Altamiro Borges: Regulação da mídia só sairá sob pressão

Tempo de leitura: 4 min

Blog do Altamiro Borges

Sentindo-se em casa, o descontraído Paulo Bernardo, ex-bancário e atual ministro das Comunicações, participou na noite desta terça-feira (15) do debate sobre o “Plano Nacional de Banda Larga e outros desafios da comunicação”, no auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Logo de cara, ele brincou que trataria apenas do PNBL, mas que já sabia que outros temas picantes seriam provocados pelos 140 presentes. Democrático, foi curto na exposição inicial para garantir mais tempo às polêmicas.

No que se refere ao PNBL, o ministro não deixou dúvida que esta é uma prioridade do governo Dilma Rousseff. Segundo explicou, as empresas de telefonia “não deram conta de massificar a banda larga no país. Foi uma opção de mercado, uma questão de retorno financeiro. Por isso o serviço é caro e para poucos”. Todo o esforço do governo será para superar este atraso. A idéia é forçar as empresas, através da recriação da Telebrás e da rede já existente de fibras óticas, a baixar os preços e expandir o serviço.

PNBL deslancha a partir de maio

Paulo Bernardo está confiante no sucesso do PNBL. Ele lembrou a viagem que fez a Manaus para inaugurar uma linha de fibra ótica proveniente de um acordo entre Venezuela e Brasil, firmado por Hugo Chávez e o ex-presidente Lula. Antes, o amazonense pagava R$ 412 pela banda larga; agora, pagará apenas R$ 39. Através de instrumentos e ações públicas, o ministro acredita que rapidamente as teles serão obrigadas a baixar os preços.

Ele citou dados de uma pesquisa oficial que indicam que o valor do serviço é o principal entrave ao crescimento da banda larga no país. “Derrubando os preços, é possível atingir 80% da população nos próximos quatro anos”. Ele acredita que as teles possam oferecer o serviço a R$ 35; com o corte do ICMS nos estados, o valor poderia chegar a R$ 29. Se esta estratégia de estimulo à concorrência der resultado, Paulo Bernardo avalia que o PNBL começa a deslanchar já a partir de maio próximo.

Dubiedade sobre o marco regulatório

No final da sua exposição, o ministro fez questão de relatar que o desafio da banda larga é uma decisão da presidenta. “Quando me convidou para o ministério, Dilma enfatizou duas coisas: resolver a questão das rádios comunitárias, agilizando as outorgas; e acelerar a massificação da banda larga no país… Não dá para ser a quinta maior economia do planeta, como muitos economistas projetam, sem avançar na internet numa sociedade do conhecimento”.

Se o ministro demonstrou firmeza ao tratar da banda larga – e, para surpresa de muitos, da questão das rádios comunitárias –, o mesmo não ocorreu quando foi “provocado” pelos presentes e internautas sobre a regulação da mídia. Neste ponto, ele deu uma no cravo e outra na ferradura. Para alegria de alguns, Paulo Bernardo afirmou com todas as letras que o governo não desistiu da discussão sobre o novo marco regulatório. Mas, para suspeita de outros, colocou vários empecilhos à solução do grave problema.

“Não dá para resolver logo este assunto”

Conforme relatou, o ex-ministro Franklin Martins promoveu várias discussões sobre o tema e produziu um projeto inicial sobre a regulação dos meios de comunicação. A proposta não ficou totalmente pronta e foi repassada em dezembro passado. Segundo Paulo Bernardo, ela agora está sendo examinada em conjunto com outros órgãos, como a Secom e Ministério da Cultura. Depois, será encaminhada para exame da presidenta e, na sequência, a idéia é promover consultas à sociedade – durante 30 ou 60 dias.

O ministro fez questão de desmentir as manchetes dos jornais que comemoraram o enterro do projeto de Franklin Martins. “Nós devemos fazer a regulamentação da mídia”. Ele citou os quatro artigos da Constituição que até hoje não foram regulamentados. Mas, logo em seguida, usou o argumento da correlação de forças para dizer que batalha não será fácil. “Devemos nos preparar para uma batalha longa. Não dá para resolver logo esse assunto”.

Outros projetos que “foram enterrados”

Para ele, o desafio é conquistar ressonância na sociedade. “Existem muitos interesses contrários à regulação. Corre-se o risco do projeto ir para a gaveta. Você fala em regulação e logo surgem os que dizem que isto é censura”. Ele citou o projeto de iniciativa popular sobre moradia que demorou 15 anos para sair do papel. Lembrou até do ex-ministro das Comunicações de FHC, Sérgio Motta, que apresentou dois projetos sobre o tema que “foram enterrados”. Citou também a “derrota” do projeto da Ancinave.

Bem ao seu estilo pragmático, exercitado quando era ministro do Planejamento, Paulo Bernardo disse que não está disposto a “marcar posição” sobre o assunto. Brincou que não desejava colocar em seu currículo que foi autor de projeto de regulação da mídia, mas que ele “foi derrotado”. E, para bom entendedor, foi enfático ao afirmar: “Não é uma questão simples de resolver”.

“Feijão só fica bom sob pressão”

Resumo da ópera para esse mísero e “afoito” blogueiro: o governo Dilma Rousseff até trabalha com a possibilidade de apresentar um projeto de regulação da mídia, mas ainda avalia a real correlação de forças e a relação custo-benefício. O projeto em debate nas hostes palacianas, guardado a sete chaves, só sairá do papel com intensa e unitária pressão dos movimentos sociais.

Sem pressão social, um novo marco regulatório dos meios de comunicação – que restrinja a concentração do setor e a criminosa manipulação da ditadura midiática, garantindo a autêntica liberdade de expressão no país – será enterrado antes mesmo do seu nascimento. Aqui vale a lição de Frei Betto, um apreciador da boa culinária e das lutas sociais: “Feijão só fica bom sob pressão”.


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fabio_Passos

Tem de pressionar o governo a fazer as coisas certas.
Eu, que votei em Dilma no segundo turno, não admito que o governo se acovarde diante da máquina corrupta de propaganda da "elite" rica.

Políticos não são nossos chefes. São nossos empregados.
São eleitos para realizar os interesses da maioria.

    Paulo Silva

    E tem que pressionar os eleitores também a fazerem a coisa certa.
    Tivessem eleito a Presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno e com uns 70% dos votos válidos e hoje a situação seria outra. Mas foram ouvir o canto da sereia verde… Acreditaram em mentiras e calúnias e confudiram-se.
    E também tem que pressionar amplamente para que venha logo uma Reforma Política do interesse da maioria do povo, para que no futuro se possa ter congressistas que verdadeiramente a representem. No Congresso atual, a imensa maioria pertence às classes mais favorecidas, há vários representantes de órgãos de imprensa, de empresas e de outros grupos de interesses nem sempre louváveis.

    Fabio_Passos

    70%, 60% ou 50%+1 são suficientes para que qualquer governo defenda os interesses da maioria… e não os interesses de uma "elite" crápula que é apenas 1% da população.
    O governo está devendo. É preciso tacar-lhe fogo no rabo. Até porque o rabo deste governo, aparentemente, está nas mãos da banca.

    Paulo Silva

    Bom, se vc acha que a regulamentação da mídia depende de uma canetada da Presidenta, o que é que vai se fazer?
    Existe um Legislativo e um Judiciário, que são o que são. Existe um governo de coalizão, que é o que é.
    E existe um processo político em desenvolvimento, que se encontra no estágio em que se encontra.
    Voluntarismos, radicalismos infantis e tascação de fogo em rabos é tudo que a direita quer. Mas a bola da direita está baixa!

    Fabio_Passos

    Pois é.
    Evolução é exatamente mudar aquilo que é o que é.

    Sem interesse real pela evolução nada muda mesmo.

    O que a direita quer é exatamente o que o governo Dilma está fazendo.
    A mídia-corrupta festeja abertamente as decisões do governo que favorecem os ricos.

    A direita está muito forte e comemora as decisões do governo Dilma.
    Parabéns!

Luiz Marques

Como disse o amigo Embrantino o grande capital internacional está em polvorosa com as perdas que tiveram com a crise financeita, o crecimento dos emergentes e os erros estratégicos que cometeram, por exemplo, de só ficarem produzindo alta tecnologia tecnologia (a maioria quinquilharias para consumistas desavisados) enquanto o comércio e a indústria avança sobre o seu quintal . Não estavam preparados para tudo isto ao mesmo tempo.
Mas o seu poder de reação é grande. Já tiraram bilhões do Brasil, via industria automobilítica, e farão tudo o que puderem para continuarem na ciranda financeira desenfreada e sem regulamentação (o Obana desistiu).
E farão tudo para enfraquecer os governos que se opuserem às suas pretensões. Se tivessemos um Serviço de Inteligência decente saberíamos que rola muito dinheiro em apoio aos interresses deles por aqui (assim como em todo o mundo) para enfraquecer a nossa reação, mudar as leis e incentivar o conservadorismo, que é sempre alienado e favorável a eles e não a nós.

Orlando Bonetti Jr

O ministro Paulo Bernardo já jogou a toalha, enfim ninguém é de ferro, mas deveria deixar sua demissão na mesa da presidenta, se desligar do PT e se filiar no PSDB. Aí sim poderíamos dizer que fez alguma coisa com coerência.

Paulo Ribeiro

Azenha, uma condição indispensável para o marco regulatório da mídia é a criação de comitês populares (compostos por representantes de sindicatos, ONGs, entidades civis, Judiciário e Legislativo) para analisar previamente o material a ser divulgado, segundo um código de Ética e preceitos jornalísticos a ser aprovado pelo Congresso. Não se trata de censura e sim da participação popular no processo de democratização da comunicação em nosso país. O Brasil não pode ficar aa mercê da decisão de meia dúzia de famílias. Comitês Populares Já!

    Klaus

    Esqueceu do campesinato.

ZePovinho

A gente concorda com o namorador Dedecca.O "pobrema" é que,para dar pequenos aumentos no salário mínimo,tenhamos de encher as burras dos rentistas com cachoeiras de dinheiro público.É uma troca,no mínimo,injusta:

ENTRE O MÍNIMO E O MÁXIMO

"… R$ 1.200,00 seria, minimamente, um salário mínimo compatível com o grau de desenvolvimento do país e abriria a possibilidade de as pessoas terem condições de vida com dignidade. Entretanto, não vejo nenhuma possibilidade de o salário mínimo ser reajustado prontamente para esse valor. Essa é a razão pela qual considero que a política atual do salário mínimo, de aumento progressivo, é adequada por que viabiliza o salário mínimo no longo prazo e garante que a situação de justiça social seja conquistada num prazo razoável de tempo (NR: até 2015, vigora a fórmula que corrige o salário mínimo pela inflação do ano anterior acrescida da variação do PIB de dois anos atrás. Logo, em 2012, o piso salarial brasileiro será da ordem de R$ 616, um salto de 13%). Prefiro que essa seja uma perspectiva real do que apenas um sonho. O Brasil viveu, durante 60 anos, com o sonho de ter um salário mínimo justo e jamais conseguiu. Neste exato momento, o país tem a possibilidade de, ao final da década, conquistar essa situação. Prefiro ter um salário mínimo que progrida lentamente para um patamar justo, mas que seja garantido e sustentado pela nação" (Cláudio Dedecca – economista da Unicamp, via IHU)
(Carta Maior, 5º feira, 17/02/2011)

Lusíadas

"Folha reformula blog de política, agora mais noticioso e analítico".
Isso está na Folha de hoje. Perguntar não ofende: antes era menos noticioso e analítico? O Ato falho do título da matéria revela o caráter do jornaleco: antes era mais fofoca e intriga.
O tal "marco regulatório" deveria conter a possibilidade de se pedir indenização por lambanças como esta… (claro que estou brincando).

    SILOÉ

    Agora é tarde,nem reformulando tudo irá evitar decadência.

ebrantino

Ao AMIGO AZENHA (O Astuto) – nunca falei com ele, nem o vi, nem mais gordo nem mais magro – mas mantenho o cognome – Mantenha, por favor esse tema da banda larga, midia, lei de meios, pelo máximo de tempo na pauta do Viomundo. Um leitor cujo nome esquecí, e peço desculpas, comentando antes de mim, alega, com toda a razão que tentando ou não a lei de meios, nem por isso a Dilma deixará de ser atacada violentamente pelo PIG.

ebrantino

Ao AMIGO AZENHA (O Astuto) – nunca falei com ele, nem o vi, nem mais gordo nem mais magro – mas mantenho o cognome – Mantenha, por favor esse tema da banda larga, midia, lei de meios, pelo máximo de tempo na pauta do Viomundo. Um leitor cujo nome esquecí, e peço desculpas, comentando antes de mim, alega, com toda a razão que tentando ou não a lei de meios, nem por isso a Dilma deixará de ser atacada violentamente pelo PIG.
Eu, modestamene, concordo com a tese. Os ataques à Dilma, e ao governo atual, como ao anterior, partem de forças bem definidas, cujos interesses em mudar a situação nos NOVOS PAISES INDEPENDENTES – Brics, Mercosul, Unasul, Irã, Turquia, etc., está aumentando proporcionalmente às dificuldades aumentadas pela crise economica no império. O Império, patrocinado pelo sacrossanto mercado, precisa, desesperadamente, achar OTÁRIOS para descarregar o seu prejuizo na jogatina global, e os erros cometidos. Qual o melhor candidato a Otário ? Ora, nós mesmos- temos mercado interno (criado pelo Lula), grandes safras, (agricultura regiamente financiada pelo Lula), riquezas minerais – já previamente privatizadas pelo inominavel FHC, e petroleo – pressal viabilizado pelo Lula. Ora, haveria coisa mais comoda ao império do que, mediante a ajuda de um "Governo Amigo", suficientemente corrupto, à moda Menem, Berlusconi ou o anterior ao Lula, apropriar-se dessas riquezas.? O Brasil, bem ordenhado por uns dez anos, pelo império, poderia dar uma sobrevida aos especuladores na iminência de falir. Então, vejam bem, não se trata de perfumarias, discutem-se interesses ESTRATÉGICOS, pelos quais valem todas as armas. Então, quem está pensando em conciliar esqueça. Nesses assuntos o império sabe que as forças que estão no governo jamais lhe prestarão serviços como aqueles que espera da oposição.
Se o Azenha permitir, anexo comentário sobre o assunto, no Nassif :

"Outro dia o Nassif provocou sobre o tema "Pode o Brasil Parar de Crescer", ou coisa assim, mediante um post que repercutiu bastante, mas não o suficiente. Tenho até um artigo interessante que trata do assunto, esperando publicação. É assunto estratégico, que, fatalmente, o Governo Dilma terá de tratar.

"POIS BEM, este assunto da Banda larga, do custo e da universalização da Internet no Brasil, e paralelamente outros itens ligados à midia de massa, como esse das rádios e meios comunitários, e a regulação coibindo a monopolização da midia, incentivando a concorrência, regulando os aspectos penais e civis das responsabilidades dos agentes da midia, o direito de resposta e outros meios de defesa de caluniados, e outros atingidos ilegalmene, bem como a obrigação de colaborar na educação e na cultura, e, também, em emergências nacionais ou locais, tudo isso deverá ser enfrentado. Será tarefa de HERCULES, por isso está lá o Bernardo, escolhido e dedo, em substituição ao ex-ministro, notoriamente chegado à Globo.Também se trata de assunto estratégico, poderá deixar o brasileiro com real possibilidade de adquirir e elaborar cultura, ou poderá torna-lo, em massa, um anão intelectual, sem a menor noção do contexto intrernacional e da história, e nem dos seus proprios interesses, presa de aventureiros de todo o tipo, e da mais deslavada propaganda de qualquer coisa que o Deus Mercado entender lucrativa, sem defesa e sem imunidades. É disto que se trata, não é de superficialidades.

"Aos entendidos a palavra, afora as generalidades acima, nada mais tenho a dizer.

"Mas, se o governo Dilma, partindo de um patamar razoavel, deixado pelo Lula, quiser, realmenrte avançar o possivel, dentro do marco de suas alianças, deverá tomar a decisão de definir estratégias em vários assuntos. "Devemos entender que quando um avanço é possivel, ele se torna necessário. Não realizado, transforma-se em retrocesso. No marco do capitalismo, e na conjuntura internacional, ainda há muito a fazer. Não sendo feito voltaremos ao papel de semi-colonia, sabe lá até quando.

"Se a Presidenta conseguir desatar quatro ou cinco nós, problemas, que nos afetam ha muito, e que agora podem ser resolvidos – SENDO ESSE O ÚNICO CAMINHO PARA QUALIFICÁ-LA COMO ESTADISTA -SE CONSEGUIR, ESTARÁ BOM – Temos esta esperança e esse desejo, e os brasileiros não faltarão à Presidenta.

Ebrantino"

Ebrantino

lucas

Tiririca erra voto em sua primeira votação na Câmara.
Ê, BRASIL!!! http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2011/0

Henderson Sousa

Por que o PT não pediu a regulação da mídia quando era da oposição? Só faço esta indagação.

Saudações democráticas.

    SILOÉ

    Bem que se tentou, mas o PSDB, o PFL da época, e o FHC sempre foram unha e carne com essa mídia corrupta, que pelo visto você adora, ou eu estou enganada?

    Luiz

    Não pediu, porque pensou que a MÍDIA FEDORENTA, fosse tratar o lula com o mesmo respeito que trataram o Fernandinho, só que o PT, quebrou a cara. Pois Fernandinho fez tudinho que a MÍDIA FEDORENTA, pedia. Um abraço.

SILOÉ

Ei!!! funcionariozinho do Dantas, pensa que nos ilude com esse vidiozinho barato? Do jeito que a vida do Protògenes foi vasculhada se tivesse algum podre, teria vindo à tona naquela ocasião em que ele rejeitou a propina do maior ladrão e corruptor desse país. E se o lance dele fosse dinheiro, não seria mais fácil se passar pro lado do seu patrão? Vai se catar!!!
A propósito, quanto ele está te pagando?

ZePovinho

O pai do Protógenes era alto oficial da Marinha do Brasil.Vejam que,para a direita aloprada,você não pode questionar a bandidagem financeira e ter bens para sobreviver.Tem que ser um São João Batista e viver comendo cocô de passarinho no deserto.
Você não pode ser comunista e viver no capitalismo(mesmo sem ter podido escolher).Já pensou quando a burguesia vivia na beira ds castelos medievais,comerciando e sonhando com o capitalismo??Será que poderíamos acusá-los de serem capitalistas e,mesmo assim,viverem no feudalismo???É muita empulhação!!!
http://hariprado.wordpress.com/2011/02/15/desmasc

Desmascarado delegado comunista milionário

[youtube 5H1g99kjnUo http://www.youtube.com/watch?v=5H1g99kjnUo youtube]

Vejam só, amados irmãos, a hipocrisia do agente comunista, brilhantemente desmascarado pelo nosso colunista eletrônico de primeira linha, Daniel Fraga, observem que ele, assim como todos os comunistas, só quer se apossar da riqueza dos homens bons, e para isso usa do bolchevismo para insuflar as massas contra os senhores das minas e das fornalhas. Esse tal de Protógenes, que teve a ousadia de prender o maior dos homens de bem da nação, nada mais é do que é um espertalhão fingido e só merece o nosso desprezo. Onde já se viu um comunista fazendo bom uso do sistema capitalista? É o fim da picada!

    ZePovinho

    Esse vídeo foi colocado para todo mundo saber quem é esse cara.Daniel Fraga tem algo a ver com Armínio Fraga?????????????

    Will

    Hahaha…o Daniel se encaixa bem na categoria da direita aloprada! Acho que a única coisa em que concordamos é que ambos somos ateus. E mesmo nesse sentido…ele é um péssimo exemplo de ateu.
    Veja os outros vídeos deles. Prometo algumas risadas. Juro que esse indivíduo achou boa a idéia de "Pagar drogados para serem esterilizados".
    Apesar de tudo isso, ele as vezes (ênfase em as vezes) faz denúncias válidas.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    O que acho terrivel e ficar dando atencao para este babaca.Ja tive oportunidade de assistir as besteiras dele.Ate falar mal do Jose Alencar ele falou.Deve ser encaminhado a insignificancia

Maria Lucia

Uma excelente matéria: http://www.vermelho.org.br/es/noticia.php?id_noti
Por outro lado, em: http://www.jornalistasam.com.br/index.php/noticia
podemos ver que a luta pela democratização da comunicação está empolgando.
De reunião, realizada no último dia 7 de fevereiro, saiu um alentado documento com propostas bem objetivas e válidas para a luta que teremos que travar. http://www.bloguedosouza.com/2011/02/movimento-pe
Mãos à obra!
Vamos lá , Amigos, vamos construir vitória em vez de ficarmos de braços cruzados, chorando pitangas!

Pedro Cruz

Criticarem o LUla, a Dilma e o Ministro Paulo Bernardo!!! Vão à merda esses leitores da veja que estão invadindo este blog. Se estes babacas não estão mal intensionados, nunca ouviram falar em correlação de fôrças. Querem ganhar todas as lutas sem sair de tras da telinha, vão à merda seus babacas, seus bananas. Agora aos verdadeiros democratas, vamos à luta para construirmos uma correlação de fôrças favoravel às grandes mudanças: ley dos médios, reforma agraria e outras. Nada caíra do céu!!! Tudo tera que ser conquistado!!! A tarefa deste Governo Popular é estar ao lado das batalhas!! Aos democratas cabe a tarefa de construir os movimentos!!! Paremos de chorar e de resposabilizar Lulas e Dilmas!!! Esta tarefa é de todos nós. À LUTA DEMOCRATAS!!!!

    Aline

    Bravo Pedro!
    Esse povo parece ser pau mandado da oposição!
    Por dá cá aquela palha ficam nervosinhos e começam a pedir cabeça de Ministro ou Ministra.
    Estão pensando que nos enganam?
    Nós, no movimento universitário, estamos unidos e coesos com nossa Presidenta e contando com o Lula e o povo trabalhador.
    Tá facinho identificar os inimigos do povo brasileiro. É esse povinho aflito que fica querendo moleza, desgastando a Presidenta, como faziam com o Lula, depois de impunemente pertencerem à classe social que matou índios e escravizou negros, mulatos e brancos pobres, por mais de cinco séculos.
    A batata deles está assando, por isso o nervosismo.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Fico muito triste que os universitarios estejam "unidos e coesos" com Dilma(que frase de triste memoria , minha cara).Os estudantes devem estar irmanados nos avancos sociais e democraticos do pais, e nao "unidos e coesos" com Dilma.O governo Dilma e um meio para chegar a um fim.Nao um fim em si mesmo.Pelo menos isto me fez votar nela.

    Aline

    Ai do povo que não apoia seus verdadeiros líderes! Morre na praia.
    Onde vc viu revolução social, construção de uma via para o socialismo, sem uma liderança com o povo unido e coeso dando-lhe apoio?
    Só quem não quer chegar a lugar nenhum, e no fundo quer é manter o status quo, é que fica desgastando e desgastando nossa Presidenta Dilma Rousseff e o nosso Comandante Lula.
    É com eles que nós vamos. São os nossos piguaras. Neles confiamos.
    De triste memória são a traição e o engodo, a desunião e o individualismo. A opressão e a ditadura.
    Venceremos!

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Isto tem um nome:culto a personalidade.Nao e isso que constroi um pais melhor.O que constroi um pais melhor e o apoio a projetos populares e democratico , nao a pessoas.E pode negativar a vontade, devem ser os seus amiguinhos "unidos e coesos"..

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Opa, agora e assim, alguem fala alguma coisa contra o governo, ja e "tucano" "leitor de Veja", "mal intencionado".E assim que nascem as ditaduras.Se for para levar este seu ridiculo post a serio, nem criticar o PIG deveriamos, nem os governos tucanos.Afinal ao inves de criticar FHCs E Serras, deveriamos e ir atras das "batalhas".O governo aumenta os juros, corta gastos sociais, o Paulo Bernardo faz o maior enrolation com a questao da regulacao da midia e o cara ainda acha que o governo, da forma como esta e"POPULAR".Ate agora, qual foi a matiz "Popular " deste governo.Alias, o seu linguajar e bem "democratico".Gostei do "respeito" ao debate e as opinioes alheias. .Um troller do Serra nao faria melhorAlias, este a "A LUTA DEMOCRATAS" e porque voce e do DEM?

SILOÉ

Eles só estão esperando a banda larga sair, se não: abaixo assinados neles.

Digger

Ley de Medios já!!!
Chega desse oligopólio cartelizado do PIG!

    Jairo_Beraldo

    Pelo que deu a entender, mais forte que o PIG, é o SDC – Sistema Dantas de Comunicação.

Messias Macedo

Ley dos Medos – em especial, da Rede Globo!…

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

ajuste desprezível: … teremos a Ley dos Medos em vez da Ley de Medyos!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Messias Macedo

… Não canso de reiterar: sob os auspícios do financista moderado Paulo Bernardo, teremos a Ley dos Medos em vez da Ley dos Medios!…
… Lembrar que o ex-ministro do Planejamento foi alçado ao Ministério das Comunicações na cota do compadrio!…

República de 'Nois' Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Neri Sferato

A regulação da mídia, quer dizer da constituição, é uma tartaruga grávida andando feito carangueijo. O cidadão Cão está enfronhado nos lençõis da republica, não importa o matiz; o governo é o de menos; o poder é que importa e pelo jeito esse está longe de lhe ser tirado. Vamos politizar a questão; a presidenta se encastela e não vê a cara da rua ficando sisuda pro seu lado; Lula tinha lábia e sabia "pedir tempo" aos apressados; sabia cozinhar em banho maria o que pediam pra ser cozinhado em micro-ondas. Logo logo o PIG volta ao poder nos braços do tecnicismo dilmista. Tomara que nos enganemos!!!

ZePovinho

Quem diria!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!A extrema direita(Grupo Guararapes,de Fortaleza incluído) tinha uma TETINHA na Fundação Habitacional do Exército!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/exercito

Exército deixa de anunciar em publicação de ultradireita
Enviado por luisnassif, qua, 16/02/2011 – 14:51

Da CartaCapital

O caso da ficha falsa de Dilma – Parte 2, A revanche!

Blog do Lucas 16 de fevereiro de 2011 às 9:31h

Exército deixa de anunciar em publicação de ultradireita feita por militares da reserva. Do Blog do Lucas Figueiredo

Saiu no excelente blog do excelente Lucas Figueiredo (lfigueiredo.wordpress.com):

No governo Dilma, a agenda militar continua fervendo.

Hoje, os repórteres Rodrigo Vizeu e Raphael Veleda, da Folha.com, informam que o Exército anunciou o fim da publicação de anúncios da Fundação Habitacional do Exército (FHE) noJornal Inconfidência. O significado disso é o seguinte: a Força Terrestre não mais apoiará financeiramente um panfleto de extrema direita, controlado por militares da reserva, cuja “missão” é combater a esquerda (ou, no caso do PT, um partido que um dia já foi de esquerda).

Editado em Belo Horizonte, o Jornal Inconfidência é a voz do Grupo Inconfidência, um “grupo cívico”, como ele se autodenomina, “que luta contra o comunismo e a corrupção” e a favor do “fortalecimento das Forças Armadas”. São militares da reserva, associados a civis, que utilizam variados meios para fazer proselitismo contra a esquerda. Ao lado do Grupo Guararapes, do Ceará, o Grupo Inconfidência é o mais importante canal de expressão dos militares de extrema direita (da ativa, veladamente, e da reserva, escancaradamente).

Em seu site, o Inconfidência se posiciona como um grupo de enfrentamento ao governo e articulado com as Forças Armadas. Por meio de seu jornal mensal, comandado pelo coronel da reserva Carlos Claudio Miguez, o grupo mira principalmente o PT e o governo petista, que seriam, para o Inconfidência, a volta da febre comunista varrida pela “Revolução de 1964”. O jornal não se restringe a criticar. Parte para a agressão e para o esculacho – a presidente Dilma, por exemplo, é constantemente chamada de Dilmocréia e Dilmente nos artigos e charges do jornal.

A Fundação Habitacional do Exército publicava anúncios no Jornal Inconfidência há cerca de uma década. O valor das peças era modesto, algo em torno de R$ 2 mil. Mas para o jornal era significativo, já que seu editor pena todo mês para levantar os cerca de R$ 10 mil que pagam os custos………………………………………………..

Klaus

Antevejo milhões nas ruas, punhos serrados, exigindo a regulação da mídia.

    Jairo_Beraldo

    Klaus, Klaus….nesta eu concordo com voce…são um bando de frouxos, desde lá de cima até cá embaixo!

    ZePovinho

    O Klaus gosta mais é dos punhos cerrados,Jairo….

    Jairo_Beraldo

    ZePovinho,
    CERRADO, é o bioma da minha região, natureza, coisa bela e produtiva. SERRADO, vem de COISO DERROTADO. Por isso o velho Klaus de guerra quer punhos SERRADOS, pois antevenho, são uns frouxos desde o presidente (sic) Guerra até o chulé do embaixador (sic) Celso Laffer, passando pelo FHC, Padim, Aecin, Xuxuzin, Conin Perigo dentre outras trouxas, que nem malas são mais.

    Ramiro

    Oxalá a sua antevisão se torne realidade!
    Porque é assim que se obtêm as vitórias populares em todos os países do mundo.
    Votar só não resolve nada. Há que lutar sempre, pacifica e democraticamente, de preferência.

Marcelo Fraga

Quem tem dinheiro e poder não precisa fazer pressão para fazer acontecer o que quiser.
Nós, no entanto, para fazermos com que se regule uma medida PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO, precisamos fazer pressão!!!

Ruralista diz não pra reforma agrária: claro senhor, como quiser.
Nós pedimos apenas a regulação da mídia: terão que fazer pressão, senão o negócio na sai.

É fogo viu.

    Maria Lucia

    Mas ou é assim , ou simplesmente não é!

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Vai aqui uma dica de quem conhece Paulo Bernardo, nao de discurso, mas de atuacao concreta:NAO ESPEREM NADA DESTE CARA!Ele ADORA e posar de "bonitinho" no JN!

ricardo silveira

Esse governo, depois de ganhar a eleição a despeito do PIG, está esperando a tal da correlação de forças ser favorável? O ministro está com medo de perder e manchar a biografia? Que biografia? Pior será ter a tal biografia marcada pela covardia. Que prudência fora de lugar é essa? Deixa de conversa mole. Lula começou a tirar esse país da tutela da elite fascista e Dilma tem que continuar. O povo brasileiro tem o direito de falar por ele e não o PIG falar por ele. O PIG reúne um monte de parasitas, cujos únicos interesses válidos são os seus. Isso ficou muito claro durante os oito anos de Lula e já está claríssimo neste início de governo Dilma. Se a economia entrar em parafuso este governo cai. Como cairia o Lula, cuja popularidade seria desfeita em seis meses de desemprego brabo. Não tenham dúvida. Por isso é preciso politizar a opinião pública, mas, sem mídia livre, isso não existe.

Fábio

Resumindo, o projeto vai ser sutilmente engavetado até o próximo golpe midiático.

dukrai

O PNBL dá Vox Populi e agrada a todo mundo, até as operadoras. Já a regulação da mídia é assunto distante do povo, "naturalizado" pela hegemonia da gLobo, que junto com a faia de sp, abEstado e inVeja, mal e porcamente amplificam despudoramente os interesses de uma fração da elite ligada às oito famiglias da mídia. Se não for uma política de governo e empurrar goela abaixo do congresso, tem poucas chances de seguir o rito burocrático do legislativo para aprovação. Temos que trocar em miúdos até pra gente mesmo, esse trein de regulação da mídia é ruim até de nome.

Jorge Stolfi

"[a proposta de lei dos meios] está sendo examinada em conjunto com outros órgãos, como a Secom e Ministério da Cultura"

(1) No contexto das comunicações do país, a Secom é apenas um minúsculo usuário, e sua função não tem nada a ver com direitos e benefícios dos cidadãos, nem com regulação de concessões. Porque ela está metendo o bico nesse assunto?

(2) "Ministério da Cultura" significa a Ministra Ana de Hollanda, que não distingue cultura de entretenimento, só pensa em cobrança de royalties, e defende o ECAD apersar de admitir que não entende muito bem o que ele é e como funciona. http://www.culturaemercado.com.br/opiniao/pontos-

Ou seja, o projeto é cachorro morto e foi devidamente enterrado num cantinho do quintal.

    Aline

    Quem morreu e está enterrado no fundo do quintal é o sonho da direita e do seu penduricalho, o PIG, de impedir a triunfal vitória da nossa lei de meios.
    Claro que a luta vai ser ferrenha. Mas e daí? Se não fosse difícil não seria para o nosso povo lutador.
    O projeto está adiantado, vivinho da silva e vai seguir em frente com a força do povo!
    Quanto à Ministra Ana de Hollanda , essa sim, sabe o que é cultura. Não confunde cultura brasileira com meras tecnologias, com teorias de vendedores de ilusões. É discípula da visão de cultura de um Darcy Ribeiro.
    Vê o Brasil a partir do seu povo e de suas raízes históricas. Tem uma biografia e um passado de lutas e de realizações na área cultural.
    E a MInistra Helena Chagas, da SECOM, é competente jornalista, com muita quilometragem. Ou seja é do ramo, da área de Comunicação. Como não deve participar ?
    Só porque lhe desagrada vc resolve minimizar a importância da SECOM e o saber das Ministras ? Acho que sua visão sobre a SECOM está equivocada; e que as Ministras são ex-ce-len-tes!
    Ainda bem que a Presidenta da República não pensa como vc.

Marco Túlio

Tudo que não contrariar o intere$$e dos parlamentares donos de redes de TV, jornais e rádios será aprovado; o resto não. Não com esse congresso que reelegemos.

Tem pouco a ver com a questão central, já que regulação em discussão é muito mais dirigida ao sistema que ao conteúdo, mas observem que notícia interessante, especialmente a tal "auto-censura" :
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,censu

Bom dia a todos.

Antonio Silva

Que ele fique ciente de uma coisa :
Mesmo sem a ley dos medios, a partir de 2014 o PIGão não o perdoará ( e nem aos demais bananas do Governo Dilma ) .
Que ele se prepare que com a derrocada do Lulopetismo, e o devido emPOÇAmento do Gilmar Dantas Mendes como ministro da justiça de um governo tucano, e o Marcelo Itagiba na PF, o PIGão (Óia, Grobo etc…) "armarão" uma arapuca que destinarão os gelatinosos PTistas às penitenciárias federais .

    Scan

    À direitalha resta sonhar com 2014 quando, mais uma vez, levará uma tunda.

edu marcondes

Eu entendo que a primeira e essencial pressão social foi feita quando elegemos Dilma e lhe demos maioria no Congresso. Pelo jeito não basta. Democracia Liberal é f…!!!

    Ramiro

    Mais é claro que não basta!
    Elegemos mal a Dilma: ela deveria ter tido pelo menos uns 70-80% de votos. Elegemos um Congresso ideologicamente fraco. O Judiciário é o que se sabe. E até sabemos as causas dessa tragédia.
    Agora, é correr atrás. Apoiar a nossa Presidenta, ombrear e chegar junto. Vamos ter muito tempo para descansar no túmulo, como diz minha avó.
    Como é que os outros povos da América Latina estão conseguindo os avanços? Lutando, se organizando em movimentos e partidos fortes, construindo uma imprensa alternativa, indo para as ruas se manifestar.
    Sigamos os bons exemplos, se queremos ter os mesmos resultados.

Julio Silveira

Cada vez mais vejo representantes populares, covardes, se escondendo atrás de dificuldades institucionais, criadas secularmente pelos que perderam o poder ( ou pelo menos que o povo acreditou ter retirado do poder pelo voto) para obstacularizar, o que significa negar-se, a fazer as mudanças que este País precisa. Não posso falar em nome de todos, mas estou cansado de ver perpetuar no poder grupos que representam a mesma coisa. Que agem dissimulando divergencias de interesse naquela visão do dividir para conquistar. A maioria do povo, obviamente e justamente, defende uma democracia em que se vejam inseridos na participação e nos resultados advindos do crescimento da Nação, tanto economicamente quanto em conteudo civico. Portanto não venham com enroleixon, ninguem quer mais ser bobo, de quem quer que seja. Lei de médios já, votei na Dilma para isso.

Roberto Locatelli

Parabéns aos Governos Lula e Dilma que enfrentaram as poderosas provedoras de banda larga.

Nota zero aos Governos Lula e Dilma que NÃO enfrentaram (até agora) a Globo e o PIG na questão da Lei Geral das Comunicações.

    Ramiro

    Chama o Super-Homem!
    Quem na verdade detem o poder no Brasil? O poder econômico.
    Lutar contra ele é tarefa para todo um povo unido, coeso e com objetivos bem claros. E apoiando e prestigiando de fato as suas verdadeiras lideranças, sem vacilar ou remar contra o processo social, como o entendia Leonel Brizola.
    Basta ler a nossa Constituição Federal , que já era fraca e ainda foi profundamente alterada para pior pelo FHC, para compreender quais são os reais poderes de um Presidente da República.
    Quem na verdade merece nota 0?

Externo

Vitória do PIG??? Não acredito…. porrra Dilma ta na hora de dá uma sacudida nisso… abre a boca pra dizer alguma coisa… ta igual uma mosca morta pow… nosso querido Lula já está fazendo falta!!!! Bons tempos…

    Maria Lucia

    Vc é troll ou só parece?

betinho2

Está certo o ministro Paulo Bernardo em citar que não é simples de resolver. E uma das premissas é justamente a continuidade da pressão que surgiu nos blogs progressistas, que redundou na criação do "Barão de Itararé".
Ao colocar nesse patamar está, nas entrelinhas nos chamando a todos para continuar a "fervura na panela de pressão", pois não poderia ser ostensivo e fazer um chamamento explícito.
"Para bom entendedor, pingo é letra".
Façamos nossa parte, fogo na cambuca.
E vamo que vamo.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    ELE precisa explicitar a posicao dele, de governo.Nao e so ficar "esperando a correlacao de forcas" ora, o governo e uma forca e foi eleito tambem para isto.Isto e golpe deste Paulo Bernardo, uma cara que ta mais para tucano do que PT, igual ao Palocci.

    betinho2

    Ok, convoca ali o "Arranca Toco Fubetol Clube" e desafia O Santos ou outro time do nível. Mas não só promova, também aposte todas as "fichas" no "Arranca Toco".
    Correlação de forças passa também por nós, cidadãos, pelos blogs progressistas, que bravamente nos mobilizaram. Os movimentos organizados, como o Centro Barão de Itararé está fazendo sua parte, comentários como o seu não ajuda em nada. Cobremos sem desmerecer ou detratar o ou os Ministros, pelo menos nesse primeiro momento.
    Time sem torcida organizada não sai da "várzea".
    Quanto a parecer tucano, desnecessário eu opinar, não é mesmo?..rsrs

    Aline

    Betinho, você falou tudo!
    O Lula jogou todo o seu nome e prestígio para eleger a excelente candidata que era a Dilma. Fez isso porque do outro lado estava o poderosíssimo Partido da Imprensa Golpista, a poderosíssima oligarquia nacional, as poderosíssimas forças das transnacionais com "interesses em nosso país".
    A classe média – muitos dos que ascenderam no Governo Lula – vacilaram, ouviram os cantos de sereia dos movimentos verdes( ma non troppo), dos movimentos de fetichização de meras tecnologias. A sórdida campanha dirigida pelo conselheiro eleitoral indiano do Serra, com o apoio de "religosos" e de todo o PIG, roubou pelo menos uns 15% de votos da candidata Dilma Rousseff.
    Quem elegeu Dilma? Basicamente, o povo trabalhador.
    O vacilo das demais classes sociais foi geral. A nossa Presidenta deveria ter ganho com 80% dos votos. Porque merecia, face à sua história de vida e à sua competência e ética comprovadas.
    Se isso tivesse acontecido, hoje ela teria uma grande força. Não aconteceu. Então temos que nos organizar , acumular forças e exigir os avanços que queremos.
    Para pressionar quem? O Congresso, o Judiciário, a parte da opinião pública que se omite ou vacila. E acuar os inimigos do progresso social.
    Esses que ficam só exigindo demissão de ministros,deveriam colocar a mão na consciência e verificar que estão fazendo o jogo das forças conservadoras e simplesmente tentando desgastar e desconstruir o Governo Dilma Rousseff.
    Mas Lula e o povo trabalhador mais uma vez serão as molas do avanço. Eles serão os grandes apoiadores do atual Governo.Quem tomar juízo que siga atrás. Ou então têm destino certo: a lata de lixo da História.

    P A U L O

    VERDE é a cor da DIREITA, desde os tempos do PLÍNIO SALGADO com os seus CAMISAS VERDES.

    Ramiro

    Grande Betinho!
    "Time sem torcida organizada não sai da várzea! "
    Tem gente querendo desorganizar a torcida, né não?
    Mas a torcida é e será fiel: é Lula e Dilma no comando político da Nação e não tem mas que mas.
    E vamo que vamo!

    Paulo Silva

    Concordo inteiramente com vc, Betinho..
    Se a população não comprender que a ela cabe se organizar para lutar pela democratização dos meios de comunicação, de modo que se evite monopólios e oligopólios, o Governo, que não é necessariamente uma força política envolvida nessa correlação de forças mas resultado dessa correlação, nada poderá fazer.
    Basta olhar a composição do Congresso, onde a mídia tem vários representantes e lobistas eleitos.
    Eleitos com o voto do povo. Um povo que começa a olhar para os hermanos de Nuestra América e da África e ver que sem luta e sem organização popular nada se consegue.
    E vamos que vamos!

    betinho2

    Paulo
    Estás coberto de razão. Se em 64 tivessem ido para a rua 2 milhões de pessoas, a exemplo do Egito, e não só aqueles poucos bravos que foram massacrados pelos brucutus do "Exército" (entre aspas porque deshonraram sua missão constitucional), a ditadura não teria chegado onde chegou.

    Maria Lucia

    É isso aí! Façamos a nossa parte!
    Vamos lembrar que, na Argentina, por exemplo, foram os trabalhadores, os estudantes, as Madres y Abuelas de Plaza de Mayo, os jornalistas e o povo em geral que EXIGIRAM uma Ley de Medios.
    Há três anos assisti na venezuelana Telesurtv, um programa de entrevista com um grupo de jornalistas argentinos, que relatava os resultados de uma pesquisa realizada, através do sindicato, quando identificaram os vínculos entre a mídia e as grandes empresas, sendo que, em alguns casos, essas empresas eram na verdade as proprietárias da mídia. Os resultados dessa pesquisa foram muito importantes para a luta que depois se travou.
    Se queremos uma lei similar , é bom pensar em como obtê-la. Do céu não vai cair.
    É desligar o BBB, o Faustão etcetcetc e cair na luta!

LULA VESCOVI

Para não aumentar o mínimo como querem as centrais,não precisa pressão.Para pagar juros altíssimos aos rentistas,não precisa pressão.Para não fazer reforma agrária,não precisa pressão.Enfim,as elites conseguem o que querem sem pressão.Esse é o governo de "esquerda" que temos,com medo de tudo que possa desgostar os privilegiados de sempre.

    Aline

    Nós não temos um governo de esquerda. Temos sim , pela primeira vez na vida uma Presidenta que afirma com todas as letras que é socialista e que tem uma biografia que confirma essa posição filosófica pessoal dela.
    Olha a composição de classe do Congresso: segundo pesquisa nas declarações de renda, só DOIS ( 2) dentre os congressistas poderiam ser considerados de classe média baixa.
    O povo foi envenenado sempre sobre o que seja socialismo. Educação política nenhum partido faz.
    Portanto, é Lula e Dilma contra o poder econômico, sem apoio real maciço nem do Legislativo nem do Judiciário.
    Só se conta mesmo é com a força do povo trabalhador, como dizia o Brizola.
    Mas, vamos que vamos!

    Maria Lucia

    Certíssimo, Aline!
    Esse é um governo de coalizão. Uma coalizão que se fez necessária para que se pudesse avançar um pouco mais. É preciso ter clareza disso, quando analisamos as ações governamentais.
    O fato da Presidenta ser um excelente quadro político de esquerda, que possui grande experiência e competência na área administrativa, não torna o governo de esquerda. O governo é da e de coalizão.
    Foi o possível. Política é a arte do possível, não é mesmo?
    Tivéssemos movimentos políticos fortes, como o MAS na Bolívia, o Revolução Cidadã do Equador ou um partido vibrante e preocupado com a verdadeira educação política como o Partido Socialista Unido da Venezuela e os avanços sociais e econômicos nesse governo da Presidenta Dilma Rousseff se dariam mais rapidamente.
    Mas por aproximações sucessivas, com muita luta popular, organização e determinação chegaremos lá!

Beto Lima

A Dilma tem que ficar de olho neste senhor, senão esta regulamentação vai beneficiar "os mesmos!"

ZePovinho

Sinto o cheiro do Fumus Boni Juris.Preto Velho ZePovinho confia no ministro.

[youtube E02uIUNAc5Y http://www.youtube.com/watch?v=E02uIUNAc5Y youtube]

Marciliosp

ou seja adeus projeto de lei de comunicações!
http://sujoseempoeirados.blogspot.com

Deixe seu comentário

Leia também