Papa e Lula trocam cartas: “O bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira”; leia a íntegra

Tempo de leitura: 2 min

Papa envia carta a Lula: “No fim a verdade vencerá a mentira”

Instituto Lula

O Papa Francisco enviou uma carta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso político desde abril de 2018.
No texto, o Pontífice manifesta solidariedade a Lula por suas recentes perdas, pede que o ex-presidente não desanime e siga confiando em Deus.

Francisco lembra ainda a morte e a ressurreição de Jesus Cristo e ressalta que, ao final, “o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira e a Salvação vencerá a condenação”.

Essa é a segunda vez que o Papa se comunica com o ex-presidente desde que Lula foi preso injustamente em Curitiba. Em 2018, o Pontífice enviou um rosário abençoado e uma mensagem de paz escrita na versão italiana do livro “A Verdade Vencerá”, de Lula.

No início de abril, o ex-presidente escreveu ao Pontífice e agradeceu o apoio de Francisco em pró da justiça e dos direitos dos mais pobres.

Leia a íntegra das mensagens:

 

 

 


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Rubens Santos

Tenho umas coisas para esclarecer, 1- Porque quando o Jair Bolsonaro, sofreu uma tentativa de assassinato não houve nenhuma manifestação de nenhum tipo do Pontífice, sendo que Bolsonaro se declarou católico. 2 -Lula é um POLÍTICO PRESO; não um PRESO POLÍTICO, um LADRÃO, CORRUPTO, SAFADO, CANALHA, PATIFE, PILANTRA que ROUBOU E ASSALTOU O BRASIL, sendo sua ficha bastante extensa; são mais de 400 páginas contendo provas cabais de que Lula, cometeu; tráfico de influência, caixa 2, improbidade administrativa, lavagem de dinheiro, extorsão; entres outras acusações, na qual ele foi condenado em 4 processo de 6 em andamento e com outros processos em formação, recorreu a todas as instâncias possíveis e nunca conseguiu provar sua inocência como diz. 3 – Porque será que Lula em sua carta para o Pontifice, esqueceu de mensionar sua própria mulher Marisa, morta supostamente por um AVC, antes de se tornar depoente no caso do Sitio de Atibaia? Fica a pergunta!

Rubens Santos

Tenho umas coisas para esclarecer, 1- Porque quando o Jair Bolsonaro, sofreu uma tentativa de assassinato não houve nenhuma manifestação de nenhum tipo do Pontífice, sendo que Bolsonaro se declarou católico. 2 -Lula é um POLÍTICO PRESO; não um PRESO POLÍTICO, um LADRÃO, CORRUPTO, SAFADO, CANALHA, PATIFE, PILANTRA que ROUBOU E ASSALTOU O BRASIL, sendo sua ficha bastante extensa; são mais de 400 páginas contendo provas cabais de que Lula, cometeu; tráfico de influência, caixa 2, improbidade administrativa, lavagem de dinheiro, extorsão; entres outras acusações, na qual ele foi condenado em 4 processo de 6 em andamento e com outros processos em formação, recorreu a todas as instâncias possíveis e nunca conseguiu provar sua inocência como diz. 3 – Porque será que Lula esqueceu em sua carta de mensionar sua mulher Marisa, morta supostamente por um AVC, antes de se tornar depoente no caso do Sitio de Atibaia? Fica a pergunta!

lulipe

O lula tá preso, Papa.

Zé Maria

https://controle.nocaute.blog.br/wp-content/uploads/2019/05/lulapapa01-724×1024.jpg

A Jurista Carol Proner, Professora da UFRJ e membro da ADJD,
que faz parte de um grupo de estudos no Vaticano,
teve acesso à correspondência do Papa a Lula e afirmou
que a Carta “trata-se de um documento histórico, que registra,
de modo humano e diplomático, um fenômeno de época:
o uso do Direito para fins políticos”.

íntegra da Análise da Jurista: https://t.co/EHvmAwY3ua

“O Papa Francisco respondeu à carta enviada por Lula por meio de um texto formal, porém afetuoso, sentido e bastante informado da situação de injustiça que perdura no Brasil.
O texto é pleno de mensagens importantes e denota o apreço do Pontífice pelo líder político, entendendo a política como forma eminente de caridade quando implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas.
Mesmo a mensagem pascal tem um sentido amável de conforto e alento, sem deixar de pontuar a injustiça:
‘(…) o bem vencerá o mal, a verdade vencerá a mentira, a Salvação vencerá a condenação’.
O Papa Francisco tem enfrentado importantes embates dentro e fora da igreja e, como poucos, tem tido a coragem de denunciar os verdadeiros nós da sociedade capitalista que impedem a realização da justiça social.
Ao fim da missiva, compartilhando o sentimento de dor pelas perdas no suplício do cárcere e cúmplice da difícil jornada que ambos têm pela frente, o Papa pede a Lula que também reze por ele.
Trata-se de um documento histórico, que registra, de modo humano e diplomático, um fenômeno de época: o uso do direito para fins políticos”.

https://twitter.com/carolproner/status/1133688312584130562
https://www.facebook.com/100003058027104/posts/2005365739575341/

Zé Maria

Só por curiosidade:

– Quantas Cartas o Papa enviou para o “Católico” Jair ‘Messias’ Bolsonaro?

Heitor

Meu comentário não é sobre a matéria mas sobre a demissão do Villa pela Joven Pan.
Uma gritaria só, mas ninguém se lembra de quando Heródoto Barbeiro foi demitido da Cultura após perguntar sobre metrô a José Serra.

Deixe seu comentário

Leia também