Cordão da Mentira 2021: A democracia dos massacres e o massacre da democracia

Tempo de leitura: 2 min

Cordão da Mentira 2021

Em 2020, a pandemia impediu nosso desfile, mas este ano resolvemos nos manifestar virtualmente, em parceria com o Manifão, plataforma online interativa voltada para protestos em defesa dos direitos humanos.

Essa é uma grande festa virtual com a presença de artistas e militantes para combater o fascismo, lembrar dos que se foram, mas também celebrar a vida.

Lembraremos os 15 anos dos Crimes de Maio de 2006, um dos maiores massacres já cometidos pela polícia no Brasil.

Nesta ocasião, homenagearemos as madrinhas do Cordão, as Mães de Maio, movimento de familiares de vítimas do Estado brasileiro.

Convocamos todas as pessoas para se juntarem a este Cordão e cantar contra o fascismo que nos governa, contra o racismo, contra o machismo, contra a lgbtfobia, contra a violência policial, contra a desigualdade e contra a política assassina que faz do Brasil o segundo país com o maior número de mortos na pandemia.

Cantaremos nossas canções e as memórias de nossas lutas. Como nos lembram as Mães de Maio: “os nossos mortos têm voz”.

Participações de Ailton Krenak, Lirinha, Padre Julio, Erika Hilton, José Claudio Souza Alves, Preta Ferreira e Carmen Silva; dos músicos Anabela e Edu Maria do Cupinzeiro, Roberta Oliveira, Kiko Dinucci, Douglas Germano, Nani Medeiros e João Pita, Everaldo F. Silva, Bel Borges, Renato Martins, Selito SD e Cabaré Feminista; dos slams Kimani, Roberta Estrela D’Alva e Lucas Afonso; e intervenção audiovisual de Sérgio Silva e Luiza Romão; dos movimentos do MSTC, MST, MTST, MNU, Coletivo DAR; e dos grupos teatrais Coletivo Comum, Folias D’Arte, Estudo de Cena, Trupe Olho da Rua, Buraco do Oráculo, Zona Autônoma e Pandora.

Mas principalmente a participação presencial ou afetiva de nossos homenageados Cecília Coimbra, Alípio Freire e Débora Maria e as mães de vítimas da violência de todo o Brasil que deixaram seu recado.

E a memória da Mãe de Maio Vera Lucia Gonzaga, que será lembrada nesta noite.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também