São várias estórias semelhantes. Todas igualmente dramáticas. A menina de 8 anos, o bebê que não chegou a completar dois, o meninos de 4… Carros de passeio, caminhões de lixo, o jipe da família, ou o utilitário que leva a criançada para a escola. Um desses em marcha ré e a criança atropelada, sem chance. Longe de ser o pior problema de trânsito do país. Porém, são mais de 8.000 acidentes por ano nos Estados Unidos. Vários, fatais. E o pior: quase sempre é um pai, uma mãe, alguém da família que, sem ver a criança atrás do veículo, dá a ré e vive com a perda e uma culpa horrorosa para o resto da vida.
Toda semana, ao menos duas crianças morrem assim no país. Vítimas de um veículo em marcha-a-ré, paradas em um ponto cego para o motorista. A organização kidsandcars (crianças e carros: www.kidsandcars.org ), briga pela adoção de leis que tornem os carros mais seguros e usou uma foto ótima na campanha por um sistema de visão eficiente na traseira dos carros: colocou 62 crianças (62!) sentadas ou de pé atrás de um utilitário e mostrou que, pelo retrovisor do carro, o motorista não conseguia ver nenhuma delas.
A briga da organização resultou em uma lei, aprovada no Congresso em 2008. Ela exige que as autoridades de trânsito adotem um padrão de segurança. De lá para cá, as autoridades estudaram sistemas de imagem e de radar que detectam movimento na traseira do carro e apitam. Concluíram que o mais seguro, mesmo, são as câmeras. Por isso vão anunciar, esta semana, que a partir de 2014, todos os carros vendidos nos Estados Unidos terão o sistema: câmera na traseira e tela no painel dianteiro com as imagens que o retrovisor não mostra.
O custo? Segundo os fabricantes, uns U$ 200,00 por veículo. Com certeza, parte desse custo será repassada aos consumidores. Mas nem tudo. Hoje, cerca de 40% dos automóveis fabricados nos Estados Unidos já saem da fábrica com o sistema. Porque sabem: o consumidor daqui quer contar com todas as medidas de segurança que existem. Se um carro não oferece o sistema que evita atropelamento de filhos e sobrinhos e o competidor oferece… As vendas logo mostram quem tem o melhor produto.




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