uma mesquita onde ficava o antigo World Trade Center (no local onde eles chamam de "ground zero"). Acabei caindo num artigo do Huffington Post que está no link abaixo (infelizmente, está em inglês. Por isso não colei o texto aqui):
http://www.huffingtonpost.com/will-bunch/its-not-
O título é: "It's Not About the Mosque! It's America's War on 'the Other'. Traduzindo ao pé da letra : "Não é a mesquita. É a guerra da América contra 'o outro'." Nesse caso, "o outro" é sinônimo para não-brancos. Ou aqueles que não são americanos "puros". Sobre esse lance de "pureza", já vi isso em algum lugar da Europa no início do século XX. E a consequência disso não foi nada bom…

Lendo este artigo, fiquei abismado com o grau de intolerância e paranóia da direita americana. Eles não são, atualmente, apenas direita. São extremistas! E o eixo central do ataque desses extremistas são exatamente "os outros", ou seja, latinos, negros, asiáticos ou qualquer um que não seja um WASP (White Anglo-Saxon Protestant). E o porquê desta fúria? Simples: eles serão minoria nos EUA em breve.
No texto, o autor Will Bunch cita algumas das barbaridades faladas por esses extremistas, liderados pela paranóica Sarah Palin. É coisa pra fazer George Washington e outros "pais da pátria" norte-americana se revirarem em seus túmulos. Como o texto está em inglês, seria bacana se alguém pudesse traduzi-lo…

Pra finalizar, agora sim entendo porque Obama deu uma guinada para a centro-direita. Se ele ficasse na centro-esquerda, acabaria correndo sério risco de vida por causa desses alucinados aí…

Abraços,
Carlos Lessa

Jairo_Beraldo

Fica aqui meu abraço aos colegas internautas…fiz o que pude para ajudar na luta por um Brasil melhor. Mais fiz inimigos nesta luta inglória, mas justa, que amigos. Valeu a pena. A tristeza, foi aqui, ter tido mais contradições. Pessoas que poderiamos seguir juntos, mas que preferiram a mesquinharia, que falou mais forte, e por aqui paro. Vou continuar por aqui sozinho batendo na busca de um mundo melhor.Abraços a todos!

    Gerson Carneiro

    Cumpadi, o que há?? Se não houvesse divergências não haveria razão para a existência desse blog. Amizades e inimizades são consequentes de nossa existência. Nunca haverá unanimidade no universo de assuntos que debatemos. Mesmo porque, como disse alguém, se houvesse, ela seria burra. Esfrie sua cabeça e volte para os próximos rounds. A labuta faz parte da vida. Nunca faça nada esperando recompensa. Simplesmente seja você. Abraço.

ferrera13

Pelo mapa Google vi uma coisa simples e não é bem assim. Vou ter que utilizar 3 veículos para transporte até chegar lá do terminal tietê. Mas vou pegar as instruções da Conceição e levar o mapa google. Se eu chegar na estação República, até a pé eu chego lá. Mas é interessante esse tour virtual. É possível?

    Conceição Lemes

    Ferrera, vc vai tomar o metro e fará baldeações. É um veículo só!!!!! Depois, da República, vc pode ir a pé até o hotel. Mas pode tambem tomar o ônibus que sobe a Augusta. NÃO É COMPLICADO. Abs

    ferrera13

    TPV. Liga não. Na hora, tudo sai correto. Devo me apresentar diretamente no hotel?

Mateus de Campos

Vou sugerir a participação da mentora e realizadora do site, ou blog, tem momentos que confundo, muitasbocasnotrombone, pois ela entra no grupo distribuidora, pois a maioria é produzida pelos blogueiros acima citado,também produz, mas a participação dela é muito importante na minha opinião. Pois ela faz o resumo dos blogueiros progressistas e fica fácil nos dias que estamos muito ocupado. E mais precisamos de buscar financiamentos, público, pois a iniciativa privada é mais complexa.

Paulo Cavalcanti

Da minha parte, só me encomoda desde o principio a palavra "progressistas" – sinceramente deixaria o termo de fora, mas se a maioria quiser deixar, também não me oponho, mas que ficarim melhor, lá isso ficaria.

abs

    Mc_SimplesAssim

    Prezado Paulo,

    Progressistas no sentido, digamos, "social" do termo, parece-me que os blogueiros subscritos por ora não podem ser denominados já que ainda se pautam pelo conteúdo da imprensa tradicional e reproduzem os usos e costumes de certa "esquerda" festiva de triste memória.

    Mas a tendência é mesmo "progredir" e superar esses defeitos de origem, assim como a linguagem da TV espelhou-se a princípio na linguagem do rádio e hoje possui uma cara própria televisiva.

    Abraços

    Paulo Cavalcanti

    Prezado Mc_Simples,

    Eu estou indo nesse encontro, justamente na perspectiva de discutir o papel do verdadeiro blogueiro. Agora sei também que muitas vezes (por absoluta falta de tempo) – acabamos ficando na "órbita" daquilo que o PIG pauta, isso de fato não é bom.

    Mas haverá tempo de sobra para os debates lá no sábado e domingo.

    Grande Abraço

docverdade

O Docverdade vem convidar todos os blogueiros progressistas a assistir ao filme "Orwell Rolls ins his Grave", que trata do jogo da imprensa em busca do poder absoluto. O filme também nos alerta a tomarmos uma atitude antes que a oportunidade do evento da Internet acabe.

Pode ser baixado no http://www.docverdade.blogspot.com.

Um grande abraço!

Adriana Jota

Azennha e Conceição,
Infelizmente, por motivos de saúde, não poderei ir ao Encontro. Na semana passada recebi autorização do meu médico para realizar uma cirurgia que aguardo a 4 meses… Não deu pra transferir a data… Tentei de tudo, mas se desistisse, só poderia realizá-la em dezembro. Torço pra que tudo dê certo e espero conseguir vencer essa doença para poder participar do 2º Encontro. Saudações………….

Conceição Lemes

Alguém se habilita? São vários pontos-chave: Rodoviária Tietê, Congonhas, Cumbica, Sindicato dos Engenheiros, Sindicato dos Bancários — regional Paulista, na Carlos Sampaio, e o Braston, da Augusta. É importante colocar não só o mapa, mas mostrar as opções de transporte — especialmente metrô, no caso da Rodoviária. Há também ônibus especiais que saem de Cumbica e de Congonhas. Sempre tomar cuidado com os táxis, para não ser chutado. Nessa medida, quem optar por táxi nos aeroportos e não conhece a cidade, é melhor por aquelas empresas de táxi que existem nesses locais. Vc compra o ticket já com valor estabelecido. Abs

    Conceição Oliveira

    Encontro de Blogueiros Progressistas – Mapas
    Abaixo mapas para ajudar os participantes no trajeto entre o hotel e o local evento.
    Hotel Braston Augusta
    Rua Augusta, 467 – Consolação
    CEP: 01305-000 – São Paulo/SP
    Fone: (55-11) 3123-6000 http://www.baraodeitarare.org.br/ (mapa com o traçado do hotel para o local do evento

Alfredo Bessow

Saudações!
Estarei aí na sexta, perto do meio dia.
Algumas ponderações:
1. Creio que ficou em aberto a questão da propriedade intelectual do conteúdo dos blogues, sendo que os que se dispõem a hospedar blogues ou fornecer templates deverão possibilitar o resgate do material pelo seu titular em caso de alguma censura. Eu já sofri este problema de perder o material que vinha produzindo ao longo de alguns meses.
2. Fazer um desafio aos web-designers ou desenvolvedores de 'programas' no Brasil que disponibilizem modelos para serem usados pelos blogueiros nacionais, fugindo do controle de conteúdo que wordpress e outros realizam.
3. Que a Telebrás disponibilize hospedagem gratuita, segura e sem censura aos blogues.

Monica Freitas Dias

Azenha, por outro lado, até os blogueiros direitistas tendem a abandonar o Serra! Dá uma olhada na resignação de quem dizia que o Serra venceria no primeiro turno e agora compara o Zé Serra com o Zé Sarney e o Zé Dirceu: Nem a direita acredita mais no Serra:
http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/2010/

Farpa

O item 2 é de suma importância, é uma bela e decisiva estratégia regularizar o uso dos meios de comunicações. Sugiro contatarem com o promotor de justiça Osmar Tres de SC, que está processando a RBS por número excessivo de concessões públicas de rádio e tv, e ter também Jornais e Portais na Internet.

Engajarte

Conceição,
Vc pode por gentileza postar o endereço do local do encontro, assim como o endereço do hotel Braston, e indicar a partir de que horas o check in/out vai estar liberado.
Opa, e a distância do hotel para o local do encontro.

    Conceição Lemes

    Engajarte, check in/out, meio dia. Não é longe. Dá para ir a pé se quiser. Talvez uns três pontos de ônibus. Vc terá de tomar qualquer um que passe em frente à Câmara Municipal. A rua Genebra fica ao lado. abs

Engajarte

Sugiro um indicativo para que os blogueiros também iniciem sua própria solução de sustentação:
– Formar blogs "agregadores", onde vários blogs individuais postem coletivamente, com diferentes temáticas, mas com uma linha editorial mestra, assim, se irá formando grandes sítios onde estará disponível para um público maior, uma maior diversidade de oferta de conteúdo, viabilizando o interesse de anunciantes, coisa que blogs individuais tem muita dificuldade de construir sozinhos.

    CC.Brega.mim

    Gostei dessa ideia. É ótima.

    Acho que talvez possamos combinar também algumas diretrizes éticas nas citações e republicações de conteúdos, na mediação de comentários… (Por exemplo, valorizar mais o produtor do conteúdo do que o divulgador, descobrir critérios para liberar algumas palavras chulas, já que ninguém quer um idioma limpinho etc…)

Leandro Fortes

Azenha, assino embaixo.
abs

Hans Bintje

Há um movimento no site do comunista Azenha em celebrar o Dia de São Serapião em diversos lugares ;)

Mas, primeiro, vamos sistematizar o culto no Encontro dos Blogueiros em São Paulo. Que o povo se inspire nas manifestações de fervor ao santo, como esse esboço de oração que os Blogueiros chamam de "Carta".

Afinal, no inspirado pensamento de São Serapião:

– A ação não deve ser uma reação, mas uma criação.

Que cada comunidade escreva sua própria "Carta", junte seus fiéis, se mobilize para fazer ouvir as sagradas palavras do santo, lembradas em Paris durante a procissão de maio de 1968:

– Não nos prendamos ao espetáculo da contestação, mas passemos à contestação do espetáculo.

Alvíssaras!

jadilson

"Em 21 e 22 de agosto de 2010, homens e mulheres de várias partes do país se reuniram em São Paulo"

Ao invés de "reuniram", não deveria ser "reunirão"?

Abraço e parabens a todos.

    Conceição Lemes

    Jadilson, é a proposta inicial que sairá do encontro. Daí "reuniram".

ferrera13

Beleza. Tô com a passagem na mão. Vou desembarcar no terminal do Tietê. Falta-me apenas uma orientação de como fazer para sair do terminal rodoviário tietê e chegar ao hotel. Lá vamos ter alguém para nos receber ou basta nos apresentarmos à recepção do hotel?

francisco.latorre

podia haver encontros locais simultêneos ao encontro nacional.

faltam só três dias.. mas a rede é rapidona.

encontros locais.

..

Hans Bintje

Por favor, inclua na carta uma frase de Kaiser Wilhelm:

– Me dê uma mulher que ama cerveja e eu conquistarei o mundo.

Enquanto a gente ouve um monte de discursos vazios a respeito da proteção da natureza do Brasil, NÓS FAZEMOS NA PRÁTICA.

Eis a vista da casa de uma cervejeira artesanal brasileira, a Talita: http://femalecarioca.blogspot.com/2010/07/female-

E se não tem árvores, a gente planta, como fizemos a Carolyn e eu.

A felicidade da mulherada pode ser vista nas fotos daquela página.

Se os blogueiros trabalharem com essa alegria e dedicação, estamos feitos!

dukrai

dukrai, sintética e abrangente.

Francisco

Pôxa, vida!

Espero que haja logo um segundo encontro dos blogueiros, pois não poderei, infelizmente, participar no próximo final de semana. Tinha já uma atividade de trabalho marcada.

A Carta está muito boa! Parabéns pelo trabalho digno e honroso em nome da verdadeira comunicação.

Abçs.

Roberto Takata

O item 4 não está legal… Parece pedido de verbas estatais.

[]s,

Roberto Takata

    Conceição Lemes

    Takata, envie, por favor, sugestões para o e-mail: [email protected]

    abs

    dukrai

    Ô Conceição, este não é o lugar, mas eu tentei falar com a Danielle e eu suponho que o trein lá tá pegando fogo. tem como a minha mulher ir comigo sexta-feira no xôu do Nassif? Não está inscrita e se não for não deixa eu ir rs

    Conceição Lemes

    Dukrai, tá pegando fogo. Por favor, me envie e-mail para [email protected]

Deixe seu comentário

Leia também