Carlos Lindenberg: Algo de estranho na campanha

Tempo de leitura: 3 min

Tem algo estranho nesta campanha

por Carlos Lindenberg, no jornal mineiro Hoje em Dia (via Nassif)

Há alguma coisa estranha nesta fase da pré-campanha eleitoral. A candidata do PT, Dilma Rousseff, fala uma coisa, e o que vai ao ar é outra. E o que ela não falou vira verdade. Já com o candidato José Serra, do PSDB, acontece o contrário. Ele comete uma gafe, e o que prevalece é a versão maquiada dessa gafe, quando todos correm a acudi-lo. Faz algum tempo, Dilma veio a Belo Horizonte e disse aqui que não via nada de estranho se alguém votasse nela e no governador Antonio Anastasia, até porque ninguém tem o controle do voto do eleitor. Ficou a versão de que Dilma defendeu, em Belo Horizonte, o voto ‘Dilmasia’, uma heresia para os seus críticos. Mas Dilma não defendeu o voto ‘Dilmasia’, brincou com ele e até disse que, talvez, ficasse melhor o ‘Anastadilma’. Uma brincadeira que foi transformada em verdade – e olha que, ao lado dela, estavam dois pretendentes do PT ao Palácio da Liberdade, que, se fosse verdade, seriam os primeiros a reagir.

Pois bem. Neste final de semana passado, o ex-governador José Serra estava em Santa Catarina, numa festa religiosa, e, ao falar sobre o tabagismo, talvez estimulado pelo ambiente, disse que o “fumante é um homem sem Deus”. Ah, pra quê! Antes mesmo que a bobagem dita pelo presidenciável caísse no conhecimento geral, correram todos – os mesmos que crucificaram Dilma – a explicar que não foi bem assim, que o ex-governador foi mal- interpretado e até providenciaram para os arautos mais fiéis uma degravação do que Serra teria dito. Duas bobagens, a rigor, tanto a de Serra como a Dilma, se verdadeiras. Mas aí o que não foi dito ficou como dito, e o que teria sido dito passou como não dito.

Mas tem alguma coisa estranha nisso. No dia 1º de Maio, o presidente Lula compareceu à festa das centrais sindicais, em São Paulo, e lá fez discurso para dizer que o seu sucessor deverá fazer melhor do que ele. A ex-ministra Dilma Rousseff estava do seu lado. Lula não falou o nome dela. Mas foi o bastante para, no mesmo dia, anunciarem que a oposição iria entrar na Justiça contra o presidente Lula por propaganda fora de hora. De fato, a oposição entrou na Justiça, e não só pela suposta propaganda fora de hora, mas alegando também que os sindicatos fizeram uma festa com dinheiro público e que a festa se transformou em palanque eleitoral. Ocorre que, na tal festa religiosa em Santa Catarina, em Camboriú, mais precisamente, o poder público teria também financiado o encontro, porque prefeituras administradas pelo PSDB repassaram dinheiro para a festa que teve o candidato tucano como estrela principal. E ninguém havia piado até o início da noite de ontem, 48 horas depois do encontro, sobre a suposta ilegalidade do candidato tucano.

Mas por aí se vê que está havendo, na pré-corrida presidencial, “dois pesos e duas medidas” para os mesmos fatos. Tudo o que a candidata do PT fala ou faz é alvo de críticas por vezes exacerbadas. Quanto ao seu oponente, até parece que ele nem existe como tal, dada a lhaneza de tratamento que lhe dispensam os que cobrem a pré-campanha eleitoral. Agora mesmo, já começa a cristalizar na grande mídia a ideia de que tudo o que a candidata Dilma Rousseff faz ou fala é errado. Por esse ângulo, Dilma já deveria desistir da candidatura enquanto é tempo. Até sua visita ao túmulo de Tancredo, que ninguém da família reclamou, até porque o túmulo está disposto à visitação pública, virou pecado mortal. Já falam de suas roupas, da inconveniência das cores que usa, dos modelos inadequados que veste e por aí afora.

Já seu oponente, tão sério quanto ela, tão merecedor de respeito quanto, não teria cometido nenhum erro até agora. Serra, até então visto como um político de pouca habilidade, mudou. Pelo menos na visão dos que costumam escrever sobre ele, Serra agora é um virtuoso. Não erra nunca. Não fala nada extravagante. Pois, sim. Os de boa memória lembram que, no ano passado, foi Serra quem falou, como governador de São Paulo e com a autoridade de ex-ministro da Saúde, que a gripe suína passou para os humanos porque as pessoas chegavam perto dos porquinhos, portadores da gripe, eles espirravam e… pronto, contaminavam os que chegavam perto deles. Inacreditável? Sim, mas eu vi na internet, num blog insuspeito em se tratando de Serra. De forma que ainda há tempo para se tratar Dilma e Serra de forma igual. Até porque são ambos muito parecidos politicamente, por formação.

Nota do Viomundo:
O vídeo a que se refere o colunista (não sei se foi a mesma versão que ele assistiu) está aqui

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bete Lobato

Continuando…
O PSDB deve indicar o deputado Márcio Fortes como vice. O DEM poderá indicar o ex-prefeito Cesar Maia ao Senado, na mesma chapa de Gabeira, e o PPS indicará Marcelo Cerqueira para o Senado.
Gabeira disse que Serra e Marina devem aparecer em seu programa de TV apoiando a candidatura da coligação ao governo.

Bete Lobato

Acontece que essa mídia joga sempre com: Um peso e duas medidas!!!!!
Nossos heróis, que lutaram contra um regime de exceção, entre os quais muitos foram torturados, mortos e alguns ainda se encontram no rol dos desaparecidos, hoje são chamados pela mídia de terroristas.
Dilma é a preferida para esse tipo e ataque!!!!! Folha, Estadão, Globo etc. Até ficha falsa já foi estampada nas manchetes destes jornais que hoje declaram publicamente que os meios de comunicação estão fazendo o papel oposicionista (político) no Brasil, “já que a oposição está profundamente fragilizada”. A declaração mostra que essa imprensa assume um lado, contrariando o jornalismo dito “isento” propalado pelos meios de comunicação do país
O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) oficializou a pré-candidatura ao governo do Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira. Ele se aliou ao PSDB, DEM e PPS.
Alguém já leu nessa mídia golpista que Gabeira é terrorista??? Ou esqueceram que ele esteve entre os grandes heróis no combate à ditadura!!!!!!!! Pena que agora se alie a PSDB e DEM

Armando do Prado

Acontece o que o Instituto Millenium, não o da prostituição, mas o condutor da mídia havia planejado: luta sem quartel. Mas, o povo é sábio e não se deixará levar por manobras baixas.

Azenha, o Saaaaaaantos passou e comeu o galo. Agora, vamos para os finalmentes.

Saaaantos, sempre Saaaantos!

Maria Efigênia

Ubaldo, deixaram um presente para você lá no Nassif, no posto "Discurso de Engels no funeral de Marx".
Imagino que o Ubaldo a que o internauta se refere seja voce.

Erivaldo de Souza

Não quero nem pensar em cabotinismo. Pelamor.

Mas sim na velocidade estonteante da internet. Ontem no início da tarde um amigo e colega de conselho editorial de O Cometa me liga para perguntar se tinha lido a coluna de Lindemberg no Hoje em Dia. Sem o jornal em mãos, entrei no site do HD, li e facebookei o artigo. Logo depois várias pessoas o tinham compartilhado.

Fiquei acompanhando. rapidamente espalhou na web, até hoje à tarde, fui pesquisando no facebook e twitter e lá estava o artigo de Carlos Lindemberg. Até que chegou no nassif e enfim no Azenha.

Não fui eu o único, claro. Como foi uma visão inesperada, muita gente fez o mesmo e o artigo do Hoje (como o pessoal da redação chama o jornal) virou nacional.

Ou seja, uma opinião que ficaria restrita a Minas ganhou o país. Como veio de jornalão mineiro, daí a surpresa, apesar de Lindemberg ser um dos poucos colunistas políticos com liberdade para escrever o que quiser.

O que não entendo até hoje é a IURD ter tomado o nome do jornal, que existe desde o fim dos anos 80, para dar nome ao programa matinal, quase infantil, da TV Record São Paulo. Ao invés de dar força ao Hoje em Dia para fazê-lo crescer em Minas e nacionalmente.

O HD foi criado pelo ex-governador Newton Cardoso como vingança à oposição que recebeu do Estado de Minas, porque este queria receber mais verba publicitária que o normal. Depois Cardoso o vendeu para a IURD. Teve tempos áureos entre fins dos anos 1980 e início dos 1990. Depois seguiu mineiramente.

Marcelo Ramos

O PT e os aspones do governo é que tem que levantar o assento gordo da cadeira é fazer alguma coisa. Não é a primeira vez que vejo alguém de fora sugerir linhas de ação ao PT. É a eleição, estúpido.

Zé Tosco

É a mesma mídia e justiça que defende o SERRA e AÉCIO aqui em Belo Horizonte (Estado de Minas – Rádio Itatiaia, Ministério público estadual etc.. ) contra as verdades que começam a aparecer como: Greve do professores estaduais(melhor índice de aproveitamento educacional do país, e o pior indicie salarial do país) O verdadeiro elefante branco do centro administrativo (os especuladores estão rindo a toa…. ha ha ha ha é herança para 3 gerações no estado) Enfim, um estado se faz com ARMAS(POLICIA MILITAR – esta teve aumento salarial acima da inflação nos últimos 6 anos de AÉCIO ) E MÍDIA TENDENCIOSA E VENDIDA …..

Nóis é jeca né – mas a mídia* mineira é jóia ….

Rodrigo

Concordo que "haja algo estranho na campanha", e digo até que nestes termos o questionamento é suave e educado demais. eu diria que "o PIG está abertamente jogando pesado e sujo pró-Serra".

Mas daí a dizer que ninguém deu um pio contra a festa evangélica do Serra, é confessar que não leu o Estadão de segunda-feira, 3 de maio, que trouxe em sua capa notícia a respeito.

Se o personagem da história fosse a Dilma, obviamente renderia uma enorme manchete com a palavra "escândalo" em algum lugar do título. Mas a campanha petista não pode assumir o papel de injustiçado. Deve sim, por seus meios, reverberar as parcas notícias que chegam aos jornalões, e não reclamar que elas não foram publicadas.

Abraço fraterno aos bravos Lindenberg e Azenha!

luis

O PSC recebeu tratamento "vip" da Folha hoje. Nunca antes na história partidária, a adesão de uma legenda inexpressiva tinha recebido tamanha cobertura. Tudo por causa do isolamento do Serra. Um partideco, legenda de aluguel, adquiriu um status fantástico. Pelo menos para os Frias.

Paulo Ribeiro

Por isso que deendo a criação do Conselho Federal de Jornalistmo e a análise prévia das informações a serem publicadas. Para evitar distorções desta natureza.

    Carlos

    Quem faria a "análise prévia"?
    Pode até haver, mas não externa, por órgão do estado, poisd aí sim configuraria censura.
    Recomendável: que seja feita por conselho editorial da própria publicação, com seus integrantes assumindo responsabilidades solidárias – se aprovarem publicação de mentira, fraude, deturpação, se permitirem sonegação de informação, seriam responsabilizados.

    Carol

    Aí volta o papo de censura…

    Carlos

    Deturpar, mentir, distorcer e omitir/sonegar informações, é o quê?

Henrique

"Há alguma coisa estranha nesta fase da pré-campanha eleitoral. A candidata do PT, Dilma Rousseff, fala uma coisa, e o que vai ao ar é outra. E o que ela não falou vira verdade. Já com o candidato José Serra, do PSDB, acontece o contrário. Ele comete uma gafe, e o que prevalece é a versão maquiada dessa gafe …" (Carlos Lindenberg). Se isso é uma tendência, um estilo de ocasião interesse do PIG, estamos diante de algo muito perigoso … a instituição da verdade como mentira e da mentira como verdade para favorecer um candidato. É de se saber se se aplica a legislação da propaganda enganosa.

Leider_Lincoln

Da mesma forma que não se compara a competência de Dilma, nos oito anos em que foi ministra do Lula com a do Serra, quando este foi ministro do Fernando Henrique Cardoso (PSDB/SP), não é mesmo, Ubaldo? Ah, tolinho. Você confundiu experiência política, que ela tem e muita, com experiência eleitoral, que ela não tem. Mas você está aqui para confundir, não é mesmo? Cumpriu bem seu trabalho, então…
Mas e aí, será que o Serra continua pensando o mesmo dos "malefícios" do Bolsa Família e do Salário Maternidade? Diga-nos: ele está preocupado é com o fato de que as mulheres estejam trabalhando ou que estejam cuidando de seus bebês, afinal?
Te falar Ubaldo, desagradando as mulheres que trabalham, os negros, os nordestinos, os ateus e os fumantes, quem sobrará para votar nele?

Márcia Aranha

É simples, Carlos…

O PIG (com a Rede Globo à frente e com bom know-how no assunto) está trabalhando forte para que Serra vença sem eleições…

Todos sabemos que uma eleição presidencial custa uma fortuna para o país. Para que, então, encorrermos neste custo todo se Serra já venceu?

É em cima desta percepção que estão trabalhando agora; para consolidar a sensação, antes do horário eleitoral, de que a eleição está ganha por um dos candidatos.

Vamos deixar isso acontecer?

    Carlos

    Pra que tal não aconteça, estamos aqui.

Marat

Isso porque hoje em dia temos a internet mais evoluída. Anos 80 e 90 a manipulação vinha de forma direta e havia muito pouco espaço para o debate. Os quixotes da internet vêm desmascarando os arranjos de nossa vendida e torpe imprensa.

Melinho

Eu não sei como organizar um blog, mas se soubesse ele teria o nome de GENTE INDECENTE. É o que não falta no PSDB e no DEM.

Jorge

Concordo que a mídia está caindo com uma voracidade notável em cima das 'gafes' de Dilma. Concordo que o mesmo não ocorre com as bobagens que o Serra diz. Acrescento que ninguém até agora apontou o fato que o Serra deixou claro, na entrevista para o CQC, que é infiél com a esposa e que tem casos extraconjugais. Está tudo lá na entrevista, só não entende quem não quer.

Porque isso acontece? Bom, o Serra tem fama entre os jornalistas de pedir a cabeça de quem escreve esse tipo de coisa, o que, sendo verdade ou não, certamente desestimula os jornalistas dos grandes veículos a pegar pesado com ele. Ao mesmo tempo que os jornalistas acham que, se sentarem a lenha na Dilma, vão agradar os seus chefes, o que, sendo verdade ou não, estimula eles a buscarem o pelo no ovo.

Até uma frase da Dilma no vídeo que ela publicou no seu site recentemente, em que diz que os retirantes 'saiam do Nordeste para o Brasil' virou uma 'gafe', segundo gênios como Reinaldo Azevedo. Ora, alguém acha que a Dilma não sabe que o Nordeste fica no Brasil? Evidente faltou a palavra 'resto', no sentido de 'resto do Brasil', mas até aí, isso é no máximo um lapso, mas não uma 'gafe'.

Porém, esse texto aí, caro Lindenberg, contém uma bobagem enorme: não é responsabilidade da imprensa denunciar o Serra no TSE por propaganda eleitoral antecipada. Se o PT e os outros partidos não fizerem isso, não é culpa da grande imprensa, mas desse 'partidão' dos trabalhadores que parece ter desaprendido a vencer eleições.

Se a Dilma perder, com o Lula com quase 80% de popularidade, me desculpem mas a culpa não será da grande imprensa. E sim da Dilma, do PT, do Lula, do Temer, do PMDB, do Marcelo Branco, de toda a cia. que está transformando a ex-ministra na Sarah Palin da esquerda.

Minha sugestão: o PT precisa parar de pensar que o eleitor é burro. Ou vcs acham que alguém não sabe que os núcleos armados de esquerda da década de 60 eram contra a redemocratização do país? Que a proposta era replicar o modelo cubano?

Quando era ministra, a Dilma parecia dez vezes mais inteligente e preparada do que parece hoje. Super exposição tem prós e contras.

    Baluco

    Jorge, aponte-nos onde a jornalista delega à imprensa a responsabilidade de denunciar ao TSE qualquer partido. Acho que ou você leu mal ou não sabe ler… Achei a análise muito boa, aliás, como quase todas do tal jornalista… Acorda!

    Jorge

    Releia esse trecho:

    ''Mas tem alguma coisa estranha nisso. No dia 1º de Maio, o presidente Lula compareceu à festa das centrais sindicais, em São Paulo, e lá fez discurso para dizer que o seu sucessor deverá fazer melhor do que ele. A ex-ministra Dilma Rousseff estava do seu lado. Lula não falou o nome dela. Mas foi o bastante para, no mesmo dia, anunciarem que a oposição iria entrar na Justiça contra o presidente Lula por propaganda fora de hora. De fato, a oposição entrou na Justiça, e não só pela suposta propaganda fora de hora, mas alegando também que os sindicatos fizeram uma festa com dinheiro público e que a festa se transformou em palanque eleitoral. Ocorre que, na tal festa religiosa em Santa Catarina, em Camboriú, mais precisamente, o poder público teria também financiado o encontro, porque prefeituras administradas pelo PSDB repassaram dinheiro para a festa que teve o candidato tucano como estrela principal. E ninguém havia piado até o início da noite de ontem, 48 horas depois do encontro, sobre a suposta ilegalidade do candidato tucano.

    Mas por aí se vê que está havendo, na pré-corrida presidencial, “dois pesos e duas medidas” para os mesmos fatos. Tudo o que a candidata do PT fala ou faz é alvo de críticas por vezes exacerbadas. Quanto ao seu oponente, até parece que ele nem existe como tal, dada a lhaneza de tratamento que lhe dispensam os que cobrem a pré-campanha eleitoral. Agora mesmo, já começa a cristalizar na grande mídia a ideia de que tudo o que a candidata Dilma Rousseff faz ou fala é errado. Por esse ângulo, Dilma já deveria desistir da candidatura enquanto é tempo. Até sua visita ao túmulo de Tancredo, que ninguém da família reclamou, até porque o túmulo está disposto à visitação pública, virou pecado mortal. Já falam de suas roupas, da inconveniência das cores que usa, dos modelos inadequados que veste e por aí afora.''

Werner Piana

"De forma que ainda há tempo para se tratar Dilma e Serra de forma igual. Até porque são ambos muito parecidos politicamente, por formação." – Pode até terem sido 'parecidos' na 'formação'. Mas na EVOLUÇÃO, quanta diferença…
Zé Serra é patético, Dilma é firme, é futuro, é trabalho, é sucesso.

PSDB-DEMOS, nunca mais!

Melinho

COMO EVITAR A REEDIÇÃO DO DEBATE COLLOR x LULA, AGORA DILMA x SERRA.

Eu acho relativamente simples. A coligação dilmista não deve aceitar nenhum debate na Globo, ou em nenhum outra rede de televisão, na véspera da eleição. O último debate tem que acontecer com pelo menos uma semana de antecedência, antes do último programa eleitoral gratuito permitido pelo TSE, tempo suficiente para a coligação desbaratar a quadrilha de falsários que vai tenta todo tipo de sacanagem com as declarações da Dilma. Mas, nesta última semana os partidos da coligação devem aproveitar o horário eleitoral gratuito para explicar porque a Dilma não vai mais a nenhum debate na véspera das eleições, que a Globo ou uma outra rede com certeza irá promover. A coligação precisa exibir e explicar didaticamente a famosa edição do debate Collor x Lula, em 1989. Deixa o Serra aparecer junto com a Marina e os candidatos dos partidos nanicos no debate de véspera. Nos cinco dias que antecederem o debate, botem pra quebrar em cima dos vigaristas da Globo e do PIG. É isso aí, e que se exploda o o Ali Kambalacho e seus seguidores.

Patrick

Azenha,

o Serra está correto, pode haver transmissão entre os porcos e os homens, é incomum, mas é factível. O autor do artigo demonstra ignorância sobre o assunto.

    graciliano

    Pois então o previdente ex-ministro da Saúde deveria ter disribuído lencinhos para nosso porquinhos. Ou feito uma campanha para nos esclarecer a que distância do focinho do animal estaremos em risco, e qual é segura.
    Assim ficamos sem saber, e alarmados: posso continuar dormindo com a súcia? Posso cumprimentar o Rei do Esgoto?

    Leider_Lincoln

    Patrick: o único lugar em que os porcos tiveram gripe suína foi na América do Norte. Ele falou bobagem, não tente consertar: a mídia já faz isso para ele…

Glecio_Tavares

paulosk,
O balde só quer aparecer. Ele votará na Marina. Esta aqui na missão de tirar da gente a chance de comentar e trazer mais luz as questões das trevas do nosferatu. Me lembro bem, era ministro do planejamento que não apitava nada no governo. Ele era ministro da saúde e não fez nada. A patente dos genéricos da aids só foi quebrada no governo Lula.
E outro dia vi um video em que o pré-parado disse que bastava ficar longe do porquinho que evitava a gripe suína.
No fim de semana soltou outra pérola, sobre Deus e tabaco. O Zé Biruta vive desdizendo o que disse antes, nisso ele tem muita experiencia.

    Antônio

    Rebato "argumentos" dele em respeito aos que lêem mas não intervém na conversa.
    Para tais pessoas – muitos novos leitores, espero -, pode parecer que não temos argumentos, que o sujeito nos silenciou pela "força" de "sábias" palavras….
    E foi bom rebatê-lo, pois acabou mostrando as garras, indo além daquele discurso, só aparentemente ingênuo e desinformado, sobre "missões comerciais aos EUA".
    O que ele escreveu sobre a Petrobrás revelou o que é.

    Glecio_Tavares

    Antonio, meu amigo, faça isso mas sem responder diretamente a ele, pois assim voce não deixa muito espaço para que ele te responda e desvie o assunto proposto. Responda ao post e na resposta inclua a espinafração dos trolls domesticos. Isso é apenas um incentivo ao debate verdadeiro. Quando voce responde apenas ao troll, deixa de dar atenção ao blogueiro que sempre deveria vir primeiro.
    Ainda estamos estudando o comportamento dos biscoitinhos de jiló. Talvez em mais umas tres eleições ja tenhamos traçado todos os seus estilos.
    Valeu Amigão.

Glecio_Tavares

Jorge, esqueça o coitado. Ele esta tão perdido que nem sabe onde é o site do candidato dele. Esta aqui em busca de pauladas. Não vale a pena. o discurso de experiencia do Serra se resume a ser um pré-parado.

Donizeti – SP

Azenha, sugiro colocarmos em evidência os grandes acertos do pré-candidato tucano José Serra:
2.- A gripe suína é transmitida pelos porquinhos, assim nunca fique perto de um porquinho quando ele espirrar;
3.- Quem fuma cigarros não é uma pessoa de Deus.
Quer dizer, além de estigmatizar os fumantes, agora Serra já está condenando eles ao inferno também !
4.- Vou criar o Ministério da Segurança (com assessoria do Marcola do PCC, é claro);
5.- É preciso respeitar os trabalhadores (kákáká), vou gerar muitos empregos, igual não fiz em SP;
6.- Não faço campanha eleitoral ( não tenho nada a ver com o bombardeio diário de propaganda do governo de SP na TV , rádios e demais mídias) em SP;
7.- Não sou adepto de baixarias na política ( perguntem ao Eduardo Graeff, tesoureiro do PSDB e seu site GENTEDEMENTE) e o resto terceirizo para o PIG;

    Donizeti – SP

    Faltou o numero 1, que é o mais importante, já está gerando até uma crise internacional com os parceiros comerciais latino-americanos do Brasil e o maluco do Serra não foi eleito ainda nem para síndico de prédio e já está metendo as mãos pelos pés:

    1.- O Mercosul é uma farsa !

    Donizeti – SP

    8. Serra na Fiemgs- Federação da Industria de Minas Gerais: Vou rever todos os contratos assinados no governo Lula !
    – Serra diz em alto e bom som que não vai respeitar os contratos administrativos em vigor, e isso não dá nenhuma manchete no PIG !!!

    Por acusações levianas do mesmo Serra e PSDB contra Lula na campanha de 2002, o PT e Lula tiveram que assinar a Carta aos Brasileiros, garantindo que cumpriria os contratos do governo FHC !

Apolo

Está na rede:

Todos aqueles bem informados sabem do que a direita é capaz de fazer com paízes ricos como o Brasil, transforma-lo em similares da África ou do Caribe, um mar de miséra e subdesenvolvimento.

Essa incompetencia gigantesca, em outros países da região, foi escanteada e desmoralizada, a oposição Venezuelana não existe e isso nada tem a ver com o Chavismo, que na verdade é a consequência de tantos anos de desmandos e falta de justiça social.

Aqui no Brasil eles querem voltar ao poder.

Especialistas dizem que a volta desse grupo ao poder vai redundar numa hecatomb econômica.

Vão baixar os juros, desvalorizar o real, perder o controle da inflação e gerar uma grande crise.

Werner Piana

"De forma que ainda há tempo para se tratar Dilma e Serra de forma igual. Até porque são ambos muito parecidos politicamente, por formação." – Pode até terem sido 'parecidos' na 'formação'. Mas na EVOLUÇÃO, quanta diferença…
Zé Serra é patético, Dilma é firme, é futuro, é trabalho, é sucesso.

PSDB-DEMOS, nunca mais!

francisco.latorre

importantissíssimo esse poste.

merece destaque.

esse e o nassif-um-balanco-da-campanha.

que não é do nassif. é do leitor.

resumiram a ópera.

merecem destaque. absoluto.

..

Abdelnur

Certíssimo Carlos. Muitos tem o hábito de culpar o presidente(seja ele quem for) e se esquece que o crivo é dos deputados e senadores. É nesses vótos que temos que nos concentrar.

    Klaus

    O presidente Lula só é culpado pelo que dá certo; o que dá errado é culpa dos deputados e senadores; da oposição.

francisco.latorre

o balde é furado.

ignorem.

..

francisco.latorre

ignorem o trolha.

..

Carlos

Em eleições, sim, mas não em política e administração.

    Glecio_Tavares

    Ignore, nem argumentos ele tem. Nós temos experiencia com Serra e com Dilma.
    Quem vota somos nós, os eleitores, não os candidatos.
    Minha experiencia com Serra me lembra as duas policias brigando por exemplo. TROCANDO TIROS.

    Carlos

    Rebato "argumentos" dele em respeito aos que lêem mas não intervém na conversa.
    Para tais pessoas, pode parecer que não temos argumentos, que o sujeito nos silenciou.

Carlos

Pouca coisa poderá ser feita sem aprovação do Congresso Nacional.

    Klaus

    E a base aliada, para que serve?

    Leider_Lincoln

    Depende, Klaus. Se for comprada a 400 mil a cabeça, serve para aprovar a reeleição.

    Carlos

    A tal "base aliada" é fluída, vota a favor ou contra conforme o assunto.

David R.Silva

É a minha candidata, com o apoio do Povo e de LULA. Que o PIG continue sua militância com seus militantes combatentes jornalistas e seu candidato NeoLiberal. Dia 03/10/10, a militância popular irá em massa depositar seu voto e dirá não ao PIG e seu candidato sem povo. Vou de DILMA13. de Belo Horizonte.

Jaiminho

Pra mim não é surpresa o comportamento da mídia (PIG). Está tudo dentro do planejado. É daí pra pior.

Renilton Cruz

Como estamos discutindo candidatos a presidente, acho que vale a pena ler a Declaração de Voto de Frei Betto (http://www.freibetto.org/). Abaixo, um pequeno trecho:

Declaração de voto

Escrito por Frei Betto
28-Abr-2010

Voto este ano, para presidente da República, no candidato decidido a implementar reformas estruturais tão prometidas e jamais efetivadas: agrária, tributária, política, judiciária. E que a previdenciária e a trabalhista não sejam um engodo para penalizar ainda mais os trabalhadores e aposentados e beneficiar grandes empresas.

Voto em quem se dispõe a revolucionar a saúde e a educação. É uma vergonha o sucateamento do SUS e do ensino público. De 190 milhões de brasileiros, apenas 30 milhões se agarram esperançosamente na bóia de salvação dos planos privados de saúde. Os demais são tratados como cidadãos de segunda classe, abnegados penitentes de filas hospitalares, obrigados a adquirir remédios onerados por uma carga tributária de 39% em média.

Celio Ishikawa

A imagem que tenho de Serra é um cara meio distraído, como nessa foto em que ele comemora com Kassab o resultado daas eleições 2008 para São Paulo:http://sites.google.com/site/nassifudeu/serra-kas

Jorge Vieira

O mais interessante está acontecendo agora, neste momento.
No blog do Ricardo Noblat, o meliante já escreve sobre esvaziamento da candidatura Dilma.
É um verdadeiro massacre contra a Ministra.

Renilton Cruz

Como estamos discutindo candidatos a presidente, acho que vale a pena ler a Declaração de Voto de Frei Betto (http://www.freibetto.org/). Abaixo, um pequeno trecho:

Declaração de voto

Escrito por Frei Betto
28-Abr-2010

Voto este ano, para presidente da República, no candidato decidido a implementar reformas estruturais tão prometidas e jamais efetivadas: agrária, tributária, política, judiciária. E que a previdenciária e a trabalhista não sejam um engodo para penalizar ainda mais os trabalhadores e aposentados e beneficiar grandes empresas.

Voto em quem se dispõe a revolucionar a saúde e a educação. É uma vergonha o sucateamento do SUS e do ensino público. De 190 milhões de brasileiros, apenas 30 milhões se agarram esperançosamente na bóia de salvação dos planos privados de saúde. Os demais são tratados como cidadãos de segunda classe, abnegados penitentes de filas hospitalares, obrigados a adquirir remédios onerados por uma carga tributária de 39% em média.

Jorge Vieira

Experiência política para que?
Para desconstruir tudo que esses 8 anos de governo construiu.
Pois eu prefiro alguém sem nenhuma experiência política (o que não é verdade: Dilma está na política desde a adolescência) do que um cacique político (Serra), cujo grupo apenas almeja o poder para se apoderar da máquina pública visando o enriquecímento com o dinheiro público) do que um meliante, cuja experiência está a serviço daqueles que se voltam contra os interesses da classe trabalhadora.
Desempregue um político neo liberal (na verdade um conservador) antes que ele desempregue você.

Gustavo

Ubaldo, vai trabalhar, pq aqui vc já "encheu o saco"….
Bom serviço

paulosk

Surgiram de grupos que faziam oposição a ditadura. Só que o Serra fugiu para o Chile e a Dilma aderiu a luta clandestina. Enquanto, na Redemocratização, Serra aliou-se a nova esquerda ao regime, o MDB, fazendo parte da sua ala mais progressista que acabou se tornando o PSDB, Roussef aliou-se a velha esquerda que era combatida pelo regime, o PDT e a Brizola, o herdeiro do trabalhismo e, posteriormente, ao PT. Perfeita análise do Lindenberg.

Ubaldo

"De forma que ainda há tempo para se tratar Dilma e Serra de forma igual. Até porque são ambos muito parecidos politicamente, por formação." Carlos Lindenberg

Parecidos politicamente?
Essa última frase destruiu a tese do Lindenberg.
O que eles têm em comum é a falta de carisma. Só.
Não se compara a experiência política do Serra com a da Dilma, uma noviciada em eleições e invenção do Lula.

Tweets that mention Brilhante síntese do q ocorre hj no PIG/eleição: Carlos Lindenberg: Algo d estranho na campanha – (via — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Carlos Eduardo. Carlos Eduardo said: Brilhante síntese do q ocorre hj no PIG/eleição: Carlos Lindenberg: Algo d estranho na campanha – http://tinyurl.com/2w6vxct (via @viomundo) […]

Fabio Guedes

A óbvia má vontade dos grandes veículos de comunicação com Dilma é abastecida com asneiras fornecidas pela própria candidata. Esse blog, assim como o do Paulo Henrique Amorim, o sr.Nassif e a Carta Capital, são frutos dessa má vontade. Todos, claro, muito bem remunerados pelo governo, seja com anúncios de estatais ou verbas da TV pública.

Deixe seu comentário

Leia também