A propaganda da Bombril que “ofende” os homens

Tempo de leitura: < 1 min

“Mulheres evoluídas” ofendem homens

por Claudia Penteado, no Consumo e Propaganda, sugestão do leitor Klaus Larsen

A campanha da Bombril “Mulheres Evoluídas”, em que um grupo de comediantes mulheres cometem uma série de indelicadezas em relação aos homens como, por exemplo, recomendar adestrá-los, chegou ao Conar – por protesto de homens ofendidos. No entanto, a representação Nº 058/11 não deu resultados. Foi arquivada por unanimidade. Desde que entrou no ar, a campanha vem gerando uma série de reclamações, principalmente por parte do público masculino. Na nota publicada nesta coluna na ocasião do seu lançamento, há uma profusão de comentários negativos em relação à estratégia mencionando, inclusive, boicotes a produtos.

Há algumas semanas, depois de outras reclamações semelhantes junto ao Conar (que também não surtiram efeito), a Bombril soltou o seguinte comunicado:

“A Bombril não tem a intenção de tirar a campanha do ar. O bom humor e a irreverência, que historicamente fizeram parte das campanhas da Bombril e que contribuíram para que ela fosse considerada a Marca do Século, também estão presentes em “Mulheres evoluídas”, mas com uma roupagem diferente. Como a Bombril reconhece a mulher em todos os seus papéis, desenvolve uma série de ações para valorizá-la.

Desta vez, colocou-as como protagonistas da história, valorizando estas que foram as responsáveis pela evolução da empresa. Em nenhum momento a intenção foi ofender os homens. O Conar não acolheu os argumentos feitos contra a campanha da Bombril e dados colhidos pela empresa através do canal SAC apontam aprovação, principalmente do público feminino, alvo da campanha.”


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ivete

Nao tenho culpa que o seus marido e divo divagar pois o meu nao e , nao compro protudo bombril porque quem paga e ele e sabe muito bem o que e bom
se nao tem competencia para fazer um comercial descente nao faça.

Carlos

Na Minha Casa Quem Paga as contas sou eu, Portanto Produto desta Marca Não Entra na minha casa, desde o inicio do comercial da Bombril Esculhambando os homens… alias nem assisto, acho que a bombril esqueceu que na
maioria das casas quem paga as compras sao os homens!!!

Joe

Ótima!!!! """ Não gostou??? Compra Assolan;;;;;;

Marta

Em "Mulheres evoluídas"elas se apresentam com uma" roupagem diferente": elas usam terno. kkkk Muito divertido.
Quando a propaganda mostra mulheres semi nuas e apela para o lado erótico, nenhuma mulher se sente ofendida a ponto de de formalizarem uma reclamação. Mas agora, os machões …..Ora os machões….

JMP

Ofende aos homens?
Acredito ser mais ofensiva contra as próprias mulheres, com certeza.
Por nós, se é assim que querem… tanto faz.

Mário SF Alves

Conclusão: estamos todos cegos! Ou, dito de outra forma, discutimos, discutimos e nada. Sexismo, machocentrismo, feminismo, frustrações, psicanálise, politicamente (in)correto e nada. Melhor fez a … que se omitiu e foi ao âmago da questão: e viva o máfio-capitalismo e viva o direito de a TV – a concessão pública – vir a público e dizer o que bem entende! E viva a manipulação autoritária! E viva o anticontrato (distrato) social!

JotaCe

Caro Azenha,

Sorri de estourar com os comentários que ilustram a fagueira e hilariante estória da propaganda da palha de aço…Merchandise ou não, decidi não ficar de lado em discussão tão importante para a paz e felicidade geral. Assim, sugiro substituir a palha metálica, que não dura e não dá serviço por muito tempo, pela bucha que é uma trepadeira. Temos espécies brasileiras do gênero, mas a chamada bucha-de-metro, que é de origem oriental, parece estar agradando muito no Brasil…Abraços,

JotaCe

desinformacaonao

Gostos e jeitos a parte, ninguém falou nada sobre o verdadeiro tema da questão.

Você machão que está nervoso com a propaganda da Bombril, ajuda em casa? Lava a louça? Limpa o chão? Lava as roupas?

Acha que será menos machão se fizer isso? E se você machão morar sozinho? Vai virar "mulherzinha" se passar a fazer as tarefas da sua casa ou prefere viver num chiqueiro?

Fico cada vez mais impressionado com a futilidade das discuções… façamos assim, vamos mandar todas estas mulheres "evoluídas" para a Wellesley College(como retratada no filme O Sorriso de Monalisa) para que elas possam aprender uma ou duas coisas!…….NOT!

    Fabio

    Eu não faço quase nenhuma tarefa doméstica da minha casa.
    Farei.
    Pretendo dividir exatamente pela metade, com minha esposa, as tarefas da casa. Assim que ela tornar possível também que eu me alivie de ter que pagar exatamente a metade das despesas da família.
    Até lá, não.

leo

Açolan taí

leo

Por favor, parem de ver TV.
Simples assim.
Vão ganhar muito com isso.

Maria Luisa Franchi'

Propaganda e produto se merecem. Os dois são um lixo. Aliás, alguem pode me dizer quem compra"palha de aço" ? Lá no interior, usávamos na antena da TV. Diziam que melhorava a imagem. Moro sozinha desde 1977, sou neurótica com a limpeza e jamais adquiri tal produto. Pensei que se usasse em bares e restaurantes, mas o companheiro Carlos Lima,que postou um comentário 39 min atrás, disse que é proibido porque enferruja fácil e solta fragmentos de ferro que prejudica a saúde! Viu? Tal como a propaganda o produto é prejudicial à saúde. Abaixo os dois!

josé geraldo

Achei sensacional!!
Vão me dizer os homens que não fazem aquilo que elas dizem??
Muito boa a propaganda.
Nada melhor que alguém, principalmente as mulheres, nos apontem os nossos defeitos.
Mas admitir é outro negócio.

Valdeci Elias

Esse comercial da Bombril, foi feito pra as mulheres. Seu publico consumidor, é de maioria feminina. Quem deve ter entrado com uma representação no Conar, foi alguem da bombril. Pra aumentar o marketing encima de seus produtos. A prova disso, é o Vi o mundo, abrir espaço de graça pra bombril.

Carlos Lima

Olha essa porcaria de palha de aço é até proibido o uso em restaurante que lava muita louça, isso solta fragmentos de ferro as vezes enferrujado e que causa problemas sérios de saúde, imaginem se a propaganda é um lixo o produto também o é. usem outro tipo de bucha este troço pode da até tétano.

    Diogo

    Aviso ao colega, visivelmente um homem ofendido: há anos inventaram um artigo importante para auxiliar a pessoa que executa lavagem de louças. Chama-se luva de borracha!!!

    Dori Otoni

    Essa foi engraçada: Desde quando fragmentos de ferro causam problemas sérios de saúde? quais são esses problemas? tétano é causado por pela neurotoxina tetanospasmina que é produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani.

Francisco

Coitadinhos dos homens! Tantos séculos de opressão nas mãos dessas arbitrárias e opressoras mulheres..

Vitor

Não concordo em trocar uma dominação pela outra. Um reacionário diria para ficarmos onde estamos.

Álvaro Gomes

Acho que o povo brasileiro anda muito "sensível". Desculpe-me os apressadinhos de plantão que irão dizer provavelmente "você é louco", mas com certeza esse lance todo de "direitos" não deveria afetar o bom humor do comercial. Afinal, quando as mulheres apareciam nos Trapalhões em forma de "objeto sexual", ninguém foi lá no SAC da Globo pedir para tirar do ar o programa. Ora, vamos acabar com esta palhaçada: Homem inteligente é aquele que ri da sua própria ignorância, e inconformado com sua "burrice-generalizada-após-anos-de-álcool-futebol-sacanagem-traição-dentre-outros", tenta reverter o quadro através de soluções inteligentes e comedidas. Vá lá!! Mulher é bicho bão e deixem elas curtir este momento. Afinal, os Srs Truculentos-Instáveis-Inseguros-Sem-Senso-de-humor não deveriam se preocupar com uma coisa tão tola. Homens, inseguros sempre! Fala sério! E lembrem-se: ao sair para tomar um chopp com os "trutas", cuidado pois os "Ricardos" estão por ai para difundir A ATENÇÃO E CARINHO que falta em quase 80% dos casais atuais!

antonio

Acho que também deveria haver uma representação contra a Ypiranga, onde aparece uma mulher com doze homens ao mesmo tempo em casa, enquanto o marido está no Posto Ypiranga. Grotesca.

    Raul

    Ao contrário; DIVERTIDA!!!

    Leonardo Ribeiro

    Esqueça, seria mascarar o que é amplamente promovido: a promiscuidade e frivolidade das relações. (Evolua, meu chapa! – Algum pseudo-símio-evoluído há de escrever…)
    Ou reme contra à maré – e conte comigo!

    Feliz cada novo dia…

    @obrmarta

    Quando vi essa propaganda falei com meu marido que nós nunca pararíamos em um posto deste! Campanha grossa pra não dizer coisa pior… Quando vi o título nesta matéria logo veio a minha mente! quando entrei vi seu comentário e concordo plenamente!

Calebe

é preconceito do mesmo jeito. tem que sair do ar, sim

Arthur

Essa propaganda, em especial a da Marisa Orth, consegue a proeza de ser sexista para os dois lados. Além de esculhambar com a figura masculina reforça o esteriótipo de que lugar de mulhar é cuidando do lar.
Tudo de ruim!

    Dori Otoni

    entendeu tudo errado heim colega!

Marcia Lima

Gente, pra que tanto barulho? A mulher foi rotulada a vida inteira e ninguém nunca reclamou, pelo contrário, matamos um leão por dia até conquistarmos nosso espaço. A prova é tanta que hoje temos uma mulher no poder. Esses homens que se sentiram agredidos nunca lavaram um prato se quer. Eu achei muito criativa, e como diz um comentarista lá em cima, me senti mais agredida com a propaganda da sky, de um cara que tem uma Gisele em casa, chega vai direto pra frente da tv ver futebol e beber cerveja e nem liga pra coitada! O típico homem brasileiro, isso pode né? Me polpem de tanto mal humor!

Marcelo Zero

E se fosse o contrário? Uma propaganda mostrando um homem dando conselhos sobre como adestrar mulheres. O mundo viria abaixo. Não tenho dúvidas de que a propaganda seria retirada imediatamente do ar.

Fávia

A propaganda é, acima de tudo e antes de mais nada, burra. Para o publicitário que a concebeu, mulher manda na cozinha. É um feminismo do avesso, ou sei lá o que, tentaram falar sobre emancipação feminina, mas conseguiram dizer apenas que lugar de mulher é em casa dando bronca no marido, e esse por sua vez, fora de casa é "o cara".

Eduardo Guimarães

Afinal, a propaganda diz que temos, lá, acho que seis utilidades. A minha patroa diz que é menos…

Fátima Soares

A questão fundamental, do meu ponto de vista, é o fato de um comercial ser ofensivo à pessoa humana, não importa se homem ou mulher. Tratar o outro com desrespeito não deve ser admitido e muito menos alardeado. Por outro lado, as mulheres são coisificadas o tempo todo em comerciais, principalmente de cervejas, o que também deveria ser inadmissível. As pessoas não são coisas, ou animais irracionais.

    Mário SF Alves

    Perfeita a sua observação, Fátima. É por aí que se deve encaminhar o questionamento, e esse comercial da indústria bombrilesca é só mais um num mundo de drogas que nos proporcionam cotidianamente. Afinal, diriam alguns, assiste TV quem quer; o fato, porém, é que ninguém iria comprar TV e paga assinatura se não fosse para algo de fato útil, ou não? E isso sem dizer que para a maioria do povo brasileiro a televisão é entendida como instrumento de lazer. Daí fazer dela – de uma concessão pública – um instrumento de pura manipulação e constrangimento é que é dose pra elefante. Mas, até aí, sem novidades; quem teve a oportunidade de assistir ao The Corporation, deve saber disso.

    beattrice

    Perfeito e acrescentaria que ainda reforçam estereótipos nas crianças que acabam ficando "sem utilidade", aliás essa idéia de definir quantas "utilidades" tem um ser humano, homem ou mulher é indecente.

José

Ninguém ganha com isso. Esse viés sexista é ridículo. Reduz homens e mulheres a uma única dimensão e não ajuda a construir uma sociedade melhor. Considero a propaganda ofensiva.

Marcio

Não é o caso de indagar ao CONAR, se uma campanha idêntica, tendo os papéis de homens e mulheres invertidos, teria o mesmo julgamento?
Por exemplo: – Em casa sou eu sempre digo, escrava limpe tudo com bombril, pois meus amigos estão chegando para ver o jogo na TV. Ou ainda: Vamos adestrar as mulheres, pois estão gastando muito no supermercado. Elas tem de conseguir um QI suficiente para entenderem que Bombril é o melhor custo benefício.E vai por aí. Ah, e os senhores da Bombril, não esqueçam que muitos homens fazem compras hoje em dia.

Haroldo Cunha

Sinceridade: nem sei do que se trata! Se não leio esse artigo, ficaria sem saber que a bombril lançou esse tipo de comercial. Ainda não vi esse comercial.

Flavio

Sei não, lembrei agora, nos idos dos anos 90 quando da minha adolescência, dos meus amigos me dizendo que se tocasse o disco da Xuxa ao contrário, nem sei se o disco todo ou apenas uma faixa, era possível ouvir uma mensagem do sete-pés.

Depois, quando fiquei um pouco mais velho descobri que poderia ser uma mensagem subliminar e não é que estou sentindo o mesmo que senti naquela época, ou seja, "vocês tão querendo me sacanear, né"!?

Eu vi essas propagandas e não vi nada demais, a não ser que eu tenha que ver ao contrário.

    Dori Otoni

    Não bastava existirem os discos da xuxa ainda tinha que ouvir ao contrário? PQP

L. Fernando

Vi a propaganda e achei razoável. Nota 6. E tô nem aí.

Ruy Siqueira

Adorei a propaganda. Fui criado por uma mãe semi-letrada que ensinou todos os filhos homens a cuidar da tarefas doméstica; aprendi a usar o banheiro pensando nas minhas irmãs. Hoje sou casado e cuido integralmente da casa, mesmo trabalhando, estudando, ministrando palestras, levando e trazendo minha para escola e cuidados médicos. Ofende como ser masculino ao ler reações dessa natureza que confirma que a mulher evolui e os machistas continua a inércia mental, cultural, amorosa e sexual.

SILOÉ -RJ

E nós é que somos lamurientas!!!
Vai entender!!!

aurica_sp

Tanto barulho por nada!!! E a empresa de esponja de aço faturando que é uma beleza…

Marcos

O engraçado é que a propaganda fala em "amestrar" os homens, mas o serviço da limpeza continuaria com as mulheres…

No fim das contas o texto é completamente machista, mesmo com esse verniz de feminismo dos anos 1960.

    Fabio SP

    Mais um pouco eles vão fazer uma propaganda dizendo que a mulher tem pé pequeno para ficar mais perto da pia… era só o que faltava!!!

    Nilson Dimas

    http://sexismopublicitario.blogspot.com/2010/11/y

    cleverton silva

    A propaganda com Marisa Orth é um tiro no pé quando ela diz que pede a ajuda do vizinho para abrir o pote de palmito. Deixa de pedir "ajuda" ao marido para se socorrer com O vizinho "tão forte". Aí sairia da frigideira para se meter direto no fogo.

    José Silva

    Cleverton, compartilho de sua opinião. Esse para mim é um ponto em que se coloca a mulher como "desrespeitosa" dentro da família, achei ridículo isso!

Lia

Minha nossa! Será que essa propaganda é realmente tão ofensiva assim? e SE fosse o contrário a mesma propaganda, é fosse o inverso, será que estes mesmos "ofendidos" (a) estariam assim tão ressentidos?
Tanta coisa mais séria que precisa ser protestada de fato neste país e que não ofende tanto assim.
Homem que é homem com H (no sentido literalmente culto, bem educado, evoluído de verdade) bem GRANDE e mulher bem resolvida, tenho certeza que entendem, que tudo é somente um propaganda, nada mais. É somente isso, UMA PROPAGANDA! Mas, carapuça é algo que só veste quem quer. Então, é isso apenas, uma propaganda. Não mudou o mundo em nada.

    Mário SF Alves

    Se fosse o contrário, Lia, automaticamente entraria em cena todo o exército da reação fácil, acrítica e estúpida do politicamente correto; a empresa bombrileira – esponja ecológica que se esfarela da noite para o dia – sofreria um baita prejuízo econômico e, rapidinho, o comercial seria suspenso. Simples, assim.

    Lia

    Rancor e frustação é algo difícil mesmo de se lidar… ainda mais quando uma propaganda fere o EGO.
    As coisas não seriam assim tão fáceis como foi escrito aqui, pois a MAIORIA dos Homens não são machistas e não vivem a vida toda buscando auto-afirmação, como demonstra e manifesta alguns em suas respostas.
    E somente uma meia dúzia, que ainda não respeita o fato que TODOS temos o mesmo dereito de Opinião.
    Acho lamentável que este meio de comunicação, onde todos podemos usar para mostrar um pouco de civilidade, não seja usado assim por todos, respeitando-se e sabendo separar o limite do pessoal. Local este, onde podemos expressar nossa forma de ver e pensar sem ser idiota. E que de maneira dezprezível seja usado por alguns, para declarar o lado sombrio que possui em formato de respostas. Ainda bem que o mundo não é formado de machistas e sim de Homens que são gentis, educados, cavalheiros e nobres, que não se ofendem ou ficam ressentidos com uma simples propaganda e não precisam serem rudes com os demais. Mas, como já é esperado mais estupidez.

    Carlos

    Se fosse o inverso, estes mesmos que estão ofendidos agora não estariam ressentidos, mas você sim.

    augusto

    Isso mesmo, de acordo, dna. Lia.
    Então vamos manter todas os anuncios em que as auto proclamadas adestradoras estão nos papeis
    tradicionais , pre-Suecia anos 60.. E reforça-los. Porque isso ajuda a não mudar o mundo em nada…
    E oxala aquelas bundas e pererecas publicitarias da Tv e internet que são apenas "uma propaganda"
    resultem em que voce, ou sua filha, sejam deportadas do primeiro aeroporto europeu. E devolvidas de volta ao país como potenciais prostitutas.

    Renato

    "SE fosse o contrário a mesma propaganda, é fosse o inverso, será que estes mesmos "ofendidos" (a) estariam assim tão ressentidos?" UAI, FIA, AÍ NUM SERIA CUM NÓIS!!!

    beattrice

    Lamentavelmente, a propaganda pode mudar o mundo, basta lembrar Goebbels.

Lazlo Kovacs

Publicidade é para vender mediante a seriedade, o riso, o covencimento. Opa, esta última parte não se toca, seria raciocinar demais.

Quando eu era criança (faz tempo) havia propaganda que utilizava texto argumentativo. Hoje em dia isto é quase uma piada.

Agora, tudo é engraçado ou divertido. Não sei o que é pior: os machistas de plantão ou esse humor que, entre um entretenimento e outro, me empurra um produto. Fascismo light?

    Lazlo Kovacs

    Leia-se: "convencimento".

Heitor

Besteira reclamar do conteúdo. Temos que reclamar da baixa qualidade dos mesmos. Como todos os comerciais da bombril, estes são chatos e sem graça. Estas comediantes e aquele carequinha são péssimos.

dukrai

se tem pseudo-macho pregado na tv se sentindo esculhambado é sinal de que debaixo daquela crosta fibrosa não tem sinal de célebro, age movido pela amígdala e as emoções.

    Mário SF Alves

    Aí, Dukai, eu não vivo pregado em TV nenhuma e não gostei do comercial. E mesmo tendo consciência de que a ordem econômica vigente é a capitalista e, portanto, terreno propício ao vale-tudo da propaganda consumista, mulher-macho só na *letra do Gonzagão. E quem admira mulher-machona, pode ter certeza, não gosta de mulher nenhuma! Mulher é mulher e não nada a ver com a costela do Adão!
    *Quando a lama virou pedra
    E Mandacaru secou
    Quando o Ribação de sede
    Bateu asa e voou
    Foi aí que eu vim me embora
    Carregando a minha dor
    Hoje eu mando um abraço
    Pra ti pequenina
    Paraíba masculina,
    Muié macho, sim sinhô

Marcelo Fraga

Bombril? Não compro. Muito caro.
Produto de limpeza, aqui em casa, é só daqueles bem "pé-de-boi". Daqueles que passam vendendo em Kombis na rua.

[Vou cobrar um taxa do velho da Kombi pelo merchan aqui no Viomundo :P]

    dukrai

    como copeira da casa, que lava a louça do café, do almoço e da noite, não abro mão do bombril, detergente de marca e saponáceo de prima. marquetingue sou eu que pago, e caro, mas, véi, o garçom do Tip Top aqui do lado de casa vende detergente e não dá pra comparar.

Jr.

Eu acho uma grande bobagem essas críticas ao comercial. Pra mim, são bem sacados, e não me ofenderam nem um pouco, já ajudo a dona da pensão nos afazeres domésticos. Com os dois trabalhando fora tem que ser assim. Mas concordo que se fosse o contrário, iria ser um escarcéu só.

Alexandre Lins

Nao vi e, possivelmente, nao vou ver este comercial (moro no exterior). Mas como marido e pai de duas garotas (20 e 15 anos) devo dizer que as mulheres tem todo o direito de ir a revanche pelos seculos de macho-terrorismo! E viva as Mulheres!

    andre i souza

    Ah, tá! Então trocamos o tapete e colocamos um novinho (de preferência, então, um rosa), mas vamos continuar morando na mesma tapera, Alexandre?. As mulheres são espertas o bastante para já terem percebido que a imitação, na versão feminina, da trajetória negativa masculina (aliás, um paradoxo) apenas vai trocar o polo, mas continuará por atrasar toda a humanidade.

    Não se trata de mudar o comando, mas de comandarmos em equipe (homem/mulher, é obvio), em parceria.

    Me desculpe, amigo, mas como marido e com duas filhas, e uma de 20 anos, você não percebeu isto?

    Nem macho-terrorismo, nem fêmeo-terrorismo. Não é bom para ninguém.

Marcos

A melhor reação a esta propaganda é boicotar os produtos da empresa. Quando sentirem no bolso, aí mudam de opinião.
Teve alguém que disse que os que reclamam não lavam pratos, mas pagam contas também. Eu, por exemplo, podem dizer o que quiser, mas sou contra qualquer tipo de preconceito e, principalmente, este tipo de humor debochado. N minha casa não entra mais produtos desta empresa.

Fábio

O comentário da Néia Uzon é o melhor. Acho que quem gostou da propaganda não entendeu um ponto básico: Que as mulheres não simplesmente assumiram o lugar dos homens, nos substituindo e fazendo tudo de errado que nós já fizemos, sendo estúpidos e agressivos. A mulher assume sim uma posição, mas nos mostrando como é possível fazer diferente, tendo uma atitude mais humana.

    Marcos Roma Santa

    Concordo, em tese, com você, mas quando lembro de Margareth Tatcher, Hillary Clinton e Angela Merkel…

robledo duarte

Se vc perceber bem a publicidade atual coloca os homens (pais) como tolos e desinformados, as crianças são espertas e mães extremamente organizadas e líderes, Os homens todos são grandes barrigas brancas. Talvez façam isso pelo excesso de machismo que ainda reina no país. Mas, precisam tratar o espectador como um tolo? Não seria melhor harmonizar a família ao invés de fazer comerciais tolos e sem graça?
Afinal o que realmente podemos esperar de bobocas como roberto justus, nizan guanaes e w. oliveto?

Mário SF Alves

CONAR?!! Para o que mesmo é que serve isso?
Bombril e suas mil e uma inutilidades! Mas, sem surpresas, parece propaganda da PIG prateada; a gorota-propaganda pelo menos é!
E, mais do que agressão aos homens é agressão às mulheres estigmatizadas como MACHONAS. Lamentável.

nicolasn

….nossa…que pouco humor tem varios comentaristas !
eu ri bastante ! foi feito para cutucar gente e preconceitos e conseguiu o qu e se pretendia…. :)

gilberto silva

HUmmmm..quem foram as homas ofendidas ???? declarem suas ofensas bonecas…..

monge scéptico

Faz parte da "gentileza hipócrita" dos que estão no poder, mimar mulheres,para quem
sabe? demonstrar que quem tem o "poder" pode.
A "nova mulher" pôs na cabeça, que está acima do homem e, não perde uma oportunida-
-de, para tentar demonstra-lo, quando poderia reconhecer o exagêro. É um perigo isso dai.
Não precisam ofender; nós as amamos e respeitamos!!

Gerson Carneiro

Eu sisquici de contar uma (essa o Smurf Ogênio vai gostar):

Por que o homem paga menos que a mulher quando vai ao psicólogo?

Resposta: porque o psicólogo dispensa aquela parte que diz "agora vamos VOLTAR à infância".

    SILOÉ -RJ

    Ué!!! Pensei que o homem pagasse mais por levar muito tempo enaltecendo o ego.
    Né, não???

    jose marinho

    Olha o machismo e o preconceito. Analista é pra ambos os sexos.Faço minha regressão quando necessaria e sou homem com H maisculo e não dispenso minha analista semanalmente.Pago bem por sessão.

    Renato

    Santa ignorância, Batman!!! O que é isso?
    – To the batmovel!

    Álvaro Gomes

    Prezada Siloé, homens brasileiros geralmente não tem infância, eles passam por um processo um pouco diferente: Violência, vandalismo, preconceito, bebedeiras, "ir-pra-faculdade-pra-jogar-bilhar-e-assemelhados. Não há espaço para enaltecer o ego: Nós não sabemos o que é isso. Ademais, homens brasileiros em sua grande maioria (especialmente os que gostam de bater em mulheres) só sabem o que é análise quando tem que ir ao médico ou para a cadeia. Como diz um conhecido: Nós homens só queremos sexo, dinheiro, prostituição, violência. Para que você acha que serve aquelas lutas de "vale-tudo".?? rsrssrsrrrsrssrs……Homens…….os anjos da ignorância acentuada!

Ivonete

Acho a propaganda da bombril de muito mau gosto, caricata e grotesca.

    Álvaro Gomes

    Talvez foi por que você não conseguiu entender a piada……isso tem acontecido muito neste país de "novelas-globais-onde-o-livro-foi-banido-e-a-familia-perdeu-o-valor", isso sem esquecer da lavagem cerebral que estamos sujeitos todos os dias vendo programação "aberta-porem-sem-conteúdo" das redes de TV. Ache um bom livro, preferencialmente leia Carlos Drummond ou José de Alencar…….

Luciana Witovisk

Olha, sou mulher, independente economicamente, trabalho pra caramba e passei mal com a propaganda da Bombril. Aquilo é uma piada de mau gosto. A fase das mulheres quererem a "revanche" contra os homens já passou… Hoje, as mulheres como eu sofrem para desmentir este tipo de estereótipo, falo serio… A maioria que conheço não quer homem objeto, mas os homens não acreditam mais… qdo passamos dos 30, acham que somos todas "lobas à caça". E, me desculpe a Bombril, mas as propagandas com o garoto Bombril eram sim mais engraçadas e leves. Essa coisa da mulher macho que usa o homem como objeto é um estereotipo pra la de ultrapassado. Além de não passar de uma piada de mau gosto com a nossa Presidenta. Afinal, dão sim a entender que quem está no poder são as mulheres macho e rancorosas.

    Joana Porto

    Concordo com vc, Luciana… me deu nojo quando vi pea primeira vez… não parece da W Brasil… ou essa empresa emburreceu? E concordo tb com o Jonas: BOICOTE aos produtos da bombril. Eu já estou fazendo…

    FatimaBahia

    Que bom ouvir mulheres expressando o mesmo que eu senti sobre esta propaganda!Para ser bem sincera,só vi uma vez,boto no mute qdo passa pq realmente me incomoda esse estereotipo sexista e raivoso.Se prestarem bem atenção,não desqualifica só os homens,ao contrário,é uma desqualificação das mulheres,elas estão travestidas de homem,falando como homem…que poder,que valor é esse?eu preciso ser masculina para brilhar?! é absolutamente machista e equivocado,esse comercial.
    Há muito entramos na era da igualdade,da parceria,do reconhecimento dos valores de ambos os sexos,tanto na igualdade quanto nas diferenças intrínsecas e por isto mesmo,deliciosas!essa visão de ter que sempre competir,que derrubar o outro,que desqualificar,submeter…é uma visão masculina e de macho antiquado!

    "todos juntos somos fortes…"

    Mário SF Alves

    É isso, Fátima. Concordo e me solidarizo com você e com a Luciana. E creio mesmo que a verdadeira alma da mulher ainda nem bem aflorou e já botam sobre ela esse mundo de estigmas machistizantes. Aliás, com a cultura tacanha que temos – ideologia machocêntrica – é praticamente impossível imaginarmos o quanto pode ser bela essa que deve ser a libertadora alma feminina. Vêmo-la só de relance retratada quando, com um dos seios à mostra, porta o estandarte da revolução francesa.

    Mário SF Alves

    Em lugar de "estigmas machistizantes", leia-se "estereótipos machistizantes".

    beattrice

    Aliás uma das péssimas peças estreladas pela Marisa Orth cita textualmente o casal LULA-Marisa, mais um ataque falsamente cômico e de mau gosto contra o governo LULA.

Jonas

A solução é simples: boicote nos produtos da Bombril. Funciona muito mais que reclamar no CONAR.

Pedro

Alô blogueiros progressistas, por favor, deem uma olhada: http://www.implicante.org/noticias/blogueiro-poli

    Conceição Lemes

    Pedro, já publicamos há vários dias. abs

    Pedro.

    Obrigado.

Malu

Não achei nada de mais nem de menos, não presto atenção em propagandas. Só vi por conta dos comentários. Segue o estilo das campanhas publicitárias da Bombril. As pessoas estão muito chatas, vivem procurando pelo em ovo. Temos coisa mais importantes para protestar.

Davis

E o Conar dizer que o público feminino aprova as ofensas é sinal que o público feminino também está aberto para também ser ofendido por meio de publicidade na televisão. Não é isso?

Davis

A primeira vez que fiz a campanha fiquei muito ofendido. A Bombril e o Conar não ouviram o público masculino e consideram que ofender os homens, que são avôs, pais, irmãos, maridos e amigos dessas mulheres, é nomal, porque a empresa, insensata e ditatorial precisa valorizar a mulher, ao preço de desvalorizar e ofender os homens. Vamos entender: para a Bombril o homem tem de ser ofendido, humilhado e agredido para que a mulher possa ser valorizada. Não importa as milhares das reclamações. E se fosse o contrário? E se a mulher fosse chamada pelos mesmos nomes, predicados e adjetivos usados na propaganda contra os homens? E se elas fossem adestradas, como sugerem as propagandas no caso dos homens? Ah, o bicho ia pegar. As mulheres, as deputadas e senadoras do Congresso, os movimentos feministas, as universidades iam abrir suas bocarras e mostrar seus dentes sem nenhum humor. É o fim da picada. Inaceitável. Produto da Bombril eu não compro mais. A Bombrial e o Cade que se danem. meu dinheiro eles não vão mais ver. As mulheres com as quais convivi sempre me trataram bem. Do contrário, tal qual a propaganda perniciosa e desresepeitosa, não aceitaria de forma alguma tal conduta.

Raquel C.

Não gostei dessa propaganda pq ela continua a reproduzir um tipo de opressão, uma luta entre os gêneros e ideia de superioridade. Aliás, continua a reproduzir a ideia de que as tarefas domésticas são pepéis exclusivamente femininos; então, com a mulher agora tendo maior participação (poder) financeiro nas famílias, respaldada por esse poder, obriga, 'adestra' o homem para tais tarefas. Ora, ter a legitimação do poder no dinheiro e seguir a lógica do 'adestramento' é uma forma de opressão, e tanto o homem quanto a mulher que fazem isso não estão agindo corretamente, não estão respeitando seus parceiros.

    Mário SF Alves

    É… e quando a questão é posta dessa forma, para mim não há dúvida, a ferramenta mais útil, a mais eficiente é a sedução feminina.

Marco Antonio L. P.

Alguém poderia me esclarecer o que é bombril?

andre i souza

A propaganda usa aquela coisa, na minha opinião, ultrapassada e sem razão de ser. Revive um revanchismo tolo e não condizente com a mulher atual. A propaganda usa exatamente aquele humor acanhador, pisoteador, enfim desnecessário. Mas acho que protestar no Conar contra o comercial, um tanto exagerado, besteira. Afinal por que se doer pelo "ataque" de um trio de atrizes/humoristas que só estão fazendo o que estão fazendo, por dinheiro. Tudo isto só deixa a Bombril muito feliz..

Aliás, esse comercial me lembra aquelas infames mensagens, enviadas em grupo, que lotavam a nossa caixa postal com piadinhas, umas vezes sobre a imbecilidade masculina, outras vezes sobre a feminina. Praece que arrefeceu ou foi para outro lugar que não acesso muito. Espero que não.

Gerson Carneiro

Esse protesto é um atestado de burrice. E por tal apenas comprova a evolução das mulheres.
Ou seja, tiro que sai pela culatra.

Quer ver só: como podem mencionar boicotes a produtos se esse tipo de homem que está protestando nem lava prato?

Que bichice desses bofes, hein! Credo! Afff…

Agora… que a mulher do CQC que faz a propaganda é sem graça, isso é. A coitada não consegue ser engraçada nem em propaganda da Bombril. Sabe aquele humor não espontâneo, que o sujeito tem obrigação de ser engraçado! O fato dela ter se submetido a um série de provas para fazer parte da trupe do CQC gerou esse preconceito em mim. Não consigo achar graça nas gracinhas dela.

Milton Freitas

com a propaganda da Bom Bril ,principalmente a que dona Marisa coloca a vossa excelência para trabalhar .
eu ganhei uma pia cheia de louça e um belo pacote do produto .
muito boa a propaganda.

Pedro1

Eu achei a propaganda preconceituosa. Mas com as mulheres. Nem havia percebido esses supostos preconceitos contra os homens. E se percebesse nem ligaria.

Jonas de Abreu Sales

Não sei não viu, é bom que a blogosfera progressista e nós leitores fiquemos de olho nessa Bombril, eu também achei ofensivo.

Melhor não deixa isso em branco não.

claudio

Será que na lista dos reclamantes não tá aquele juiz que disse que a Lei Maria da Penha ia "castrar" os homens e transformá-los em subalternos?
Cara, sou homem e não preciso bater na minha mulher pra não ser um subalterno, assim como achei a propaganda divertidíssima.
Pra mim eles acertaram em cheio tirando sarro desses caras que, como eu digo sempre, envergonham a raça.
E quem se ofendeu com isso vá se tratar!

paulo chacon

A campanha da Bombril é ótima. Bem humorada, politizada, irreverente e acertada. Se alguem está reclamando é porque é mal resolvido. Parabéns, Bombril. As mulheres estão no poder. Nós homens precisamos evoluir. Chega de machismo idiota.

    renato

    Melhor é um feminismo inteligente, que agora trabalha e paga o bombril no mercado.Como fazia os homens antigamente, Deixem de comprar bombril, já que a bombril ainda não sacou que quem lava louça é o homem agora…eu lavo, Jesus e é ruim sem a bombril, para nos acompanhar nestes momentos engordurados e sem brilho das panelas.

    FatimaBahia

    mas você não percebeu o quanto essa propaganda é machista?e de um machismo bem idiota:o que acha que para a mulher ter poder e valor,tem que se travestir de homem,agir como homem!quer ideia mais machista e medíocre do que essa?!
    Exatamente porque estamos bem resolvidas é que não precisamos mais desse estereotipo,não precisamos mais bater em vocês para sermos ouvidas e reconhecidas! podemos amar vocês,valorizar vocês e sermos felizes!percebe?

Néia Uzon

Estou surpresa! Esta propaganda da Bombril me pareceu ofensiva às mulheres, principalmente àquelas que estão no mercado de trabalho, fazendo carreira fora de seus lares (e, hoje, creio que somos a maioria).
A mim soou assim: as mulheres, ao tentarem exercer tarefas que estão destinadas pelas "leis da vida e de Deus" aos homens, se descontrolam, ficam extremamente grosseiras, potencializam a agressividade a um ponto insuportável. As mulheres que se pretendem "evoluídas" ganham características do pior, do menos evoluído que pode haver num homem. As humoristas nos apresentam o que eu chamaria de Mulheres de Neanderthal. Evoluídas? Em quê? As grandes mulheres, com quem convivi e convivo, guardam imensa distância deste clichê de mulher grosseira, descontrolada, excessivamente agressiva, criado há muitos anos para combatê-las no mercado de trabalho. Não há novidade nisso, é mais do mesmo. Cabe apenas lamentar!

    @NilvaSader

    Néia, concordo com você. Eu tive a mesma sensação de desqualificação da mulher que trabalha fora.
    Acho que as mulheres verdadeiramente evoluídas não acham graça nessa série da Bombril.

    Luciana Witovisk

    Néia, estou com vc. Também achei que as mulheres evoluidas não passam de caricaturas das feministas da decada de 70. Acho que a mulher já mostrou por A + B que para ser competente no trabalho não precisa "coçar o saco e cospir para o lado "… Mulher evoluida é aquela que cumpre suas funções profissionais e mantém na sua personalidade o que temos de mais bonito: a feminilidade.
    Ainda, a mim pareceu que a propaganda engrossa o coro que tanto ouvimos durante a campanha que a Dilma era mulher macho, etc… já que ela ganhou, estamos no poder, as "mulheres-macho!"
    A questão hoje não é mais "mostrar aos homens que somos melhores". Devemos lutar para mostrar que sim, somos diferentes biologicamente, mas temos as mesmas capacidades cerebrais, sem abrir mão da feminilidade, da delicadeza…

    FatimaBahia

    Perfeito,Néia!nada a acrescentar,só que achei ótimo o "Mulheres de Neanderthal"!

emerson

Achei péssima a estratégia da bombril. Me senti mal sim com as colocações das "comediantes". Não falei nada, mas já faz algumas semanas que não entram produtos da bombril em minha casa. Há uma diferença gigantesca entre o que foram as propagandas do garoto-bombril e as mulheres evoluídas.

Bom humor e um pouco de ousadia são fundamentais na propaganda, mas essa série de comerciais foi erro enorme. Quem acha graça em ser chamado de atrasado ou brucutu? Será que a bombril só vende para as mulheres evoluídas? será que ignorar 50% do mercado consumidor é normal? será que nunca viram um casal de jovens fazendo compras juntos e dividindo tarefas domésticas?

Ronaldo

Se você não é um oprimido ou minoria (mulher, negro, índio, homosexual, tucano, judeu, etc) não adianta reclamar, nunca terá razão.

Espere a sua vez de se tornar minoria oprimida, o que certamente acontecerá.

    Leider_Lincoln

    Se esqueceu de pedir voto para o 23, 45 ou 25!

Eduardo

Mas como tratar com igualdade os desiguais? Me parece um caso de falsa simetria: um grupo que nunca foi subjulgado e menosprezado se sentindo ofendido pelo grupo que sempre subjulgou.

Irineu

não acreditem nesta propaganda preconceituosa contra os homens!

Daci

Sou mulher e não achei graça nessa campanha da bombril, bobinha até principalmente a que fala da dona Marisa e do cara.

    JFernandes

    Concordo contigo Daci, eu também nao achei a menor graça… aliás, desde a campanha, nao compro mais produtos Bombril, nem assisto aos programas patrocinados por ela… bem, talvez nem notem a diferença… mas eu estou experimentando os produtos da empresa concorrente da Bombril…. até que são de boa qualidade, sabia?

NINO

Não levem a mal esta propaganda, pois nós homens sabemos que as mulheres são bombril ou seja 1001 utilidades ( lavar, passar, cozinhar, alcançar cerveja etc……

    SILOÉ -RJ

    Você esqueceu a principal: Só com saco masculino para aguentar tanta baboseira…
    Haja paciência!!!

    Álvaro Gomes

    rsrsrs……Prezada Siloé-RJ, você foi muito feliz em seu comentário. Aliás, HOMEM bater em MULHER pode né pessoal??? Pois é cada dia aumenta a violência contra as mulheres e ninguém diz ABSOLUTAMENTE NADA! Bando de covardes! Parabéns Siloé! Mulher tem que se valorizar mais, essa geração de homens atuais, assim como o comercial mesmo diz, PRECISA MESMO SER ADESTRADA!!!!!!!

rui

As "piadas " do senhor rafinha Bastos pode e este da bom bril não Que estranho esse pais chamado brasil

Klaus

O politicamente correto vai acabar com a graça do mundo. Oremos.

Carlos

Pedro e Joaquim, se a campanha fosse "satirizando" as mulheres, já teriamos até discurso no congresso, gritando contra o machismo.
Acho que a agencia de propaganda e a Bombril exageraram na dose.

Milena

Quem foi adestrado/a historicamente? Será que isso torna mais claro por que as propagandas da Bombril são humorísticas e por que a situação proposta nos dois comentários abaixo não seria?

    Ramalho

    Todo nós somos adestrados, homens e mulheres. Do adestramento, só escapam alguns animais.

ZePovinho

Vamos ficar tranquilos com a liberdade das mulheres,rapaziada.Chifre é como dentadura:demora,mas acostuma.

Ticão

Nós homens, que não pertencemos a nenhuma das minorias, estamos nos tornando minoria.

Vai ser engraçado. Um mundo só de minorias. Sem nenhuma maioria.

João

É complicada essa forma de fazer comerciais da Bombril. Ao mesmo tempo em que chama a atenção (fato que agrada a empresa e aos marqueteiros), passa, ainda que subliminarmente, mensagens nada educativas.

Depois ficamos nos perguntando o por que de tanta intolerância na sociedade…não sou sociólogo, mas de "pingo em pingo" (de comercial "inocente", a comercial "inocente", auxiliado pela intolerância de setores da direitona raivoza) o tonel enche.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube NSZvmFDY4v8 http://www.youtube.com/watch?v=NSZvmFDY4v8 youtube]

Leo

Mas uma correção política. É uma propaganda e só

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube hAuHcqUGEmo http://www.youtube.com/watch?v=hAuHcqUGEmo youtube]

FrancoAtirador

.
.
Vou adentrar em terreno público movediço, para expor uma opinião pessoal,

ou melhor, uma sensação estritamente individual, talvez pouco relevante aos demais.

Confesso que me senti menos ofendido com a mulher-general da Bombril

do que com o homem bêbado, vagabundo, alienado, da Sky,

que voltou para casa só pra beber cerveja na frente da TV.
.
.

    Aline C. Pavia

    Obrigada FrancoAtirador pela lucidez e justeza de raciocínio.

Pedro Luiz Paredes

Quero ver quando aparecer uma propaganda fazendo isso com as mulheres dizendo que a mulher tem que ser adestrada, que só serve para lavar roupa e procriar.
Daí eu quero ver….

    Elton

    Falou mais uma vez a "voz da sabedoria"…………tenha dó de nosso olhos ó seu Pedro!!!

    Luiz Paulo Reis

    Mas, filho, a graça está exatamenteno fato de que elas foram secularmente discriminadas, ora! Se você não entende a ironia infelizmente está perdendo a oportunidade de evoluir-se, como homem ou como humano! Não teria a menor graça aparecer propaganda com homem zombando de mulher porque isso se faz a milhares de anos, em todas as parte do mundo! Caramba, que recalque!!!!

    Lia

    Boaaaaaaaaa!

    Pedro Luiz Paredes

    Noiteeeeee!

    Pedro Luiz Paredes

    Luiz Paulo Reis, me-desculpe.
    Vou tentar ver a arte com seus olhos, escutar a arte com seus ouvidos e sentir a arte com seu coração.
    Se conseguir fazer isso igualzinho a você, logo entenderei qualquer comercial também como uma obra de arte.
    Para me situar melhor no contexto de sua crítica (alias, a pessoa mais indicada para fazer isso sou eu, não acha?) vou lhe dizer que o meu texto foi justamente isso; irônico.
    Agora que você falou eu fui procurar no dicionário e descobri o que é ironia, então entendi o comercial. dãããã.
    Pessoalmente, nem liguei e nem me senti ofendido.

    Henri

    Já fazem pior que isso todos os dias, ou vc nunca assistiu a um comercial de cervejas? Já teve até mulher dentro de freezer, esperando ser escolhida por um homem…

    Pedro Luiz Paredes

    Então deveriam melhorar a propaganda. Colocar um homem de 4 e de coleira obedecendo a mulher e usando bombril na panela.
    Eu acho que aí sim justificaria a igualdade de tratamento.

    Álvaro Gomes

    Estou plenamente de acordo com você Pedro Luiz!

Joaquim

Não achei a campanha ofensiva, mas também acredito que se fosse ao contrario (homens sugerindo "adestrar" mulheres) talvez a repercussão fosse outra….

    Rafael C

    Concordo. Também não me senti ofendido, mas como já vi e proferi essa frase outras vezes, a repito aqui: de forma alguma sou machista, mas detesto o feminismo. Se querem direitos iguais, não precisam cutucar a onça com vara curta.

    Henri

    O que o feminismo tem a ver com essa propaganda??? Desde quando sequer existe mulher criando anúncios de publicidade no Brasil??? Só é o que falta… agora a culpa pela criação de uma propaganda de gosto duvidoso é do movimento feminista até porque, como nós sabemos, as agências de publicidade brasileiras são um antro de feminismo… não aguento mais ver propaganda "feminista" no Brasil, sobretudo as de cerveja…

Deixe seu comentário

Leia também