Bispo de Jales: Esta campanha não vai deixar saudades

Tempo de leitura: 2 min

28/09/2010 às 09H03

Palavra do Bispo

NAS MÃOS DOS ELEITORES

por D. Demétrio Valentini, no blog Diocese de Jales

O dia das eleições está chegando. Agora a decisão está nas mãos dos eleitores. O voto é soberano. Ele se constitui no fundamento da democracia. Todo o arcabouço jurídico que o protege tem a finalidade de garantir que ele seja, de fato, a expressão da vontade de cada eleitor. Por isto, o maior atentado contra a democracia é perverter o voto do eleitor, pela compra e venda, ou por qualquer outro expediente.

A sabedoria popular cunhou a afirmação contundente, e acertada: voto não tem preço, tem consequências!

A campanha eleitoral deveria fornecer elementos para os eleitores fazerem sua escolha, livremente, a partir das conclusões a que cada um chegar.

Quanto menos a campanha cumpre sua missão, maior a responsabilidade do eleitor. É o que se pode dizer da campanha deste ano. Por muitos motivos, ela deixou a desejar. Pouco contribuiu para o debate sereno, claro, objetivo, em torno de propostas de governo para o país. Ficou por demais carregada de ataques pessoais, em tentativas de desmoralizar os adversários.

Por isto, o eleitor tem algumas tarefas a mais, desta vez.

Em primeiro lugar, sacudir o clima de acusações e calúnias perversas e fantasiosas, lançadas não importa contra quem. Precisamos neutralizar estas tentativas de desestabilizar candidaturas com ataques pessoais e acusações infundadas. É necessário desencorajar seus autores. Caso contrário inviabilizamos a prática democrática em nosso país, incentivando os que se escondem no anonimato da internet para desferir seus golpes contra os desafetos de seus preconceitos. Contra o obscurantismo, nada melhor do que a lucidez e a coragem dos eleitores em livrar seu voto da asfixia de acusações gratuitas e injustas.

Urge também depurar as versões da grande mídia, que são no mínimo tendenciosas, para dizer pouco, e para deixar que cada eleitor imagine quais são os interesses que se escondem por trás destas posições veiculadas às vezes com rara virulência contra alguns candidatos. Formar a própria opinião, prescindindo das grandes manchetes, é tarefa difícil, mas não impossível para cidadãos maduros e adultos que queremos ser.

Como a campanha pouco ajudou para compreender o que está se passando em nossa realidade brasileira, nos últimos anos, cabe a nós fazer uma análise ponderada, com a lucidez de nosso bom senso, e conferir o que está no bom caminho, e o que seria possível melhorar. E então, com nosso voto, sinalizar em quem depositamos nossa confiança para garantir que nossas expectativas possam, minimamente, se cumprir.

Para esta análise, não pode faltar uma referência às grandes desigualdades sociais que são a marca registrada de nosso país, e perceber como estão sendo enfrentadas. Com nosso voto, precisamos expressar nosso juízo de valor sobre o processo de superação de nossas mazelas sociais, que está em andamento, e dar nosso voto em favor das propostas apresentadas pelos candidatos, não as fantasiosas e irresponsáveis, mas as realistas e consistentes.

Esta campanha não vai deixar saudades para ninguém. Mas o voto tem o poder de redimir até uma campanha mal realizada. Afinal, a responsabilidade recai mesmo sobre cada eleitor. Quanto menos ele precisar de recomendações, melhor será o seu voto.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jussara

A verdadeira Igreja que segue a preferencia pelos pobres é a representada por D Demetrio, bispo de Jales. Muitos bispos que participaram do encontro em Aparecida, onde foi reafirmada a preferencias pelos pequenos, parece que não absorveram nada. E a elite feliz com padres como o vaidoso Fábio de Mello. Por isso o espaço que ele tem na mídia.

    Cícero

    Concordo plenamente. D. Demétrio é um ser humano fantástico. Um bispo realmente comprometido com os princípios cristãos.

HÉLIO TATTU

Esse deve ser o papel da igreja, seja ela qual for, formar verdadeiroscidadãos. O Cristo fez foi tirar as amarras dos olhos das pessoas, quando Ele se fez homem entre nós. O que alguns líderes religiosos tem feito é, usar da liderança que exerce sobre os fiéis, para fazer valer o voto de cabresto. Eles levam seus seguidores para qual candidato quiserem, desde que pague mais por isso. É vergonhoso…Não deixo de participar de celebrações religiosas, porque para mim o que importa é estar em comunidade com os irmãos, com o próximo, e todos juntos com Deus, não mim importa quem esteja presidindo a celebração. Boa parte movida pelo dinheiro…

Maria de Fátima

É meus amigos as Igrejas faliram.Restam poucos seguidores de Cristo que se expoem para esclarecer,defender como o nosso digníssimo D.Demétrio,dá medo isso dá mesmo um MEDO enorme de voltarmos à Idade das Trevas.Fico sinceramente sem vontade alguma de frequentar algum templo.Me cansei de ver tanto na televisão como em celebrações pedir dinheiro,carnês de colaboração,cobrança de dízimo e agora esta avalnche de acusações contra Dilma e alguns padres ,pastores entram na onda e acham que são os poderosos os donos da verdade.E o pior o povo segue cegamente,não se dá ao trabalho de averiguar,seguem como vaquinhas de presépio.O que me entristece ainda mais é ver que na minha cidade a Câmara Municipal de uma ora para outra encheu de evangélicos e estão todos do lado da direita abominam tudo que vem de Lula mas é o Presidente que mais investiu aqui.

Fernando

Gilmar Mauro: ‘MST não será refém do próximo governo’
http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5

Rita

Parabens
Este é o segundo artigo que leio e fico admirada com a sensatez e a ética sobre a abordagem que faz sobre a campanha eleitoral.Precisava ser maior divulgado,pois tenho o privilégio de acessar Vi o Mundo.A nossa grande mídia tentou forçar a barra com tantas inverdades ……mas a grande parte dos eleitores conseguiu responder de forma coerente a sua preferencia.

Edineuza

Eita Bispo porreta. Esse cabra é nordestino, pois destemido assim só nosso querido Virgulino Lampião. É por esses que a Santa madre ainda subexiste. Coragem e Seguimos em frente pro Brasil contuar mudando.

Eduardo

Quero parabenizar a D. Demétrio pela sensatez e pela enorme coragem pelo artigo aqui publicado. É o segundo artigo que leio de sua autoria mostrando que muitos partidos e meios de comunicação estão na contramão do fazer política.

Ô loko meu

Luiz, e o fulano (Serra) com a família no horário eleitoral. Ele do lado da Verônica… aquela dos doces 60 milhões de sigilos. Quanta doçura!

    Edineuza

    Coisa mais rídicula aquela e aquela outra de cantar musiquinha, meus deus pensam ue somos asno. É morrer de rir pra não chorar de pena.

ValmontRS

"Precisamos neutralizar estas tentativas de desestabilizar candidaturas com ataques pessoais e acusações infundadas."

Eis uma lição para Marina e Plínio, que infelizmente tentaram se aproveitar da onda denuncista do falso-moralismo demotucano. Com isto, ambos demonstraram que não enxergam um palmo além dos seus próprios interesses pessoais. Foram mesquinhos, covardes, oportunistas, abjetos. Comportaram-se como as hienas.

Cadê a solidariedade? Onde está a preocupação com o bem comum, com a democracia, com o Brasil?
Não existe! O objetivo foi unicamente o de se promover a qualquer custo, aproveitando-se da onda difamatória alimentada pela velha mída!
Que decepção!!!
Marina e Plínio, eu não esperava isto de vocês!
Hoje vocês merecem o nosso mais veemente repúdio!

mario silva

Quero entender algo, poderiam me ajudar? O Pastor Silas Malafaia tirou o seu apoio à Marina Silva, porque é contra e ao mesmo tempo diz que irá fazer plebiscito para decidir sobre aborto. Segundo ele o evangelico não pode ficar em cima do muro. Ele, o pastor Silas, é absolutamente contra ao aborto, ou seja, até mesmo nos casos de estupro. Ao mesmo tempo direciona o seu voto ao José Serra.

    Taciana

    Eu sou católica. Mas sempre gostei de ver esse Pastor falando, mesmo não concordando com algumas condenações veementes e anti-cristãs dele. Mas desde um dia ( 2008-2098?) em que o vi, junto com um pastor americano pedindo que cada ouvinte depositasse 900,00 para ter prosperidade a partir de fevereiro do ano seguinte, que eu me afastei! Voltei depois a assistir as suas pregações mas no fim de tudo, sempre saia um pedido de dinheiro. Aí eu desisti! Não voto em Marina. Mas acho bastante coerente a sua posição no caso de aborto e homoafetividade. E não acredito que ele não soubesse disso. Ela perdeu o apoio de vários grupos de gays e de antigos militantes do PV( lembram da Bahia?) por causa de suas posições "evangélicas" demais expressas pela corrente do Pastor Malafaia. E agora ele abre? O que será que realmente pesou na decisão dele?

mario silva

Quero entender algo, poderiam me ajudar? O Pastor Silas Malafaia tirou o seu apoio à Marina Silva, porque é contra e ao mesmo tempo diz que irá fazer plebiscito para decidir sobre aborto. Segundo ele o evangelico não pode ficar em cima do muro. Ele, o pastor Silas, é absolutamente contra ao aborto, ou seja, até mesmo nos casos de estupro. Ao mesmo tempo direciona o seu voto ao José Serra.

O aborto já está legalizado no Brasil desde 1998, em caso de estupro. Quem o legalizou foi o Ministro da Sáude José Serra.

Será que este grande Pastor estaria sendo um hipocrita??? Ou ele não SABE dessa informação? Enfim gostaria entender melhor o que está acontecendo com alguns lideres religiosos do meu pais.

P.S.: Sou evangélico praticante, confesso que estou perdido…. no meio de tantas informações falsas…. vindas das igrejas….

    José Feitosa

    Acho que você já entendeu!!!

monge scéptico

Numa única coisa o bispo não teria razão se o afirmasse; a escolha do candidato via mídia.
O povo tal o gato escaldado da fábula, está cada vez mais preincindindo dos "formadores"
de opinião e, tirando suas próprias conclusões. As vezes há consenso de opiniões, com
pequenas diferenças, logo esclarecidas. É tudo!!.

Josnei Di Carlo

O PSDB está se tornando uma caricatura de Sarah Palin.

Deixe seu comentário

Leia também